Nova Odivelas 339

16
PUB Sexta-feira, 31 de Março de 2010 // Nº 339 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Optivisão de Odivelas Carcentury Dia do Agrupamento de Escolas Sudoeste de Odivelas Studio do Cabelo e Hair Image Escola Rainha Santa testou Planos de Emergência Posto de Comando Júlio Pomar no CEO Mundo das Tropelias Consilcar Vontade de viver Torneio do CAC da Pontinha Passeio de bicicleta Odivelas/Odivelas Agenda Desportiva e Resultados Escolas do OFC no Mundialito Corporation Fitness Center Olhares sobre Odivelas Forno e Talho da Cidade Simprus Mais Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 5 5 6 6 7 8 10 10 10 10 11 12 13 14 14 15 15 15 15 16 TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL INFANTIL NA PONTINHA NESTE NÚMERO SIMULACRO DE INCÊNDIO NA ESCOLA RAINHA SANTA VENCER AS ADVERSIDADES PUB PUB UMA HISTÓRIA DE VIDA

description

Edição 339 do Nova Odivelas - 31 de Março 2010

Transcript of Nova Odivelas 339

Page 1: Nova Odivelas 339

PUB

Sexta-feira,31 deMarço de 2010 // Nº339 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoOptivisão de OdivelasCarcentury Dia do Agrupamentode Escolas Sudoestede OdivelasStudio do Cabelo e Hair ImageEscola Rainha Santatestou Planos deEmergênciaPosto de ComandoJúlio Pomar no CEOMundo das TropeliasConsilcarVontade de viver Torneio do CACda PontinhaPasseio de bicicletaOdivelas/Odivelas Agenda Desportivae ResultadosEscolas do OFCno MundialitoCorporation FitnessCenterOlhares sobre OdivelasForno e Talho da CidadeSimprus MaisOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

8

10

10

10

10

11

12

13

14

14

15

15

15

15

16

TORNEIO INTERNACIONAL DEFUTEBOL INFANTILNA PONTINHA

NESTE NÚMERO

SIMULACRO DE INCÊNDIONA ESCOLA RAINHA SANTA

VENCERAS ADVERSIDADES

PUB

PUB

UMA HISTÓRIA DE VIDA

Page 2: Nova Odivelas 339

31 Março 20102 NovaOdivelas

Boxe na Póvoa Este Sábado terá lugar na Póvoade Santo Adrião a VI Gala de BoxeOlímpico da União Desportiva eRecreativa Casal do Privilégioque decorrerá no Pavilhão da co-lectividade.

Kirk LightseyÀs 21h30 sobe ao palco do auditó-rio do Centro Cultural Malaposta,Kirk Lightsey, para um recital depiano Jazz. Preço 10 euros sujeitoa descontos. 90’. M/13

Planeta 51Os Domingos de Animação daMalaposta apresentam hoje ofilme “Planeta 51” de Javier Abade Jorge Blanco, com a sessãomarcada para as 11h00 no audi-tório. Preço único 2 euros. 91’.M/4. Versão portuguesa.

Ateliers SATE Em sessões que se iniciam às10h30 e 14h30, vão decorrer noNúcleo da Pontinha da BibliotecaMunicipal D. Dinis Ateliers doServiço de Apoio aos TrabalhosEscolares, destinados a alunos do3.º e 6.º ano, ATL’s do concelho efamílias, tendo como objectivoaliar as novas tecnologias à di-vulgação e exploração deste ser-viço. Participação por inscriçãoprévia.

Reunião da CâmaraMunicipal de OdivelasTem lugar esta Quarta-feira, umaReunião Ordinária da CâmaraMunicipal de Odivelas, não pú-blica que se inicia às 09h30 nosPaços do Concelho. As reuniõesordinárias de Câmara alternamentre pública e não pública. Apróxima reunião pública temlugar a 21 de Abril.

Dia Nacionaldos MoinhosA Câmara Municipal de Odivelasassinala o Dia Nacional dos Moi-nhos que hoje se celebra partici-pando na iniciativa nacional “OsMoinhos Abertos”pela TIMS Portu-gal (Sociedade Internacional deMolinologia) que visa «Chamar aatenção para o inestimável valor pa-trimonial destes testemunhos tradi-cionais do tempo e da cultura».Neste dia o Moinho da Laureana,em Famões, recuperado pelo mu-nicípio em 2001, vai estar abertoao público das 10h00 às 12h00 edas 14h30 às 16h30, com entradalivre.

“Odivelas Acessível –Cidade para Todos” Sendo um dos 30 municípiosaderentes aos Programas de Pro-moção da Acessibilidade, a Câ-mara Municipal de Odivelas vaipromover hoje, das 09h30 às17h00, no Edifício Municipal doParque Maria Lamas, um works-hop temático com o objectivo desensibilizar e instruir os princi-pais intervenientes, públicos eprivados, como técnicos e agen-tes que trabalham e desenvol-vem as Vilas e Cidades emmatéria de acessibilidade e mo-bilidade para todos.

AnabelaA cantora Anabela apresenta oespectáculo “Nós” às 21h30 noauditório do Centro Cultural Ma-laposta. Preço 10 euros, sujeito adescontos. 90’. M/3.

Actividades de Páscoa Promovidas pela Divisão da Ju-ventude da Câmara de Odivelas,decorrem de 05 a 09 de Abril asactividades de Páscoa que in-cluem visitas ao Museu da Mú-sica, ao Farol de St. Marta e à RTP,entre outros locais e nelas parti-cipam jovens dos 7 aos 17 anosque se inscreveram previamente.

Mostra de ArtesanatoDe 02 a 05 de Abril tem lugar naCasa da Cultura de Caneças umaexposição de Artesanato “EspecialPáscoa” promovida pela Junta deFreguesia. A exposição abre às10h00 e fecha ao pôr-do-sol.

Um Dia na Quinta Nos dias 02, 06 e 08 de Abril oPrograma Do Urbano ao Ruralestá aberto às famílias para visi-tarem a exploração agro-pecuá-ria da Escola ProfissionalAgrícola D. Dinis na Paiã. «O ovil,vacaria, pocilga cavalariças, capoei-ras, fazem parte de um Mundo Ruralque as crianças e jovens poderãocontactar e participar em activida-des conjuntas com os seus familia-res, tal como os passeios de póneis ede bicicleta».Informações e Inscrições: Urbanoao Rural Telefone 214 796 311(entre as 10h00/12h30 e as14h00/16h00).

FuntasiaA Biblioteca Municipal D. Dinispromove mais um ano o evento“Funtasia” que integra ateliers euma exposição e que vai decor-rer de 07 a 30 de Abril. “O Jogo do Fantástico” é um atelierde escrita criativa para alunos do3.º ao 6.º ano e dos ATL’s do con-

ENTRE TANTODE 03 A 09 DE ABRIL

CARNEIROHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 11Carta da Semana: O Mundo, que significa Fertilidade.Amor: Tente conviver mais com os seus amigos e faça esforços para travar novos conhecimentos. Nãoseja ingrato, não fira os seus amigos nem magoe aqueles que muitas vezes se sacrificaram por si!Saúde: Período propício a uma consulta de oftalmologia. Não descure da sua visão.Dinheiro: Evite faltar a reuniões de trabalho. A sua presença será importante para desenvolver umprojecto.

TTOOUURROOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 12Carta da Semana: 9 de Ouros, que significa Prudência.Amor: Cuidado para não magoar os sentimentos de uma pessoa que lhe é querida. Meça as suaspalavras.Saúde: Tendência para andar um pouco descontrolado. Tente relaxar. Que jamais o Sol se deitesobre o seu desânimo!Dinheiro: O seu esforço no trabalho poderá vir a ser recompensado. Acredite mais nas suas po-tencialidades.

GGÉÉMMEEOOSSHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 13Carta da Semana: 2 de Ouros, que significa Dificuldade/ Indolência.Amor: Poderá ter de enfrentar um desentendimento com um amigo muito especial. Contenha a suacólera, um simples raio dela pode destruir longas e pacientes sementes de amor. Mantenha a calma!Saúde: Controle as suas emoções e procure ser racional.Dinheiro: O seu orçamento poderá sofrer um acréscimo significativo. Porém, seja contido nos gastos.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 14Carta da Semana: Cavaleiro de Espadas, que significa Guerreiro, Cuidado.Amor: Modere as suas palavras pois pode magoar a pessoa amada. Seja mais cuidadoso.Saúde: Procure não exagerar no exercício físico, pois poderá magoar os seus músculos.Dinheiro: É possível que durante esta semana se sinta um pouco desmotivado. Tente delinear umplano de trabalho. Quando se luta por algo em que se acredita, a vitória é certa.

LLEEÃÃOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 15Carta da Semana: 10 de Copas, que significa Felicidade.Amor: Lute pelo seu verdadeiro amor, não se deixe influenciar por terceiros. Cada um de nós só éresponsável pelos seus actos.Saúde: Vigie a sua tensão arterial e controle muito bem a sua alimentação.Dinheiro: Procure não ser muito impulsivo nas suas compras, pois poderá gastar mais do que assuas possibilidades.

VVIIRRGGEEMM Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 16Carta da Semana: 2 de Copas, que significa Amor. Amor: Seja mais carinhoso com a sua cara-metade. Os actos de ternura são importantes para re-vigorar a relação. Pronuncie boas palavras, elas são a manifestação dos nossos pensamentos,através delas podemos criar um mundo melhor.Saúde: Poderá sentir-se mais cansado do que o habitual. Tente tomar um banho relaxante. Dinheiro: Cuidado com os gastos supérfluos. Seja mais comedido para não ter surpresas desagradáveis.

BBAALLAANNÇÇAA Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 17Carta da Semana: 3 de Copas, que significa Conclusão. Amor: Confie mais na pessoa que tem a seu lado. A confiança e o respeito são essenciais numarelação. Tal como o Universo é criado pela palavra de Deus, também o seu pequeno mundo é criadoatravés da sua palavra!Saúde: Tendência para apanhar uma grande constipação. Agasalhe-se bem.Dinheiro: Não se deixe abater por uma maré menos positiva nesta área da sua vida. Analise assuas poupanças.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 18Carta da Semana: 8 de Copas, que significa Concretização, Felicidade.Amor: A felicidade e a paixão poderão marcar a sua semana. Aproveite muito bem esta fase.Deixe que a juventude do seu espírito irradie através do seu corpo.Saúde: Cuidado com as correntes de ar; durante esta semana poderá constipar-se facilmente.Dinheiro: Poderá precisar da ajuda de um colega para finalizar uma tarefa importante. Não temapedir apoio.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 19Carta da Semana: Valete de Ouros, que significa Reflexão, Novidades.Amor: Poderá encontrar um amigo que já não via há muito tempo. Coloque a conversa em dia.Não dê importância à sua idade física, seja jovem e alegre. Saúde: Procure não abusar em refeições muito condimentadas.Dinheiro: Aproximam-se despesas inesperadas. Procure fazer um plano de investimento.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 20Carta da Semana: Ás de Ouros, que significa Harmonia e Prosperidade.Amor: Período marcado pela harmonia familiar. Organize um serão divertido em sua casa. Nãopermita que a mágoa o perturbe.Saúde: Tendência para problemas de estômago. Cuide de si.Dinheiro: Semana propícia ao investimento. Aconselhe-se com o seu gestor de conta.

AAQQUUÁÁRRIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 21Carta da Semana: Ás de Copas, que significa Principio do Amor, Grande Alegria.Amor: Esteja alerta, o amor poderá surgir em qualquer lugar. Deixe-se ser amado. Se está ma-goado com alguém ou se o feriram, procure retribuir com amor e compreensão.Saúde: Pratique uma actividade física que lhe dê bastante prazer.Dinheiro: A sua vida profissional tende a melhorar significativamente. Continue a demonstrar o seudinamismo.

PPEEIIXXEESSHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 22Carta da Semana: 9 de Copas, que significa Vitória.Amor: Período favorável à conquista. Encha-se de coragem e diga aquilo que sente. Saúde: Cuidado com o frio, pois o seu sistema respiratório poderá estar muito frágil.Dinheiro: Seja ousado e não hesite em revelar as suas ideias criativas. Poderá ser útil para o seudesenvolvimento profissional.

Horóscopo

SÁBADO 03 DE ABRIL

OUTROS DIAS

> Até 30 de Março na Loja doCidadão: Inscrições para as ac-tividades da Páscoa promovidaspela CMO para jovens dos 13aos 17 anos.

> Até 31 de Março no Centro deExposições de Odivelas: Exposi-ção Odivelas em Banda Dese-nhada. De Terça-feira a Domingodas 10h00 às 23h00.

> Até 11 de Abril no Centro Cul-tural Malaposta: Exposição deMargarida Nunes “D. Dinis entre aHistória e a Lenda”. Para ver de Se-gunda a Sábado das 11h00 às23h00 e aos Domingos das 14h00às 19h00, com entrada livre. M/6.Estão também a ser realizadas vi-sitas guiadas para escolas, me-diante marcação prévia, de Terçaa Sexta-feira, às 11h00 e 11h30.

> Até 11 de Abril, no Centro deExposições de Odivelas: Exposi-ção documental “Ò Vasco, Tens cádisto? O actor, o autor e o homem”.

> Até 15 de Abril, no Centro deExposições de Odivelas: Exposi-ção Individual de Escultura “Re-nascer” de Vítor Brotas.

> Até 25 de Julho na Malaposta:“O Gato das Botas”, de Terça aSexta-feira às 10h30 e 15h00 rea-lizam-se sessões para escolas(por marcação) e para o públicoem geral aos Sábados às 16h00 eaos Domingos às 11h00. Preçoúnico 5 euros. M/3.

> Descontrai-te – Sessões deYoga: A pensar em todos os quequerem bem-estar… Terças eQuintas-feiras, das 19h às 20h30,e Sábados, das 08h00 às 09h30, naCasa da Juventude. Informaçõespelo 219 320 480.

> Pedras Para a História do Terri-tório de Odivelas: Exposição noCentro de Exposições de Odivelas.

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

E AINDA...

celho. Este atelier requer marca-ção prévia. A Exposição “Funtasia2010 – O Outro Lado da Realidade”inclui visitas guiadas para os alu-nos do 3.º ao 6.º ano e os ATL’s doconcelho que poderão ser feitaspor marcação.

Rosa de AlfamaAs tardes de cinema da Mala-posta apresentam nos dias 07 e08 de Abril o filme português aRosa de Alfama de HenriqueCampos. Para ver às 15h00 comentrada livre. 83’. M/6.

DOMINGO 04 DE ABRIL

TERÇA 06 DE ABRIL

QUARTA 07 DE ABRIL

QUINTA 08 DE ABRIL

Page 3: Nova Odivelas 339

31 Março 2010 3NovaOdivelasPUB

PUB

Page 4: Nova Odivelas 339

31 Março 20104 NovaOdivelas

QUOTIDIANOS RETRATO DA SEMANA. No Diário de Odivelas, Luísa Martins apresentasemanalmente as notícias que marcaram a actualidade em Odivelas.

PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

AESO celebrou dia do Agrupamento

o projecto educativo para2009 lê-se que «À escolaactual exige-se que desem-

penhe papeis que excedam larga-mente a mera transmissão eaquisição de conhecimentos (…)Desta forma, necessitamos de umaescola que valorize uma formaçãoeducativa susceptível de desenvol-

ver nos alunos: confiança nos co-nhecimentos, segurança no seusaber, espírito de iniciativa, sentidocrítico, capacidade de análise e detomada de decisão, criatividade eflexibilidade à mudança». Foi nesse sentido que o AESO co-meçou a comemorar o Dia doAgrupamento, no último dia de

Henrique [email protected]

O Agrupamento de EscolasSudoeste de Odivelas(AESO) assinalou a 26 deMarço o Dia do Agrupa-mento com um conjuntode iniciativas que decorre-ram durante todo o dia naEscola António Gedeão,nas Colinas do Cruzeiro,sede do agrupamento.

N aulas do 2º período, «Numa pers-pectiva de união e partilha de sabe-res/conhecimentos entre os váriosciclos de ensino do Agrupamento». O dia começou cedo. Às 09h00os alunos foram-se concen-trando, turma a turma, no campode jogos da escola, onde o pro-fessor Jorge Mendes fez a apre-

PUB

sentação do Dia do Agrupamentoe das actividades que iriam serdesenvolvidas. Depois teve inicio a Corrida daSolidariedade promovida peloGrupo de Educação Física e quecontou com a participação detoda a comunidade escolar quetinha por objectivo a obtenção de

fundos para a organização Médi-cos do Mundo. Cada participantedesta prova, que já se realiza hávários anos, contribui com umeuro. Só na escola António Ge-deão foram recolhidos cerca de600,00 euros faltando ainda con-tabilizar a receita das provas rea-lizadas nas outras escolas doagrupamento. Novidade neste dia foi uma Reco-lha de Sangue pelo Instituto Por-tuguês do Sangue, entre acomunidade educativa e que «Ul-trapassou todas as expectativas daorganização». Também a presençade Direcção da Associação de Paisfoi importante para a ligação quese pretende entre toda a comuni-dade educativa. Um Cordão Humano, Dança, Pa-tinagem, uma exposição sobre oProfessor Rómulo de Carvalho(António Gedeão), vários atelierse o concurso “Um Por Todos”foram as restantes iniciativasdeste dia.

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

Page 5: Nova Odivelas 339

D. DINIS. A tertúlia Palavreando fez edição especial sobre D. Dinis.Veja em www.diariodeodivelas.com

31 Março 2010 5NovaOdivelas

Os esforços para criar um mo-vimento cívico de dinamiza-ção do Posto de Comandodevem contemplar a partici-pação das escolas do conce-lho de Odivelas – e de outrosconcelhos – para que os res-pectivos projectos educativoso tenham em consideração. Osimples facto de se incluir oPosto de Comando (visitas deestudo e outras actividades)no Plano Anual de Actividadesdas escolas, proporcionaráuma maior visibilidade e utili-zação deste recurso educativolocal.Foi com este pressuposto queo grupo de professores de His-tória da Escola SecundáriaBraamcamp Freire – Pontinhaaprovou um documento emque se compromete a integraro referido movimento cívico.Proximamente, a ideia vaialargar-se a toda a escola,para que os professores dasoutras disciplinas também sepossam envolver nas iniciati-vas a promover. Claro quetoda a comunidade escolarpoderá associar-se e isso serátido em conta na planificaçãode actividades. Aliás, os alu-nos são os destinatários prio-ritários da vida das escolas.Contudo, a Escola SecundáriaBraamcamp Freire não pre-tende trabalhar isoladamente.Um dos primeiros passos quedará será a proposta de parce-rias às instituições locais: au-tarquias, outras escolas doconcelho, associações, etc.Mas, se é significativa a ade-são desta escola ao projecto,mais importante ainda será oenvolvimento de outras esco-las, o que permitirá a realiza-ção de actividades conjuntas,objectivo educativo nem sem-pre cumprido.Igualmente, a participação cí-vica de todos quantos quei-ram colaborar neste projecto,é, não só bem-vinda, como in-dispensável. Tudo está emaberto, desde o tipo de estru-tura a criar, até à definiçãodos objectivos prioritários. A primeira reunião agendadapara a criação do movimentocívico do Posto de Comandoterá lugar no próximo dia 15de Abril, pelas 18h, na EscolaSecundária Braamcamp Freire- Pontinha.

Jorge [email protected]

As escolasdo concelhoe o Postode Comando

ENSINO

Simulacro de Incêndio mostroueficácia dos Planos de Emergência

ram 11h00 da manhã. Asactividades da escola decor-riam normalmente e em

pleno com 276 alunos nas diver-sas instalações. De repente co-meça a ver-se fumo que sai deuma das salas. «Há fogo» ouve-segritar e de imediato cada um dosprofessores recorda o que está es-tabelecido no Plano de Emergên-cia da Escola e começa a agir emconformidade. De todas as salassaem crianças em ritmo acele-rado, mas ordeiro, em fila indianae acompanhados pelos professo-res e auxiliares de acção educativa.Sem perdas de tempo e decidida-mente encaminham-se para oponto de encontro, previamenteestabelecido, onde aguardaramem segurança que a situação re-gressasse à normalidade.Paralelamente dá-se o alerta. Apessoa encarregada dessa tarefaavisa os Bombeiros Voluntários deOdivelas que de imediato accio-nam o Serviço Municipal de Pro-tecção Civil de Odivelas (SMCPO)e a PSP e enviam para o local omaterial de ordenança adequadoà situação e que neste caso foi umveículo de combate a incêndios,uma ambulância de socorro e umauto-comando e as respectivasguarnições que totalizaram novebombeiros. Chegados ao local, os bombeiros,foram informados da situação deimediato fizeram o reconheci-mento, conforme nos explicou Nel-son Viana, Adjunto de Comandodos Voluntários de Odivelas, quefoi o Comandante das Operaçõesde Socorro. Nesse reconhecimentoverificou-se a existência de um in-cêndio que teve origem num qua-dro eléctrico e de uma vítima, um

jovem aluno que sofreu intoxica-ção por inalação de fumos. Foram estabelecidas linhas deágua para impedir que o incêndiose propagasse a outras salas e ata-cado o fogo do quadro eléctricocom um extintor, ao mesmotempo que a vítima foi estabili-zada e evacuada para o Hospital. Nelson Viana disse-nos que a par-

Henrique [email protected]

Para testar e melhorar, senecessário, os Planos deEmergência, o Agrupa-mento de Escolas D.Dinis realiza anualmenteuma simulação de aci-dente numa das escolasdo agrupamento. NaSexta-feira, 26 de Marçofoi a vez da Escola RainhaSanta, nas Patameiras.

E

ticipação dos Bombeiros Voluntá-rios de Odivelas neste exercício sedeveu a um convite da escola eafirmou que estão sempre dispo-níveis para colaborar com as es-colas e outras instituições nosentido de testar e melhorar osrespectivos Planos de Emergên-cia. Num primeiro balanço ao si-mulacro o Adjunto de Comando

manifestou-se satisfeito com aforma como as coisas correram econsiderou que a coordenaçãofuncionou. «Tive toda a informaçãonecessária à chegada e foi possívelmontar todo o material e desenvol-ver a operação em segurança». O professor João Bento, coorde-nador da Segurança do Agrupa-mento de Escolas disse-nos que oobjectivo foi «Sensibilizar a comu-nidade escolar para situações quepodem ocorrer em qualquer alturae para as quais as pessoas têm deestar minimamente preparadas.Têm de se criar estruturas paraque, em situações de emergência,toda a comunidade escolar estejapreparada para responder». Fa-zendo um balanço do exercício oprofessor João Bento considerouque «A coordenação funcionou deforma razoável entre todos os in-tervenientes, quer as forças de pro-tecção civil quer os alunos eprofessores». Para o Coordenadorde Segurança do Agrupamento deEscolas D. Dinis «Os objectivosforam atingidos». João Bento expli-cou-nos que este tipo de exercíciosjá se faz há uns anos percorrendotodas as escolas do Agrupamento.«A coordenação e interligação dosvários organismos que intervêm nes-tes exercícios foram-se aperfeiçoandoe vão-se estabelecendo linhas de re-lacionamento humano que sãomuito importantes». Depois do exercício foi realizadoum encontro animado entre alu-nos de uma turma da escola e osbombeiros e elementos doSMCPO onde os jovens entusias-madíssimos foram colocando inú-meras perguntas semprerespondidas de forma pedagógicapelos intervenientes.

Foto

graf

ias:

Hen

rique

Rib

eiro

Page 6: Nova Odivelas 339

31 Março 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Mundo das Tropelias

Depois de na passada semana termos contado como ojardim-de-infância do Mundo das Tropelias assinalou oDia do Pai, vamos hoje dizer como foi esse dia assina-lado pelos meninos e meninas do ATL. Também aqui os pais dos nossos alunos foram convida-dos a participar numa actividade especial em conjuntocom os seus filhos. A adesão foi enorme, para grandesatisfação nossa, e o ambiente que se criou foi sem dú-vida fascinante.Como forma de receber os pais foi elaborado um painelonde estes tinham de marcar a sua presença. Os filhospintaram a mão dos pais e estes, posteriormente, colo-caram-na sobre o painel, que de uma forma criativa foitomando cor.Tendo em conta o tema do vestuário foi planeada umaactividade que apelava à criatividade e também ao tra-balho de grupo. Pais e filhos tinham de criar através deum molde a imagem do pai utilizando, para esse efeito,tecidos, lãs, botões…O sucesso da actividade esteve, desde logo, confirmado,os pais surgiram cheios de vontade de participar, criar epassar momentos de enorme alegria junto dos seus fi-lhos. No final, como forma de adoçar o momento foramainda distribuídas pipocas pelos nossos criadores.E foi assim, que Pais e Filhos num final de dia festeja-ram um Dia Especial e Diferente.Queremos agradecer aos Pais presentes, especialmenteem nome dos vossos Filhos…que estavam muito conten-tes e orgulhosos da vossa vinda à “Festa do Dia do Pai”.Para os Pais que estiveram presentes e aos que não ti-veram essa possibilidade, temos todo o prazer em re-cebê-los todos os Dias…Todos os dias, é Dia do Pai!

62

PUBLIRREPORTAGEM

O Dia do Pai no ATL

Intermitências

Júlio Pomar em exposição no CEO

O Mestre Júlio Pomar, que ligou o seu nome aoconcelho de Odivelas ao executar, nos anos cin-quenta, um conjunto de vitrais para a Igreja daSagrada Família da Pontinha, está presente, atra-vés das suas obras, no Centro de Exposições deOdivelas, com duas exposições que revelam por-que Júlio Pomar é considerado um dos maioresnomes da pintura portuguesa do século XX e XXI.

ão cinquenta e sete as obras do pintor que vão estarpatentes até 26 de Setembro, entre as quais se desta-cam “D. Quixote e os carneiros”, o “Almoço do Menino”,

“Fernando Pessoa”, “O banho das crianças no Tuaturi”, “Tigre”e “Tourada” um conjunto de obras que permitem percorreros caminhos do artista, desde os anos cinquenta do séculopassado até aos nossos dias.Júlio Pomar nasceu em 1926, aos sete anos já revelava inte-resse pela pintura e aos oito frequentou, como aluno livre,aulas de Desenho, na Escola Industrial António Arrojo queacabou por frequentar mais tarde, e onde se preparou paraingressar na Escola de Belas Artes de Lisboa, local onde es-tudou dois anos, seguido dos quais se transferiu para a Escolade Belas Artes do Porto. Em 1942, ano em que ingressou na Escola Superior de BelasArtes de Lisboa, fez a sua primeira exposição e foi convidadopor Almada Negreiros a participar na VII Exposição de ArteModerna do Secretariado de Propaganda Nacional. Em 1944 altura em que já vivia no Porto, colaborou com al-guns jornais, e participou activamente no movimento artís-tico “Os convencidos da Morte”, movimento que surgiu poroposição ao grupo que marcou a história da literatura por-tuguesa dos finais do século XIX conhecido como “Convenci-dos da Vida”.A sua primeira exposição individual de desenhos teve lugarem 1947, no Porto. Executou um mural no cinema Batalhaque foi destruído pela PIDE, e quando regressou a Lisboa,foi preso durante quatro meses. Viu, ainda, neste ano con-fiscado o seu quadro “Resistência”, que participou na II Ex-posição Geral de Artes Plásticas da Sociedade Nacional deBelas Artes. A partir de 1975, há uma evolução temática do pintor, que sededica agora, sobretudo, ao retrato, recorrendo à cor satu-rada e ao geometrismo. Em 1983 apresentou, na Galeria 111,em Lisboa, a série “Os Tigres”, e em 1984 participou na cria-ção dos painéis da estação do metro do Alto dos Moinhos,com mais quatro poetas, que de algum modo estão associa-dos à vivência da capital, são eles Almada Negreiros, Ca-mões, Fernando Pessoa e Bocage.À procura de novas inspirações, Júlio Pomar viveu, no ano de1988, no Brasil onde teve oportunidade de conviver com osíndios do Alto Xingu, surgindo uma nova série de pinturassobre a temática dos índios. Durante a década de noventa, oartista viaja pelas principais cidades do mundo expondo assuas obras.Pegando nas palavras de Carlos do Carmo, Júlio Pomar é“um grande património para qualquer país”, não só pelasua arte, pela sua cultura, mas sobretudo pela sua genero-sidade e sensibilidade.

S

No Centro de Exposições de Odivelas > Sala António Lino, Pintura,de 25 de Março a 26 de Setembro.> Auditório, Serigrafia,de 25 de Março a 29 de Agosto.

Nos Paços do Concelho > Átrio, Escultura e Serigrafia,de 14 de Maio a 29 de Agosto.

Foto

graf

ias:

CM

O

Page 7: Nova Odivelas 339

31 Março 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Nova Odivelas 339

8 NovaOdivelas 31 Março 2010

PUB

ACTUALIDADEDESPORTO

João Correia nasceu comuma doença degenerativae um grau de deficiênciade 85%. A doença levou-oa praticar natação e é hojemembro da equipa nata-ção adaptada da GesLou-res. A história deste jovemlutador de Odivelas é-noscontada por outro jovem,Nuno Araújo, estudante.

Bilhete de IdentidadeJoão Alexandre Nunes Pina Cor-reia tem 22 anos e uma vontademaior de se sentir realizado.Porém, os motivos de João vãoalém dos da maioria, que giramem torno de algo por vezes supér-fluo, e ao estarmos na sua pre-sença após alguns minutossentimos logo que tem nas mãos avontade de viver e o devido valordado aos momentos que esta lheproporciona.Quando nasceu, foi-lhe diagnosti-cada uma doença degenerativa,com um grau de 85% de deficiên-cia, que lhe foi reduzindo as capa-cidades motoras. Para ajudar amelhorar a sua condição física,praticou natação dos 6 aos 9 anosde idade. Aos 10 anos voltou aostreinos de natação na GesLouresmas desta vez para aprender anadar e dominar a técnica envol-vida. Mais tarde, com 13 anos, asua condição física agravou foimesmo forçado a interromper ostreinos aos 14. Ainda que atraves-sando algumas dificuldades moto-

ras que lhe limitavam a mobili-dade de uma forma autónoma, oJoão andou até aos seus 14 anos.Após essa fase, a sua doença agra-vou e passou a deslocar-se com oauxílio de um andarilho. No en-tanto, as dificuldades permane-ciam e posteriormente passou adeslocar-se de «Fórmula 1» (ca-deira de rodas), afirma ele brin-cando com a situação. Quando lhefoi perguntado se estaria à vontadepara falar da sua situação, Joãocomparou: «É como beber água,com açúcar ainda é mais doce!».Dois anos mais tarde, já com 16anos, João retoma os treinos napiscina de Odivelas em busca deum sonho antigo: entrar nomundo da alta competição. No en-tanto, nas piscinas de Odivelas nãoexistia uma equipa de nataçãoadaptada, o que o levou a contac-tar a Federação Portuguesa de Des-porto para Deficientes com ointuito de encontrar uma equipaque correspondesse às suas neces-sidades, acabando por ingressar naequipa de natação adaptada daGesLoures onde permanece até hojecompetindo com a toca do clube.

Natação adaptadaem PortugalA natação adaptada de competi-ção está em dividida em 10 subca-tegorias, de S1 a S10, sendo queS1 corresponde a uma deficiênciamais profunda e vai diminuindoconsoante aumenta a subcatego-ria. Esta diferenciação ajuda a en-caminhar os atletas para um meiode competição mais justo e ade-quado às diferentes incompatibili-dades motoras. A título deexemplo dessas diferenças veja-mos: Para se classificar para oscampeonatos mundiais, João tem

que nadar 200 metros livres emseis minutos na subcategoria S3enquanto na subcategoria S4, osatletas têm que nadar essa distân-cia em cinco minutos. Uma das re-ferências da natação adaptada emPortugal é David Grachat, que estáinserido na subcategoria 9 e é re-cordista nacional em 8 provas di-ferentes.

Perguntas& RespostasNuno Araújo – Em que medidaconsideras que é importante pra-ticar desporto?João Correia – Existe um con-traste pelo facto de praticar nata-ção de competição porque por umlado agrava o estado da doençamais rapidamente, mas, por outrolado, sinto-me lindamente porquepossuo muita mais liberdade demovimentos. A competição expõe-me várias vezes ao limite físico, oque faz com que o meu corpo sedesgaste mais facilmente do quese praticasse apenas hidroterapia. N. A. – Como é que te sentesantes, durante e após os treinos?J. C. – Antes, sinto-me descon-traído, converso com os meus co-legas, brincamos, falamos sobre anossa actividade. Há um enormeespírito de entreajuda: recebomuita motivação por parte dosmeus colegas e mesmo do meutreinador.Enquanto estou na água, procuromuita força de vontade, determi-nação e força mental, pois nãoadianta ter a força física necessá-ria se a mente não se conseguefocar na exigência do treino. É ne-cessário ter estofo. Às vezes o meutreinador pergunta-me se me sintoindisposto pois é necessário que ocorpo atinja os seus limites para

Nuno Araújo

A vontade de viver de um jovem atleta

conseguir ultrapassá-los e chegarmais longe. Sempre que o meutreinador me coloca essa questão,diz-me que se me sentir mal saiopara vomitar ou descansar até mesentir melhor mas depois tenhoque regressar novamente ao treinoe cumpri-lo de forma regular.Depois dos treinos sinto-me exausto,mas satisfeito por ter tido capacida-des para corresponder às exigências

do treino e que a cada treino quepassa ocorra uma evolução.N. A. – Em que competições jáparticipaste?J. C. – Participei na prova de na-tação adaptada em Santa Mariada Feira alcançando o 1º lugar nas3 provas que prestei. Em todo omundo só existem mais 12 atletasna minha classe. Em Portugal,compito contra o relógio, o que di-

Foto

graf

ias:

Nun

o A

raúj

o

Page 9: Nova Odivelas 339

REVELAÇÕES.Grandes revelações sobre a política em Odivelasna próxima edição.

31 Março 2010 9NovaOdivelas

PUB

A vontade de viver de um jovem atleta

ficulta a competição no estran-geiro porque lá fora compito com12 atletas de alto nível com umaexcelente preparação física. N. A. – Quais as próximas compe-tições e objectivos?J. C. – Vou participar no campeo-nato nacional(1) composto por 4provas: 50 metros costas, ondetenho que cumprir um tempo deprova igual ou inferior a 1 minutoe 30 segundos; 50 metros livres etenho que cumprir 2 segundos amenos em relação à prova ante-rior; 100 metros livres em 2 mi-nutos e 45 segundos e, por fim,200 metros livres em 6 minutos e30 segundos. Depois, segue-se oInternational British SwimingChampionship composto por 4provas: 100 metros livres em 2 mi-nutos e 45 segundos, 50 metros

costas em 1 minuto e 17 segundose, a prova final, 200 metros livresem 6 minutos. Depois destas pro-vas seguem-se os campeonatosmundiais em Agosto(2).Em relação ao mundo da competi-ção: competir é o meu sonho e voudar o meu máximo para conseguira melhor classificação, de prefe-rência ser o número 1. Acreditoque dando o máximo nos treinosrecebo os frutos nas competiçõesem que participo. Como o meu trei-nador me diz “treino difícil, provafácil”. Nas provas, é entrar a matare sair a morrer.

O TreinadorCarlos Mota treina o atleta JoãoCorreia todos os dias, de Segundaa Sábado, uma hora e meia pordia, há cerca de um ano. Todos os

suía um nível baixo. Mas, com oavançar do tempo tem vindo a evo-luir favoravelmente e a ganharcada vez mais gosto e objectivosque pretende alcançar, como ofacto de ter atingido o tempo mí-nimo para ser seleccionado para aselecção e ir daqui a poucos mesesà sua primeira competição interna-cional. Tudo isto levou a FederaçãoPortuguesa de Natação a consi-derá-lo como “uma esperança”.Mas a natação para o João não éapenas uma actividade que ajudaa melhorar a sua condição mo-tora. Através da natação o Joãoganha autonomia, tonificação,condição física e integração social,pois nos treinos o João tem aoportunidade de estar integradonuma equipa e tem a oportuni-dade de se distanciar da sua reali-

dade pois dentro de água sem acadeira o João é igual a todos osoutros, para além da valorizaçãopessoal do atleta.Quando comecei a fotografar oJoão dentro da piscina, já eletinha nadado uns bons metros, su-ficientes para aquecer e começarassim mais um dia, uma vitóriapara o seu ego. Foi então que oseu treinador, Carlos Mota, medisse: «Vocês já viram que o homemdentro de água é igual aos outros.Ou melhor: é mais rápido que mui-tos outros!». Um exemplo de vidapara todos nós. Obrigado João!

dias os treinos são iniciados comum aquecimento prévio: o Joãonada várias piscinas (25 metros decomprimento) e depois seguem-se os treinos mais técnicos, quenesta fase podem, ou não, ser di-vididos em duas partes; na pri-meira, Carlos incentiva o João asuperar os seus melhores temposde modo a torná-lo mais rápido doque no treino anterior. Na segunda,é aplicado o treino da natação téc-nica (crawl, bruços, costas e mari-posa). No final de cada treino háum momento de relaxamento,ainda dentro de água, para acal-mar o ritmo cardíaco do João.Ao longo deste último ano o Joãodesenvolveu capacidades dentrode água, que acabam também porse reflectir fora dela, a olhos vis-tos. Quando iniciou os treinos pos-

Notas:(1) Em Portugal ocorrem anualmente doiscampeonatos nacionais; um no Inverno eoutro no Verão.(2) Nos campeonatos mundiais os tempos eprovas são mesmo que na IBSC.

Page 10: Nova Odivelas 339

31 Março 201010 NovaOdivelas

FUTEBOL INFANTIL

Torneio Nuno Gomes este fim-de-semana

DESPORTIVAMENTE

XXIX edição do TorneioInternacional de FutebolInfantil da Pontinha, que

este ano tem Nuno Gomes comopatrono, arranca esta Sexta-feira para mais uma vez trazerao campo de jogos do ClubeAtélico e Cultural da Pontinhaalguns milhares de pessoas paraassistirem à grande festa do fu-tebol infantil que este torneioanualmente representa e quecolocará em campo cerca de180 jovens jogadores. Este ano o torneio conta com aparticipação de dez equipassendo que cinco delas represen-tam clubes estrangeiros. De Por-tugal as presenças “obrigatórias”do Futebol Clube do Porto, Spor-ting Clube de Portugal e SportLisboa e Benfica como com doClube de Futebol Os Belenensese o clube organizador. De Espa-nha vem o Atlético de Madrid; deFrança, o Lyon e o Plastics Vallé;de Itália, o Inter de Milão e dosEstados Unidos o YPT.

A

Outra novidade desta edição é que o torneio é daspoucas competições desportivas integradas nas Co-memorações do Centenário da República Portuguesa.Numa primeira fase os participantes serão dividi-dos em dois grupos de cinco equipas, num total de20 jogos nos dias 02 e 03 de Abril. No Domingo dePáscoa terão lugar as finais. Acompanhe o torneio passo-a-passo com resultadosem tempo real, vídeos, fotografias e entrevistas emwww.diariodeodivelas.com. HR

PUBLIRREPORTAGEM.A sua empresa no Nova Odivelas.Informe-se. Telemóvel: 966 569 857

MAIS DESPORTO. No site do Nova Odivelas encontra mais notíciasdesportivas. www.novaodivelas.pt

AGENDAFIM-DE-SEMANA [03 e 04 ABR]

Sexta-feiraFUTEBOLJuvenis: Belenenses ● CAC

SábadoFUTEBOLSeniores: Odivelas SAD ● Un. Madeira

RESULTADOSFIM-DE-SEMANA [27 e 28 MAR]

ANDEBOLSeniores: Gin. Odivelas 41 ● 31 MadalenenseJuniores: Ac. Amadora 52 ● 33 Gin. OdivelasJuvenis: Gin. Odivelas 35 ●38 Pupilos ExércitoIniciados: Oriental 26 ● 37 Gin. OdivelasMinis: Almada 24 ● 22 Gin. OdivelasMinis: Gin. Sul 17 ● 14 Gin. Odivelas

FUTEBOLSeniores: Alcainça 0 ● 9 CACSeniores: Pontassolense 2 ● 0 Odivelas SADJuniores: CAC 2 ● 1 MafraJuniores: Sporting 3 ● 0 Odivelas FCJuniores: Santa Maria 1 ● 8 UnidosJuniores: Tenente Valdez 2 ● 3 MercêsJuvenis: 1º Dezembro 0 ● 0 CACJuvenis: Pêro Pinheiro 1 ● 4 CaneçasJuvenis: Belenenses 0 ● 0 Odivelas FC BJuvenis: Tenente Valdez 4 ● 8 SacavenenseIniciados: CAC 4 ● 0 VilafranquenseIniciados: Santa Maria 1 ● 11 CAC BIniciados: Casa Pia B 0 ● 2 CaneçasIniciados: Odivelas FC 4 ● 0 LourinhanenseIniciados: Odivelas FC B 2 ●1 Oliv. MoscavideIniciados: Operário Lisboa 0 ●1 Tenente ValdezInfantis: Odivelas FC 6 ● 1 CACInfantis: Castanheira 7 ● 1 CaneçasInfantis: Caneças B 7 ● 1 Arsenal 72Infantis: Odivelas FC B 2 ● 2 FrielasInfantis: Frielas 6 ● 0 Santa MariaEscolas: Odivelas FC B 5 ● 0 BelenensesEscolas: Povoense 3 ● 4 Odivelas FC C

FUTSALSeniores: Famões 5 ● 4 VilarenseSeniores: Santa Iria 7 ● 2 GROBSeniores fem.: Torpedos 4 ● 2 CaneçasJuniores: AMSAC 2 ● 4 ACOJuniores: Bons Dias 4 ● 4 URDAJuniores: Sp. Torres 8 ● 3 Casal RatoJuniores: GROB 1 ● 7 ForteJuvenis: ACO 3 ● 6 BenficaJuvenis: Horta Nova 2 ● 7 ArrojaJuvenis: Loures 5 ● 2 Bons DiasJuvenis: Tunelense 3 ● 7 Casal RatoJuvenis: Famões 0 ● 14 SportingJuvenis: Silveirenses 7 ● 3 TiresIniciados: ACO 6 ● 2 BrandoaIniciados: Arroja 6 ● 1 InfantadoIniciados: Vilafranquense 0 ● 7 Bons DiasIniciados: Casal Rato 2 ● 6 Quinta LombosInfantis: Casal Rato 6 ● 2 LiberdadeEscolas: UDA 5 ● 3 ArrojaEscolas: Sp. Reboleira 1 ● 6 Bons DiasEscolas: Bons Dias B 6 ● 2 Manjoeira

CICLOTURISMO

A Caminhodo Alentejo

Colinas Bike Tour (CBT) vai promover no dia 17de Abril um passeio que terá partida no monu-mento “O Cruzeiro” de Odivelas e chegada em

Odivelas, no Alentejo, num percurso de 140 quilóme-tros. O passeio foi apresentado no Sábado, no restau-rante O Marco, nas Colinas do Cruzeiro, tendo estadopresentes Adelino Ramos, António Atabão e CarlosPinto, da direcção do CBT, o vereador do Desporto daCâmara de Odivelas, Hugo Martins e o presidente daJunta de Freguesia de Odivelas, Vítor Machado. A bicicleta vai assim ligar estas duas localidades denome comum mas de características diferentes, sendoque a nossa Odivelas mais urbana já perdeu a sua per-sonalidade rural que outrora ostentou e que marcaainda a Odivelas alentejana, do concelho de Ferreira doAlentejo no distrito de Beja. Os ciclistas vão ter apoio logístico sendo acompa-nhado por automóveis e motos e espera-se uma boaadesão ao evento. O Colinas Bike Tour tem cerca de dois anos com activi-dades regulares que podem ser acompanhadas no seusite em http://www.colinasbiketour.com.A concentração será nas Colinas do Cruzeiro às06h00 estando a partida oficial marcada para 30 mi-nutos depois no Monumento “O Cruzeiro” junto àCasa da Juventude. Prevê-se a chega ao Cais do Sodré, para apanhar obarco para o Montijo. Às 08h00 retoma-se a peda-lada até Alcácer do Sal onde está previsto o almoçopara as 13h00. Às 14h00 voltam à estrada para maistrês horas de pedalada até à Odivelas Alentejana. Ojantar está previsto para as 20h00 e às 24h00 re-gressa-se a casa. HR

O

PUB

HORA JOGO GRUPO

09h00 Belenenses X Sporting A

10h00 Cultural X Benfica B

11h00 P. Vallé X Atlético Madrid A

12h00 O. Lyon X YPT B

13h00 Porto X Belenenses A

14h00 Cultural X Inter Milão B

15h00 Sporting X P. Vallé A

16h00 Benfica X O. Lyon B

17h00 Porto X Atlético Madrid A

18h00 Inter Milão X YPT B

SEXTA-FEIRA 02 DE ABRIL

HORA JOGO GRUPO

09h00 Cultural X O Lyon B

10h00 Belenenses X P. Vallé A

11h00 Benfica X Inter Milão B

12h00 Sporting X Porto A

13h00 Cultural X YPT B

14h00 Belenenses X Atlético Madrid A

15h00 O. Lyon X Inter Milão B

16h00 P. Vallé X Porto A

17h00 Benfica X YPT B

18h00 Sporting X Atlético Madrid A

SÁBADO 03 DE ABRIL

DOMINGO 04 DE ABRIL

HORA JOGO HORA JOGO

09h00 Apuramento 10º e 9º 14h00 Apuramento 5º e 6º

10h00 ½ Final 15h00 Apuramento 3º e 4º

11h00 ½ Final 16h00 Final

12h00 Apuramento 8º e 7º 17h00 Homenagem Árbitroe Patrono

13h00 Almoço 18h00 Entrega de Prémios

FUTEBOL

ais uma vez uma equipa deEscolas do Odivelas parti-cipa no Mundialito que se

realiza no Algarve, em Vila Real deSanto António e que é consideradoum dos melhores torneios de fute-bol de sete em todo o mundo reu-nindo anualmente os melhoresclubes e pequenos jogadores detodas as nacionalidades. Mais de 30países irão estar presentes nesteevento que decorre de 27 de Marçoa 04 de Abril.

Escolasdo Odivelasno Mundialito

M

Page 11: Nova Odivelas 339

31 Março 2010 11NovaOdivelasPUB

Page 12: Nova Odivelas 339

31 Março 201012 NovaOdivelas

PRÉ-PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE SOFIA MENDES CAPÍTULO VI (ÚLTIMO)

CAMINHOS CRUZADOS

Eça de Queirós foi um empol-gante e magnífico romancistarealista, jornalista e diplomataportuguês.Antes de 25 de Abril de 1974, osnomes das ruas nesta freguesianão eram colocados sem umpropósito valorativo de acordocom a zona e patrono.

Só a partir dos anos 90 é que osresponsáveis pelas designaçõestoponímicas começaram por darimportância às personalidades erespectivas actividades para asquais em vida se destacaram.Como é exemplo o que acon-tece na urbanização Colinas doCruzeiro.

Praceta D. AfonsoAlbuquerqueBairro dos CágadosBem no centro do bairro e comouma sala de visitas, existe umavasta praceta cheia de cor e vida.Crianças e menos crianças apro-

Odivelas… Um cruzamento de Olhares

Av. professordoutor AugustoAbreu LopesInvestigador, veterinário e be-nemérito de Odivelas. Adquiriua Quinta da Ponte, na freguesiado Olival Basto, onde reuniamuitas centenas de burros, dosquais retirava do cérebro amos-tras para a concepção de vaci-nas contra o tétano.A população ainda hoje conheceaquela propriedade por Quintados Burros.Esta avenida ladeada de prédiosconstruídos nos anos 60 é cons-tituída por uma subida cujo pa-vimento inicial era emparalelepípedos de granito,conduzindo-nos à Escola Secun-dária de Odivelas, ao centro desaúde, também conhecido porCATUS e às piscinas municipais.Permite ainda a ligação à fre-guesia da Ramada, Montemor eCaneças.

Rua MajorCaldas XavierRua principal de acesso do centroda cidade à estação do metro e àfreguesia da Póvoa de Santo

Adrião. Arruamento de tráfegointenso tornando-se por vezes di-fícil a circulação viária. Ainda sãovisíveis construções de meadosdos anos 40.

Rua Eça de QueirósRua perpendicular à rua MajorCaldas Xavier de um só sentido.

Sofia Mendes

A paisagem urbana é paraalém de outras coisas,algo para ser apreciado,lembrado e contemplado.

Kevin Linch,urbanista americano

Em cima: 1968, Augusto de Jesus Fernandes / Em baixo: 2010, Sofia Mendes

Em cima: s/data, Artur Goulart / Em baixo: 2010, Sofia Mendes

Em cima: s/ data, Artur Goulart / Em baixo: 2010, Sofia Mendes Em cima: s/data, Artur Goulart / Em baixo: 2010, Sofia Mendes

veitam o espaço para passar osseus tempos livres, local calmosem grandes ruídos da circulaçãoviária, poderá ainda ser melho-rado com outro equipamento ur-bano de lazer.

Bibliografia:

- PEDRO, Rogério. DELÍDIA, Rui André. 2000. Odi-velas - Diálogo de Gerações. 1ª Edição. Odive-las: Colecção Patrimónios 4 - Comissão Instaladorado Município de Odivelas

- VAZ, Maria Máxima. 2001. O Concelho de Odi-velas - Memórias de um Povo. 2ª Edição Mu-nicípio de Odivelas: Comissão Instaladora

- FERREIRA, Manuela. 2005. Toponímia de Odi-velas. 1ªEdição. Mangualde: Edições Pedago

- LYNCH, Kevin. 2008. A Imagem da Cidade. 1ªEdição. Lisboa: Edições 70 - Arte e Comunicação

Fotografias p/b: Arquivo Fotográfico Municipalde Lisboa

www.novaodivelas.pt

Page 13: Nova Odivelas 339

31 Março 2010 13NovaOdivelasPUB

Page 14: Nova Odivelas 339

31 Março 201014 NovaOdivelas

1. Qual foi o último livro que leu?“O livro do riso e do esquecimento”, de Milan Kundera.2. Qual é a sua viagem de sonho?Patagónia.3. Que personalidade mais admira?Fernando Pessoa.4. Qual foi o filme que mais a marcou?“O carteiro de Pablo Neruda” e “A Vida é bela”.5. A que prato de comida não resiste?A todos menos ao chocolate.6. Prefere praia ou campo?Praia.7. Bebida?Um bom vinho num jantar especial.8. Qual é o seu clube desportivo?Sporting.9. Não dispensa a companhia de…Amigos.10. O que a faz feliz?Escrever, olhar o mar e ouvir a ópera Carmina Burana.11. De que tem medo?Da guerra. 12. Orgulha-se de…Ter construído o que tenho com o meu esforço.13. Qual é a sua maior ambição?Se pudesse mudar o mundo…14. E o maior sonho?Ter saúde e tempo para escrever o que me falta.15. Um lugar para descansar…Praia ou campo.16. Onde se sente melhor?Na companhia de pessoas com os mesmos gostos queeu para partilhar.17. Se não fosse (astróloga) o que seria?Médica.18. Não vive sem…Escrever.19. Quem gostaria de conhecer?Alguns políticos para ter uma conversinha.20. Por último, um desejo…Editar os meus livros.

Odivelas Life

Mora na Póvoa de Santo Adrião, é do signoAquário, casada e com filhos. Da astrologia faza sua vivência profissional mas é na escritaque encontra a maior realização pessoal. Es-creve e diz poesia mas também escreve textosmenos poéticos e até humorísticos. Já escreveutextos para programas de televisão e está pre-sente em muitas antologias poéticas. Tem umsonho que espera concretizar: a edição dosmuitos livros que já escreveu.

Isabel Valentino

PUB

Page 15: Nova Odivelas 339

Agora falo eu… Aposto que não sabem quem disse isto. Aposto que o apostador ainda se arrisca a ganhar… Aposto que cada vez faço mais amigos em Odivelas. Pois esta última já sei que perdi.

enho que ressalvar aqui uma injustiça por mim cometida na anterior cró-nica. Disse eu que apenas houve um presidente de junta que meteu asmãos no lixo para limpar Portugal. Parece que para além dele também o

Armindinho Canecense e o Bartolomeuzinho Ramadense calçaram as luvas,arregaçaram as mangas e lançaram-se com garra comunista ao lixo da socie-dade consumista promovida pelo capitalismo. Há, e também o Azeitoninha,presidente da Assembleia de Freguesia de Caneças se mandou ao trabalho eaté saiu na capa de um jornal e tudo. Pois, já me disseram que tenho de estarmais atenta aos presidentes, mas não concordo… São tão sem sal coitadinhos.Nenhum me enche o olho… Que querem sou esquisita!

osto de ver na Web TV do Diário de Odivelas a “noite do arrasa” quepodia ser o nome da tertúlia Informalidades. Aquele engenheiro Mi-guel está mesmo de mais. Vejam o programa e digam lá se não tenho

razão. Qualquer dia ainda tem um processo por violar disciplina partidária.Que raio mas quem é que o homem pensa que é? O Pinto da Costa? Ui…A Graça Peixoto é mesmo uma gracinha, ou como certamente dirão os seusinimigos, uma desgraça. Sem rede e sem medos a senhora fala, fala e nãopoupa ninguém. Assim é que é D. Graça. Acredite, cá a Ricardina acha-lhemesmo muita graça. Que desgraça…«O Xara Brasil perece que anda a tomar trotil». Não sei o que é mas achei piadaà rima. Se houve tempos em que era mais calmito agora virou furação. OhHomem se continua assim ainda acaba na TVI ao lado do Goucha e do seuamigo Hernâni. O Toninho Pedrinho já se baldou duas vezes mas segundo parece por boascausas mas tem sido substituído e bem, digo eu, pela senhora ex-vereadoraMaria da Luz Nogueira. Oh senhor Henrique, veja lá de arranja uma maneiradiplomática de se livrar de um dos homens paineleiros para entrar uma mu-lher. Cá a Ricardina acha que ficava mais equilibradito. Se quiser apresentojá daqui a minha candidatura espontânea. Não sei se tenho jeito para issomas prometo fazer um esforço para conseguir ser má-língua.

E prontos… Lá tenho eu de fechar a crónica. Mas fica aqui a promessa so-lene de cronista que… Para a semana volto.

Fiquem bem que eu fico também.

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1531 Março 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

ão percebo nada de política e muito menos de politiquices. Por issovou acreditando ingenuamente nas coisas que vou ouvindo dada aminha incapacidade objectiva de analisar intrinsecamente tais vi-

vências que nunca pude vivenciar. Desde as eleições autárquicas que me chegam centenas de e-mails com ver-dades, mentiras, semi-verdades, alucinações, acusações e defesas, sobre a ac-tual líder da Comissão Política Concelhia de Odivelas do Partido Socialista.Numa analise simplista concluí que a senhora tinha muitos anti-corpos den-tro do partido das rosinhas e que os espinhos das ditas cujas brotavam emcada caule não regado pelas prebendas húmidas tão generosamente distri-buídas, ou alimentado por sentimentos de injustiça ou transformações maisjustas e consentâneas com a tão propalada vocação socialista de solidarie-dade e fraternidade.Por isso, ao saber que para 30 de Abril estão marcadas eleições para a Co-missão Odivelense do Socialistas pensei: «Agora é que vai ser, vão aparecer opo-sitores de todos os lados e estas vão ser as eleições mais aguerridas desde que o PovoenseBreia se candidatou contra Vítor Peixoto». Como já vos disse, de política percebo zero e por isso é natural que tenhachegado a esta conclusão mas, (porque é que a vida tem de ter sempre ummas? Hã?) analistas bem mais entendidos que eu e pessoas completamentedentro do aparelho garantiram-me que Susana Amador conseguiu domartodas as feras usando uma velha canção de embalar que possivelmente teráaprendido nos tempos em que andou pela Assembleia da República.Há também quem fale em comparações com o nosso primeiro, em medose despedimentos mas como já vos tinha dito cá a Ricardina não percebenada disto, mas sabe que Odivelas há muito que tem um Rei, D. Dinis de seunome. Pois parece que agora também terá uma Rainha, D. Susana de Car-valho Amador, que parece profissional na eliminação de oposições. Mandei e-mails para todos os contestatários conhecidos e desconhecidose toda a gente me garantiu que listas à CPCO são como a mãe, ou seja,«Há só uma».

udando de assunto. Vou aqui transcrever um texto que encontreinum blogue e a que achei um piadão: «Fiz uma aposta com um amigoem como nas edições que o Jornal de Odivelas publica ao longo do ano, não há

uma única em que não esteja presente a Srª. Presidente de Câmara.Também fiz uma aposta com o mesmo amigo em como na esmagadora maioria das edi-ções deste jornal, as notícias predominantes são do PS.Fiz ainda outra aposta em como tenho a certeza de que nunca serão publicadas neste jor-nal, notícias do Movimento Odivelas no Coração.Por último faço um pedido a todos aqueles que tomem conhecimento destas apostas, paranão as divulgar junto do tal director, senão eu perco».

Realmente!«Vem por este meio a Direcção doClube Académico da Póvoa, soli-darizar-se com o seu PresidenteDr. José Barão das Neves, o qualse assumiu como único responsá-vel, no âmbito de uma fiscalizaçãoefectuada pelos serviços Munici-pais de Odivelas às nossas instala-ções situadas na Póvoa de SantoAdrião, no passado dia 20 deMarço de 2010.Como clube de bem que somos carecede esclarecimento que a fiscalizaçãofoi efectuada já com as instalaçõesencerradas, e por nos ter sido solici-tado por a devida fiscalização nósacedemos a abrir a porta, o que de-monstra que não temos medos nemreceios do que lá se passa.Mais se esclarece que toda a Direc-ção sempre esteve, está, e vai con-tinuar ao lado do seu Presidente, eque a responsabilidade na devidaaltura será assumida por toda aDirecção incondicionalmente».

Comunicado da Direcção do CAPsobre a apreensão da máquina de jogo

«A nossa saúde continua a viver dofaz de conta, da improfícua von-tade de quem dirige os destinosdela quer do ponto de vista localquer do ponto de vista nacional. E isso sucede também em Odivelas.Basta frequentar o velhinho centrode saúde da rua dos Bombeirospara perceber como se admitem ese pagam obras como as que foramrealizadas que não passaram deum lavar de cara e que em nadaabona quem as aceita. Pelos vistos ficamos satisfeitos emcumprir objectivos e reduzir custos.Cumprir uma política orçamentalapertada, onde os mais idosos edesprotegidos já deixaram de terlugar tão-só porque não têm meiospara utilizar um direito que aConstituição lhes concedeu. E quementre os nossos dirigentes se lembradisso, da nossa Constituição. Quema conhece?»

José Maria Pignatellina coluna “A minha Cidade”

no Diário de Odivelas

N

Sempre ouvi dizer"Que quem não tem ini-migos não é digno deter amigos".Por isso mesmo meucaro Barão das Neves,tente desvalorizar essesinimigos que lhe quise-ram fazer mal, porque énestes momentos que sesabe quem são as pes-soas de bem e os nossosamigos e eu incluo-meneste lote que estádesde já solidário e sepõe desde já à sua dis-posição para o que bementender.

Vítor Peixotono seu Blogue “Acreditar para viver melhor”

«

»

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

G

M

T

Page 16: Nova Odivelas 339

NovaOdivelas Informação precisa, isenta, pluralPUB