Np #305

12
ANOS www.noticiasparana.com Nº 305 CIDADES | PÁG7 GERAL | PÁG 8 BRASIL | PÁG 4 CARROS | PÁG 10 GERAL | PÁG 8 BRASIL | PÁG 5 CIDADES | PÁG 6 Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015 ESPORTES | PÁG9 PMDB TOMARÁ DO PT POSTO DE MAIOR BANCADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARCERIA ENTRE OS PREFEITOS DE PINHAIS E PIRAQUARA DESENVOLVE A REGIÃO Passageiros da Região Metropolitana podem pagar por um acordo branco entre Beto Richa e Gustavo Fruet - PÁGINA 3 IMPASSE NO SUBSÍDIO PODE SER UM JOGO DE CARTAS MARCADAS Luizão Goulart e Marquinhos falam sobre a importância da duplicação da João Leopoldo Jacomel para a população das duas cidades NP CALOR INTENSO VAI CONTINUAR ATÉ O FIM DE SEMANA NO PARANÁ PINHAIS: ESTE ANO INSTITUTO FEDERAL PASSA A FUNCIONAR ATLÉTICO-PR ANUNCIA CONTRATAÇÃO DO MEIA NIKÃO ATITUDES AJUDAM NA REDUÇÃO DO CONSUMODEÁGUA “PAU DE SELFIE” SÓ ENTRARÁ NA AVENIDA SE FOR FANTASIA CHEVROLET LANÇA 2ª GERAÇÃO DO VOLT

description

 

Transcript of Np #305

Page 1: Np #305

ANOSwww.noticiasparana.com

Nº 305

CIDADES | PÁG7 GERAL | PÁG 8 BRASIL | PÁG 4 CARROS | PÁG 10

GERAL | PÁG 8BRASIL | PÁG 5

CIDADES | PÁG 6

Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

ESPORTES | PÁG9

PMDB TOMARÁ DO PT POSTO DE MAIOR BANCADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

PARCERIA ENTRE OS PREFEITOS DE PINHAIS E PIRAQUARA DESENVOLVE A REGIÃO

Passageiros da Região Metropolitana podem pagar por um acordo branco entre Beto Richa e Gustavo Fruet - PÁGINA 3

IMPASSE NO SUBSÍDIO PODE SER UM JOGO DE CARTAS MARCADAS

Luizão Goulart e Marquinhos falam sobre a importância da duplicação da João Leopoldo Jacomel para a população das duas cidades

NP

CALOR INTENSO VAI CONTINUAR ATÉ O

FIM DE SEMANA NO PARANÁ

PINHAIS: ESTE ANO INSTITUTO FEDERAL PASSA

A FUNCIONAR

ATLÉTICO-PR ANUNCIA

CONTRATAÇÃO DO MEIA NIKÃO

ATITUDES AJUDAM NA REDUÇÃO DO

CONSUMO DE ÁGUA

“PAU DE SELFIE” SÓ ENTRARÁ NA AVENIDA SE FOR

FANTASIA

CHEVROLET LANÇA 2ª GERAÇÃO DO VOLT

Page 2: Np #305

2Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015 POLÍTICA

O jornal que mais cresce em toda Região Metropolitanade Curitiba, está de cara nova.

EDITORIAL

TEMPO

EXPEDIENT E

Santos & Ferrer Comunicação LtdaFundado em 23 de fevereiro de 2006 - CNPJ 07.870.252/0001-10

O que você precisa ler e saber

Jornalista responsável: Erickson F. da Rosa Filho - 6426 DRT-PR

Contato da Redação: (41) 3016-8710 E-mail’s: [email protected]/ [email protected]

R: Cyro Correia Pereira, 3616, N° 07 - CIC/Curitiba/PR - CEP: 81460-050

Distribuição semanalCuritiba, Colombo, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Araucária,

São José dos Pinhais, Pinhais, Quatro Barras, litoral e interior do Paraná

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal.

OPINIÃO

A ESQUERDA GANHA, A DIREITA LEVAQuem sabe o ano 2015 pos-

sa servir de avaliação para novas trajetórias na esquerda brasileira. Esta campanha presidencial no Brasil, que deu a terceira vitória consecutiva do PT e seus aliados, demonstra mais uma vez que a esquerda partidária, apesar de ganhar as eleições, não tem sufi-ciente força política para aglutinar votos nas campanhas presiden-ciais. Sozinha ela não pode che-gar ao poder, ela necessita de ter uma coalizão ampla. O Partido dos Trabalhadores, como qual-quer outro partido de esquerda no Brasil, não ganha eleições sem fazer alianças. Todavia, na política existem linhas a não ser ultrapas-sadas, existem identidades ideo-lógicas, daí as alianças têm tam-bém seus limites. O que significa que ter uma aliança eleitoral ca-paz de eleger um Presidente não necessariamente será suficiente para garantir um governo de es-querda.

No caso do PT, o processo de alianças cria coalizões com o bloco ideológico de partidos de direita e será com estes parti-

dos que vem compondo a chapa presidencial desde 2002 e que a esquerda é obrigada a governar. É sabido que as divergências come-çam no instante em que interesses diversos começam a conflitar.

Por esta razão, torna-se muito difícil para os simpatizan-tes e militantes de esquerda próxi-mos ou filiados ao PT de aceitar até hoje certas alianças, tendo em vista que o PT representava a rup-tura com os padrões tradicionais das organizações dos partidos no Brasil, em geral, oriundos das oligarquias que eram a extensão das grandes famílias que domi-navam os poderes econômico e político no Brasil. Por ser um governo de um partido com uma história de lutas, perpassado por valores como igualdade, justiça, solidariedade e ética, as exigên-cias de coerência política são bem maiores. Para alguns, a chegada do PT ao poder central represen-taria uma ruptura com o modo de fazer política, este partido re-presentava a inovação do sistema político brasileiro.

Na realidade o PT chega ao

poder com uma proposta para fazer uma reforma do sistema político, porém, uma vez eleito para Presidência da Republica, por questões táticas, o governo Lula preferiu não enfrentar o po-der das elites que controlam até hoje todos os setores da econo-mia brasileira e financiam todas as campanhas eleitorais. Sem mexer no status-quo do funcio-namento do sistema político, o governo logrou o apoio das for-ças dos mercados financeiros e, por conseguinte, da governança mundial. O Presidente Lula entendeu que a política é a arte do compromisso, e como sindicalista ele soube nego-ciar preservando interesses contraditórios. Usou de sua habilidade para seduzir, con-ciliar e persuadir conseguin-do cumprir com a meta que havia fi xado em resolver os problemas sociais mais agu-dos da sociedade brasileira. Ou seja, na área econômica ele teve uma postura conser-vadora e foi reformista na área social de políticas pública.

Page 3: Np #305

2 3POLÍTICA

COM VALDIR CRUZ

3 Poderes

[email protected]

Santos & Ferrer Comunicação LtdaFundado em 23 de fevereiro de 2006 - CNPJ 07.870.252/0001-10

Contato da Redação: (41) 3016-8710 E-mail’s: [email protected]/ [email protected]

Distribuição semanalCuritiba, Colombo, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Araucária,

São José dos Pinhais, Pinhais, Quatro Barras, litoral e interior do Paraná

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal.

Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

Estamos de volta!Estamos de volta com o blog das notícias mais quentes

e polêmicas do mundo político e da comunicação paranaens-es. Neste ano sem eleição e sem Copa do Mundo, a política municipal, estadual e federal tinha de tudo para navegar em águas pacíficas. Tinha. Mas há no ar um clima de inquietação com a situação econômica dos governos da união, dos esta-dos e das prefeituras.

A falta de recursos tem obrigado o poder público a dar calote generalizado em fornecedores e prestadores de serviços. A consequência direta dessa falta de pagamento se reflete na qualidade dos serviços públicos prestados à popu-lação. São ônibus que não cumprem horários, unidades de saúde que ficam sem remédios, escolas públicas que não re-cebem manutenção e material escolar, a polícia que fica sem combustível e o funcionalismo que, em não recebendo corre-tamente, trabalha descontente.

Há, no ar, um clima de descontentamento que pode le-var a população de volta às ruas em grandes manifestações, como as ocorridas em 2013, e que causou a redução do preço da passagem do transporte público em todo País. O descon-tentamento só aumenta já que nenhum governo dá mostras concretas na redução dos custos da máquina pública. Muito pelo contrário. Esse custo só aumenta, pois são mais cargos e que são cada vez melhor remunerados.

Estarei atento a esta crise e aos movimentos das auto-ridades e de população. Como sempre, estaremos de olhos bem atentos sobre os gastos públicos e sobre as mordomias que as autoridades dão para elas mesmas. Sempre tendo você, leitor, como o principal informante. Estamos de volta! Aguardem…

Bruxo quer repetir sucesso de YaredUm dos bruxos mais conhecidos do País, o paranaense

Chik Jeitoso, cansou de fazer previsões para os políticos. Ago-ra, decidiu ele mesmo fazer política. Filiou-se ao PTN e anun-ciou que é candidato a prefeito de Curitiba nas eleições 2016.

No ano passado, Chik Jeitoso fez de tudo para se manter na mídia. Primeiro, denunciou fraudes nas urnas eletrônicas ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal; depois, en-trou com ação judicial pedindo a cassação de três deputados estaduais eleitos em 2014 pelo PSC. “Este processo vai trazer surpresas neste ano”, avisa Chik.

Ao justificar o porquê de se lançar na disputa pelo Palácio 29 de Março, Jeitoso se saiu com este argumento: “Posso en-riquecer o debate de maneira mais provocativa. Não aceito a maneira como Fruet administra. E não concordo que Ratinho Junior (PSC) faça um leilão para fortalecer seu nome sem ter feito nada como político, a não ser sopras das coisas que o seu pai manda dizer”.

O “Bruxo” quer ir na esteira da empresária Christiane Yared (PTN), eleita deputada federal mais votada do Paraná. Ela conseguiu 200.144 votos. Yared é mãe de Gilmar Yared, um dos jovens que morreu no acidente envolvendo o ex-dep-utado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, em 2009.

Chik Jeitoso avisa que o PTN vem com chapa pura em todos os 399 municípios do Paraná nas eleições 2016. Ele revela também que filiou no PTN o filho do ex deputado e apresentador de TV, Luiz Carlos Alborghetti: Marcio Alborghet-ti. Márcio estréia seu programa de televisão e rádio neste ano, já mirando seguir a carreira política do pai.

Vaidoso, o Bruxo relata que “outros cincos partidos já me procuraram oferecendo a vaga, mais a vitória da Yared no Paraná mostra que nosso projeto no PTN pode fazer a diferença e espero que o nosso presidente estadual. Elizeu Chociai, que é candidato a prefeito em Ponta Grossa, não se renda aos meus algozes e me dê a vaga”.

SUBSÍDIO NO TRANSPORTE: JOGO COMBINADO ENTRE GOVERNO E PREFEITURA

Os dois times estão em campo. Simulam um jogo renhido. Fazem que partem para o ataque com vontade de vencer. Volta e meia, um sar-rafo aqui e outro ali. O público vê este jogo com desconfiança. Não é para menos. Os dois ti-mes já protagonizaram verda-deiras marmeladas em outros campeonatos e outros jogos mais valiosos.

Os “adversários” são velhos conhecidos. De um lado está o governador Beto Richa, com a mesma canti-lena de sempre: o subsídio que mantém o transporte coletivo integrado na Região Metropolitana de Curitiba vai acabar. Do outro lado, está o prefeito, que repete um bordão desgastado pelo uso excessivo: “Sem subsí-

dio, o valor da passagem vai aumentar”. Na verdade, com ou sem subsídio, o preço da passagem vai subir. O prefei-to já anunciou isso lá atrás, em novembro último.

O final deste jogo-mar-melada todos já conhecem: os passageiros, para usarem os ônibus, terão que desem-bolsar, a título de “passa-gem”, um valor que irá além dos três reais. Para não fica-rem “de mal” com o povão, os adversários irão se acusar mutuamente, ao longo de se-mana seguinte ao reajuste. Assim, numa hora a culpa é do Beto Richa; na outra, do Gustavo Fruet. Depois que a poeira baixar, ambos irão se abraçar fraternalmente, como sempre. E começarão, unidos, um novo campeo-

nato: a eleição municipal de 2016.

Isso já ocorreu antes. Encenação daqui e dali. Até que a passagem subiu quinze centavos. Agora, a lenga-len-ga se repete. Tudo para justi-ficar um novo aumento. Que fique bem claro que esta de-sonestidade não tem a cum-plicidade dos passageiros, que já pagam mais impostos, tanto para o Estado como para o município. Tem, isto sim, o repúdio. E que pode descambar para uma série de protestos, como os ocor-ridos em julho de 2013. E agora com um agravante: o aumento no valor da passa-gem coincidirá com o início do ano letivo nas escolas, co-légios e universidades.

Redação NP

Assim que a poeira baixar, ambos irão se abraçar fraternalmente, como sempre. E começarão, unidos, um novo campeonato: a eleição municipal de 2016

Page 4: Np #305

4 Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

BRASIL MUNDOBRASIL

“PAU DE SELFIE” SÓ ENTRARÁ NA AVENIDA SE FIZER PARTE DE FANTASIA, DIZ LIESADiretor de carnaval da Grande Rio diz que fotos desconcentram desfilantes. Julgador pode achar que harmonia foi atrapalhada e tirar pontos da escola

A febre das selfies – au-torretratos feitos com celular ou câmeras GoPro – vai pas-sar longe da pista do Sambó-dromo do Rio, no carnaval. Principalmente, durante o desfile das escolas de sam-ba tanto do Grupo Especial quanto da Série A. E a nova sensação do verão, o pau de selfie – bastão onde é aco-plado à câmera e amplia o ângulo do autorretrato - só vai entrar na passarela se fi-zer parte de alguma fantasia e esteja especificado dentro do enredo, como determina o regulamento da Liga In-dependente das Escolas de Samba (Liesa).

Elementos estranhos à fantasia, como roupas, bol-sa, câmera fotográfica, celu-lar, gravador ou até mesmo pintura diferente no rosto não são permitidos, uma

vez identificado pelos julga-dores, podem vir a fazer a escola perder pontos. Alas, destaques e composições de carro têm de desfilar com a indumentária determinada pelo enredo e criada pelo carnavalesco.

O diretor de carnaval da Acadêmicos do Grande Rio, Ricardo Fernandes, acrescenta ainda que a es-cola corre o risco de perder pontos na harmonia, caso os componentes decidam se juntar para fazer uma foto.

“Nunca foi permitido tirar fotos durante o desfile. Isso vem de muito antes das selfies. A diretoria orien-ta sempre os componentes antes do desfile. Tiras fotos desconcentra o desfilante, atrapalha o canto e pode comprometer a harmonia da escola, quebra o ritmo

do desfile. Nós não revista-mos os componentes para saber se eles estão com câ-meras ou outros equipa-mentos escondidos debaixo

da fantasia. Na concentra-ção, eles podem ficar à von-tade, mas no desfile, não. Agora, em caso de flagrante acho que vale o bom senso

do julgador avaliar se aquilo está interferindo ou não na apresentação da escola”, des-tacou Fernandes.

Redação NP/ G1

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO QUER CRIAR O 'ENEM ONLINE'O ministro da Educa-

ção, Cid Gomes, disse nesta semana que vai apresentar à presidente Dilma Rousseff a criação de um sistema que permita a realização do Exa-me Nacional do Ensino Médio de forma remota, ou seja, um "Enem online".

"Devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelos país com computadores e salas seguras. Para isso é preciso termos um grande banco de questões", afirmou Gomes em entrevis-ta coletiva em Brasília sobre o balanço da edição 2014 do Enem. O ministro foi empos-sado no final de 2014 em subs-tituição a Henrique Paim.

Atualmente o Enem é re-alizado uma vez por ano com provas presenciais aplicadas em todo o país durante dois dias consecutivos. Em 2014 foram 8,7 milhões de inscritos ao preço de R$ 52 por aluno, o que dá mais de R$ 450 mi-lhões por edição.

"O Enem tem que con-tratar gráfica ultra especiali-zada com 500 câmeras. Tem depois que contratar logística de segurança e distribuição. Depois aplicar tudo no mes-mo dia, ter todos os cuidados com vazamento. Eu penso que

é muito razoável evoluirmos para um sistema remoto, com salas seguras e vigiadas", diz Cid Gomes.

"Primeiro passo para isso é fazer um grande edital públi-co para professores apresenta-rem perguntas para tivermos um banco de questões com mais de 8 mil itens. Não pre-cisa ter cuidado, pode ficar aberto para consulta pública. Se aluno conseguir decorar 8 mil questões de matemática é um gênio."

BalançoO Ministério da Educa-

ção divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos). Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na reda-ção da prova (8,5% dos candi-datos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil

na redação, número máximo possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtive-ram notas entre 901 e 999.

As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem será divulgado ainda nesta terça até o fim do dia, segundo o ministério. O can-didato deve acessar sua nota nos sites enem.inep.gov.br ou sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.O MEC não informou que horas a consulta estará disponível no sistema.

Para ver sua nota, o can-didato deverá inserir seu nú-mero de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Qual-quer dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.

Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013.

Sobre a queda nas mé-dias das notas de matemática e redação em relação ao ano passado, o ministro da Educa-ção, Cid Gomes, afirmou que não considera que seja algo

"tão significativo"."A minha opinião é de

que houve uma queda em ma-temática e redação. Uma que-da superior à margem, não diria uma queda significativa, mas uma queda que deve es-timular a comunidade acadê-mica a analisar as razões para isso. Um ano no Ensino Mé-dio brasileiro não há variações tão significativas" afirmou o ministro.

Segundo Cid Gomes, o tema da redação deste ano - publicidade infantil - não foi tão debatido pela mídia e pela sociedade brasileira quanto o tema de 2013 - lei seca.

"Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi a lei seca. Essa questão foi muito deba-tida, muito discutida. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que houve um processo de discussão tão grande", analisou. Questiona-do sobre se considera o tema deste ano mais difícil, Gomes respondeu: "Eu não diria difí-cil, é relativo."

Redação NP/ EBC

Page 5: Np #305

5Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

BRASIL MUNDO &

GIRO PELO MUNDO

Gato usa um "Tsunagaru Col", gadget que armazena dados do animal como localização e proximidade de outros animais para criar uma 'rede social' para pets; o aparelho foi apresentado durante exposição de tecnologia em Tóquio

Pessoas observam buraco que quase engoliu carro na província de Guangdong, na China; a cratera mede cerca de 25m e nin-guém se feriu durante o incidente

Imagem do presidente russo Vladimir Putin com uniforme da marinha é pintada em muro da cidade ucraniana de Sebastopol, na região da Crimeia

Um pato serreta captura um peixe em Gangneung, Coreia do Sul

PMDB TOMARÁ DO PT POSTO DE MAIOR BANCADA DA CÂMARASegundo projeção da Secretaria da Mesa, petistas devem ser os mais prejudicados com saída de parlamentares para secretarias e ministérios

Partido que elegeu o maior número de deputados em outubro, o PT deve iniciar a legislatura atrás do PMDB, logo após a eleição da Mesa Diretora, em 1º de fevereiro. Projeção feita pela Secreta-ria-Geral da Mesa indica que o partido do vice-presidente Michel Temer assumirá o pos-to de maior bancada da Casa assim que os trabalhos legisla-tivos começarem, no dia 2 de fevereiro. A mudança na com-posição ocorrerá em função da saída de parlamentares que preferiram assumir ministé-rios ou secretarias estaduais. Alguns devem retornar à Câ-mara para tomar posse e se licenciar logo em seguida.

Os suplentes que entra-rão no lugar dos deputados licenciados são da mesma coligação, mas nem sempre da mesma legenda dos titula-res. De acordo com a Secre-taria-Geral, o PT será o mais prejudicado com a dança das cadeiras: perderá pelo menos quatro assentos em relação à bancada que elegeu. Mas o número de licenciados pode ser ainda maior. Ainda não há

um balanço de quantos parla-mentares eleitos, ou seja, que não exercem mandato atual-mente, irão se afastar do cargo após a posse para responder por secretarias estaduais.

Em 5 de outubro, o PT elegeu 70 deputados, 16 a me-nos em relação a 2010. Mas perdeu uma vaga ainda no ano passado. Decisão do Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE) retirou a titularidade de Fer-nando Marroni (PT-RS), que passou à suplência, cedendo o lugar a José Otávio Germano (PP-RS). Com a convocação de deputados para ministérios e secretarias – e a entrada de suplentes de outras siglas – , a representação petista deve cair para 65 deputados.

A dança das cadeiras não deve alterar a banca-da peemedebista, que deve manter, ainda que com ou-tros nomes, os seus 66 elei-tos. PSDB, PSB e PP também terão as suas representações alteradas a partir de 2 de fevereiro. Tucanos, que ele-geram 54 deputados, cami-nham para chegar a 55, en-quanto o PP oscilaria de 36

para 39 e o PSB, de 34 para 33.

Esta nova composição da Câmara passará a va-ler depois de 2 de fevereiro. Com a eleição da Mesa Di-retora da Casa marcada para 1º de fevereiro, a expectativa é que os titulares que têm outros planos políticos para este ano assumam os seus mandatos, votem nos candi-datos à sucessão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e se licenciam em seguida.

Os efeitos da mudança na composição, no entanto, tendem a ser limitados às votações. O fato de o PMDB tornar-se a maior bancada no dia seguinte à eleição não muda, por exemplo, a distri-buição das comissões. A or-dem de escolha dos colegia-dos e a definição do número de assentos são determina-das pelo número de deputa-dos eleitos em outubro. Essa situação só muda quando partidos se unem para for-mar federações ou blocos partidários para os próximos quatro anos.

Redação NP/ CEF

Page 6: Np #305

6Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

valo

r: R

$ 55

0,00

CidadesCidadesPIRAQUARA COMPLETA 125 ANOS: NOVA GESTÃO TROUXE DESENVOLVIMENTO AO MUNICÍPIOCom visão estratégica e voltada ao desenvolvimento, Professor Marquinhos, como é conhecido o prefeito, vem dando uma nova dinâmica na administração publica. Após, dois anos de gestão, qualidade de vida melhorou muito na cidade.

A duplicação de um tre-cho de 14km na PR-415, entre Piraquara e Pinhais era uma reivindicação antiga de quem mora na região. Em agosto do ano passado foi assinada a or-dem de serviço para o início das obras na rodovia, também conhecida como João Leopol-do Jacomel. No mesmo mês, as obras tiveram início, com equi-pes iniciando a marcação e o levantamento das intervenções necessárias para os trabalhos. O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart falou sobre a impor-

tância da duplicação da rodovia para a população. “É uma obra fundamental para a nossa re-gião, uma luta de muitos anos da nossa comunidade. Quando fui deputado, apresentei proje-tos para a duplicação”, salien-tou. Luizão também destacou a necessidade de novas reade-quações na rodovia. “Obras de calçamento e ciclovia são neces-sárias nos principais cruzamen-tos, já que com a duplicação, o trânsito deverá ser ainda mais intenso na região”, completou.

Já o prefeito de Piraqua-

ra Marcus Tesserolli enalteceu o Rotary Club de Piraquara e as demais entidades que se or-ganizaram para lutar pela du-plicação. “São entidades que já possuem um histórico de rei-vindicações e luta pela cidade, e foram os grandes responsá-veis por toda essa mobilização. Agora chegou a hora de assumir minha responsabilidade de Pre-feito e junto conduzir esse pro-cesso para conseguirmos enfim a conquista da duplicação”, des-tacou.

A obra em si, significa

mais segurança e mobilidade para os municípios da região e, sendo assim, mais desen-volvimento. O projeto básico da duplicação havia sido apre-sentado em agosto de 2013 por técnicos do Departamen-to de Estradas de Rodagem (DER-PR) aos representantes das prefeituras dos dois mu-nicípios. Além de facilitar o trânsito de veículos leves, a duplicação favorece o tráfego dos ônibus de linhas da Re-gião Metropolitana.

A PR-415 é a principal

ligação de Piraquara e Pinhais com Curitiba - atualmente, mais de 25 mil veículos pas-sam por dia pela rodovia; ca-pacidade que será ampliada com a duplicação do trecho através de investimentos na casa dos R$ 145,5 milhões.

O primeiro trecho é en-tre o Rio Atuba e a divisa de Curitiba com Pinhais. Nesse ponto, está prevista a im-plantação de mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida, por quase 4km. Com essas novas faixas, o trecho vai ficar com três pis-tas de cada lado. Ciclovias e calçadas também serão construídas. Essa nova faixa vai ser prioritária para ôni-bus, além de ser usada para conversões.

Já no segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, está planejada a constru-ção de mais quatro faixas de circulação, totalizando seis faixas. A terceira faixa também vai dar preferên-cia aos ônibus e às con-versões de veículos. Além disso, pontos de retorno, viadutos, passarelas, ci-clovias e calçadas serão construídos e também será implantada ilumina-ção central.

Redação NP

NP

PREFEITURA EM AÇÃO: PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL EM PIRAQUARA

O Prefeito de Pira-quara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, assinou nesta semana a ordem de serviço que autoriza a construção do Teatro Municipal. O espaço cultural será construído ane-xo ao Parque das Águas, na Rua Vitório Scarante, na re-gião central do município. O início das obras está previsto para as próximas semanas.

De acordo com o Pre-feito Marquinhos o teatro será um espaço adequado para o desenvolvimento do movimento cultural do mu-nicípio e uso da comunida-

de. “O teatro é um sonho an-tigo dos piraquarenses. Será um equipamento de todo o complexo do Parque das Águas, um espaço para a po-pulação e para aquelas pes-soas quem trabalham com a cultura desenvolverem suas atividades”, destacou.

Também participaram da assinatura o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Alcindo Zaro, o Se-cretário de Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima, e o representante da empresa responsável pela obra, Marco Antonio Ferrari Ramos.

Teatro Municipal de Piraquara

O Teatro Municipal de Piraquara será construído com recursos do Ministério da Cultura, e contrapartida da Prefeitura. A viabilização do projeto ocorreu por meio de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal, Marcelo Almeida, no ano de 2010. O processo estava pa-rado e foi retomado pela atu-al gestão.

O investimento total será de R$: 469.362,80. São R$ 250.000,00 oriundos do Governo Federal, e a con-

trapartida do município de R$ 219.362,80, que resultará em um prédio de 315 metros quadrados, com salas mul-tiuso, espaços de convivên-cia, banheiros adaptados e um anfiteatro. No local serão

desenvolvidas as mais diver-sas formas de manifestações culturais, artísticas, festivais, cursos, palestras, entre ou-tros eventos para fomentar a cultura local.

Redação NP/ PMP

CAMPUS PINHAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PASSA A FUNCIONAR EM 2015

Neste ano, Pinhais pas-sa a contar com mais uma importante estrutura para a capacitação profissional da população. Está em fase fi-nal de construção, no bairro Jardim Amélia, a unidade administrativa do IFPR, que terá 60 mil metros quadra-dos de área. No local, pre-visto para ser inaugurado em março, serão ofertados cursos técnicos de nível mé-dio de Administração e de Informática. Também serão realizadas capacitações, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o Diretor Geral do Campus Pinhais do IFPR, Marcelo Camilo Pedra, a parceria com a prefeitura está em total ascensão. “Nos-so campus aqui no municí-pio ainda está em constru-ção, mas já estamos em pleno trabalho. Prova disso, são as capacitações que já foram re-alizadas por meio desta par-ceria. E muitos ainda são os projetos previstos aqui para Pinhais”, comenta.

Referência em educa-ção profissional, tecnológica

No local, previsto para ser inaugurado em março, serão ofertados cursos técnicos de nível médio de Administração e de Informática. Também serão realizadas capacitações, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Quem pagar à vista, até o dia 11 de fevereiro, pode garantir 8% de desconto no valor do IPTU

Os contribuintes de Pi-nhais começaram a receber nes-ta quinta-feira, 08, via Correios, o carnê do Imposto Predial Ter-ritorial Urbano (IPTU). O im-posto, que este ano não sofreu aumento, apenas a correção monetária da base de calculo, é uma das principais fontes de arrecadação municipal.O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam direta-mente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraes-trutura que serão realizadas na

Page 7: Np #305

6 7Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

valo

r: R

$ 55

0,00

Cidades

PREFEITURA EM AÇÃO: PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL EM PIRAQUARA

desenvolvidas as mais diver-sas formas de manifestações culturais, artísticas, festivais, cursos, palestras, entre ou-tros eventos para fomentar a cultura local.

Redação NP/ PMP

CAMPUS PINHAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PASSA A FUNCIONAR EM 2015

Neste ano, Pinhais pas-sa a contar com mais uma importante estrutura para a capacitação profissional da população. Está em fase fi-nal de construção, no bairro Jardim Amélia, a unidade administrativa do IFPR, que terá 60 mil metros quadra-dos de área. No local, pre-visto para ser inaugurado em março, serão ofertados cursos técnicos de nível mé-dio de Administração e de Informática. Também serão realizadas capacitações, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o Diretor Geral do Campus Pinhais do IFPR, Marcelo Camilo Pedra, a parceria com a prefeitura está em total ascensão. “Nos-so campus aqui no municí-pio ainda está em constru-ção, mas já estamos em pleno trabalho. Prova disso, são as capacitações que já foram re-alizadas por meio desta par-ceria. E muitos ainda são os projetos previstos aqui para Pinhais”, comenta.

Referência em educa-ção profissional, tecnológica

e científica, o Instituto Fede-ral do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educa-ção e a transformação social. É voltado à educação supe-rior, básica e profissional, es-

pecializado na oferta gratui-ta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de en-sino.

Atualmente, o IFPR atende mais de 23 mil es-tudantes nos cursos de

modalidade presencial e a distância, oferecendo à co-munidade paranaense mais de 110 cursos entre técnicos presenciais, técnicos na mo-dalidade a distância, cursos superiores e especializações presenciais e a distância.

ServiçoO Câmpus Pinhais do

IFPR funcionará na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 1615, no bairro Jardim Amélia. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5688.

Redação NP/ PMP

No local, previsto para ser inaugurado em março, serão ofertados cursos técnicos de nível médio de Administração e de Informática. Também serão realizadas capacitações, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

CARNÊS DO IPTU 2015 COMEÇAM A SER ENTREGUES AO CONTRIBUINTE DE PINHAISQuem pagar à vista, até o dia 11 de fevereiro, pode garantir 8% de desconto no valor do IPTU

Os contribuintes de Pi-nhais começaram a receber nes-ta quinta-feira, 08, via Correios, o carnê do Imposto Predial Ter-ritorial Urbano (IPTU). O im-posto, que este ano não sofreu aumento, apenas a correção monetária da base de calculo, é uma das principais fontes de arrecadação municipal.O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam direta-mente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraes-trutura que serão realizadas na

cidade durante todo o ano.Até o vencimento o va-

lor do imposto pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou pela internet, caso contrário deverá ser quitado exclusivamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou o contribuinte pode optar por emitir uma via atualizada no site da Prefeitura. É importante ressaltar que no valor a ser pago já estão previstas as taxas de recolhimento de lixo e taxa de bombeiros.

Até o dia 11 de fevereiro o contribuinte pode garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vis-

ta. Há também a possibilidade de parcelamento em até 10 ve-zes com vencimento no dia 15 de cada mês. A segunda via do carnê de IPTU pode ser gerada pelo site da Prefeitura, no link http://atendenet.pinhais.pr.gov.br/atendenet/ , para isso o con-tribuinte deve ter em mãos o número da inscrição imobiliá-ria.

RevisãoTodo contribuinte tem o

direito de solicitar a revisão do IPTU de seu imóvel. O pedido deverá ser feito pelo proprietá-rio do imóvel, ou representante legal munido de procuração, até

o dia 13 de fevereiro, por meio de protocolo próprio. Para re-querer a análise do lançamento do tributo, o interessado deve-rá apresentar seus documentos pessoais, acompanhados da matrícula atualizada do imóvel ou escritura pública/contrato de compra e venda, caso a ma-trícula não esteja no nome do requerente. Os requerimentos protocolados fora do prazo não serão aceitos. As solicitações de revisão de lançamento suspen-derão o prazo para pagamento do tributo, mas anularão a pos-sibilidade de desconto para pa-gamento em parcela única.

Redação NP/ PMP

Page 8: Np #305

8 Geral Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015 Esporte

O Atlético-PR anun-ciou, nesta semana, a chega-da do meia Nikão. O jogador de 22 anos, que pertencia ao Atlético-MG, assinou um contrato válido por três anos. Além do Galo, ele também tem passagens por Vitória, Bahia, Ponte Preta, América--MG e Ceará. Segundo o site oficial do clube, Nikão já in-tegra o grupo principal, que realiza pré-temporada no CT do Caju.

O meia é um sonho an-tigo. Em 2013, o Furacão já

Volante Ricardo Conceição aponta "reformulação verdadeira" do clube como decisiva para sua permanência em 2015. Ele deverá ser titular no time de Luciano Gusso

O volante Ricardo Con-ceição mostra otimismo com o Paraná Clube versão 2015. Ele, que retorna após passar sete meses na Chapecoense, quer fazer parte do que ele define como “reformulação verdadeira” pela qual o Tri-color passa. Após um ano marcado por crises financei-ras e atrasos salariais, a dire-toria tem enxugado a folha e apostado no “bom e barato”. O objetivo é, com as contas em dia, voltar a brigar por tí-tulos e conquistar o acesso à elite nacional. No ano, o clu-be disputará estadual, Copa do Brasil e Série B.

ATITUDES SIMPLES AJUDAM NA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA

O consumo responsável é um grande aliado na pre-servação do meio ambiente. Quando o assunto é água, isso se torna ainda mais im-portante, já que este é um recurso finito. Mudar hábi-tos no dia a dia pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a eco-nomia familiar e também garantir o abastecimento em dias quentes como os que são registrados no Paraná neste mês.

De acordo com o diag-nóstico do Sistema Nacional de Saneamento, a média de consumo de água por habi-tante no Brasil é de 167,5 li-tros por dia (dados de 2012). No Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sa-nepar) registrou em 2013 um consumo diário de 124 litros por pessoa. Este índice ain-da é alto se comparado com as orientações da Organiza-ção das Nações Unidas, que indica como suficiente um

Sempre que houver interrupção no abastecimento, deve ser priorizado o uso da água para a alimentação e higiene pessoal

consumo de 110 litros por pessoa.

Segundo a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Juliana Gonçalves Brandani, a economia é es-sencial para a preservação do planeta. “Muitas pessoas não se dão conta que a maioria dos alimentos que compra-mos, por exemplo, precisam de água para ser produzi-dos. Desde carne, a verduras e até mesmo enlatados. No entanto, temos apenas 0,3% de água doce disponível no planeta. Por isso, não existe outra solução que não seja economizar”, diz Juliana.

Atitudes simples no dia a dia podem contribuir para mudar o comportamento e reduzir gastos. Ao lavar a roupa, deve-se utilizar a ca-pacidade máxima da máqui-na e aproveitar a água usada para lavar calçadas.

No banheiro, as descar-gas com válvulas na parede ou caixas acopladas devem

estar sempre bem regula-das. As caixas acopladas são as melhores escolhas para reduzir o consumo. “Ao re-duzir o consumo de água tratada estamos colaborando para preservar os recursos hídricos, uma vez que o vo-lume de água captada para o abastecimento também re-duz”, explica Juliana.

NA PRÁTICA - Cuida-dos na hora do banho tam-bém ajudam a economizar. O dono do Hotel Baviera e do Hotel Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Nelson Seibet, trocou os chuveiros tradicionais instalados nos banheiros dos apartamentos por modelos mais econômi-cos. Segundo ele, a medida ajudou na redução do con-sumo do Hotel Baviera. “O gasto de água hoje é a meta-de do que há dez anos”, disse. O hoteleiro já está planejan-do a reforma e troca de equi-pamentos também no Hotel

Três Fronteiras. O gerente do Hotel Ba-

viera, Alex Douglas Ribeiro, explica que foram trocadas as instalações hidráulicas de 23 apartamentos e instalados mais 62 novos equipamentos. “Quando ampliamos o hotel, aproveitamos e modificamos também o sistema de aque-cimento. Todos os chuveiros elétricos foram substituídos por este novo modelo que, além de reduzir o consumo de água, utiliza o sistema de aquecimento solar”, completa.

Além dos hábitos do

dia a dia, fique atento a va-zamentos, os maiores vilões no combate ao uso racional. A revisão nos encanamen-tos e o conserto de torneiras pingando são as primeiras medidas que devem ser to-madas.

“Não existe solução milagrosa. É preciso mudar o comportamento para que tenhamos bons resultados. Cada um de nós pode faze sua parte e consumir água de maneira sustentável”, destaca Juliana.

Redação NP/ AEN

CALOR INTENSO VAI CONTINUAR ATÉ O FIM DE SEMANAA onda de calor que

atinge todo o Paraná vai durar até domingo (18), de acordo com o Simepar – Sis-tema Meteorológico do Pa-raná. As temperaturas mais altas serão registradas no Li-toral e poderão chegar a até 40ºC.

Nesta segunda-feira (12), Curitiba registrou a tar-de mais quente do ano, com 34,7ºC. As temperaturas mais altas do Estado foram registradas em Antonina e Guaraqueçaba (40,5º).

A sequência de dias quentes não é comum para o mês de janeiro no Estado. Em Curitiba, neste ano, a média das temperaturas à tarde tem sido de 29,9ºC. Nos anos an-teriores, foi de 27ºC. A Capi-tal, porém, registrou um dia mais quente em 2014, com máxima de 35ºC.

CHUVAS ESPARSAS – O calor é resultado de uma massa de ar quente e úmi-da que está sobre toda a re-

gião Sul do País. No Paraná, os dias já amanhecem com temperaturas elevadas, aci-ma de 19ºC.

“Há presença do sol du-

rante todo o decorrer do dia e as chuvas do fim da tarde são muito rápidas, não con-seguem resfriar o ar”, explica o meteorologista do Simepar

Reinaldo Kneip. Nos próximos dias, não

haverá mudança significati-va na condição da atmosfera. As temperaturas continua-

rão elevadas, assim como os índices de umidade. Essas características continuam fa-vorecendo a formação de pe-quenos aglomerados de nu-vens que provocam chuvas isoladas, preferencialmente a partir da tarde.

Nesta quarta-feira (14), uma frente fria vai ingressar sobre o Rio Grande do Sul, mas, no Paraná, o ar conti-nuará aquecido. A partir da tarde, o forte calor e a maior instabilidade provocam chu-vas rápidas e isoladas, com raios.

As temperaturas se-guem altas. Em Curitiba, mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. Em Paranaguá, a temperatura varia de 23ºC a 34ºC. Em Foz do Iguaçu, de 24ºC a 33ºC. Londrina terá mínima de 20ºC e máxima de 32ºC, mesmas temperatu-ras de Apucarana. Em Pon-ta Grossa, a mínima será de 19ºC e a máxima de 30ºC.

Redação NP/ AEN

José Fernando Ogura/AQNPr

Page 9: Np #305

8 9 Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015Esporte

ATLÉTICO-PR ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO MEIA NIKÃO, EX-AMÉRICA-MG E CEARÁJogador, que pertencia ao Atlético-MG, é um sonho antigo da diretoria rubro-negra e é o primeiro reforço anunciado oficialmente para a temporada de 2015

O Atlético-PR anun-ciou, nesta semana, a chega-da do meia Nikão. O jogador de 22 anos, que pertencia ao Atlético-MG, assinou um contrato válido por três anos. Além do Galo, ele também tem passagens por Vitória, Bahia, Ponte Preta, América--MG e Ceará. Segundo o site oficial do clube, Nikão já in-tegra o grupo principal, que realiza pré-temporada no CT do Caju.

O meia é um sonho an-tigo. Em 2013, o Furacão já

havia tentado contratá-lo, mas, não chegou a um acor-do com o Atlético-MG na época.

Nikão terá a concor-rência de outros quatro meias: Bady, Felipe, Marcos Guilherme e Nathan. Ele é o primeiro reforço confir-mado oficialmente pelo Fu-racão para 2015. Além dele, o lateral-direito Daniel Bor-ges, ex-Botafogo, também já acertou, mas ainda não foi anunciado.

Redação NP/ GE

CONCEIÇÃO CONFIA NO "NOVO PARANÁ" E NA MESCLA DE EXPERIENTES COM JOVENSVolante Ricardo Conceição aponta "reformulação verdadeira" do clube como decisiva para sua permanência em 2015. Ele deverá ser titular no time de Luciano Gusso

O volante Ricardo Con-ceição mostra otimismo com o Paraná Clube versão 2015. Ele, que retorna após passar sete meses na Chapecoense, quer fazer parte do que ele define como “reformulação verdadeira” pela qual o Tri-color passa. Após um ano marcado por crises financei-ras e atrasos salariais, a dire-toria tem enxugado a folha e apostado no “bom e barato”. O objetivo é, com as contas em dia, voltar a brigar por tí-tulos e conquistar o acesso à elite nacional. No ano, o clu-be disputará estadual, Copa do Brasil e Série B.

Conceição, que tinha o futuro incerto após o fim do vínculo com a Chape, apon-ta outros motivos decisivos

para sua permanência na Vila Capanema:

- Foram várias coisas. Além de conversar com a di-retoria, com o Marcus (Vini-cius, gerente de futebol) e o presidente (Rubens Bohlen), também teve a decisão da minha família, que optou por ficar aqui no primeiro semestre. Isso também pesou na minha decisão. E o Para-ná também está começando uma reformulação verda-deira, e eu quero fazer parte pelo menos neste início. A gente está bastante animado para o que vai acontecer - fa-lou o jogador em entrevista

coletiva.Como parte da refor-

mulação, o Paraná Clube aposta na mescla da expe-riência com a juventude. Jogadores como o goleiro Marcos, o zagueiro Cleiton, o meia Lucio Flavio e o ata-cante Rodrigo Tosi, além do próprio Ricardo Conceição, todos “trintões”, formam uma base. Já nomes como Netinho, Bianor, Yan, Mar-cos Serrato e Diogo são jo-vens em busca de um espaço no futebol.

- Tem que pôr essa mo-lecada para correr aí, né? Se bem que a gente (jogadores

experientes) também tem corrido bem ultimamente. Mas é sempre bom trabalhar com garotos mais novos por-que sempre é uma motivação a mais, e a gente, querendo ou não, sempre acaba apren-dendo alguma coisa. Então, tem tudo para dar certo. Sempre que tem uma mescla boa, quando tem o respeito e o entendimento, com certeza as coisas correm bem. As co-branças, lógico, a gente tem que assumir. Mas, quando entrar em campo, todos vão ser cobrados igualmente - completou.

Redação NP/ GE

NÁUTICO NEGOCIA CONTRATAÇÃODO ATACANTE GERALDO, EX-CORITIBAOferecido ao Timbu, vínculo do jogador com o Coxa terminou no final de 2014

O baixo orçamento não tem impedido o Náutico de

fazer contratações bem ava-liadas por torcedores e jor-

nalistas. No total, foram nove negociações concretizadas até o momento. E a décima pode se confirmar nos próximos dias. Em busca de mais um atacante, a diretoria alvirrubra conversa com o angolano Ge-raldo, que estava no Coritiba na última temporada. Segun-do o diretor de futebol Paulo Henrique Guerra, o jogador foi oferecido e seu nome está sob análise.

- Geraldo não fazia par-te da nossa lista de interesses. Mas ele foi oferecido, acha-

mos uma boa e agora nós estamos analisando a possi-bilidade. Se for viável, vamos formalizar a proposta - disse dirigente.

Ainda segundo Paulo Henrique, uma reunião do departamento de futebol está marcada para esta quarta--feira, quando será decidido se a proposta será formaliza-da.

Desde 2009 no Coriti-ba, após uma passagem pelo Rio Claro-SP, Geraldo res-cindiu seu vínculo no final

de 2014. Ele foi pouco utili-zado na campanha da equi-pe na Série A e agora procu-ra um novo clube. Além do Coxa, ele passou pelo Paraná em 2012.

Temos interesse em Geraldo, mas a negociação é muito difícil. Ele tem o sa-lário muito alto. Mas vamos tentar, até porque precisamos de três atacantes que caibam na nossa realidade financeira - disse o gerente de futebol, Carlos Kila.

Redação NP/ GE

Page 10: Np #305

10VEÍCULOS Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

WWW.NOTICIASPARANA.COMCHEVROLET LANÇA 2ª GERAÇÃO DO VOLT E CONCEITO DE HÍBRIDO 'POPULAR'No Salão de Detroit, o Volt ganhou um 'irmão' menor, o Bolt. Bateria dos motores elétricos ganhou capacidade e ficou mais leve

A Chevrolet mostrou nesta semana, no Salão de Detroit, a segunda geração do Volt, que ganhou mu-danças estéticas e mecâni-cas, e um conceito para um híbrido "popular", o Bolt, que custará cerca de US$ 30 mil (em torno de R$ 80 mil na conversão atual do dólar) nos Estados Unidos, contan-do com incentivos do gover-no e depois de impostos.

Atualmente, o Volt não sai por menos de US$ 34.345 (R$ 91 mil). O Bolt, no en-tanto, tem autonomia bem menor, de cerca de 320 qui-lômetros com uma recarga das baterias.

“O conceito do Bolt EV quebra paradigmas no mer-cado de veículos elétricos pois foi feito para as massas, não para milionários”, afir-mou Mary Barra, CEO da General Motors (GM).

“A Chevrolet acredita que a eletrificação é um pilar para o futuro dos transpor-tes e precisa estar disponível a um grupo maior de consu-midores”.

O chefe de desenvolvi-mento de produto da GM, Mark Reuss, afirmou à Reu-ters que a montadora “tem a tecnologia” para entregar uma versão de produção do Bolt nos próximos 18 a 24

meses. Reuss disse que o con-

ceito com quatro portas para cinco passageiros poderá ser lucrativo, especialmente se o valor dos créditos de emissão de carbono que gerar forem contabilizadosVolt

As alterações no pro-pulsor do Volt foram basea-das no comportamento dos motoristas que compraram a primeira versão, no mer-cado norte-americano desde 2010. Embora seja o híbrido mais bem sucedido da GM, ele vendeu quase a metade do superesportivo Corvette Stingray no ano passado.

Segundo a fabricante, os proprietários fazem cerca de 80% das viagens sem usar uma única gota de combus-tível – o Volt tem autonomia 100% elétrica para 80 qui-lômetros. No modo combi-nado, a autonomia do novo modelo pode superar 640 quilômetros.

O novo conjunto mecâ-nico do híbrido, agora com motor a combustão de 1.5 litro, é 5% mais eficiente, ou seja usa menos combustível, e o carro pesa 45 kg a menos. A aceleração em baixa velo-cidade também melhorou: de zero a 100km/h em 8,4 segundos.

A bateria do Volt tam-bém ganhou capacidade (18.4Wh) e ficou mais leve. No quesito conforto, o mo-delo terá bancos aquecíveis na fileira traseira como op-cional, enquanto câmera tra-seira, 10 airbags e auxílio de estacionamento são de série.

O novo Volt também reconhecerá quando o mo-torista chega em casa, por meio de localização por GPS. Com isso, os proprie-tários poderão programar o carro para recarga na toma-da caseira e até estabelecer horários programados de saída.

Redação NP/ AE

O novo conjunto mecâni-co do híbrido, agora com motor a combustão de 1.5 litro, é 5% mais efici-ente, ou seja usa menos combustível, e o carro pesa 45 kg a menos. A aceleração em baixa velocidade também mel-horou: de zero a 100km/h em 8,4 segundos

Page 11: Np #305

10

Um novo site com tudo que você precisa ler e saber

WWW.NOTICIASPARANA.COM

Page 12: Np #305

12SOCIALSOCIALCO

TOVIE

GOST

EI

Por Marina Cotovicz

Eventos, social, gastronomia enovidades

[email protected]

Curitiba, 15 de janeiro a 21 de janeiro de 2015

Solar do Rosário

O Solar do Rosário realizou o lançamento do livro “Naïf no Paraná”, que traz obras de sete artistas. O tra-balho também gerou uma exposição que fica em cartaz até o final de janeiro.

A curadora do livro e da exposição, Regina Casillo, com o casal Patrick e Hilde Pauwelyn. Patrick é diretor da Impextraco, empresa que está entre as patrocinadoras do livro.

ABAV-PR e ACP

A ABAV-PR e a Associação Comercial do Paraná (ACP) fecharam parceria que trará diversos benefícios para as associadas da entidade. No convênio, as agên-cias filiadas à ABAV-PR passam a usufruir também dos benefícios da ACP e não pagam taxa de adesão. Na foto, Roberto Bacovis, presidente da ABAV-PR, com Antonio Miguel Espolador Neto, presidente da ACP.

Confraria BáquicaDélio Canabrava foi empossado

Confrade de Honra da Confraria dos Enófilos da Bairrada, em Coimbra, Portugal. A indicação foi feita pelo Padrinho Pedro de Oliveira, da Porto a Porto, e o evento aconteceu no Pal-ace Hotel do Bussaco. Na foto, Délio, Pedro e Osmar Verussa, também empossado.