Novos horizontes ed. junho 2015

12
Junho de 2015 Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 519 Na Matriz: 12 de Junho: Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus e em comemoração ao Dia dos Namorados, às 19h15. Festa Junina com Noite dos Caldos a partir das 18h. 13 de Junho: Missa de Santo Antônio com distribuição dos pães, às 19h15. Festa Junina com barraquinhas a partir das 18h. 14 de Junho: Festa Junina com barraquinhas a partir das 18h. 20 de Junho, a partir das 18h, Festa Junina na Comunidade São Paulo Apóstolo; 4 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina na Comunidade Imaculada Conceição; 11 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina na Comunidade São Francisco de Assis e na Comunidade Divino Espírito Santo; 12 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina com barraquinhas típicas na Comunidade São José Operário.

Transcript of Novos horizontes ed. junho 2015

Page 1: Novos horizontes ed. junho 2015

Junho de 2015Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 519

Na Matriz:• 12 de Junho: Missa em honra ao Sagrado

Coração de Jesus e em comemoração ao Dia dos Namorados, às 19h15. Festa Junina com Noite dos Caldos a partir das 18h.

• 13 de Junho: Missa de Santo Antônio com distribuição dos pães, às 19h15. Festa Junina com barraquinhas a partir das 18h.

• 14 de Junho: Festa Junina com barraquinhas a partir das 18h.

• 20 de Junho, a partir das 18h, Festa Junina na Comunidade São Paulo Apóstolo;

• 4 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina na Comunidade Imaculada Conceição;

• 11 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina na Comunidade São Francisco de Assis e na Comunidade Divino Espírito Santo;

• 12 de Julho, a partir das 18h, Festa Julhina com barraquinhas típicas na Comunidade São José Operário.

Page 2: Novos horizontes ed. junho 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Missas na Matriz:Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15.Terça-feira: Celebração da Palavra, às 19h15.Quarta-feira: Missa às 19h15 e, após, Terço dos Homens.Quinta e sexta-feira às 19h15 Todos os sábados, às18h, Missa no

EXPEDIENTE PAROQUIALOrientador: Pe. Gilberto Escarati, mSCRedatores: Carlos Silveira, Claudia Moreira, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Ir. Gislene fdz, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes.

Fotografia: Anderson Lucena e colaboradores PascomRevisão: Maria Clara Fonseca

Editoração e Diagramação: Bruno TortorellaSite: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail: [email protected]úncio: Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca - Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica: Newstec Tel: (21) 3552-0580

ex

pe

die

nt

eJUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Após a solenidade da Santís-sima Trindade, celebramos devotamente a solenidade

do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgi-ca para tal festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, reconhece neste sinal sacra-mental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Cor-pus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Na origem da festa de Corpus Ch-risti estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o cos-tume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas vol-tadas para o povo, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarísti-ca. Todos queriam saber o que acon-tecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da iturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de

Ao pre-parar a mensagem deste mês, lem-brei-me da homilia do Papa Fran-cisco por ocasião da solenidade da natividade de São João Batista do ano passado. O papa refletiu sobre três dimensões da vida deste santo: preparar, discernir, diminuir: "Pre-parar a vinda do Senhor, discernir quem é o Senhor, diminuir para que o Senhor cresça".

Francisco recordou que João preparava o caminho para Jesus "sem tomar nada para si”. Era um homem importante: “as pessoas o procuravam, o seguiam porque as suas palavras eram fortes”. Suas palavras chegavam ao coração. E João teve, talvez, "a tentação de se achar importante, mas não caiu nela". De fato, quando os doutores foram lhe perguntar se ele era o Messias, João respondeu: "Eu sou a voz, somente voz", mas "vim pre-parar o caminho para o Senhor". Eis aqui a primeira dimensão do Batista: "preparar o povo, preparar o coração do povo para o encontro com o Senhor".

A segunda dimensão de João Batista foi discernir, entre tanta gente boa, quem era o Senhor. E o Espírito lhe revelou e ele teve a valentia de dizer: 'É este. Este é o Cordeiro de Deus, que tira o pe-

Pe. Gilberto Escarati, mSC

João Batista: preparar, discernir,

diminuir

Editorial

cado do mundo'. Os discípulos olharam para aquele homem que passava e o deixaram ir. No dia se-guinte, aconteceu o mesmo. 'É este! Ele é mais digno do que eu'. Os dis-cípulos foram atrás dele. Na prepa-ração, João dizia: 'Depois de mim vem um...'. No discernimento, ele diz: 'Diante de mim... é este!'".

A terceira dimensão de que o Pontífice falou é a de diminuir. "A vida dele começou a se abaixar, a diminuir para que o Senhor cres-cesse, a diminuir até se anular". Aqui, aparece claro a teologia de João: diminuir para que o outro possa aparecer.

Três dimensões na vida de um homem: preparar, discernir, deixar o Senhor crescer, diminuindo a si mesmo. Também é bonito pensar a nossa vida assim. Em meio à fes-ta de São João, diante de uma bela fogueira, o nosso coração possa ser aquecido por esta reflexão do Bispo de Roma: “Um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia o outro, pre-para o caminho para outro: nosso Senhor. Um cristão tem que saber discernir, conhecer como discernir a verdade daquilo que parece ver-dade e não é. E um cristão tem que ser uma pessoa que saiba se abai-xar para que o Senhor cresça, no coração e na alma dos outros".

elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la.

Entretanto, foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da expo-sição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na Bélgica, essa religiosa co-meça a ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de qua-se trinta anos. Nas suas visões, ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacu-na foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamen-te o sacramento da Eucaristia.

Quando as ideias de Juliana che-garam ao bispo, ele acabou por aca-tá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coin-cidência ou providência, o bispo de Juliana torna-se o Papa Urbano IV, que estende a festa de Corpus Christi para toda Igreja, no ano de 1264.

O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade. Este gesto, além de manifestar publica-mente a fé no Cristo Eucarístico, era uma forma de lutar contra a tese pro-testante, que negava a presença real de Cristo na hóstia consagrada.

Atualmente, a Igreja conserva a festa de Corpus Christi como mo-mento litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições públicas da Eucaristia e diz que •principalmente na soleni-dade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas• (cân. 944).

A festa de Corpus Christi

Diácono Jatobá

Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.Inscrição para o Batismo: Atendimento no 1º domingo, às 8h.Confissões e Aconselhamentos: Quinta e sexta-feira, marcando antes na secretaria.

Page 3: Novos horizontes ed. junho 2015

JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03

Os evangelistas apresentam João Batista como aquele que vem preparar os caminhos de Jesus (Mt 3, 1-12). João veio primeiro que Jesus, contudo, quem é o mais importante? Os discípulos de Jesus e João discutiam muito sobre isso. Os evangelhos acabam com a dis-cussão, mostrando que João é o arauto-anun-ciador do que Jesus veio fazer. É preciso levar as pessoas até Jesus e não retê-las para si. João é servo de Jesus. Também devemos fazer o mesmo: levar as pessoas até Jesus.

João aparece no deserto. O deserto fora o lugar de encontro e da intimidade com Deus, onde Israel aprendeu a ser fiel ao parceiro da aliança, formando uma sociedade Nova, ba-seada na justiça e na fraternidade. Com João volta-se a esse tempo. O que ele anuncia? É um convite? “Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo”. É Deus quem está se aproximando dos homens na pessoa de Je-sus. Através de Jesus, Deus vai estabelecer o

O Evangelho de Mateus

seu reinado de justiça e liberdade para todos. Mateus identifica João como o profeta que anunciava a volta dos exilados da Babilônia; agora vai acontecer essa volta, porque Jesus vai trazer a Justiça que liberta da escravidão e da morte (Mt 3, 5-10). O batismo de João não é o batismo cristão. Trata-se mais do sinal de arrependimento e conversão, uma purifica-ção do passado comprometido com a injusti-ça. Somos todos muito pequenos e limitados e não podemos servir mais do que uma coisa. Não conseguimos andar com os pés em duas canoas.

Jesus trará um novo batismo, aliás o batis-mo que fomos batizados. Nele nós recebemos o Espírito de Deus que levou Jesus a realizar o projeto do Pai. Jesus é o nosso Jesus: com a pá na mão ele fará a colheita. Se formos tri-go bom, Ele nos recolherá em Seu celeiro. Se formos apenas palha. Ele nos queimará para sempre. Castigo? Não! Somos o que esco-lhemos ser. Deus nos dá todas as chances de entendermos e vivermos a justiça. Tudo de-pende de nós. (continua)

Marli Jordão

Eucaristia aos mais necessitados

Advogados em oração

Após alguns anos fechada, a capela do re-pouso Beneficência Portuguesa foi reaber-

ta com uma missa, no dia 23 de maio. A Santa Missa foi presidida por padre Rafael, mSC. Os padres de nossa paróquia, a partir desse mês de maio, vão celebrar missa no Repouso uma vez por mês com a participação da Pasto-ral da Saúde, que já faz presta assistência e vi-sita aos enfermos da instituição a cada 15 dias.

Advogados e Juristas se reuni-ram na Igreja Matriz para ce-

lebrar o seu padroeiro: Santo Ivo. A missa ocorreu no dia 19 de maio e foi presidida por padre Rafael. Após a coroação de Nossa Senhora e da apresentação do coral dos ad-vogados da OAB, os presentes fo-ram convidados a participar de um coquetel, organizado por fiéis que trabalham na área jurídica e que pertencem a nossa comunidade.

Na noite do dia 16 de maio, os jovens do Encon-tro de Adolescentes com Cristo (EAC) promove-ram uma festa agitada, no pátio da Igreja Matriz. A animação foi feita pelo DJ Renan e por um rapper católico. A animada juventude de Cristo dançou e se divertiu com empolgação. Para-béns aos envolvidos na "Neon Night"!

Das lembranças à confraternização, tudo foi preparado com muito zelo e carinho.

Noite Jovem

Page 4: Novos horizontes ed. junho 2015

Janeiro DE 2014 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04

O que aconteceu?

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!

Evangelizar é preciso

Um dos títulos de Nossa Senhora mais venerados por nós, católicos, foi celebrado em nossa comunidade no dia 13 de maio. A missa de Nossa Senho-ra de Fátima, ocorreu às 15h, na igreja Ma-triz, e foi presidida por pe. Gilberto. Com a igreja lotada e a presença do coral Pe. Júlio Chevalier, os fiéis prestaram sua home-nagem a Nossa Mãe. Logo depois da missa, houve procissão e uma confraternização com os centenas de fiéis presentes à Eucaristia. Que Nossa Senhora de Fátima sempre interce-da por nós, amém!

No dia das mães, os jovens da Comuni-dade Imaculada Conceição, que pertence a nossa paróquia, visitaram o abrigo para ido-sos Santa Luzia, na Praça Seca. As crianças e jovens da Imaculada levaram amor, carinho, disposição e muita animação para contagiar as idosas que moram na instituição. O Abrigo Santa Luzia, com mais de 50 anos de existên-cia, atende aproximadamente 45 senhoras.

O grupo de jovens Javé, da co-munidade Matriz, participou de um encontro de evangeliza-

ção junto a outros jovens na Comuni-dade São Francisco de Assis, no dia 16 de maio. Antes de iniciar, a juventude fez um bonito momento de oração. O encontrão teve a direção espiritual de pe. Rafael, mSC, e também da Irmã Ju-çara, Filha do Divino Zelo. Parabéns aos jovens de nossa paróquia.

Fraternidade no dia das Mães

RAPOSO/NATIVIDADE

(HOTEL GENTIL)

Dias 23, 24 e 25/10/2015

SÍTIO JONOSAKE

Dia 28/06/2015

(FESTA JUNINA)

EXCURSÕES

Informações pelos telefones:

99448-0917/99454-2196/ 7757-6748 (rádio) ou

3340-0227 ( residência) Pagamento facilitado!

Page 5: Novos horizontes ed. junho 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05A Comissão de Justiça e Paz de nossa paróquia promoverá um novo encontro para discutir questões sociais. Desta vez, diante da realidade de nosso Estado, o tema será a "Redução da Maioridade Penal". O encontro será no Ceuzinho, no dia 27 de junho, de 8h às 12h. As inscrições poderão ser feitas após as missas dominicais ou na secretaria paroquial. Como o lanche será partilhado, os organizadores pedem contribuição. Veja a entrevista com Bruno Lima, que pertence a Comissão de Justiça e Paz!

COM A PALAVRA

COMUNIDADE

JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

NH: De onde surgiu a ideia de fazer este novo curso?Bruno Lima: Esse curso surgiu através de uma proposta feita em um de nossos encontros, que ocorre às quartas-feira do mês, às 20hs, na Ma-triz. NH: Por quê abordar

um tema que trata do sistema de garan-

tias das crianças e adolescentes?Bruno: Porque queremos discutir a pro-posta de alteração da Constituição Federal por meio da PEC 171/93, que tramita no Congresso Nacional, sobre a Redução da Maioridade Penal para 16 anos.

NH: Como se dará o encontro? Bruno: Teremos duas mesas temáticas: . Redução da Maioridade Penal – Causas e Efeitos . Sistema Sócio Educativo – Acertos e Con-

PENTECOSTES

tradições.NH: O que a Comissão de Justiça e Paz pretende com a promoção de cursos de formação trimestrais em nossa paróquia?Bruno: Temos duas intenções: uma é a de capacitar pessoas que atuam em comunida-des e pastorais sociais para desenvolverem atividades que favoreçam o exercício da cidadania e o outro objetivo é incentivar as pessoas da comunidade a participarem como cidadãos e cidadãs, de forma organi-zada, na transformação da sociedade brasi-leira.

A Igreja celebrou, no dia 23 de maio, a festa de Pentecos-tes, que representa o 50º dia depois da Páscoa do Senhor. Nesse dia, todas as

comunidades da pa-róquia se reuniram

na Igreja Matriz para vivenciar a Vigília

de Pentecostes, com a Santa Missa celebrada por Padre Gilberto Escarati, mSC. A celebra-ção rememorou o envio do Espírito Santo à Igreja. Durante a homilia,

nosso pároco reforçou que, a partir de agora, cabe a nós, cristãos cató-licos e batizados, anunciar e teste-munhar Jesus Cristo aos irmãos. Os jovens e os representantes das

comunidades participaram com en-cenação e entrada de cartazes com os dons do Espírito Santo. Foi uma

belíssima e abençoada Vigília!Fotos: Cleuza Massocati

Page 6: Novos horizontes ed. junho 2015

JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

A Solenidade de Pentecostes nos

recorda o envio do Espírito Santo sobre a vida

dos apóstolos e, hoje, sobre toda a Igreja e os cristãos ca-tólicos batiza-dos. Em nossa

paróquia, a comunidade

do Divino Espírito Santo

celebrou os festejos em comemoração ao seu padroeiro com um tríduo.

No dia da festa, em 23 de junho, fiéis

saíram em procissão do Repouso Santa Maria até a capela.

Pelo caminho, padre Rafael, mSC cum-

primentou e acolheu moradores da re-

gião. A Santa Missa marcou o envio do Espírito sobre os

fiéis. Logo depois, houve um delicioso almoço na comuni-

dade!

O ESPÍRITO SANTO SOBRE NÓS

Page 7: Novos horizontes ed. junho 2015

JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

Em três dias, nossa paróquia celebrou um tríduo em co-memoração a festa de nossa padroei-ra: a Senhora do

Sagrado Coração. Diversas pastorais

e membros das comunidades se

fizeram presentes e abrilhantaram os festejos. Além de

nossos padres e diáconos, quem marcou presença foi o querido Diácono José Caseira. As coroações de Nossa Senhora emocionaram os fiéis. Tudo prepara-do com muito zelo e carinho. Depois das celebrações litúrgicas, não poderia faltar a tradicional confraterniza-

ção. Um bolo com a ima-gem de nossa padroeira foi

repartido entre os presentes.

VIVA NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO!

Page 8: Novos horizontes ed. junho 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

Por: Claudia MoreiraCATECRIANDO

Page 9: Novos horizontes ed. junho 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Seja um patrocinador

Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes? Então ligue para a secretaria da paróquia: 24525188

Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

Todas as quartas-feiras, das 18:00h às 19:00h, no Sacrário o Terço Vocacional ROGATE Toda primeira quarta-feira e toda terceira quarta-feira do mês, o MOVIMENTO SERRA DO BRASIL, sala "L", das 19:30min às 21:00h, Movimento Leigo por todas as Vocações, na Paróquia. Venha rezar pelas vocações!

Uma pergunta que muitos devem fazer: eu sou uma pessoa feliz? Bem, Deus nos criou para a felicidade, então nós queremos ser fe-lizes; não importa o quanto isso custe, eu vou ser feliz. Porém, é necessário que sejamos cuidadosos com as nossas escolhas, porque antes de buscar a felicidade, temos de pensar se essa busca vai prejudicar alguém.

Se você acha que vai ser mais feliz com uma loura, pede a sua mulher para pintar os cabelos! Já pensou no que pode causar esse desejo de felicidade? Um lar destruído, a mulher ter de fazer sozinha o que caberia ao casal e os filhos sem a presença paterna.

Não podemos ser egoístas na procura da felicidade. Aí, a mulher diz: Vou ser mais fe-liz sem esse filho que carrego na barriga, vou fazer um aborto; e se esquece de que está matando um ser indefeso. O filho diz: vou ser mais feliz indo agora ao cinema; mata as

Crônica do Mês

Felicidade Consciente

Parabéns, Padre Rafael

aulas e não vai para a escola. A filha, que exi-ge roupas novas toda semana, esquece que o pai vai ter que se sacrificar trabalhando mais horas.

Vista dessa forma, a felicidade nada mais é que uma satisfação momentânea: passado o momento do desejo, a loura não mais inte-ressa; a falta do filho abortado será sempre sentida; a perda de aulas prejudica os estu-dos; a ausência do pai não compensa o uso constante de roupas novas.

Temos de fazer uma análise dos fatos antes de procurar a felicidade, porque quase sem-pre nós somos felizes e não sabemos. Felici-dade mesmo é termos a certeza que estamos fazendo o outro feliz.

Terço Vocacional

Mensalmente, todos os paroquianos são convi-

dados a depositar R$ 2 na urna que, a cada domingo, fica localizada em algum

espaço diferente dentro da Igreja. Além disso, aquele

que colaborar, é convocado a rezar uma Ave-Maria pe-las Vocações. A campanha é permanente. Participe e

ajude os futuros sacerdotes mSC!

Sérgio de Queiroz

ALUGA-SE APTº TIPO CASASala - 2 Quartos (1 Suite) -Dep. de Empregada Completo - Ampla Copa Cozinha -Área de Serviço - 1 Vaga na Garagem(Incluso Condomínio e IPTU)Rua: Florianóplis Valor do Aluguel - R$ 1.500,00Tel.: 2425-1137 / 2435-7170

ALUGUEL

9 de maio foi dia de assoprar as velinhas e cantar parabéns para o nosso vigário, padre Rafael Lima. O sacerdote completou 32 anos de vida! Toda comunidade paroquial da Praça Seca deseja que Deus lhe abençoe com saúde, sabedoria e discernimento em sua caminhada. Que Nossa Senhora do Sagrado Coração esteja sempre a sua frente. Parabéns!

Page 10: Novos horizontes ed. junho 2015

DIZIMISTAS AnIVERSARIAnTES DE JUnHO- MARIA GORETTI F. CASEIRA SIMÕES- TERESINHA C. F. ROSA- CÉLIO M. GONÇALVES- MÁRCIA DE ANDRADE L. NEVES- MARIA JOSÉ R. GOMIDES- RENILDA C. DE OLIVEIRA PESTANA- YASMINE G. DA SILVA VIEIRA- DALVA GOMES- LÚCIA MARIA A. PAZ- MARIA IZABEL DA SILVA- MARIA NEUZA B. MERLY- PATRICIA NOVAK N. SANTOS- ZORAIA DA CONCEIÇÃO RONDA- DUCIDEA C. CUNHA DE SOUZA- LIZETE MOURA COSTA- MARIA CAROLINE A. FERREIRA- MARIA DA CONCEIÇÃO M. DE QUEIROZ- MARIA VERÔNICA S. DE SOUZA- VITO CORREA MAECELLO- IVONETE D. M. XAVIER- EDSON B. DE MOURA- LIGIA MARIA M. DE OLIVIERA- NEUZA DURÃO BRAGA- NOEME S. DA SILVA- DILMA M. LOBÃO- ISABEL CRISTINA M. DA SILVA- JORGE A. DA SILVA- JOSEFA S. BARBOSA- LUIZA M. DE SOUZA- MARIA APARECIDA DE SOUZA- MARIA CECICERA P. PASQUAL- PAULO CÉSAR DUARTE- SUELI R. DE MELO- FERNANDO DOS SANTOS VIEIRA- MERCEDES S. M. DE OLIVEIRA- ANA CLAUDIA T. MEDEIROS- MARIA ODETE B. GOMES- MARILU DARC M. BORGES- REGINA D. MARTINS- RONALDO LUCAS RODRIGUES- JOÃO LUIZ SILVA- MARIA DA GLORIA- CLAUDIA MARIAS H. DA SILVA- CLAUDIA REGINA DE MELO DUARTE- DURVAL T. DOS SANTOS NETO- GLÓRIA R. VILAS BOAS- JOÃO MIGUEL F. DA SILVA- LOURDES L. DA SILVA- ESTER AMÉLIA DA FONSECA

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 10

- MARIA JOSÉ S. DE OLIVEIRA- ALMERINDA ROSA RIBEIRO- ANA SUELLY C. COELHO DA SILVA- RENATO REINHOLZ- ANA MARIA R. DE ALBUQUERQUE- FELIPE A. MACHADO- JUPYRA DE ASSIS G. DE ALCÂNTARA- MARIA DA GRAÇA S. MOTA- MARIA DE FATIMA S. COUTO- REGINA CÉLIA S. SANTIAGO- LUIZETE SOBRAL A. RIBALON- WALDETE M. VIEIRA- MARIA CRISTINA R. BACELLAR- SIMONE MARINHO C. BELLIO- AGENI DO NASCIMENTO FRANCA- ANTÔNIA DE SOUSA BARBOSA- JUDITE MARINS L. E SILVA- ANA CAROLINA A. EVANGELISTA- LUSIMAR THOMAZ DE A. LOPES- LYGIA MARIA G. RIBEIRO- MARGARIDA C. LEITE- MARIA INEZ A. PASSOS- NEUZA MARIA S. SANTOS- ADELINA DA CONCEIÇÃO- ANDREA P. DE CERQUEIRA LIMA- ARISTELA P. PINHEIRO DA SILVA- MYRTHES P. CRUZEIRO- MARIA DE LOURDES MAFRA- MARIA EDITH M. DA CUNHA- VERA B. DE MELLO- DERCY R. RIBEIRO- MARCO ANTONIO P. BARCELLOS- NILCEIA D. ABRÃO- RONALDO DE ANDRADE SOARES- ILMA R. MICHEL- JÉSSICA L. E SILVA- MARIA ELIANE G. DA SILVA- MARIA JOSÉ DE SOUZA- ÂNGELA MARIA GAROFANI PIRES- FÁBIO DA CUNHA SOUSA- MARLENE R. DA SILVA- MIRELLA DE SÁ BACCI- SÔNIA MEDEIROS A. FERREIRA- ANA MARIA DE S. FERREIRA- ERENICE B. DA SILVA- MIRNA ANGELA BRITO S. DOMINGOS- CRISTINA RITINS GONCAÇVES VALERIO- ECREOMANCIA G. VERÇOZA- ELIANE R. REIFF

- JOSÉ OSMAR DOS SANTOS- GILDA F. RIBEIRO DA SILVA- JOSEFA B. RIBEIRO- MARLENE R. NASCIMENTO- HELIVALDA D. DE ARAUJO- LÚCIA MARIA DE AZEVEDO MARIA- LUCIMAR CANDIDO PENNA- MARCOS VINICIUS G. SILVA- PEDRO JOSÉ DE CASTRO- RUTH MARIA G. PEREIRA- ANA SHEILA V. DE SILVEIRA- FAMIÍLIA BITTON MIGON- JACI DE SOUZA DIAS- LAURA F. LAGE- MARIA HELENA M. MOTA- RIVALDA DA SILVA RIBEIRO- ALDIR DA SILVEIRA SANTOS- MARIA ISABELLA M. AFRANCA- MARIA OLINDA GARJAU- MARIA DE FATIMA S. DE OLIVIERA- REGINA CÉLIA R. GUIMARÃES

“Contribuindo com o dízimo, estamos permitindo que o Corpo de Cristo seja cada vez

participado.” (1Cor 12)

Page 11: Novos horizontes ed. junho 2015

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013JUNHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 11

2ª feira:

ACUPUNTURA: 8h30 às 12h;DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h;FISIOTERAPIA: 14h30 às 17h;PEDIATRA: 14h às 17h.

3ª feira:

DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 14h às 17h;GINÁSTICA: 9h às 10h30.

4ª feira:

GINÁSTICA: 9h às 10h30; DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;

5ª feira:

ARTESANATO: 14h às 17h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;GINÁSTICA: 9h às 10h30;

6ª feira:

EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h.FISIOTERAPIA: 10h às 13h;PSICÓLOGA COM FLORAIS: 10h às 13h (3ª IDADE);

2º Sábado do Mês: Clínico Geral - 8h às 12h.

2º Domingo do Mês: BAZAR - 8h às 11h.

SERVIÇOS CEntRO SOCIal da PaRóquIa nOSSa

SEnhORa dO SagRadO CORaÇãO

DICA CULTURAL

A cidade do Rio de Janeiro é a grande homenageada do FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro neste ano em que se comemora os 450 de sua fundação. A cidade é o tema do evento e se revela em paisagens, pessoas conhecidas ou não, manifestações populares, acontecimentos históricos e cotidianos nas seis exposições inéditasque ocupam o Centro Cultural Correios, por dois meses e meio, com o patrocínio dos Correios e curadoria geral de Milton Guran. O FotoRio também

FotoRio 2015promove o ciclo de debates Fotojornalismo Brasileiro em Foco, organizado pela fotógrafa e pesquisadora Silvana Louzada, de 19 a 21 de maio, e a exibição dos vídeos Foto em Cena – Os Cariocas, de Débora 70, e Rio de Memórias, de José Inácio Parente e Patrícia Monte-Mór. Serviço:• Centro Cultural Correios - Rua Visconde

de Itaboraí, 20, Centro. Entrada Franca.• De terça a domingo, das 12h às 19h• Mais informações: 2253-1580

A 10ª Romaria de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Juiz de Fora, foi marcada por momentos de rica

espiritualidade. Um deles foi percorrer uma trilha para seguirmos Jesus. A imagem ia à frente, conduzida por um fiel. Pe. Valentim, Superior da Província do Rio de Janeiro, logo atrás, conduzia a caminhada usando um megafone. E nós, romeiras e romeiros, íamos acompanhan-do as orações, os cantos e as reflexões que estavam escritas em plaquinhas, nas árvores.

Pe. Valentim nos conduzia, incenti-vando-nos a santifi-car os nossos cora-ções, e lá íamos nós acolhendo as men-sagens proferidas pelo querido sacerdote MSC: “O coração é fonte de amor; para ele nada é pequeno. Tudo feito com amor ao en-contrar este Coração torna-se grande.” E se-guíamos, rezando e cantando, caminhando pela trilha aberta, dias antes, no morrinho ao lado da subida do cemitério dos missio-nários. “Jesus cura os corações atribulados e enfaixa as suas feridas. Viemos à Roma-ria para deixar que Ele cure corações. Curar o que precisa ser curado em nós. A maior cura é a cura do coração. Transformar o co-ração para que seja um coração para amar, para servir, para viver a justiça e as relações

na tRIlha dO SagRadO CORaÇãO dE JESuS

novas do Reino.” – exortava-nos Pe. Valentim.Quando chegamos ao topo do morro, a

imagem do Sagrado Coração foi depositada num platô. Pe. Valentim fez uma bela oração e a cada petição nós repetíamos emocionados: “Jesus manso e humilde de coração,/ derrama abundantemente sobre nós/ os dons do teu amor/ ilumina nossa inteligência/ para conhe-cer-te melhor,/ e cada vez mais nos identificar-

mos contigo./ Orien-ta nossa vontade,/ dá-nos generosidade para caminhar sem resistência/ à ação do teu Espírito./ Consa-gra-nos na vontade e no amor/ para que sejamos testemu-nhas do teu amor/ e te glorifiquemos sempre./ Amém.”

Em seguida, caminhamos até uma enorme cruz, onde fomos levados a refletir sobre esse símbolo cristão que nos aponta o caminho da vitória sobre o pecado, o mal e tudo aquilo que nos impede de viver o amor do Coração de Je-sus. Ali, fomos incentivados a convidar outras pessoas a percorrer a trilha, porque, conforme nos alertou Pe. Valentim: “Quem encontra o caminho de Jesus precisa contar para o outro, levar o outro a percorrê-lo também”.

Encerramos a caminhada com a oração da Ave Maria, pois foi a Senhora do Sagrado Co-ração que nos levou a seguir o caminho de seu Filho.

Lygia Maria Ribeiro

Page 12: Novos horizontes ed. junho 2015

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESJUNHO DE 2015

O que acontecerá?

GRUPO DE VIÚVOS

AÇÃO ECOLÓGICA

baile dos namorados

A Comunidade de São José Operário realiza neste domingo, 7 de junho, de 8h às 14h, uma Ação Ecológica no Frankão (quadra espor-tiva anexa à capela). O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na programação haverá gincanas, palestras sobre lixo e meio ambiente, uma exposição e informações de utilidade pública. Participem!

SÃO JOÃO BATISTADia 21 de junho a Igreja celebra São João Ba-tista. Na Matriz, a missa será às 19h15. Parti-cipe!

No dia13 de junho, a Comunidade Imacu-lada Conceição promoverá um baile para os namorados, a partir das 19h. Convite à venda por R$ 5,00. Todos estão convidados!

O Coral padre Júlio Chevalier, de nossa paróquia, vai animar as seguintes missas nesse ano:

7 de junho - Missa das 9h9 de agosto - Missa das 18h154 de outubro - Missa das 20h24 de dezembro - Missa de Natal às 19hO coral ensaia todas as quartas-feiras, às

16h, no Ceuzinho. Quem quiser participar, basta comparecer no dia nos ensaios.

Toda quarta-feira, às 20h, após a Missa na Igreja Matriz. Homem que reza, família que se liberta.

INSCRIÇÕES ECC Continuam abertas as inscrições para o 30º Encontro de Casais com Cristo (ECC) de nossa paróquia. Casais de primeira união que ainda não fizeram o encontro podem procurar as equipes do ECC após as missas dominicais. O 30º ECC ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de julho.

SÃO PAULO APÓSTOLONos dias 24, 25 e 26 de junho, a Comunida-de São Paulo Apóstolo realizará um tríduo em comemoração ao padroeiro com missas às 19h30. A Grande Festa do Padroeiro da Co-munidade será no dia 28 de junho com a con-centração da procissão às 8h30, no Ciep do Mato Alto. Missa às 10h e almoço em seguida. Participe!

A Pastoral Familiar e a Catequese Infantil convidam aos pais e familiares das crianças da Catequese para o 1º Encontro de Cate-quese e Família 2015, que será no dia 20 de junho, às 8h, no Salão Sagrado Coração.

Você que está casado há até 3 anos participe do 1º Encontro de Recém Casados, que ocorrerá no domingo, dia 28 de junho, das 14h às 18h15. O encerramento será com a Santa Missa. Inscrições e outras informações na secretaria paroquial e com a Pastoral Familiar.

CATEQUESE E FAMÍLIA

A Catequese de Jovens e Adultos (Iniciação Cristã) de nossa paróquia iniciará suas ativi-dades no mês de agosto. As aulas vão começar no dia 2/08, às 17h, e a abertura será na missa das 18h15. As inscrições ainda podem ser fei-tas na secretaria paroquial. Se você conhece alguém, convide-o!

catequese de adultos

RECÉM-CASADOS

CORAL PADRE JÚLIO CHEVaLIER

O Grupo Vivo Feliz , que surgiu do Encon-tro de Viúvos e Viúvas com Cristo de nossa paróquia, fará a reunião mensal no dia 25 de junho, às 15h, no Salão Sagrado Coração.Todos os viúvos de nossa comunidade, que queiram partilhar um momento de evangeli-zação e alegria, são convidados a participar. O lanche será partilhado. Venham!

TERÇO DOS HOMENS

GRUPO DE JOVENS JAVÉNo dia 27 de junho, o grupo jovem Javé reali-zará uma Tarde de Adoração na comunidade Nossa Senhora das Graças, a partir das 15h. O ponto de encontro da juventude será na Ma-triz, às 14h. O objetivo do grupo é unir jovens da Matriz e suas comunidades.

LEGIÃO DE MARIAA Legião de Maria infanto-juvenil vai comple-tar 1 ano, no dia 7 de junho. Em comemora-ção, a pastoral convida a todos para um bolo e lanche partilhado, após a missa das 9h, na Matriz.