O Administrador

2
O administrador, deve basicamente definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos. Além disso, deve adequar as atividades às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Além de estar aprofundado no conjunto da organização, o administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas delegando cada função de maneira objetiva visando resultados satisfatórios. O administrador deve possuir as seguintes habilidades, de acordo com o nível que se encontra: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; Saber decidir e solucionar problemas; Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos; Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; Ser proativo, ousado e criativo; Ser um bom líder; Gerir com responsabilidade e profissionalismo; Ter visão de futuro; Ter empatia. O administrador pode ocupar 3 níveis: Nível Institucional É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. Nível Intermediário Nível tático ou intermediário: Os gerentes são os protagonistas do processo administrativo, responsáveis pelo trabalho de outros funcionários das organizações. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis. A maneira com que os mesmos trabalham com seus colaboradores varia de organização para organização. O administrador deve possuir visão tática. Nível Operacional É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra

description

Definições de um administrador.

Transcript of O Administrador

Page 1: O Administrador

O administrador, deve basicamente definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos. Além disso, deve adequar as atividades às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.Além de estar aprofundado no conjunto da organização, o administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas delegando cada função de maneira objetiva visando resultados satisfatórios. 

O administrador deve possuir as seguintes habilidades, de acordo com o nível que se encontra:

Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;Saber decidir e solucionar problemas;Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;Ser proativo, ousado e criativo;Ser um bom líder;Gerir com responsabilidade e profissionalismo;Ter visão de futuro;Ter empatia. 

O administrador pode ocupar 3 níveis:

Nível InstitucionalÉ o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

Nível IntermediárioNível tático ou intermediário: Os gerentes são os protagonistas do processo administrativo, responsáveis pelo trabalho de outros funcionários das organizações. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis. A maneira com que os mesmos trabalham com seus colaboradores varia de organização para organização. O administrador deve possuir visão tática.

Nível OperacionalÉ o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.