O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

16
Para Promotora de Justiça, instalação dos aparelhos visa aumentar a receita municipal. Prefeitura contesta com dados que mostram redução no número de acidentes Página 4 MP pede suspensão dos contratos dos pardais O ALVORADENSE 24º Batalhão da Polícia Militar completa dez anos Página 8 ANIVERSÁRIO Página 10 Polêmicas no Gre-Nal antes mesmo da bola rolar Avenida Piratini, 639 Aberto domingos e feriados TELE ENTREGA 3044-3090 Alvorada, de 24 a 30 de Agosto de 2012 | Edição 23| Ano 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GENTE NOSSA Professor coloca Alvorada nos passos do Street Dance Vem aí o maior Acampamento Farroupilha da história da cidade Dois homens tentavam levar vítima e automóvel quando agente sem farda passou pelo outro lado da rua Página 7 Aumento do vale alimentação é um dos pedidos Página 5 Policial à paisana consegue evitar tentativa de sequestro Sindicado dos servidores municipais apresenta reivindicações à prefeitura Campeonato de Tae Know Do acontece em setembro na Bahia Página 11 Lutador busca patrocínio para participar de competição

description

www.oalvoradense.com.br/assine

Transcript of O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

Page 1: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

Para Promotora de Justiça, instalação dos aparelhos visa aumentar a receita municipal. Prefeitura contesta com dados que mostram redução no número de acidentes Página 4

MP pede suspensão dos contratos dos pardais

O ALVORADENSE

24º Batalhão da Polícia Militar completa dez anos

Página 8

ANIVERSÁRIO

Página 10

Polêmicas no Gre-Nal antes mesmo da bola rolar

Avenida Piratini, 639

Aberto domingos e feriados

TELE ENTREGA 3044-3090

Alvorada, de 24 a 30 de Agosto de 2012

| Edição 23| Ano 1

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

GENTE NOSSA

Professor coloca Alvorada nos passos

do Street Dance

Vem aí o maior Acampamento Farroupilha da

história da cidade

Dois homens tentavam levar vítima e automóvel quando agente sem farda passou pelo outro lado da rua Página 7

Aumento do vale alimentação é um dos pedidos Página 5

Policial à paisana consegue evitar tentativa de sequestro

Sindicado dos servidores municipais apresenta reivindicações à prefeitura

Campeonato de Tae Know Do acontece em setembro na Bahia Página 11

Lutador busca patrocínio para participar de competição

Page 2: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

Como O Alvoradense tem se posicionado nestas eleições

OPINIÃO Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.br2editorial começo de conversa

JONATHAS [email protected]

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS

94810-000

www.oalvoradense.com.br

Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda.

CNPJ: 15.077.362/0001-58

Jornal publicado todas as sextas-feiras e distribuído

gratuitamente.

VENDA PROIBIDA

Redaçã[email protected].: [email protected].: 3044.4741

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/laismedeirosOs artigos e comentários desta página são de responsabilidade de

quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

Patrimônio de chefe de quadrilha somava R$ 1 milhão

Ronaldo SilveiraPena que amanhã já estarão soltos e rindo da Justiça.

Everson Caetano da Silva Parabéns à Polícia Civil. É disto que precisamos!

Desapropriação

Valkiria Morgana ThorVi o drama das famílias que foram retiradas do Lotea-mento Morumbi. Há poucos meses atrás, vi a polícia fazer a reintegração de uma área que se formou em torno do valo, aqui no Onze de Abril, e tenho certeza de que foram colo-cadas lá por alguém muito mal intencionado. Como é ano eleitoral e o direito de ter uma moradia não é re-conhecido neste país, mui-tos se aproveitam disto. Alvorada precisa aprender a respeitar melhor os seus moradores, que já sofrem em ônibus superlotados, enfrentam problemas de saneamento, falta de mé-dicos, escolas mal cuidadas

e infância abandonada, pois não existem creches comunitárias para que as mães possam trabalhar e deixar seus filhos com segurança.

Policial à paisana evita tentativa de sequestro

Magda Regina MartinsParabéns a este jornal, que sempre nos mantém infor-mados do que esta aconte-cendo na nossa cidade.

Simone MullerTexto, imagem, ação! Para-béns pelo trabalho.

Debora CaldeiraParabéns por nos informar tão bem!

Jessica AlmeidaO Alvoradense, sempre surpreendendo com suas noticias e suas fotos mos-trando absolutamente tudo! Mesmo trabalhando em Porto Alegre não tem como não me manter informada. Parabéns ao jornal!

Eber Dos Santos BaptistaEste é nosso jornal! Para-béns pela cobertura.

OPINIÃO DO LEITOR

[email protected]ÍS MEDEIROS

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOSMUNICIPAIS DE ALVORADA

Rua Wenceslau Fontoura, 105

SIMA Recebe Candidatos

Na semana passada o SIMA recebeu a visita de duas candidaturas a prefeito da nossa cidade. Na terça, dia 14/08, o candidato a prefeito pela coligação Alvorada de um novo tempo, Borba - acompanhado do Pila, can-didato a vice-prefeito da chapa, esteve apresentando algumas de suas propostas em relação aos servidores públicos municipais. Borba falou que pretende formatar a estrutura funcional de cada secretaria com pelo menos 80% de servidores concursados; promover uma gestão técnica que busque a qualificação dos funcionários; comprometeu-se em acabar com os desvios de função e enxugar a máquina Pública através da redução do número de Cargos em Comissão (CCs). Já na sexta-feira, dia 17, foi a vez do Professor Serginho - Candidato a Prefeito pela Coligação Vem com a Gente Muda Alvorada, explanar seu programa para os servidores. Serginho também defen-de a qualificação dos servidores como forma de tornar a Administração Municipal mais eficiente. Ele também falou sobre a valorização dos concursos públicos, pois a Prefeitura deve ser administrada por servidores públicos estatutários. Professor Serginho argumentou que as FGs e as GDEs da Prefeitura serão definidas por critérios técni-cos, valorizando servidores que tenham compromisso com Alvorada. A qualificação dos Servidores, defendida pelos candidatos a prefeito de Alvorada, é uma bandeira de luta e compromisso da Atual Gestão do SIMA. “Defen-demos a criação da Escola de Gestão para qualificação dos servidores Públicos, um compromisso presente na nossa plataforma sindical desde o momento que nos colocamos para disputar a Direção do nosso sindicato” Referenda Rosseto, Presidente do SIMA.

Interventora dos Abrigos

Na próxima Terça, 28/08, às 9h, no SIMA, será realizada uma Reunião entre a Direção do sindicato, servidores representantes dos abrigos e a Interventora do Ministé-rio Público Dr.ª Sandra Silveira, para buscar soluções que melhorem as condições de trabalho dos colegas servido-res nestes locais.

Parece ser tradição em Alvorada que alguns

veículos participem do pleito manifestando apoio a algu-ma candidatura. Sincera-mente não vemos problema algum em situações como esta, desde que o leitor seja avisado de tal comporta-mento.

Há na história registros de grandes jornais que na cobertura eleitoral abriram voto para algum candida-to. Segundo o site Editor

& Publisher, nas eleições de 2008 à presidência dos Estados Unidos da América 121 jornais apoiaram aber-tamente a candidatura de Obama contra os 42 perió-dicos que se pocisionaram a favor de Jonh McCain.

No Brasil esta realidade é menos comum. Isto abre precedentes para aquilo que há de mais perverso no jor-nalismo: o favorecimento de apenas um lado. Veja bem: não utilizamos aqui a ex-

pressão “manipulação”. Isto porque manipular significa “pôr a mão”. Ou seja: Não existe jornal no mundo que não manipule, não ponha às mãos nas suas matérias e crie algo que de certa forma represente a visão do seu jornalismo. É bem sabido que uma vírgula posta em lugares diferentes altera por completo o sentido de uma frase. Sendo assim, todos manipularam seus textos para fazer deles o mais compreensível possível para o leitor. É possível, no entanto, manipular e dar

ouvidos a todos os lados de uma história. Também é perfeitamente compreensí-vel que um jornal manipule suas informações, ouvindo os dois lados, mas apoiando abertamente apenas um.

No entanto, esta não é a realidade dentro da redação d’O Alvoradense. Reforça-mos aqui o que dissemos em nosso primeiro editorial: Nós temos um lado e é o do leitor. Se for compreensível que um jornal apoie aberta-mente uma candidatura, tão natural deve ser o fato de um veículo decidir manter-

-se neutro nas eleições. A equipe do jornal O Alvora-dense acredita que neste momento há na cidade opções para se informar com aqueles que apoiem um ou outro candidato. Há, no entanto, a necessidade de se informar com aqueles que não estão comprome-tidos com nenhum partido político. Para atender a este público, oferecemos O Alvoradense.

Com o mesmo respei-to com que lidamos com os demais periódicos da cidade, também esperamos

que sejamos tratados. Isto porque decidimos editorial-mente não apoiar nenhuma candidatura e assim pauta-mos o nosso trabalho.

Todos os candidatos terão sempre o mesmo espaço nas páginas deste jornal. Nossos jornalistas estarão sempre buscando todos os lados da história. E quando errarmos por algum motivo, assumiremos a falha e tentaremos corrigi--la. Nosso trabalho estará sempre focado em nosso leitor, e esperamos ser respeitados por isso.

Com o final da greve dos servidores públicos federais, volta à tona a questão dos vestibulares nas universidades federais e, com ela, a da polí-tica de reserva de cotas. A nova legislação apro-vada pelo Congresso Nacional determina que as universidades federais terão quatro anos para se adaptar à reserva de 50% das vagas para candi-datos oriundos de escolas públicas. A decisão tem gerado protestos por parte de diversos estudantes pelo país, o que acaba sendo uma demonstração daquele que parece ser o maior mal dos nossos tempos: a incapacidade de enxergar os outros.

Qualquer um que já tenha prestado vestibular sabe como o processo é difícil e excludente. Quem não está suficientemente preparado não consegue a vaga, e a estratégia “chuta tudo na C” que fun-cionava na escola se revela inútil. Se é difícil para todos, mais ainda para quem estudou em escolas públicas, nas quais, sabemos, o ensino tende a ser bastante inferior se comparado ao das instituições privadas. Para muitos alunos oriundos do ensino público, o ingresso em uma universidade também pública era até então um sonho impensável. E muito me incomoda essa dificuldade que alguns têm em compreender que a educação é um direito de todos, não apenas dos que tiveram condições de estudar nos melhores colégios.

Não é “dar uma ajudinha” ou “sentir pena”, mas sim consertar uma situação de exclusão que se perpetua há décadas e que, finalmente, mostra-se prestes a mudar. Os contrários às cotas afirmam que essa medida é paliativa, e o que se deve fazer na verdade é fortalecer o ensino básico, garantin-do a todos condições de ingressar sem cotas. Nin-guém vai discordar que o ensino de base também necessita de reformas, mas estas são mais lentas e, até lá, o que fazem os jovens que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio? Quem tem vontade de estudar não pode ficar esperando por mudanças futuras que talvez aconteçam. Quem quer estudar quer mudanças agora, e a reserva de vagas é uma medida que possibilita imediatamen-te a inserção igualitária dessas pessoas até então desfavorecidas por um sistema falido.

Os que não se beneficiam das cotas deveriam, antes de reclamar e organizar protestos, perceber como são privilegiados. Perceber que os benefí-cios que sempre tiveram são, na verdade, direitos de todos, mas que até então não estavam sendo devidamente garantidos. Perceber que o país tem uma dívida histórica com todos os excluídos por motivos raciais e sócio-econômicos, e precisa saldá-la imediatamente com os recursos de que dispõe. Perceber que o ensino privado lhes deu condições de construção do conhecimento que muitos alunos do ensino público jamais sonhariam que existem. E perceber que é chegado o tempo de se abrir para as diferenças e aceitar todas as classes e cores em todas as universidades, inde-pendentemente da forma como chegaram lá.

Lugar para Todos

Page 3: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012 www.oalvoradense.com.br 3editorial começo de conversa

[email protected] [email protected] DA SEMANA PREVISÃO DO TEMPO

PONTO ALTO

PONTO BAIXO

O forte calor em pleno inverno já está com os dias contados. Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul nessa sexta-feira. Na Região Metropolitana o sol predomina, faz calor, mas até à noite são esperadas algumas pancadas de chuva. No fim de semana o tempo muda radicalmente. As nuvens pesadas da frente fria vão deixar o tempo fechado e com chuva na maioria das áreas e há risco de chuvas fortes.

Sexta Sábado

18ºC32ºC

14ºC 19ºC

12ºC 17ºC

11ºC 14ºC 11ºC 16ºC

10ºC 18ºC 10ºC 22ºC

Domingo Segunda

Terça Quarta Quinta

UM DIA DE OFERTAS PARA DEIXAR SUA CASA LINDA POR ANOS.

De: R$à vista

499,00699,00 Por: R$ De: R$

à vista699,00

899,00 Por: R$

www.redlar.com.brOfertas válidas somente para 28.08.

Pagamento em cheque ou cartão. Imagens meramente ilustrativas.

Cozinha JulianaNovo Tempo

R$1069,90

CORRA ATÉ A REDLAR MAIS PRÓXIMA.

Conjunto Box Treviso

Mannes

R$1049,90

MEGADESCONTO

DE R$ 200,00

*Pia

não

incl

usa

Av. Presidente Getúlio Vargas, 2573 - Centro. 3411-1911

Av. Presidente Getúlio Vargas, 5289 - Piratini. 3443-6724Av. Dezessete de Setembro, 797 - Santa Bárbara. 3483-0010

NOSSAS LOJAS EM ALVORADA

A prefeitura acelerou a instalação dos novos postes de iluminação ao longo da Avenida Getúlio Vargas. Até fim desta semana os postes devem ser colocados no canteiro central até a Avenida Pátria.

Os postes estão sendo instalados com 30 metros de distância um do outro e a fiação será subterrânea. Foram gastos mais de R$ 1 milhão e 300 mil com a obra, em recursos próprios do município.

Segundo a prefeitura, os antigos postes e fiação serão reaproveitados em praças da cidade.

A prefeitura anunciou na quarta-feira, dia 22, que o deputado federal Nelson Marche-zan Júnior confirmou a liberação do recurso de emenda parlamentar para a saúde de Al-vorada. A verba, no valor de R$ 180 mil, será utilizada na construção de mais uma acade-mia da saúde no município, que deve ficar na praça do bairro Americana. A primeira, na 48, já caiu no gosto da população.

Os moradores que vivem próximo ao cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Martin Lutero comemoram a instalação da tão aguardada sinaleira naquela cruza-mento. No entanto a festa durou pouco, ou melhor, durou muito! O tempo de espera do semáforo na região está causando congestio-namentos consideráveis na região. A novida-de, pelo jeito, ainda precisa de ajustes.

Nova paisagem

Mais academias Com o tempo errado

Chuva e frio no final de semana

JONATHAS COSTA / OASAMUEL SILVEIRA / OA

Page 4: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

A Promotoria de Justiça Especializada de Alvorada autorizou a

ação civil pública de impro-bidade administrativa contra a empresa Eliseu Kopp, o sócio-diretor da empresa, o prefeito João Carlos Brum e o ex-secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vânio Presa.

Liminarmente a promo-tora de Justiça Rochelle Danusa Jelinek pede a suspensão do contrato firmado entre a empresa e o município para a locação de controladores eletrônicos (pardais) nas vias públicas.

A promotora solicitou além disso, a condenação dos envolvidos às sanções de perda de cargo públi-co, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento de dano ao erário e pagamento

de multa civil. Segundo a promotora,

foi constado durante a in-vestigação que resultou na ação, o direcionamento da licitação da empresa Eliseu Kopp. “O edital de concor-rência é uma cópia flagran-te do manual de instruções dos equipamentos forne-cidos pela empresa. Ficou quase impossível que outra empresa se apresentasse apta para o fornecimento dos controladores”, afirmou Rochelle.

Ainda segundo a pro-motora, as características dos equipamentos eram tão especificas que nenhuma das outras 11 empresas que disputavam a licitação puderam ter seus equipa-mentos enquadrados na especificação técnica. Para a promotora esse fato foi

o suficiente para frustrar o caráter competitivo do processo.

Além disso, segundo ela, não foi realizado um estudo técnico prévio à licitação para identificar a real neces-sidade de instalação desses equipamentos, quantidade e locais apropriados no município.

Segundo o documento, o secretário de mobilidade urbana encomendou um estudo técnico apenas após a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em Alvorada, a fim de atender à requisição da Corte de Contas.

O laudo foi considerado suspeito pela promotora pois não continha o nome do responsável técnico por sua elaboração. Testemu-nhas ouvidas durante a

investigação informaram que foi a própria empresa Eliseu Kopp que forneceu o estudo técnico.

O contrato prevê, ainda, a vinculação direta do pagamento à empresa aos recursos arrecadados com as multas aplicadas, o que é ilegal. O valor total da contratação ultrapassa R$ 17 milhões.

Na avaliação da promo-tora Rochelle Jelinek, “a ló-gica do contrato é perversa pois, ao invés de promover a educação no trânsito e proporcionar meios de evitar infrações, alimenta-se do ilícito. Ou seja, a Admi-nistração Municipal precisa que as pessoas cometam infrações de trânsito, para poder aplicar e arrecadar multas, e com esses recur-sos pagar a empresa Eliseu

Kopp”. Segundo ela, “ficou evidenciado que os de-mandados pretendiam não evitar infrações, mas sim se aproveitar delas financeira-mente”.

A Prefeitura alegou que vai entrar na justiça para tentar reverter a situação e afirma que não existe nenhum tipo de ilegali-dade no processo. Dados encaminhados pela Secre-taria de Mobilidade Urbana

demonstram uma queda nas estatísticas de infrações no trânsito.

De janeiro a maio de 2012 houve uma redução de 36% de infrações e acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período do ano passado. Os casos de vitimas não fatais caíram 33% em 2012, quando comparados com os dados do mesmo período de 2011.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

4 Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012

IMPASSE. Para promotora, escolha da empresa Eliseu Kopp para a licitação dos controladores foi irregular, mas prefeitura contesta com dados que mostram redução no número de acidentes

Justiça pede suspensão dos contratos de pardais

JONATHAS COSTA / OA

LUCRAR OU EDUCAR? Para Justiça controladores foram instalados para arrecadar, mas prefeitura apresenta núme-ros que comprovam a redução de casos de acidentes.

Page 5: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

www.oalvoradense.com.br 5Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012 NOTÍCIASpolícia

Sindicato dos servidores apresenta reivindicações ao governo municipalSIMA. Aumento do vale alimentação e do auxílio creche estão entre os pedidos feitos

N a última sexta-feira, dia 17, a Direção do Sindicato dos

Servidores Públicos Muni-cipais de Alvorada (Sima) apresentou ao Secretário Municipal de Administração, Cristiano Holstein, um con-junto de reivindicações para serem discutidas.

A pauta apresentada contou com oito pontos essenciais, cujos objetivos visam a qualificação e pro-moção do serviço público.

O primeiro ponto de reivindicação defende o aumento emergencial do Vale-Alimentação. Segundo o sindicato, desde 2009 este auxílio segue sem rea-juste. A reivindicação é de R$ 16 por dia de trabalho, a contar das 20h semanais atingindo o pagamento integral, inclusive para professores que tem apenas uma matrícula na Prefeitura de Alvorada.

Além do aumento, o sindicato também defende a extinção do desconto. “Queremos que o servidor

tenha direito a uma boa alimentação, que ele possa escolher um bom restauran-te para fazer sua refeição, pois isto também beneficia o empreendedor local, movimenta a economia e traz retorno para Cidade”, explica o presidente do Sima Rodinei Rosseto.

Especificamente para a área da educação, três pontos foram elencados no documento: A regulamen-tação imediata do planeja-mento à distância para pro-fessores das séries iniciais (CAT), bandeira histórica dos educadores; a defesa da incorporação do Vale Cultura ao Salário dos Pro-fessores; e a extensão do Vale Cultura para os demais trabalhadores em educação: merendeiras, secretários de escola e serventes, por exemplo.

O aumento do auxílio creche para R$ 100 por filho também foi reivindicado. Segundo os sindicalistas o valor atual não cobre os custos mínimos deste ser-

viço. Também foi solicitado a equiparação salarial de todos os servidores de nível superior.

O sindicato alega que a mudança evitará “disparida-des indevidas e prejudiciais ao bom funcionamento dos serviços públicos, garan-tindo também o principio da isonomia previsto na Constituição Federal”.

A revisão de desvios de função em diversos setores da administração e o pagamento imediato da bolsa ESF para as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) também foram debatidos.

O secretário da Adminis-tração acolheu o documento e se colocou a disposi-ção para encaminhar as reivindicações do sindicato, atendo-as em conformidade com as possibilidades da gestão. Cristiano lembrou que as questões que tratam sobre finanças tem certos limites conforme a Legisla-ção Eleitoral e a Lei de Res-ponsabilidade Fiscal, mas

prontificou-se a encaminhá--las através de estudos que já vinham sendo realizados e retomar a comissão sobre o aumento do Vale-Alimen-tação.

Com relação a regula-mentação do Planejamento a distância para professores do CAT, o Secretário da Ad-ministração comprometeu--se em marcar agenda com a secretária da Educação, Janice de Menezes Nunes, para tratar sobre o assunto.

Para a diretoria do Sima, as reivindicações apresen-tadas podem ser atendidas, pois causariam um pequeno impacto nas finanças públi-cas em contrapartida a um enorme benefício à todos os servidores.

“Estamos apresentando propostas que podem ser atendidas, ou ao menos encaminhadas pela Admi-nistração Municipal até o final da atual gestão, dia 31 de dezembro de 2012.” Argumentou Mário San Se-gundo, primeiro tesoureiro do sindicato.

política economia

Pelo segundo mês, a greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) impediu o fechamento dos dados completos da Pesqui-sa Mensal de Emprego, feita pelo órgão nas seis princi-pais regiões metropolitanas do país.

Segundo o IBGE, as informações referentes às regiões do Rio de Janeiro e de Salvador no mês de julho foram coletadas, “mas o volume disponível para as etapas de apuração e aná-

lise foi insuficiente para o fechamento dos resultados na data prevista.”

Com isso, a divulgação da pesquisa ficou limitada às regiões de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e do Recife. A capital paulis-ta foi a única que registrou queda na taxa de desem-prego em julho, ficando em 5,7%, redução de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior. Nas capitais restantes, o índice perma-neceu estável em relação a junho.

A Soul está com vagas abertas para diversas áreas de trabalho. Confira os requisitos, as atividades a serem desempenhadas e a carga horária para cada cargo:

Estágio em Controladoria

Ensino Superior em an-damento, a partir 6º semes-tre em Ciências Contábeis; Excel básico.

Atividades: análise de orçamento de DRE; elabora-ção de relatórios informati-vos; manutenção de dados em planilhas eletrônicas; formulação de tabelas e gráficos; manutenção de in-dicadores de BSC e demais rotinas da área.

Bolsa de R$ 900 e vale alimentação e transporte. Carga horária: 6h a com-binar

Estágio em Compras

Ensino Superior em an-damento em Administração de Empresas.

Atividades: atendimen-to aos clientes internos, contato com fornecedores, atendimento ao telefone e demais atividades adminis-trativas do setor.

Bolsa de R$600 e vale alimentação e transporte.

Horário: das 9h às 16h.

Almoxarife

Experiência com lide-rança de equipe. Noções de informática (planilhas eletrônicas).

Escolaridade: Ensino Médio Completo.

Horário de Trabalho: das 8h30 às 17h05 (trabalha 6 dias e folga 1)

Auxiliar de Almoxarifado

Conhecimento em peças e acessórios (Mecânica Die-sel). Noções de informática (planilhas eletrônicas).

Escolaridade: Ensino Mé-dio Completo. Total de duas vagas, uma com horário das 19h30 às 03h13 e outra no período das 8h30 às 17h05.

Analista de Suprimentos

Ensino Superior em an-damento em Administração de Empresas.

As atividades serão as seguintes: atualizações de cadastro no sistema de estoque; inventário do estoque; movimentação, análise, registro e geração de relatórios mensais e fechamento de estoque; levantamento de dados de consumo e necessidade de compras; análise dos indi-cadores da área; emissão

de notas fiscais; cadastros e registros no sistema e demais rotinas da área.

Auxiliar de Serviços Gerais

Horário: das 8h30 às 17h05 ou das 19h às 02h48.

Eletricista

Possuir experiência em Elétrica Veicular.

Horário: das 8h30 às 17h05.

Cobrador

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Carga Horária: 3h para o turno da manhã

Motorista

Possuir experiência mí-nima de 6 meses compro-vada em ônibus, cami-nhão ou lotação, CNH D ou E e Curso de Transporte Coletivo de Passageiros.

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo (preferencial). Carga Ho-rária: 3h para o turno da manhã.

Todas as vagas também são destinadas a pessoas com deficiência.

A empresa oferece

Soul com vagas abertas em diversas áreas IBGE atrasa resultado de pesquisa

geral

APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alvorada, RSRua Wenceslau Fontoura, 221 – Nova Americana | CNPJ: 91 901 108/0001- 00 - T

elefone: (51) 3044-5621 | e-mail: [email protected]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DO ESTATUTO DA APAE ALVORADA- RS

A Apae de Alvorada, com sede na cidade de Alvorada, na rua Wenceslau Fontoura n°221, bairro Nova Americana, através de sua Presidente Maria Eliane Gonçalves Cobalchini, convoca através do presente edital, todos os associados contribuintes da Apae, pais de alunos e comunidade em geral, para participa-rem da Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada na sede da Apae, às 19h, do dia 26 de setembro de 2012, com a seguinte ordem do dia:

1- Proposta de reforma e homologação do Estatuto da Apae de Alvorada, para sua adequação ao Estatuto padrão proposto pela Federação Nacional das APAES, atendendo ao disposto nos artigos 17 e 36, II,”c”, “d” e “e” e 53, V do Estatuto da Federação Nacional das APAES.

2- A Assembléia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria os associados, e, em seguida, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, não exigindo a lei quórum especial, nos termos do art. 17, 2° do Estatuto padrão das APAES.

Maria Eliane Gonçalves CobalchiniPresidente da APAE

Alvorada, 24 de agosto de 2012

salário compatível com o mercado, cesta básica, cartão alimentação, trans-porte, uniforme comple-to, assistência médica e odontológica extensiva aos dependentes, parti-cipação nos resultados e programas de valorização e reconhecimento dos colaboradores.

Os interessados devem encaminhar currículo para [email protected] ou ligar para o telefone da empre-sa 3442-8510.

Vale Alimentação

• O valor é de R$ 8,50 para 40 horas de trabalho. Os professores que têm 20h (apenas uma matrícula na Prefeitura) recebem a metade, R$ 4,25.

• A quantidade de tíquetes varia conforme os dias úteis de cada mês. Em Agosto, por exemplo, os servi-dores receberam 23 vales, ou o valor correspondente em dinheiro no Cartão Green Card (23 x R$ 8,50 = R$ 195,50).

• Os descontos variam de 20% a 50% do valor do tíquete conforme tabela da Prefeitura. Quem recebe até R$ 650 tem desconto de 20%. Entre R$ 651 e R$ 1300, 30%, de R$ 1301 a R$ 1950, 40%, e acima de R$ 1951, 50%. Os descontos são aplicados ao valor bruto do salário.

• Devido aos descontos, em alguns casos o valor real do tíquete é de R$ 2,97 por dia.

Auxílio Creche

• Todos os servidores tem direito, sem distinção de faixa salarial.

• O valor é de R$ 25,00 por filho até 6 anos de idade incompletos.

Como é atualmente

Page 6: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

Um recurso de R$180 mil foi garantido para a construção de mais uma academia. O valor faz parte da cota de emendas par-lamentares no Orçamento Federal da União 2012 e foi conveniado através do Fundo Nacional de Saúde.

Com a garantia de libe-ração do recurso ocorrida ontem, dia 22, a prefei-tura pode já apresentar o projeto à Caixa Econômica Federal para aprovação e, iniciar as obras. A nova academia ficará localizada entre as ruas André Poente e Travessa Ouvidor, no Bair-ro Americana.

A construção de acade-

mias a céu aberto, como a localizada ao lado da Praça João Goulart faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Saúde que visa incentivar a prática esporti-va e promover um estilo de vida mais saudável.

A nova academia vai beneficiar a comunidade, incentivando ações de prá-ticas corporais e atividades físicas. A notícia de libera-ção do recurso foi dada pelo deputado federal Nelson Marchezan Júnior, o mesmo que em 2010 - ná época como deputado estadual - já garantido o recurso junto à Emenda Parlamentar para a compra de um veículo

leve para ser utilizado no transporte de pacientes do SUS e equipamentos para o Posto de Saúde PM 8. A construção de uma nova academia a céu aberto em

Alvorada e a expansão do Projeto Agita fazem parte do plano de ação da Secre-tetaria de Saúde para me-lhorar a qualidade de vida da população de Alvorada.

O s restos de mate-riais de construção gerados por pe-

quenas reformas, grandes construções, ou demoli-ções tornam-se grandes problemas no momento do descarte. A destinação correta dos restos da obra é tão importante quando a obra em si.

Saber qual a destinação correta do entulho não só evita problemas ao meio ambiente como também ajuda a incentivar a recicla-gem de material em uma área que tem fama de estar mais voltada para o lucro do que para o aproveitamen-to de materiais. Práticas como enterrar, queimar ou simplesmente abandonar os restos das obras são recor-rentes em algumas regiões.

O primeiro passo é entender que nem todo re-síduo de obra é lixo. Grande parte dos resíduos de entu-

lho podem ser reciclados. É o que afirma a acadêmica de biologia Cibele Capaver-de. Ela destaca que, com exceção dos cacos de vidro materiais, como telhas, tijolos, azulejos e gesso po-dem ser reaproveitados em outros empreendimentos.

A prática de enterrar os resíduos da construção foi observada por alguns mo-radores do Jardim Algarve durante a construção de casas em um loteamento. De acordo com os morado-res a empreiteira enterra os resíduos em valas próximas ao local da obra.

A prática, que já havia sido observada outras vezes, além dos riscos ambientais preocupa quem mora próximo por causa dos problemas de saúde que podem ser causados pela ação.

Segundo a direção da Secretaria Municipal do

Meio Ambiente esse tipo de prática, mesmo recorrente, não é recomendada, pois acaba promovendo a degra-dação do meio ambiente.

O responsável pelos resí-duos da construção civil é o proprietário do empreendi-mento, caso ele não esteja agindo corretamente os moradores podem encami-nhar denúncia à secretaria. Caso o técnico constate a irregularidade o proprietário da obra pode ser autuado e multado pelo município.

Licenciamento ambiental

De acordo com a Lei Municipal n° 1750/2006, considerando a Resolu-ção n° 05/98 do Conselho Estadual de Meio Ambiente o licenciamento ambiental é o instrumento de gestão que orienta a localização, a instalação, ampliação e

a operação de empreen-dimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais potencialmente poluidores ou daqueles que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Empreendimentos de grande porte e que causem um grande impacto ambien-tal devem ser licenciados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

As licenças com con-cedidas de acordo com o perfil de atividade e porte, e também de acordo com a fase em que se encontra sua implantação.

Casos de empreendi-mentos que apresentem irregularidades podem ser denunciados pela comuni-dade diretamente na Smam, que fica localizada na Rua Porto Rico, número 75, 3º Andar, ou pelo telefone 3044-8790.

ALTERNATIVAS. Restos de construções podem ser reutilizados em novos empreendimentos e evitar o impacto ambiental.

NOVIDADE. Nova unidade será semelhante a da Praça 48.

SAMUEL SILVEIRA / OA

AMANDA FERNANDES / OA

NOTÍCIAS Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

6

Entenda a importância do descarte correto

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/ecodebate

POR LISIANE VAZ [email protected]

ECODEBATE

Americana vai ganhar academia de rua

ENTULHOS. Especialista explica que nem tudo que sobra em uma obra é lixo

®

O Ministério do Meio Ambiente criou a cam-panha “Saco é um saco”, que tem como objeti-vo reduzir o consumo das sacolas plásticas no Brasil, pois hoje elas chegam aos 12 bilhões de unidades por ano.

Mas por que elas são tão prejudiciais para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resi-na chamada polietileno de baixa densidade (PEBD), e sua degradação pode demorar algu-mas centenas de anos.

Em São Paulo, os supermercados já não dis-tribuem mais sacolas plásticas. No Rio Grande do Sul, ainda não há previsão de uma medida semelhante a ser seguida, mas o debate já existe. E você, já aprovou a sacola reutilizável?

Os consumidores devem estimular os hábi-tos sustentáveis em benefício do meio ambien-te, e buscar alternativas para levar as compras do supermercado já é um bom começo.

Para aqueles que decidiram mudar de ati-tude, a pergunta é: qual a melhor opção para substituir as sacolas plásticas?

Existem as ecobags, que são produzidas em fibra de algodão natural totalmente biodegra-dável e que podem ser utilizadas centenas de vezes.

Outra opção são as caixas de papelão, que podem ser utilizadas mais de uma vez. Sua reciclagem é comum, mas, se não for feita, a decomposição leva até seis meses para aconte-cer.

Os carrinhos de feira também podem ser aderidos, pois são reutilizáveis por muito mais tempo do que os outros ítens citados acima. Suporta uma quantidade consideravelmente grande de peso e, como são feitos normalmen-te de ferro, podem ser reciclados.

Há várias opções quem podem ser aderidas e que não agridem a natureza, agora escolha a que melhor se adaptar ao seu tipo de consumo e boas compras. As futuras gerações e o meio ambiente agradecem a sua preferência.

Consumo consciente

Page 7: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

www.oalvoradense.com.br 7Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012 NOTÍCIASgeralpolítica economia polícia

Policial evita tentativa de sequestroFLAGRANTE. Dois motoqueiros tentavam levar motorista de um celta à força no momento em que agente à paisana passava pelo outro lado da rua, no bairro Bela Vista

Um policial à paisana conseguiu evitar uma tentativa de seques-

tro na tarde da quarta-feira, dia 22, na parada 45 da Avenida Getúlio Vargas, bairro Bela Vista. A vítima, identificada como Pablo Adriano da Silva, estava en-trando em seu veículo, um celta vermelho, quando dois homens desceram de uma moto e armados ordenaram que o motorista fosse para o banco traseiro do auto-móvel. No mesmo momento um policial que não estava uniformizado passava pelo outro lado da rua. Ele sacou sua arma e conseguiu ren-der os bandidos.

A vítima deixou o interior do veículo com sangra-mento do lado esquerdo do rosto. A Brigada Militar

chegou minutos depois e algemou todos os envolvi-dos. Testemunhas relataram que outro homem e uma mulher estavam no local no momento do sequestro. A polícia, no entanto, não confirma.

Os dois motoqueiros, identificados como Luciano Oliveira e Bruno Prezoto, de 23 e 20 anos, estavam fora-gidos e acabaram presos.

Segundo a polícia, Bruno havia sido preso há dois meses por tráfico e Luciano era foragido da justiça. Pa-blo Adriano registrou queixa como roubo e tentativa e sequestro, mas existe a possibilidade de que o caso envolva a ex-mulher de Lu-ciano. Segundo ele, os dois motoqueiros iriam matá-lo à mando da ex-mulher. A

polícia, no entanto, não confirma a versão já que a vítima registrou queixa de roubo seguido de sequestro.

Arma era do Fórum de Caxias do Sul

Segundo a Brigada Militar, a arma utilizada pela dupla era roubada do Fórum de Caxias do Sul. No dia 15 de julho de 2010 343 armas foram roubadas do Fórum da cidade. Desde então apenas quatro delas foram recuperadas.

Segundo a Polícia Civil, o patrimônio de Nataniel Silva, que cumpre pena no Presídio Central desde 2009 e mesmo assim comandava a quadrilha desarticulada na segunda-feira, dia 20, pela Operação Espreita, é de pelo menos R$ 1 milhão. Para a polícia, trata-se do traficante mais rico de Alvorada. “Mesmo preso Nataniel continuava coman-dando o tráfico na cidade e movimentando montantes que ficavam entre R$ 40 e 60 mil por mês” afirmou a delegada Graziela Foresti, da 3ª DP de Alvorada.

A operação já vinha monitorando a movimenta-ção dos traficantes há pelo menos dois meses e, junta-mente com Receita e Policia Federal, já haviam consta-

tado os crimes de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Segundo a polí-cia, o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas era revertido em imóveis, joias, veículos e outros bens não declarados, entre eles até um Jet Sky.

Entre as 24 pessoas de-tidas na operação estavam a esposa, sogra, mãe e tios do traficante. A responsável pela contabilidade do grupo era Luciana Baer Casarolli, a esposa do presidiário. Junto com ela, Eduardo da Silva Ramos, um dos gerentes do tráfico e considerado o braço-direito de Nataniel, também foi preso. De acordo com a delegada haviam funcionários dentro da organização, mas todos os membros da “diretoria”

eram parentes de Nataniel, que assumiram o comando após a prisão dele.

O grupo possuía 30 con-tas bancárias em nome de laranjas e Luciana era a res-ponsável pelos depósitos, saques e trocas de dinheiro feitas pela organização. A

quadrilha também possuía imóveis para locação. Todos os bens e contas bancárias dos envolvidos na organi-zação já foram bloqueados e eles serão indiciados também pelos crimes de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Alvorada, coordenados pelo delegado Maurício Barison Barcellos, prenderam em flagrante por porte de arma de fogo na manhã a terça-feira, dia 21, uma mulher de 22 anos e um homem de 59 anos no bairro Umbu. Segundo a polícia, ela confessou a prática de homicídio ocor-rido no início deste mês. A suspeita ainda é investiga-da por envolvimento em, pelo menos, mais quatro assassinatos praticados desde o ano passado. Com a mulher a polícia apreen-deu um revólver calibre .38, municiado com cinco cartuchos. Com o homem, um revólver calibre .22 e caixa de munição do mes-mo calibre. A dupla, após os procedimentos de Polícia Judiciária, foi encaminhada

ao sistema prisional gaúcho. Segundo o delegado Barce-los, os policiais realizavam diligências no bairro Umbu com a finalidade de localizar mulher suspeita pela prática crimes de homicídios ocorri-dos na cidade de Alvorada. Durante os deslocamentos, os agentes se depararam com a investigada em via pública, acompanhada pelo homem.

Quadrilha com R$ 1 milhão em bens era comandada de dentro de presídio

FIM DA LINHA. Os dois motoqueiros estavam com uma das armas roubadas em 2010 do Fórum de Caxias do Sul, na serra gaúcha, e eram procurados pela Justiça há pelo menos dois meses.

NEGÓCIOS EM FAMÍLIA. Polícia prendeu 27 pessoas, entre elas esposa, mãe, sogra e tios de presidiário.

DE OLHO. Polícia investiga mais crimes relacionados aos presos.

JONATHAS COSTAS / OA

SAMUEL SILVEIRA / OA

DIVULGAÇÃO / OA

Conteúdo extra no site

www.oalvoradense.com.br

Assista às imagens da ação da polícia pelo site d’O Alvoradense

Polícia prende mulher suspeita de cinco homicídios no Umbu

Faça acontecer.Entre em contato comO Alvoradense.

3044 [email protected]

DÚVIDAS

RECLAMAÇÕESDENÚNCIAS

SUGESTÕES

??

Page 8: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

8 Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012

Uma história dededicação à Alvorada

A história da Brigada Militar de Alvorada se confunde com a

história da cidade. De um inicio com um efetivo que contava com apenas dois homens a uma estrutura que torna a Brigada Militar de Alvorada uma referência no Estado no trabalho reali-zado com a comunidade.

Como batalhão são ape-nas dez anos de uma histó-ria que evoluiu juntamente com a cidade.

Hoje, o 24º Batalhão da Policia Militar de Alvorada, sob o comando do tenente--coronel Julio Cézar Rocha

Lopes realiza um trabalho de aproximação com a sociedade que vem gerando frutos positivos e refletem na redução das taxas de criminalidade.

O décimo aniversário foi comemorado no último dia 21, terça-feira no Restau-rante Pousada das Figuei-ras. São 10 anos de dedica-ção e trabalho voltados para proteger, socorrer e assistir a população alvoradense.

Ao longo desses anos e com o crescimento da brigada na cidade a BM de Alvorada vem se tornando uma referência estadual devido a algumas ações desenvolvidas pelo efetivo alvoradense. A ocasião do

décimo aniversário também serviu para apresentar à comunidade balanço posi-tivo de algumas ações que ganharam destaque nos últimos meses.

À frente do 24º BPM o tenente-coronel Julio Cézar Rocha agradeceu à presen-ça de todos os convidados e ressaltou a importância da participação da comunidade nas atividades da Brigada. Para ele sem o auxílio e participação da comunida-de muita coisa não seria possível.

A confiança conquista-da junta à comunidade é mérito de todos os policiais militares de Alvorada graças ao trabalho que realizam e

afirma que o diferencial é a união entre os membros do efetivo.

Foi unânime entre as autoridades presentes na solenidade o destaque à eficiência do policiamento nas ruas que o 24º BPM apresenta, assim como a importância dos trabalhos sociais que o batalhão realiza.

Para marcar os bons resultados alguns policiais militares receberam men-ções honrosas pelo trabalho realizado ao longo do ano. Foram homenageados poli-cias que se destacaram nas atividades de policiamento, administrativa e no atendi-mento de ocorrências.

É elevado á Sub-Destaca-mento. Inicialmente estava

vinculado ao Destaca-mento de Viamão (1943), pertencente ao 3º BPM.

A Brigada Militar se instala em Alvorada com apenas um Cabo, um Soldado e

um Sub Delegado.

É doada pela Prefeitura Municipal a área situada na Rua Roberto de Souza Feijó 107, para a criação do 4º Pelotão da 4ª Com-

panhia do 3º BPM.

Em 18 de Novembro é inaugurada a sede do

Pelotão pelo Sr. Coman-dante Geral Coronel Jesus

Linares Guimarães.

No mesmo ano o Pelotão ganha o seu primeiro

veículo. Era um Jeep Willys de prefixo 64.

É criada a 4ª Companhia, passando a pertencer ao 17º BPM, com sede em

Gravataí. Em 8 de Outubro foi iniciado o segundo curso de formação de Policiais Militares em Alvorada,

sob responsabilidade do 24º BPM. Concluído em

16 abril de 2010, o curso formou 77 novos soldados

para a comunidade alvoradense.

Em Janeiro o 24º BPM passa a ser comandado

pelo tenente coronel Júlio César Rocha Lo-

O Batalhão chega aos seus 10 anos composto pelo seguinte quadro de oficiais: Sub-Comandante Major Marcelo Couto de Souza, Comandante das Cias PMs Major Jefferson Marques de Melo, Che-fe do P1 e P4 Capitão

Marcelo Carlson Correa, Chefe do P2 e P3 Capitão Antônio Gregory, Analista P4 Tenente Luís Henrique

Fontoura, Comandante dos Pelotões Tenente Elnimar Ferdinando Hildebrandt, Analista SSCor Tenente

Antonio Nei Correa Brasil, Analista P3 Tenente Miguel

Marques Ourique, Co-mandante do Poe Tenente Gilnei de Souza Silva e o Coordenador dos Projetos Especiais Tenente CVMI Jorge Lamotte de Souza.

Em 1º de Agosto deste ano, foi realizado o 1º

Curso de Formação de Sol-dados Policiais Militares em

Alvorada. Contou 50 jo-vens, entre 19 e 25 anos, que depois da formatura ficaram prestando serviço

no município.

Em 10 de Julho, com o decreto 30.107 e por-taria 37/EMBM/98, cria-se o Destacamento Es-pecial de Alvorada (DEA) onde recebeu efetivo

para formar um batalhão.

Em 21 de Agosto, pelo Boletim Geral nº 160 e da portaria 001/DA/SMOV, é denominado 24º

Batalhão a Polícia Militar.

SOLENIDADE. Evento contou com a presença do Vice-Prefeito, o presidente da Acial, a Diretora do Fórum de Alvorada e comandantes da Brigada Militar.

HOMENAGENS. Os PMs que receberam homenagens pelos serviços prestados foram o Primeiro Sargento Júlio César Silva dos Santos, do Poe, o Terceiro Sargento Rodinei da Silva Cancillier, do P1, Terceiro Sargento João Carlos de Souza, da Primeira Cia, Soldado Antônio Inocêncio Cabral de Andrade, do P4, o Soldado Luis Roberto da Rosa Mariano, da Segunda Cia, o Soldado Ragire Pinto Valles, do P3, o Terceiro Sargento Alexandre dos Santos Machado, da Primeira Cia, os soldados Julianderson de Oliveira Machado, João Luís dos Santos da Silva, Benício Moraes do Nascimento e Diego Gravina Marques, todos do P2, o Primeiro Sargento Sergio Carlson Pirola, o Terceiro Sargento, Jaime de Almeida Ramos, os soldados Edson Boneta Moraes, Alexandre Felipe Moreira e Rogerio oliveira.

1954

1943

1972

1975

1989

2009

2011

2012

1998 2002

AMANDA [email protected]

SAMUEL SILVEIRA / OA

FOTOS DE SAMUEL SILVEIRA / OA

Page 9: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

ClassificadosAlvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012 Anuncie: [email protected] 30444741

V E I C U LO S I M Ó V E I S

D I V E R S O S

CARROS ALUGUEL

VENDA

Monza ano 91. Cor azul, com direção hidráulica. Por R$ 5.900. T : 34427761. Diego Automó-veis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

Monza ano 87. Cor pra-ta. Por R$ 3.900. T : 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente

MONZA

BMW 328iA Touring. Ape-nas R$ 17.900. T : 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

BMW

Gol G3 ano 2001. Azul, 4pts, travas elétricas. R$ 11.900.

T: 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

GOL

Pampa ano 96 cor branca. Apenas R$ 10.500. T : 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

PAMPA

Picasso 2001 prata. Com-pleta. Por R$ 19.900. T: 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

PICASSO

Sandero ano 2008. Com ar condicionado e direção hidráulica. Por R$ 19.900.

T: 34427761. Diego Au-tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

SANDEROBlazer ano 98. Cor prata, DLX, com GNV. Por R$ 2 3 . 5 0 0 . T: 34427761. Diego Automóveis. Av. Presi-dente Getúlio Vargas 4029.

BLAZER

Peugeot 106. Por R$ 6 mil. T: 34427761. Diego Au-

tomóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

PEUGEOT

Pálio ano 99. Por R$ 1 0 . 5 0 0 . T: 34427761. Diego Automóveis. Av. Presi-dente Getúlio Vargas 4029.

Pálio ano 2000. Por R$ 1 1 . 5 0 0 . T: 34427761. Diego Automóveis. Av. Presi-dente Getúlio Vargas 4029.

Pálio ano 2001. Por R$ 12 mil. T: 34427761. Diego Automóveis. Av. Presidente Getúlio Vargas 4029.

PÁLIO

MOTOS

VENDO moto fazer ano 2005 modelo 2006. Valor: R$ 6 mil. Tratar com Ro-gério. T: 34836489 / 92527474.

VENDO compressor de ar. T: 34839506.

VENDO Kit Gás para Kombi injetada. Barbada. T : 34839506.

PEÇAS

Astra GL 1.8. Ano 99, cor branca, gás. Com-pleto. R$ 18.500. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

ASTRA

Focus 1.6L HA. Ano 2004, prata, gás. Com-pleto. R$ 23.500. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

FOCUS

Ecosport XLT 2.0 flex. Ano 2008/2009, cor prata, com-pleto. R$ 42.500. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

ECOSPORT

Ecosport GLS 2.0 gás. Ano 96/97, cor prata, com-pleto. R$ 16.500. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

VECTRA

Fox 1.0 ano 2004/2005. Cor preta, flex. Completo, menos vidro helétrico. R$ 22.500.

T: 34832475. JRS Au-tomóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Vargas, 938.

FOX

Kombi branca ano 94, en-vidraçada. R$ 9.800. T: 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Vargas 2991.

KOMBI

Kombi 2000 com GNV. Vid-rada. Valor R$ 16.800. T : 91970926.

Vende-se Gol 2000. Lacra-do. IJN 1568. R$ 12 mil. T: 84368141.

Santana quatro portas, ano 97, prata, completa, menos vidro helétrico, com GNV. R$ 1 3 . 9 0 0 . T: 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Vargas 2991.

SANTANA

Parati prata, ano 94, turbo e susp. rebaixada legalizada. Vid., trav. e esp. el. alarme, roda de liga 15, xenon. R$ 1 5 . 9 0 0 . T: 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Vargas 2991.

PARATI

Fiesta quatro portas, branco, ano 99. R$ 10.900. T: 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Vargas 2991.

FIESTA

Pálio WK ELX 1.4. Ano 09/10 cor preta, flex, completo. R$ 32.900. T: 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presi-dente Getúlio Vargas, 938.

Ecosport XLS 1.6 flex. Ano 2006, cor branca, com-pleto. R$ 29.900. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

Ecosport GL cinza, ano 91, alarme, trava el. anti-furto, ar quente, limpador e desem-baçador trazeiro. R$ 6.900.

T: 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Var-gas 2991.

1 DORMITÓRIO

1 DORMITÓRIO

2 DORMITÓRIOS

3 DORMITÓRIOS

2 DORMITÓRIOS

APARTAMENTO bairro In-tersul. 1dorm. Garagem, sacada, peq. pátio. R$ 550. Com caução de dois me-s e s . T: 84252734.

Alugo casa com dois dorms. R$ 350. Com caução. P/3 p e s s o a s . T: 96723932.

CONQUISTE sua independ-ência financeira, more no que é seu. Casas de 1dorm. a partir de R$ 89.900. T : 30823322 / 34435971. www.demetrioimoveis.com.br.

IMPERDÍVEL casa nova, pronta, 3dorms. c/suíte. Use FGTS. Oferta: R$ 130 mil. T: 30823322 / 34435971. www.demetrioimoveis.com.br.

SOBRADO 2dorms. com la-vabo e pátio privativo. Todo murado. Por apenas R$ 118 mil. T: 30823322 / 34435971. www.demetrio-imoveis.com.br.

CASA 2dorms. Ótima. Nova, pronta para morar em exce-lente localização. Ape-nas R$ 115 mil. T: 30823322 / 34435971. www.demetrio-imoveis.com.br.

SAMARITANA casa usada, 2dorms, toda murada. À vista R$ 70 mil. T : 30823322 / 34435971. www.demetrioimoveis.com.br.

COMPRE agora casa nova 2dorms com pátio, toda mu-rada, em ótima localização. R$ 120 mil. T: 30823322 / 34435971. www.demetrio-imoveis.com.br.

Anuncie nos classificados d’O Alvoradense. T : 33444741.Anuncie. T: 33444741.

CASA mista 2dorms, terre-no 10x20. Pátio com entra-da para carro. Bairro Stella Maris. R$ 14 mil. T : 34836220 / 81923512.

É FÁCIL anunciar seus ser-viços de maneira prática e eficiente. Apenas R$ 8,90 anúncio comum e R$ 10,90 fundo amarelo. T : 30444741.

Fiat Uno Fire 2002/2002. Branco 4 pts GNV ótimo es-tado. Som MP3 roda LV. R$ 7500 a vista. Ac proposta. Tratar com Salvador. T : 93752605 / 34432939.

UNO

Uno Mille Fire flex duas por-tas. Ano 2005/2006. Branco. Limpador e desembaçador trazeiro. R$ 15.800. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

Civic LX 02/02 azul gás completo. R$ 24.500. T:

34832475. JRS Au-tomóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Vargas, 938.

CIVIC

Scenic PRI 2.0 16v. Ano 04/04 bege, gás, com-pleto. R$ 25.900. T : 34832475. JRS Automóveis, a certeza de bons negócios. Av. Presidente Getúlio Var-gas, 938.

SCENIC

FAZER

CG FAN

CG FAN cinca, 2008, único dono. R$ 3.600. T : 34426896. Léo Car. Av. Presidente Getúlio Vargas 2991.

Anuncie no novo classifica-dos d’O Alvoradense. Ap-enas R$ 8,90 o anúncio co-mum e R$ 10,90 o anúncio com fundo amarelo. Tenha retorno garantido. T : 30444741

Anuncie no novo classifi-cados d’O Alvoradense. Apenas R$ 8,90 o anúncio comum e R$ 10,90 amarelo.

T: 30444741

Anuncie no novo classifi-cados d’O Alvoradense. Apenas R$ 8,90 o anúncio comum e R$ 10,90 amarelo.

T: 30444741

TERRENOS

OUTROS

TERRENO 16x130, verten-te ótimo p/criar peixe. Rua R. Vila São Cristóvão, Via-mão. R$ 35 mil ac Carro. T:

94149649.

VENDE-SE um terreno grande, gradeado e murado no Centro de Alvorada. T: 91018220.

CHÁCARA com 1700m² em Águas Claras, Viamão. Casa com dois dormitórios, suí-te, garagem, churrasqueira. Cercada com tela. R$ 70 mil.

T: 99725789 / 84530219.

BARBADA 3 apto + 2 lojas + alicerce p/2º piso. Novo 220mt². Só R$ 220 mil. Rua Icarai, 552. Aceito proposta.

T: 96723932.

CASA NA PRAIA em Rond-inha, 4 dorms, 2 cozinhas, 2 banheiros, churrasqueira. A cinco quadras do mar. Vendo ou troco por casa em Alvorada. Não aceito carro. Valor R$ 42 mil. T : 91740926.

Anuncie no novo classifica-dos d’O Alvoradense. Ap-enas R$ 8,90 o anúncio co-mum e R$ 10,90 com fundo a m a r e l o . T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados.

Anuncie no novo classifica-dos d’O Alvoradense. Ap-enas R$ 8,90 o anúncio co-mum e R$ 10,90 com fundo amarelo. T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados. A certeza do retorno.

Anuncie no novo classifica-dos d’O Alvoradense. Ap-enas R$ 8,90 o anúncio co-mum e R$ 10,90 com fundo amarelo. T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados.

Anuncie no novo classifica-dos d’O Alvoradense.T: 30444741

PROFISSIONAIS LIBERAIS

EMPREGOS

RELIGIOSOS

COMÉRCIO

VENDAS

Anuncie onde você é bem visto. Ligue e feche bons negócios. T: 33444741

PROFISSIONALPARA A SUA

OBRADO ALICERCE AO TELHADOORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

• REFORMAS EM GERAL • ÁGUA, LUZ E EGOTO • PISOS E AZULEJOS

• PINTURA

9658-2658

OBRAS

CHAVEIROS

MODA

FLORICULTURAS

CONSERTO

TRANSPORTES

ADVOGADOS

ELETRODOMÉSTICOSVENDO Fogão a Lenha número 2. Torro: R$ 300. Vendo também uma bito-nera 350L R$ 1 mil com r o d a d o . T: 96723932. Icaraí, 711.

PROFISSIONAL Anuncie seus serviços de maneira prática e eficiente. Apenas R$ 8,90 anúncio comum e R$ 10,90 fundo amarelo. T:

30444741.

É FÁCIL anunciar seus serviços de maneira prática e eficiente. Apenas R$ 8,90 anúncio comum e R$ 10,90 o amarelo. T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados.

JR Transporte e Turismo. Também fazemos trans-portes para faculdades em Porto Alegre. T : 34834458 / 99778674.

IGREJA QUADRANGU-LAR Vivendo o princípio do Reino. Venha viver o Reino de Deus conosco. Sexta às 15h, Sábados Culto Jovem às 19h30min e aos Domin-gos Culto da Família às 19h. Rua Ricardo F. Nunes, 444. Pastora Marineusa. T : 34839975.

NELSON CHAVEIRO

3442.11489222.8753

Consertos automotivosFechaduras - IngniçãoCilindros de Portas

Rua Icaraí, 145

LediModasLediModas

9177-76398546-3294

RUA TUPÃ, 504BAIRRO SALOMÉ

Centerciclo

BisonhinBisonhinBicicletas - Peças - Acessórios

Mão de Obra Especializada

Av. Pesidente Getúlio Vargas, 2550 - Alvorada/RSFone: 3411-6544 Email: [email protected]

Tudo para sua bicicleta.

Abra a sua franquia doMe Guia, o guia da suacidade ou bairro!

CONHEÇA A CONCESSÃO QUE TE PAGA 100%

Você vende anúncios e �ca com 100%Não precisa repassar nada!

GANHO MÉDIO

DE R$ 3 MIL POR MÊSGANHO MÉDIO

DE R$ 3 MIL POR MÊS 9242-73369892-9387

ENTREGADORES para atu-ar nos seguintes bairros de Alvorada: Salomé, Piratini, Formoza, Intersul, Jardim Algarve, Jardim Porto Ver-de, Nova Americana e Apa-recida. Atuação apenas às sextas-feiras das 6h30 às 1 2 h . T: 30444741. Não precisa ter experiência. Va-gas para ambos os sexos e sem exigência de idade.

Os classificados d’O Alvo-radense mudou. Aprovei-te e anuncie hoje mesmo, por apenas R$ 8,90. T: 30444741.

Anuncie no novo classifi-cados d’O Alvoradense. Apenas R$ 8,90 o anúncio comum e R$ 10,90 amarelo.

T: 30444741. www.oal-voradense.com.br/classifi-cados.

Anuncie no novo classifi-cados. Apenas R$ 8,90 o anúncio comum e R$ 10,90 a m a r e l o . T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados.

Anuncie no novo classifi-cados. Apenas R$ 8,90 o anúncio comum e R$ 10,90 a m a r e l o . T: 30444741. www.oalvoradense.com.br/classificados.

Page 10: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

A semana que antece-deu o Gre-Nal 393 foi polêmica, como sem-

pre acontece nas vésperas dos grandes clássicos. O problema da vez foi a capa-cidade do estádio colorado, que está em obras para a Copa do Mundo de 2014.

Ainda remexendo nos problemas que abrigam as torcidas no Estádio Beira--Rio, o Grêmio não se con-tentou com o laudo dado pela construtora Andrade Gutierrez, nem com a defi-nição da Brigada Militar. Em vez dos 750 ingressos esti-pulados na segunda-feira, o clube entende que deve re-ceber 10% dos bilhetes em relação à capacidade total do Beira-Rio para o Gre-Nal do próximo domingo, às 16h, pelo Brasileirão.

O presidente Paulo Odone chegou a enviar um ofício para a Federação Gaúcha de Futebol, Brigada Militar e Confederação Bra-sileira de Futebol exigindo a quantia, que seria em torno de 1,7 mil entradas. Apegado nas leis e no bom estatuto do torcedor, o presidente Paulo Odone, se apoiou no artigo 87 do Regulamento Geral das Competições da CBF que afirma: “O clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade máxima de ingressos corresponden-te a 10% da capacidade do estádio, desde que se manifeste em até três dias úteis antes da realização da partida, através de ofício dirigido ao clube mandante, necessariamente com cópia às federações envolvidas e à DCO”.

A polêmica só teve fim

da quarta-feira, dia 22. Uma reunião entre os dirigen-tes dos dois clubes e da Brigada Militar definiu que a torcida tricolor terá mil ingressos disponíveis. Os vermelhos terão a sua dis-posição 17,6 mil entradas. Todas elas se esgotaram em menos de 48 horas.

Menos preocupado com as questões de ocupação da arquibancada, o Inter pensa nas peças impor-tantes que faltam no seu elenco. Enquanto o Grêmio está com todo o seu time a disposição, o Colorado não poderá contar com a sua estrela maior. D’Alessandro surgiu no gramado no CT do Parque Gigante de chuteira na manhã desta terça-feira, dia 21. Fez corridas leves e trabalhos com bola, sob supervisão do fisioterapeuta Mauren Mansur. Mesmo assim, está

fora do Gre-Nal do próximo domingo, válido pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. O argentino não entra em campo desde o dia 28 de julho.

Ministério nos treinos

O técnico Vanderlei Luxemburgo afirmou em entrevista coletiva que vai esconder o time para o jogo que encerra o primeiro turno do Brasileirão. “É o (meu) trabalho e vou es-conder mesmo. Vou fechar treino, proibir a torcida e fazer várias coisas que vocês (imprensa) adoram”, disparou Luxa.

Do lado do Inter não vai ser diferente, já que o clube tem previsto dois treina-mentos com os portões fechados, um foi na quinta e outro acontece nesta sexta-feira.

Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.br10

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/lauratoscani

ESPORTES

LAURA [email protected]

O ex-jogador gremista Jardel, que hoje em dia faz estágio na comissão técnica do clube, será a peça principal no aniversário de 17 anos da conquista do BI DA LIBERTADORES. A comemoração será dia 29 de agosto. Ao lado de Jardel estarão ídolos como Danrlei, Paulo Nunes e outros que assim como ele venceram a competição em cima do Na-cional de Medellín dia 30 de agosto de 1995.

Com a retirada do “boné” no Beira Rio, a capaci-dade do Estádio aumentou para em mil lugares. Ao todo a quantidade de público para o GRE--NAL será de quase 19 mil torcedores. Para os gremistas, estariam disponíveis 750 ingressos. No entanto, na quarta-feira, em uma reunião com os dirigentes dos clubes e a Brigada Militar, ficou decidido que a torcida tricolor terá disponível mil ingressos. Aos colorados, que ficaram com 17,6 mil ingressos, a venda começou na terça e esgotou no dia seguinte. Para o lado azul da força, a venda começou somente na quinta.

Esta semana, um dos principais ídolos colorados da atualidade, D’ALESSANDRO ganha sua pró-pria grife. A apresentação foi no Ginásio Giganti-nho para a apresentação oficial da D’Ale 10, marca de produtos relacionados ao jogador criada pelo departamento de marketing do Internacional, através da área de Licenciamentos. Os primeiros artigos da D’Ale 10 se voltam ao segmento alimen-tício, com o lançamento no mercado da goma de mascar que trará mini-figuras do craque, e dos alfajores com desenhos e caricaturas do argentino nas embalagens. As novidades poderão ser encon-tradas nas maiores redes supermercadistas do Rio Grande do Sul.

O ÁRBITRO do Gre-Nal 393 será gaúcho. Leandro Vuaden estará frente ao clássico que será dispu-tado às 16h do próximo domingo no Beira-Rio. O último Gre-Nal apitado por Vuaden ocorreu em 5 de fevereiro, no Olímpico. Válido pelo Gauchão, a partida acabou empatada em 2 a 2. Marquinhos e Marcelo Moreno marcaram para os gremistas, en-quanto Dátolo e Bolívar fizeram para os vermelhos.

[email protected]

A SEMANA DA DUPLA

Rivalidade em campo antes do apito inicial

BEIRA-RIO. Palco do clássico 393, o estádio colorado passa por reformas visando a Copa do Mundo de 2014, o que diminui sua capacidade de público.

GRE-NAL. Como em todo clássico da Dupla, semana foi marcada por polêmicas

DIVULGAÇÃO / INTER / OA

ALECO MENDES / DIVULGAÇÃO / INTER / OA

Page 11: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

ESPORTESwww.oalvoradense.com.br 11Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012

Alvoradense busca patrocínio para representar cidade em competiçãoTAE KNOW DO. Aldren Pacheco vai participar do Campeonato Brasileiro em Salvador, na Bahia, no início de setembro

O Tae Know Do de Al-vorada vem fazendo história e parte des-

te mérito vem do trabalho, dedicação e sucesso na arte marcial de um alvoradense chamado Aldren Pacheco.

Filho de um dos mestres mais respeitados do Brasil ele, assim como o pai, car-rega a bandeira de Alvorada pelas competições onde passa e coloca a cidade em um local de destaque na história das artes marciais.

Hoje o filho do Mestre Enildo ostenta com orgulho mais de 200 títulos e uma das mais altas graduações na arte marcial.

Entre os títulos o mais recente é a vitória na Copa Mercosul de Tae Know Do

no começo de 2012. Nos primeiros dias de

setembro ele vai, mais uma vez, representar Alvorada em um campeonato.

Dessa vez é Salvador, na Bahia, que recebe o alvora-dense e demais membros da seleção gaúcha de Tae Know Do para o Campeona-to Brasileiro.

Jovem na idade mas veterano na arte marcial, Aldren começou os treinos com a supervisão do pai com apenas três anos de idade.

Hoje, aos 30, acumula prêmios desde a época das competições infantis e juvenis.

Apesar de ser um dos atletas mais premiados da cidade a falta de patrocínio ainda o impede de buscar novos títulos e levar o nome

de Alvorada para as compe-tições.

O apoio vem da família e amigos que acreditam na necessidade de levar o esporte alvoradense para todos os cantos do país.

A competição acontece apenas nos dois primeiros dias de setembro, mas a luta já começou.

A busca por apoio para garantir a viagem é uma das batalhas que devem ser vencidas antes mesmo de pisar no tatame.

Apesar de Alvorada ter se tornado, graças aos trabalhos de Aldren e Enildo uma referência nas artes marciais no país o reconhe-cimento ainda é pouco.

Ambos são mais conheci-dos por seu trabalho fora do que dentro da cidade onde habitam.

AMANDA [email protected]

EXPECTATIVA. Aldren, de 30 anos, treina desde criança com o pai, o Mestre Enildo Pacheco, e vai representar Alvorada no Campeonato Brasileiro de Tae Know Do que acontece nos dias 1º e 2 de Setembro, em Salvador.

PACOTES

ANUAL .................... R$ 60

MENSAL ................. R$ 7,50SEMESTRAL ............ R$ 35Assine durante o

mês de agosto e concorra a duasbolsas de viagem

E MAIS

VOCÊPEDIU E

O SEU JORNALPREFERIDOATENDEU

AGORA VOCÊ PODE RECEBER EM CASA O SEU ALVORADENSE POR APENAS

R$

POR MÊS*.

Page 12: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

C om mais de 20 anos dedicados a dança o professor Marce-

lo Gomes se tornou uma referência em Alvorada nas danças populares. Ele, que ensina axé, funk e samba tem no street dance sua verdadeira paixão e acredita que ensiná-la faz parte de sua vocação.

Foi em 1993 durante uma apresentação do Mi-chael Jackson no Estádio do Morumbi em São Paulo que ele se deu conta de que era na dança que estaria seu futuro. Ele lembra que no momento que em começou a pensar no que seria de sua carreira ficou em duvida entre a comunicação e a educação física. Foi nesse momento que a apresen-tação épica do Rei do Pop representou um divisor de águas. Ver ao vivo a grande apresentaçao do ídolo foi fundamental para a decisão de Marcelo

Para ele, a dança não envolve apenas entrete-nimento e diversão é um trabalho que precisa de profissionalização. Em bus-ca dessa profissionalização ele participa de inúmeros cursos e frequentou escolas de dança durante muito tempo. O mais recente deles aconteceu em Curitiba no começo deste ano. Na ocasião ele teve a oportu-nidade de aprender com seus ídolos. O contato com dançarinos como o ex-co-reografo de Michael Sugar Pop foi emocionante para o professor.

Sua trajetória começou como a de vários dançari-nos espalhados pelo país. Frequentando escolas, academias e danceterias em busca de conhecimento e

experiência. Nas escolas de dança ballet clássico e jazz fizeram parte da formação de Marcelo.

“A minha bandeira é a dança”

Viver de arte sob nenhum de seus aspectos é fácil. Com a dança não é diferente, mas Marcelo acredita que é com bons profissionais que os cená-rios podem mudar. Há 14 anos à frente de uma das companhias de dança de

rua mais respeitadas do Estado Marcelo se orgu-lha dos profissionais que vem formando ao longo de sua trajetória. Para ele o reconhecimento é um reflexo de todo trabalho e dedicação que ele ensina e exige de todos os seus alunos. Ele defende a dança de rua, mas não como um ativista que realiza traba-lhos filantrópicos, e sim como um profissional que exige seus direitos e que vê na popularização da dança e na formação de profis-

sionais para os palcos um futuro próspero.

Extravagância e ousadia podem ser vistos além das coreografias realizadas pelo grupo. O próprio nome da companhia foi escolhido, segundo Marcelo para mos-trar que eles possuíam um diferencial. A Stravagance Street Dance vem ao longo destes 14 anos de estrada e através dos seus 25 títulos mostrando a qualidade dos artistas gaúchos. Primeiro Alvorada Old School Com-petition. O sonho de tornar

Alvorada uma referência na dança de rua está prestes a se tornar uma realida-de. Com o trabalho com o grupo ele percebeu a necessidade de um festival de dança na cidade e orga-nizou tudo para realizar no próximo domingo o Primeiro Alvorada Old Scchool Com-petition. A primeira mostra de dança competitiva da cidade.

O evento que deve durar o dia inteiro contara com as presenças de dançari-nos e coreógrafos de todo

Estado e apresenta oficinas e mostras competitivas dos três estilos da “velha esco-la” (old school) da dança de rua. As competições de poping, b’boying e locking acontecem no domingo, dia 26 a partir das 14h30min na avenida da Pátria, número 66. Maiores informações sobre o evento podem ser adquiridas diretamente com a Stravagance Street Dance através do telefone 9124-9183 ou pelo email [email protected].

GENTE NOSSA

Alvorada nos passos do Street Dancewww.oalvoradense.com.br

12 Alvorada, de 24 a 30 de agosto de 2012

AMANDA [email protected]

MARCELO GOMES. O professor de educação, dançarino e coreógrafo tem como missão formar artistas preparados para os palcosSAMUEL SILVEIRA / OA

DEDICAÇÃO. Assim como qualquer trabalho a dança exige dedicação e empenho para alcançar os melhores resultados.

Page 13: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

[email protected]

+ Alvorada, de 24 a 30 de agosto

+ Edição 22+ Ano 1

Q uem passou pela Praça João Goulart ao longo dessa semana já começou

a perceber a mudança de cenário que a proximida-de com as comemorações da Semana Farroupilha causam.

A montagem dos pique-tes já começou e a previsão para o inicio do acampa-mento é o primeiro dia de setembro.

Há pouco mais de uma semana da abertura oficial do acampamento a mon-tagem dos piquetes está a todo vapor para que tudo esteja pronto para o grande dia.

De acordo com Cláu-dio Dipp, coordenador do acampamento alvoradense o Acampamento Farroupilha

no ano de 2012 deve ser o maior que Alvorada já viu.

Cerca de 40 piquetes já confirmaram suas inscrições se entregaram a programa-ção cultural para os 20 dias de acampamento.

Porém até a abertura oficial, dia primeiro de se-tembro, esse número ainda pode subir.

A comissão da Sema-na Farroupilha deste ano estima que pelo menos 50 piquetes podem compor o acampamento de 2012.

As comemorações da Revolução Farroupilha relembram a Guerra dos Farrapos - um dos mais lon-gos e significativos embates entre civis e militares do país - foram dez anos (de 1835 a 1845) em que se-paratistas gaúchos lutaram contra o governo imperial tendo como pano de fundo os ideais liberais, federalis-

tas e republicanos. O 20 de setembro

marca o início da Revolução quando homens armados, liderados por Gomes Jardim e Onofre Pires, entraram em Porto Alegre pela ponte da Azenha.

A data ficou registrada na história rio-grandense e é comemorada como o inicio da Revolução Farrou-pilha.

Até 1995 as comemora-ções da Revolução Farroupi-lha eram facultativas.

Foi apenas em 1995 com o decreto estadual 36.180/95 que a Constitui-ção do Estado definiu o 20 de setembro a data magma do Rio Grande do Sul.

Em Alvorada o acam-pamento é jovem, mas já reúne centenas de pessoas e provam que Alvorada tem laços fortes com o tradicio-nalismo.

Semana Farroupilha no Estado

A Semana Farroupilha de 2012 não é especial apenas em Alvorada, pelo seu crescimento em relação a outros anos. Este é o primeiro ano em que não há um patrono para os festejos farroupilhas e sim uma patrona. A escolhida foi Nilza Lessa, viúva de Barbosa Lessa e é a primei-ra mulher homenageada com o título de Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

Este ano os festejos Farroupilha em todo Estado estão sob o tema “Nossas riquezas”, que foi apresen-tado e aprovado em janeiro durante o 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Pelotas.

Assim como em anos anteriores o tema das

comemorações tem como objetivo despertar nas entidades tradicionalistas, escolas e em toda socieda-de o interesse pelo estudo e divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul.

A programação cultural dos festejos em Alvora-da fica, de acordo com o coordenador do Acampa-mento 2012, Claudio Dipp a cargo dos piquetes que apresentaram no momento de sua inscrição o roteiro com as atividades que serão realizadas ao longo dos 20 dias de acampamento. Mas algumas atividades como a chegada da Chama Crioula e grande Fandango de Encerramento já estão confirmadas.

A Chama Crioula, símbo-lo máximo das festividades Farroupilhas, chega à Praça João Goulart no dia 17 de setembro às 20h.

A Chama foi acesa na cidade de Venâncio Aires, conhecida como a capital do chimarrão, no dia 15 de agosto. Uma comitiva de autoridades alvoradenses acompanharam o evento. A chama vem percorrendo as cidades do Estado até a chegada ao Acampamen-to Farroupilha do Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre. A passagem por Alvorada deve ser comemo-rada com festa pelos pique-tes que compõem o maior acampamento da cidade. Os membros da comissão organizadora do Sétimo Acampamento Farroupilha de Alvorada irão definir na próxima terça-feira, dia 28 de agosto o patrono do acampamento 2012 e o local do Fandango de Encer-ramento do acampamento marcado para o dia 22 de setembro às 20h.

INSTALAÇÃO. O ano de 2012 deve ter o maior Acampamento Farroupilha que Alvorada já viu. Segundo a organização, quarenta piquetes já estão confirmados, mas o número final pode chegar a 50.

AMANDA [email protected]

Vem aí o maior Acampamento Farroupilha que Alvorada já viu

Page 14: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

“As mulheres gostam, os homens se decepcionam com meu corpo.”

Frase da Semana

Sabrina Sato, apresentadora.

A SEMANA DOS FAMOSOS+

SAÚDE+

A Mulher Melancia vai ter que ficar um bom tempo sem rebolar, vulgo trabalhar!

Em fase de recuperação de um tombo que levou durante show, ela passou por uma cirurgia e agora tem que pegar mais leve no rebolado por recomendações médicas.

O cantor Luciano, se irritou com uma criança que estava na pla-teia de seu show apontando uma lanterninha para o palco. Alterado e irritado, ele parou o show e gritou: “O irresponsável é você, o pai! Vou pedir para todo mundo te vaiar”.

Após pedido do cantor, os segu-ranças tiraram o brinquedinho da criança e entregaram para a dupla. Luciano tentou brincar, fez que es-tava dançando com a lanterna, mas em seguida quebrou o brinquedo e o atirou para trás do palco.

Tolerância ZERO!

A modelo Ângela Bismarchi, conhecida como “a mulher plasti-ficada” desmentiu que tenha feito tantas intervenções como dizem por aí.

- Na verdade são 13 e não 43 como insistem em dizer. O restante são procedimentos estéticos, como aplicação de botox, aumento de lábios, implantes faciais, pigmenta-ção de sobrancelha.... A lista é tão longa que faltou espaço!

Proibida!

Ficou brabinho

Bem poucas!

#2

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/gurizada

Exercícios físicos são importantes em qualquer idade, mas principalmente para quem esta em fase de cres-

cimento como os adolescentes. Se você tem vontade de fazer algum esporte mas não tem certeza qual te agrada mais e deveria investir, faça o teste para te ajudar nesta escolha: Você prefere estar sozinho ou entre amigos?

A) Às vezes sozinho, às vezes com os amigos B) Em turma. Sempre! C) Sozinha

Esportes podem ser divertidos? A) Não. Odeio. B) Sim, é lógico C) Até podem, mas nem sempre

Você prefere fazer musculação ou jogar vôlei?A) Musculação. Sinto que estou malhando de verdadeB) Vôlei! É mais divertido e o tempo passa rápidoC) Tanto faz, curto os dois

Quantas vezes por semana você acha ideal praticar algum exercício?

A) TrêsB) UmaC) Mais de três

Na educação física, você...A) Foge! B) Ama jogar com seus amigosC) Gosta mais do aquecimento, que é individual

O legal de uma academia é:A) Emagrecer!B) Conhecer gente novaC) Poder deixar o corpo mais bonito

Que esporte você jamais faria?A) Algum de lutaB) Aqueles muito sozinhos, sem interaçãoC) Futebol

Confira o resultado no blog do Gurizada!

Qual esporte combina mais com você?

Um estudo recente revelou que crianças que roncam alto ao menos duas vezes por semana são mais propensas a portar-se mal. O hábito dos pequenos também aumenta o risco de hipe-ratividade e desatenção.

“Muitas crianças ron-cam com frequência, e os desenhos animados fazem o ronco parecer fofo ou engraçado. Mas um ronco

alto que dura meses não é normal, podendo até ser um sinal de problemas respiratórios reais”, dizem os pesquisadores. Nesses casos o ideal é que os pais consultem um médi-co para saber o diagnósti-co correto. Ainda segundo especialistas, esse tipo de ronco é mais comum em crianças que tiveram um período curto ou nenhum aleitamento materno. Por

isso, “a pes-quisa tam-bém é um apoio para o incentivo à ama-mentação infantil, que faz toda diferença na saúde e desenvolvimento das crianças”, diz o estudo.

Crianças que roncam alto tendem a se comportar mal, diz estudo

Page 15: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

POR ANE SOARES

Customize sua camiseta

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/luznapassarela

#3

Sabrina Sato, apresentadora.

A SEMANA DOS FAMOSOS

A presença de Nicole Bahls é diversão garan-tida no reality A Fazenda. Esta semana, a fofa teve um diálogo para lá de engraçado com as galinhas! - Vocês falam muito rápido e a tia não entende. Calma, gente, fala uma de cada vez!”

Quando as bichinhas começaram a se bicar (lite-ralmente), Nicole deu até lição de moral:

- Pode brigar não, hein. Eu sei que não sou a melhor pessoa para falar isso, mas é melhor não brigar. Porque será que elas se entenderam tão bem?

A apresentadora Xuxa conhecida pelas madeixas loiras, inovou no visual e apareceu de cabelos escu-ros durante evento no Rio de Janeiro.

A transformação, que faz parte de uma ação comercial de tinturas da marca Wella, ganhou des-taque nas redes sociais e entrou para os Trending Topics do Twitter. Divididos, parte dos internautas disse ter aprovado o novo visual, enquanto outros criticaram o look.

Seu visual tem sido comparado ao de Nina, de Avenida Brasil.

Amigas para sempre

Trocou a tintura

Vira e mexe aparece em blogs de street style alguma camiseta recortada que da aquela vontade de ter também.

Até porque, uma camiseta exclusiva #todas-quer! Achei algumas camisetas de caveirinhas que

são lindas e descobri um passo a passo de como fazer. Pegue uma camiseta lisa e mãos á obra meninas:

Materiais necessários: + Tesoura+ Camiseta

+ Caneta para tecido+ Folhas de papel

1) O mais importante é desenhar o logo ou o que você quiser recortar. Se achar que a sua coordenação motora não é das melhores, imprima o desenho e recorte o “miolo”. Depois, basta passar a caneta para tecido no interior do desenho

2) Dica: Coloque folhas de papel dentro da camiseta para evitar que manche o verso da sua t-shirt

3) Recorte o papel em cima das linhas de caneta que você fez, ou se preferir, pinte com tinta acrílica e coloque aplicações, como tachas e lantejoulas ++ Veja no blog alguns moldes para customizar as suas camisetas!

PATROCÍNIO:

Crianças que roncam alto tendem a se comportar mal, diz estudo Rua União, 39, Pda 48/49, Centro

Especialidades médicas a preços populares

Agende sua consulta!

3044-43373044-3337

FONES

• Clínico Geral • Cardiologista • Ginecologista • Oftalmologista • Dermatologista • Otorrino • Urologista • Proctologista • Psicologia • Psiquiatria

• Cirurgião Geral • Medicina do Trabalho • Nutricionista • Eletro Cardiograma

Page 16: O Alvoradense #23 | 24 de Agosto de 2012

#4

A �U�I���A?

Você quer falar com quem?

Seja quem for o seu público, nós atingimos todos.

Lojista, agora você tem como falar diretamente com o seu público alvo de maneira rápida e e�ciente. Anuncie no

Caderno Mais. Todas as segundas-feiras encartado no seu O Alvoradense.Ligue: 3044.4741

O P�����L�LTE��A�I�O?

�S ��LHER�S?

TIRINHAS+aricleison

luluzinha teen

CRUZADAS+AGENDA+ [email protected]

Ainda dá tempo de ir até o Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana prestigiar a peça escrita e pro-tagonizada por Eduardo Toledo.

O monólogo O último personagem 1968 – Um ensaio dramático é o primeiro ensaio dramático do Teatro Circo Tabarin, companhia de Eduardo e conta a história de um jovem que em um dos períodos mais dramático da historia brasilei-ra - a ditadura militar – se viu diante de toda gama de sen-

timentos que apenas a prisão pode causar a uma pessoa.

A peça está em cartaz até o próximo domingo, dia 26 sempre às 20h. Ingressos cus-tam R$ 20,00 e R$ 10,00 para Clube do Assinante ZH, classe artística, estudantes, professo-res, aposentados, sindicatos, industriários e comerciários.

O teatro Carlos Carvalho fica no segundo andar da Casa de Cultura Mário Quintana Rua dos Andradas ,736 2 º andar, centro de Porto Alegre.

O Último Personagem 1968

Sábado, 25/08

Domingo, 26/08

Sexta, 24/08

O duelo entre funk e pagode conta nessa semana com as presenças da Pagode RS In-cendeia, Bonde dos Provocantes, DJ Jorginho e Márcio MX. A festa começa às 23h30min e os ingressos antecipados podem ser encontrados na RedLar da parada 50 ou pelos telefones 9210-7354 e 8425-3940. Masculino é R$10 e feminino gratuito a noite toda. A Taquareira fica na Rua Oscar Schick, 122, quase esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

A Taquareira Triplo X recebe o Dj Fernando Jr da rádio 104 FM para animar Alvorada jun-tamente com a Galera do Tchê e Dj Jorginho. A festa começa às 23h os ingressos masculinos custam R$10. Mulheres não pagam. Ingressos antecipados podem ser encontrados na RedLar da parada 50 ou pelos telefones (51) 9210-7354 e 8425-3940. A Taquareira Triplo X fica na Rua Oscar Schick, 122 quase esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

A Pagode Vip, festa já tradicional nos do-mingos da Oz Academia, nessa semana tem a presença do Grupo Motivo A+ e convida-dos. Além da presença do Dj Douglas MPC.

Ingressos masculinos custam R$10 e as mulheres não pagam a noite toda. A Oz Academia fica na Avenida Presidente Getulio Vargas, 2710, parada 50.

O Subtê Café recebe os mais novos repre-sentantes da música instrumental portoale-grense. O quarteto Fool Jazz vem à Alvorada executar suas composições próprias e versos jazzísticas de canções do universo pop. A ban-da também tem influência em outros ritmos.

A Fool Jazz é composta por Cristiano Ludwig no Sax Tenor, Gustavo Capitani no Contrabaixo, Silvio Junior na Bateria e César Haas na Gui-tarra e Violão. O show inicia às 22h. Ingressos custam R$8. O Subtê fica na São Borja 211.