O batismo nas águas

5
O BATISMO NAS ÁGUAS 10.1 - Introdução O caminho do verdadeiro discipulado começa quando uma pessoa nasce de novo. O novo nascimento não inicia quando a pessoa desce as águas batismais, mas este processo tem seu início no interior dela. Começa quando se dão os seguintes fatos: 1 - Quando uma pessoa compreende que é pecadora, que está perdida, e que está permanente- mente desnuda diante de Deus; 2 - quando reconhece que não pode se salvar por ter bom caráter ou pelas boas obras; 3 - Quando crê que o Senhor Jesus Cristo morreu como seu substituto na cruz; 4 - quando, por uma definida decisão de fé, reconhece Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador. É assim que uma pessoa se torna cristã, é importante salientar isto desde o início. Muitíssimas pessoas acham que você se torna cristão vivendo a vida cristã. Absolutamente NÃO! É preciso que você se torne cristão, antes de poder viver a vida cristã. "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto; fazei discípulos de toas as nações, batizando-0os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:18-19) (ver Atos 2:38-41). 10.2 - O Batismo nas Águas O batismo nas águas é um ato de obediência, no qual o cristão declara publica- mente a sua fé em Cristo. O batismo nas águas é também uma ordenança de Jesus: "... batizando em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:18-20). Simboliza o fim de uma vida e o início de outra. "... fomos sepultados com ele [Cristo] pelo batismo, e como Cristo ressurgiu den- tre os mortos, andemos também em novidade de vida" (Romanos 6:4-5). O batismo nas águas não é o novo nascimento, mas apenas simboliza o mesmo. Uma pessoa pode ser batizada nas águas e não ser nascida de novo, bem como ser nascida de novo e não ser batizada. O batismo nas águas, é também a maneira que Deus quer que nos identifiquemos com a obra de Cristo realizada em seu sacrifício na cruz. (Romanos 6:3). O batismo nas águas, simboliza, portanto a morte e sepultamento do nosso velho eu e a chegada da nova vida. (Romanos 6:4). A palavra batismo vem do grego 'batizo" que significa imergir, mergulhar . Ser batizado então significa ser totalmente imerso nas águas. Quando uma pessoa se arrepende do seu pecado e crê que Jesus morreu por ela diante de muitas testemunhas, esta deve ser levada às águas. Porque Jesus ordenaria que os seus crentes fizessem uma coisa tão estranha assim?

description

 

Transcript of O batismo nas águas

Page 1: O batismo nas águas

O BATISMO NAS ÁGUAS

10.1 - Introdução

O caminho do verdadeiro discipulado começa quando uma pessoa nasce de novo. O novo nascimento não inicia quando a pessoa desce as águas batismais, mas este processo tem seu início no interior dela. Começa quando se dão os seguintes fatos:

1 - Quando uma pessoa compreende que é pecadora, que está perdida, e que está permanente-mente desnuda diante de Deus;

2 - quando reconhece que não pode se salvar por ter bom caráter ou pelas boas obras;

3 - Quando crê que o Senhor Jesus Cristo morreu como seu substituto na cruz;

4 - quando, por uma definida decisão de fé, reconhece Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador.

É assim que uma pessoa se torna cristã, é importante salientar isto desde o início. Muitíssimas pessoas acham que você se torna cristão vivendo a vida cristã. Absolutamente NÃO! É preciso que você se torne cristão, antes de poder viver a vida cristã.

"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto; fazei discípulos de toas as nações, batizando-0os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:18-19) (ver Atos 2:38-41).

10.2 - O Batismo nas Águas

O batismo nas águas é um ato de obediência, no qual o cristão declara publica-mente a sua fé em Cristo.

O batismo nas águas é também uma ordenança de Jesus: "... batizando em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:18-20). Simboliza o fim de uma vida e o início de outra.

"... fomos sepultados com ele [Cristo] pelo batismo, e como Cristo ressurgiu den-tre os mortos, andemos também em novidade de vida" (Romanos 6:4-5).

O batismo nas águas não é o novo nascimento, mas apenas simboliza o mesmo. Uma pessoa pode ser batizada nas águas e não ser nascida de novo, bem como ser nascida de novo e não ser batizada.

O batismo nas águas, é também a maneira que Deus quer que nos identifiquemos com a obra de Cristo realizada em seu sacrifício na cruz. (Romanos 6:3).

O batismo nas águas, simboliza, portanto a morte e sepultamento do nosso velho eu e a chegada da nova vida. (Romanos 6:4).

A palavra batismo vem do grego 'batizo" que significa imergir, mergulhar. Ser batizado então significa ser totalmente imerso nas águas.

Quando uma pessoa se arrepende do seu pecado e crê que Jesus morreu por ela diante de muitas testemunhas, esta deve ser levada às águas. Porque Jesus ordenaria que os seus crentes fizessem uma coisa tão estranha assim?

Page 2: O batismo nas águas

Mais especificamente, porque o batismo nos identifica com três realidades, reali-dade esta que tomamos posse conforme Romanos 6:1-4:

a) nos identifica com a morte de Cristo;

b) nos identifica com o sepultamento de Cristo;

c) nos identifica com a ressurreição de Cristo, para que andemos em novidade de vida.

10.3 - O que Significa esta Identificação

Através desta identificação nos apropriamos de toas as bênçãos da obra de Cristo:

a) através da morte de Cristo recebemos perdão de nossos pecados;

b) através do sepultamento de Cristo recebemos a bênção da morte para o pecado;

c) através de sua ressurreição recebemos a bênção da novidade de vida. Um novo coração e uma nova vida. (João 3:5).

d) ele morreu... eu morri com Ele (Romanos 6:6-7);

e) ele foi sepultado... eu fui sepultado com Ele (Romanos 6:3-4);

f) ele ressuscitou... eu tenho uma nova vida nEle (Romanos 6:4, 5);

g) Ele subiu ao céu... também subi com Ele (Efésios 2:6; Colossenses 3:1).

10.4 - A Necessidade do Batismo

A finalidade do batismo não é salvar, ou seja, levar a pessoa para o céu, nem mesmo para lavar os pecados, como muitos pensam.

O batismo nem é realizado para ajudar na salvação, nem mesmo para garantir as bênçãos de Deus.

O batismo é necessário para obediência e para, como já dissemos, para a identifi-cação com a obra de Cristo, também para que o novo convertido confesse publicamente a sua fé.

O batismo é também o meio legal de ingressarmos na Igreja local, pois todo aque-le que crê e confessa publicamente que Jesus é o Senhor de sua vida faz parte da Igreja de Jesus Cristo.

10.5 - O Batismo nas Águas é:

10.5.1 - Seu sepultamento:

Um culto de sepultamento não é para matar alguém, Ele é somente realizado quando a pessoa já está morta. E assim, pelo fato de você já ter "morrido" em Cristo, você enterra a sua antiga vida no batismo nas águas.

Page 3: O batismo nas águas

10.5.2 - A sua ressurreição a uma nova vida:

Você se levanta da água demonstrando e declarando que você é uma criação em Cristo!

"Ora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Pois sa-bendo que uma vez que Cristo ressuscitou dentre os mortos ele não pode morrer novamente. A morte não mais tem domínio sobre Ele.

Em sua morte, ele morreu para o pecado de uma vez por todas, mas a vida que ele vive, ele vive para Deus. Semelhantemente, considerem-se mortos para o pecado, porém vivos para Deus em Cristo Jesus." (Romanos 6:8-11).

10.6 - Os Dois Reinos

"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos introduziu no Reino do seu filho que ele ama." (Colossenses 1:13).

Todos os homens nascidos no mundo são nascidos no Reino das trevas - são nas-cidos escravos do ditador Satanás. Não há nenhum caminho de saída do reino, exceto pela morte, e não há nenhum caminho de entrada no Reino de Deus, exceto pelo nascimento.

Assim sendo, Jesus tornou-se a nossa morte, como também o nosso novo nasci-mento - e isto declaramos no batismo nas águas.

10.7 - As Duas Raças

Assim, como há dois reinos, assim também, dentro de cada reino, existe uma ra-ção diferente de pessoas:

a) a ração adâmica povoa o reino das trevas

b) a nova criação povoa o reino de Deus.

10.7.1 - O primeiro Adão

"Pois em Adão todos morreram..." (I Coríntios 15:22). (ver. Romanos 5:12).

Adão foi o pai de todos nós, de toda a raça humana. O pecado de Adão alienou a todos nós de Deus. Devido ao seu pecado, todos nós herdamos a sua natureza rebelde e en-ferma, e tornamo-nos sujeitos à morte. Os descendentes de Adão são chamados de "raça adâ-mica".

10.7.2 - O último Adão

"Assim que, no tempo exatamente certo, quando éramos ainda débeis, Cristo mor-reu pelos ímpios." (Romanos 5:6).

Não havia nenhuma maneira pela qual Deus pudesse transformar a ração adâmica caída. Ele tinha que dar um fim a esta raça e começar uma raça humana totalmente nova.

Jesus foi o último Adão. Ele veio como o último nascido da raça adâmica e como o primog6enito de uma nova raça.

Page 4: O batismo nas águas

Enquanto estava pendurado na cruz, ele ficou lá na qualidade de último Adão - o último nascido da raça adâmica. Quando ele morreu na cruz, morreram também a ração adâ-mica e a natureza pecaminosa.

Nele, Deus aniquilou a criação caída. A raça adâmica morreu ali com Cristo.

10.8 - O Segundo Homem

"... assim também em Cristo todos serão vivificados" (I Coríntios 15:22"). Jesus veio na qualidade de novo homem de Deus; através do qual uma nova raça seria criada. Jesus ressuscitou dentre os mortos - não na qualidade de último Adão, mas na qualidade de segundo homem, a cabeça da nova criação.

"assim está também escrito: o primeiro homem Adão tornou-se uma alma vivente; o último Adão [Cristo], um espírito vivificante... o primeiro homem era do pó da terra, o se-gundo homem do céu.

"Assim como era o homem terreno, assim também são os que são da terra; e assim como é o homem do céu, assim também são os que são do céu. E exatamente como recebemos a semelhança do homem terreno, assim também receberemos a semelhança do homem do céu. (I Coríntios 15:45-49).

10.9 - A Nova Criação

"Portanto, se qualquer pessoa está em Cristo, ela é uma nova criatura. As coisas velhas já são passado e as coisas novas já são presente." [tudo se fez novo]. (II Coríntios 5:17) (ver Efésios 2:10).

No batismo da água declaramos a todos os nossos amigos e conhecidos que não mais fazemos parte da raça adâmica e do reino das trevas. Somos uma nova criação em Cristo e pertencemos ao reino de Deus.

10.10 - Para quem é o Batismo?

1 - O batismo nas águas é para quem crê; 'quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16).

"... o que impede que eu seja batizado?... responde Filipe: é lícito se tu creres de todo o coração." (Atos 8:37).

2 - O batismo é para quem se arrepende de seus pecados: "arrependei-vos e cada um seja bati-zado." (Atos 2:38).

10.11 - Como Deve ser Feito o Batismo nas Águas?

O batismo deve ser feito em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo, conforme Mateus 28:19.

O batismo deve ser feito por imersão, conforme Mateus 3:3-17 e Atos 8:36-39.

10.12 - Desenrolar da Cerimônia

LOCAL: pode ser feito num rio, lago ou numa piscina (geralmente na igreja).

Page 5: O batismo nas águas

APRESENTAÇÃO: é colocado todo o grupo a ser batizado diante da igreja, logo o ministério, juntamente com a igreja, realizam uma oração de agradecimento e interseção pelos candidatos.

BATISMO: logo é formado filas (se for na piscina da igreja) ou grupos (se for num rio ou lago). O candidato entra na água e aguarda o início do ato, um por um.

ATO: no ato do batismo o ministro realiza algumas perguntas ao candidato. De-senrola-se da seguinte maneira:

Ministro: qual é o seu nome?

Candidato: Fulano de Tal.

Ministro: Sr. Fulano de Tal já aceitou Jesus como único e suficiente Salvador de sua alma?

Candidato: Sim

Ministro: Sr. Fulano de Tal promete diante de Deus, da Igreja, e do seu ministro que vai ser fiel a Deus, vai obedecer a palavra de Deus e guardar os princípios e ensinamentos desta igreja enquanto viver?

Candidato: Sim.

Ministro: Conforme a sua declaração de fé, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo de Deus.

IMERSÃO: o candidato coloca as duas mãos espalmadas, junta uma com a outra e ao mesmo tempo fechando o nariz para evitar que entre água no mesmo.

Logo o ministro inclina o candidato para trás, até uma imersão total e a imersão ocorre rapidamente.

Pós ato: enquanto a Igreja canta cânticos alusivos à cerimônia, o batizado começa a sair da água e os diáconos e diaconisas envolvem-no com uma grande toalha, OBS.: o can-didato vai vestir roupas batismais para participar da cerimônia e o mesmo deverá vestir por baixo das vestes batismais um abrigo ou calça e camisa, que não sejam transparentes.

ENTREGA DE CERTIFICADOS: o batizado, logo após o batismo, deverá trocar de roupa e voltar para o templo, onde será entregue certificados de conclusão de discipulado básico e batismo.

Amém!