Novedades Abr-Mai-2013

16
NOVEDADES 2013 1 INFORMATIVO DO CLUBE 9 DE JULHO Ano 12 - Nº 45 - ABRIL / MAIO - 2013 Minicampo reúne 33 equipes Maior campeonato na modalidade teve início em março Página 10 Campeonatos de Tênis Página 4 Sustentabilidade é foco de novo Salão Social Página 7 Caminhada oferece benefícios para corpo e mente Página 11 Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT. Impresso Especial CORREIOS 9912217161 - DR/SPI Clube Nove de Julho

description

 

Transcript of Novedades Abr-Mai-2013

Page 1: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 1

INFORMATIVO DO CLUBE 9 DE JULHOAno 12 - Nº 45 - ABRIL / MAIO - 2013

Minicampo reúne 33 equipesMaior campeonato na modalidade teve início em março

Página 10

Campeonatosde Tênis

Página 4

Sustentabilidadeé foco de novo

Salão SocialPágina 7

Caminhadaoferece benefícios

para corpo e mentePágina 11

Imp

ress

o fe

chad

o. P

od

e se

r ab

erto

pel

a EC

T. ImpressoEspecial

CORREIOS

9912217161 - DR/SPI

Clube Nove de Julho

Page 2: Novedades Abr-Mai-2013

2 NOVEDADES 2013

Entidades recebem doaçõesO Clube 9 realizou, neste primeiro trimestre do ano, a doação de 162 quilos de alimentos e 240 litros de leite tipo longa vida. As entidades beneficiadas foram a Casa da Criança Jesus de Nazaré, que recebeu os alimentos arrecadados durante a Copa Arena de Futsal Marquinhos Tin-tas/Congesa e 120 dos 240 litros de leite arrecadados no Torneio Aberto de Basquete. Os outros 120 litros foram entregues para a Ong Bolha de Sabão. Na foto, o diretor de Patrimônio e Obras, Sergio Mozela; o pre-sidente, Helio Roberto Castro; um dos patrocinadores do campeonato, Marcos Randi (Marquinhos Tintas) e a nutricionista da Casa da Criança, Silvana Martelo.

Caro associado

No último informativo comentamos que as atividades de 2013, pro-movidas pelo departamento de Esportes, tiveram início com as Co-pas Vicente Pedrazolli e Arena de Futsal, pois bem as duas compe-tições se encerraram, uma no dia 10 e a outra no dia 16 de março, e gostaria aqui de destacar que esta primeira edição da Copa Sênior foi um sucesso total e com certeza veio para ficar, já que é um com-promisso para o próximo ano.

Ainda na área esportiva, no dia 24 de março iniciamos o Campeona-to Interno de Futebol de Minicampo, que conta com a participação de 33 equipes, divididas novamente em quatro categorias: Adulto, Veterano, Máster e Super Máster. Também estamos dando início as competições nas modalidades de Tênis de Campo, Bocha e Fut-sal, que movimentarão o Clube durante todo o ano de 2013 e que serão divulgadas através de nossos canais de comunicação. Quero aproveitar a ocasião e agradecer a toda Diretoria de Esportes do Clube 9 de Julho pelo trabalho sempre valoroso e importante para o sucesso dos Campeonatos, Torneios e Copas que vêm sendo rea-lizados em nosso Clube.

Na área social, o nosso Carnaval, que teve como tema o Circo, me-receu elogios dos que estiveram presentes. Em um ambiente com muita gente bonita e divertida, a festa aconteceu na Arena Polies-portiva para as crianças e no Parque Aquático inferior para os adul-tos, e foi sucesso absoluto de público e divertimento. Parabéns a toda Diretoria Social do Clube, na pessoa do Betto (vice-presidente e diretor social), aos diretores adjuntos e aos funcionários, que tra-balharam incansavelmente para proporcionar dois dias de intensa alegria aos associados.

Também vale lembrar que no dia 8 de março celebramos o Dia In-

ternacional da Mulher, com uma noite agradável e repleta de ativi-dades voltadas para as nossas associadas.

Importante destacar também que vocês estão acompanhando de perto a construção do novo Salão Social do Clube, cuja obra está a todo vapor, para que possamos terminar o mais rápido possível, dentro de um cronograma pré-estabelecido, seguindo o crono-grama inicial, porém como tivemos pequenas alterações e ajustes no projeto, aliados as chuvas que ocorreram desde o início das obras, teremos um pequeno atraso na entrega do novo Salão So-cial, que deverá ocorrer além do prazo previsto inicialmente. Tudo isso, dado ao trabalho incansável do nosso diretor de Patrimônio e Obras, Sergio Mozela, que tem dedicado uma boa parte do seu dia de trabalho às inspeções das obras.

Enfim, neste informativo vocês estão tendo a oportunidade de conhecer as mais diversas atividades que o Clube proporcionou e continuará proporcionando nos próximos meses, tudo isso feito com muito carinho e dedicação de toda a Diretoria e o empenho sempre valoroso de nossos funcionários. Um grande e fraterno abraço a todo(a)s associado(a)s do Clube 9 de Julho.

Helio Roberto CastroPresidente Diretoria

Executiva

PALAVRA DO PRESIDENTE

EXPEDIENTE: Diretoria Executiva Helio Roberto Castro (presidente), Roberto Appolinário Alonso (vice-presidente e diretor social), José Carlos O. de Camargo (tesoureiro geral), Carlos Eduardo Marmili (2º tesoureiro), Cassio C. da Costa (secretário geral), Paulo S. Gibim (2º secretário), Sergio Mozela (diretor de Patrimônio e Obras), André C. Genari (diretor de Esportes). Diretores Adjuntos: Anderson Ricardo dos Santos (Basquete), Donizeti Bonani (Tênis de Campo), Hernani da Silva (Piscinas), Reinaldo E. Albrecht (Futsal), Sandro Luis J. da Silva (Futebol), Wilerson F. Scatamburlo (Bocha), Marcos Pegoreti (Tênis de Campo), Marcelo Ilhéu e Ercilio P. de Souza (Social).

Depto. Comunicação: Larissa Bottairi. Produção de conteúdo: Armazém da Notícia.

Diagramação: Agência Setecinco. Fotos: Eduardo Turati/Gilson Oliveira/arquivo.

Jornalista responsável: Samanta De Martino (MTB 28421). Colaboraram com esta edição: Esther Fernandes, Camila Bezerra e Gilson Oliveira.

Capa: Diego Viegas Nardini.

Acesse o nosso Facebooke curta a nossa fanpage

facebook.com/clubenove

PALAVRA DO PRESIDENTE

Page 3: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 3

Ginástica localizada trabalha diferentes grupos musculares

A ginástica localizada trabalha todo corpo, mas enfatiza al-guns grupos musculares, já que se baseia em exercícios para glúteos, bíceps e abdômen. Um dos diferenciais da modali-

dade é a flexibilidade de praticá-la no sistema de circuito, que en-volve exercícios aeróbicos e localizados.

A modalidade consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para gru-pos musculares distintos, com a finalidade de aprimorar tônus mus-cular, capacidade aeróbia, flexibilidade e condicionamento físico como um todo.

Sua prática é indicada a partir dos 14 anos e recomendada para pes-

soas da ‘melhor idade’, desde que liberadas pelo médico.

A ginástica localizada, além de promover a sensação de bem-estar proporcionada por qualquer atividade física, garante, a quem pra-tica, fortalecimento dos músculos e gasto calórico, e em uma aula bem feita, o aluno pode chegar a perder até 450 calorias.

As aulas de ginástica localizada acontecem às terças-feiras, das 8h40 às 9h40, e às quartas-feiras, das 19h15 às 20h15 e para partici-par basta se inscrever na secretaria ou, para quem nunca praticou, escolher um dos horários e fazer uma aula demonstrativa desta ou de qualquer outra modalidade do Projeto Saúde. Vale lembrar que, para a prática de qualquer atividade física, é preciso apresentar o atestado médico.

FITNESS

Page 4: Novedades Abr-Mai-2013

4 NOVEDADES 2013

O associado Luis Fernando Argarate, um dos destaques do Clube em 2012 no Torneio da LJ Tênis

Bocha atrai público de diferentes idadesParalelo a isso, a equipe principal vem participando ativamente dos campeonatos de Bocha, como o Campeonato Individual, que conta com a participação de 44 atletas da região de Campinas, sendo qua-tro deles do Clube, e a fase regional do Campeonato Estadual, que acontece em abril e reúne equipes de Indaiatuba, Campinas e Vali-nhos. “As três primeiras equipes se classificam para a fase Estadual, para a qual já nos classificamos três vezes consecutivas”, reforça.

O diretor-adjunto Will Forti, que é associado desde a década de 1990, praticava o esporte, que aprendeu com o pai Jesuíno, desde criança mas só há alguns anos é que realmente descobriu sua pai-xão pela Bocha e ano passado sagrou-se campeão no Campeona-to Regional, na modalidade individual. O engenheiro mecatrônico, que assumiu o cargo de diretor-adjunto em 2010, é casado com Re-nata, que também é adepta da modalidade, e se prepara para ser papai pela primeira vez.

REGRAS Para quem ainda não conhece a bocha, a modalidade es-portiva consiste em aproximar as bolas cada vez perto do bolim, que é a menor bola. Quando o jogo é individual, cada jogador re-cebe quatro bolas, já em dupla, cada um deles recebe apenas duas bolas, o mesmo princípio é aplicado para os trios. Os treinos no Clu-be acontecem todas as terças, quintas, sábados e domingos.

Trazida para a América pelos imigrantes italianos, a Bocha che-gou ao Brasil primeiro pelos Estados de São Paulo, Santa Ca-tarina e Rio Grande do Sul, para só depois se disseminar para

outros Estados.

No Clube 9 esta história se intensificou na década de 1990, época em que as canchas foram construídas. De acordo o diretor-adjun-to da modalidade, Will Forti, na época apenas os associados mais velhos é que jogavam, mas, com o tempo este cenário mudou mui-to. A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos. Exemplo disso foi o Campeonato para Iniciantes, realizado ano passado, que teve participação das mulheres e até mesmo de alguns jovens as-sociados.

“Essa mudança pode estar relacionada às novas regras mundiais do esporte, que tornam o jogo mais rápido, envolvendo mais lógica do que sorte, o que acabou despertando o interesse em pessoas de diferentes idades”, lembra o diretor-adjunto.

Com tudo isso, a proposta, para este ano, é formar um time fe-minino, assim o Clube poderá competir em diferentes torneios. “Queremos que as mulheres comecem a participar mais destes campeonatos para iniciantes, assim com o tempo teremos mulhe-res representando nosso Clube nos campeonatos no Brasil e nos torneios mistos”, completa Will.

Para quem não sabe, as canchas do Clube figuram entre as melho-res do Estado de São Paulo, segundo a Federação Paulista de Bo-cha, prova disso foi a realização da final do Campeonato Paulista, em 2010. “Durante o ano devem ocorrer diversos torneios come-morativos em diferentes Clubes, e a ideia é sediar um deles aqui, no segundo semestre, com atletas de todo Brasil”, salienta Will.

Além de um torneio aberto, o Clube já confirmou a realização de outro campeonato para iniciantes, que deve acontecer ainda neste primeiro trimestre. “Esperamos reunir mais do que na primeira edi-ção, em que inscrevemos 20 duplas”, completa.

ESPORTE

Copa Brinquedolândia abre temporada de Tênis no Clube

A Copa Brinquedolândia de Tênis, realizada este mês, abre a temporada de torneios na modalidade que promete agitar as quadras do Clube durante todo o ano. O próximo tor-

neio, o da Liga Jundiaiense de Tênis, já tem início no dia 27 de abril e segue até 19 de maio.

E isso é só parte do que virá por ai. Para o segundo semestre já estão programados três torneios: Premium LJ Tênis, que acontece de 27 de julho a 4 de agosto; o 3º Aberto Gil Tênis Clube 9 de Julho, em setembro, e, para fechar o ano, em novembro, o Aberto de Tênis do Clube 9 de Julho. “A realização destes campeonatos é uma consequência do destaque que os tenistas do Clube vem con-quistando nas competições promovidas pela Federação Paulista de Tênis”, salienta o diretor-adjunto de Tênis, Donizeti Bonani.

Para garantir o sucesso dos campeonatos que o Clube sediará, a di-retoria vem realizando algumas manutenções preventivas, como pintura, troca de lona e reparos na iluminação das quadras. Enfim, a temporada será intensa e cheia de novidades. Vale lembrar aos tenistas que, nos dias em que ocorrerem os jogos, a quadra 3 fica-rá disponível exclusivamente para uso recreativo dos associados. Para saber mais sobre as competições, basta procurar o departa-mento de Esportes do Clube.

Page 5: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 5

Orlândia x Minas (Máster)

Finalistas categorias: Adulto, Veterano e Máster

Equipe São José (Veterano)

Copa Arena define seus campeões

A 3º Copa Arena de Futsal Marquinhos Tintas/Congesa – Clube 9 de Julho se encerrou no domingo, 10 de março, com as equipes Minas, São José e Orlândia sagrando-se campeãs pelas categorias Máster, Veterano e Adulto, respectivamente.

Os jogos, que aconteceram na Arena Poliesportiva, tiveram início no dia 20 de janeiro e contaram com a participação de 200 jogadores, divididos em três categorias, sendo Adulto com cinco equipes; e Veterano e Máster com seis equipes cada. Ao todo foram realizados 27 jogos, com um total de 173 gols. Os times receberam os nomes das equipes da Liga Brasileira de Futsal: Jaraguá, Orlândia, Minas, Joinville, Atlântico e São José. O campeonato contou com apoio de Marquinhos Tintas e Congesa.

Paralelo a este campeonato aconteceu, no minicampo, a Copa Vicente Pedrazolli de Futebol Sênior, que contou com a participação de 78 jogadores, com idade acima de 51 anos, divididos em seis equipes, que foram nomeadas com os times da 3ª Divisão do Futebol Paulista, e que contou com o apoio de Marquinhos Despachante e Auto Escola e 2G Bebidas.

ESPORTE

RESULTADOS

Categoria Máster

Minas 2 x 1 Orlândia

Campeão: Minas

Equipe: Ripa, Marquinhos, Mauricio, Lisboa, Roberto, Tadeu, Renato, Moa, Carlinhos, Rachid, Edivaldo, TG e Dantas

Artilheiro: Dantas (Minas) com oito gols

Goleiro menos vazado: Ripa (Minas) - seis gols

Categoria Veterano

Orlândia 0 x 3 São José

Campeão: São José

Equipe: Periquito, Paulo, Andorinha, Ferramenta, Pedro, Marcelo, Elias,Paulo, Nana, Paulinho e Bizuca

Artilheiro: Ferramenta (São José) com sete gols

Goleiros menos vazados: Periquito (São José) e Dente e Martinho (Orlândia) - oito gols

Categoria Adulto

Orlândia 5 x 4 Atlântico

Campeão: Orlândia

Equipe: César, Caio, Schmidt, William, Mateus, Nicolas, Gabriel, Kuka, Rafa, Fabinho e Tom

Artilheiro: Felipe (Atlântico) com sete gols

Goleiro menos vazado: Thiago (Atlântico) - nove gols

Page 6: Novedades Abr-Mai-2013

6 NOVEDADES 2013

ABERTO DE BASQUETE A Arena Poliesportiva do Clube sedia, no dia 18 de maio, o 2° Torneio Aberto de Trios de Basquete do Clube 9 de Julho categorias Masculino e Feminino, a partir de 17 anos. Como se trata de um torneio aberto, não é necessário ser associado do Clube 9 para participar, mas as inscrições, que seguem até 10 de maio, serão realizadas somente na secretaria, mediante doação de um pacote de fraldas geriátricas, por inscrito.

As fraldas arrecadadas serão entregues ao Lar de Velhos Emmanuel, que atende atualmente mais de 100 idosos, conta com uma equipe de 37 funcionários e diversos voluntários. Mais infor-mações no departamento de Esportes ou por e-mail, no endereço [email protected].

ESPORTE

A Capoeira do Clube está celebrando uma década e para co-memorar vai realizar, em abril, um encontro que reunirá capoeiristas dos clubes da cidade e convidados da região,

entre eles o mestre Maya.

Atualmente cerca de 40 associados, a partir dos seis anos, prati-cam a atividade, também chamada de jogo, nas aulas ministradas pelo professor Claudinei Freitas Garcia. A Capoeira, que envolve luta, música e dança, é, além de um esporte, uma arte, que teve sua origem no Brasil, entre os escravos vindos da África e foi, por muitos anos, proibida, como retratou a novela Lado a Lado, exibida recentemente pela Rede Globo.

Sentindo a necessidade de se proteger contra a violência e repres-são dos colonizadores brasileiros, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptados a um tipo de luta, assim nasceu a Capoeira, como uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Sua pratica foi proibida até 1930, quando Manoel dos Reis Macha-do, o mestre Bimba, um importante capoeirista brasileiro, apre-sentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas, que gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Capoeira comemora 10 anos com encontro

“A Capoeira foi considera a primeira ginástica do Brasil e atualmen-te é praticada em mais de 150 países, por cerca de oito milhões de pessoas”, salienta o professor.

Todos os golpes têm nomenclaturas e o jogo consiste em pergun-tas e respostas através de movimentos. Nem sempre há o contato físico, apenas se for determinado pelo mestre antes do início do jogo. A atividade é um treinamento bem completo, pois trabalha coordenação motora, forca física, velocidade, flexibilidade, ritmo, concentração, equilíbrio e disciplina. “Sempre fui muito agitada e a Capoeira vem me ajudando neste controle”, lembra a associada Yara Reina Mehler, de 15 anos, que pratica a atividade há nove anos.

De acordo com Claudinei, além de trabalhar todo o corpo, em uma aula com ritmo forte, um adulto pode chegar a perder até mil ca-lorias. Mas o benefício não é só este, como a Capoeira é uma ati-vidade que envolve música, seus praticantes também aprendem a tocar instrumentos como berimbau, atabaque, pandeiro e agogô, e a cantar as músicas.

As aulas de Capoeira acontecem todas às terças-feiras e quintas-fei-ras. Confira horários e salas na grade disponível na secretaria e no site do Clube no endereço www.clube9.com.br.

Page 7: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 7

Em fase de pré-acabamento, o prédio que abrigará o novo Sa-lão Social contempla características que permitem ações de sustentabilidade, como o sistema de captação de água pluvial

que será direcionada para o reservatório que armazenará em torno de 30 mil litros de água, que serão reaproveitados na limpeza do próprio salão, salas de ginástica, academia, áreas externas do Clu-be e também na jardinagem.

De acordo com o arquiteto William de Camargo, que assina o pro-jeto, o salão terá grandes áreas envidraçadas, permitindo o maior aproveitamento de luz natural. Outro item pertinente será o re-vestimento do teto do salão, que receberá tratamento térmico e acústico, permitindo a otimização do sistema de ar condicionado.

Esse revestimento, segundo o presidente Helio Castro, é feito de espuma mineral antichama e térmica, o que reduz bastante o im-pacto do calor no Salão, o que é muito importante quando se fala em sustentabilidade, pois desta forma, haverá uma diminuição da carga térmica do ar condicionado.

Outra vantagem que está diretamente ligada a responsabilidade ambiental foi determinada logo no início da obra, já que o Clube optou por um sistema pré-fabricado de concreto, o que gera perda zero de material durante a obra.

Depois de concluído, o novo salão atenderá todas as normas de segurança obrigatória e para garantir o conforto de seus usuários, ampliará o atendimento das mesmas. Ao todo serão três saídas com dimensões superiores àquelas exigidas. Para a circulação ver-tical haverá uma escada interna e uma externa, além de um eleva-dor que estará interligado ao sistema do gerador de energia elétri-ca independente, caso falte energia da rede local. A comunicação visual também seguirá as normas exigidas pela ABNT.

Em fase de pré-acabamento, o Clube trabalha intensamente para terminar a obra o mais rápido possível, dentro de um cronograma pré-estabelecido, porém como ocorreram pequenas alterações e ajustes no projeto, aliados ao longo período de chuvas, haverá um ajuste no tempo da conclusão da obra, que deverá ocorrer além do

prazo previsto inicialmente. A fase de acabamento final, que inclui piso, esquadrias de alumínio, vidros, isolamentos térmico e acústi-co além de paisagismo, deve ter início já no mês de maio.

CONSTRUÇÃO Com dois mil metros quadrados de área construída, o espaço comportará um salão de eventos com 1,2 mil m² e pé-di-reito de oito metros, forro estilo colmeia – que permitirá a instala-ção de divisórias no salão – palco de aproximadamente 100 metros quadrados, dois camarins, estrutura de cozinha e bar, cabine de som suspensa, mezanino, que comportará um camarote com vista panorâmica de frente para o palco, e um American Bar. Além disso, será construído em torno do salão – antigo parquinho – uma área verde externa, com mil metros quadrados.

O Clube também vai estruturar a área da esquina, que funcionará como estacionamento privativo e dará acesso direto ao Salão, com espaço para acomodar em torno de 100 veículos. Já a área da ave-nida Presidente Vargas, situada em frente a área de embarque e desembarque do salão, ganhará uma faixa adicional, o que facilita-rá o acesso e não dificultará o fluxo do trânsito em dias de eventos.

REFORMAS Paralelo às obras do Salão Social, as duas quadras foram recuperadas e unificadas, ganhando assim dimensões um pouco maiores e maior área de escape e segurança para os atle-tas, sendo que a área total do espaço é de 855 m². Outra refor-ma, que ocorreu no período foi a troca do piso na sala Fitness 2, sugestão dos associados que frequentam aulas no espaço. O an-tigo, emborrachado, que prejudicava o desempenho nas aulas, foi substituído por outro de paviflex, que é mais apropriado para este tipo de atividade.

Sustentabilidade é premissa de novo Salão Social

DIVERSOS

Page 8: Novedades Abr-Mai-2013

8 NOVEDADES 2013

01

02 03

04

05 06

0708 09

10 11 12

SOCIAL

Page 9: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 9

13

14

15

16

17

1918

20

21

22

2423

01 - Carnaval | 02 - Carnaval | 03 - Carnaval | 04 - Copa Vicente Pedrazoli | 05 - Carnaval | 06 - Carnaval | 07 - Carnaval | | 08 - Copa Arena de Futsal Marquinhos Tintas/Congesa | 09 - Carnaval | 10 - Carnaval | 11 - Copa Vicente Pedrazoli | 12 - Carnaval | 13 - Carnaval | 14 - Carnaval | 15 - Copa Arena de Futsal Marquinhos Tintas/Congesa | 16 - Carnaval | 17 - Carnaval | 18 - Carnaval | 19 - Carnaval | 20 - Carnaval | 21 - Carnaval | 22 - Torneio Aberto de Basquete | 23 - Copa Vicente Pedrazoli | 24 - Carnaval.

Page 10: Novedades Abr-Mai-2013

10 NOVEDADES 2013

Colégio Meta brigará pelo tricampeonato na Categoria Máster

O homenageado deste ano, Ivan Carlos Jacintho da Silva, participan-do da Copa Roberto Canali, realizada em 1999

Tem início maior campeonato de Minicampo de ClubesJogos aos sábados e durante a semana estão entre as novidades da edição que reúne 500 atletas

CAPA

Começou no dia 24 de março mais uma edição de uma das maiores competições esportivas realizadas dentro de um clu-be: o campeonato de Futebol de Minicampo, que este ano

leva o nome de Ivan Carlos Jacintho da Silva, que foi associado e conselheiro, também chamado pelos amigos de Paraná ou PR, e que sempre foi muito participativo dentro da modalidade, além de ter sido um dos fundadores do CR51 e um dos grandes campeões dentro do Clube.

A competição este ano conta com algumas novidades. Além dos jogos já realizados aos domingos de manhã, algumas rodadas acontecerão também durante a semana, no período da noite, e aos sábados à tarde. “A proposta é tornar o campeonato mais di-nâmico, permitir que mais pessoas possam prestigiar os jogos, já que muitos associados frequentam o Clube nestes outros horários. Também estamos implantando outras novidades dentro do regula-mento, com o intuito de fortalecer a competitividade e o equilíbrio entre os competidores”, ressalta o diretor-adjunto, Sandro Luis Ja-cintho da Silva.

Como nos anos anteriores, o Minicampo será dividido em quatro categorias, que disputam, ao longo do ano, o campeonato, dividi-do em dois turnos, sendo que o primeiro já começou no dia 24 do mês passado e segue até agosto, quando se inicia o segundo turno da competição, que seguirá até novembro, mês da Super Final, em que vencedores do primeiro turno enfrentam vencedores do se-gundo turno, em cada categoria, e este ano a competição promete ser mais acirrada, já que a equipe do Colégio Meta, que joga pela categoria Máster, está lutando pelo tricampeonato.

Ao longo de 2013 serão realizados 268 jogos, com participação de 500 jogadores, divididos em quatro categorias, sendo oito equipes nas categorias: Adulto (18 a 34 anos); Máster (43 a 49 anos) e Super Máster (a partir de 50 anos); e nove equipes que disputam a cate-goria Veterano (35 a 42 anos).

Para garantir a qualidade do campeonato, a diretoria do Clube re-alizou uma manutenção completa nos campos, trocando as redes e gramado em volta dos gols, e adubando e irrigando a terra, man-tendo assim todo gramado em perfeito estado de conservação e por fim, também foi criado um vestiário exclusivo para arbitragem. Além disso, para garantir a integridade física dos associados, o Campeonato terá à disposição, em todos os jogos, um enfermeiro da Sanare Serviços de Saúde, para, em caso de necessidade, reali-zar o atendimento de primeiros socorros.

Vale lembrar que, para participar da competição, cada atleta doou uma caixa contendo 12 litros de leite tipo longa vida. A doação será entregue, como nos anos anteriores, para entidades assistenciais do município. Em 2012 foram arrecadadas 522 caixas, com 12 litros cada, totalizando 6264 litros de leite, distribuídos entre 21 entida-des. Vá torcer pela sua equipe predileta e acompanhe os resultados no site e nas redes sociais do Clube, além das matérias publicadas nos veículos de comunicação da cidade, que acompanham de perto a competição.

EQUIPES E CATEGORIAS

Super Máster

Jornal Destaque

Astra Segurança e Serviços

GP Esquadrilhas de Alumínio

Grupo Valentina Caran

Panificadora Nova Geração

Cavifer

Centra Imóveis

D.D.Max

Veterano

Vini Rodas

Pantheon

Multi Ponto

Escritório Indaiá

SSA Brasil

Ilhéus Tabacaria e Importados

GVCOM Distribuidora

Unexfort

Sapataria São Vicente

Máster

Casa das Embalagens

Jornal Exemplo

Jacitara Holding

Colégio Meta

Milani & Viana Imóveis

Ópticas Ipanema Morada do Sol

Marquinhos Tintas

PCB Informática

Adulto

Spazio Sports

Madereira Madelasca

Flexcom Iluminação & Elétrica

DG Workcenter

Cato Supermercados

LG Vacker Usinagens

Vedações Makita

Embalimp - Descartáveis e Limpeza

Page 11: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 11

Contato com a natureza é foco de caminhadas

A caminhada é uma atividade aeróbica bem completa, que ofere-ce inúmeros benefícios ao corpo e mente, e sua principal vanta-gem é que é um exercício que pode ser realizado por qualquer

pessoa, independente de idade ou condicionamento físico, e em qual-quer lugar, o que permite aos seus praticantes, muitas vezes desfruta-rem de belas paisagens.

Pensando nisso é que, há pouco mais de três anos, teve início o grupo Bolha no Pé, que se reúne, ao menos uma vez por mês, para realizar a caminhada, sempre aos domingos e com diferentes destinos. A pro-posta, segundo o professor Fabiano Martins, que coordena o projeto, é que os praticantes aproveitem seus domingos participando da cami-nhada, que além de promover benefícios físicos, ainda traz a sensação de bem-estar. “Caminhar favorece a circulação e, além de distrair e relaxar, ativa diversos centros de comunicação, observação, atenção e muitos outros do cérebro. Não há dados de contraindicação para ca-minhadas, mas caso comece a sentir dores frequentes, a pessoa deve procurar seu médico”, lembra o médico Anderson Brandão Patton.

Quem compartilha desta opinião é Dalmo José Pires Leite, que partici-pa do grupo praticamente desde o início, mas que já é adepto ao espor-te há mais de 20 anos. “Em 1999 resolvi fazer o caminho de Santiago de Compostela, então comecei a me preparar com antecedência, mas foi lá que realmente descobri a paixão pela caminhada. Para mim tem duas vantagens, contemplar a paisagem e a oportunidade de reflexão”, co-menta o associado que chega a caminhar em torno de 12 quilômetros por dia.

O grupo Bolha no Pé, que atualmente é formado por 15 pessoas já vi-sitou diferentes destinos, entre eles Serra do japi, Quilombo e bairro Videira. Todas as caminhadas, segundo o professor Fabiano, têm, em média, 15 quilômetros entre ida e volta, e quando os destinos são mais distantes, o grupo conta com apoio de um transporte. “Os participan-tes sugerem itinerários, porém, procuro ter como foco aqueles que au-mentem a dificuldade da atividade”, comenta o professor.

DIVERSOS

Os benefícios de uma caminhada são muitos, mas os que mais se des-tacam são o controle do apetite, combate a osteoporose, já que há um aumento nos estímulos elétricos dos ossos, o que facilita a absorção do cálcio; prevenção contra derrames, infarto e diabetes, além de manter o equilíbrio corporal e ajudar a emagrecer, pois mesmo depois que o exercício acaba, a aceleração do metabolismo causada pelo aumento da circulação, respiração e atividade muscular, continua. “Para quem não pratica nenhum esporte, caminhar 10 minutos por dia será sufi-ciente para começar a sentir os resultados em uma semana”, ressalta Fabiano.

A próxima caminhada do grupo já tem data marcada. Será para a Trilha Sítio São José. Vale lembrar que quando os roteiros das caminhadas do grupo forem próximos, não é preciso se inscrever previamente, po-rém, quando se tratarem de passeios mais distantes, que dependam de transporte, é necessário confirmar sua participação no departamento de Esportes e lembrar-se de sempre levar água e lanche reforçado de trilha, usar protetor solar, boné e calçado confortável. Confira a agen-da dos próximos passeios e se programe para participar.

Caminhada Bolha no Pé14/04 - Clube 9 de Julho (Trilha Sitio São José)

12/05 - Mata Videira (Trilha Rio Negro)

16/06 - Estrada dos Cavaleiros

14/07 - Trilha do Limoeiro

18/08 - Moinho (Trilha do Vesúvio)

15/09 - Clube 9 de Julho (Trilha da Fazenda Santa Maria)

20/10 - Farol (Trilha do Mirim)

10/11 - Serra do Japi (Trilha Dois Morros)

Page 12: Novedades Abr-Mai-2013

12 NOVEDADES 2013

Gê Marques e a associada Angela Marinato, ganhadora do sorteio

Sorteios e transformação marcam noite de celebração

As associadas do Clube 9 foram homenageadas no Dia Inter-nacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, com uma programação repleta de atividades. Sorteios de brindes,

oferecidos pelos parceiros, massagem, maquiagem, degustação de doces e orientação nutricional marcaram o evento, realizado no restaurante e sauna, e que ainda contou com uma transformação realizada ao vivo pelas hair stylists Gê e Kelyn, da Gê Beleza, que deixaram a associada Angela Aurélia Marinato, ainda mais bela. “Adorei a transformação, queria muito ser sorteada”, comenta a ganhadora.

Além da transformação, Gê ainda sorteou outros dois cortes de cabelo, que seriam realizados posteriormente, no próprio salão e as ganhadoras foram as associadas Cristiane da Silva Lima e Luana Miranda Rabbi. O Clube ainda ofereceu rosas para as mulheres e um delicioso café durante o evento.

O Dia da Mulher, que foi uma realização do Clube 9 em parceria com a Gê Beleza, contou com a participação de mais de 350 associadas e dos parceiros: Onodera, Natura, Contém 1g, Porto Fino Turismo,

Personalité, Herba Life, La Fée, Munize Bigatto, Wella, Nutriquali, Yázigi e Saboneteca.

ESPECIAL

Profissional dá dicas para lavar os cabelos em casa

Que mulher não gosta de sentar no lavatório de um salão e entregar suas ‘madeixas’ nas mãos de uma profissional? Mas com a correria do dia a dia, nem sempre é possível se

dar ao luxo de passar pelo salão mais do que uma vez na semana.

Pensando nisso, o NOVEDADES conversou com a hair stylist do salão Gê Beleza, Thaís Bueno, que deu algumas dicas sobre como lavar os cabelos em casa e garantir um efeito como o do salão. Con-fira as dicas e entre uma ida e outra ao seu cabeleireiro, invista em uma lavagem mais completa em casa.

1. Antes de entrar no banho, penteie os fios para desatar os nós e eliminar parte da sujeira acumulada.

2. Regule a água do chuveiro. Ela deve ser morna, jamais quente. A água mais fria fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quanto mais uniformes, mais brilhantes.

3. Use o chuveirinho. Com ele, umedeça os fios uniformemente.aa

4. Aplique um xampú para o seu tipo de cabelo: coloque o produto em uma das mãos e, com a outra, espalhe-o por toda cabeça.a

5. Com a ponta dos dedos e não com as unhas, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares.

6. Enxágue bem os fios e repita a operação.

7. Coloque o condicionador nas mãos, esfregue uma na outra, e vá aplicando o produto do meio para as pontas. Para um melhor resultado, separe o cabelo em mechas e massageie com movimentos de cima para baixo, como se você estivesse alisando os fios.

8. Aguarde dois minutos e enxágue bem os cabelos. Passe os dedos abertos entre os fios para soltar os nós. Balance a cabeça para ver se os fios estão leves e soltos.

9. Não faça turbante nem esfregue o cabelo. Apenas cubra a cabeça com uma toalha macia e pressione com as mãos, para remover o excesso de água. Para secar adequadamente, passe a toalha das pontas para a raiz. Repita esse processo, no mínimo de três em três dias ou diariamente, caso seu cabelo seja oleoso.

Resultado Operacional Clube 9 de Julho

RECEITAS Jan a Dez/2012

Receitas de Manutenção 3.475.827,19

Receitas da Academia 808.950,00

Receitas Colônia de Férias 31.960,00

Receitas Promoção Social 283.229,50

Receitas de Esportes 138.728,03

Receitas Diversas 17.617,38

Receitas Financeiras 85.493,86

Reembolsos / Recuperação de Gastos 4.217,55

Total das Receitas 4.846.023,51

DESPESAS Jan a Dez/2012

Despesas com Pessoal 1.488.954,44

Despesas c/ Localização Funcionamento 1.139.257,21

Despesas c/ Academia 673.619,46

Despesas c/ Colônia de Férias 38.154,51

Despesas c/ Promoção Social 782.434,69

Despesas c/ Esportes 309.752,41

Despesas Tributárias 76.205,30

Despesas Financeiras 47.750,02

Outras Despesas 1.094,90

Total das Despesas 4.557.222,94

Superávit do Período 288.800,57

RECEITAS PATRIMONIAIS Jan a Dez/2012

Receita de Vendas de Títulos 117.000,00

Receita de Transferências de Títulos 64.050,00

Total das Receitas Patrimoniais 181.050,00

INVESTIMENTOS Jan a Dez/2012

Construção e Reforma 1.399.668,49

Equipamentos p/ Academia 173.705,00

Outros (Móveis / Máquinas / Equip. Informática) 52.665,32

Total dos Investimentos 1.626.038,81

Page 13: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 13

Resultado Operacional Clube 9 de Julho

RECEITAS Jan a Dez/2012

Receitas de Manutenção 3.475.827,19

Receitas da Academia 808.950,00

Receitas Colônia de Férias 31.960,00

Receitas Promoção Social 283.229,50

Receitas de Esportes 138.728,03

Receitas Diversas 17.617,38

Receitas Financeiras 85.493,86

Reembolsos / Recuperação de Gastos 4.217,55

Total das Receitas 4.846.023,51

DESPESAS Jan a Dez/2012

Despesas com Pessoal 1.488.954,44

Despesas c/ Localização Funcionamento 1.139.257,21

Despesas c/ Academia 673.619,46

Despesas c/ Colônia de Férias 38.154,51

Despesas c/ Promoção Social 782.434,69

Despesas c/ Esportes 309.752,41

Despesas Tributárias 76.205,30

Despesas Financeiras 47.750,02

Outras Despesas 1.094,90

Total das Despesas 4.557.222,94

Superávit do Período 288.800,57

RECEITAS PATRIMONIAIS Jan a Dez/2012

Receita de Vendas de Títulos 117.000,00

Receita de Transferências de Títulos 64.050,00

Total das Receitas Patrimoniais 181.050,00

INVESTIMENTOS Jan a Dez/2012

Construção e Reforma 1.399.668,49

Equipamentos p/ Academia 173.705,00

Outros (Móveis / Máquinas / Equip. Informática) 52.665,32

Total dos Investimentos 1.626.038,81

FINANCEIRO

Page 14: Novedades Abr-Mai-2013

14 NOVEDADES 2013

Segunda-feira Fechado

Terça-feira a Sexta-feira das 8h às 22h

Sábado das 8h às 21h

Domingo das 8h às 18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Confira os horários de funcionamento do Clube e se programe para participar das atividades oferecidas

Clube de Campo

Masculina

Terça-feira e quinta-feira das 17h30 às 22h

Sábado das 16h às 21h

Feminina

Sexta-feira das 18h às 22h

Taxas: Associado: R$3,00 / Convidado: R$30,00

Sauna

Segunda-feira das 16h às 22h

Terça a sexta-feira das 6h30 às 12h e das 14h às 22h

Sábado das 9h30 às 12h e das 14h às 17h

Musculação

Terça-feira a domingo das 8h às 19h30 (Verão)

Piscina

Campos de Futebol

Quadras de Tênis

Exame médico dermatológico para piscina

Terça-feira a sexta-feira das 8h às 18h

Terça-feira a sexta-feira das 8h às 22h

Sábado e domingo das 8h às 18h

Segunda-feira e quarta-feira das 18h às 21h

Sábado das 10h às 13h

Domingo das 10h às 12h

VOCÊ SABIA?• Que para receber informações, notícias e correspondências do Clube você só precisa manter seus dados cadastrais atualizados procurando a secretaria do Clube ou enviando e-mail para [email protected].

• Que o sistema de DDA (Débito Direto Autorizado) só pode ser acionado quando você autoriza sua agência bancária.

• Que a carteirinha social é obrigatória a partir dos dois anos de idade e que precisa ser renovada até seu vencimento.

• Que você pode enviar sugestões e dúvidas para o Serviço de Atendimento ao Associado no endereço de e-mail [email protected].

• Que para manter a qualidade da água das piscinas são realizadas quatro coletas diárias para análise, com o intuito de averiguar os padrões pré estabelecidos pelas exigências sanitárias.

• Que se frequentar o Parque Aquático com micoses ou conjuntivites você pode transmitir estas doenças a outras pessoas.

ADMINISTRAÇÃO

Page 15: Novedades Abr-Mai-2013

NOVEDADES 2013 15

Page 16: Novedades Abr-Mai-2013

16 NOVEDADES 2013