Novo Uno 2010

179

Click here to load reader

Transcript of Novo Uno 2010

  • MANUAL DE USO E MANUTENOPORTUGUS

    Uno

    - I

    mpr

    esso

    603

    5529

    2 - V

    I/20

    10

    A FIAT, alm de produzir automveis com alta tecnologia e design nico, tambm investe em aes socioculturais e ambi-entais, pois acredita na parceria de todos os setores da socie-dade para o desenvolvimento sustentvel do Brasil. Conhea essas iniciativas pelo site:www.fiat.com.br/cidadania

    UNOCOPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZILOs dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero car desatualizados em

    consequncia das modicaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto.

    Cert no. IMO-COC-029173

    Fontes MistasGrupo de produto proveniente de florestasbem manejadas e outras fontes controladas

    Esta publicao foi produzidacom papel certificado FSC

  • COMPROMISSO FIAT COM A QUALIDADEORIENTAES:

    Prefira sempre Acessrios Genunos FIAT.Tanto o veculo como os equipamentos nele instalados consomem energia da bateria quando desligados, o denominado consumo em Standy-by. Como a bateria possui um limite mximo de consumo para garantir a partida do motor, deve-se dimensionar o consumo dos equi-pamentos ao limite de consumo da bateria.

    ADVERTNCIASPara assegurar a qualidade e o perfeito funcionamento do veculo, recomendamos instalar somente acessrios genunos, disposio na Rede de Assistncia Fiat.A instalao de rdios, alarmes, rastreadores ou qualquer outro acessrio eletrnico no genuno poder ocasionar consumo excessivo de carga da bateria, podendo provocar o no funcionamento do veculo e a perda da garantia.

    PRESSO DE CALIBRAGEM DOS PNEUS FRIOS lbf/pol2 (kgf/cm2)A presso dos pneus indicada valida somente para os pneus frios. Deve-se calibr-los somente dessa manei-ra, sobretudo antes de longas viagens.

    Uno Vivace 1.0 Uno Way 1.0 Uno Attractive 1.4 Uno Way 1.4

    Com carga mdia- dianteiro:- traseiro:

    28 (1,9)28 (1,9)

    28 (1,9)28 (1,9)

    28 (1,9)28 (1,9)

    28 (1,9)28 (1,9)

    Com carga completa- dianteiro:- traseiro:

    32 (2,2)32 (2,2)

    32 (2,2)32 (2,2)

    32 (2,2)32 (2,2)

    32 (2,2)32 (2,2)

    Roda de reserva 32 (2,2) 32 (2,2) 32 (2,2) 32 (2,2)

    Obs.: a primeira especificao em lbf/pol2 e a segunda, entre parnteses, em kgf/cm2.

    300 mA

    80 mA

    4 mA11 mA

    36 mAConsumo mximo Stand-by da bateria 60 AH

    VeculoRdio

    Genuno Fiat

    Rdio marca A

    Rdio marca B

  • 1Caro Cliente,Queremos agradecer-lhe por ter preferido a marca Fiat.Preparamos este manual para que voc possa conhecer cada detalhe do Fiat Uno e assim, utiliz-lo da maneira mais

    correta.Recomendamos que o leia com ateno antes de utilizar o veculo pela primeira vez.No mesmo esto contidas informaes, conselhos e advertncias importantes para seu uso, que o ajudaro a aproveitar,

    por completo, as qualidades tcnicas do seu veculo; voc vai encontrar, ainda, indicaes para a sua segurana, para manter o bom estado do veculo e para a proteo do meio ambiente.

    As instrues de manuteno e instalao de acessrios so de carter ilustrativo, e recomendamos que sua execuo seja feita por pessoal qualificado pela Fiat Automveis S/A.

    Alm disso, no kit de bordo do veculo, voc encontrar outras publicaes, as quais, trazem informaes especficas e no menos importantes sobre outros assuntos; tais como:sSERVIOSADICIONAISRESERVADOSAOS#LIENTES&IATs#DIGO.ACIONALDE4RNSITOEINSTRUESDEPRIMEIROSSOCORROSsFUNCIONAMENTODOSISTEMADESOMSEDISPONVELsCONCESSIONRIASINTEGRANTESDA2EDE!UTORIZADA&IAT

    Boa leitura, e boa viagem!

    Este manual descreve os instrumentos, equipamentos e acessrios que podem equipar o modelo Fiat Uno disponvel na rede de Concessionrias Fiat at a presente data. Mas ateno! Considere somente as informaes inerentes ao modelo/verso e equipamentos opcionais originais de fbrica do veculo adquirido, conforme discriminado na nota fiscal de venda.

  • 2BEM-VINDO A BORDOOs veculos Fiat so automveis de design original, idealizados em prol do prazer de dirigir em completa segurana e

    respeitando ao mximo o meio ambiente. A comear pela adoo de modernos motores, passando pelos dispositivos de segurana e a preocupao em oferecer todo o conforto possvel aos ocupantes, tudo isso contribuir para que a persona-lidade de seu veculo seja apreciada logo no primeiro momento.

    Em seguida, voc vai notar tambm que, alm das exclusivas caractersticas de estilo, existem novos processos de cons-truo que diminuem os custos de manuteno.

    Segurana, economia, inovao e respeito ao meio ambiente fazem do Fiat Uno um veculo a ser imitado.

  • 3OS SMBOLOS PARA UMA DIREO CORRETAOs sinais indicados nesta pgina so muito importantes. Servem para evidenciar partes do manual onde necessrio

    deter-se com mais ateno.Como voc pode ver, cada sinal constitudo por um smbolo grfico diferente para que seja fcil e claro descobrir a

    qual rea pertencem os assuntos:

    Segurana das pessoas

    Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode pr em grave perigo a segurana fsica das pessoas.

    Proteo do ambiente

    Indica o comportamento correto a manter, para que o uso do veculo no cause nenhum dano ao meio ambiente.

    Integridade do veculo

    Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode acarre-tar srios danos ao veculo e, em certos casos, a perda da garantia.

  • 4CONSIDERAES IMPORTANTES Antes de arrancar, certifique-se de que o freio de estacionamento no esteja acionado e de que no existam obstculos

    que possam comprometer o movimento dos pedais, tais como tapetes ou qualquer outro objeto. Verifique tambm se as luzes-espia no esto assinalando nenhuma irregularidade.Ajuste o banco e os espelhos retrovisores antes de movimentar o veculo.Faa do uso do cinto de segurana um hbito. Utilize-o sempre para sua proteo./BSERVEOTRNSITOANTESDEABRIRUMAPORTAOUSAIRCOMOSEUVECULODOESTACIONAMENTOVerifique o fechamento e o travamento correto das portas e da tampa do porta-malas, antes de movimentar o veculo.0ARASUASEGURANAOBSERVEASCONDIESDOTEMPODOTRNSITOEDAESTRADAEDIRIJADEACORDOCOMELASEvite dirigir se no estiver em condies fsicas normais.Obstculos, pedras ou buracos na pista podem causar danos ao veculo, comprometendo o seu funcionamento.Evite deixar objetos soltos sobre os bancos, pois em caso de desacelerao rpida do veculo, os mesmos podero provocar

    ferimentos aos ocupantes ou danos ao prprio veculo.Em cruzamentos, seja prudente, fique atento e reduza a velocidade ao chegar neles.Respeite as velocidades mximas estabelecidas na legislao.,EMBRESEOSMOTORISTASPRUDENTESRESPEITAMTODASASLEISDETRNSITO&AADAPRUDNCIAUMHBITOA execuo das revises essencial para a integridade do veculo e para a continuidade do direito Garantia. Quando

    for notada qualquer anomalia, esta deve ser imediatamente reparada, sem aguardar a prxima reviso peridica.

  • 5A

    SIMBOLOGIA

    Em alguns componentes do seu Fiat, ou perto dos mesmos, esto aplicadas etiquetas coloridas especficas cujo smbolo chama a ateno do usurio e indica precaues importantes que este deve tomar, em relao ao componente em questo.

    A seguir, so citados resumidamen-te todos os smbolos indicados pelas etiquetas empregadas no seu Fiat e, ao lado, os componentes para os quais os smbolos chamam a ateno.

    tambm indicado o significado do smbolo de acordo com a subdiviso de perigo, proibio, advertncia ou obrigao, qual o prprio smbolo pertence.

    SMBOLOS DE PERIGO

    BateriaLquido corrosivo.

    BateriaPerigo de exploso.

    VentiladorPode ligar-se automatica-mente, mesmo com o motor parado.

    Reservatrio de expansoNo remover a tampa quan-do o lquido de arrefecimen-to estiver quente.

    BobinaAlta tenso.

    Correias e poliasrgos em movimento; no aproximar partes do corpo ou roupas.

    Tubulao do climatizador de arNo abrir.Gs em alta presso.

    SMBOLOS DE PROIBIO

    BateriaNo aproximar chamas.

    Bateria Manter as crianas afasta-das.

    Anteparos de calor - correias - polias - ventila-dorNo pr as mos.

  • 6Airbag do lado do passa-geiroNo instalar porta-bebs virados para trs no banco dianteiro do passageiro.

    SMBOLOS DE ADVERTNCIA

    CatalisadorNo estacionar sobre super-fcies inflamveis. Consultar o captulo Proteo dos dispositivos que reduzem as emisses.

    Direo hidrulicaNo superar o nvel mxi-mo do fluido no reservat-rio. Usar somente o fluido prescrito no captulo Abas-tecimentos.

    Circuito dos freiosNo superar o nvel mxi-mo do fluido no reservat-rio. Usar somente o fluido prescrito no captulo Abas-tecimentos.

    Limpador do para-brisaUsar somente o lquido do tipo prescrito no captulo Abastecimentos.

    MotorUsar somente o tipo de lu-brificante prescrito no cap-tulo ABASTECIMENTOS.

    Veculo com gasolina eco-lgicaUsar somente gasolina sem chumbo.

    Reservatrio de expansoUsar somente o lquido prescrito no captulo Abas-tecimentos.

    SMBOLOS DE OBRIGAO

    BateriaProteger os olhos.

    Bateria MacacoConsultar o manual de Uso e Manuteno.

    A IRBAG

  • A#/.(%#)-%.4/$/6%#5,/

    53/#/22%4/$/6%#5,/

    EM EMERGNCIA

    -!.54%./$/6%#5,/

    #!2!#4%234)#!34#.)#!3

    .$)#%!,&!"4)#/

    A

    B

    C

    D

    E

    F

  • ACONHECIMENTO DO VECULORecomendamos ler este captulo sentado confortavelmen-TEABORDODOSEUNOVO&IAT$ESTAMANEIRAVOCVAIPODERreconhecer imediatamente as partes descritas no manual e verificar ao vivo o que est lendo.

    Em pouco tempo, voc vai conhecer melhor o seu Fiat, com os comandos e os dispositivos com os quais est equipado. $EPOISQUANDOLIGAROMOTOREENTRARNOTRNSITOFARMUITASoutras descobertas agradveis.

    3)34%-!&)!4#/$%'%2!/)) . . . . . . . . . . . .A-1

    #/-54!$/2$%)'.)/ . . . . . . . . . . . . . . . . .A-3

    2%'5,!'%.30%23/.!,):!$!3 . . . . . . . . . . . .A-3

    #).4/3$%3%'52!.! . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-8

    42!.30/24%$%#2)!.!3%-3%'52!.! .A-12

    024%.3)/.!$/2%3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-13

    0!).%,$%).3425-%.4/3 . . . . . . . . . . . . . . .A-15

    15!$2/$%).3425-%.4/3 . . . . . . . . . . . . .A-16

    ).3425-%.4/3$%"/2$/ . . . . . . . . . . . . . . .A-17

    $)30,!9%,%42.)#/ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-20

    ,5:%3%30)!%3).!,):!%3 . . . . . . . . . . . . . .A-30

    3)34%-!$%!15%#)-%.4/6%.4),!/ . . . .A-35

    6%.4),!/ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-36

    !15%#)-%.4/%6%.4),!/ . . . . . . . . . . . .A-37

    !2#/.$)#)/.!$/ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-40

    !,!6!.#!33/"/6/,!.4% . . . . . . . . . . . . .A-42

    #/-!.$/3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-45

    %15)0!-%.4/3).4%2./3 . . . . . . . . . . . . . . .A-46

    0/24!3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-49

    0/24!-!,!3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-52

    #!0$/-/4/2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-55

    "!'!'%)2/$%4%4/ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-56

    FARIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-57

    $2)6%"97)2% . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-57

    !"3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-58

    !)2"!' . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-60

    02%$)30/3)/0!2!).34!,!/$/!54/22$)/ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .A-65

    ./0/34/$%!"!34%#)-%.4/ . . . . . . . . . . .A-66

    02/4%/$/-%)/!-")%.4% . . . . . . . . . . .A-69

    A0ARAINFORMAESMAISDETALHADASVERhNDICEALFABTICOv

  • A-1

    A

    SISTEMA FIAT CODE GERAO II

    A fim de minimizar riscos de furtos/ roubos, o veculo equipado com um sistema eletrnico de inibio do fun-CIONAMENTODOMOTOR&IAT#/$%QUE ativado automaticamente tirando a chave da ignio.

    Cada chave possui um dispositivo eletrnico com a funo de transmitir um sinal em cdigo para o sistema de ignio atravs de uma antena especial incorporada no comutador de ignio. O sinal enviado constitui a palavra de ordem sempre diferente para cada partida com a qual a central reconhe-ce a chave, e somente nessa condio, permite a partida do motor.

    CHAVES - fig. 1

    Com o veculo so entregues:

    $UASCHAVESfig. 1.A chave fig. 1 de uso normal no ve-

    culo usada para:- ignio;- portas e tampa do porta-malas;- Abertura/fechamento da tampa do RESERVATRIODECOMBUSTVELPARAALGU-MASVERSES

    Com o conjunto de chaves entregue O#/$%#!2$fig. 2 no qual indica-DOOCDIGOMECNICODASCHAVESACO-municar Rede Assistencial FIAT para PEDIRCPIASDASCHAVESA-fig. 2

    ADVERTNCIA: aconselha-se a manter o CODE CARD sempre consi-go (no no veculo) j que ele foi cria-do especialmente para proporcionar mais uma opo de segurana e tran-quilidade. importante tambm ano-tar os nmeros constantes do CODE CARD, para utiliz-los em caso de um eventual extravio do carto.

    TELECOMANDO

    A chave de ignio possui predispo-sio para instalao de telecomando a DISTNCIAfig. 1.

    Aconselha-se o uso de alarmes com telecomando incorporado chave de ignio da linha Fiat Acessrios, que foram desenvolvidos e testados para uso em seu veculo e so oferecidos em todas as concessionrias Fiat.

    O FUNCIONAMENTO

    Cada vez que girar a chave de ignio na posio STOP, ou PARK, o sistema de proteo ativa o bloqueio do motor.

    Girando a chave para MAR:

    fig. 1

    %."2

    fig. 20."2

  • A-2

    1) Se o cdigo for reconhecido, a luz-espia 1 no quadro de instrumentos faz um breve lampejo, indicando que o sistema de proteo reconheceu o cdi-go transmitido pela chave e o bloqueio do motor foi desativado. Girando a cha-ve para AVV, o motor funcionar.

    2) Se a luz-espia 1FICARACESAJUN-to com a luz-espia /OCDIGONOFOIreconhecido. Neste caso, aconselha-se a repor a chave na posio STOP e, depois, de novo em MAR; se o bloqueio persistir, tentar com as outras chaves fornecidas.

    Com o automvel em movimento e a chave da ignio em MAR, se a luz-espia 1 acender, significa que o sistema est EFETUANDOUMAUTODIAGNSTICOPOREXEM-PLODEVIDOAUMAQUEDADETENSO

    ADVERTNCIA: impactos violentos podem danificar os componentes eletrnicos

    contidos na chave.

    ADVERTNCIA: cada chave fornecida possui um cdigo prprio, diferente

    de todos os outros, que deve ser previamente memorizado pela cen-tral eletrnica do sistema.

    Este produto est homologado pela !.!4%,DEACORDOCOMOSPROCEDI-mentos regulamentados pela Resolu-o 242/2000, e atende aos requisitos tcnicos aplicados.

    Este equipamento opera em car-ter secundrio, isto , no tem direi-to a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar in-terferncia a sistemas operando em carter primrio.

    A sequncia numrica impressa aci-ma do cdigo de barras identifica o n-mero de homologao do immobilizer JUNTO!.!4%,

    O cdigo de barras e os algarismos localizados abaixo do mesmo contm dados do fornecedor do equipamento.

    Etiqueta - (Immobilizer)

    DUPLICAO DAS CHAVES E CODE CARD

    Quando o proprietrio necessitar de CHAVESADICIONAISEOU#/$%#!2$deve ir a Rede Assistencial FIAT com todas as chaves e o Code Card. A Rede Assistencial FIAT efetuar a memori-ZAOATUMMXIMODECHAVESDEtodas as chaves, tanto as novas quanto as que estiverem em mos.

    A Rede Assistencial FIAT poder exigir os documentos de propriedade do veculo.

    Os cdigos das chaves no apre-sentadas durante a nova operao de memorizao so definitivamente can-celados da memria para garantir que as chaves eventualmente perdidas no sejam mais capazes de ligar o motor.

    Em caso de venda do ve-culo, indispensvel que o novo proprietrio receba

    todas as chaves e o CODE card.Modelo: Cluster Fiat 327

    2446 - 09 - 2010

    (01) 07894476046302

  • A-3

    A

    COMUTADOR DE IGNIO

    A chave pode girar para 4 posies diferentes fig. 3:

    - STOP: motor desligado, a chave pode ser removida. Alguns dispositivos ELTRICOSPOREXAUTORRDIOTRAVAMEN-TOELTRICODASPORTASETCPODEMFUN-cionar.

    - MARPOSIODEMARCHA4ODOSos dispositivos eltricos podem funcio-nar.

    - AVV: partida do motor.

    - PARK: motor desligado, luzes de estacionamento acesas, a chave pode ser removida. Para girar a chave para a posio PARK, apertar o boto A.

    Em caso de violao do dispositivo da ignio por ex.: uma tentativa de roubo,

    mandar verificar o funcionamento na Rede Assistencial Fiat.

    Ao descer do veculo, tire sempre a chave para evitar que algum ligue os coman-

    dos involuntariamente. Lembre-se de puxar o freio de mo at travar no dente necessrio para imobili-zar completamente o veculo. Se o veculo estiver em declive, engate a primeira marcha, sendo aconselh-vel tambm virar as rodas em dire-o ao passeio, tomando o cuidado para no tocar o pneu no meio-fio (guias). Nunca deixe crianas sozi-nhas no veculo.

    REGULAGENS PERSONALIZADAS

    BANCOS - fig. 4

    Qualquer regulagem deve ser feita exclusivamente com o veculo parado.

    Regulagem no sentido longitudinalLevantar a alavanca A e empurrar

    o banco para a frente ou para trs. Ao soltar a alavanca, verificar se o banco est bem travado, tentando empurr-lo para a frente e para trs. A falta deste bloqueio poderia provocar o movimen-to do banco, fazendo-o deslocar alguns milmetros para frente ou para trs.

    0

    12

    -

    ,

    '

    A

    fig. 3

    NU

    001

    A

    fig. 4

    NU

    002

  • A-4

    Regulagem do encosto do banco traseiro

    O encosto do banco traseiro pode ser colocado em duas posies, de acordo com a necessidade de mais ou menos espao no porta-malas. Para alterar a posio do encosto, puxe a alavanca E-fig. 8.

    Aps o reposicionamento do en-costo, certifique-se de que o mesmo esteja bem encaixado e travado.

    E

    fig. 8

    NU

    138

    A etiqueta Extra curso B-fig. 5, lo-calizada na parte inferior dos bancos dianteiros, referente a um desloca-mento adicional para ocupantes de es-tatura mdia alta. Para utiliz-lo, retirar o batente C-fig. 6 com uma chave de FENDANOFORNECIDAEEMPURRAROBAN-co para trs. Ao voltar o banco para a posio anterior, de curso normal, reco-locar o batente em sua posio.

    Verificar se o banco est bem travado empurrando-o para frente e para trs.

    Regulagem do encosto do banco dianteiro

    Para reclinar completamente, ou para regular adequadamente a inclinao do encosto, girar o dispositivo especfico D-fig. 7, para permitir a liberao do encosto.

    D

    fig. 7N

    U00

    4

    EX

    TR

    A C

    U

    R

    SO

    B

    fig. 5

    NU

    171

    C

    fig. 6

    NU

    172

  • A-5

    A

    Regulagem em altura do banco dianteiro

    Em algumas verses, para regulagem MECNICADAALTURADOBANCOATUARNAalavanca F-fig. 9.

    A regulagem deve der feita atuando na alavanca F-fig. 9 levantando-a tantas vezes quantas forem necessrias para obter a posio desejada. Para abaixar o banco, deve ser feito o procedimento contrrio.

    No desmontar os ban-cos nem efetuar servios de manuteno e/ou repa-

    rao nos mesmos: operaes rea-lizadas de modo incorreto podem prejudicar o funcionamento dos dispositivos de segurana. Dirigir-se sempre Rede Assistencial Fiat.

    APOIA-CABEAS

    Bancos dianteiros - fig. 10Os apoia-cabeas dianteiros so fi-

    xos.

    Bancos traseiros - fig. 11Para os bancos traseiros esto pre-

    vistos apoia-cabeas regulveis em altura.

    Em algumas verses, est previsto um terceiro apoia-cabea no banco traseiro.

    Para efetuar a regulagem: levantar to-talmente os apoia-cabeas at a altura mxima e certificar-se do travamento, ou abaix-los totalmente.

    Para abaixar os apoia-cabeas apertar o boto B-fig. 11 para destrav-lo.

    Para remov-los, levant-los na altura mxima, apertar os botes A e B-fig. 11 ao lado dos suportes e puxar mais um pouco para cima.

    A operao de remoo dos encostos de cabea facilitada rebatendo-se o banco traseiro para a frente, agindo na alavanca E-fig. 8.

    F

    fig. 9

    NU

    152

    fig. 10N

    U00

    5

    BA

    fig. 11

    NU

    006

  • A-6

    ADVERTNCIA: o banco deve estar bem travado para evitar o seu movimento e possveis acidentes.

    ADVERTNCIA: o projeto de um veculo concebido atualmente para que, em casos de sinistros, os ocupantes sofram o mnimo de con-sequncias possveis.

    Para tanto, so concebidos na tica de Segurana ativa e segu-rana passiva. No caso especfi-co dos bancos, estes, quando da ocorrncia de impactos que pos-sam gerar desaceleraes em nveis perigosos aos usurios, so proje-tados para deformarem-se e assim, reduzir o nvel de desacelerao sobre os ocupantes, preservando-os passivamente.

    Nestes casos, a deformao dos bancos deve ser considerada uma desejada consequncia do sinistro, uma vez que na deformao que a energia do impacto absorvida. Considera-se que aps constatada esta deformao, o conjunto dever ser substitudo.

    VOLANTE - fig. 12Pode ser regulado no sentido vertical ALGUMASVERSES

    1) deslocar a alavanca A-fig. 12 pa-ra a posio 2-fig. 12;

    2) efetuar a regulagem do volante;3) retornar a alavanca posio 1

    para travar o volante novamente.

    Nos veculos dotados de direo hidrulica, no per-manecer com o volante em

    fim de curso (seja para a direita ou esquerda) por mais de 15 segundos, sob pena de danificar o sistema.

    5

    (

    MENUESC

    A 1

    2

    fig. 12

    NU

    007

  • A-7

    A

    ESPELHO RETROVISOR INTERNO - fig. 13

    $ESLOCANDOAALAVANCAA obtm-se:1) posio normal. 2) posio antiofuscamento.O espelho retrovisor interno equipa-

    do com um dispositivo contra acidentes que o desprende em caso de choque.

    ESPELHOS RETROVISORES EXTERNOS

    Com regulagem internaCom regulagem interna manual

    fig. 14.Por dentro do veculo, mover o boto

    A para movimentar o espelho na posi-o desejada.

    Com regulagem externa (sem comando interno)

    Faz-se a orientao do espelho re-trovisor atravs da prpria lente, movi-mentando at a posio desejada.

    Qualquer regulagem deve ser efetuada somente com o veculo parado.

    As lentes dos espelhos retrovisores so parabli-cas e aumentam o campo

    de viso. No entanto, diminuem o tamanho da imagem, dando a impresso de que o objeto refletido est mais distante do que a reali-dade.

    Se a salincia do espelho criar dificuldades numa pas-sagem estreita, dobre-o da

    posio 1-fig. 14 para a posio 2.

    ESPELHO DE VIGILNCIA - fig. 15

    Est localizado no teto de algumas verses, prximo luz interna dianteira, e permite ao motorista ter uma viso pa-NORMICADOSLUGARESTRASEIROS0ARAUTI-LIZAROESPELHODEVIGILNCIADESLOCLOda posio A para a posio B como ilustrado na figura.

    No forar o espelho de vigilncia em direo ao para-brisa para evitar que o

    mesmo se desencaixe da sua sede.

    1

    2

    A

    fig. 13

    NU

    008

    1

    2

    A

    fig. 14N

    U00

    9

    BA

    fig. 15

    NU

    142

  • A-8

    CINTOS DE SEGURANA

    COMO UTILIZAR OS CINTOS DE SEGURANA - fig. 16

    O cinto deve ser usado mantendo o trax ereto e apoiado contra o encosto do banco.

    Para colocar os cintos, pegar a lin-gueta de fixao A-fig. 16 e introduzi-la na sede B at perceber o clique de travamento.

    Se durante a colocao do cinto, o mesmo se travar, deix-lo enrolar por um breve trecho e retir-lo novamente evitando puxes repentinos.

    Aps engatar a fivela na sede do fecho, puxar leve-mente o cinto para eliminar

    a folga do cadaro na regio abdo-minal.

    Para retirar o cinto, apertar o boto (C). Acompanhar o cinto durante seu enrolamento para evitar que se dobre.

    No apertar o boto (C) durante a marcha.

    O cinto, por meio do enrolador, adapta-se automaticamente ao corpo do passageiro permitindo liberdade de movimentos.

    Com o veculo estacionado em for-te aclive ou declive o enrolador pode travar-se: isto normal. O mecanismo de travamento do enrolador intervm em caso de qualquer puxo repentino do cinto ou em caso de freadas brus-cas, colises e curvas em velocidade sustentada.

    Para obter a mxima pro-teo, manter o encosto em posio vertical, apoiar

    bem as costas e manter o cinto bem aderente ao trax e bacia. Nunca utilizar o cinto com o banco reclinado.

    CINTOS DE SEGURANA TRASEIROS

    O banco traseiro possui cintos de segurana inerciais de trs pontos de fixao com enrolador para os postos LATERAISALGUMASVERSESECINTODESE-gurana fixo para o posto central.

    Os cintos de segurana para os postos traseiros devem ser usados conforme o esquema ilustrado na fig. 17.

    AB

    C

    fig. 16

    NU

    0101

    fig. 17

    %."2

  • A-9

    A

    Para evitar engates incorretos, que poderiam afetar a funcionalidade dos cintos de segurana, as linguetas dos cintos laterais e o fecho do cinto central IDENTIFICADOCOMAPALAVRA#%.4%2so incompatveis entre si.

    A extremidade exceden-te do cinto resultante de um ajuste, assim como os

    prprios cintos de segurana dos lugares que no estiverem ocupa-dos podem, inadvertidamente, ficar para fora do veculo aps ter fecha-do as portas traseiras. Aconselha-se a deixar afivelados todos os cintos de segurana traseiros dos veculos sem retrator automtico, mesmo se no estiverem em uso, e sempre fazer o ajuste do cinto ao corpo do passageiro.

    ADVERTNCIA: o cinto estar regulado corretamente quando ade-rir bem bacia. A sua eficincia depende diretamente da correta colocao por parte do usurio.

    Recordar-se de que, em caso de coliso, os passa-geiros dos bancos traseiros

    que no estiverem usando os cintos, alm de estarem infringindo as leis de trnsito e de serem expostos a um grande risco, constituem um perigo tambm para os passageiros dos lugares dianteiros.

    AJUSTE DO CINTO TRASEIRO CENTRAL (sem retrator automtico) - fig. 18

    Para afivelar o cintoInserir a lingueta de engate A na aber-

    tura B do fecho at ouvir o clique de bloqueio.

    Para destravar o cinto: apertar o bo-to C.

    Para ajustar o cinto - fig. 19- Para apertar: pressionar a fivela A,

    puxando na extremidade BESTAOPERA-o pode ser feita com o cinto j afive-LADO

    - Para afrouxar: pressionar a fivela A, puxar na parte C, mantendo a fivela A perpendicular ao cinto.

    ADVERTNCIA: o cinto estar regulado corretamente quando ade-rir bem bacia.

    A B

    C

    fig. 19

    %."2

    A

    B

    C

    fig. 18%."2

  • A-10

    REGULAGEM EM ALTURA DOS CINTOS DIANTEIROS

    Algumas verses possuem cintos de segurana dianteiros com regulagem em altura.

    A regulagem em altura dos cintos de segurana deve ser feita com o vecu-

    lo parado.

    Regular sempre a altura dos cintos, adaptando-os estatura das pessoas que os usam. Esta precauo permite melhorar sua eficcia reduzindo subs-tancialmente os riscos de leses em caso de choques.

    A regulagem correta obtida quando o cinto passa cerca da metade entre a extremidade do ombro e do pescoo. A sua eficincia depende diretamente da correta colocao por parte do usurio.

    A regulagem em altura possvel em 4 posies distintas.

    Para fazer a regulagem, apertar o bo-to B-fig. 20 e levantar ou abaixar a empunhadura A-fig. 20.

    Aps a regulagem, veri-ficar sempre se o cursor est travado em uma das

    posies predispostas. Para tanto, sem pressionar o boto, fazer um movimento para baixo para permi-tir o travamento do dispositivo de fixao, caso o mesmo no tenha sido travado em uma das posies estabelecidas.

    Em algumas verses, a regulagem da altura do cinto feita removendo o anel oscilante de sua posio original e reinstalando-o no orifcio disponvel na coluna central. Para tanto, deve se extrair o tampo do orifcio e remover o parafu-so de fixao do anel, reinstalando-o na posio desejada. Recolocar o tampo. recomendvel que esta operao seja confiada Rede Assistencial Fiat.

    ADVERTNCIAS GERAIS PARA A UTILIZAO DOS CINTOS DE SEGURANA

    /MOTORISTADEVERESPEITARETAMBMOSOUTROSOCUPANTESDOVECULOTODASas disposies legislativas locais com relao obrigao e modalidades de utilizao dos cintos.

    Colocar sempre os cintos de seguran-a antes de iniciar uma viagem.

    Para garantir a mxima proteo aos ocupantes do veculo em caso de aciden-

    te, recomenda-se manter o encosto na posio mais ereta possvel e o cinto bem aderente ao trax e bacia. Nunca utilizar o cinto com o banco reclinado. Colocar sempre os cintos de segurana, tanto nos luga-res dianteiros como traseiros. Viajar sem utilizar os cintos aumenta o risco de leses graves, ou de morte, em caso de coliso.

    A

    B

    fig. 20N

    U01

    0

  • A-11

    A

    O cinto no deve ser dobrado. A parte superior deve passar nos ombros e

    atravessar diagonalmente o trax. A parte inferior deve aderir bacia fig. 21 e no ao abdmen do passageiro. No utilizar dispositivos (almofa-das, espumas, etc.) para manter o cinto no aderente ao corpo dos passageiros, ou qualquer outro tipo de dispositivo que trave, afrouxe ou modifique o funcionamento normal do cinto de segurana.

    Em hiptese alguma deve-se desmontar ou intervir nos componentes do pr-

    -tensionador. Qualquer reparao deve ser feita por pessoal qualifica-do e autorizado. Procure sempre a Rede Assistencial Fiat.

    Se o cinto tiver sido sub-metido a uma forte solici-tao como, por exemplo,

    aps um acidente, o mesmo deve ser substitudo completamente junto com as fixaes, os parafusos e o prprio sistema pr-tensionador (presente com o airbag), mesmo no apresentando danos visveis, pois estes equipamentos podem ter perdi-do suas propriedades de resistncia.

    Cada cinto de segurana deve ser utilizado somen-te por uma pessoa. Nunca

    transportar crianas no colo de um passageiro utilizando um cinto de segurana para a proteo de ambos fig. 22 e no colocar nenhum objeto entre a pessoa e o cinto.

    O uso dos cintos necessrio tam-bm para as mulheres grvidas: para elas e para o beb o risco de leses em caso de coliso certamente menor se estiverem usando o cinto.

    Obviamente as mulheres grvidas devem posicionar a parte inferior do cinto mais abaixo, de modo que o mesmo passe acima da bacia e sob o ventre fig. 23.

    fig. 21

    NU

    160

    fig. 22%."2

    fig. 23

    %."2

  • A-12

    COMO MANTER OS CINTOS DE SEGURANA SEMPRE EFICIENTES

    1) Utilizar sempre os cintos de se-gurana bem esticados, no torcidos; certificar-se de que os mesmos possam deslizar livremente sem impedimen-tos.

    2) Aps um acidente, substituir o cinto usado, mesmo se aparentemen-te no parea danificado. Substituir o cinto em caso de ativao do pr-ten-sionador.

    3) Para limpar os cintos, lav-los com gua e sabo neutro, enxaguando--os e deixando-os secar sombra. No usar detergentes fortes, alvejantes ou TINTURASOUQUALQUEROUTRASUBSTNCIAqumica que possa enfraquecer as fibras do cinto.

    4) Evitar que os enroladores sejam molhados. O seu correto funcionamen-to garantido somente se no sofrerem infiltraes de gua.

    5) Substituir o cinto quando apre-sentar marcas de deteriorao ou cor-tes.

    TRANSPORTE DE CRIANAS EM SEGURANA4ODOSOSMENORESCUJASCARACTERSTI-CASFSICASIDADEALTURAEPESOOSIM-peam de utilizar os cintos de seguran-a com os quais o veculo equipado originalmente, devero ser protegidos por dispositivos de reteno apropria-dos, seguindo rigorosamente as instru-es do fabricante do dispositivo. No utilizar cadeirinhas ou outros dispositi-vos sem as instrues de uso.

    GRAVE PERIGO: no colocar cadei-rinhas para crianas

    voltadas contra o sentido de marcha no banco dianteiro com o airbag do lado do passageiro ativado. A ativa-o do Airbag em caso de coliso pode produzir leses mortais na criana transportada.

    ADVERTNCIA: mesmo no caso dos veculos que no possuam airbag para o passageiro, somente o banco traseiro dever ser usado para o transporte de crianas. Esta posi-o a mais protegida em caso de choque.

    O transporte de crianas no banco dianteiro s pode se verificar em casos previstos conforme legis-lao em vigor. Nestes casos, para veculos dotados de airbag para o passageiro, o mesmo deve ser obri-gatoriamente desativado, certifican-do-se da operao atravs da luz-espia & no quadro de instrumentos (ver pargrafo airbag do lado do passageiro). Alm disto, o banco do passageiro deve ser regulado na posio mais afastada, a fim de evi-tar eventuais contatos da cadeirinha para crianas com o painel.

    Para a melhor proteo em caso de coliso, todos os ocupantes devem via-jar sentados e protegidos pelos sistemas DERETENOADEQUADOSCINTOSDESEGU-RANACADEIRINHASETC

    A IRBAG

  • A-13

    A

    Esta recomendao ainda mais importante quando so transportadas crianas no veculo.

    ADVERTNCIA: cada sistema de reteno rigorosamente para uma pessoa; no transportar nunca duas crianas na mesma cadeirinha ao mesmo tempo.

    ADVERTNCIA: verificar sempre se os cintos no esto apoiando no pescoo da criana.

    ADVERTNCIA: durante a viagem no permitir que a criana desen-caixe os cintos.

    ADVERTNCIA: em caso de aci-dente, substituir a cadeirinha por uma nova.

    ADVERTNCIA: aconselha-se verificar na Rede Assistencial Fiat a disponibilidade de dispositivos de reteno para crianas da Linha Fiat Acessrios, especificamente desen-volvidos para uso nos veculos Fiat.

    PR-TENSIONADORESPara tornar ainda mais eficaz a ao

    dos cintos de segurana dianteiros, as verses equipadas com Airbag esto equipadas tambm com pr-tensiona-dores dos cintos de segurana.

    Estes dispositivos detectam, atravs de um sensor, que est ocorrendo uma COLISOVIOLENTAEPUXAMOCINTO$ES-te modo, garantem a perfeita aderncia dos cintos ao corpo dos ocupantes, an-tes que se inicie a ao de reteno.

    O travamento do cinto reconhec-vel pelo travamento do retrator; o cin-to no se enrola mais, nem mesmo se acompanhado com as mos.

    Para ter a mxima pro-teo da ao do pr- -tensionador, usar o cinto

    mantendo-o bem aderido ao trax e bacia.

    Para que ocorra o fun-cionamento correto do pr-tensionador, o cinto de

    segurana dever estar sempre cor-retamente afivelado.

    Os pr-tensionadores dos bancos dianteiros se ativam somente se os respectivos cintos estiverem correta-mente colocados nas fivelas.

    Ocorrendo a ativao dos pr-tensio-nadores, pode-se verificar emisso de fumaa. Esta fumaa no prejudicial e no indica um princpio de incndio.

    O pr-tensionador no necessita de nenhuma manuteno ou lubrificao. Qualquer interveno de modificao de suas caractersticas originais invalida sua eficincia. Se, por eventos naturais EXCEPCIONAIS ENCHENTESMAREJADASALAGAMENTOS ETCODISPOSITIVO FORatingido por gua ou barro, obrigat-ria a sua substituio.

  • A-14

    O pr-tensionador utilizvel somente uma vez. Aps sua utili-zao, procurar a Rede Assistencial Fiat para sua substituio. A valida-de do dispositivo est indicada em uma etiqueta adesiva localizada na tampa do porta-luvas e, para algu-mas verses, na parte interna do cap. Atente para o prazo de vali-dade e dirija-se Rede Assistencial Fiat para a substituio do dispo-sitivo.

    Intervenes que acarre-tem colises, vibraes ou aquecimentos localizados

    (superiores a 100C por uma dura-o mxima de 6 horas) na zona do pr-tensionador podem provocar danos ou a ativao do sistema. No se enquadram nestas condies as vibraes induzidas pela irregula-ridade das estradas ou por ultra-passagens acidentais de obstculos como guias, quebra-molas, etc. Para qualquer interveno ou reparo, dirija-se sempre Rede Assistencial Fiat.

    Em hiptese alguma deve-se desmontar ou intervir nos componentes do pr-

    -tensionador. Qualquer reparao deve ser feita por pessoal qualifica-do e autorizado. Procure sempre a Rede Assistencial Fiat.

    LIMITADORES DE CARGA

    Os limitadores de carga esto presentes somente nos cintos com pr-tensionador, seja mecnico ou eltrico.

    Para aumentar a segurana passiva, os retratores dos cintos de segurana EQUIPADOSCOMPRTENSIONADORPOS-suem em seu interior um limitador de carga que permite dosar a fora com que o sistema age no trax e nos om-bros durante a ao de reteno dos cintos em caso de coliso frontal.

  • A-15

    A

    PAINEL DE INSTRUMENTOS A disponibilidade e a posio dos instrumentos e dos sinalizadores podem variar em funo dos itens opcionais adqui-

    ridos/disponveis.

    1)$IFUSORESDEARLATERAISREGULVEISEORIENTVEIS2)#OMANDOSOUPORTAOBJETOSALGUMASVERSES3) Alavanca de comando das luzes externas - 4)"UZINA5) Interruptor de luzes de emergncia - 6) Quadro de instrumentos e luz-espia - 7) Alavanca de comando dos limpadores e lavadores do para-brisa e do vidro traseiro - 8)$IFUSORESDEARCENTRAISREGUL-veis e orientveis - 9) Autorrdio - 10) Airbag do lado do passageiro - 11) Porta-luvas - 12) Porta-objetos - 13)4OMADADEcorrente - 14) Levantadores eltricos dos vidros dianteiros - 15) Comandos de ventilao e ar-condicionado - 16) Comutador de ignio - 17) Regulagem de altura do volante - 18) Airbag do motorista - 19) Volante

    NU

    013

    21 3 4 5 6

    5

    (

    --

    -

    0

    12

    3

    4

    MENUESC