Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

42
Novo Metal 3D Manual do Utilizador Tradução e Adaptação: Top – Informática, Lda.

Transcript of Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Page 1: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D

Manual do Utilizador

Tradução e Adaptação: Top – Informática, Lda.

Page 2: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 2

IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da CYPE Ingenieros, S.A. e nenhuma parte dela pode ser reproduzida ou transferida sob nenhum conceito, de nenhuma forma e por nenhum meio, quer seja electrónico ou mecânico, sem a prévia autorização escrita da CYPE Ingenieros, S.A. Este documento e a informação nele contida são parte integrante da documentação que acompanha a Licença de Utilização dos programas informáticos da CYPE Ingenieros, S.A. e da qual são inseparáveis. Por conseguinte, está protegida pelas mesmas condições e deveres. Não esqueça que deverá ler, compreender e aceitar o Contrato de Licença de Utilização do software, do qual esta documentação é parte, antes de utilizar qualquer componente do produto. Se NÃO aceitar os termos do Contrato de Licença de Utilização, devolva imediatamente o software e todos os elementos que o acompanham ao local onde o adquiriu, para obter um reembolso total. Este manual corresponde à versão do software denominada por CYPE Ingenieros, S.A. como Novo Metal 3D – Manual do Utilizador. A informação contida neste documento descreve substancialmente as características e métodos de manuseamento do programa ou programas que acompanha. A informação contida neste documento pode ter sido modificada posteriormente à edição mecânica deste livro sem prévio aviso. O software que este documento acompanha pode ser submetido a modificações sem prévio aviso. Para seu interesse, CYPE Ingenieros, S.A. dispõe de outros serviços, entre os quais se encontra o de Actualizações, que lhe permitirá adquirir as últimas versões do software e a documentação que o acompanha. Se tiver dúvidas relativamente a este texto ou ao Contrato de Licença de Utilização do software, ou se quiser contactar a CYPE Ingenieros, S.A., pode dirigir-se ao seu Distribuidor Autorizado ou ao Departamento Posventa da CYPE Ingenieros, S.A. na direcção: Avda. Eusebio Sempere, 5 – 03003 Alicante (Spain) Tel: +34 965 92 25 50 – Fax: +34 965 12 49 50 – http://www.cype.com © CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2007) Windows® é marca registada de Microsoft Corporation®

Page 3: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador

3

Índice geralÍndice geral..................................................................... 3 Apresentação................................................................. 5

Novo Metal 3D ................................................................. 7 1. Exemplo Prático: Calcular uma nave industrial com o auxílio do Gerador de Pórticos ........................... 7 1.1. Introdução ............................................................... 7 1.2. Nave Industrial ........................................................ 7

1.2.1. Apresentação da estrutura............................... 7 1.2.2. Procedimentos de cálculo................................ 7 1.2.3. Utilização do módulo Gerador de Pórticos....................................................................... 7 1.2.4. Utilização do Programa Novo Metal 3D......... 14

1.2.4.1. Pórticos Principais ................................... 14 1.2.4.2. Dados gerais ........................................... 17

1.2.4.3. Pilares de topo e contraventamentos ............................................... 19 1.2.4.4. Ligações soldadas................................... 37 1.2.4.5. Fundação................................................. 37 1.2.4.6. Listagens e desenhos.............................. 38

Generalidades ................................................................41 5. Ajudas no ecrã ......................................................... 41 5.1. Tecla F1 ................................................................. 41 5.2. Ícone com o sinal de interrogação........................ 41 5.3. Ícone em forma de livro......................................... 41 5.4. Guia rápido............................................................ 41 6. Perguntas e respostas ............................................. 42

Page 4: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 4

Page 5: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador

5

Apresentação Novo Metal 3D é um potente e eficaz programa concebido para o cálculo de estruturas em 3D de barras

de aço e madeira.

Obtém os esforços e deslocamentos com dimensionamento automático e contém uma completíssima base de dados de perfis laminados, enformados e compostos, dos principais fabricantes. Calcula qualquer estrutura realizando todas as verificações exigidas pela norma.

Com a geração de vistas poderá trabalhar com janelas em 2D e 3D de maneira totalmente interactiva e com total conectividade. Se a estrutura for de aço, pode obter o seu redimensionamento e optimização máxima. Os elementos cotam-se sem introduzir coordenadas nem malhas rígidas.

Este manual contém um exemplo, onde se explica como calcular e dimensionar uma nave industrial.

Page 6: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D

6

Page 7: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 7

Novo Metal 3D

1. Exemplo Prático: Calcular uma nave industrial com o auxílio do Gerador de Pórticos

1.1. Introdução O objectivo deste manual é facilitar a aprendizagem e utilização do programa Novo Metal 3D e Gerador de Pórticos, desde a introdução de dados, análise e preparação de ficheiros de resultados.

1.2. Nave Industrial

1.2.1. Apresentação da estrutura

A nave desenvolve-se num comprimento de 50 m e tem um vão de 25 m.

A estrutura principal da nave é constituída por pórticos planos, tipo pórtico rígido.

A estrutura secundária é constituída pelas madres da cobertura e madres das fachadas, pelos pilares e vigas de apoio das chapas de topo da nave e pelos elementos de contraventamento.

Materiais utilizados :

B20

Fe 430

A400

1.2.2. Procedimentos de cálculo

Para realizar o cálculo desta estrutura, utiliza-se o módulo Gerador de Pórticos e o módulo Novo Metal 3D.

No primeiro serão dimensionadas as madres da cobertura e as madres das fachadas. São também geradas automaticamente as cargas actuantes nos pórticos principais, resultantes da acção permanente e das acções variáveis de sobrecarga e de vento, ao mesmo tempo que é gerada a geometria dos pórticos principais.

Toda esta informação é transferida automaticamente para o Novo Metal 3D, podendo de seguida passar-se ao dimensionamento dos pórticos principais.

1.2.3. Utilização do módulo Gerador de Pórticos

Seleccione no Ambiente de trabalho a opção CYPE. Software para Engenharia e Construção,

Depois seleccione o grupo Metal e posteriormente Gerador de Pórticos, clique em Arquivo>Novo, e aparecerá a janela Nova obra, onde deve escrever o nome do novo ficheiro.

Fig. 1.1

Page 8: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 8

Verá que automaticamente surgirá o diálogo Dados de Obra. Comece por indicar o número de vãos, a separação entre pórticos e as cargas dos tapamentos.

Fig. 2.2

• Active Com sobrecarga de vento e introduza os dados de acordo com a figura seguinte.

Fig. 2.3

Termine este diálogo definindo o grupo de combinações, neste caso como Coberturas.

Fig. 2.4

O passo seguinte é definir a geometria do pórtico principal.

O programa pergunta se deseja introduzir um pórtico novo, prima em Sim e seleccione posteriormente um pórtico de duas águas.

Considere as dimensões da figura seguinte.

Page 9: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 9

Fig. 2.5

Como se referenciou anteriormente, considera-se pórtico rígido, no entanto, se pretender considerar outro tipos de pórticos basta carregar em Tipo de cobertura e escolher o modelo.

Fig. 2.6

De seguida dimensionam-se as madres da cobertura.

• Prima em (Edição de madres na cobertura e lateralmente), posteriormente pressione Madres nas coberturas.

Fig. 2.7

Considere os dados de cálculo os seguintes, de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.8

O objectivo é calcular as madres com perfis Z, assim prima no Tipo de perfil INP-80, que é o perfil que vem por defeito.

• Surge uma nova janela, prima novamente no perfil INP-80.

Page 10: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 10

Fig. 2.9

• Seleccione como material os perfis enformados.

Fig. 2.10

Como em Série de perfis não existem perfis Z, terá que se importar tais perfis da biblioteca.

• Prima em Perfis de Obra.

• Prima no ícone .

• Seleccione como Biblioteca Mundprf e prima em

.

• Aceite todas as opções até visualizar a janela de Descrição de perfil.

Fig. 2.11

• Seleccione como Série de perfis Z (Mundiperfil).

Page 11: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 11

Fig. 2.12

• Prima Aceitar até voltar à janela Edição de madres da cobertura.

• Admite-se uma separação de madres de 2 m e o tipo de aço Fe430.

Fig. 2.13

• Prima em da linha Tipo de Perfil.

Verá que o programa indica quais os perfis que cumprem ou não e as verificações impostas.

• Faça duplo clique sobre o perfil Z 170x20, de forma a seleccioná-lo e prima Aceitar.

Fig. 2.14

• Prima Aceitar, indicando Sim à pergunta executada pelo programa, até voltar para o ambiente de trabalho do programa.

Da mesma forma defina os dados para o dimensionamento das Madres laterais.

• Prima em e seleccione as opções da figura seguinte, agora já não é necessário importar a família de perfis Z.

• Admite-se um espaçamento entre madres de 1.5 m.

Page 12: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 12

Fig. 2.15

• Prima em da linha Tipo de Perfil.

Verá que o programa indica quais os perfis que cumprem ou não e as verificações impostas.

• Faça duplo clique sobre o perfil Z 170x20, de forma a seleccioná-lo e prima Aceitar.

Fig. 2.16

• Prima Aceitar, indicando Sim à pergunta executada pelo programa, até voltar para o ambiente de trabalho do programa.

Neste momento pode retirar listagens e desenhos relativos às madres e geometria do pórtico.

A partir de agora procede-se à exportação dos dados

para o Novo Metal 3D, para isso prima no ícone , executada esta acção surgem as janelas com o resultado do dimensionamento das madres, prima Sim em ambas.

Fig. 2.17

Page 13: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 13

Fig. 2.18

Após aceitar estas duas perguntas surgirá a janela Opções de exportação para Metal 3D.

• Seleccione na Configuração de apoios por Pórticos biarticulados, no Tipo de geração por Geração pórticos 3D, nas Opções de agrupamento por Agrupar todos, nas Opções de encurvadura colocar Encurvadura em pórticos de nós móveis.

Fig. 2.19

• Prima Aceitar para confirmar as opções escolhidas.

Surge um aviso, relativo à geração das cargas do vento. Este aviso é importante quando se geram pórticos múltiplos, já que o programa considera a geração das cargas do vento como pórticos isolados; prima Aceitar para continuar.

Na janela informativa que surge de imediato prima Aceitar.

Fig. 2.20

Esta aplicação termina com a gravação dos dados introduzidos no Gerador de Pórticos, o Programa pedirá para confirmar se deseja realizar a exportação de dados para Metal 3D e se deseja guardar os dados da obra actual.

Fig. 2.21

Page 14: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 14

Fig. 2.22

Ao premir em Sim nas duas perguntas, automaticamente o programa passa para a aplicação Novo Metal 3D.

Fig. 2.23

• Prima Aceitar.

• Surge de imediato a janela a indicar o nome da obra, prima Aceitar.

Fig. 2.24

Inicia-se a obra com todos os dados necessários para o dimensionamento dos pórticos principais, que previamente foram introduzidos no Gerador de Pórticos.

Fig. 2.25

1.2.4. Utilização do Programa Novo Metal 3D

1.2.4.1. Pórticos Principais

Uma vez no Novo Metal 3D, pode observar os pórticos. Seleccione Carga e Hipótese Vista e activar Ver todas, repare que lhe aparecem no ecrã as cargas geradas automaticamente pelo Gerador de Pórticos. Depois de descrever os tipos de perfil dos pórticos principais também se poderiam consultar os coeficientes de encurvadura e de bambeamento gerados pelo Gerador de Pórticos.

Apesar de todos estes dados terem sido gerados através do Gerador de Pórticos, convém aqui referir que toda a sua introdução poderia ter sido feita a partir do Novo Metal 3D, é claro que isso implicaria introduzir:

• Todos os pórticos

• Todas as madres

Page 15: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 15

• Todas as vigas

• As cargas actuantes em cada madre e em cada viga, resultantes de cada acção.

Este processo seria extremamente moroso, pelo que o Gerador de Pórticos facilita todo este trabalho.

Para os casos de naves industriais com pisos intermédios, poder-se-ia nesta fase introduzir barras, definindo assim a estrutura necessária.

Passa-se agora à descrição dos pórticos principais.

• Prima em Barra > Descrever Perfil, seguidamente seleccione o pilar da esquerda e da direita de um pórtico, ficarão todos

seleccionados, prima com o .

Fig. 2.26

• Prima em INP-80 e seleccione um IPE-300 por exemplo, prima Aceitar até voltar a ver a estrutura.

• Prima agora sobre as duas vigas de um pórtico

e prima com o .

• Na janela que surge, seleccione como Disposição, Simples com cartelas, isto para se introduzir os quadros de reforços. Active de imediato as opções que surgem na figura seguinte.

Fig. 2.27

Page 16: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 16

A localização dos reforços depende da disposição das barras. Na figura seguinte é descrito com as inicias i (início), f (fim) de barra e sup (superior), inf (inferior) da barra.

Fig. 2.28

• Prima Aceitar, visualiza todas as barras descritas e com a indicação dos quadros de reforços (cartelas).

Fig. 2.29

Seleccione agora Barra > Encurvadura, verá que tanto para a direcção do plano dos pórticos como para a direcção perpendicular estão definidos os coeficientes de

encurvadura das barras, tal como se tinha referido anteriormente.

De seguida, seleccione a opção Barra > Bambeamento, com o objectivo de definir as distâncias de travamento dos banzos, repare que as que foi possível definir, o programa já as definiu (travamento das madres no banzo superior das vigas e banzos dos pilares), deve agora ter em especial atenção ao banzo inferior das vigas, ao qual o programa atribui o valor L. Deve decidir se realmente o banzo não tem qualquer travamento ou se, pelo contrário, pensa colocar travamentos e, se assim for, qual a distância entre eles.

Neste caso, vamos admitir que nos pilares o banzo do interior dos pórticos (banzo superior para o pilar esquerdo e inferior para o pilar direito), não tem qualquer tipo de travamento e que o banzo inferior das vigas está travado de 4,0 m em 4,0 m.

Fig. 2.30

• Prima sobre as duas vigas de um pórtico e

prima com o .

Page 17: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 17

• Surge a janela do Bambeamento, prima no

ícone para atribuir uma distância de travamento do banzo inferior de 4m.

Fig. 2.31

No que diz respeito aos Coeficientes de Momentos, pode consultar o manual Novo Metal 3D – Memória de Cálculo onde se mostra uma tabela com estes valores, de acordo com o desenho do diagrama de momentos flectores. Neste exemplo, fica o valor 1, que é a situação mais desfavorável.

1.2.4.2. Dados gerais

Prossegue-se à definição do regulamento e acções.

• Prima em Obra > Normas e seleccione como normas os Eurocódigos (Portugal), isto para que se possa aproveitar o cálculo das ligações, só possível com estas normas.

Fig. 2.32

• Prima Aceitar até voltar ao ambiente de trabalho do programa.

• Prima em Obra > Acções e prima em Acções adicionais.

Fig. 2.33

Como se pode visualizar existem já definidas 4 acções do vento, provenientes do Gerador de Pórticos. No entanto, terá que se criar mais duas acções do vento para se ter em conta o vento de topo, ou seja, o vento que incidirá nos dois pórticos de topo do pavilhão e que consequentemente terá que ser absorvido pelos pilares de topo, contraventamentos horizontais e verticais.

• Prima em correspondente à acção adicional Vento.

Page 18: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 18

Fig. 2.34

• Surge a janela do Vento, prima em Nova acção adicional.

• Como referência coloque Vento Topo 1 e prima Aceitar.

Fig. 2.35

• Prima novamente em Nova acção adicional.

• Como referência coloque Vento Topo 2 e prima Aceitar.

• Prima Aceitar.

Ficará com 6 acções Vento.

Fig. 2.36

• Prima Aceitar.

• Prima em Estados limite e seleccione os dados de acordo com a figura seguinte, por fim prima Aceitar até visualizar a estrutura.

Fig. 2.37

Page 19: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 19

1.2.4.3. Pilares de topo e contraventamentos

Procede-se à introdução de todos os dados necessários para a introdução dos pilares de topo e contraventamentos.

Como temos todos os pórticos agrupados é necessário desagrupar os dois primeiros e os dois últimos.

• Prima em Planos > Desagrupar, e seleccione Planos paralelos YZ, prima Aceitar.

• Prima sobre cada um dos pórticos (os dois primeiros e os dois últimos) de forma a

seleccioná-los e prima com o .

• Surge a informação de desagrupamento, prima em Sim.

Fig. 2.38

• Prima em Janela > Abrir nova, o objectivo é criar uma janela 2D dos dois pórticos de topo.

• Seleccione a opção de acordo com a imagem seguinte, prima em Aceitar.

Fig. 2.39

• Prima sobre os dois eixos que compõem o plano do pórtico 1, como mostram as imagens seguintes.

Fig. 2.40

Page 20: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 20

Fig. 2.41

• Coloque como nome da janela Pórtico 1.

Fig. 2.42

Surge a imagem 2D do pórtico 1, para alternar de janela em janela, basta ir ao menu Janela.

• Prima no ícone e active as opções de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.43

• Prima em Barra > Nova e introduza as barras de acordo com as imagens seguintes.

• Prima com o botão para introduzir a barra

e com o botão para terminar.

Fig. 2.44

Page 21: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 21

Fig. 2.45

Fig. 2.46

Fig. 2.47

Fig. 2.48

• Prima em Planos > Cotas, para se cotar os novos nós.

• Prima no ícone e coloque como Cotas genéricas 6.25m.

Page 22: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 22

Fig. 2.49

• Prima sobre o pilar da esquerda para indicar o inicio da distância, depois prima no pilar de topo imediatamente à direita, como mostram as imagens seguintes.

• Procede-se desta forma pilar a pilar de forma a os pilares ficarem cotados a 6.25m de afastamento.

Fig. 2.50

Page 23: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 23

Fig. 2.51

Fig. 2.52

Page 24: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 24

• Terminado a cotagem, prima com o botão para aplicar uma outra cotagem.

• Coloque 1m como cotas genéricas.

Fig. 2.53

• Prima de acordo com as imagens seguintes.

Fig. 2.54

Fig. 2.55

• Prima Janela > 3D.

• Prima Barra > Nova e introduza as barras de acordo com as imagens seguintes.

Fig. 2.56

Fig. 2.57

Page 25: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 25

• Prima Nó > Vinculação exterior, seleccione os nós dos pilares de topo que fazem ligação com

a sapata, prima botão para terminar a selecção.

• Selecione o nó apoio duplo, de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.58

• Prima Nó > Vinculação interior, seleccione os novos nós de ligação dos pilares de topo com os contraventamentos e entre os contraventamentos e as vigas dos pórticos,

prima botão para terminar a selecção.

• Seleccione o Nó encastrado, como indica a figura seguinte.

Fig. 2.59

• Prima Barra > Descrever perfil, seleccione os pilares de topo e as barras que fazem a conexão entre os pórticos contraventados, excepto as diagonais de travamento, prima com

o botão para terminar a selecção.

Fig. 2.60

Page 26: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 26

Fig. 2.61

• Coloque um perfil simples IPE-80.

Fig. 2.62

• É necessário rodar os perfis dos pilares de topo, prima Barra > Descrever disposição, seleccione

os pilares de topo, prima com o botão para terminar a selecção.

Fig. 2.63

Fig. 2.64

Page 27: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 27

• Seleccione Rotação de 90 graus.

Fig. 2.65

• Prima Barra > Descrever perfil, seleccione as diagonais de travamento, prima com o botão

para terminar a selecção.

Fig. 2.66

Fig. 2.67

• Seleccione o tirante .

Page 28: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 28

• Prima no perfil que vem por defeito e coloque o perfil Varão maciço de 16 mm, premindo em Editar perfil e no valor que se apresenta na janela.

Fig. 2.68

• Prima Aceitar até voltar ao ambiente de trabalho.

• Prima Barra > Descrever material e seleccione

todas as barras, prima com o botão para terminar a selecção.

• Seleccione o Fe430.

Fig. 2.69

• Prima Aceitar até voltar ao ambiente de trabalho.

Para a cálculo dos contraventamentos é necessário articular as barras que fazem a conexão com os pórticos, neste momento as diagonais já estão articuladas.

Fig. 2.70

• Prima Barra > Articular extremos, prima sobre o meio vão das barras, ficando com o aspecto das figuras seguintes.

Page 29: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 29

Fig. 2.71

Fig. 2.72

Relativamente à encurvadura, nestes novos perfis o programa coloca sempre por defeito o coeficiente de encurvadura o valor 1 em ambos os planos.

• Prima Barra > Encurvadura e seleccione as barras que conectam entre os pórticos contraventados, com a excepção das diagonais de travamento. Para terminar a selecção prima

com o botão .

Fig. 2.73

Fig. 2.74

Page 30: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 30

• Coloque os dados de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.75

• Seleccione agora os pilares de topo.

Fig. 2.76

Fig. 2.77

Page 31: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 31

Para estes pilares, admite-se que existe a presença das mesmas madres laterais, o que vai provocar um travamento no plano xy aos mesmos.

Para efeitos de encurvadura considere o valor do coeficiente de encurvadura no plano mais fraco do perfil igual a 0,19, este valor resulta do quociente entre 1,5m e 8,0m, admitindo as madres laterais colocadas com um afastamento de 1,5m. Na outra direcção considere o valor de 1.

Assim coloque os dados de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.78

Procede-se ao agrupamento de algumas barras, de forma a obter-se uma uniformização dos perfis.

• Prima Barra > Agrupar.

• Seleccione todas as vigas dos pórticos como mostra a figura seguinte e prima com o botão

para terminar a selecção.

Fig. 2.79

• Prima em Sim, para agrupar as barras.

Fig. 2.80

• Seleccione agora os pilares dos pórticos e proceda da mesma forma, agrupando-os.

Page 32: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 32

Fig. 2.81

• Finalmente, agrupe os pilares de topo.

Fig. 2.82

Falta introduzir as cargas do vento de topo.

Considere para cargas a actuar em cada um destes pilares de topo, a carga horizontal resultante da acção do vento, igual a 2.19 kN/m. Este valor obteve-se admitindo um coeficiente de pressão interior de +0.2 e exterior de 0.7, o que totaliza o valor de 0.5. O valor característico da pressão dinâmica (Pk) é 0.7KN/m2. Multiplicando 0.7x0.5 obtém-se um valor de pressão do vento de 0.35KN/m2.

Admitindo uma faixa de 6.25 m de largura, de largura de influência, resulta aproximadamente 2.19 KN/m.

intext δ+δ=δ

influênciaKVento LPF ×=

• Prima em Carga > Hipótese vista e seleccione Vento Topo 1.

Fig. 2.83

• Prima Carga > Introduzir cargas sobre barras, seleccione os três pilares de um dos topos e

prima com o botão , para terminar a selecção.

Page 33: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 33

Fig. 2.84

• Como hipótese coloque Vento Topo 1 e como carga 2.19 KN/m segundo o sentido negativo do eixo x.

Fig. 2.85

• Seleccione os outros dois pilares restantes,

prima com o botão , para terminar a selecção. Como a largura de influência é metade, assim a carga será 1.095 KN/m segundo o sentido negativo do eixo x.

Page 34: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 34

Fig. 2.86

Fig. 2.87

• Seleccione os três pilares de topo do outro pórtico de topo.

Page 35: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 35

Fig. 2.88

• Coloque os dados de acordo com a figura seguinte. Tenha em atenção que já é a outra hipótese de vento de topo e a direcção do vento também é diferente.

Fig. 2.89

• Seleccione os outros dois pilares e coloque os dados de acordo com a imagem seguinte.

Page 36: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 36

Fig. 2.90

É de salientar que sempre que pretender visualizar uma carga de uma determinada acção, deverá ir ao menu Carga > Hipótese vista e seleccionar a respectiva acção.

Prossegue-se ao cálculo.

• Prima Cálculo > Calcular e seleccione as opções da figura seguinte.

Fig. 2.91

Surge uma janela indicando que se assume valores por defeito, prima Aceitar.

Fig. 2.92

Aguarde alguns instantes. Terminado o cálculo, poderá consultar uma série de comandos obtendo informações relativamente a deslocamentos, esforços por acção, envolvente de esforços e flechas. Isto no menu Cálculo.

Prima em Cálculo > Verificar as barras, prima sobre uma barra e fica a saber o porquê daquela barra verificar ou não verificar.

Page 37: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 37

1.2.4.4. Ligações soldadas

De acordo com a memória de cálculo, o programa só calcula as ligações segundo o Eurocódigo 3.

No entanto é necessário alterar o aço dos pernos que vem por defeito nas placas de amarração, pois esse regulamento não admite esse tipo de aço.

• Prima em Placas de amarração > Materiais e seleccione o aço de acordo com a imagem seguinte.

Fig. 2.93

• Prima em Ligações > Calcular.

• Após o cálculo, prime em Ligações > Consultar.

Assinala-se na estrutura uma série de tipos de ligações, onde o utilizador poderá visualizar, bastando para isso premir sobre as mesmas.

Fig. 2.94

Fig. 2.95

1.2.4.5. Fundação

Para o cálculo da Fundação, prima no separador Fundação, parte inferior esquerda do ecrã.

Page 38: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D 38

Fig. 2.96

No menu Obra > Dados de obra, existe sempre a possibilidade de alterar os materiais que vem por defeito como também alterar a tensão do terreno, para este exemplo mantêm-se os dados por defeito.

Através do menu Elementos de fundação poderia-se introduzir sapata a sapata como também viga a viga. Neste exemplo, utiliza-se o comando Gerar sapatas e vigas presente no menu Cálculo.

• Prima em Cálculo > Gerar sapatas e vigas.

• Prima em Sim, para gerar as vigas lintéis.

• Prima em Cálculo > Dimensionar e seleccione as opções da figura seguinte. Prima Aceitar.

Fig. 2.97

Obtêm-se os seguintes resultados de cálculo.

Fig. 2.98

Após o cálculo, poderá premir sobre um dos elementos e consultar assim toda a informação relativa ao cálculo.

Poderá também uniformizar as sapatas, com o comando Elementos de fundação > Igualar, como também outros tipos de comandos dentro desse mesmo menu.

1.2.4.6. Listagens e desenhos

As listagens serão fornecidas através do ícone , a informação contida será de acordo se se está presente no separador Estrutura ou Fundação.

Page 39: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Novo Metal 3D – Manual do Utilizador 39

Fig. 2.99

Os desenhos serão fornecidos através do ícone . Existem vários tipos de desenhos, desde o desenho da estrutura principal à pormenorização das ligações.

Fig. 2.100

Page 40: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador
Page 41: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Metal 3D – Manual do Utilizador

41

Generalidades

5. Ajudas no ecrã Os programas de CYPE Ingenieros dispõem de ferramentas de ajuda no ecrã, através das quais o utilizador pode obter directamente do programa a informação necessária sobre o funcionamento dos menus dos diálogos e das suas opções.

Esta ajuda está disponível em quatro formas diferentes:

5.1. Tecla F1 A maneira de obter ajuda de uma opção é abrir o menu, colocar-se sobre a mesma e, sem chegar a executá-la, premir a tecla F1.

5.2. Ícone com o sinal de interrogação Na barra de título da janela principal de cada programa existe um ícone com o sinal de interrogação . Pode obter ajuda específica de uma opção do programa da seguinte forma: faça clique sobre esse ícone; abra o menu que contém a opção cuja ajuda quer consultar; prima sobre a opção. E aparecerá uma janela com a informação solicitada. Esta informação é a mesma que se obtém com a tecla F1.

Pode desactivar a ajuda de três maneiras diferentes: prima o botão direito do rato, premindo o ícone com o sinal de interrogação, ou com a tecla Esc.

Também pode obter ajuda dos ícones da barra de ferramentas. Para isso prima sobre o ícone com o sinal de interrogação . Nesse momento os ícones que dispõem de informação ficarão com o bordo azul. A seguir, prima sobre o ícone do qual quer obter ajuda.

Na barra de título dos diálogos que se abrem ao executar algumas opções do programa existe também um ícone com o sinal de interrogação . Depois de premir sobre este ícone, as opções ou partes do diálogo que dispõem de ajuda ficarão com o bordo azul. Prima sobre aquela da qual deseja obter ajuda.

5.3. Ícone em forma de livro Na barra de título de alguns quadros de diálogo aparece um ícone em forma de livro aberto que oferece informação geral do quadro de diálogo onde aparece.

Em Metal 3D, especificamente, aparece este ícone na barra de título da janela principal. Se o seleccionar, poderá obter informação sobre o modo de funcionamento de Metal 3D.

5.4. Guia rápido Pode-se consultar e imprimir a informação da tecla F1 com a opção Ajuda > Guia rápido. Alguns programas como Cypelec ou os incluídos em Instalações de Edifícios têm ecrãs diferentes seleccionáveis através de tarefas situadas na parte inferior de cada um dos programas.

As opções dos diálogos não estão reflectidas neste guia.

Page 42: Novo Metal 3D - Manual Do Utilizador

Metal 3D

42

6. Perguntas e respostas Na página web (http://www.cype.pt), poderá encontrar a resolução das consultas mais frequentes, em constante actualização, recebidas pela Assistência Técnica CYPE.