O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

16
Levantamento d’O Alvoradense aponta quem são os candidatos à Câmara Municipal. Página 4 Números revelam o perfil do candidato a vereador Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 | Edição 19 | Ano 1 O ALVORADENSE Mostra de Ciências agitou o Ginásio Municipal Em abordagem de rotina, policiais descobriram esquema de receptação de carro roubados envolvendo menores Página 8 Programa que deixa crianças longe das drogas e da violência será estendido no próximo semestre Página 8 Valor repassado para Prefeitura será inves- tido na compra de equipamentos Página 7 Digitel inaugura hoje com presença do governador Página 7 DISTRITO INDUSTRIAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Bandidos marcam encontro e quem aparece é a Brigada GENTE NOSSA Página 11 Internacional anuncia contratação do zagueiro Juan A sétima arte invade Alvorada Avenida Piratini, 639 Aberto domingos e feriados TELE ENTREGA 3044-3090 Proerd forma mais de 300 alunos Governo do Estado libera R$ 145 mil para a Saúde Correção: ao contrário do que foi publicado neste espaço na edição 18, o Ministério Público denunciou o vice-prefeito Geovanni Garcia, mas não houve pedido de afastamento. 206 candidatos 141 homens 65 mulheres 2 são analfabetos 9 tentam a reeleição 75% não são de Alvorada O mais novo tem 19 anos

description

www.oalvoradense.com.br/assine

Transcript of O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

Page 1: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

Levantamento d’O Alvoradense aponta quem são os candidatos à Câmara Municipal. Página 4

Números revelam o perfil do candidato a vereador

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

| Edição 19 | Ano 1

O ALVORADENSE

Mostra de Ciências agitou o Ginásio Municipal

Em abordagem de rotina, policiais descobriram esquema de receptação de carro roubados envolvendo menores Página 8

Programa que deixa crianças longe das drogas e da violência será estendido no próximo semestre Página 8

Valor repassado para Prefeitura será inves-tido na compra de equipamentos Página 7

Digitel inaugura hoje compresença do governador

Página 7

DISTRITO INDUSTRIAL

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Bandidos marcam encontro e quem aparece é a Brigada

GENTE NOSSA

Página 11

Internacional anuncia contratação do zagueiro Juan

A sétima arte invade Alvorada

Avenida Piratini, 639

Aberto domingos e feriados

TELE ENTREGA 3044-3090

Proerd forma mais de 300 alunos

Governo do Estado libera R$ 145 mil para a Saúde

Correção: ao contrário do que foi publicado neste espaço na edição 18, o Ministério Público denunciou o vice-prefeito Geovanni Garcia, mas não houve pedido de afastamento.

206 candidatos

141 homens65 mulheres

2 são analfabetos9 tentam a reeleição

75% não são de Alvorada

O mais novo tem 19 anos

Page 2: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

OPINIÃO Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012www.oalvoradense.com.br2

Page 3: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 www.oalvoradense.com.br 3

Page 4: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

Um direito de todo alvoradense

Já virou rotina. Quase toda semana novos fatos sobre a Operação Cartola vêm a toma. E eles são

divulgados a conta-gotas. Até quando?Os alvoradenses merecem, de uma vez por todas,

saber detalhes sobre a investigação que apura um desvio milionário dos cofres da Prefeitura. Afinal, co- mo ocorria o esquema? Quem autorizava quem a fa-zer o quê, e de que maneira? Trata-se de uma mega-operação articulada em conjunto com a Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Ministério Público de Con-tas e Tribunal de Contas do Estado. Compreende-se

que um trabalho deste montante, envolvendo tantos órgãos, leve tempo para ser concluído. Não discute-se isto. Há, no entanto, o direito de todo cidadão alvoradense, que pode ter sido lesado em milhões de reais, de saber como funcionava este esquema.

A importância em divulgar um organograma claro e objetivo de como funcionava o esquema está em não culpar de antemão aqueles que podem equivoca-damente terem sido incluídos neste emaranhado de acusações. Tão importante quanto isso, há tam-bém de se destacar que nesta nebulosa nuvem de incertezas, culpados podem estar se aproveitando para alegar falsa inocência. A polícia fala em “provas irrefutáveis”. Apresente-nos.

OPINIÃO Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012www.oalvoradense.com.br4editorial começo de conversa

O inverno chegou e agora é pra valer! Na última semana enfrentamos temperaturas baixíssimas, algumas vezes acompanhadas de chuva. Transtornos, estresse, preguiça, vontade de tirar férias e ficar dias sem sair de casa. Tão preocupados estamos em che-gar logo em casa, imoblizados por montes de roupas, que esquecemos (ou lembramos, mas em seguida ignoramos) as tantas pes-soas que enfrentam a cada inverno o risco de morrer de frio. A estação traz dificuldades para todos, mas sem dúvida a maior delas é não ter roupas quentes para vestir nestes dias congelantes.

A ironia é que a maioria de nós tem algumas peças sobrando no armário: guar-damos algumas que não servem mais, pen-sando que talvez voltem a servir; algumas que saíram de moda, mas talvez voltem; algumas dos filhos que já cresceram, para olhar e lembrar de quando eram crianças. Ocupamos um espaço desnecessário nos armários e nos sótãos, deixamos as traças destruírem as peças, mas não nos animamos a passá-las adiante, a dar um destino melhor àquilo que já não tem serventia para nós. Enquanto isso, milhares de pessoas seguem adoecendo, ou até morrendo, em conse-quência do frio enfrentado sem as condições necessárias.

Por vezes não nos damos conta de como somos privilegiados por ter um casaco ou um quilo de massa sobrando. O que para nós é trivial, para muitos é luxo. Embora a Cam-panha do Agasalho 2012 já tenha encerrado, muitas instituições (como igrejas, asilos e abrigos) aceitam doações o ano inteiro, independentemente de campanhas. Para quem acha difícil procurá-las, existe também a opção de deixar a doação numa caixa ou sacola visível na frente de casa: certamente se quem passar por ali estiver precisando, levará consido e fará bom uso. Roupas, ali-mentos, cobertores, tudo que possa ajudar a amenizar a situação precária em que muitos vivem é bem-vindo.

Esta semana promete temperaturas ainda baixas, mas isso não deve ser sinônimo de sofrimento. Não é preciso muito esforço para tornar um pouquinho mais digna a vida de quem passa necessidade: através de uma atitude que não faz tanta diferença em nos-sas vidas, podemos salvar a vida de alguém. É algo a se levar em conta na próxima vez em que formos arrumar o armário - ou ainda hoje.

Rengueando cuscoJONATHAS COSTA

[email protected]

Envie seu artigo para [email protected]. Os textos devem conter 970 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS

94810-000

www.oalvoradense.com.br

Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda.

CNPJ: 15.077.362/0001-58

Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído

de forma gratuita.

VENDA PROIBIDA

Redaçã[email protected].: [email protected].: 3044.4741

[email protected]

LAÍS MEDEIROS

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/laismedeiros

Os artigos e comentários desta página são de responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

Há poucas semanas foi preso na região metropolitana um jovem de 17 anos, acusado de ter assassinado

mais de 30 pessoas. Os dois números são assustadores, tanto a idade do criminoso, quando os crimes imputados a ele. Como pode um adolescente que deveria estar estu-dando e se preparando para entrar no mercado de trabalho ter tamanha frieza? Esse não foi o primeiro caso de menor envolvido em crimes bárbaros, pois há alguns anos, um outro adolescente matou cerca de doze pessoas. Houve um caso recente em que duas meninas de 13 anos mata-ram uma amiga e ainda arrancaram o coração da vítima, demonstrando extrema frieza, ainda mais por se tratar de alguém com quem mantinham uma relação de amizade. Triste foi o depoimento da mãe da adolescente morta, que relatou que as assassinas frequentavam sua casa diaria-mente e inclusive comiam no prato de sua filha. Não en-tendo os motivos que levam as pessoas a cometerem essas barbaridades, mas o que mais me entristece é que muitas dessas pessoas parecem que têm um prazer tão grande em praticar essas atrocidades que elas voltam a ser cometidas. Peço que Deus toque o coração desses monstros e que as famílias que tiveram as vidas de seus entes queridos ceifadas por eles consigam perdoar ou pelo menos conviver com essa dor, que não deve ser pequena. Também desejo que a alma dos que se foram de maneira tão trágica possa descansar em paz.

ANGELA DE ABREU [email protected]

[email protected]

Sinaleira da Getúlio apresenta problemas mais uma vez

Flávio SouzaE na parada 58 nada de sinaleira ainda. Todas as sinaleiras apresentam problemas à noite aqui.

Conheça os três candidatos a pre-feito de Alvorada

Daniel Borges Moreno Alguém me fale algo sobre o cara do metrô.

Jorge Vicente File Warez Acredito que o Serginho ganhe pela má adminis-tração do Brum.

Josias Cardoso de Aguiar O Borba é o candidato mais preparado para ad-ministrar Alvorada sem dúvida nenhuma.

Cristiano Teobaldi Viana Eu não duvido que candidatura é algo que se constrói, e cada um “constrói a sua meneira”. Alguns da maneira cor-reta, durante todo o mandato, outros prefer-em deixar para construir nos útimos seis meses de mandato. Com uma população de “analfa-betos políticos” parece que deste jeito dá mais certo. Eu não duvido de mais nada.

[email protected]ÃO DO LEITOR

Page 5: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 www.oalvoradense.com.br 5editorial começo de conversa

[email protected] DA SEMANA

PONTO ALTO

PONTO BAIXO

PREVISÃO DO TEMPO

INVESTIGAÇÃO. Com a criação da Força Tarefa de homicídios da Polícia Civil houve um aumento na identificação de suspeitos de serem autores de homicídios. A ação foi implantada em 1º de junho deste ano, com duração prevista de 120 dias. Alvorada teve 44% dos crimes de homicídio esclarecidos em relação ao ano passado.

Campanha limpaAté o momento não há sujeira eleito-ral pela cidade. A população agradece, mas espera-se que até o fim do pleito o cenário seja igual. Vamos ficar de olho.

Sinaleiras falhamEstá virando rotina. Algumas sinaleiras da Getúlio Vargas ficam mais tempo inoperantes do que em funcionamento. E a segurança, como fica?

Temperatura aumenta, mas frio continuaNesta segunda-feira, a massa de ar polar segue mantendo o tempo firme na maior parte do Rio grande do Sul. O frio continua, apesar de as tempe-raturas ficarem um pouco mais elevadas. Logo cedo os termômetros ficam próximos dos 7°C. Porém, com o sol, rapidamente a temperatura sobe e deixa com máximas em torno dos 17°C.

AMANDA FERNANDES / OA

POLÍCIA CIVIL / DIVULGAÇÃO / OA

Segunda Terça

4ºC17ºC

5ºC 18ºC

7ºC 21ºC

7ºC 17ºC 6ºC 18ºC

11ºC 20ºC 11ºC 17ºC

Quarta Quinta

Sexta Sábado Domingo

Page 6: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

E les estão por aí, à procura do seu voto para ocupar uma das 17 cadeiras da Câmara Municipal de Alvorada. Neste ano, 206 candidatos estão aptos a receber votos no dia 7 de outubro.

Em um levantamento profundo, O Alvoradense apresenta o perfil dos candidatos deste pleito.

O partido que mais possui representantes à vereânça é o PDT, com 32 candidatos. Em seguida vem o PTB, com 28, e o PSB e PT, ambos com 26.

Em se tratando de coligações, apesar de haver apenas duas na eleição para prefeito, na esfera dos vereadores se formaram seis. A Renovação e Ação (PPS, PHS, PMN, PV e PSDB), União por Alvorada (PDT e PSL), Força Popular

e Democrática (PMDB, PR, DEM e PCdoB) e PT e PP (formada pelas siglas de mesmo nome), possuem 34 candidatos cada uma. A Avança Alvorada (PRB e PTB) possui 33. PSB e PSD também formaram coligação e englobam 30 candida-turas. Apenas sete candidatos são realizaram coligação.

Alguns dados supreendem: dentre os 206 candidatos, dois se declararam analfabetos. A lei permite que analfabetos se candidatem a cargos nas Câmaras Municipais. O mais novo dentre todos tem apenas 19 anos. Há ainda candidatos do Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Mais da metade são de Porto Alegre, e apenas 50 de Alvorada. Nove dos atuais vereadores tentam a reeleição.

Abaixo você confere estes e outros dados que apresentam um retrato fiel da eleição de 2012 em Alvorada.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

6 Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012. Conheça detalhes sobre os mais de 200 candidatos às 17 vagas na Câmara de Vereadores de Alvorada

O perfil dos candidatos a vereadores

O RAIO X DOS CANDIDATOSO RAIO-X DOS CANDIDATOS

ocupaçãoocupação

206 candidatos

141 homens65 mulheres

PDT 32PTB 28PSB 26PT 26PV 15PSDB 10PP 8PSC 7DEM 6PPS 6PCdoB 5PRB 5PSD 4PHS 2PMDB 2PSC 2 PMN 1PR 1

9 Vereadores7 Servidores Mun.5 Servidores Est.1 Policial Civil1 Policial Militar4 Cargos de Conf.6 Advogados

10 Professores24 Comerciantes6 Estudantes9 Empresários7 Donas de Casa9 Aposentados

O mais velho tem 73 anos e o mais novo, 19

14,5% têm entre 19 e 30

34,4% têm entre 41 e 50

18,9% têm entre 31 e 404,8% têm mais de 60

27,1% têm entre 51 e 60

43,2% são casados

9,7% são divorciados

2,9% são separadosjudicialmente

42,7% são solteiros

1,4% são viúvos

2 Analfabetos20 Ensino Fundamental Completo21 Ensino Fundamental Incompleto99 Ensino Médio Completo16 Ensino Médio Incompleto29 Ensino Superior Completo19 Ensino Superior Incompleto

78 Porto Alegre

68interiordo RS

50Alvorada

3Santa

Catarina

3Paraná

3Mato Grosso

1Goiás

sexosexo escolaridadeescolaridade

estado civilestado civil

idadeidade

partidopartido

origemorigem

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: JUSTIÇA ELEITORAL

Page 7: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

A nova fábrica da Digitel S/A, empresa gaúcha

líder na produção de equipamentos para a comunicação de dados e rádios-base digitais para operadoras de telefonia, inaugura nova fábrica nesta segunda-feira, dia 16, no Distrito Industrial de Alvorada.

O governador Tarso Genro estará presente no evento.

No local, dois pré-dios de 4.500 m² foram construídos em uma área total de 530 mil m², que devem dobrar a capaci-dade de produção da empresa. A nova sede terá 200 colaboradores e existem planos para a expansão da área, que pode chegar a 8 mil m² de área construída, atraindo inclusive seus fornecedores, além de cirar um setor especifico para logística de impor-

tação.Para a construção

desta primeira fase da expansão, a empresa teve um investimento inicial de R$ 10 milhões. Para a segunda fase, com mais de 3.200 m², estará prevista a cons-trução de um prédio administrativo que deve ficar pronto até o final de 2013.

A Digitel investe há 34 anos no desenvolvimento de tecnologia e produção própria de produtos para telecomunicação nos mercados nacional e internacional, e fatura cerca de R$ 50 milhões por ano.

A vinda da empresa para Alvorada começou a ser articulada durante o governo do ex-governa-dor Germano Rigotto, com a assinatura do contrato que oficiali-zou o repasse do terreno, que anteriormente seria

ocupado pela Dell em Alvorada.

A meta da empresa é transformar Alvorada em um pólo de empresas de tecnologia, com fornece-dores dos equipamentos por ela produzidos. Para isso, a empresa prevê investimenos de R$ 100 milhões nos próximos dez anos.

Perfil

A Digitel é uma das maiores fabricantes nacionais de equipamen-tos de comunicação de dados, como modens, roteadores, rádios digi-tais e multiplexadores.

A moderna e au-tomatizada unidade fabril está equipada com as mais avançadas tecno-logias de montagem em superfície e com os mais atualizados processos de produção e testes automáticos das placas,

produzindo até 10 mil produtos por mês.

Entre os produtos da empresa, destacam-se rádios-base digitais de alta capacidade da família DSR-6 38/200M, destinados às operadoras de telefonia.

Liderando um consór-cio de empresas nacio-nais, a Digitel firmou em 2011 contrato com a Telebrás para fornecer em quatro anos cerca de 6.500 enlaces de rádio de alta velocidade para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e com isso viabilizar a internet de alta velocidade às camadas mais pobres da população brasileira.

Do total de R$ 1 bilhão previsto pelo PNBL para investir em quatro anos, só o sistema via rádio representa um investimento da ordem de R$ 220 milhões em quatro anos.

www.oalvoradense.com.br 7Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 NOTÍCIASpolítica economia geral polícia

Nova fábrica da Digitel inaugura nesta segundaFESTA. Governador Tarso Genro estará em Alvorada para acompanhar evento

Estamos em pleno período eleitoral. No en-tanto, como ainda há muita água para passar por baixo desta ponte, é necessário se preparar para este momento que todo brasileiro vive a cada dois anos. Seus Direitos de hoje vai pontuar algumas regras básicas que já estão valendo. E fique atento: algumas regras foram modificadas para o pleito deste ano. Segundo a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 23.370, o candidato não pode fixar cartazes ou propaganda na parede da fachada da casa de eleitores. Nesses casos, o morador é advertido e o candidato, caso não seja retirada a propaganda será multado de R$ 5 mil até R$ 25 mil. Em situações mais graves, o candidato poderá ter o registro cassado por captação ilegal de sufrágio (compra de votos).

A lista de proibições é extensa. O uso de sím-bolos semelhantes aos governamentais é vetado, assim como utilizar organização comercial, prêmios e sorteios para propaganda. Distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que pos-sam proporcionar vantagem ao eleitor também são proibidos. A participação de artistas no período eleitoral também segue regras rígidas. Eles não podem usar a manifestação da sua arte para fazer campanha para algum candidato, e showmícios são proibidos.

Algumas regras parecem óbvias, mas vale refor-çar: não é permitido divulgar mentiras sobre candi-datos ou partidos para influenciar o eleitor, ofender outra pessoa durante a propaganda eleitoral, alterar, danificar ou impedir propagandas realizadas dentro da lei, utilizar em propaganda criação intelectual sem a autorização do autor e, obviamente, agredir fisicamente qualquer concorrente.

Há, no entanto, algumas proibições que podem ser novidades para os eleitores menos atentos. Propagandas em língua estrangeira, simuladores de urna eletrônica em materiais de campanha e divul-gação de propaganda eleitoral em outdoors também são proibidos.

Com tantas regras parece ser difícil encontrar algo permitido, mas não é. Os candidatos são liberados para distribuir santinho, broche e adesivo, colocar cavaletes em locais apropriados e no tamanho máx-imo de quatro metros quadrados, além de organizar carreatas, caminhadas e utilizar carros de som. Nos comícios, que podem ocorrer entre as 8h e 0h, trios elétricos e telões são permitidos. Nestes casos, com uma antecedência de 24h as autoridades policiais devem ser avisadas.

Por isso, fique de olho. O eleitor pode – e deve – ajudar a fiscalizar as eleições. Caso o candidato es-teja irregular, você pode fotografar, filmar ou recolher cartazes. Se não quiser ingressar com ação pessoal-mente, você pode acionar o Ministério Público. Fique atento: se o candidato não respeita as regras agora, imagine depois de assumir um cargo público. Vote com consciência.

Propaganda eleitoral

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/seusdireitos

[email protected]

SEUS DIREITOS

EXPANSÃO. A empresa, com 200 colaboradores, tem planos de expansão para chegar a 8 mil m² de área construída.

DIVULGAÇÃO / OA

®

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) destinou mais de R$ 145 mil para Alvorada. O montante deverá ser aplicado para a compra de equipa-mentos do Programa de Prevenção à Violência.

No total, mais de R$ 25 milhões foram repas-sados para 154 municípi-os gaúchos investirem na qualificação dos serviços públicos de saúde.

Os recursos do Te-souro do Estado foram transferidos na sexta-feira, dia 6. A liberação prevê a implementação de projetos prioritários

de Governo, Regionali-zação da Saúde e cofi-nanciamento hospitalar.

Os valores repas-sados serão utilizados, entre outros fins, para a aquisição de ambulâncias e veículos, construção e equipamentos para Uni-dades de Pronto Atendi-mento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, além de reforma e ampliação de hospitais do interior.

O titular da SES, Ciro Simoni, ressaltou que o repasse inaugura uma nova modalidade de transferência de recursos do Governo do Estado.

“Isso se constitui como uma forma mais simples para os investimentos em saúde pública, trazendo mais agilidade para que os recursos estaduais cheguem aos municípios e aos serviços”, explicou o secretário.

Todos os municípios contemplados apresen-taram projetos comple-tos para implantação e aprovados pela Comissão Intergestores Regional (CIR). Entre os investi-mentos aprovados estão iniciativas estratégicas de ampliação e qualificação da rede de urgência.

Estado destina R$ 145 mil para qualificação da saúde em AlvoradaDIVULGAÇÃO / OA

ASSINATURA. Recursos foram liberados sexta-feira.

Page 8: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

D epois de um se-mestre com aulas sobre cidadania

e como evitar o envolvi-mento com as drogas e se afastar da violência, 335 alunos de quatro escolas se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A solenidade ocorreu na sexta-feira, dia 13, no Ginásio Municipal de Es-portes Tancredo Neves.

Durante o semestre

letivo, o instrutor do Pro-erd, soldado Luis Carlos Silveira, lecionou aulas nas ecolas municipais Podalirio Inácio de Bar-cellos, Duque de Caxias e Elisardo Duarte Neto e na estadual Campos Verdes.

A expectativa é au-mentar o número de alu-nos atendidos no próxi-mo semestre. Espera-se que três instrutores atendam mais de dez escolas em Alvorada.

NOTÍCIAS Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

8

Proerd forma mais de 300 alunos alvoradensesBRIGADA MILITAR. Programa mantém crianças longe das drogas e da violência

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/ecodebate

POR LISIANE VAZ [email protected]

ECODEBATE

24º BPM / DIVULGAÇÃO / OA

Portoalegrenses furtando em Alvorada

Bandidos marcam encontro e quem aparece é a Brigada

Os agentes do 24º Batalhão da Polícia Militar prenderam na quinta-fei-ra, dia 12, duas mulheres por furto a uma loja na Avenida Getúlio Vargas, na altura do Bairro Passo do Feijó.

Após deixarem a loja onde cometeram os fur-tos, populares descreve-ram as características da dupla, que foi localizada a poucas quadras do local. Uma com 41 anos e outra com 21, ambas moram em Porto Alegre. Elas foram reconhecidas pelos funcionários da loja e acabaram presas.

Tinha tudo para ser um plano perfeito, não fosse a artimanha dos policiais do 24º Batalhão da Brigada Militar de Alvorada.

Em uma abordagem de rotina, dois policiais abordaram um veículo na Rua Ricardo F. Nunes, no Bairro Bela Vista. Dentro do chevette estavam três jovens, de 20, 17 e 16 anos.

Ao analisar a docu-mentação do chevette, os policiais descobriram que o veículo era rou-bado. Com voz de prisão dada, esta parecia ser

mais uma ocorrência de rotina. Mas não foi.

Enquanto os policiais terminavam de revistar o carro, um dos presos acabou confessando que estavam à caminho do Bairro Porto Seco, em Porto Alegre, próximo ao sambódramo. A intenção era entregar o veículo para um receptor.

Foi então que os policiais resolveram ir ao encontro. Além dos dois policiais que abordaram os jovens, mais dois ho-mens da Inteligência da BM e outros dois policiais deram cobertura.

Ao chegarem ao local combinado, dois agentes à paisana identificaram o suspeito. Pelo rádio os policiais avisaram que era hora da ação.

Em poucos segundos os seis policiais supreen-deram o outro jovem, de 18 anos, que portava um revólver calibre .32 de fabricação espanhola com seis munições e sobre posse de outro veículo, também rou-bado.

Ele também acabou preso. Os veículos foram encaminhados para o Detran.

FESTA. Solenidade contou com a presença de 335 crianças e diversas autoridades do município, entre elas o prefeito.

A 28º reunião-trabalho do Comitê Estadual de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs aconteceu em Alvorada na terça-feira, dia 10.

As reuniões do Comitê são itinerantes e buscam integrar os diferentes espaços das instituições de governo e da socie-dade civil com vista às discussões étnico-raciais.

A reunião de Alvorada foi articulada pelas rep-resentações das ONGs que atuam no município, entre elas a Cassangue e a Movimentação e o Ins-tituto Cultural Kizomba.

Segundo a organi-zação do evento, todos os candidatos à pre-feitura da cidade foram

convidados para apre-sentar suas propostas de políticas para as comu-nidades negras, a fim de firmar compromisso com o Comitê sobre o plano de governo que faça inclusão de negros nos quadros do governo municipal. Somente o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Professor Serginho, com-pareceu ao evento.

O próximo encontro será em Porto Alegre, no dia 20 de agosto. A plenária encaminhou as ações do Comitê para Alvorada, sugerindo uma ação conjunta das or-ganizações sociais para a realização de um encon-tro que trate da saúde da

população negra. Para os integrantes do

Comitê, a saúde deve ter um olhar da pluralidade da cultura dos afrodes-cendentes, que trazem o conceito de “Cuidar da saúde para não precisar tratar das doenças”.

Será marcada uma

nova data para reunião do Comitê em Alvo-rada, para que todos os candidatos a prefeito do município possam apresentar ao Comitê seus projetos para tratar as demandas da comu-nidade negra nos seus planos de governo.

Comitê estadual de Igualdade Racial define estratégias em AlvoradaDIVULGAÇÃO / OA

REUNIÃO. Evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

A produção de bens de consumo, iniciada pela extração de matérias-primas e pela mão de obra barata, seguida pela produção, consumo e descarte, é um sistema em crise, ineficiente e acarreta riscos sociais e ambientais. Há um ciclo não sustentável, matéria-prima sendo esgotada, produtos químicos sintéticos sendo depositados ao longo da cadeia alimentar, perda de espaço, ar puro e desigualdade social. Sustentados pela ne-cessidade humana de consumir, sendo na maioria das vezes dispensável, mas concedente de uma momentânea felicidade, quando cessada, nova-mente estimulada pela carência de se ter o mais moderno que o mercado oferece.

Vivemos em um sistema adoecido onde o mais importante é o que você tem e não o que você é. O coração do problema é nosso con-sumo desenfreado. É necessário, além de reduzir e reaproveitar, urgentemente reciclar nossos conceitos e modos de agir, até porque matérias-primas são limitadas; dessa maneira, um sistema baseado no consumo desenfreado não pode sobrevive por muito tempo.

Somos sujeitos e protagonistas na construção de valores verdadeiros, e urgentes de novos estilos de vida e necessidades reais. Ao mesmo tempo que somos influenciados, também somos influenciadores, e a compreensão deste fenô-meno nos torna menos marionetes do sistema em que estamos introduzidos.

Podemos pensar em consumo consciente no uso de sacolas plásticas, consumo de água e energia, a real necessidade da substituição de eletrodomésticos e eletrônicos e assim pordiante. Compreender a origem daquilo que consumimos e fazer esforços para reduzir e reaproveitar o que compramos é sinônimo de consumo consciente.

A História das Coisas

No blog, você vai conferir um documentário brilhante, com pouco mais de 20 minutos, que explica o processo de produção até o descarte, e conclui de forma magnífica: mostra a necessidade de mudar o Sistema Linear (em crise) para um sistema que não desperdice recursos e pessoas, um sistema cíclico, voltado para sustentabilidade e equidade (justiça e igualdade).

Geração Consumo

Page 9: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

imóveis veículos empregos serviços

ClassificadosAlvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

imóveis

VENDO terreno de esquina na Getúlio Vargas, próximo à prefeitura. Excelente ponto comercial. Dire-to com o proprietário. Telefone: 8536-5583

Para anunciar aqui é muito fácil. Ligue 30444741 e escolha a melhor forma de vender o seu imóvel de maneira rápida e segura. Anuncie.

Fiat Uno Fire. Ano 2002/2002. Branco. 4 Portas. Com GNV. Som MP3. Roda Liga. Óti-mo Estado. R$ 9 mil. Estudo proposta. Con-sigo financiamento. Tratar com Salvador. Telefone: 93752605 ou 34432939.

Quer revender sem burocracia? Anuncie no Alvoradense e ten-ha retorno garantido. Classificados do Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios hoje mesmo.

religiosos

Endereço: Rua Ricardo F. Nunes, 444.Telefone: 3483-9975

Sexta: 15hSábado: 19h30min – Culto JovemDomingo: 19h – Culto da Família

Igreja Quadrangular

Vivendo o princípio do ReinoVenha viver o Reino de Deus conosco

Pastora Marineusa

serviços

veículos

automobilísticos elétricas

VENDO Kit Gás para Kombi injetada. Barbada. Telefone: 3483-9506.

E L E T R I C I S T A Postes, plantas, sen-sores, chave hotel, disjuntores e venti-ladores. Telefones: 8494-2036 (OI), 9646-8306 (VIVO), 3442-3093. Com Em-ilso. “Não deixe de brilhar a tua luz”.

VENDO Compres-sor de ar. Telefone: 3483-9506.Anuncie n’O Alvo-radense. Ligue 3044-4741.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSOPAGAMENTO: ENTRADA 30 E 60 DIASCOM CHEQUE PRÉ-DATADO

floricultura

Centerciclo

BisonhinBisonhinBicicletas - Peças - Acessórios

Mão de Obra Especializada

Av. Pesidente Getúlio Vargas, 2550 - Alvorada/RSFone: 3411-6544 Email: [email protected]

Tudo para sua bicicleta.

bicicletas

fretamentos

AV. TIRADENTES, 180 – BAIRRO FONTOURAJesus operando maravilhas!REUNIÕES

ORAÇÃO

ACONSELHAMENTOSegundas, Quartas e Sextas 07/08h Culto de Oração

Segunda-feira 20h Aconselhamento PastoralQuarta-feira 08h30min Aconselhamento PastoralQuinta-feira 14h Aconselhamento Pastoral

Segunda-feira 20h Projeto SocialQuarta-feira 20h Culto de LibertaçãoSexta-feira 15h Culto Socorro EspiritualSábado 17h Culto de AdolescentesSábado 20h Culto de JovensDomingo 10h Culto da FamíliaDomingo 19h Culto da Família

R$ 104 mil R$ 128 mil R$ 110 mil R$ 120 milCasas de Alvenaria Casas de Alvenaria Casa de Alvenaria Sobrados

Cód. 007 Cód. 0080 Cód. 058 A partir de:

2 Dorm. 2 Dorm. 2 Dorm.Garagem2 Dorm.

www.portoverdeimoveis.com.brAv. Zero Hora, 1309, Porto Verde

3443-1977CORRETORESASSOCIADOS

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 ebons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISADE DESTAQUE.

Veja como é fácil anunciar:1º ESCOLHA O MODELO

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

SuaMarca

Modelo Simples | R$ 8,90 / edição Modelo Com Borda | R$ 9,90 / edição

Modelo Fundo Amarelo | R$ 10,90 / edição Modelo Destacado | R$ 0,78 cm²/ edição

[email protected]

2º ENTRE EM CONTATO

WWW.OALVORADENSE.COM.BR/CLASSIFICADOS

3º AGUARDE O RETORNO

São 5 mil exemplaresdistribuídos gratuitamentetodas as segundas-feiras

Seu anúncio ainda é veiculado no site

Classi�cadosO Alvoradense

Vende maisporque é daqui.

gerais

VENDO Fogão à Lenha número 2. Torro: R$ 300. Vendo também uma bito-nera 350L R$ 1 mil com rodado. Tele-fone: 96723932. Ica-raí, 711.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Casa da VóGERIATRIA

RUA VINTE, 127 - JARDIM ALGARVE - ALVORADA

9906-24409179-6651

geriatria

pesca

MIRACAÇA & PESCA

Mira na aventura com você.

3483.2251AV. PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, 1231

MATERIAL PARA SEGURANÇAMOCHILASBARRACAS

BOTASLANTERNAS

COLETE SAVA-VIDASVARA DE PESCA

CARRETILHASMOLINETES

INFLÁVEIS E BOTESTARRAFAS E REDES

MATERIAL PARA CAÇACARABINA DE PRESSÃO

CHUMBINHOS

JR

Page 10: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

O encontro do Grêmio com o ex-técnico Celso

Roth não foi lá muito favorável ao profes-sor do Cruzeiro. Isso porque o tricolor de Porto Alegre fez três gols fora de casa e mandou um show de bola diante da equipe mineira com seus atacantes. Já fazia tempo que os gremistas

não viam um resultado bom no campeonato brasileiro. E, diante do Cruzeiro, a coisa andava ainda pior. Mas era dia de apresentação de gente nova, portanto, nada como um plantel cheio de gás e novidade. Elano entrou no meio-campo para diferenciar o contra-ataque.

O Cruzeiro foi “fichin-ha” para o azul celeste do RS, que construiu sua

quinta vitória ainda no primeiro tempo, quando abriu vantagem por cima de 2 gols. Apesar de atuar com um jogador a mais todo o segundo tempo, por causa da expulsão de Werley, o Cruzeiro não teve forças para se reabilitar na competição.

Com gols dos ex-cruzeirenses Marcelo Moreno e Kleber, ainda na etapa inicial, o Grêmio

venceu o Cruzeiro por 3 a 1 na tarde deste domingo, no Independ-ência, após duas derro-tas seguidas, impondo ao oponente o seu terceiro tropeço consecutivo, o segundo em sua casa. Dessa forma, a equipe gaúcha, que iniciou a partida uma colocação atrás do adversário, superou-o, chegando a 15 pontos, um a mais que o clube celeste.

Alvorada, de 9 a 15 de julho de 2012www.oalvoradense.com.br10

Grêmio supera o Cruzeiro de Celso Roth3 a 1. Mesmo com um a menos e fora de casa, Tricolor conseguiu fazer boa partida

EMPOLGANTE. Com o resultado, Grêmio subiu para a sétima posição da tabela, com 15 pontos.

TÍTULO. Força Jovem superou o Gravataí.

DIVULGAÇÃO / OA

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/lauratoscani

POR LAURA [email protected]

A SEMANA DA DUPLA

Como bem havia comentado na coluna da se-mana passada quanto à vinda do meia ELANO para o Tricolor, então se fez a troca. O atleta ex-Santos chegou a Porto Alegre e já se adapta ao time. Ele, que teve sua confirmação dada pelo BID da CBF, chega ao Grêmio com contrato até dezembro de 2014.

Falando em Grêmio, o torcedor do time azul não está muito satisfeito com o desempenho e atuação do seu atual presidente, o deputado Paulo Odone. Nos últimos dias, se pode ver na Avenida Goethe, em Porto Alegre, uma enorme faixa pedindo o retorno do ex-presidente do clube FÁBIO KOFF, que foi o mandatário nas duas conquistas de Libertadores e no Mundial gremis-ta. O dirigente ainda não definiu se irá ou não concorrer nas próximas eleições majoritárias.

No lado vermelho da força, depois que o nome de Forlán foi anunciado, o Internacional agora promete dar respostas diante dos próximos jogadores que estão por vir. Um deles é o meia PAULO HENRIQUE GANSO, uma das estrelas do time do Santos. O possível contrato do camisa 10 com o clube gaúcho apura que o jogador deva ganhar cerca de R$ 500 mil de salário e pode assinar um contrato de quatro temporadas em Porto Alegre.

Ainda falando de contratações no Inter, o nome mais cotado para ficar no lugar de Leandro Damião (que provavelmente será vendido na janela de transições do meio do ano) é o do jogador NILMAR. Atualmente o atleta compete pelo Villareal, da Espanha. O Inter tinha tudo pronto para assinar com o atacante e anunciá-lo como reforço até o final de semana. Mas no meio do caminho, tudo mudou. O agente Orlando da Hora e os dirigentes vermelhos entraram em rota de colisão através de rádios de Porto Alegre. E agora, o Colorado planeja um contato para tentar salvar a negociação. A intenção do colorado é repatriar pela terceira vez o jogador, que é prata da casa.

ESPORTESfutsal

LUCAS UEBEL / GRÊMIO / OA

brasileirão libertadores

LAURA [email protected]

Alvorada se consagra campeã estadualO time de futebol

Alvorada Força Jovem sagrou-se campeão bra-sileiro das Competições Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), vencendo a finalíssima por 3 a 1 a equipe de Gravataí, representando o estado da Bahia, com gols de Lucas, Cristiano e Adriano. O campeonato,

que vinha sendo organi-zado durante um ano e três meses, contou com 36 times do Campeonato Brasileiro, representados, cada um, por um municí-pio do Estado. Mais de 500 pessoas prestigiaram o jogo final, que aconte-ceu no campo do Sest/Senat, no primeiro do-mingo do mês de julho.

Os alvoradenses con-taram com o apoio total e constante da SMJE (Secretaria de Juventude e Esportes), recebendo auxílio no deslocamento da equipe.

Esta competição foi organizada pelo Força Jovem Gaúcha, com o apoio da Federação Gaú-cha de Futebol.

RAMON BITENCOURT / VIPCOMM / OA

Page 11: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

Poderia ser uma noite memorável para Mike, Lucas

Lima e Otavinho, que, com o grande número de desfalques, foram incluídos no time prin-cipal do Internacional. Sofrendo do mesmo mal, o Santos chegou a Porto Alegre sem Rafael, Neymar e Ganso, que parece ter deixado a camisa 10 santista nas boas mãos de Felipe Anderson – embora não tenha feito uma partida como a de domingo pas-sado contra o Grêmio.

No empate em 0 a 0, quem se saiu me-lhor foi o Santos, afinal, um pontinho conquis-tado nessas condições

e jogando fora de casa não é nada mal.

Para o Inter, apesar da ausência de joga-dores fundamentais, o placar acusou grandes problemas.

E aí, o torcedor mais otimista vai lembrar-se do acerto com o zaguei-ro Juan, ou da estreia do grande protagonista do futebol gaúcho de 2012, Forlán.

Mas a grande ver-dade é que algo precisa mudar, começando pela a atitude de Fabrício e sua “ingenuidade” em levar cartões amarelos. Alguém aprovou?

Já na etapa comple-mentar, o lateral-esquer-do Juan, do Santos, foi

expulso por levar o se- gundo amarelo. Vanta-gem colorada? Na teoria.

Mesmo com 10 em campo, a equipe de Mu-ricy Ramalho dominou o jogo.

Não fosse a entrada de Otavinho no lugar de Mike, aos 29 minutos, dando agilidade ao setor ofensivo do Inter, o San-tos emplacaria um gol a qualquer momento.

Fora de campo, muito se falou sobre a presença de Dunga no camarote do Beira-Rio. Resta-nos saber se as providências começarão a ser tomadas…

O próximo jogo será contra o Atlético-MG, no Estádio Independência.

ALEXANDRE LOPS / INTER / OA

ESPORTESwww.oalvoradense.com.br 11Alvorada, de 9 a 15 de julho de 2012

0 a 0. Colorado realizou partida sem gols e sem emoção

NA MESMA. Com o empate, os colorados passam a somar 16 pontos, na sexta colocação.

33 ANOS. Juan foi titular da Seleção por seis anos e atualmente estava na Roma.

futsal brasileirão

ABV sofre derrota do Lagoense no detalheInternacioal contrata zagueiro Juan por dois anos

3044 4751

DÚVIDAS

RECLAMAÇÕESDENÚNCIAS

SUGESTÕES

??

[email protected]

Faça acontecer.Entre em contato comO Alvoradense.

Inter desfalcado segura o empate

O Internacional acer-tou a contratação do zagueiro Juan por dois anos, com direito de renovação por mais uma temporada. O mais novo reforço do Colorado de-sembarca nesta terça-fei-ra, dia 17, às 17h30min, em voo da TAP.

O time já está con-vocando a torcida para lotar o aeroporto para dar as boas-vindas ao zagueiro que vestirá a camisa número 18.

A partir da manhã desta segunda-feira já será possível comprar a camisa 18 de Juan na loja InterShop, no Beira-Rio, e na Paquetá do Barra Shopping.

O Clube vinha tra-tando da negociação de Juan há cerca de 40 dias, e contou com a dedi-cação do empresário Ta-

deu Oliveira para que ela se concretizasse. “Faço um agradecimento es-pecial ao Tadeu Oliveira, que não poupou esforços durante a negociação. O Juan tem um perfil excelente, dentro e fora de campo. É jogador de nível de Seleção. Vai nos ajudar muito”, destaca o vice-presidente de Fute-bol, Luciano Davi.

Durante as tratativas pelo jogador, o Inter venceu uma disputa com o Flamengo. O Colorado levou vantagem pela aproximação que tem com a Roma e pelo reconhecimento do atleta com relação ao formato de profissionalização da gestão do Clube.

Trajetória

Revelado pelo Flamen-

go, Juan profissionalizou-se em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a trans-ferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equi-pe alemã, foi contratado pela Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (2007-2008) e da Supercopa da Itália (2007-2008).

O zagueiro também teve sólida passagem pela Seleção Brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).

O empate serviria como um bom resultado fora de casa, só não fossem os 10 segundos finais da competição para o gol de vitória do adversário fechar mal o sábado do ABV. Lagoense surpreendeu a equipe de Alvorada por cima de um placar de 5 a 4.

Nada faltou na partida. Público bom, municipal animado, equipe entrosada e

tempo coperando. As cerca de 700 pessoas presentes no ginásio vi-ram um bom futsal. Jogo pegado e disputado. Gols de entrada e de saída. Contra-ataque aberto e defesa fechada. Mas inevitavelmente quem levou a derrota para o vestiário foram os atletas da cidade da solidarie-dade. Destaque no time do ABV para os gole-adores do ala Nenê e do fixo Jack, com dois gols

cada um.Esta partida marcou o

primeiro jogo da segun-da etapa da Série Prata. Agora, o time do presi-dente Diego parte para três peleias fora de casa. Dia 21, em Guaporé con-tra o AGE; dia 28 contra o ACA, em Cachoeira do Sul; e dia 4 de agosto contra o Vale do Sol. Em solo alvoradense será a- penas no dia 11 de agosto, contra o Asaf, de Santo Ângelo.

Page 12: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

GENTE NOSSA

www.eletronicosdejade.com.br3102-2705

NotebookA PARTIR DE:

999R$

,00

CelularDual ChipA PARTIR DE:

89R$

,90

Computadorese impressoras

Consulte Valores no Site

TabletA PARTIR DE:

699R$

,90

ENTREGA

PARA ALVORADAgratuita

A sétima arte invade Alvoradawww.oalvoradense.com.br

12 Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

Difícil encontrar alguém que, em Alvorada, nunca tenha ou-vido falar ou que já não tenha

participado de alguma das ações do projeto Alvoroço. Mais difícil ainda é encontrar quem não tenha assistido aos filmes “Dá um Tempo” e “Eu Odeio o Orkut”. As exibições dos dois filmes foram eventos grandiosos que reuniram mais de 25 mil pessoas na Praça João Goulart.

Morador de Alvorada há 30 anos, Evandro Berlesi é a pessoa à frente de um projeto que transforma meni-nos e meninas de Alvorada em atores de cinema. Através das oficinas do projeto Alvoroço nas escolas, jovens alvoradenses contracenam com atores famosos, como Marcos Kligman e Luana Piovani, e aprendem como funcionam os bastidores de uma produção cinematográfica.

Evandro, que começou com o teatro, em 1995, afirma que iniciou a carreira de ator porque sonhava em fazer filmes. “Na minha cabeça eu achava que deveria saber atuar, escrever e dirigir para para fazer cine-ma. Eu achava que quem fazia filme fazia tudo”, declara. Ele, que já tentou ser ator da Rede Globo, trabalhou no Rio de Janeiro, São Paulo e em Porto Alegre como roteirista de diversas produtoras e, quando tudo deu er-rado, decidiu voltar pra casa.

Entre um trabalho e outro, entre um “não” e outro nos testes de ator, ele passou a desenvolver a arte de escrever. Hoje, já perdeu as contas de quantos projetos, roteiros e sinop-ses tem guardados pelas gavetas aguardando a oportunidade de serem produzidos. Com dois livros lançados e preparando o lançamento do ter-

ceiro ainda para este ano, Evandro se divide entre a literatura e o cinema.

A ideia de ensinar cinema nas escolas surgiu da vontade de unir educação e cultura e fomentar a cria-tividade dos jovens, formando, assim, uma nova geração de atores, roteiris-tas e produtores de audiovisual, além de incentivar os espectadores a terem uma visão mais crítica do cinema nacional.

Com as oficinas, o projeto incentiva o gosto pela leitura e escrita e mostra que é possivel aproximar a arte de todas as camadas da sociedade.

Cinema na Escola

Foram 100 turmas de 12 escolas que participaram da produção de dois longas-metragens e nove curtas to-talmente produzidos em Alvorada. O processo iniciado dentro das escolas rendeu, além de visibilidade na mídia, indicações para vários prêmios dentro e fora do Estado.

Neste ano o projeto está em pro-cesso de finalização dos cinco curtas produzidos.

Mas uma preocupação ronda o diretor: por tratar-se de ano eleitoral, Evandro teme que este seja o último ano do projeto que leva cinema às escolas. Ele, que afirma que precisa fazer filmes para ser feliz, teme que nova administração da cidade deixe de lado o projeto e o obrigue a inter-romper a produção. Tendo o atual prefeito um papel importante no suporte ao Alvoroço, Evandro afirma que não consegue imaginar a con-tinuidade do projeto com a saída de Brum da prefeitura: “ele é uma dos nossos maiores apoiadores”.

Mas também não descarta a possi-bilidade de tocar os projetos de forma totalmente independente.

AMANDA [email protected]

EVANDRO BERLESE. Conheça o homem por trás dos projetos que deixaram as escolas da cidade em um verdadeiro alvoroço

AMANDA FERNANDES / OA

Page 13: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

N a última quinta-feira, dia 12, uma super Feira de

Ciências ocupou o Giná-sio Tancredo Neves.

Promovida pela Secre-taria Municipal de Edu-cação, através do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rock-enbach, o evento que durou o dia inteiro reuniu 45 expositores compos-tos por representantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Participaram da mostra também instituições como a Corsan e a ONG Embrião.

O evento deste ano superou os 3.500 espec-tadores do ano passado e teve destaque para o VIII Desafio Interescolar

de Robótica. Foram 38 equipes da

rede municipal de ensino, além da participação da equipe da Robótica do Programa Mais Educação da E.M.E.F. Alice de Carvalho, coordenada pela professora Lisiane Biscaíno Guedes e pelo monitor Gabriel Di Gior-gio Lopes.

Organizada pelos professores Otília Beatriz Gomes e Bruno Zarzana, ambos do núcleo de Educação Tecnológica da Smed, a mostra serviu para promover a perma-nente atualização aos profissionais da educação e espaço de trocas de experiências em iniciação científica e uso de tecno-logias em todas as áreas do conhecimento.

A união dos trabalhos desenvolvidos em sala de

aula proporcionam um intercâmbio entre as cri-anças e os parceiros am-bientais que ali estavam que é único. Utilizando a robótica como fer-ramenta multidisciplinar e um instrumento para ilustração de conteúdos de forma prática, a ativi-dade coloca o aluno em contato com mecanismos tecnológicos atuais e am-plia suas percepções, ao mesmo tempo em que contempla os conteúdos tradicionais.

Este ano, a mostra, que ficou aberta até as 21h, reuniu os principais trabalhos desenvolvi-dos pelos professores e alunos em suas respecti-vas escolas e possibilitou também uma forte troca, desenvolvendo o tra-balho em equipe, cria-tividade, raciocínio lógico

e planejamento estra-tégico, além de fortalecer um trabalho cooperativo e inclusivo das crianças. Durante o evento foram oficialmente apresenta-das para toda a comu-nidade de Alvorada os mascotes oficiais da Robótica, “Robotron” e “Kiana”, elaborados pela Metalúrgica Ralf Winter, através de um trabalho cooperativo e criativo pelas mãos de Daniel Figueiredo Fontoura e equipe.

A metalúrgica Ralf Winter é uma das em-presas que compõem o Distrito Industrial de Alvorada e elaboraram os robôs utilizando material reciclado, transformando em realidade a idéia da equipe do Núcleo de Educação Tecnológica da Smed-Alvorada.

[email protected]

+ Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

+ Edição 18 + Ano 1

AMANDA [email protected]

CIÊNCIA. Mostra foi a oportunidade de a população apreciar trabalhos acadêmicos de alunos da rede municipal de ensino.

SAMUEL SILVEIRA / OA FOTOS: ONG EMBRIÃO / DIVULGAÇÃO / OA

Mostra de Ciências agitou o Ginásio

Page 14: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

“Amar é muito simples, mas relaciona-mento é algo muito complexo.”

Frase de Semana

Sabrina Sato, apresentadora.

A SEMANA DOS FAMOSOS+

SAÚDE+

Rafaella Justus vai completar 3 aninhos em agosto e vai ganhar um festão para ninguém botar defeito.

O paizão Roberto Justos resolveu fechar nada menos que o Hopi Hari, um dos maiores parques temáticos do país, para comemorar o aníver da filhota. A pequena tirou sorte grande!

Uma das cenas mais marcantes de “Gabriela” é a subida da perso-nagem no telhado com um mi-crovestido para pegar uma pipa. Pois, nesta semana, David Brazil publicou em seu Twitter uma foto imitando a famosa imagem.

“Quando eu vim pra esse mundo, eu não atinava em nada. Hoje eu sou GAYBRIELA, GAYBRI-ELA he! Meus camaradas”, escreveu o promoter no microblog.

A vida do craque Adriano Imperador é um morango! É tanto dinheiro no bolso, que fica complicado decidir o que fazer com ele.

Por isso, enquanto curtia uma roda de samba, o jogador resolveu jogar notas de dinheiro para o alto!

“Quem quer dinheiro?”

Menina sortuda!

Sensualizou!

Tá podendo

#2

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/gurizada

O que você tem lido?Goste ou não, ler é um passatempo importante para quem

quer adquirir conhecimento. Ainda que a leitura não seja de um clássico da literatura, vale a pena dedicar um tempi-nho para mergulhar nas mais diversas histórias.

Embora em muitos dos casos as narrativas não apresentem lá uma grande lição, os livros “comerciais” – verdadeiros su-cessos entre os adolescentes – ao menos estimulam a prática da leitura.

As sagas Harry Potter, Crepúsculo e Eragon primam pela fantasia, transportando o leitor para um mundo diferente e ousado, demonstrando a tendência literária entre os es-critores infanto-juvenis. Já Coração de Tinta e O Pequeno Príncipe, que foi publicado na década de 40, apresentam verdadeiros ensinamentos.

Mas gosto não se discute. O importante é não parar na primeira leitura.

Então vamos à lista dos 10+ na biblioteca do Gurizada:

Você já reparou que muitas vezes um saco de minichocolates parece mais atraente do que uma barra do mesmo doce?

Bem, não é só você que se sente assim. Segundo uma pesquisa realizada na Universi-dade Estadual do Ari-zona, e divulgada pela revista Cosmopolitan americana, pequenos

pedações de alimento têm mais poder de saciedade e são até mais gratificantes do que uma peça única do mesmo conteúdo.

Durante o estudo, os cientistas recrutaram 301 pessoas, e deram a cada participante um bagel (tipo de pão) in-teiro ou um igual corta-do em quatro pedaços. Vinte minutos depois,

as pessoas pesquisadas deveriam almoçar co-mendo o que sentissem necessário para ficarem saciados.

Os pesquisadores então descobriram que aqueles que comeram o bagel que não es-tava cortadoingeriram mais calorias durante a refeição do que os que tinham experimentado o pão em pedaços.

Descubra como enganar seu corpo para comer menos

10º

Coleção Harry Potter – J. K. RowlingAs aventuras do bruxinho podem estimular conversas sobreamizade, além de despertar para outros tipos de leituras.

Os 10+ da gurizadaSaiba como estes livros podem estimular à leitura de clássicos.

Saga Crepúsculo – Stephenie MeyerSérie mexe com as fantasias das meninas e pode estimular a leitura de histórias de amor como a de Romeu e Julieta.

Gossip Girl – Cecily von ZiegesarSérie, que retrata a vida de adolescentes abanados, pode introduzir discussão sobre temas polêmicos entre pais e filhos.

Coração de Tinta– Cornelia FunkeLivro aborda as fronteiras entre realidade e fantasia, contandoa história de uma leitora voraz e filha dedicada.

Querido Diário Otário – Jim BentonA história de um menino que não gosta de escrever, mas fezum diário para expressar suas ideias pode estimular a escrita.

O Diário da Princesa – Meg CabotHistória de uma menina que se descobre princesa pode servir até para ensinar geopolítica.

Série Eragon – Cristopher PaoliniFantasia e aventura são os elementos desta ficção,que traz elementos da Idade Média.

O Ladrão de Raios – Rick RiordanFiguras mitológicas se misturam à realidade atual nessahistória, que pode ser ponto de partida para outras obras.

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-ExupéryFábula valoriza valores e é repleta de ilustrações, o que podeinteressar as crianças.

Contos de Beedle, o Bardo – J.K. RowlingColeção traz histórias de magia e pode agradar leitores quese sentiram órfãos com o fim da saga Harry Potter.

ARTE: JONATHAS COSTA / O ALVORADENSE | FONTE: EDUCAR PARA CRESCER

Page 15: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

POR ANE SOARES

Peças para aproveitar nas liquidações de inverno

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/luznapassarela

#3

Sabrina Sato, apresentadora.

A SEMANA DOS FAMOSOS

A separação dos atores Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo, no último mês, causou grande surpresa para os fãs.

Mesmo não comentando os motivos do rompi-mento do relacionamento, que já durava alguns anos, várias especulações foram feitas a respeito do término do casal.

E o motivo que levou ao fim do casamento seria a traição do ator pela segunda vez com a mesma pessoa. Após a separação, o casal continuou bri-gando porque Daniel quis vender a residência deles no Rio.

O ator Caio Castro e a atriz Giovanna Lance-lotti se consideram os melhores amigos do mundo. Apesar de ambos terem fama de pegadores, juram que o que rola ali é só amizade pura e sincera.

– Vivo com ele 24 horas por dia! Antes de ele viajar, ficamos grudados! Em uma semana, fizemos uma tattoo de amizade, pulamos de paraquedas, fomos à inauguração do restaurante dele... Não deu para eu ir ao aeroporto, mas liguei e chorei ao falar com o Caio. Ele também chorou.

Ó, que liiiiiiiiiindo!

Motivo: traição

Amigos para sempre

Portanto, se você está tentando man-ter a forma eis a dica: corte seus alimentos em pequenos pedaços antes de começar a comer.

Isso vai ajudar você a emagrecer e ficar mais saciado.

Mãos à obra!

Descubra como enganar seu corpo para comer menos

Modelo clássico dos casacos de inverno. É um ótimo investimento, pois além de lindo e quentinho, não sai de moda. casa superbem com calças skinny e vestidos tubinho.

A calça skinny veio para ficar e o veludo na cor vinho é uma opção sofisticada para o in-verno.

Pele falsa é sinônimo de sofisticação. Aposte se você pretende adotar um visual mais fashionista nesta estação.

Para equilibrar o volu-me do casaco, combine com uma bota de cor parecida.

Nada de usar o blusão por baixo do casaco! A tendência agora é que ele seja peça chave para um look de inverno.

Inverno não existe sem bota. Invista nas hiker boots, com cano curto e salto mais quadrado.

Page 16: O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012

#4

CRUZADAS+

TIRINHAS+

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 9

DIBELEMENTARESPUROSLOVE

LRPOLENNUOOUCOS

PISTOLEIROAAAISUOÇNCATAMARÃTERRAÇOGO

SOSTAMTESTABILIDADE

IRRIRRMALANDRAGEM

EÇPELEINATALAARC

PERDULARIA

Christian(?), ator

de "OVencedor"

"Nacional",em PNB(Econ.)

A empresa controladapelo poder

públicoSigla desites departidospolíticos

Típico per-sonagemde faroes-tes (Cin.)

Barcooriginário

do SriLanka

Fora de(?): des-norteado

Desinêncianominal dofeminino

Punhal delâmina

fina

Seguirpela

beira (de um rio)

Caráter do oásisvisto namiragem

Indicadorde sintonia

do rádio

GeorgeOrwell,escritor

de "1984"

Monogra-ma de"Raul"

Cidade on-de nasceu

TadeuSchmidt

AstorPiazzolla,mestre

do tango

LourençoDiaféria,cronista

brasileiro

Formatodo palitode dentes

O maiordos órgãoshumanos

Arco, emfrancês

A pessoamuito

gastadora

Grunhidodos

porcos

Temperatura aparente do corpo,geralmente difere

da marcada nos ter-mômetros de rua

O âmagoPrivar de algo

ilegitimamente, porfraude ou violência

Cantor de"A Cura"Básicos

O resultado esportivocom sabor amargo(pop.)

Hiato de"suor"

(?)-san-gues: oscavalos

não misci-genados

Efeito do Plano Realna economia (BR)Comportamento do

Zé Carioca (HQ)

Suple-mento nu-tricionalextraído

pelasabelhas do miolodas flores

Cintura (de calça)Caminho;direção

Expressar alegriaatravés da faceDistrito Policial

(abrev.)

Mensagem crip-tografada de ajuda

Verbo do movimento"Free Hugs"

Feitio dobarbeador

descar-tável

Dele, emfrancês

Amor, eminglês

AndréAmpère,

físicofrancês

(?) Itália,restau-rante

paulistano

C O S

3/arc — lui. 4/love. 5/pólen. 7/abraçar — terraço. 8/catamarã — espoliar.

A �U�I���A?

Você quer falar com quem?

Seja quem for o seu público, nós atingimos todos.

Lojista, agora você tem como falar diretamente com o seu público alvo de maneira rápida e e�ciente. Anuncie no

Caderno Mais. Todas as segundas-feiras encartado no seu O Alvoradense.Ligue: 3044.4741

O P�����L�LTE��A�I�O?

�S ��LHER�S?

aricleison

luluzinha teen

AGENDA+ [email protected]

Os professores dos Ambientes Infor-matizados (AI) passarão, em agosto, por oficinas que visam a capacitar os profes-sores para o uso das ferramentas digitais no aprendizado. Visando à permanente atualização dos mesmos, a Secretaria da Educação preparou para o mês de agosto uma série de oficinas voltadas para os pro-fessores dos AI, para que as ferramentas digitais possam ser incorporadas nas suas práticas pedagógicas, a fim de desenvolver as competências para o uso das tecnolo-gias da informação e comunicação em sala de aula, sob a coordenação da professora doutora Patricia Alejandra Behar, do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação da Universidade Federal.

O curso, composto de 80 horas, será realizado no ambiente informatizado da

EMEF Alfredo José Justo e terá a primeira oficina no dia 9 de agosto. Quatro ofici-nas compõem o programa do curso: Introdução a EAD; Letramento Digital; Sis-temas de Autoria e Composição de Trilhas Sonoras e Vídeos Educacionais.

Professores receberão capacitação para uso de ferramentas digitais

A Sociedade União apresenta o show nacional com MC Karol e MC Renan. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Aga-farma da 47, Xis Gostosão e Tropical Jeans.

Sábado, 21/07Sexta, 20/07

Toda sexta é dia de duelo entre Pagode Nota 10 e Funk na Oz Aca-demia, além de pistas de sertanejo universitário. A Oz fica na Avenida Presidente Getúilio Vargas, 2710. Ingressos podem ser adquiridos na secretaria da academia.