Nova Odivelas 346

16
ODIVELAS VAI RECEBER MENOS 1 MILHÃO E 200 MIL EUROS DO GOVERNO PROT DA AML ATRASOU APROVAÇÃO DO PDM DE ODIVELAS Sexta-feira, 21 de Maio de 2010 // Nº 346 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Plano de Austeridade tira verbas a Odivelas PDM já podia estar em discussão pública Posto de Comando Directas Alunos da ESO reinventam a cidade Caneças assinalou dia do Enfermeiro Cadáver com 400 anos descoberto na Póvoa Igreja do Casal da Silveira Directas Universidade Sénior Dualidades Mundo das Tropelias IKEA de Loures Plano Municipal de Emergência Ourivesaria Estrela de Odivelas Futsal: Derrota injusta do Bons Dias Xadrez: GCO subiu à II Divisão Nacional Hóquei em Patins: GCO vai promover Torneio 3X3 Agenda Desportiva Um Cadáver Atrás da Porta Crianças filmam no Odivelas Parque Green Kirikiii no Odivelas Parque Met Carnes Mariachis ao vivo na Hacienda D. Luísa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 8 10 11 11 11 11 12 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA JÁ FOI APROVADO MAIS PROTECÇÃO CIVIL DIA DO ENFERMEIRO ASSINALADO EM CANEÇAS

description

Edição 346 do Nova Odivelas de 21 de Maio de 2010

Transcript of Nova Odivelas 346

Page 1: Nova Odivelas 346

ODIVELAS VAI RECEBERMENOS1MILHÃO E 200MIL EUROS DO GOVERNO

PROT DA AML ATRASOUAPROVAÇÃO DOPDMDE ODIVELAS

Sexta-feira,21 deMaio de 2010 // Nº346 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoPlano de Austeridadetira verbas a OdivelasPDM já podia estarem discussão públicaPosto de ComandoDirectasAlunos da ESO reinventama cidadeCaneças assinaloudia do EnfermeiroCadáver com 400 anosdescoberto na PóvoaIgreja do Casal da SilveiraDirectasUniversidade SéniorDualidadesMundo das TropeliasIKEA de LouresPlano Municipal deEmergênciaOurivesaria Estrelade OdivelasFutsal: Derrota injustado Bons DiasXadrez: GCO subiuà II Divisão NacionalHóquei em Patins: GCOvai promover Torneio 3X3Agenda Desportiva Um Cadáver Atrás da PortaCrianças filmamno Odivelas ParqueGreen Kirikiiino Odivelas ParqueMet CarnesMariachis ao vivona Hacienda D. LuísaOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

22

3

334

4

4

5556667

8

10

11

11

111112

12

1213

14141515151516

● ●●

●●●

●●●● ●●●

●●●

●●

●●●●● ●

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA JÁ FOI APROVADO

MAIS PROTECÇÃO CIVILDIA DO ENFERMEIROASSINALADOEM CANEÇAS

Page 2: Nova Odivelas 346

21 Maio 20102 NovaOdivelas

Mas que piada tem isso?Estreia hoje um novo programada NO TV que vai ser gravado aovivo na Casa do Largo do Centrode Exposições de Odivelas. Comapresentação de José Duarte esteprograma vai ser essencialmentededicado ao humor e terá parti-cipação do público.Se desejar mais informaçõesenvie um e-mail para [email protected].

Passeio SéniorTem hoje lugar o último dos Pas-seios Sénior promovidos pelaCâmara de Odivelas que esteano levou cerca de 1.500 idososa Tomar.

Encontros com o Teatroem CaneçasEsta noite, às 21h30 para ver“Fotos do Fogo”, pelo Grupo Pas-sagem de Nível, com encenaçãode Ricardo Mendes.

Cordão Humanopela SaúdeO Movimento Mais Saúde da Fre-guesia de Odivelas e as Comis-sões de Utentes da Saúde doConcelho de Odivelas vão pro-mover no Sábado, às 16h30, umCordão Humano Pela Saúde, doLargo D. Dinis até ao CATUS pelareabertura daquele serviço até às24h00, pela Construção dos Cen-tros de Saúde e por Serviços deSaúde Dignos.Diz o Movimento que «A Saúde éum Direito! É tempo de agir! É tempode lutar contra esta situação».

Jota SucessoA Juventude Socialista de Odive-las organiza hoje às 15h00, noauditório da Biblioteca MunicipalD. Dinis, a sessão Jota Sucessoorientada para um público joveme para o qual foram convidados«Jovens que se destacam nas suasáreas de actividade para nos daremum testemunho do seu sucesso», se-gundo a organização.

Sessão sobreQueimaduras A Junta de Freguesia da Pontinhaem parceria com a AssociaçãoAmigos dos Queimados promoveuma Sessão de Formação/Sensi-bilização sobre Queimadurasproferida por profissionais desaúde do Hospital de Dona Este-fânia, com início às 15h00 noSalão Nobre da junta. O Programa inclui a problemáticada queimadura desde o primeiromomento à prevenção, passandopelas contrariedades psíquicasdo doente e envolvência familiar.

Encontros com o Teatroem CaneçasÀs 17h00 o Grupo de Teatro Ce-gada apresenta a peça “Os ou-tros”, de Jaime Salazar Sampaio.

Teatro InfantilNo âmbito do Sementes – 15ºMostra de Cinema para o Pe-queno Público, o Centro CulturalMalaposta apresenta hoje a peçainfantil “Boxy George”, pelo TeatreRefleksion, da Dinamarca. Paraver às 16h00 na Sala Café-Teatro.Preço único 5 euros. 55’. Dos 5aos 10 anos.

Encontro de Corosna SMOA Sociedade Musical Odivelenserealiza hoje às 17h30 o 3º Encon-tro de Coros que conta com aparticipação do Grupo Coral“Maria Gomes”, sob a direcção doMaestro Fernando Quintela, do“Grupo Coral Edu(cant)are” e “CoroVozes Crescendo”.Este encontro apresenta em es-treia os Coros Juvenil e Infantilda SMO e representa «Mais umagradável momento de Cultura ondea música se eleva, através do canto,para tocar os nossos sentidos».

Ciclo Formativo“Educação para a Saúde”Acção sobre o Consumo de Subs-tâncias Psico-Activas destinada aprofessores, educadores de in-fância e outros técnicos de edu-cação e de intervenção social, adesenvolverem funções em esta-belecimentos de educação e en-sino do concelho de Odivelas.Nas instalações da Divisão deSaúde e da Prevenção dasToxico-dependências, da CMO.Das 10h00 às 13h00 e das 14h30às 17h30.

Heróis em AcçãoDas 09h00 às 17h00 o Grupo Inte-ragir da Escola Secundária deOdivelas vai promover no ParqueUrbano do Silvado a iniciativa“Heróis em Acção” que visa incutirconhecimentos básicos que po-derão fazer a diferença em situa-ções de emergência e que contacom o apoio da Polícia de Segu-rança Pública, da Protecção Civile do Instituto Nacional de Emer-gência Médica.

O Fim do FilmeNo âmbito do Sementes – 15ºMostra de Cinema para o Pe-queno Público, o Centro Cultural

ENTRE TANTODE 22 A 28 DE MAIO

CARNEIROHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 11Carta Dominante: O Mágico, que significa Habilidade.Amor: Harmonia na sua relação. Com os nossos pensamentos e palavras criamos omundo em que vivemos!Saúde: Consulte regularmente o dentista.Dinheiro: Cuidado com investimentos.

TTOOUURROOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 12Carta Dominante: 3 de Ouros, que significa Poder.Amor: Seja selectivo nas suas amizades. Plante hoje sementes de optimismo, amore paz. Verá que com esta atitude irá colher mais tarde os frutos da alegria.Saúde: Problemas de rouquidão.Dinheiro: Seja prudente no local de trabalho.

GGÉÉMMEEOOSSHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 13Carta Dominante: 6 de Espadas, que significa Viagem Inesperada.Amor: O amor paira no ar. Procure intensamente sentimentos sólidos e duradouros,espalhando em seu redor alegria e bem-estar!Saúde: Nada o preocupará a este nível. Dinheiro: Época pouco favorável.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 14Carta Dominante: 2 de Copas, que significa Amor.Amor: Deixe que os outros se aproximem de si. Olhe tudo com amor, assim a vidaserá uma festa!Saúde: A saúde é o espelho das suas emoções.Dinheiro: Período favorável.

LLEEÃÃOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 15Carta Dominante: 7 de Paus, que significa Discussão, Negociação Difícil.Amor: Tenha mais contacto com familiares. A verdadeira beleza não é visível aosolhos, pois está no coração!Saúde: Faça uma caminhada por semana.Dinheiro: Sem sobressaltos.

VVIIRRGGEEMM Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 16Carta Dominante: 4 de Copas, que significa Desgosto.Amor: Organize um jantar de amigos. Aproveite ao máximo os momentos de alegriapara agradecer a Deus tudo o que tem!Saúde: Evite a rotina.Dinheiro: Não se precipite nos gastos.

BBAALLAANNÇÇAA Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 17Carta Dominante: Valete de Espadas, que significa Vigilante e Atento.Amor: poderá começar uma nova amizade ou um novo relacionamento.Saúde: Durma mais para recuperar energias.Dinheiro: Boa capacidade de resolução de conflitos e gestão de recursos.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 18Carta Dominante: 3 de Espadas, que significa Amizade, Equilíbrio.Amor: Possível desilusão com alguém próximo. Dê a mão a quem dela precisa. Saúde: Faça exercícios de relaxamento.Dinheiro: Não se distraia.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 19Carta Dominante: O Eremita, que significa Procura, Solidão.Amor: Procure estar calmo. Não se canse a viver agitado!Saúde: Poderá ter problemas respiratórios.Dinheiro: Tudo estará a correr bem.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 20Carta Dominante: A Força, que significa Força, Domínio.Amor: Não dê importância a comentários. Sentir-se-á um pouco sozinho no mundo,mas não é bem assim, afinal tem tanta gente que gosta de si.Saúde: Proteja os ouvidos. Estão sensíveis.Dinheiro: Não se precipite ao fazer compras.

AAQQUUÁÁRRIIOOHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 21Carta Dominante: Ás de Copas, que significa Principio do Amor, Grande Alegria.Amor: Dê atenção às pessoas mais velhas da sua família. Saúde: Não esforce as suas pernas.Dinheiro: Seja alegre e optimista, enquanto trabalha; desempenhe o seu papel de co-ração aberto e com um sorriso na cara!

PPEEIIXXEESSHoróscopo Diário Ligue já! 760 30 10 22Carta Dominante: Cavaleiro de Espadas, que significa Guerreiro, Cuidado.Amor: Não ligue ao que as outras pessoas dizem. O pensamento positivo é o melhorremédio para qualquer mal.Saúde: Tendência a dores de garganta.Dinheiro: Possível aumento.

Horóscopo

SEXTA 21 DE MAIO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

SÁBADO 22 DE MAIO

Malaposta apresenta nos dias 22e 23 de Maio a Oficina de Cinema“O Fim do Filme”. Sábado às 16h00e Domingo às 11h00. Preço único2 euros. 120’. Dos 9 aos 14 anos.

Homenagema Luís Filipe CostaAté amanhã, 22 de Maio, com iní-cio às 21h30, o Centro CulturalMalaposta apresenta uma retros-pectiva do realizador televisivoLuís Filipe Costa, com o título “AVoz de Abril Parte II – Ficção” quecontará com a presença do realiza-dor. Preço único 2 euros. 60’. M/6.

Fraude na MalapostaSexta e Sábado, o Centro CulturalMalaposta, apresenta no seuCafé-teatro, com início às 22h00,o espectáculo de Stand-Up Co-medy, “Fraude” de Leandro Mor-gado. Preço 8 euros, sujeito adescontos. 75’. M/12.

Exposiçãode Catarina ClaroDe 07 a 30 de Maio pode ver nofoyer da Malaposta a ExposiçãoIndividual de Pintura de CatarinaClaro, “Entre Espaços”.

Um cadáver atrás da portaAté 06 de Junho o Centro CulturalMalaposta apresenta a peça “Umcadáver atrás da porta” com texto eencenação de Fernando Gomes eco-produção Malaposta/Klassikus.«Quando o suspense e o crime são ser-vidos com humor o resultado é umaparódia dos filmes policiais». Com Isabel Ribas, Jorge Estreia,José Nobre. Luís Pacheco, PaulaFonseca e Rui Raposo.De Quinta-feira a Sábado às21h30 e aos Domingos às 16h00no auditório. 10 euros sujeito adescontos. 120’. M/12.

DOMINGO 23 DE MAIO

QUARTA 26 DE MAIO

E AINDA...> Até 23 de Maio na Casa daCultura de Caneças: Exposição“Notícias de Odivelas no Quatro deOutubro, Uma visão Republicana”.

> Até 25 de Julho na Malaposta:“O Gato das Botas”, de Terça aSexta-feira às 10h30 e 15h00 rea-lizam-se sessões para escolas(por marcação) e para o públicoem geral aos Sábados às 16h00 eaos Domingos às 11h00. Preçoúnico 5 euros. M/3.

> Descontrai-te – Sessões de Yoga:A pensar em todos os que que-rem bem-estar… Terças e Quin-tas-feiras, das 19h às 20h30, eSábados, das 08h00 às 09h30, naCasa da Juventude. Informaçõespelo 219 320 480.

QUINTA 27 DE MAIO

OUTROS DIAS

Page 3: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 3NovaOdivelas

PODER LOCAL

«Vamos sofrerna pele o PlanoNacional deAusteridade»

odos os municípios estão«Muito preocupados com oPlano Nacional de Austeri-

dade e com as consequências que osmunicípios vão sofrer na pele»disse a Presidente da Câmara deOdivelas que adiantou «O corteprevisto para os municípios é demais de 100 milhões de euros e irápenalizar Odivelas em pelo menos5% da verba atribuída o que émuito porque estamos a falar de120 mil euros por mês, ou sejamais de um milhão e 400 mil eurosnum ano o que para nós é muitoviolento» quando as receitas pró-prias do município estão a descer.«Em Maio esperávamos 9 milhõesde euros de receita e tivemos 7 mi-lhões», informou a edil. Estes factores conjugados levam a«Um esforço acumulado e estamosnum dos piores anos de sempre doponto de vista económico e finan-ceiro. Digamos que o pior ano so-cial de sempre para o país e para o

município de Odivelas porquevamos sofrer na pele aquilo quevão ser as consequências destePlano de Austeridade». Susana Amador mostrou-se «Se-riamente preocupada e apreensiva»e por isso esta semana já reuniucom todos os partidos políticoscom representação no executivomunicipal para analisar a situaçãoe as consequências para Odivelas.No entanto, apesar desta situaçãoSusana Amador garantiu que «Oscompromissos sociais e de segu-rança pública permanecerão into-cáveis. Outras situações terão deficar obviamente prejudicadas. Asprioridades no que tem a ver coma segurança da população, oapoio às famílias e as questões so-ciais irão manter-se inalteráveisporque essas são sempre as nossasprioridades.Esta situação pode levar à redu-ção de alguns apoios da Câmara,nomeadamente às associaçõesbombeiros (nos apoios extraordi-nários) e às juntas de freguesia noâmbito do Protocolo de Delega-ção de Competências, admitiu aedil. «Temos de falar com os bom-beiros e com as juntas de freguesiaporque a Câmara Municipal nãopode distribuir aquilo que deixoude receber e por isso temos de dis-tribuir o sacrifício por todos. Nes-tes tempos de dificuldades temos deestar mais próximos uns dos ou-tros, estar solidários e potenciaraquilo que temos» sublinhou.

QUOTIDIANOS

Henrique [email protected]

A Presidente da CâmaraMunicipal de Odivelas,Susana Amador, manifes-tou-se preocupada com oPlano Nacional de Auste-ridade apresentado peloGoverno e com as conse-quências da sua aplicaçãono concelho de Odivelas.

A História Oral é hoje ummétodo de trabalho dos his-toriadores muito consideradonos meios académicos. Bastaatentarmos no excelente tra-balho que o Centro de Docu-mentação 25 de Abril daUniversidade de Coimbra, e asua alma, Maria ManuelaCruzeiro, têm vindo a fazernos últimos anos, com o re-gistado depoimentos de al-guns dos principaisprotagonistas do 25 de Abril eposterior publicação em livro.Igualmente, o Centro de Estu-dos de História Contemporâ-nea do ISCTE está adesenvolver projectos de His-tória Oral sobre temas rela-cionados com o 25 de Abril:um, da responsabilidade daprofessora Luísa Tiago de Oli-veira e outro coordenado pelaprofessora Ana Mouta Faria.Eu próprio estou envolvidono segundo, que consiste,basicamente, em entrevistasa militares que estiveramem serviço nas ex-colóniasdurante o processo de des-colonização.Não há nenhuma razão queimpeça que se aplique estemétodo de investigação his-tórica aos militares que esti-veram ligados ao Posto deComando do MFA, principal-mente os operacionais que,dali, dirigiram as operaçõesdo 25 de Abril. Basta, paratanto, que se promova umaparceria com esse objectivo.Naturalmente, o movimentocívico do Posto de Comandoestará interessado em inte-grar o projecto, quaisquerque sejam os termos possí-veis. Mas, a principal insti-tuição promotora deveriaser a Câmara Municipal deOdivelas.As entrevistas a realizar da-riam óptimos documentáriosoriginais, para serem visiona-dos no Posto de Comando eoutros materiais didácticosdestinados às escolas. Paraalém do ineditismo do pro-jecto, dinamizaríamos o Nú-cleo Museológico e teríamosrecursos que as escolas agra-deceriam e que serviriamtambém para promoveraquele espaço entre os pro-fessores e estudantes doconcelho.Vale a pena ser ambicioso econceber um projecto destadimensão.

Jorge [email protected]

Projecto dehistória oral

T

VOLTAS. Há um ano que este serviço “anda às voltas pela cidade”.Susana Amador e Corrêa de Sampaio deram “uma volta” no Voltas paracelebrar a efeméride. Reportagem na NNOO TTVV em www.novaodivelas.tv

PODER LOCAL

Plano Regionalatrasou PDMde Odivelas

margem da Sessão deApresentação do PlanoMunicipal de Emergência

que decorreu na Segunda-feira, aPresidente da Câmara de Odive-las, embora não apontando datas,referiu que em breve se poderáentrar na fase de Discussão Pú-blica do Plano Director Municipal.Segundo a edil não estamos maisavançados devido a atrasosalheios ao município e que seprendem com o PROT da AML.«Aquilo que a meu ver não é umaalteração mas uma revisão pro-funda desse plano» levou a que osPDM’, quer os que estão em pre-paração quer alguns que foramaprovados em Dezembro de 2009estão à espera do novo PROT.

Houve uma reunião na Junta Me-tropolitana para apresentar esseplano regional e «Estamos agora àespera de reunir com o Secretáriode Estado porque os municípiostêm ainda muitas sugestões e críti-cas a fazer ao documento que foimuito feito só com técnicos e compouca participação dos políticos. Arevisão foi feita durante a Campa-nha Eleitoral o que levou a que hou-vesse pouco acompanhamento porparte dos presidentes de câmara e fi-zeram-se alterações muito desagra-dáveis para alguns municípios».

Segundo a edil Odivelas teve ocuidado de envolver muito deperto a Comissão Coordenadorade Desenvolvimento Regional(CCDR) que veio visitar o territó-rio «Para perceber que zonas queestavam a manchar como zonas vi-tais e como zonas de reserva ecoló-gica metropolitana não deviam sermanchadas dessa maneira porquesão zonas marcadamente urbanase para onde temos expectativas eco-nómicas e empresariais». Neste mo-mento Odivelas está a negociarcom a CCDR algumas dessas alte-rações nomeadamente para Cane-ças «Onde queremos manter umavocação turística que ficava prejudi-cada com a interpretação da CCDRe na Paiã onde temos lotes que que-remos que sejam empresariais». ACâmara de Odivelas fez um pare-cer onde identificou as preocupa-ções do município e que iriam porem causa o PDM do concelho. Susana Amador disse ainda que aalteração do Regime Jurídico deOrdenamento do Território «Nosfez perder seis meses porque o Go-verno resolveu alterar esse regimea meio da nossa revisão do PDM». A presidente garantiu que «Se nãotivesse acontecido isto já teríamosentrado no período de discussão hámuito tempo».

Henrique [email protected]

A revisão do Plano Regio-nal de Ordenamento doTerritório (PROT) da ÁreaMetropolitana de Lisboa(AML) está a condicionar aconclusão do Plano Direc-tor Municipal do Concelhode Odivelas, afirmou Su-sana Amador.

À

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Foto

graf

ia: A

rqui

vo N

O

«Se não fosse o PROTda AML já estaríamosna discussão públicado PDM de Odivelas.Assim não podemosfazer previsões».

Foto

graf

ia: A

rqui

vo N

O

Page 4: Nova Odivelas 346

21 Maio 20104 NovaOdivelas

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

Educação RodoviáriaDesde Terça-feira e até amanhã,a Caravana Rodoviária está mon-tada, no Parque Bio-Saudáveldas Colinas do Cruzeiro, numaparceria da Câmara Municipalde Odivelas com o Instituto deSegurança Rodoviária da Funda-ción MAPFRE.Esta caravana tem por objectivo«Promover os bons comportamen-tos e fomentando as atitudes cívi-cas e responsáveis, no âmbito dasegurança e prevenção rodoviáriajunto das crianças com idadescompreendidas entre os 8 e 12anos», segundo Nota de Im-prensa da CMO. A Caravana de Educação Rodo-viária, que inclui um circuito dekarts e aulas de formação, ondese explicam normas e conceitosbásicos de circulação rodoviária,tem previstas acções com as es-colas do Concelho, nomeada-mente, ao nível das EB1 e EB 2,3,bem como, acções abertas ao pú-blico em geral, nomeadamente,no dia 22 de Maio, último dia daCaravana.

Maio, mês do CoraçãoNo âmbito do Programa da Fun-dação Portuguesa de Cardiologia”Maio, mês do Coração”, a CâmaraMunicipal de Odivelas está a rea-lizar várias acções com o objec-tivo de sensibilizar a populaçãopara a importância da adopção deestilos de vida saudáveis. Uma dessas acções aconteceuesta Quinta-feira nas instalaçõesda Divisão de Saúde e da Preven-ção das Toxicodependências, eteve como tema “Alimentação eActividade Física”, integrada noCiclo Formativo Educação para aSaúde. A próxima acção será aCaminhada “Coração Solidário”que terá lugar no dia 28 de Maioe será dirigida aos utentes doscentros de dia e da terceira idadedo concelho de Odivelas, aosalunos do Clube de Movimento,podendo nela participar todas aspessoas que o desejarem. A Ca-minhada tem início às 10h00 noParque Urbano do Rio da Costae será acompanhada de ras-treios, como medição de Glice-mia, medição da Tensão Arteriale avaliação de Índice de MassaCorporal.

JSD/OdivelasA JSD de Odivelas realizou naQuarta-feira um Plenário de Sec-ção onde fez o Balanço do Man-dato 2010/2010.

ENSINO

Alunos da Secundária reinventam a cidadeo âmbito da Área Projectoque tinha como tema “Fazde Odivelas uma Cidade Me-

lhor” os alunos do 12º ano da Es-cola Secundária de Odivelascriaram um grupo de trabalho comobjectivos definidos e reinventarama cidade projectando habitações eequipamentos que transformariamem absoluto a cidade. O Coordenador de Área Projectodo 12º ano, João Ramalho, expli-cou-nos que no início do ano lec-tivo foi necessário definir umtema global para todas as turmase foi escolhido “Faz de Odivelasuma Cidade Melhor”. Todas as tur-mas, independentemente da áreade estudo tiveram como base estetema na elaboração dos diversostrabalhos que realizaram com aorientação dos professores mascom a escolha dos projectos e dasformas de os concretizar a cargodos alunos. Foi criado um site da Área Pro-jecto e todos os grupos criaram oseu próprio blogue. Tiveram tam-bém de apresentar um relatório eo projecto que podia assumir aforma de maqueta, instalação ouevento. Para o Coordenador «Osresultados foram espantosos comprojectos de muita qualidade, deelevado nível e ideias perfeitamenteexequíveis». O autismo foi o tema escolhidopelo Grupo Mundo Interior quecriou um Centro de para criançasautistas e um brinquedo adaptadoa estas crianças com várias valên-cias. Fazem parte do grupo a AnaLopes, a Vanessa Alberto, o BrunoFerreira, o Rodrigo Martins e aCarla Peres. O Grupo Saúde e Prevenção emAcção, para além de promover arealização de vários simulacrosna Escola, elaborou uma ma-queta da ESO onde estão assina-ladas as saídas de emergência eos pontos de abrigo em caso desismo ou inundações graves. Ospercursos das aulas aos pontosde abrigo estão devidamente as-sinados na maqueta e no próprioedifício da escola.

O Grupo Beta House criou umacasa do futuro, com componentesecológicos. Foram pensados ma-teriais ecológicos e tecnológicos efeita alguma inovação na constru-ção. A casa dispõe horta biológica,sistema de recolha e reutilizaçãodas águas, fossa biológica, a ilumi-nação com recurso a leds alimen-tados por energia foto voltaica. Atecnologia dispensa fechaduras e a

retina comanda as aberturas e umcomputador central comanda todaa casa. O Beta House é compostopor Diogo Afonso, Mariana Co-trim. João Mota, Rodrigo Silva eRute Simões. O Grupo Odiesperança pretendeualiviar o IPO de Lisboa e criar emOdivelas um Centro Ecológicoque seria um hospital local dedi-cado à doença. Pedro Portela, An-

N

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

tónio Mineiro, Sílvia Fonseca, AnaRamada e João Pereira. Afrocura é composto por KieneSílvia, Melissa Leite, Patrícia Nas-cimento, Carla Ribeiro e CláudiaRibeiro. De origem africana cria-ram um Jardim Botânico complantas medicinais de origem afri-cana que forneceriam matériaprima para pesquisa e produçãode medicamentos. O Grupo Odicolor criou um ar-ranjo paisagístico para a zona doMonumento ao Senhor Roubadocom protecção do monumento. AVânia Soares, a Carla Sofia, oDuarte Domingos e a SusanaMota constituem este grupo.O projecto Ecovida aponta parauma Odivelas mais ecológica coma construção de um Parque Ecoló-gico. Ivo Santos, Débora Ribeiro,Cláudia Morais e Rute Neto são osalunos que compõem este grupo.Os trabalhos estiveram em expo-sição até hoje no Pavilhão Poliva-lente de Odivelas. HR

3ª IDADE

a Sexta a Casa de Repousoda Enfermagem Portuguesaem Caneças, assinalou o Dia

do Enfermeiro (que se comemora a12 de Maio) com uma festa conví-vio nas suas instalações que juntoutodos os residentes da instituiçãonum espectáculo onde actuou “Aprata da casa” e que teve como con-vidados o Grupo Coral da Associa-ção de Reformados e Idosos deCaneças (CURPIC). A tarde começou com uma breve in-tervenção da enfermeira Felisbela,presidente da Direcção da institui-ção, que lembrou o papel dos en-fermeiros na melhoria da vida dosdoentes e no êxito dos tratamen-tos, dirigindo palavras de muito ca-rinho às enfermeiras e enfermeirosresidentes na Casa de Repouso elembrando a abnegação e al-truísmo que foi apanágio das suas

Caneças assinalou Dia do Enfermeiro

N

vidas profissionais.O Grupo de Teatro orientado porLuís Viegas apresentou algunsapontamentos humorísticos quedespertaram muitas gargalhadas ealguns utentes cantaram canções.Um pequeno filme com frases deutentes e profissionais sobre a pro-fissão foi um ponto alto desta festa

EDIÇÃO IMPRESSA. A edição integral para folhear na Internetem www.jornal.novaodivelas.pt

e trouxe mesmo algumas lágrimasaos rostos marcados por uma vidaintensa de dedicação à profissãoque abraçaram.Num gesto simples, uma residenteofereceu à instituição uma imagemdo Menino Jesus que deu o mote àpresidente da Direcção para falar dosonho dos órgãos sociais da insti-tuição de construir uma capela den-tro do espaço da Casa de Repouso epor isso estão já a recolher fundoscom esse objectivo. A enfermeiraFelisbela garantiu no entanto que asobras só avançarão quando foremconseguidas todas as verbas neces-sárias à construção.O Grupo Coral da CURPIC terminouo espectáculo com canções popula-res seguindo-se o lanche que conti-nuou o convívio. HR

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Page 5: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 5NovaOdivelas

PUB

Rural’artDecorreu esta Quarta-feira nasinstalações do Urbano ao Rural naEscola Profissional e Agrícola D.Dinis da Paiã (EPADD), a 2ª edi-ção do Rural’art, que contou tam-bém com inauguração de umaexposição, que ficará patente atéao dia 15 de Julho de 2010.O programa do Urbano ao Ruralcomeçou a ser desenvolvido pelaCâmara de Odivelas, no Ano Lec-tivo 2000/2001 em parceria coma EPADD e tem como objectivoproporcionar, junto das criançase jovens, o contacto com o meiorural, sensibilizando-os para avalorização e preservação da Na-tureza e do Meio Ambiente.Anualmente, 3200 alunos dosJardins-de-infância e do EnsinoBásico das redes pública, solidá-ria e privada, têm a oportunidadede realizar tarefas diversificadas,como sejam agro-pecuária, pas-seios de póneis, bem como departicipar em oficinas tecnológi-cas, de arte e em diversos ateliês.Participam nesta 2ª edição, 11escolas públicas do concelho e 6estabelecimentos educativos pri-vados, com um envolvimento decerca de 1400 alunos.

Um Dia no Regimento Jovens alunos de escolas do En-sino Secundário e Profissional doConcelho de Odivelas estão a tera oportunidade de passar um diano Regimento de EngenhariaUm, da Pontinha, através da ini-ciativa “Um Dia no Regimento”que se integra no programa mu-nicipal “Juventude ConVida –Educação um Reolhar Jovem”. Esta Quinta-feira teve lugar maissessão deste evento que propor-cionou aos jovens a realização dasmais diversas actividades ligadasà instrução militar, nomeada-mente a operação de máquinas,armamento, camuflagem, slide,rappel e escalada, para além deconhecerem o Núcleo Museoló-gico Posto de Comando do MFA.

Moto Clube de OdivelasO Moto Clube de Odivelas “GrupoMotard Doninhas do Asfalto” aca-bou de lançar o seu site oficial emwww.gmdoninhasdoasfalto.com,com o apelo aos motociclistas queadiram ao clube que ajudem aconseguir uma Sede onde possamfuncionar. Como diz Ricardo Ca-milo, fundador do clube, «Está nahora da Cidade de Odivelas serbem representada por todos osamantes do motociclismo».

DIRECTASPÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Obras descobrem cadáver com 400 anos

or se encontrar nas proxi-midades de uma igreja se-cular as obras estão a ser

acompanhadas por Mafalda Ra-poso, arqueóloga de uma em-presa contratada pelo IPPAR, quena passada Sexta-feira descobriualguns ossos, numa vala que es-tava a ser aberta, admitindo-se

nessa altura a possibilidade depertencerem a um cadáver hu-mano. Já na Segunda-feira as sus-peitas confirmaram-se com adescoberta de um corpo com-pleto. Iris Otte, antropóloga queentretanto foi chamada para olocal, datou o corpo como tendo

400 anos e corresponder a umindivíduo de sexo indetermi-nado, que teria 40 anos à alturada morte. Foram também encontrados al-guns ossos em cima deste cadá-ver e que não lhe pertencem oque pode indiciar a presença de

Foto

graf

ias:

Hen

rique

Rib

eiro

mais cadáveres naquele local, se-gundo nos disse Mafalda Raposo,pelo que as investigações vãocontinuar. Rogério Breia, presi-dente da Junta de Freguesia daPóvoa de Santo Adrião disse-nosque apesar das obras estarem pa-radas naquele troço elas estão acontinuar a bom ritmo no restodo percurso pelo que esta para-gem não deve atrasar a conclu-são da obra. O autarca admite a possibilidadede o corpo poder ser de alguémilustre na vida povoense dessa al-tura porque nessa época era cos-tume enterrar os corpos daspessoas ilustres em frente dasigrejas, sendo que a parte de trásreservada ao clero e o povo eraenterrado nas laterais.A descoberta interessou a popula-ção da Vila e nas conversas nosmais variados locais o tema surgesempre com especulações sobre aorigem do corpo, que vão dasmais simples e admissíveis àsmais inverosímeis que certamentese irão manter até à conclusão dasinvestigações a levar a cabo pelasautoridades competentes. Desdea descoberta dos primeiros ossosque uma autêntica romaria se for-mou com muitas pessoas a dirigi-rem-se ao local da escavação paraver os trabalhos.

Henrique [email protected]

As escavações das obrasda 2ª fase da EstaçãoElevatória de Águas Plu-viais da Póvoa de SantoAdrião, que estão a serrealizadas pela SIMTEJOnaquela vila, revelaram aexistência de ossos hu-manos que deverão tercerca de 400 anos.

P

RELIGIÃO

ste domingo no BairroCasal da Silveira em Fa-mões procedeu-se à pré-

inauguração do edifício ondeficará situada a nova Igreja em ce-rimónia que contou com a pre-sença da Presidente da CâmaraMunicipal de Odivelas, SusanaAmador, da Vereadora Sandra Pe-reira e do Presidente da Junta deFreguesia de Famões, António Ro-drigues, entre outros.A iniciativa teve como ponto altoo almoço convívio onde estiverampresentes mais de duas centenasde pessoas e que teve comoementa uma saborosa feijoada. Nos curtos discursos o Padre Aní-bal agradeceu a presença detodos e deixou a certeza que aobra que está parcialmente feita épara concluir brevemente apesardas dificuldades deixando o repto

Inauguração da Igreja de Casal da Silveira

E

a todos para o ajudarem nessaárdua tarefa. António Rodrigues mostrou-se sa-tisfeito por estar presente elo-giando o esforço da comunidade

do Casal da Silveira em especialao Dr. Carvalho de Matos que foimuito aplaudido. Susana Amador iniciou a sua in-tervenção referindo-se à mensa-gem de fé, esperança e confiançadeixada pelo Papa Bento XVI nasua visita a Portugal. Elogiouainda toda a comunidade quesempre acreditou que era possívelver esta obra concretizada. Porfim garantiu que apesar da anun-ciada crise e da diminuição deverbas vindas do Orçamento deEstado, as políticas de apoio àacção social vão continuar e são«intocáveis».Para finalizar o animado almoçoassistiu-se á actuação do Grupode musica tradicional portuguesa“Entrelinhas” do Centro Cultural eDesportivo dos Trabalhadores doMetropolitano de Lisboa. DB

Foto

graf

ias:

Dav

id B

raga

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

BOMBEIROS DE ODIVELAS. Seminário Técnico de Desencarceramentoe extracção de vítimas em veículos pesados de mercadorias.Reportagem alargada na NNOO TTVV em www.novaodivelas.tv

Page 6: Nova Odivelas 346

21 Maio 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Universidade Sénior

A Universidadeem Odivelas é FIXE

uando decidi aposentar-me, planeei o meu futuro.Chegou o dia da aposentação. Que fazer no diaseguinte?

Os sonhos continuavam novos, a vontade de aprendercomo quando era jovem e a energia mantinha-se.Que fazer?Sentia a energia própria de uma mulher de meia-idade,mas que não queria limitar-me às lides caseiras, a ver te-levisão e ao sofá. Pretendia manter uma vida equilibradae saudável.Após alguma meditação sobre várias hipóteses, decidi sobreo que iria fazer, e que seria algo que por razões várias, nãotinha tido oportunidade de fazer quando era jovem.Comecei pelas artes, e iniciei um curso de desenho, ondeadquiri conhecimentos sobre o desenho.Posteriormente frequentei um curso de pintura e artesdecorativas durante mais de quatro anos. Actualmentetenho um Blogue na Internet (salotitos.blogspot.com)onde exponho vários dos meus trabalhos, que considerouma mais-valia.Também dedico parte do meu tempo livre ao voluntariadona Igreja de Odivelas.Nos últimos três anos, optei por acrescentar algo mais àminha vida e inscrevi-me numa Universidade Sénior. Ac-tualmente frequento na Universidade Sénior de Odivelas,as disciplinas de História de Arte, História Contemporânea,História das Religiões e mais recentemente Oficina de Jor-nalismo e Economia Política.Gosto muito da Universidade e da forma como os professo-res se dedicam ao ensino, para que todos nós obtenhamosos conhecimentos sobre as matérias dadas. Independente-mente da idade dos alunos, os professores põem toda a suasabedoria ao nosso dispor para que obtenhamos o máximode conhecimentos sobre as matérias dadas.Assim sigo os meus objectivos, porque além da aprendiza-gem, o ambiente é bom, os colegas de curso são sociáveis,cooperantes e simpáticos. Espero que no futuro haja mais actividades, tais como pa-lestras, visitas de estudo etc.Estou contente, e encontrei um grupo de amigas, que nosreunimos mensalmente num almoço de confraternizaçãopara fortalecermos a nossa amizade e alegria.Assim mantenho os dias ocupados e por vezes não dispo-nho de tempo quando sou convidada para mais eventos.Até na brincadeira costumo responder quando sou convi-dada para algo mais, que só tenho tempo para pintar, estu-dar, conviver e passear.Ah a Universidade de Odivelas é espectacular, pois os exa-mes são só para os velhos, nós agora só estamos a apren-der…. É fixe e só para jovens de espírito.

Salomé Ribeiro

Q

Dualidades

A história não é tão complicada como políticose analistas versados em economia querem fazeracreditar.Nem é preciso falar de capitalismo vs socialismoou de ideologias no âmbito social, económico epolítico. Apenas é necessário olhar o Mundo deuma outra forma e, como nos filmes de happyend, castigar os maus e recompensar os bons.

rejnev e a sua teoria da soberania limitada, encontra,naqueles que tanto o criticaram, em especial quando dainvasão da então Checoslováquia, quem hoje historica-

mente lhe dê razão? O imperialismo económico, de um mercado financeiro onde oque conta é o egoísmo mais rasteiro, faz valer o seu Poder e osinvestidores que fazem parte do dito, chantageiam os pobresou aqueles que, por bonomia ou demagogia, não respeitam aschamadas leis de mercado e o Estado vai mais além que aquiloque os chantagistas exigem. Ou seja, como usurários, valem-seda aflição dos outros para lhes retirar tudo o que têm.A luta inter-imperialista começa, agora, que já não existem naverdade dois campos opostos - a contradição essencial -, aimpor leis que cada vez mais são lesivas da humanidade. É oque se passa numa perspectiva de controlo da economia, emrelação, neste caso, aos EUA vs Europa. Poderemos dizer queo grande capital não vê com bons olhos a zona euro e quer li-mitar a margem de manobra dos países europeus ligados pelamoeda única.Os mercados financeiros, ligados aos EUA, usam como armade arremesso as empresas de rating, as quais, unilateral-mente, medem os riscos de valer aos países que necessitamde empréstimos externos. Ora, essas empresas americanasatormentam, com uma posição que visa o aumento dos juros,os países mais pobres da zona euro, que necessitam de di-nheiro como o pão para a boca, acusando-os de despesistase de terem défices exagerados. Não é por acaso que Grécia,Portugal, Espanha e Irlanda são constantemente pressionados,ao ponto de tomarem medidas que são um autêntico retro-cesso do ponto de vista civilizacional e que os coloca na viados direitos e deveres de quem trabalha na visão do século XIX.O que acontece, é que o sistema de exploração dos povos vaiapertando cada vez mais e só por piada se pode falar no pri-mado do Poder político em relação ao económico. A juntar aglobalização capitalista e o endeusamento do capital comoúnica forma de desenvolvimento, o Mundo é gerido como sefosse uma pescadinha de rabo na boca.O Patriotismo foi-se (não misturar com o nacionalismo, quesão coisas diferentes), os políticos vendem as Pátrias e a se-nhora Merkel e o sr. Sarkozy determinam, em nome da recu-peração e da estabilidade na zona euro. Traidores evendilhões do templo, há-os por aí e algumas figuras arvoram-se no direito de julgar o que é o interesse nacional. No fundo,defendem aquilo que mentes alienadas dizem ser o melhor dossistemas existentes, mesmo que não seja bom. É o melhor parauns quantos serviçais, ou… o menos mau. Todavia, para amaioria do Povo, nunca houve a vontade de que esta espéciede história tivesse um fim feliz. Provavelmente e sem exageros,estaremos à porta de enormes conflitos sociais…Afinal, bastaria justiça e bom senso, leis de aplicação que nãotivessem o objectivo de proteger uma classe social, pois con-tinuamos a ter um Mundo em que os espertos (não falo dosinteligentes), oportunistas e gente da carreira do subir navida, são aqueles que desequilibram as coisas.Quanto à independência Nacional, recordo que o Povo por-tuguês, em 1385, acabou por nomear o Mestre de Avis comoregedor e defensor do reino.Os séculos passam e, hoje, a Alemanha da senhora Merkelfaz lembrar aquilo que Hitler não foi capaz de fazer: dominara Europa, talvez o Mundo. Afinal, se analisarmos bem as coi-sas, a UE não passa de um «bluff», que, apenas, serve parauns quantos em detrimento de uma política social, de umaverdadeira união de Povos. Eu não acredito nela, pois a uni-dade é regida por princípios e os que vigoram são ditadospelos mercados financeiros.Acredito na unidade dos Povos, na perspectiva de uma inte-lectualidade de civilização ética e de princípios definidosentre o bem e o mal, onde o respeito pela dignidade de umtodo humano não se reduza ao miserabilismo do orgulhosa-mente sós, nem ao humilhante princípio do submetidos, di-minuídos, mas acompanhados.

B

O mercadofinanceiro…É quem mais ordena!

Fernando Tudela

Mundo das Tropelias

Actualmente, a criança passa por várias fases que apermitem alcançar maturidade suficiente para de-senvolver a percepção do que é a música, os sons, deonde provém a sua criação, a forma como se cria, in-terpreta e comunica através da música, assim comoa importância das diferentes culturas musicais quenos rodeiam.Sendo a música portadora de uma cultura tão íntimae de uma linguagem universal, porque não utilizá-lana exploração das áreas curriculares implementadasnas escolas!?A construção de instrumentos musicais utilizando ma-teriais reciclados foi o desafio lançado aos nossos alu-nos, que assim de uma forma mais prática e lúdicaconheceram e exploraram as potencialidades de dife-rentes materiais e as suas capacidades sonoras.

Professora Raquel GomesMundo das Tropelias

70

PUBLIRREPORTAGEM

A importânciada música nodesenvolvimentodas crianças – Parte 2

PROFESSOR MORGADO- VIDENTE EXPERIENTE -

Pagamento antes, durantee após o resultado.

Para si que está na MalapostaA carta da noite seráo NOVE DE OUROS!

Anúncio exclusivo para espectadores do espectáculo A FRAUDE.

PUB

Page 7: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Nova Odivelas 346

8 NovaOdivelas 21 Maio 2010

ACTUALIDADEPROTECÇÃO CIVIL

Esta Segunda-feira a Câ-mara Municipal apresentouo Plano Municipal deEmergência de ProtecçãoCivil de Odivelas (PMEPCO)que será accionado pelapresidente da Câmara emcaso de catástrofes ou aci-dentes graves. Odivelas éum dos dois municípios,entre os 18 da Área Me-tropolitana de Lisboa como Plano aprovado pela Au-toridade Nacional de Pro-tecção Civil. Nos 308municípios do país apenasquatro têm o seu Planoaprovado.

PMEPCO foi apresentadoesta Segunda-feira aos di-rigentes municipais numa

sessão que decorreu nos Paços doConcelho e que contou com a pre-sença da presidente da Câmara deOdivelas, Susana Amador; do ve-reador da Protecção Civil, PauloCésar Teixeira; da Chefe do Ser-viço Municipal de Protecção Civil(SMPC), Cláudia Beiró e da Téc-nica do SMPC, Susana Costa, queapresentou o documento. O vereador explicou que estaapresentação para os dirigentes etécnicos municipais tem «O objec-tivo de nos aproximar mais. É im-possível fazer Protecção Civil se noórgão a quem o serviço pertencenão conseguirmos estar cada vezmais próximos, mais cientes dasmais-valias e daquilo que podemosfazer em cada momento».

O vereador agradeceu a presençados presidentes de Junta que noseu entender têm enorme impor-tância no sistema de protecçãocivil e aos técnicos do SMPC pelaentrega diária que fazem a seu tra-balho. Sublinhou que embora oPlano esteja a ser agora apresen-tado o trabalho já vem de trás,quando o pelouro da ProtecçãoCivil estava nas mãos de SusanaAmador. Paulo César sublinhou que aolongo dos anos a CMO tem in-vestido muito nos agentes deProtecção Civil e que só podefazer esse investimento porquetecnicamente estava habilitadapara fazer essas avaliações. «EstePlano foi feito com a “prata dacasa”, envolvendo vários serviços eteve um resultado que poucas pes-soas esperariam». Dos 308 muni-cípios do país apenas quatro têmo seu plano aprovado e um delesé Odivelas. Nos 18 concelhos daÁrea Metropolitana de Lisboaapenas Odivelas e Seixal têm Pla-nos de Emergência aprovados.«Isto revela não só a dedicação quefoi colocada na elaboração desteplano como a capacidade dos téc-nicos da câmara». Segundo PauloCésar são vários os municípiosque têm pedido o Plano de Emer-gência de Odivelas para servir deguião à elaboração dos seus pró-prios planos.Susana Amador sublinhou quepara este mandato autárquicotinha «Objectivos importantes noque diz respeito a documentos es-tratégicos como é este Plano Muni-cipal de Emergência, o PlanoDirector Municipal e a Carta Muni-cipal do Ruído». Para a edil é bomao fim de sete meses de mandato«Estarmos com este grau de avançono que diz respeito à Carta Munici-pal do Ruído, que já foi apresentadae ao Plano de Emergência e se tudo

correr bem dentro em breve teremoso nosso primeiro PDM». Para a presidente era fundamen-tal que «A nível destes documentosestratégicos Odivelas tivesse a suaprópria autonomia uma vez quevivia ainda com documentos her-dados do município de Loures eque não estavam feitos de raizpara aquilo que é o nosso territó-rio». A edil considerou que Odi-velas é um concelho com muitosriscos e que por isso era funda-mental que existisse este Plano deEmergência. Para além dos riscossísmicos, temos as cheias, o des-locamento das encostas, o fogoflorestal, na mancha de Caneçase o fogo urbano «Tendo em contao casco histórico e a nossa densi-dade habitacional. Um Plano deEmergência com esta qualidade per-mite-nos olhar os próximos anos commais tranquilidade e segurança». Susana Amador defendeu o cres-cimento do Serviço Municipal deProtecção Civil, apostando no in-vestimento nesse serviço para odotar de novas instalações e demais meios. A presidente da Câ-mara quer aderir muito rapida-mente ao SIRESP (SistemaIntegrado de Redes de Emergên-cia e Segurança de Portugal)«Para melhorar as comunicaçõesdo SMPC que são muito exíguas».Susana Amador afirmou que estemandato será de crescimento doServiço Municipal de ProtecçãoCivil «Porque os tempos assim o exi-gem». A presidente quer o SMPC«Com mais autonomia e dotado dosmeios logísticos que lhe faltam», fa-lando mesmo na aquisição deequipamento pesado para respon-der a determinadas situações semter de recorrer a privados.«Quando há uma situação de maiorprecipitação pluvial não podemosestar dependentes de alguma em-presa de construção civil para nos

Henrique [email protected]

Concelho preparado para situações de emergência

ceder equipamento necessário».Encontrar um equilíbrio «Entre oesforço financeiro que fazemos comos bombeiros, para cima de 1 milhãoe 200 mil euros e aquilo que é anossa própria equipa» é uma preo-cupação de Susana Amador que de-fendeu que cada um dos cidadãosdeve ser um agente de ProtecçãoCivil e ter essas preocupações. A edil afirmou que «Este Plano deEmergência corresponde à visão quetemos para o nosso concelho, umavisão proactiva, de segurança e deprevenção».

O Plano Municipalde Emergência

Fenómenos que motivama declaração de situaçãode alerta

ACIDENTE GRAVE:É um acontecimento inusitado comefeitos relativamente limitados notempo e no espaço, susceptível deatingir as pessoas e outros seresvivos, bens ou o ambiente.

CATÁSTROFE: É o acidente grave ou a série deacidentes graves susceptíveis deprovocarem elevados prejuízosmateriais e, eventualmente, víti-mas, afectando intensamente ascondições de vida e o tecido so-cioeconómico em áreas ou na to-talidade do território nacional. Cabe ao Presidente da CâmaraMunicipal de Odivelas declarara situação de alerta de âmbitomunicipal (artigo 13º) face àocorrência ou iminência de ocor-rência de algum acidente graveonde é reconhecida a necessi-dade de adoptar medidas pre-ventivas e ou medidas especiaisde reacção.Os critérios que fundamentam adeclaração de alerta serão conco-mitantes com os de activação doPlano, uma vez que, ao declarara situação de alerta, o Presidenteda Câmara estará simultanea-mente obrigado a convocar a Co-missão, sendo provavelmenteobjectivo último declarar a acti-vação do Plano.

O

PUB

Foto

graf

ias:

Hen

rique

Rib

eiro

Page 9: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 9NovaOdivelas

Concelho preparado para situações de emergência

PUB

CaracterizaçãoClimáticaConcelho de Odivelas localiza-senuma zona onde a temperaturamédia varia entre os 11,4 e os22,7 ºC, segundo as Normas Cli-matológicas;As temperaturas mais elevadassão registadas no período deJunho a Setembro;Estes meses também se caracteri-zam por défice hídrico, ocorrendoneste período a estação seca.

CaracterizaçãoSocioeconómicaDensidade populacional cerca de46 vezes superior à de PortugalContinental e 11 vezes a da AML;

Concelho marcadamente urbano;Maior densidade populacional nasfreguesias da Póvoa de SantoAdrião, Odivelas e Pontinha.Rede Viária: CREL; IC 22 e IC 16. Em 2004, surge o Metropolitanode Lisboa, com a Interface do Se-nhor Roubado e a Estação deOdivelas; Praticamente todos os acessosviários à cidade de Odivelas refe-ridos estão dependentes de obrasde arte (pontes e viadutos) inse-ridos em zonas habitacionais, oque lhes confere um grau de riscoacrescido.O Plano poderá ser accionado emcaso de acidente grave ou catás-trofe. Tem a identificação de todosos tipos de riscos do Concelho,estão definidas as formas de ac-tuação, a organização no terrenopara socorrer as pessoas e bens epara retomar a normalidade logoque possível.O Plano Municipal de Emergênciade Protecção Civil de Odivelas foiaprovado pela Comissão Nacionalde Protecção Civil em reunião or-dinária, realizada a 10 de Feve-reiro de 2010.

Competência paraa activação do planoComissão Municipal de ProtecçãoCivil, sob proposta do Director doPlano ou do seu substituto legal;A activação publicitada nos órgãosde comunicação social concelhios;Excepcionalmente, e caso a natu-reza urgente da ocorrência a issoobrigue, a CMPC pode deliberarcom 1/3 dos elementos que acompõem.

Critérios paraa activação do planoOcorrência de evento sísmico commagnitude igual ou superior a 6,5na escala de Richter;Ocorrência de cheias numa daszonas definidas como zonas derisco, em caudal igual ou supe-rior aos referenciados nos perío-dos de retorno;Ocorrência de um acidente Rodo-viário ou Ferroviário (Metropolitanode Lisboa) de grandes proporções;Decisão da respectiva ComissãoMunicipal de Protecção Civil combase nas informações disponíveis.

NO TV. Agora também pode ver as notícias.Serviços noticiosos diários da NNOO TTVV em www.novaodivelas.tv

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Page 10: Nova Odivelas 346

21 Maio 201010 NovaOdivelas

PUBLIRREPORTAGEM.A sua empresa no Nova Odivelas.Informe-se. Telemóvel: 966 569 857

PUB

PUB

PUB

Page 11: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 11NovaOdivelas

FICHA DO JOGOJOGO: AMSAC X Bons Dias “B”(16/05/2010 – 10:30)PAVILHÃO: Escola EB 2+3 GeneralHumberto DelgadoCOMPETIÇÃO: Campeonato DistritalEscolas, II Fase B – FutsalÁRBITRO: Bruno CoelhoESPECTADORES: 50RESULTADO AO INTERVALO: 4-4 RESULTADO FINAL: 6-5

O Desportotambém passapela NO TV.

À segunda-feira,às 22h comDavid Braga

www.novaodivelas.tv

FUTSAL

Derrota injusta do Bons Dias

DESPORTIVAMENTE

eslocámo-nos a Santo An-tónio dos Cavaleiros paraassistir a um jogo de futsal

do escalão de Escolas entre asequipas da AMSAC e dos BonsDias “B” e não demos por perdidoo tempo em que estivemos no Pa-vilhão da Escola EB 2+3 GeneralHumberto Delgado tal a emotivi-dade que a partida teve do pri-meiro ao último minuto.

Com a alegria e o entusiasmo queé apanágio nesta categoria os jo-vens atletas de ambas as equipassouberam proporcionar a todos osque assistiam ao jogo uma exce-lente manhã desportiva.Começou melhor a equipa da Ra-mada que inaugurou o marcadoraos 7’. A partida passa a ser dis-putada a um ritmo elevado com aequipa da AMSAC a ser mais ob-

DESPORTO. Também está presente na NNOO TTVV.Veja ou reveja sempre que quiser.

AGENDAFIM-DE-SEMANA [22 e 23 MAI]

SábadoANDEBOLSeniores: Gin. Odivelas ● PombalIniciados: Oriental ● Gin. Odivelas

FUTEBOLJuniores: CAC ● CarregadoInfantis: Oliv. Moscavide ● CaneçasInfantis: Arsenal 72 ● Caneças BInfantis: Santa Maria ● FrielasInfantis: Ponte Frielas ● Odivelas FC BEscolas: Odivelas FC ● SportingEscolas: Belenenses ● Odivelas FC BEscolas: Odivelas FC C ● Povoense

FUTSALSeniores: Famões ● BarroenseSeniores: GROB ● VialongaJuniores: Arroja ● TunelenseJuniores fem.: PSAAC ● CP AveirasInfantis: ACO ● ACC BInfantis: Bons Dias ● TercenaInfantis: Fonsecas ● PSAACInfantis: GROB ● ApelaçãoEscolas: Arroja ● ChelasEscolas: Bons Dias B ● InfantadoEscolas: Manjoeira ● Patameiras

DomingoFUTEBOLJuvenis: Carregado ● CACJuvenis: Odivelas FC B ● Benfica BIniciados: CAC ● MafraIniciados: Benfica ● Odivelas FC

FUTSALSeniores fem.: Caneças ● Onze UnidosInfantis: Patameiras ● EscorpiõesEscolas: Caxienses ● Bons DiasEscolas: GROB ● Infantado

RESULTADOSFIM-DE-SEMANA [15 e 16 MAI]

ANDEBOLSeniores: Madalenense 15 ● 24 Gin. OdivelasJuvenis: Gin. Odivelas 22 ● 52 BenficaJuvenis: Ac. Amadora 42 ● 29 Gin. OdivelasIniciados: Gin. Odivelas 33 ● 26 Bairro JaneiroInfantis: Mafra 47 ● 14 Gin. OdivelasInfantis: Gin. Odivelas 23 ● 44 Sporting

FUTEBOLJuvenis: CAC 6 ● 1 Odivelas FC BJuvenis: Torreense 5 ● 4 Odivelas FCIniciados: Odivelas FC 0 ● 2 CACIniciados: Olivais Sul 2 ● 3 CaneçasIniciados: Tenente Valdez 5 ● 4 MusgueiraInfantis: Caneças B 0 ● 2 Linda-a-VelhaInfantis: Sacavenense 2 ● 2 Odivelas FC BInfantis: Arrudense 1 ● 2 Tenente ValdezEscolas: CAC 3 ● 2 Odivelas FCEscolas: Odivelas FC B 5 ● 1 LourelEscolas: Trajouce 1 ● 2 Odivelas FC C

FUTSALSeniores: Fonsecas 3 ● 4 FamõesSeniores: Ribamar 9 ● 0 GROBSeniores fem.: Achada 4 ● 1 CaneçasJuniores fem.: Carnide 7 ● 1 PSAACInfantis: Arroja 8 ● 3 ACOInfantis: Forte da Casa 2 ● 6 Bons DiasInfantis: Casal Rato 2 ● 2 Porto SalvoInfantis: PSAAC 2 ● 6 GROBEscolas: Bons Dias 4 ● 1 GROBEscolas: AMSAC 6 ● 5 Bons Dias BEscolas: Tojal 13 ● 3 Patameiras

Foto

graf

ia: D

avid

Bra

ga

HÓQUEI EM PATINS

ela primeira vez no seu histo-rial, o Ginásio Clube de Odive-las vai organizar um Torneio

na variante de 3x3 de Hóquei em Pa-tins, com os objectivos de Promovero Hóquei em Patins, através de umavariante simplificada e dinâmica,alargar o tempo da prática despor-tiva dos atletas, manter um quadrocompetitivo inovador e motivador eapelar a valores pedagógicos e so-ciais, através da própria organizaçãogeral do Torneio, da sua regulamen-tação e das regras de jogo.Este torneio está aberto a qualqueramante da modalidade, esteja ou nãoinscrito na Federação Portuguesa dePatinagem, permitindo que ex-joga-dores possam participar em competi-ções longas tenham a oportunidadede “matar” o bichinho do Hóquei.As inscrições são limitadas e terãouma taxa de inscrição de 30 eurospor equipa (4 elementos) e 7,5 eurospor cada jogador adicional, con-forme descrito no regulamento. Emhttp://gco3x3hoquei.weebly.compode obter mais informações sobre otorneio. Paulo Nunes

GCO vaiorganizartorneiode 3X3

P

XADREZ

o empatar 2-2 com a ARPenichense em jogo reali-zado no Sábado no Centro

de Exposições de Odivelas, o Giná-sio Clube de Odivelas venceu aSérie D do Campeonato Nacionalde Xadrez, apurando-se para a fasefinal da prova e assegurando a su-bida à II Divisão Nacional na pró-xima época.A série D do Nacional da III Divisãomanteve a emoção até ao fim. Aindabem para o xadrez de competição.No final do encontro e da prova, nãose sabia quem tinha subido de divi-são. Foi preciso conhecer os resulta-dos do outro encontro. Os nossosprincipais adversários e que tinhaminteresse directo na subida, Casa doXadrez e GX Torres Novas, tinhamempatado.Com o empate na última ronda, a2-2 com a AR Penichense/AX Ma-mede Diogo, a equipa do GCO es-tava dependente do resultado doencontro Casa do Xadrez X GX Tor-res Novas.O empate (2-2) entre estas duasequipas (informação disponível napágina da Casa do Xadrez), permi-tiu que o GCO tivesse vencido a sua

série, embora terminasse a provaem igualdade pontual (17 pts), coma Casa do Xadrez, mas beneficiandoem termos de desempate, em vir-tude de ter vencido o encontro entreambas as equipas por 3½-½.Em 3º/4º lugares ficaram a AR Pe-nicense/AX Mamede Diogo e a Casa

Ginásio Clube de Odivelas subiu à II Divisão Nacional

A

jectiva nos ataques marcando por3 ocasiões passando o resultadopara 3-1. Resposta imediata dosBons Dias que volta a equilibraras operações conseguindo chegarao intervalo empatado a 4-4.A 2ª parte continua a ser muitodisputada apesar das equipas,mercê certamente de algum can-saço físico, desperdiçaram inúme-ras oportunidades de finalização.

Nesta fase de parada e respostateve mais sorte a equipa daAMSAC que marca 2 golos res-pondendo os Bons Dias com ape-nas 1, ditando o resultado final de6-5 injusto para os visitantes quemereciam o empate.Os golos dos Bons Dias foram apon-tados por Diogo(2), Nuno(2) e Pedro.Arbitragem serena e pedagógicado árbitro Bruno Coelho que por2 vezes assistiu atletas com difi-culdades. Um bom exemplo a se-guir! David Braga

do Povo do Bombarral.Resultados por tabuleiro: 1. Antó-nio P Santos – Hugo Lima Santos0-1; 2. Ana Baptista – Inês LimaSantos 1-0; 3. António Peixoto –Rita Osório Jorge 1-0 e 4. Alberto CMendes Luís Pedro Ferreira 0-1.Francisco Vieira

DFo

togr

afia

: Fra

ncis

co V

ieira

Page 12: Nova Odivelas 346

21 Maio 201012 NovaOdivelas

MUSICAL. Já pode ver na NNOOTTVV o espectáculo dos Kara de Palcoao vivo na Malaposta em www.novaodivelas.tv

TEATRO

Um Cadáver... Atrás da Porta!

o cinema para o palco, é oque se poderia dizer destapeça no estilo dos policiais

americanos dos anos 40 e queacaba por ser uma paródia a essesmesmos filmes. «É uma comédiaque tem como fonte inspiradora o ci-nema. Um espectáculo onde suspensee o crime são servidos com humor».A sinopse distribuída pela Mala-posta diz-nos que «Dick Martin Éum clássico e desafortunado detec-tive particular; tem falta de clien-tes, a carteira vazia e três meses derenda por pagar».Mas um dia, a sorte acaba por lhebater à porta pela mão de JosephRainfield, que acompanhado dasua sobrinha, conta ao detectiveuma história de assalto e violaçãoe acaba por o contratar para en-contrar uma jóia valiosa que

havia desaparecido após esse as-salto. Abriu-se então o estranhocaso da jóia desaparecida. A investigação leva Dick até ao bar“El Dorado”, onde conhece umadeslumbrante cantora, Dolly Gay-nor, por quem já sentia uma pai-xão platónica, desde o ano em queela tinha sido eleita “Miss Calendá-

rio”. Entusiasmada com a presençado detective, Dolly e Fredy River,um encorpado segurança do Bar,propõem-se ajudá-lo a seguir umapista que os vai levar até à vivendaduma actriz, a lendária e muitoperturbada Laura Lane.É nessa vivenda, onde vão tam-bém conhecer um melodramático

Foto

graf

ia: M

arga

rida

Nun

es/M

alap

osta

CAMINHOS CRUZADOS

Henrique [email protected]

Fernando Gomes já noshabitou a rir a sério comos seus espectáculos. Apeça agora em cena naMalaposta não é excep-ção. “Um Cadáver… Atrásda Porta”, traz ao palco ahistória de um detectivefalhado que acaba porfazer sucesso.

D

SEMENTES

o âmbito do Sementes – 15ºMostra de Cinema para o Pe-queno Público, o Centro Co-

mercial Odivelas parque vai receberno dia 03 de Junho às 10h30 e16h30 o espectáculo “Green Kirikiii”,pela companhia Los Green Chichón.O espectáculo, que terá entradalivre, tem humor, música e arte cir-cense e é para todas as idades. Com uma hora de duração o espec-táculo conta a história dos GreenChichón, uma família anómala emque todos os elementos têm umaprotuberância na cabeça (uma es-pécie de “galo” verde), símbolo dedistinção artística. Originários dasterras distantes de Spittyphauthi-son, têm a obrigação de continuar olegado de sucesso e usam o humor,a música e o Circo para o fazerem.Los Green Chichón é uma compa-

N

CINEMA

uma parceria da Mundicen-ter com a Cinemateca Por-tuguesa e a Escola de Teatro

e Cinema, decorre até 30 de Maiono Odivelas Parque o evento “Luz,Câmara, Acção!”, onde crianças dos6 aos 13 anos estão a aprender aproduzir, realizar e interpretar o seupróprio filme.O evento é aberto a escolas do 1.º e2.º ciclos, e a todas as crianças quevisitarem o Odivelas Parque quequeiram aprender os truques e se-gredos da 7.ª Arte.

Criançasfilmamno OdivelasParque

N

mordomo, Vincent Leee umaenigmática cozinheira de nomeMary Lou, que se vão desenca-dear uma série de misteriososacontecimentos que deixam Dollyà beira de um ataque de nervos.O enredo terá de se manter emsegredo, ou lá se vai o mistério…mas nesta divertida comédia,

uma paródia aos filmes policiais,um espectáculo onde o suspensee o crime são servidos comhumor, não faltam os ingredien-tes que fazem a s delícias dosapreciadores deste estilo; um as-salto, um roubo, uma violação,um homicídio, dois suicídios, umdetective, uma boazona, os mausda fita, muitas vítimas e é claro…Um cadáver… atrás da porta!Os mais românticos também nãovão ficar desapontados porqueeste espectáculo está recheadocom diferentes histórias de amor eum fantasioso momento musical.Não se garante que o jovem de-tective Dick Martin encontre real-mente uma luz ao fundo dotúnel… mas certamente que aotentar desvendar “o caso da jóiadesaparecida”, vai encontrar ogrande amor da sua vida, e comoentre mortos e feridos alguém há-de escapar… fica desde já garan-tido um “Happy End”!Isabel Ribas, Jorge Estreia, JoséNobre, Luís Pacheco, Paula Fonsecae Rui Raposo, que o público doCentro Cultural Malaposta tão bemconhece de espectáculos anterio-res, são os intérpretes destas mis-teriosas e divertidas personagens,criadas por Fernando Gomes, quetambém encena o espectáculo.Para ver no auditório da Mala-posta até 06 de Junho. De Quintaa Sábado às 21h30 e aos Domin-gos às 16h00. Preço de 10 eurossujeito a descontos. 120’. M/12.

nhia madrilena fundada em 2007 ecomposta por três irmãos (Carolo,Bronco e Tito), palhaços musicais(saxofone, trompete e contrabaixoeléctrico), como os artistas de caba-ret tradicionais, hábeis na música enos malabarismos.Criado em 1996 pelo Teatro Ex-tremo de Almada com o objectivode difundir trabalhos de artes per-formativas, plásticas e outras, o“Festival Sementes – Mostra Inter-nacional de Artes para o PequenoPúblico” é considerado uma refe-rência no circuito dos eventos cul-turais para crianças. Depois de tersido restrito ao concelho de Al-mada, o festival passou a ter lugartambém em Aveiro, Barreiro, Cas-cais, Moita, Montemor-o-Novo, Odi-velas, Palmela, Santarém, Seixal eSesimbra.

Green Kirikiii no Odivelas Parque

Page 13: Nova Odivelas 346

21 Maio 2010 13NovaOdivelasPUB

Page 14: Nova Odivelas 346

21 Maio 201014 NovaOdivelas

1. Qual foi o último livro que leu?“Pela Estrada Fora” de Jack Kerouac.2. Qual é a sua viagem de sonho?Quénia, Kruger Park na Suazilândia.3. Que personalidade mais admira?Martin Luther King. 4. Qual foi o filme que mais o marcou?“2001 Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick.5. A que prato de comida não resiste?Carne de Porco c/amêijoas.6. Prefere praia ou campo?Hoje, o campo sem dúvida.7. Bebida?Sumos de Laranja.8. Qual é o seu clube desportivo?Desde que me lembro o Glorioso… Benfica.9. Não dispensa a companhia de…Da minha Helena.10. O que o faz feliz?No mínimo… Ser escutado.11. De que tem medo?Da doença.12. Orgulha-se de…De ser um bom amigo.13. Qual é a sua maior ambição?Ter um relógio Breitling.14. E o maior sonho?Conhecer por dentro a NASA.15. Um lugar para descansar…Gerês. 16. Onde se sente melhor?Em casa.17. Se não fosse comercial o que seria?De momento não sei talvez médico se na altura própriativesse seguido os estudos.18. Não vive sem…A máquina fotográfica.19. Quem gostaria de conhecer?Sebastião Salgado. 20. Por último, um desejo…Ser feliz.

Odivelas Life

De nome próprio João Manuel Pulquério, é pelopseudónimo de Pulk que é conhecido no mundodas artes. Escultor e fotógrafo artístico, tem umacomponente de sensibilização ambiental nassuas esculturas que são feitas com recurso areutilização e reciclagem de vários materiais. Nafotografia, a natureza e as cidades são as suaspreferências.Tem dezenas de exposições individuais e partici-pações em exposições colectivas um pouco portodo o país. Algumas das suas obras podem servistas no seu Web site em www.pulkarte.com.

Pulk

PUB

Page 15: Nova Odivelas 346

tinha de andar sempre no coça-coça. A Ricardina percebe a aflição masfica tão mal em televisão…

as prontos, tenho de vos dizer agora que estou preocupadíssimaem solidariedade com a senhora doutora presidenta. Então nãoé que o Governo lhe foi aos bolsos retirando uma pipa de

massa? Ah pois é, disse a senhora na NO TV que eu vi com estes doisolhinhos que a minha mãezinha me deu e que um dia irão desaparecerapenas ficando os buraquitos como aquele esqueleto que foi encontradona Póvoa e que levou o senhor Presidente Breia à TV. Mas o pior é quea doutora já disse que quem não recebe não pode dar e por isso mesmocontra a sua vontade também vai ter de ir aos bolsos de algumas insti-tuições. Ah pois é… Há uma santa Susana mas a doutora presidentanão consegue fazer milagres.

osto do avança-recua de Odivelas. Primeiro pensa-se mal, faz-semal e quando há protestos recua-se. Podia dar milhares de exem-plos, mas não tenho paciência, tempo nem espaço. Por isso con-

tentem-se com dois: 1º - Os Semáforos da Abreu Lopes ao pé da Mesquita. Fizeram-se pro-jectos, gastou-se uma pipa de massa e agora diz-se que se vai corrigir. 2º - O Parque Egas Moniz arrancou com um Tabela de Preços à rica,mais cara que muitos de Lisboa. Hernâni Carvalho na reunião de Câ-mara desta Quarta-feira prova com números e exemplos que aquilo émesmo caro e diz até que os clientes podem escolher outro mais ba-rato. «O Silo Alvalade serve perfeitamente os Odivelenses que trabalham em Lis-boa. Pois cobra-se ali, uma taxa fixa diária de 8 horas mais baixa – €3,75,contra os €9,60 cobrados em igual período em Odivelas – os utentes ainda pou-pam no passe social, necessitando apenas dos passes para circular dentro da cidadede Lisboa. Em 2 dias de estacionamento no Parque Egas Moniz paga-se mais queem 5 dias no estacionamento do Silo Alvalade». Face aos exemplos e se ca-lhar com medo que a malta vá para Alvalade, embora gostasse quefossem para o Sporting, a doutora presidenta apressou-se a dizer queos preços vão ser revistos e possivelmente baixar. Ah G’anda Hernâniquando passar pela Pontinha passe pelo Palácio da Ricardina que eupago-lhe um abafadinho.

prontos, caros e baratos leitores. A Ricardina está com dores dedentes e agoniada com o Plano de Austeridade por isso, não es-crevo mais hoje. Contentem-se com o que está escrito.

Fiquem bem que eu fico também.

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1521 Maio 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

econheço que sou um bocadinho aérea, ou despassarada, comodizia a minha tia Avelina, e não ligo muito a datas. Até me es-quecia do dia de aniversário do meu afilhado Zéquinha do Tito se

a espertalhona da mãe dele não fizesse 50 alusões ao assunto durantetoda a semana. Mas pronto o meu director avisou-me e por isso eu seique o caninho autocarro azul e branco chamado Voltas fez hoje um ani-nho ao serviço da cidade, ligando o parque, que ninguém utiliza paradeixar o carrinho, à estação do metropolitano. Pois é a malta preferedeixar o carrito em cima do passeio que usar o parque dissuasor. «Por-tugal é Portugal, dona Ricardina» relembrou-me a Maria Arminda que já foicerzideira e agora tem uma loja on-line de carrinhos de linhas, dedais eprodutos afins.Pois é. Tanto quanto a Ri-cardina sabe o Voltas foiobra da Anita e por isso olivro desta semana fala pre-cisamente disso com o ori-ginal e sugestivo título:“Anita e as voltas do Voltas”.Mas não fiquem já a fazercontas de cabeça seus leito-res mal intencionados. Não,não se trata das voltas aoNuninho e ao Valles, nemtão pouco de voltas à opo-sição e muito menos dasvoltas tipo sais tu que euprometi o lugar ao outro. Éapenas sobre as voltas, noVoltas, o simpático auto-carro canininho. Adorei ver a Anita, mais o charmoso Paulinho deCoimbra, acompanhados pelo senhor presidente da empresa proprietá-ria do canininho autocarro a distribuírem prendas numa volta especial deaniversário. Mas, se a CMO levou saquitos para a malta toda já a Rodo-viária de Lisboa não foi tão precavida e os vales para livros não chega-ram a meia missa. Sim eu sei, não precisam de me lembrar que estamosem contenção. Até eu tenho de me conter se não ainda sou despedidasem direito a indemnização.

ão queria, não queria mesmo, mas este maldito feitio para a má-língua dá cabo de mim e por isso lá vou ter que vos falar de umareportagem que vi onde a jornalista parecia uma amiga minha

que esteve em Moçambique e apanhou uma micose junto à virilha e

Realmente!«Têm circulado no nosso Bairrouma série de boatos (ou verda-des?) sobre a conclusão da Es-cola, a conclusão do arruamentode ligação do Bairro à EN250(Montemor), a construção doparque infantil e a reposição doambiente que altere o estaleiroem que todos nós temos vivido.Já por duas vezes nos dirigimosà Assembleia Municipal (GrupoDinamizador e Associação dePais) onde, no espaço reservadoà intervenção da população, co-locámos as questões acima des-critas. Na nossa últimaintervenção, no dia 21 de Abril,ouvimos a resposta da Sr.ª Presi-dente que no essencial disse:Tinha havido uma reunião daSr.ª Presidente da Câmara com oPresidente da empresa Obriverca(o urbanizador responsável pelostrabalhos no Bairro) onde ficouassente que a Escola ficariapronta a tempo do início do pró-ximo ano escolar tendo já os ser-viços da Câmara elaborado arequisição do equipamento, queo arruamento do Bairro/Monte-mor seria terminado em breve eque seriam repostas as condiçõesambientais para que a popula-ção deixasse de viver naquela en-volvência de estaleiro. Mas sobreo parque infantil nada disse aSr.ª Presidente. Foi-nos aindadito que na primeira quinzenado mês de Maio haveria uma vi-sita ao Bairro pela Sr.ª Presi-dente da Câmara acompanhadapelo Presidente da Obriverca eque a Associação de Pais da Es-cola seria informada para podercolocar as questões que aindamereçam reparo.Não podemos deixar de criticar aatitude da Câmara que, ao emi-tir o alvará, não tenha em proto-colo com o urbanizador definidodatas para a conclusão da escolae das infra-estruturas, correndoo risco de estarmos perante maisum tipo de obras de Santa En-grácia. Ainda mais quando oscontentores que servem de escola(200 mil euros) são pagos pelaCâmara, ou seja, pelos nossosimpostos. De referir ainda que aescola foi prometida para Ja-neiro de 2008.Os pais, quando inscreverem ascrianças no próximo ano lectivo,face a este compromisso da Sr.ªPresidente da Câmara, devemexigir junto do agrupamento es-colar que estas possam frequen-tar a escola no Bairro de SãoJorge. Não há razão para queassim não seja».Grupo Dinamizador Bairro São Jorge

R

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

M

N

G

E

Page 16: Nova Odivelas 346

NovaOdivelas Informação credível e completaPUB