O Buritizeiro

12
O Buritizeiro Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro Ano I Nº 1 Outubro de 2013 Cidade cria orçamento participativo Buritizeiro incluída no programa Cidades Digitais Município investe em recuperação de estradas Acompanhe as ações da Secretaria de Saúde Prefeitura estimula participação dos servidores na elaboração do orçamento, do estatuto e do plano de cargos e salários da categoria No ano em que Buritizeiro completa 50 anos de emancipa- ção político-administrativa, ini- cia-se um novo tempo para o seu povo trabalhador, que deseja ver a sua terra em constante progres- so. Na prefeitura, os servidores estão sendo chamados a partici- par da elaboração do orçamento do município, para o ano de 2014. Antes, em junho/julho participa- ram ativamente da elaboração do estatuto e do plano de cargos e salários da categoria, objetivando tornar mais atraente a carreira do servidor público. Página 5 Página 2 Página 9 Páginas 6 e 7

description

Primeiro número

Transcript of O Buritizeiro

Page 1: O Buritizeiro

O BuritizeiroInformativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro – Ano I – Nº 1 – Outubro de 2013

Cidade cria orçamento participativo

Buritizeiro incluída no programa Cidades Digitais

Município investe em recuperação de estradas

Acompanhe as ações da Secretaria de Saúde

Prefeitura estimula participação dos servidores na elaboração do orçamento, do estatuto e do plano de cargos e salários da categoria

No ano em que Buritizeiro completa 50 anos de emancipa-ção político-administrativa, ini-cia-se um novo tempo para o seu povo trabalhador, que deseja ver a sua terra em constante progres-so. Na prefeitura, os servidores estão sendo chamados a partici-par da elaboração do orçamento do município, para o ano de 2014. Antes, em junho/julho participa-ram ativamente da elaboração do estatuto e do plano de cargos e salários da categoria, objetivando tornar mais atraente a carreira do servidor público.

Página 5

Página 2 Página 9 Páginas 6 e 7

Page 2: O Buritizeiro

2

Além de garantir o direito legal sobre as propriedades, possibilitará a prefeitura construir escolas e postos de saúde

2Prefeitura de BuritizeiroPrefeito: Luiz Carneiro de Abreu JúniorVice-prefeito: Cláudio Abreu BarbosaChefe de Gabinete: Eduardo Carneiro

Diretor de Comunicação: José Carlos CostaProdução de texto: José Carlos Costa Fotografi as: Eduardo Carneiro, Valéria Melo e José Carlos Costa

Governo do estado e município garantem regularização fundiária

Buritizeiro incluída no programa Cidades Digitais

expediente

Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

Brasília, 14/10/2013 – Mais 262 municí-pios de todas as regiões do Brasil – dentre os quais Buritizeiro - vão fazer parte da se-gunda etapa do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O anúncio das cidades contempladas foi feito em con-junto pelos Ministérios das Comunicações e do Planejamento no último dia 14.

“Assim como o governo está fazendo com o Mais Médicos, para promover médicos nos municípios onde não tem, nós temos de fa-zer os nossos programas para levar internet”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele reforçou que a banda larga é absolutamente importante para um país que está crescendo de maneira inclusiva.

A nova etapa do Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes e vai contar com um investimento de R$ 201,7 mi-lhões, do Programa de Aceleração do Cresci-mento (PAC). Na seleção, foram levados em consideração uma combinação fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga. O resultado fi nal com a lista completa

dos municípios escolhidos pode ser conferida aqui no item Seleção 2013 – PAC 2.

Paulo Bernardo afi rmou que o programa vai tanto ajudar os municípios a melhorarem sua gestão, como também está cumprindo o ob-jetivo do governo de ampliar e popularizar a banda larga no País. “O Cidades Digitais vai co-nectar todas as unidades do município em uma rede de fi bra óptica, o que ajuda tanto a admi-nistração do município quanto o cidadão.”

Benefi ciadosO Cidades Digitais tem o objetivo de moder-

nizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fi bras ópticas que pos-sibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo ele-trônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplica-tivos de e-gov nas áreas fi nanceira, de tribu-tação, educação e saúde, bem como a capa-citação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e

gratuito em espaços públicos de grande cir-culação, como praças, parques e rodoviárias.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fi bra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, con-tratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipa-mentos, serviços de instalação, suporte técni-co e capacitação da administração municipal.

O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a de-fi nição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de esco-lhidas, terão dois meses para visitar os municí-pios e apresentar o projeto executivo ao Ministé-rio das Comunicações. Após o aval do Minicom, começa a instalação do programa nas cidades.

As cidades que recebem o Cidades Digi-tais são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do pro-grama, em que 80 municípios foram contem-plados. A infraestrutura nessas primeiras loca-lidades encontra-se em fase de implantação e tem conclusão prevista para fevereiro de 2014.

A prefeitura assinou convênio com o Ins-tituto de Terras de Minas Gerais – ITER - com o objetivo de regularizar imóveis urbanos de Buritizeiro, incluindo os dos distritos de Ca-choeira do Manteiga e Paredão de Minas.

No último dia 27 de setembro, os servi-dores municipais, Rodrigo Vieira, Diretor de Administração Tributária, e Givelino Lopes, Diretor de Tributos, participaram de curso de capacitação técnica, em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, para que seja dado início a mais um programa de governo.

Essa ação trará valorização a mais de 70% dos imóveis do nosso município e gerará em-prego e renda, haja vista que, com os imóveis regularizados, as famílias poderão participar do programa “MINHA CASA MINHA VIDA”, do governo federal, para construir e reformar casas, adquirindo materiais de construção no comércio local.

A regularização possibilitará ao municí-pio acesso a terrenos para construir escolas e postos de saúde.

Page 3: O Buritizeiro

3

O prefeito Luizinho Carneiro e o vice-prefeito e secretário de Cultura, Cláudio Barbosa, expuseram à secretá-ria Eliane Parreiras a diversidade cultu-ral de nosso município, com destaque para o rico acervo histórico-turístico-cultural representado pela ponte Ma-rechal Hermes, o prédio da Fundação Caio Martins e também o da há tempos desativada estação ferroviária, além das famosas trilhas e cachoeiras da re-gião. Buscaram sensibilizar a secretária no sentido de que o Estado envide es-forços para que esses prédios e a pon-te Marechal Hermes sejam restaurados.

Eliane Parreiras mostrou-se sensível às reivindicações se comprometeu a le-vá-las ao governo do Estado. Segundo a secretária, a ponte Marechal Hermes é patrimônio não apenas de Pirapora, de Buritizeiro e de Minas, mas sim de todo o Brasil. “A ponte Marechal Her-mes é um símbolo histórico que não pode permanecer como está, sua res-tauração é mais que urgente e necessá-ria e, para isso haverá todo o empenho do governo do Estado, buscando inclu-sive apoio de parcerias”, concluiu.

Prefeitura reinvidica restauração da ponte Marechal Hermes, da Escola Caio Martins e da estação ferroviária

Secretária da Cultura visita Buritizeiro e assume compromissos

Buritizeiro ganha moderno ginásio poliesportivo

Através de um projeto junto ao PAC 2 do Governo Federal, Buritizeiro vai ganhar um moderno ginásio poliesportivo, que será mais um grande espaço para a execu-ção do esporte e lazer no município. O gi-násio será construído na Escola Municipal Maria de Sales, no Bairro Jardim dos Buri-tis, ao custo previsto de R$ 497 mil.

Uma das prioridades da prefeitura é disponibilizar para todos os estudantes buritizeirenses uma boa estrutura para levar adiante os seus estudos e ter acesso ao esporte e ao lazer. O novo espaço cer-tamente trará mais conforto e segurança para a realização das atividades esporti-vas e culturais. A quadra será construída de acordo com os padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimen-to da Educação Básica (Fundeb), tendo arquibancada, cobertura e vestiário.

Em diversas áreas, a administração ante-rior implantou o caos. No caso da Secretaria de Cultura, o de consequências mais danosas foi o risco de cancelamento de um convênio vinculado à secretaria, fi rmado entre o mu-nicípio e o Ministério de Esportes, em 2010.

Como outros convênios, também nesse, envolvendo o Programa Segundo Tempo, a administração anterior não cumpriu as me-tas pactuadas nos prazos estabelecidos, por pouco inviabilizando o projeto, de grande al-cance social. Foi necessário um grande esfor-ço da administração atual, refazendo e repac-tuando as ações não realizadas, formatando adequadamente o projeto, dentro de suas di-retrizes e metas.

O Segundo Tempo objetiva democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de for-ma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fa-tor de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áre-as de vulnerabilidade social. Tem ainda como

princípios, o esporte e o lazer como direito de cada um e dever do Estado; a universalização e inclusão social e também a democratização da gestão e da participação.

Aqui, o projeto foi batizado como Progra-ma Segundo Tempo nas Barrancas do São Francisco.

A Secretaria de Cultura incrementou o pro-jeto, fazendo parcerias com instituições esco-lares e com a Fundação Caio Martins, cuja localização possibilita a integração do espaço físico junto à Quadra Poliesportiva Francisco Ribeiro da Cruz.

Outras ações: atendimento do reforço ali-mentar; contratação de recursos humanos para atender os núcleos; parceria com a Se-cretaria de Educação, que cedeu os profi s-sionais para o reforço escolar; campanha de divulgação volante, visitas e cadastramento de educandos em todas as escolas estaduais e municipais; capacitação de profi ssionais e atendimento ao núcleo rural, no distrito de Cachoeira do Manteiga.

Programa Segundo Tempo esteve ameaçado

Page 4: O Buritizeiro

4

Automatização do abastecimento de água na Fazenda Varginha

Atendendo a um pedido dos moradores da Fazenda Varginha, o SAAE, que já havia co-operado na parte técnica para a implantação do sistema de água da comunidade, auxilian-do na construção de redes e montagem de caixas d’água, mais uma vez se faz presente nessa comunidade, desta vez nstalando dis-positivos de automação para o abastecimento de água.

O serviço foi realizado na segunda quinze-na de abril pelos servidores Manoel Magno e Adeuilson Salvador, com o apoio do Sr. Nilti-nho e Sra. Edvalda, ambos benefi ciados pelo abastecimento.

Adequação do fornecimento de água para a escola de São Bento

Concluída a sua construção no ano de

2012, a Escola Estadual do Distrito de São Bento ainda não entrou em efetiva atividade, e um dos motivos é a pouca oferta de água na localidade. Para resolver o problema, entre os dias 29 de abril e 2 de maio, o SAAE de Buri-tizeiro, órgão que coopera com a manutenção do abastecimento de água do distrito, através da sua Seção de Abastecimento e Saneamen-to Rural, instalou na escola um sistema de rebombeamento, no qual a água armazena-da em uma caixa d’água de 5m³, ao nível do solo, é transportada para outra caixa d’água sobre a laje da escola, dando maior autono-mia e garantindo a reposição da água consu-mida. O material e a mão de obra para esse serviço foram fornecidos pelo Serviço Autô-nomo de Água e Esgoto de Buritizeiro.

Extensão na rede de água no Bairro Novo Buritizeiro

Para uma melhor qualidade de vida dos moradores da parte alta do Bairro Novo Bu-ritizeiro, o Serviço Autônomo de Água e Es-goto, SAAE, que é uma autarquia do munici-pal, fez um acréscimo de 200 metros na rede de abastecimento de água nesse bairro, ser-viços fi nalizados no mês de abril, materiali-zando assim o direito de dezenas de famílias de passarem a contar com água encanada e devidamente tratada em suas casas. As obras para a implantação da rede de distribuição de água em todos os bairros, mesmo os mais longínquos, serão uma realidade.

Buscando proporcionar aos moradores uma melhor qualidade de vida, o SAAE - Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto -, de Buriti-zeiro, realiza ampliação de 1 km e 700 metros da sua rede urbana, na parte alta dos Bairros Vila Maria, Dom Bosco e Imaculada Conceição.

Segundo Jovelino Gomes, diretor do SAAE, a meta do projeto ora em execução é

levar água tratada a 100% das residências, fa-zer o recadastramento dos consumidores e a colocação de hidrômetros em todas as casas. Outra meta que, segundo ele, deverá ser atin-gida brevemente é o fornecimento de água 24 horas por dia. “Onde não tiver rede de água na cidade, o SAAE fará tudo que for possível para levar”, disse.

No dia 21 de agosto, a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimen-to dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informou que já foi concluído o processo licitatório para escolha da empre-sa que, ao custo previsto de R$ 486.482,51, se encarregará da elaboração do projeto da rede de esgotamento sanitário. A vencedora da licitação foi a DESPRO - Desenvolvimen-to de Projetos e Consultoria Ltda., com pre-visão de entrega do projeto à Codevasf em até 210 dias. Defi nida essa fase, será feita li-citação para escolha da empresa que cuida-rá da retomada da implantação da estação

de tratamento e da rede de esgotamento sa-nitário, em Buritizeiro, com investimento previsto na ordem de R$20 milhões.

As obras de esgotamento sanitário são uma das ações prioritárias da Codevasf no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográ-fi cas do São Francisco e do Parnaíba, pois aju-dam a controlar e prevenir inúmeras doenças de veiculação hídrica, melhoram as condições de saúde, segurança e conforto dos benefi ciá-rios, além de melhorar as atividades comerciais e industriais, com a eliminação da poluição do solo, bem como com a conservação dos recur-sos hídricos superfi ciais e subterrâneos.

Levar água tratada para todos é prioridade para a Prefeitura de Buritizeiro

Prefeitura amplia rede de água em vários bairros da cidade

Projeto da rede de esgoto de Buritizeiro já está sendo elaborado

Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

Page 5: O Buritizeiro

5

Prefeitura, IBAM, sindicato e servidores discutiram elaboração de lei da estrutura administrativa, do estatuto dos servidores, estatuto do magistério e dos planos de cargos e salários da categoria

Planejamento participativo, novidade para servidores em Buritizeiro

“Essa iniciativa da pre-

feitura é uma antiga reivindicação do SIN-

DIBURI, pois compreendemos que tal processo se faz

necessário. Estamos acompanhando todo esse trabalho, que

demonstra ser um trabalho sério, em que nos foi permitido acom-

panhar, discutir e opinar sobre vários pontos pertinentes à vida dos

servidores públicos do nosso município, como representantes que somos

da categoria, e também com a participação do Sr. Adelson Gomes do Prado,

servidor público (operador de máquinas pesadas), e de alguns professores in-

tegrantes da comissão do magistério. Enfi m, posso dizer com propriedade que

se trata de um processo democrático e transparente com a participação efetiva

dos servidores. Esperamos que tanto os interesses do muni-

cípio quanto dos servidores sejam atendidos no fi nal

desse trabalho”.

Edson Mendes dos Santos, um

dos representantes do Sindicato

dos Servidores Municipais de

Buritizeiro (SINDIBURI)

“Penso que foi muito impor-

tante o processo de estudo e acompanha-

mento do anteprojeto de lei do plano de carrei-

ra. Entendo que a presença dos técnicos do IBAM

foi um momento democrático e de socialização. Foram

momentos de ampla discussão dos capítulos e artigos,

feitos pelos membros da comissão da Educação, formada

por técnicos e por professores, membros da comissão do

sindicato dos servidores públicos de Buritizeiro, represen-

tantes da área de saúde, secretaria de obras e urbanis-

mo, funcionários do quadro técnico administrativo da

prefeitura, bem como secretários de saúde, educa-

ção e administração do município”.

Gabriela de Souza Braga,

professora

servidor público (operador de máquinas pesadas), e de alguns professores in-

tegrantes da comissão do magistério. Enfi m, posso dizer com propriedade que

tegrantes da comissão do magistério. Enfi m, posso dizer com propriedade que

se trata de um processo democrático e transparente com a participação efetiva

se trata de um processo democrático e transparente com a participação efetiva

dos servidores. Esperamos que tanto os interesses do muni-

dos servidores. Esperamos que tanto os interesses do muni-

cípio quanto dos servidores sejam atendidos no fi nal

cípio quanto dos servidores sejam atendidos no fi nal

, um

dos representantes do Sindicato

mo, funcionários do quadro técnico administrativo da

prefeitura, bem como secretários de saúde, educa-

prefeitura, bem como secretários de saúde, educa-

ção e administração do município”. ção e administração do município”.

Gabriela de Souza BragaGabriela de Souza Braga

professoraprofessoraprofessora

“Agradeço à Adminis-

tração municipal pelo grande empe-

nho em construir uma nova estrutura fun-

cional, e de forma a mais transparente possível,

buscando solucionar as grandes disparidades deixadas

por administradores passados, que desvalorizavam um dos

maiores patrimônios do município, que são os seus servidores.

Através desse encontro com os técnicos do IBAM, fi cou ainda

mais evidente que estamos agora vivenciando uma gestão parti-

cipativa. Vimos que servidores, Sindicato e técnicos participaram

ativamente com propostas para montagem do PCCV e da fi cha

de avaliação de desempenho profi ssional dos servidores, instru-

mentos, através dos quais, agora sim, poderemos prosseguir

na carreira de servidor. O que nos incentiva a buscar ainda

mais qualifi cações, para prestar um serviço de melhor

qualidade para a população.”

Douglas Souza,

Vigilância Sanitária

No período de 8 a 11 de julho, na sala de multimeios da Secretaria de Educação, a pre-feitura de Buritizeiro, patrocinou encontros entre representantes dos servidores, à frente o sindicato da categoria, com técnicos do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Mu-nicipal –, do Rio de Janeiro, contratado para prestar assessoramento técnico na elaboração dos anteprojetos de Lei da Estrutura Adminis-trativa, do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (o atual é anterior à promulgação da Constituição Federal de 1988), do Estatuto do Magistério, e dos Planos de Cargos, Carrei-ras e Vencimentos e do Sistema de Avaliação de Desempenho. Presentes, membros da Co-missão da Educação, formada por técnicos e professores, membros do SINDIBURI, repre-sentantes da área da saúde, da secretaria de Obras e Urbanismo, servidores do quadro téc-nico-administrativo da prefeitura, bem como secretários de Saúde, Maria da Piedade, da Educação, Cristina Santos, da Administração, Tadeu Mariano, e Sebastião Marques.

AA

ooppiinniiããoo ddee qquueeeemmmm ppppaaaarrrrttiicciippppoouuuu

“Considero que Buri-tizeiro passou por um momento único em sua história, escrevendo os documentos que irão reger a vida dos pro-fi ssionais públicos municipais, em discussão

com técnicos do IBAM, servidores, representante do sindicato municipal e representante do Execu-tivo/administração. Estamos vivenciando um ato democrático, talvez nunca visto por aqui”.

Tatiana E. B. Parrela, professora integrante da Comissão do Magistério

Page 6: O Buritizeiro

6

Nos primeiros meses deste ano, Buritizei-ro conviveu com um surto de dengue, com a confi rmação de centenas de casos, exigin-do por parte da Prefeitura e especialmente da Secretaria Municipal de Saúde um gran-de esforço no enfrentamento da epidemia. De acordo com a secretária de Saúde, Maria da Piedade, “nossos servidores, especialmente os da Vigilância Sanitária, verdadeiros guer-reiros, entraram de corpo e alma no combate ao mosquito aedes aegypti, felizmente com grande êxito”.

Contudo, nessa batalha não basta apenas o espírito guerreiro dos agentes da vigilância sanitária. Ainda segundo a secretária de Saú-de, a participação de cada morador é funda-mental para acabar com a dengue, porque de 80% a 90% dos focos do mosquito Aedes ae-gypti são encontrados pelos agentes de Vigi-lância Ambiental dentro das residências.

Há mais de dois anos, pacientes residen-tes no município de Buritizeiro que necessi-tam de tratamento fora de domicílio estavam privados desse benefício, em consequência do caos instalado na administração anterior, principalmente na área da saúde.

Hoje, Buritizeiro já dispõe de um confor-tável e seguro micro ônibus, com 26 lugares e ar condicionado. Segundo Maria da Pieda-de Pessoa Pereira, secretária de Saúde, “com muito sacrifício e com o apoio da prefeitura, conseguimos quitar os débitos que a saúde de Buritizeiro tinha com a AMESF, dívidas herdadas da administração anterior. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes do nos-so município, que necessitam de tratamento fora de domicílio, o conforto e os meios ne-cessários para que sejam tratados de forma digna e humanizada, inclusive, colocamos à disposição desses pacientes e acompanhan-tes casa de apoio em Montes Claros e em Belo Horizonte”, concluiu.

Depois de sete meses embargada pela Vi-gilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde (GRS), de Pirapora, a sala de radio-logia do Hospital Municipal Doutor Rodolfo Mallard voltou a funcionar, em março último.

De acordo com a Secretária de Saúde, Maria da Piedade Pessoa Pereira, “a liberação da sala de radiologia do Hospital Municipal Dr. Rodol-fo Mallard proporciona a todos nós um gran-de alívio e, sobretudo, nos eleva a autoestima. Sabemos que, no campo da saúde, essa vitó-ria é apenas a primeira de muitas que ainda precisam acontecer, para que, enfi m, o povo de Buritizeiro tenha acesso a procedimentos médi-cos a que tem direito e de que necessita. Muito ainda há por fazer. Felizmente, agora, em nos-so município, os tempos são outros, respiramos novos ares. Contamos com a compreensão de todos, com o apoio da administração municipal e com uma equipe guerreira, cônscia de seus deveres e obrigações e que estará sempre a ser-viço da comunidade”, disse.

A secretária de Saúde, Maria da Piedade Pessoa Pereira, exalta o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. “Ao longo de sua tra-jetória, o ACS tornou-se um instrumento de articulação entre os serviços de saúde e a co-munidade, desenvolvendo ações básicas e ati-vidades de caráter educativo, contribuindo, assim, para a construção e consolidação dos sistemas de saúde. O ACS é o elo entre a co-munidade e o sistema de saúde. É também um instrumento transformador. É importante re-conhecermos o relevante trabalho que o ACS tem desenvolvido como membro das equipes de saúde da família, isso pode ser percebido, especialmente através do aumento das taxas de cobertura do pré-natal, de vacinação, de vigilância da saúde da criança e da mulher. Revestidos de muita garra, e com os recursos que vão descobrindo dentro de si, os ACS vêm desenvolvendo suas atividades, em favor do nosso povo, superando os desafi os que se co-locam em seu caminho”, concluiu.

Micro ônibus para quem necessita de tratamento fora do domicílio volta a prestar o serviço. Município oferece casa de apoio aos pacientes de Buritizeiro em Montes Claros e em Belo Horizonte

Sala de raio x do Hospital Rodolfo Malard voltou a funcionar

Vigilância Sanitária desdobrou-se no combate à dengue

Elogios à atuação dos Agentes Comunitários de Saúde

Prefeitura trabalha para oferecer saúde de qualidade à populaçãoInformativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

Page 7: O Buritizeiro

7

Prefeitura trabalha para oferecer saúde de qualidade à população HOSPITAL 24 HORAS

Com atendimento de urgência e emer-gência à população de Buritizeiro, o Hospi-tal Municipal Dr. Rodolfo Mallard atende cer-ca de 3 mil consultas/mês, com atendimento diário de radiologia, eletroencefalograma, exames laboratoriais (24 horas), exames de média e de alta complexidade de pacientes internados (tomografi a e ultrassonografi a), além de plantões médicos nas clínicas de obstetrícia, cirurgia geral e anestesiologia. Às terças-feiras, um médico ortopedista atende pacientes agendados. O hospital conta tam-bém com serviço de Assistência Social, ob-jetivando tratamento mais humanizado para os pacientes, e também com um centro de fi sioterapia, com duas profi ssionais atuando em tempo integral.

CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIALOferece atendimentos médico-psiquiátricos e psicológicos, além de tratamentos intensivos e semi-intensivos a pacientes especiais.

FARMÁCIA DE MINASDisponibiliza medicamentos gratuitos para a população.

LABORATÓRIO REGIONAL DE PRÓTESE DENTÁRIA

Fornece próteses totais (dentaduras) para quem necessita desse tipo de atendimento.

VIGILÂNCIA SANITÁRIAAgentes fi scalizam estabelecimentos de saú-de e comerciais, visando a cuidar da saúde da população de Buritizeiro.

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)

Com atendimento nas áreas de: Periodontia (tratamento de gengiva)Endodontia (tratamento de canal)Tratamento a pacientes com necessidades

especiaisCirurgia bucomaxilofacial e traumatologiaDiagnóstico bucal (biópsias e tratamento

de lesões bucais)

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Com as seguintes especialidades:NeurologiaCardiologiaOrtopediaEndocrinologiaDisponibiliza também à população as espe-

cialidades de Dermatologia e Urologia, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde.

CENTRO DE SAÚDE DA MULHERCom as seguintes especialidades: Pediatria Ginecologia Fonoaudiologia Psicologia

OUTROS PROGRAMASTFD – Tratamento Fora do Domicílio, com transporte para atendimento médico e exa-mes, feitos fora do município.MAIS VIDA – Buritizeiro conta com duas vagas semanais, para encaminhamento de pacientes idosos para atendimento especializado em di-versas áreas na saúde do idoso, obedecendo a critérios de encaminhamento do programa.MÃES DE MINAS – Atenção voltada a ges-tantes e crianças no primeiro ano de vida. O serviço é agendado pelo PSF, acompanhado pelo call center do Estado.CASAS DE APOIO – Em Montes Claros e Belo Horizonte, disponibilizando abrigo aos acompanhantes de pacientes internados e a pacientes em tratamento.

INAUGURAÇÃO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO EM CACHOEIRA DE TEOBALDO

Desde 2010, os habitantes de Cachoeira do Teobaldo aguardavam esse consultório, o que agora foi possível com melhoramentos feitos no prédio, tais como instalação hidráulica e elétrica.

Para maior conforto e comodidade da popu-lação, os pacientes desse distrito não mais ne-cessitam deslocar-se até a sede em busca de atendimento médico, odontológico, psicológico e de consulta com nutricionista, uma vez que es-ses profi ssionais visitam o distrito. Igualmente, para comodidade desses pacientes, exames labo-ratoriais são colhidos no local, por funcionário especialmente designado para esse serviço.

A SAÚDE EM NÚMEROSRelação das Unidades com procedimentos realizados no mês de setembro/2013

Centro de Saúde Maria Donatildes (Centro de Saúde da Mulher e Centro de Especiali-dades Médicas):Procedimentos realizados: 2.280Consultas médicas (cardiologia, clínica mé-

dica, pediatria, ortopedia, endocrinologia, neurologia, pré-natal e ginecologia)

Atendimento em enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e procedimentos ortopédicos (gesso)

Centro de Especialidades OdontológicasProcedimentos realizados: 343Consultas odontológicas, procedimentos

odontológicos e prótese dentária

Centro de Odontologia MunicipalProcedimentos realizados: 266Consultas odontológicas e procedimentos

odontológicos

Hospital Municipal Dr. Rodolfo MallardProcedimentos realizados: 8.682Internações: 74Partos: 30Cirurgias: 10Procedimentos realizados: consultas médi-

cas; fi sioterapia; serviço social; administra-ção de medicamentos; eletrocardiograma; RX; reidratação oral; nebulização; retirada de pontos; aferição de pressão; curativos; cirurgias e pequenas cirurgias; observação; internações; partos; serviço de nutrição; dietética para paciente internado; ultras-som; eletrocardiograma com laudo etc.

Page 8: O Buritizeiro

8Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

No último dia 4, de 13h às 17h, foi reali-zado, na sede da SEMED - Secretaria de Edu-cação -, o Seminário Municipal da Agricultu-ra Familiar, realizado pela SEDET - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial, em parceria com a EMATER-MG e CMDRS, opor-tunidade em que foram tratados os seguintes assuntos: Crédito Rural e Renegociação da Lei 12.844 com os Bancos do Brasil e Banco do Nordeste; nova diretoria do CMDRS; Seguro

Safra; Programa Minha Casa Minha Vida; De-claração de Aptdão e Enquadramento.

Participaram do seminário o prefeito Lui-zinho Carneiro, secretário Municipal de De-senvolvimento Territorial, Amadeu Soares, e toda sua equipe de trabalho, Emater-MG, pre-sidentes e representantes de todos os acam-pamentos/assentamentos do município, re-presentantes dos bancos Brasil, Nordeste e Sicoob, além de assessores da prefeitura.

Seminário Municipal da Agricultura Familiar e I Encontro com Produtores Rurais de Buritizeiro buscaram ações que benefi ciem o homem do campo, inclusive no aspecto relativo à segurança

Produtores rurais de Buritizeiro recebem atenção da prefeitura

No dia 21 de agosto, na Pousada Sertão Ve-redas, a SEDET – Secretaria Municipal de De-senvolvimento Territorial – promoveu o I En-contro com Produtores Rurais de Buritizeiro, com a seguinte pauta: 1 – semiárido; 2 - leis de incentivo; 3 - linhas de crédito; 4 – educação; 5 – saúde; 6 - patrulha rural; 7 - manutenção de estradas; 8 - criação da associação.

Na oportunidade, foram levantadas as se-guintes demandas: 1 – Manutenção das es-tradas rurais para escoamento da produção; 2 – instalação de energia elétrica; 3 – constru-ção e instalação de um matadouro/frigorífi co municipal ou por meio de parcerias público-privadas (PPP’s); 4 – verticalização dos seto-res primários e secundários, buscando insta-lar indústrias que integrem esses setores, tais como, indústria de celulose e madeira lami-nada; 5 - criação, instalação e funcionamen-to da patrulha rural; 6 - instalação de torre com sinal de celular na área central do cha-padão, ou seja no espaço negro de sinal que

fi ca mais ou menos no trevo de Brasilândia, na BR 365; 7 – criação da associação partici-pante rural.

Presentes, representantes da: Agromen Se-mentes Agrícolas, Serra Norte Agropecuária; Fazenda Petkov; Fazenda Palestina; Fazen-da Santa Clara / Rio Rancho Agropecuária; Fazenda Santa Marta, Fazenda São Jose das Gaitas,; Fazenda Genipapo; Fazendas Santo Antônio / Ibiraçu e Frondosa; Fazenda Sam-baíba de Minas; representada por Gilson Fer-nandes.

Demais participantes: Eustáquio, presi-dente da Câmara de Vereadores; Carlos Al-berto, da Emater MG; Rosivaldo, do Sindica-to dos Produtores Rurais de Pirapora; Norival F. das Flores, do Banco do Nordeste; Cemig; Omar, do Sicoob São Francisco; Heizer Rodri-gues de Souza, Comandante da PMMG - Bu-ritizeiro e demais representantes da PM de Buritizeiro e Pirapora; representantes da Pre-feitura Municipal de Buritizeiro.

No fi nal de setembro, a Prefeitura de Buritizeiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial – SEDET -, participou da 2ª feira do Agronegócio, ex-pondo as potencialidades do município.

Foram parceiros da prefeitura, neste evento: a Fazenda Serra Norte, expondo mudas e grãos de café; Agromem Semen-tes, expondo grãos de soja; CEPAV Lan-ça III, comercializando doces e licores produzidos com frutos do cerrado; API-CATE, comercializando mel de abelha e mostrando todo o seu processo de fabri-cação. A Contovalle Algodoeira expôs al-godão em sua forma bruta e pronto para industrialização. A Escola Estadual Sílvia de Alencar mostrou seu projeto social vol-tado para artes como pintura em tela, pin-tura em tecidos e esculturas com mate-rial reciclado. O extrativista José Maria de Souza expôs o baru em sua forma natural e a castanha, após extração, e a empre-sária Wagdeny Cardoso de Souza, da Co-mercial São Pedro, expôs milho e carvão.

Atendendo a uma reivindicação apre-sentada no “Encontro com Produtores Rurais de Buritizeiro”, em 21 de agosto último, promovido pela Secretaria de De-senvolvimento Territorial - SEDET -, no Hotel Sertão Veredas, o prefeito Luizinho Carneiro e o Chefe de Gabinete Eduardo Carneiro participaram no dia 13 de setem-bro de audiência com o Chefe do Gabine-te Militar do Governador de Minas Gerais, Coronel Martins, com o Major Anderson, e com o Major Gonzaga, responsáveis di-retos pela Defesa Civil de Minas Gerais, oportunidade em que foram tratados es-ses assuntos: a) A segurança do municí-pio e roubos na cidade; b) retorno do de-legado da polícia civil; c) possibilidade de o município ser atendido com projetos de mitigação ao período chuvoso e d) segu-rança dos produtores do meio rural que estão sendo vítimas de assaltos.

O Estado atendeu ao município, ce-dendo uma viatura para a Polícia Militar atuar na patrulha rural.

Buritizeiro presente na 2ª Feira do Agronegócio

A SEDET promove encontro com produtores rurais

Uma viatura para a Polícia Militar atuar na zona rural

Page 9: O Buritizeiro

9

A ela, cabem diversas atividades, essen-ciais para o bem-estar de todos, tais como a coleta de lixo, entulhos e galhadas, coleta do lixo caseiro e hospitalar, patrolamento de ruas, além de outros serviços tais como trans-porte de cascalho do meio rural, para recu-peração de ruas e avenidas; serviços com o caminhão-pipa, para molhar ruas, praças e jardins; limpeza do cemitério; limpeza e con-servação de praças; cuidar do aterro controla-

do (lixão), com o controle de entrada e saída de veículos, controle de descarte de resíduos sólidos urbanos. Limpeza na área do aterro e outros serviços.

Tem sido exaustivo o trabalho dessa secre-taria, uma vez que a administração passada deixou a cidade e a zona rural em absoluto abandono, com ruas e estradas totalmente de-tonadas, sujas, sem falar com inúmeros focos de dengue.

ASFALTAMENTO DE RUASA Câmara aprovou projeto de lei autori-

zando o município a contrair empréstimo na Caixa Econômica Federal, no valor de R$4.000.000,00 (sendo que R$200 mil serão a contrapartida do município, para o asfalta-mento de 21 ruas na sede de Buritizeiro). Há ainda a expectativa de liberação, por parte da União, de R$750 mil, para recuperação de ruas e avenidas da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é uma das mais requisitadas no dia-a-dia do município, auxiliando igualmente as comunidades rurais, que há tempos reivindicam melhorias

Município investe em obras de recuperação de estradas rurais

Em solenidade que contou com a presença da Presidenta Dilma Roussef e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no dia 10 de setembro, diversas municípios, em Bra-sília, assinaram convênio, com o objetivo de levar abastecimento de água à população de baixa renda. Três comunidades rurais de Buri-tizeiro foram benefi ciadas.

A meta da prefeitura é atender 100% da demanda de água encanada na cidade e no meio rural.

O PROGRAMAO programa Água para Todos é uma ação

do Governo Federal, coordenada pelo Minis-

tério da Integração Nacional, por meio da Se-cretaria de Desenvolvimento Regional, busca atender, prioritariamente, as populações de baixa renda residentes em localidades rurais do semiárido brasileiro.

O programa visa a promover a universaliza-ção do acesso e uso da água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando o pleno desenvolvimento hu-mano e vulnerabilidade social, promovendo a implantação de cisternas individuais e produti-vas, perfuração e recuperação de poços, peque-nas barragens, sistemas simplifi cados de abaste-cimento de água, kits de irrigação, para atender prioritariamente ao homem do campo.

Buritizeiro incluído no Programa Água para Todos

O município de Buritizeiro reivindi-cou e foi contemplado, em setembro úl-timo, pela Secretaria de Estado de Trans-porte e Obras Públicas - (SETOP) –, com 21 mata-burros, que serão instalados na região de Cachoeira do Teobaldo, e ain-da a construção de 14 pontes, que se-rão liberadas em quatro etapas, sendo a primeira nos córregos Bangüê, Sobrado, Nilo e Porteira.

Após a entrega das quatro primeiras pontes, o governo estadual liberará as demais até completar as 14 pontes rei-vindicadas, que certamente trarão de-senvolvimento e qualidade de vida ao meio rural, melhorando substancial-mente o escoamento da produção agrí-cola e facilitando o acesso às famílias que lá residem.

Para a zona rural, mata-burros e pontes

Para falar com a Secretaria de Urbanismo, ligue para 37412-1046.

Page 10: O Buritizeiro

10

Vinte e dois municípios mineiros, dentre os quais Buritizeiro, foram contemplados com caminhonetes 4 x 4, adquiridas por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e a Secretaria Na-cional de Defesa Civil.

O trabalho entre Estado e União fortalece

as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdec). O governo de Minas entrou com o apoio técnico às cidades, além de treinar e capacitar os profi ssionais e volun-tários das coordenadorias. Por sua vez, o Go-verno Federal selecionou os municípios e fez a compra dos veículos.

Mais uma boa notícia para Buritizeiro: o município foi premiado ao participar do processo de habilitação e seleção de pro-postas para a ação de aquisição de patrulha mecanizada, composta por escavadeira hi-dráulica e trator de esteiras, equipamentos usados para o fomento da aquicultura fami-liar, conforme informa a Portaria nº 2, de 12 de agosto de 2013, assinada pela Secretária de Planejamento e Ordenamento da Aqui-cultura do Ministério da Pesca e Aquicultu-ra, Maria Fernanda Nince Ferreira.

A proposta de Buritizeiro foi apresenta-da por meio do Sistema de Gestão de Con-vênios e Contratos de Repasse (SICONV), no programa 5800020130001, “Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Pro-dutiva da Aqüicultura Familiar no Brasil através da Aquisição de Máquinas” e con-tinha o Plano de Trabalho; Projeto Básico; e Lei Municipal que cria o Programa Mu-nicipal de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar.

Ministério da Pesca seleciona Buritizeiro para receber máquinas para o fomento à aquicultura familiar

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil ganha veículo novo

A Prefeitura de Buritizeiro, em parceria com suas secretarias, realizou, no dia 26 de junho, ação comunitária no Distrito de Cacho-eira do Manteiga. Neste ano, esse foi o terceiro distrito a receber a comitiva da prefeitura. O primeiro foi Paredão de Minas, em abril, e em seguida Cachoeira do Teobaldo, em maio. A participação das equipes de todas as secreta-rias foi fundamental para o sucesso e realiza-ção do evento, que contou ainda com o apoio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgo-to -, e da Câmara de Vereadores.

A equipe de saúde levou médicos, en-fermeiros, dentistas, coordenadores de saú-de bucal, coordenadora de atenção primá-ria, auxiliares em saúde bucal, auxiliares de enfermagem, nutricionista, fi sioterapeuta, equipe de vigilância em saúde, coordena-dor de vigilância sanitária, coordenador de vigilância ambiental, agentes de endemias, farmacêuticos. Mais de 20 profi ssionais em-penhados em atender as necessidades dos moradores da comunidade com consultas médicas, aferição de pressão, teste de glice-mia, puericultura, preventivo, distribuição de medicamentos, cadastramento do cartão SUS, dentre outros.

A equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) trabalhou efi cazmente para levantar a necessidade da oferta de ser-viços de proteção social básica e a prevenção da quebra dos vínculos familiares e comu-nitários -, ofertando ainda atendimento psi-cológico, por intermédio da psicóloga Zilda Alves Moreira. A equipe do PBF (Programa Bolsa Família) fez o recadastramento das fa-mílias benefi ciadas e averiguação das condi-cionalidades do programa, no geral.

Como em todas as ações, a equipe da Se-cretaria de Obras sempre chega à frente, pro-videnciando limpeza e recolhimento do lixo, além de fazer mapeamento para futuras in-tervenções.

A população contou ainda com o cadas-tramento do projeto Inclusão Produtivo. O

projeto consiste em reunir, num mesmo lo-cal, vários órgãos do Governo do Estado que atuam na área da agropecuária, prin-cipalmente a Emater, com o assessoramen-to na extensão rural; o Cooperar, com pro-posta de fi nanciamento; a Emepa, com a pesquisa; e, também, o Banco do Nordeste, com os recursos para atender a demanda procedente da escolha dos agricultores fa-miliares.

A secretaria de Educação lançou o Pacto Nacional de Alfabetização no Tempo Certo, na comunidade. As profi ssionais envolvidas fi zeram leitura com as crianças, interpretação de textos e diversas brincadeiras. As crianças se deliciaram com geladinhos e pipocas.

A Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer intensifi cou as ações do projeto Se-gundo Tempo, que foi implantado no distrito, e fez a entrega de jogos de camisas e bolas de futebol.

Secretarias levam serviços de cidadania e bene� cios a moradores desse e outros distritos

Ação comunitária é realizada noDistrito de Cachoeira do Manteiga

Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

Page 11: O Buritizeiro

11

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Co-devasf) entregou, no dia 2 de setembro, em Montes Claros, a prefeitos e associações, 14 patrulhas agrícolas mecanizadas – um inves-timento de cerca de R$ 1,9 milhão, que irá benefi ciar mais de 3 mil famílias de pequenos produtores rurais, totalizando mais de 15 mil pessoas diretamente benefi ciadas.

Presentes ao evento, diretores da Code-vasf em Minas Gerais, os 13 prefeitos e re-presentantes das comunidades rurais, já que algumas dessas doações foram feitas direta-mente a associações de pequenos produtores rurais, dentre as quais uma de Cachoeira do Manteiga, que repassou o maquinário para a prefeitura, devido ao seu alto custo de ma-nutenção. Cada kit é composto por um trator

agrícola, uma grade aradora hidráulica, uma batedeira de cereais, um distribuidor de cal-cário e sementes, uma ensiladeira/picadeira, uma carreta agrícola, uma plantadeira e uma roçadeira de arrasto.

Patrulhas mecanizadas darão novo impulso à produção familiar no semiárido

Comunidade de São Bento é contemplada com nova ambulância

A Defesa Civil de Buritizeiro tem traba-lhado com muita intensidade, no sentido de estar sempre presente nos momentos difíceis enfrentados pela população, especialmente na extensa zona rural, já que, no estado, o nosso município é o quarto maior em extensão terri-torial. Em setembro, por exemplo, os habitan-tes do Assentamento Primeiro de Maio rece-beram, cestas básicas fornecidas pela Defesa Civil Estadual, em consequência do longo pe-ríodo de estiagem que a região atravessa.

Desde junho último, a Defesa Civil de Bu-ritizeiro já recebeu e distribuiu 275 cestas bá-sicas, repassadas a diversas comunidades de Buritizeiro, tais como: Lança I, II, III e IV, Co-munidade do Formoso, Assentamento Santa Helena, Galhão, Fazenda Conquista, Paredão de Minas, Assentamento Limeira, Comuni-dade Veloso, Marruás, Feliznome, Distrito de Cachoeira do Teobaldo, Assentamento de São Pedro das Gaitas, Comunidade Frade, Extre-ma, Ribeirão do Gado, Pedra Lavrada, Comu-nidade Varginha e Distrito de São Bento.

A Prefeitura de Buritizeiro repassou nova ambulância para a comunidade de São Ben-to, reivindicação antiga dos moradores, que agora se sentem mais seguros, caso seja ne-cessário levar para a sede alguém em busca de atendimento médico urgente.

Prefeitura e Estado levam assistência a comunidades rurais que sofrem com a longa estiagem

Assentamento Primeiro de Maio é benefi ciado pela Defesa Civil

Decretada situação de emergência devido a estiagem prolongada

Em agosto, a prefeitura publicou o Decreto nº 303/2013, declarando o mu-nicípio em situação de emergência, ten-do em vista a longa estiagem em curso. Em consequência, a Defesa Civil de Bu-ritizeiro providenciou cestas básicas e cobertores, que foram distribuídos em comunidades rurais, como na de São Bento, onde 15 famílias foram atendidas.

Ações como essa, intermediadas pela Prefeitura de Buritizeiro, já bene-fi ciaram igualmente os distritos de Ca-choeira do Teobaldo (14 famílias), Pa-redão de Minas (12), Feliznome (15), São Pedro das Gaitas (15), Santa Hele-na (12), Limeira (20). Também foram atendidas as comunidades de: Frade, Ribeirão do Gado, Gerais (próximo a Sambaíba), Lança I, II e III, Comuni-dade Córrego das Pedras, Formoso, Ta-bocas, Pindaíba e Chupé.

A Defesa Civil de Buritizeiro per-manece atenta às necessidades das co-munidades.

Page 12: O Buritizeiro

12

O município de Buritizeiro foi contempla-do pelo Governo Federal, via FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –, com quatro novos ônibus, para o transporte es-colar, na zona rural. O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estu-dantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte di-ário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Esses ônibus chegam em boa hora, pois, como se sabe, um dos mais graves problemas enfrentados pela secretaria de Educação, de Bu-ritizeiro, é o transporte escolar, tendo em vista a extensão territorial do município, a quarta maior de Minas Gerais, que impõe à prefeitu-ra excessivos gastos, na tentativa de não deixar alunos da zona rural fora da escola.

Prefeitura recebe quatro novos ônibus para o transporte de alunos de sua extensa comunidade rural

Merenda e transporte escolar de qualidade para os estudantes

Informativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro | Outubro de 2013

Consciente de que a alimentação é uma necessidade básica ao desen-volvimento do ser humano e de que, nas fases da infância e da adolescên-cia, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físi-co, como do intelectual, do emocio-nal e do social, a Secretaria Municipal de Educação tem investido pesado no sentido de assegurar aos seus alunos uma merenda de qualidade, pois ela pode infl uenciar bastante no desempe-nho do aluno.

De acordo com a secretária munici-pal de Educação, Cristina Emília San-tos Parrela, “o período em que o aluno permanece na escola, para ele deve ser de bem-estar para facilitar o aprendi-zado. Uma boa alimentação contribui para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a re-petência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábi-tos alimentares, por isso não poupa-mos esforços para que nossos alunos sejam sempre bem atendidos e orien-tados”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Educação tem a difícil missão de não apenas assegurar aos pais o máximo de tranquilidade quanto aos cuidados e desenvolvimento de seus fi lhos, mas, antes de tudo, de oferecer aos peque-ninos um ambiente feliz e saudável. Preo-cupa-se também em proporcionar à criança um tratamento de respeito mútuo e convi-vência sadia. E, nesse sentido, apesar de to-das as difi culdades, pois encontrou a edu-cação municipal inteiramente sucateada, a

SEMED trabalha no sentido de reformar as creches, pintando os prédios, tornando-os mais agradáveis e funcionais. E assim foi fei-to nas Creches Santa Terezinha e Pai Serra Grande. Paralelamente a isso, preocupa-se também a SEMED em aplicar inovações, téc-nicas e melhorias constantes no atendimen-to às crianças e pais, através do desenvolvi-mento de métodos pedagógicos que visam a melhorar constantemente a qualidade dos seus serviços.

Merenda escolar, reforço na educação

Reforma da Creche Santa Terezinha