Novos Clientes - audilink.com.br · Novo formulário de rescisão contratual começou a vigorar em...

6
n° 171 Conhecimento que gera valor PÁG. 05 HLB AUDILINK RESPONDE: COMO OCORRE O RECONHECIMENTO DE RECEITAS? PÁG. 02 DICAS PARA A SUA EMPRESA FAZER UM BALANÇO NOTA 10 Fevereiro / Março 11

Transcript of Novos Clientes - audilink.com.br · Novo formulário de rescisão contratual começou a vigorar em...

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 171

Conhecimento que gera valor

Quando alguém diz ´não posso fazer isso`, essa pessoa só está vendo um dos lados da moeda. Quando você pergunta ´como posso fazer isso?`, você começa a ver o outro lado.” – Robert Toru Kiyosaki, conhecido principalmente pelo livro Pai Rico, Pai Pobre.

“Pensamento

HLB audilink responde

05

Como ocorre o reconhecimento de receitas? O reconhecimento de receitas é um dos assuntos mais difíceis e importantes da contabilidade, fato que tem gerado muita discussão em função das características de faturamento e ar-recadação dos diversos segmentos da economia. Ronaldo Daudt, do escritório de São Paulo, explica que receita define-se como aumento nos benefícios econômicos duran-te o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumento do patrimônio líquido da entidade e que não se-jam provenientes de aporte de recursos dos proprietários. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos e decorrem das atividades-fim de uma empresa, sendo designadas por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.

* Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL – Maceió (AL). Empresa responsável pelo abastecimento de água tratada a 76 muni-cípios de Alagoas e pelo serviço de esgotamento sanitário de Maceió, Maragogi e do povoado de Xingó em Piranhas.

* Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. – Sicoob Confederação – Brasília (DF). Instituição que atua junto às cooperativas centrais de crédito do Sicoob, que tem como missão contribuir para a consolidação do Sicoob como sistema cooperativo de crédito sólido, solidário e autossustentado, visando benefícios fi-nanceiros e sociais aos cooperados e as suas unidades.

* Graúna Motos e Motores Ltda. – Balsas (MA). Concessionária au-torizada Honda, especializada na venda de motos, quadriciclos e pro-dutos de força.

* JHSF Participações S.A. – São Paulo (SP). Referência no setor imobi-liário brasileiro pela incorporação de edifícios residenciais e comerciais, administração e comercialização de propriedades, desenvolvimento de shopping centers e pela participação no nicho de hotéis de luxo.

* Longevidade Saudável Educação & Serviços para Saúde Ltda. – Fortaleza (CE). Tem como missão disseminar conhecimentos cientí-ficos, biotecnologia e inovação, motivando a vivência de uma cultura em prol de uma vida longa, saudável, feliz e produtiva.

* Metar Logística Ltda. – São Paulo (SP). Empresa do Grupo JCA espe-cializada na gestão de soluções logísticas de encomendas expressas.

PÁG. 05

HLB AudiLink responde: como ocorre o reconHecimento de receitAs?

PÁG. 02

DICAS PARA A SuA EmPRESA fAzER um BALANçO NOTA 10

Fevereiro / Março 11

Novos Clientes

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

HLB Audilink

Niyama (2008, p.194), ao apresentar a definição de receita do International Accounting Standards Board – IASB, considera como receitas: aumentos nos benefícios econômicos duran-te o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos. Esses devem resultar em aumentos do patrimônio líquido e não se confun-dem com as contribuições dos proprietários. A definição foi adotada de forma bastante próxima pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.“Além dessas definições, muitas outras foram desenvolvidas contendo a noção de receita como o produto da empresa. No entanto, dão a ela uma dimensão temporal, acrescentan-do que o produto (bens ou serviços) deve deixar a empresa antes de poder ser considerado receita”, finaliza Daudt.

* ordem dos advogados do brasil Conselho Federal – Brasília (DF). En-tidade máxima de representação dos advogados brasileiros, responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil e composta pelo Conselho Federal, que centraliza as decisões de todo o país.

* Sit Macaé Transportes S/A. – Macaé (RJ). Empresa de transporte de passageiros, incorporada ao Grupo JCA.

* You Brasil II Participações Ltda. – Fortaleza (CE). Voltada à gestão de investimentos, tem como objetivo levar um novo conceito de lotes comerciais e residenciais a Pacajus (CE).

SS S T

EGE AADO

I

DE T TEANSPOINIT T

04notas

Quando se Fala em transPorte PúbliCo no brasil,o GruPo ComPorte tem expertise no assunto, Com anos de exPeriênCia no setor.

CaPa 02

ministério do Trabalho amplia prazo para adoção do ponto eletrônico

O prazo final para adoção do ponto eletrônico foi prorrogado para o dia 1º de setembro deste ano, segundo medida instaurada pela Portaria MTE nº 373/2011. A partir dessa data, as empresas que possuem mais de dez funcionários e que controlam a jornada de trabalho por meios eletrôni-cos deverão ter os novos aparelhos instalados.A principal mudança será a emissão de um comprovante impresso cada vez que o empregado registrar o ponto, além de um relógio que não pode ser bloqueado nem ter os dados editados. Os equipamentos, que custam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, ainda contam com entrada USB para que o fiscal do trabalho possa resgatar os dados com um pen drive. Para a utilização desses sistemas alternativos, deve haver uma autorização prévia, por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, nenhuma empresa é obrigada a utilizar o ponto eletrônico, podendo optar também pelo registro manual ou me-cânico. Porém, as que escolherem pelo aparelho deverão seguir as exigên-cias do governo, não admitindo: restrições à marcação do ponto, marcação automática, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejorna-da e alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.

Você consegue imaginar o tamanho do Brasil e quantos habitan-tes povoam esse vasto território? Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem cerca de 191 milhões de pessoas distribuídas pelo País. E desse montante, quase a metade tem o transporte público como principal meio de locomoção – de acordo com o Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada (IPEA), 44,3% da população anda de ônibus ou metrô. Uma “mina de ouro” descoberta por Constantino de Oliveira há mais de cinco décadas e herdada pelos sete filhos, que deram continuidade ao negócio. Hoje, proprietários de empresas no setor, eles estão no comando de organizações como a Comporte Participações S.A., uma holding de companhias de ônibus comandada por quatro deles e presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O grupo conta com 13 mil cola-boradores e opera com uma frota superior a 5,6 mil carros a curtas e médias distâncias. “Estamos sempre nos dedicando para aprimorar o serviço prestado ao usuário, cada vez mais criterioso e atento a aspec-

Primeiro encontro de 2011

uma história sobre Quatro Grandes rodas

ao término de Cada exerCíCio, é PreCiso FeChar o balanço. marina trindade, do esCritório da hlb audilink de Porto aleGre (rs), seParou 11 diCas Para esse momento tão imPortante Para a sua emPresa:

1. Conciliar os saldos contábeis. Comparar o saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade de ma-neira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.2. avaliar os investimentos pelo método de equivalência pa-trimonial. As empresas que possuírem investimentos relevan-tes em controladas ou coligadas deverão proceder à avaliação desses investimentos pelo método de equivalência patrimonial e reconhecer os resultados.3. avaliar os estoques. A avaliação dos estoques é um item de fundamental importância para a apuração dos resultados da empresa.4. reconhecer as variações monetárias no resultado em decorrência das alterações nos valores das obrigações por disposição legal. A conferência de todos os contratos de fi-nanciamento, de aplicações financeiras, de dívidas e créditos diversos (especialmente os de natureza tributária) deve ser efe-tuada em conjunto com a conciliação dos saldos contábeis. 5. Constituir provisões para férias, 13º salário e encargos, considerando as implicações fiscais pertinentes. A provisão

Cliente 03

O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:• Balanço patrimonial - CPC 26.10(a) IAS1.10(a);• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – CPC 26.10(b) IAS1.10(b);• Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – CPC 26.10(c) IAS1.10(b);• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – CPC 26.10(d) IAS.10(c);• Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – CPC 26.10(e) IAS1.10 (d);• Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – CPC 26.10(f ), conforme CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente; • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias – CPC 26.10(g) IAS1.10(e); e• Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassi-ficação de itens de suas demonstrações contábeis – CPC 26.10(h) IAS1.10(f ).

Hora de fazer o balanço

Novo formulário de rescisão contratual começou a vigorar em 1º de janeiroConforme Portaria MTE no 1.621/2010, ficou determi-nado que o novo formulário de rescisão de contrato de trabalho entrasse em vigor a partir de 1o de janeiro des-te ano. O documento substitui o aprovado em 2002, que vigorou até 31 de dezembro de 2010, e deverá ser utilizado por todos os empregadores, independente-mente de a rescisão ser homologada ou não, como instrumento de quitação das verbas rescisórias.O modelo atual traz algumas novidades nos seus campos de preenchimento, como informações so-

bre tipo de contrato (por prazo determinado ou indeterminado); remuneração do mês anterior ao afastamento; Código Sindical; CNPJ e nome da entidade sindical laboral; multa relativa ao atraso no pagamento das verbas rescisórias (art. 477 da Consolidação das Leis do Trabalho); multa sobre a indenização devida pelo empregado quando pede demissão antes do término do contrato por prazo determinado (art. 480 da CLT); e desconto de Em-préstimo em Consignação.

A primeira reunião técnica de 2011 aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro na HLB Audilink de Porto Alegre (RS). Durante o evento, um dos temas abordados foi sobre os Comunicados Técnicos Ibracon nos 04,05 e 06/2010, que tratam dos modelos de Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis. Tratou-se ainda de CPC no 36 – Demonstrações Consolidadas com ênfase para a eliminação do investimento avaliado por equivalência patrimonial, mantendo-o apenas nas Demonstrações Individuais. A mesma regra vale para o ativo diferido, no entanto pode-se eliminá-lo ou não nas Demonstrações Individuais. Os participantes também falaram sobre leasing, a Deliberação CVW no 619/09, como trabalhar a política de dividendos e a respeito da Nova Lei das Sociedades Anônimas.

eduCação ProFissional Continuada

tos como atendimento, conforto e segurança. E, agora, com a ascensão das classes C e D e eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, pretendemos alcançar níveis ainda melhores de qualidade, tudo para satisfazer o nosso passageiro aonde quer que ele vá”, destaca Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte e vice-presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, companhia de aviação brasileira também conduzida pelos mesmos empresários.

no caminho certo Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Var-gas, Henrique Constantino não tem dúvidas da importância do traba-lho contábil e fiscal para o bom andamento dos negócios. “Nada como contar com um parceiro de confiança, capaz de entregar demonstra-ções financeiras impecáveis, realizar análises de risco criteriosas e reco-lher tributos de forma eficiente. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, andamos lado a lado com a HLB Audilink”, justifica.

“nada como contar com um parceiro de confiança. Por isso, andamos lado a lado com a hlb audilink.”Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte

Marina Trindade integra a equipe de auditores da HLB Audilink

de 13º salário, normalmente, não deverá apresentar saldo no balanço de 31 de dezembro, exceto no tocante a com-plementações devidas a funcionários que recebam salário variável.6. Calcular as quotas de depreciação, amortização e exaustão. 7. reclassificar os valores realizáveis e os valores de finan-ciamentos em contas do não circulante. 8. encerrar as contas de resultado. 9. Calcular a provisão para o imposto de renda e para a Contribuição social sobre o lucro líquido. 10. Calcular as participações de lucros aos empregados, administradores e detentores de partes beneficiárias. 11. levantar o balanço patrimonial e elaborar as demais demonstrações contábeis, com base nos dados obtidos da contabilidade.

04notas

Quando se Fala em transPorte PúbliCo no brasil,o GruPo ComPorte tem expertise no assunto, Com anos de exPeriênCia no setor.

CaPa 02

ministério do Trabalho amplia prazo para adoção do ponto eletrônico

O prazo final para adoção do ponto eletrônico foi prorrogado para o dia 1º de setembro deste ano, segundo medida instaurada pela Portaria MTE nº 373/2011. A partir dessa data, as empresas que possuem mais de dez funcionários e que controlam a jornada de trabalho por meios eletrôni-cos deverão ter os novos aparelhos instalados.A principal mudança será a emissão de um comprovante impresso cada vez que o empregado registrar o ponto, além de um relógio que não pode ser bloqueado nem ter os dados editados. Os equipamentos, que custam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, ainda contam com entrada USB para que o fiscal do trabalho possa resgatar os dados com um pen drive. Para a utilização desses sistemas alternativos, deve haver uma autorização prévia, por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, nenhuma empresa é obrigada a utilizar o ponto eletrônico, podendo optar também pelo registro manual ou me-cânico. Porém, as que escolherem pelo aparelho deverão seguir as exigên-cias do governo, não admitindo: restrições à marcação do ponto, marcação automática, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejorna-da e alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.

Você consegue imaginar o tamanho do Brasil e quantos habitan-tes povoam esse vasto território? Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem cerca de 191 milhões de pessoas distribuídas pelo País. E desse montante, quase a metade tem o transporte público como principal meio de locomoção – de acordo com o Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada (IPEA), 44,3% da população anda de ônibus ou metrô. Uma “mina de ouro” descoberta por Constantino de Oliveira há mais de cinco décadas e herdada pelos sete filhos, que deram continuidade ao negócio. Hoje, proprietários de empresas no setor, eles estão no comando de organizações como a Comporte Participações S.A., uma holding de companhias de ônibus comandada por quatro deles e presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O grupo conta com 13 mil cola-boradores e opera com uma frota superior a 5,6 mil carros a curtas e médias distâncias. “Estamos sempre nos dedicando para aprimorar o serviço prestado ao usuário, cada vez mais criterioso e atento a aspec-

Primeiro encontro de 2011

uma história sobre Quatro Grandes rodas

ao término de Cada exerCíCio, é PreCiso FeChar o balanço. marina trindade, do esCritório da hlb audilink de Porto aleGre (rs), seParou 11 diCas Para esse momento tão imPortante Para a sua emPresa:

1. Conciliar os saldos contábeis. Comparar o saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade de ma-neira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.2. avaliar os investimentos pelo método de equivalência pa-trimonial. As empresas que possuírem investimentos relevan-tes em controladas ou coligadas deverão proceder à avaliação desses investimentos pelo método de equivalência patrimonial e reconhecer os resultados.3. avaliar os estoques. A avaliação dos estoques é um item de fundamental importância para a apuração dos resultados da empresa.4. reconhecer as variações monetárias no resultado em decorrência das alterações nos valores das obrigações por disposição legal. A conferência de todos os contratos de fi-nanciamento, de aplicações financeiras, de dívidas e créditos diversos (especialmente os de natureza tributária) deve ser efe-tuada em conjunto com a conciliação dos saldos contábeis. 5. Constituir provisões para férias, 13º salário e encargos, considerando as implicações fiscais pertinentes. A provisão

Cliente 03

O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:• Balanço patrimonial - CPC 26.10(a) IAS1.10(a);• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – CPC 26.10(b) IAS1.10(b);• Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – CPC 26.10(c) IAS1.10(b);• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – CPC 26.10(d) IAS.10(c);• Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – CPC 26.10(e) IAS1.10 (d);• Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – CPC 26.10(f ), conforme CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente; • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias – CPC 26.10(g) IAS1.10(e); e• Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassi-ficação de itens de suas demonstrações contábeis – CPC 26.10(h) IAS1.10(f ).

Hora de fazer o balanço

Novo formulário de rescisão contratual começou a vigorar em 1º de janeiroConforme Portaria MTE no 1.621/2010, ficou determi-nado que o novo formulário de rescisão de contrato de trabalho entrasse em vigor a partir de 1o de janeiro des-te ano. O documento substitui o aprovado em 2002, que vigorou até 31 de dezembro de 2010, e deverá ser utilizado por todos os empregadores, independente-mente de a rescisão ser homologada ou não, como instrumento de quitação das verbas rescisórias.O modelo atual traz algumas novidades nos seus campos de preenchimento, como informações so-

bre tipo de contrato (por prazo determinado ou indeterminado); remuneração do mês anterior ao afastamento; Código Sindical; CNPJ e nome da entidade sindical laboral; multa relativa ao atraso no pagamento das verbas rescisórias (art. 477 da Consolidação das Leis do Trabalho); multa sobre a indenização devida pelo empregado quando pede demissão antes do término do contrato por prazo determinado (art. 480 da CLT); e desconto de Em-préstimo em Consignação.

A primeira reunião técnica de 2011 aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro na HLB Audilink de Porto Alegre (RS). Durante o evento, um dos temas abordados foi sobre os Comunicados Técnicos Ibracon nos 04,05 e 06/2010, que tratam dos modelos de Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis. Tratou-se ainda de CPC no 36 – Demonstrações Consolidadas com ênfase para a eliminação do investimento avaliado por equivalência patrimonial, mantendo-o apenas nas Demonstrações Individuais. A mesma regra vale para o ativo diferido, no entanto pode-se eliminá-lo ou não nas Demonstrações Individuais. Os participantes também falaram sobre leasing, a Deliberação CVW no 619/09, como trabalhar a política de dividendos e a respeito da Nova Lei das Sociedades Anônimas.

eduCação ProFissional Continuada

tos como atendimento, conforto e segurança. E, agora, com a ascensão das classes C e D e eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, pretendemos alcançar níveis ainda melhores de qualidade, tudo para satisfazer o nosso passageiro aonde quer que ele vá”, destaca Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte e vice-presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, companhia de aviação brasileira também conduzida pelos mesmos empresários.

no caminho certo Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Var-gas, Henrique Constantino não tem dúvidas da importância do traba-lho contábil e fiscal para o bom andamento dos negócios. “Nada como contar com um parceiro de confiança, capaz de entregar demonstra-ções financeiras impecáveis, realizar análises de risco criteriosas e reco-lher tributos de forma eficiente. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, andamos lado a lado com a HLB Audilink”, justifica.

“nada como contar com um parceiro de confiança. Por isso, andamos lado a lado com a hlb audilink.”Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte

Marina Trindade integra a equipe de auditores da HLB Audilink

de 13º salário, normalmente, não deverá apresentar saldo no balanço de 31 de dezembro, exceto no tocante a com-plementações devidas a funcionários que recebam salário variável.6. Calcular as quotas de depreciação, amortização e exaustão. 7. reclassificar os valores realizáveis e os valores de finan-ciamentos em contas do não circulante. 8. encerrar as contas de resultado. 9. Calcular a provisão para o imposto de renda e para a Contribuição social sobre o lucro líquido. 10. Calcular as participações de lucros aos empregados, administradores e detentores de partes beneficiárias. 11. levantar o balanço patrimonial e elaborar as demais demonstrações contábeis, com base nos dados obtidos da contabilidade.

04notas

Quando se Fala em transPorte PúbliCo no brasil,o GruPo ComPorte tem expertise no assunto, Com anos de exPeriênCia no setor.

CaPa 02

ministério do Trabalho amplia prazo para adoção do ponto eletrônico

O prazo final para adoção do ponto eletrônico foi prorrogado para o dia 1º de setembro deste ano, segundo medida instaurada pela Portaria MTE nº 373/2011. A partir dessa data, as empresas que possuem mais de dez funcionários e que controlam a jornada de trabalho por meios eletrôni-cos deverão ter os novos aparelhos instalados.A principal mudança será a emissão de um comprovante impresso cada vez que o empregado registrar o ponto, além de um relógio que não pode ser bloqueado nem ter os dados editados. Os equipamentos, que custam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, ainda contam com entrada USB para que o fiscal do trabalho possa resgatar os dados com um pen drive. Para a utilização desses sistemas alternativos, deve haver uma autorização prévia, por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, nenhuma empresa é obrigada a utilizar o ponto eletrônico, podendo optar também pelo registro manual ou me-cânico. Porém, as que escolherem pelo aparelho deverão seguir as exigên-cias do governo, não admitindo: restrições à marcação do ponto, marcação automática, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejorna-da e alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.

Você consegue imaginar o tamanho do Brasil e quantos habitan-tes povoam esse vasto território? Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem cerca de 191 milhões de pessoas distribuídas pelo País. E desse montante, quase a metade tem o transporte público como principal meio de locomoção – de acordo com o Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada (IPEA), 44,3% da população anda de ônibus ou metrô. Uma “mina de ouro” descoberta por Constantino de Oliveira há mais de cinco décadas e herdada pelos sete filhos, que deram continuidade ao negócio. Hoje, proprietários de empresas no setor, eles estão no comando de organizações como a Comporte Participações S.A., uma holding de companhias de ônibus comandada por quatro deles e presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O grupo conta com 13 mil cola-boradores e opera com uma frota superior a 5,6 mil carros a curtas e médias distâncias. “Estamos sempre nos dedicando para aprimorar o serviço prestado ao usuário, cada vez mais criterioso e atento a aspec-

Primeiro encontro de 2011

uma história sobre Quatro Grandes rodas

ao término de Cada exerCíCio, é PreCiso FeChar o balanço. marina trindade, do esCritório da hlb audilink de Porto aleGre (rs), seParou 11 diCas Para esse momento tão imPortante Para a sua emPresa:

1. Conciliar os saldos contábeis. Comparar o saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade de ma-neira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.2. avaliar os investimentos pelo método de equivalência pa-trimonial. As empresas que possuírem investimentos relevan-tes em controladas ou coligadas deverão proceder à avaliação desses investimentos pelo método de equivalência patrimonial e reconhecer os resultados.3. avaliar os estoques. A avaliação dos estoques é um item de fundamental importância para a apuração dos resultados da empresa.4. reconhecer as variações monetárias no resultado em decorrência das alterações nos valores das obrigações por disposição legal. A conferência de todos os contratos de fi-nanciamento, de aplicações financeiras, de dívidas e créditos diversos (especialmente os de natureza tributária) deve ser efe-tuada em conjunto com a conciliação dos saldos contábeis. 5. Constituir provisões para férias, 13º salário e encargos, considerando as implicações fiscais pertinentes. A provisão

Cliente 03

O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:• Balanço patrimonial - CPC 26.10(a) IAS1.10(a);• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – CPC 26.10(b) IAS1.10(b);• Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – CPC 26.10(c) IAS1.10(b);• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – CPC 26.10(d) IAS.10(c);• Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – CPC 26.10(e) IAS1.10 (d);• Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – CPC 26.10(f ), conforme CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente; • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias – CPC 26.10(g) IAS1.10(e); e• Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassi-ficação de itens de suas demonstrações contábeis – CPC 26.10(h) IAS1.10(f ).

Hora de fazer o balanço

Novo formulário de rescisão contratual começou a vigorar em 1º de janeiroConforme Portaria MTE no 1.621/2010, ficou determi-nado que o novo formulário de rescisão de contrato de trabalho entrasse em vigor a partir de 1o de janeiro des-te ano. O documento substitui o aprovado em 2002, que vigorou até 31 de dezembro de 2010, e deverá ser utilizado por todos os empregadores, independente-mente de a rescisão ser homologada ou não, como instrumento de quitação das verbas rescisórias.O modelo atual traz algumas novidades nos seus campos de preenchimento, como informações so-

bre tipo de contrato (por prazo determinado ou indeterminado); remuneração do mês anterior ao afastamento; Código Sindical; CNPJ e nome da entidade sindical laboral; multa relativa ao atraso no pagamento das verbas rescisórias (art. 477 da Consolidação das Leis do Trabalho); multa sobre a indenização devida pelo empregado quando pede demissão antes do término do contrato por prazo determinado (art. 480 da CLT); e desconto de Em-préstimo em Consignação.

A primeira reunião técnica de 2011 aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro na HLB Audilink de Porto Alegre (RS). Durante o evento, um dos temas abordados foi sobre os Comunicados Técnicos Ibracon nos 04,05 e 06/2010, que tratam dos modelos de Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis. Tratou-se ainda de CPC no 36 – Demonstrações Consolidadas com ênfase para a eliminação do investimento avaliado por equivalência patrimonial, mantendo-o apenas nas Demonstrações Individuais. A mesma regra vale para o ativo diferido, no entanto pode-se eliminá-lo ou não nas Demonstrações Individuais. Os participantes também falaram sobre leasing, a Deliberação CVW no 619/09, como trabalhar a política de dividendos e a respeito da Nova Lei das Sociedades Anônimas.

eduCação ProFissional Continuada

tos como atendimento, conforto e segurança. E, agora, com a ascensão das classes C e D e eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, pretendemos alcançar níveis ainda melhores de qualidade, tudo para satisfazer o nosso passageiro aonde quer que ele vá”, destaca Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte e vice-presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, companhia de aviação brasileira também conduzida pelos mesmos empresários.

no caminho certo Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Var-gas, Henrique Constantino não tem dúvidas da importância do traba-lho contábil e fiscal para o bom andamento dos negócios. “Nada como contar com um parceiro de confiança, capaz de entregar demonstra-ções financeiras impecáveis, realizar análises de risco criteriosas e reco-lher tributos de forma eficiente. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, andamos lado a lado com a HLB Audilink”, justifica.

“nada como contar com um parceiro de confiança. Por isso, andamos lado a lado com a hlb audilink.”Henrique Constantino, diretor-financeiro da Comporte

Marina Trindade integra a equipe de auditores da HLB Audilink

de 13º salário, normalmente, não deverá apresentar saldo no balanço de 31 de dezembro, exceto no tocante a com-plementações devidas a funcionários que recebam salário variável.6. Calcular as quotas de depreciação, amortização e exaustão. 7. reclassificar os valores realizáveis e os valores de finan-ciamentos em contas do não circulante. 8. encerrar as contas de resultado. 9. Calcular a provisão para o imposto de renda e para a Contribuição social sobre o lucro líquido. 10. Calcular as participações de lucros aos empregados, administradores e detentores de partes beneficiárias. 11. levantar o balanço patrimonial e elaborar as demais demonstrações contábeis, com base nos dados obtidos da contabilidade.

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 171

Conhecimento que gera valor

Quando alguém diz ´não posso fazer isso`, essa pessoa só está vendo um dos lados da moeda. Quando você pergunta ´como posso fazer isso?`, você começa a ver o outro lado.” – Robert Toru Kiyosaki, conhecido principalmente pelo livro Pai Rico, Pai Pobre.

“Pensamento

HLB audilink responde

05

Como ocorre o reconhecimento de receitas? O reconhecimento de receitas é um dos assuntos mais difíceis e importantes da contabilidade, fato que tem gerado muita discussão em função das características de faturamento e ar-recadação dos diversos segmentos da economia. Ronaldo Daudt, do escritório de São Paulo, explica que receita define-se como aumento nos benefícios econômicos duran-te o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumento do patrimônio líquido da entidade e que não se-jam provenientes de aporte de recursos dos proprietários. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos e decorrem das atividades-fim de uma empresa, sendo designadas por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.

* Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL – Maceió (AL). Empresa responsável pelo abastecimento de água tratada a 76 muni-cípios de Alagoas e pelo serviço de esgotamento sanitário de Maceió, Maragogi e do povoado de Xingó em Piranhas.

* Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. – Sicoob Confederação – Brasília (DF). Instituição que atua junto às cooperativas centrais de crédito do Sicoob, que tem como missão contribuir para a consolidação do Sicoob como sistema cooperativo de crédito sólido, solidário e autossustentado, visando benefícios fi-nanceiros e sociais aos cooperados e as suas unidades.

* Graúna Motos e Motores Ltda. – Balsas (MA). Concessionária au-torizada Honda, especializada na venda de motos, quadriciclos e pro-dutos de força.

* JHSF Participações S.A. – São Paulo (SP). Referência no setor imobi-liário brasileiro pela incorporação de edifícios residenciais e comerciais, administração e comercialização de propriedades, desenvolvimento de shopping centers e pela participação no nicho de hotéis de luxo.

* Longevidade Saudável Educação & Serviços para Saúde Ltda. – Fortaleza (CE). Tem como missão disseminar conhecimentos cientí-ficos, biotecnologia e inovação, motivando a vivência de uma cultura em prol de uma vida longa, saudável, feliz e produtiva.

* Metar Logística Ltda. – São Paulo (SP). Empresa do Grupo JCA espe-cializada na gestão de soluções logísticas de encomendas expressas.

PÁG. 05

HLB AudiLink responde: como ocorre o reconHecimento de receitAs?

PÁG. 02

DICAS PARA A SuA EmPRESA fAzER um BALANçO NOTA 10

Fevereiro / Março 11

Novos Clientes

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

HLB Audilink

Niyama (2008, p.194), ao apresentar a definição de receita do International Accounting Standards Board – IASB, considera como receitas: aumentos nos benefícios econômicos duran-te o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos. Esses devem resultar em aumentos do patrimônio líquido e não se confun-dem com as contribuições dos proprietários. A definição foi adotada de forma bastante próxima pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.“Além dessas definições, muitas outras foram desenvolvidas contendo a noção de receita como o produto da empresa. No entanto, dão a ela uma dimensão temporal, acrescentan-do que o produto (bens ou serviços) deve deixar a empresa antes de poder ser considerado receita”, finaliza Daudt.

* ordem dos advogados do brasil Conselho Federal – Brasília (DF). En-tidade máxima de representação dos advogados brasileiros, responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil e composta pelo Conselho Federal, que centraliza as decisões de todo o país.

* Sit Macaé Transportes S/A. – Macaé (RJ). Empresa de transporte de passageiros, incorporada ao Grupo JCA.

* You Brasil II Participações Ltda. – Fortaleza (CE). Voltada à gestão de investimentos, tem como objetivo levar um novo conceito de lotes comerciais e residenciais a Pacajus (CE).

SS S T

EGE AADO

I

DE T TEANSPOINIT T

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 171

Conhecimento que gera valor

Quando alguém diz ´não posso fazer isso`, essa pessoa só está vendo um dos lados da moeda. Quando você pergunta ´como posso fazer isso?`, você começa a ver o outro lado.” – Robert Toru Kiyosaki, conhecido principalmente pelo livro Pai Rico, Pai Pobre.

“Pensamento

HLB audilink responde

05

Como ocorre o reconhecimento de receitas? O reconhecimento de receitas é um dos assuntos mais difíceis e importantes da contabilidade, fato que tem gerado muita discussão em função das características de faturamento e ar-recadação dos diversos segmentos da economia. Ronaldo Daudt, do escritório de São Paulo, explica que receita define-se como aumento nos benefícios econômicos duran-te o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumento do patrimônio líquido da entidade e que não se-jam provenientes de aporte de recursos dos proprietários. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos e decorrem das atividades-fim de uma empresa, sendo designadas por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.

* Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL – Maceió (AL). Empresa responsável pelo abastecimento de água tratada a 76 muni-cípios de Alagoas e pelo serviço de esgotamento sanitário de Maceió, Maragogi e do povoado de Xingó em Piranhas.

* Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. – Sicoob Confederação – Brasília (DF). Instituição que atua junto às cooperativas centrais de crédito do Sicoob, que tem como missão contribuir para a consolidação do Sicoob como sistema cooperativo de crédito sólido, solidário e autossustentado, visando benefícios fi-nanceiros e sociais aos cooperados e as suas unidades.

* Graúna Motos e Motores Ltda. – Balsas (MA). Concessionária au-torizada Honda, especializada na venda de motos, quadriciclos e pro-dutos de força.

* JHSF Participações S.A. – São Paulo (SP). Referência no setor imobi-liário brasileiro pela incorporação de edifícios residenciais e comerciais, administração e comercialização de propriedades, desenvolvimento de shopping centers e pela participação no nicho de hotéis de luxo.

* Longevidade Saudável Educação & Serviços para Saúde Ltda. – Fortaleza (CE). Tem como missão disseminar conhecimentos cientí-ficos, biotecnologia e inovação, motivando a vivência de uma cultura em prol de uma vida longa, saudável, feliz e produtiva.

* Metar Logística Ltda. – São Paulo (SP). Empresa do Grupo JCA espe-cializada na gestão de soluções logísticas de encomendas expressas.

PÁG. 05

HLB AudiLink responde: como ocorre o reconHecimento de receitAs?

PÁG. 02

DICAS PARA A SuA EmPRESA fAzER um BALANçO NOTA 10

Fevereiro / Março 11

Novos Clientes

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

HLB Audilink

Niyama (2008, p.194), ao apresentar a definição de receita do International Accounting Standards Board – IASB, considera como receitas: aumentos nos benefícios econômicos duran-te o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos. Esses devem resultar em aumentos do patrimônio líquido e não se confun-dem com as contribuições dos proprietários. A definição foi adotada de forma bastante próxima pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.“Além dessas definições, muitas outras foram desenvolvidas contendo a noção de receita como o produto da empresa. No entanto, dão a ela uma dimensão temporal, acrescentan-do que o produto (bens ou serviços) deve deixar a empresa antes de poder ser considerado receita”, finaliza Daudt.

* ordem dos advogados do brasil Conselho Federal – Brasília (DF). En-tidade máxima de representação dos advogados brasileiros, responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil e composta pelo Conselho Federal, que centraliza as decisões de todo o país.

* Sit Macaé Transportes S/A. – Macaé (RJ). Empresa de transporte de passageiros, incorporada ao Grupo JCA.

* You Brasil II Participações Ltda. – Fortaleza (CE). Voltada à gestão de investimentos, tem como objetivo levar um novo conceito de lotes comerciais e residenciais a Pacajus (CE).

SS S T

EGE AADO

I

DE T TEANSPOINIT T