O Concurseiro Iniciante

20

description

Dicas de preparação para um iniciante

Transcript of O Concurseiro Iniciante

Page 1: O Concurseiro Iniciante
Page 2: O Concurseiro Iniciante

Olá, concurseiro! É um grande prazer poder lhe dar algumas dicas básicas a respeito da sua preparação para um Concurso Público. Sei que esse é um grande sonho, e ter a oportunidade de colaborar com a construção do sonho de alguém é realmente algo enriquecedor. Neste Ebook pretendo orientar àqueles concurseiros que, ou estão iniciando sua trajetória dos concursos ou precisam reorientar seus métodos por estar se sentindo, cansado, desmotivado e sem acesso a bons materiais. Por isso, vamos tratar dos seguintes tópicos:

§  Seu motivo; §  Sua meta; §  Seu ambiente; §  Seu tempo; §  10 erros que você não pode cometer.

Com certeza esse material irá colaborar com sua preparação. Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato pelo email [email protected]

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br

O Concurseiro Iniciante

Page 3: O Concurseiro Iniciante

#1. SEU MOTIVO

Page 4: O Concurseiro Iniciante

Por que você está disposto a fazer Concurso Público? Saber disso é o primeiro passo para garantir uma preparação adequada para o emprego que você almeja. Conhecer o seu motivo é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Geralmente entendemos que motivação é ter a capacidade de fazer com boa vontade determinada coisa. Ou seja: a capacidade de realizar bem uma tarefa está diretamente ligada aos seus motivos, ao que você pretende alcançar com aquela tarefa.

O Concurseiro Iniciante

Antes de pensar em fazer um Concurso Público você primeiro deve se perguntar porque está fazendo. Deve entender quais são as suas determinações e só então se lançar na preparação. Após estar convencido do que realmente lhe impulsiona, será muito mais fác i l seguir uma t r a j e t ó r i a d e s u c e s s o , s e m empecilhos criados por você mesmo em virtude da confusão sobre a sua própria vontade. Impossível estudar com prazer e determinação sem conhecer sua MOTIVAÇÃO.

Page 5: O Concurseiro Iniciante

Se você não tiver motivos para fazer um Concurso Público, não deveria estar perdendo o seu tempo com isso. Seja sincero com amigos, parentes e, principalmente, seja sincero consigo mesmo. Conheço muitas pessoas que es tudam só pa ra “da r uma satisfação aos que lhe rodeiam”. Se for o seu caso, desista disso! Existem várias possibilidades e estilos de vida. Cada um possui seus interesses e visão de mundo. Fazer um Concurso não é a única forma de alcançar a realização profissional e pessoal. Lembre-se que um emprego público lhe trará pelo menos os seguintes desafios:

O Concurseiro Iniciante

§  Tempo menos flexível para realizar suas tarefas pessoais;

§  Mais responsab i l idades e deveres;

§  L i m i t a ç ã o f i n a n c e i r a correspondente à remuneração do seu cargo;

§  Subordinação a uma chefia;

§  Mudança de cenário profissional de acordo com o momento político.

Está preparado para encarar tudo isso? Essas características do emprego público estão de acordo com a sua personalidade? Pense nisso antes de se dedicar!

Page 6: O Concurseiro Iniciante

Ao mesmo tempo, um emprego públ ico t raz pe lo menos as seguintes vantagens: §  Estabilidade financeira;

§  Garantia de salário em dia (pelo menos no atual contexto);

§  Conhecimento prévio do horário em que vai trabalhar;

§  Status junto à sociedade.

E aí? É isso mesmo que você quer? Se você decidir que sim, ainda deve superar um outro problema: há muita gente que está convencida de que quer passar num concurso, mas, mesmo tendo motivos, essas pessoas não conseguem se motivar.

O Concurseiro Iniciante

Por que isso acontece? Simplesmente porque elas se distraem ou esquecem desse objetivo, e acabam deixando que coisas secundárias atrapalhem a sua preparação. Acredite: a esmagadora maioria dos candidatos sofre desse mal. O que fazer? Simplesmente crie formas de lembrar do seu sonho. Dê um jeito de focar naquilo que realmente é importante para você. No Segredos de Concurso – www.segredosdeconcurso.com.br já estamos dando dicas de como fazer isso, e temos muito mais para lhe mostrar. Fique atento!

Page 7: O Concurseiro Iniciante

#2. SUA META

Page 8: O Concurseiro Iniciante

Pronto. Se você está lendo esse capítulo é porque já decidiu: quer mesmo fazer um concurso público e seguir uma carreira pública. Mas tem alguns detalhes – muito importantes - que você precisa considerar se quiser ter uma preparação verdade i ramente eficiente. São eles: §  Em qual região geográfica você

quer atuar?

§  Que instância você pretende escolher (municipal, estdual ou federal)?

§  Que área você quer (Policial, Saúde, Direito, Administrativa)?

Ter certeza sobre as respostas dessas perguntas irá deixar você

O Concurseiro Iniciante

focado nos concursos que você realmente deseja. Nossa sugestão é que você escolha, no máximo, 4 concursos da mesma área para se dedicar. Por exemplo: Policial Civil estadual, Policial Militar estadual e Guarda Municipal. Ou Auditor Fiscal de quatro estados distintos. Ou ainda Policial Federal e Policial R o d o v i á r i o F e d e r a l ( a m b o s federais). As possibilidades são várias, mas sempre escolha concursos na mesma área, pois assim estudará assuntos semelhantes, entendeu?

Page 9: O Concurseiro Iniciante

Outra medida importantíssima para você ter uma meta clara é definir um tempo para passar em um dos concursos que você escolheu. Esse prazo não pode ser inferior a 3 anos. Assim você terá tempo de s o b r a p a r a e s t u d a r c o m t r a n q u i l i d a d e , e r r a n d o e concertando seus erros. Com um bom prazo para se dedicar você pode planejar melhor e evitar a pressão sofrida por “ter que passar” de qualquer maneira em um concurso. Algumas pessoas consideram esse tempo muito amplo, mas pense bem: se esse é o objetivo de sua vida, não estamos falando de tanto tempo assim.

O Concurseiro Iniciante

Além disso, esse é o tempo para que os editais dos seus concursos sejam lançados algumas vezes. Com a tranquilidade de ter um prazo amplo você tem muito mais chances de ser aprovado. Acredite!

Page 10: O Concurseiro Iniciante

#3. SEU AMBIENTE

Page 11: O Concurseiro Iniciante

Depois de ter definido os motivos pelos quais você quer fazer um Concurso Público e as metas que você deve alcançar (concursos em determinado período de tempo), chegou a hora de arrumar o melhor ambiente de estudo possível. Esse é um dos assuntos mais importantes que abordamos lá no S e g r e d o s d e C o n c u r s o (www.segredosdeconcurso.com.br), mas muitas vezes ignorado pelos concurseiros. Três aspectos devem chamar a sua atenção: §  Iluminação; §  Acústica; §  Temperatura.

Não é à toa que “Iluminação” vem

O Concurseiro Iniciante

primeiro. Além de poder lhe a t r apa lha r, ca so es te j a ma l organizada, uma boa iluminação no seu ambiente de estudo pode t a m b é m i m p u l s i o n a r s e u desempenho nos estudos. Quem não já sentiu dor de cabeça por supostamente ter “estudado d e m a i s ” ? N a v e r d a d e , provavelmente, quem passa por isso ou está forçando as vistas para ler no escuro ou está ofuscando em um ambiente muito claro. Alcançar uma iluminação ideal vai lhe ajudar a otimizar o tempo do seus estudos. Pense nisso! Já a acústica costuma ser um problema para muita gente: principalmente por causa dos vizinhos.

Page 12: O Concurseiro Iniciante

Som alto, barulho de construção, discussões, passos “fortes” no apartamento de cima etc. Se você tem problemas para se concentrar por causa da acústica tente encontrar soluções pra isso. Sua qualidade de estudo cai bastante quando precisa enfrentar esse incômodo. Por fim, a temperatura. A depender do lugar onde você mora, o calor ou o frio podem ser um superdesafio no momento de estudar. C o n h e ç o p e s s o a s q u e t ê m problemas seríssimos com isso, pois a concentração fica abalada pelo desconforto do clima. Estudar suando bicas é muito inadequado, tanto quanto estar tre-

O Concurseiro Iniciante

mendo de frio. Se no seu ambiente de estudo esses elementos forem um problema não pense duas vezes: dê um jeito de resolvê-los. Parece óbvio, mas muita gente perde tempo com essas obviedades.

Page 13: O Concurseiro Iniciante

#4. SEU TEMPO

Page 14: O Concurseiro Iniciante

Gosto muito dessa frase de Balzac: “O tempo é o único capital das pessoas que têm como fortuna apenas a sua inteligência”. Como passar em um Concurso Público é privilégio para pessoas inteligentes, podemos dizer que o tempo é seu principal capital. A disputa que você faz com os concorrentes do seu concurso nada mais é que uma disputa por tempo – quem souber melhor aproveitá-lo, é o campeão. Para isso você precisa enxergar as medidas para se adotar a curto, médio e longo prazo que lhe ajudarão a poupar tempo. Ou seja, você precisará se planejar. No capítulo em que falamos de metas aqui neste Ebook já começa-

O Concurseiro Iniciante

mos a lhe dizer como você deve iniciar seu planejamento. Mas não basta. Você precisa ter um planejamento para cada concurso (inclusive os que ainda não lançaram edital). Mais que isso: você precisa ter um planejamento para cada semana e dia. Eu costumo separar o domingo para programar as minhas tarefas. Faça o mesmo! Outros fatores que irão lhe ajudar a poupar tempo são o binômio que já indicamos aqui: o seu ambiente de estudo e a sua motivação, dois fatores que vão ditar o ritmo dos seus estudos. Quanto melhor eles forem, em menos tempo você aprende.

Page 15: O Concurseiro Iniciante

No Segredos de Concurso vamos lhe orientar a poupar o máximo de tempo estudando para Concurso. Isso é fundamental para você se destacar da concorrência. Temos técnicas surpreendentes para você otimizar seu tempo. ;)

O Concurseiro Iniciante

Page 16: O Concurseiro Iniciante

10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER!

Page 17: O Concurseiro Iniciante

O Concurseiro Iniciante

§  DICA 1: Não demore muito tempo sem se relacionar com os assuntos. Se possível, tenha contato com o conteúdo programático do seu concurso todos os dias;

§  DICA 2: Não se desespere com a “pilha” dos concorrentes. O que vai fazer você ser bem-sucedido em um concurso é a sua preparação, e não o maior ou menor empenho desse ou daquele candidato. Além disso, lembre-se: “treino é treino, jogo é jogo”’

§  DICA 3: Não deixe o Concurso fora das suas diversões. Leia livros, asssista filmes e faça atividades que lhe deem argumentos úteis para o Concurso;

§  DICA 4: Não aja com seus amigos e familiares como se você pudesse estar disponível todo o tempo. Eles precisam entender que você está se dedicando a algo importante. E entenderão, se você realmente deixar isso claro pra eles;

Page 18: O Concurseiro Iniciante

O Concurseiro Iniciante

§  DICA 5: Não ignore sua individualidade ao estudar para concurso. Você tem características que vão favorecer esse ou aquele método de estudo. Considere isso ao adotar alguma prática;

§  DICA 6: Não estude por materiais superficiais nem muito complexos. Procure materiais de estudo bem divididos e medianamente aprofundados;

§  DICA 7: Evite se compensar psicologicamente por não estudar. Conheço pessoas que gastam milhares de reais em cursos e livros tentando fingir para si mesmo que está se preparando, sem estar, de fato;

§  DICA 8: Não deixe de sentir prazeres. Depois de uma boa semana de estudos vale a pena se dar um conforto, um prêmio pelos esforços na preparação;

Page 19: O Concurseiro Iniciante

O Concurseiro Iniciante

§  DICA 9: Não se desanime com insucessos. Sempre que sofrer uma derrota, lembre que esse é um momento de conhecer seus limites para superá-los;

§  DICA 10: Nunca esqueça que fazer um concurso público é uma medida para mudar a sua vida. Sendo assim, você deve tratar os esforços para a aprovação de maneira proporcional. Nunca esqueça disso!

Page 20: O Concurseiro Iniciante

www.segredosdeconcurso.com.br