O Convento De Mafra

11
Trabalho realizado por: Trabalho realizado por: Dinis Dinis 6ºD 6ºD Nº8 Nº8

description

Trabalho sobre o Covento de Mafra

Transcript of O Convento De Mafra

Page 1: O Convento De Mafra

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:DinisDinis

6ºD6ºDNº8Nº8

Page 2: O Convento De Mafra

Mandado construir por D. João V, o Real Convento de Mafra Mandado construir por D. João V, o Real Convento de Mafra é o mais importante monumento do barroco português. O é o mais importante monumento do barroco português. O conjunto arquitectónico desenvolve-se simetricamente a conjunto arquitectónico desenvolve-se simetricamente a partir de um eixo central, a basílica, ponto principal de uma partir de um eixo central, a basílica, ponto principal de uma longa fachada ladeada por dois torreões, localizando-se na longa fachada ladeada por dois torreões, localizando-se na sua zona posterior o recinto conventual da Ordem de São sua zona posterior o recinto conventual da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida. A direcção da obra Francisco da Província da Arrábida. A direcção da obra coube a João Frederico Ludovice, ourives alemão, com coube a João Frederico Ludovice, ourives alemão, com formação de arquitectura em Itália. As obras iniciaram-se formação de arquitectura em Itália. As obras iniciaram-se em 1717. A 22 de Outubro de 1730, dia do 41º aniversário em 1717. A 22 de Outubro de 1730, dia do 41º aniversário do rei, procedeu-se à sagração da basílica. O Palácio-do rei, procedeu-se à sagração da basílica. O Palácio-Convento possui uma das mais importantes bibliotecas Convento possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, constituída por cerca de 40 000 livros, e portuguesas, constituída por cerca de 40 000 livros, e numerosas obras artísticas encomendadas pelo monarca no numerosas obras artísticas encomendadas pelo monarca no país, em França, Flandres (de onde procedem os dois país, em França, Flandres (de onde procedem os dois carrilhões de 92 sinos) e Itália. Durante o reinado de D. José carrilhões de 92 sinos) e Itália. Durante o reinado de D. José criou-se a Escola de Escultura de Mafra, dirigida pelo criou-se a Escola de Escultura de Mafra, dirigida pelo italiano Alessandro Giusti, e por onde passou Machado de italiano Alessandro Giusti, e por onde passou Machado de Castro.Castro.

Page 3: O Convento De Mafra
Page 4: O Convento De Mafra

A maior parte dos livros foi encomendada A maior parte dos livros foi encomendada por D. João V  e versam temas diversos por D. João V  e versam temas diversos como Direito Civil e Eclesiástico, Medicina como Direito Civil e Eclesiástico, Medicina ou Física Experimental.ou Física Experimental.

Existem cerca de 38.000 exemplares. Para Existem cerca de 38.000 exemplares. Para a sua conservação  contribuem os  a sua conservação  contribuem os  morcegos que aqui habitam, os quais não morcegos que aqui habitam, os quais não permitem que as traças destruam as permitem que as traças destruam as obras.obras.

Page 5: O Convento De Mafra
Page 6: O Convento De Mafra

 Aqui se encontra a melhor colecção de estátuas italianas Aqui se encontra a melhor colecção de estátuas italianas existentes em Portugal do segundo quartel do século XVIII.  existentes em Portugal do segundo quartel do século XVIII.  Possui um conjunto sonoro de seis órgãos , únicos no Possui um conjunto sonoro de seis órgãos , únicos no mundo, para os quais existem partituras que só aqui mundo, para os quais existem partituras que só aqui podem ser executadas.podem ser executadas.

Os Carrilhões, encomendados por D.JoãoV, são Os Carrilhões, encomendados por D.JoãoV, são considerados como os melhores do mundo. Tocam valsas e considerados como os melhores do mundo. Tocam valsas e contradanças. Têm em conjunto 92 sinos e pesam cerca de contradanças. Têm em conjunto 92 sinos e pesam cerca de 217 toneladas217 toneladas

No total, a Basílica possui 11 capelas com 450 esculturas No total, a Basílica possui 11 capelas com 450 esculturas de mármore, 45 tribunas e é servida por 18 portas.de mármore, 45 tribunas e é servida por 18 portas.

Todas as cerimónias da Basílica eram acompanhadas de Todas as cerimónias da Basílica eram acompanhadas de canto Gregoriano. D.JoãoV, apreciador da mesma arte, canto Gregoriano. D.JoãoV, apreciador da mesma arte, reunia-se com frequência com os frades, chegando a reunia-se com frequência com os frades, chegando a cantar com eles no coro da Basílica. cantar com eles no coro da Basílica.

 

Page 7: O Convento De Mafra
Page 8: O Convento De Mafra

O Mosteiro reflecte bem o estilo de vida dos O Mosteiro reflecte bem o estilo de vida dos monges franciscanos, mito humilde, apenas com monges franciscanos, mito humilde, apenas com o essencial. Possuindo uma cozinha,  a botica, o o essencial. Possuindo uma cozinha,  a botica, o hospital ( dentro de uma capela,  e uma série de hospital ( dentro de uma capela,  e uma série de celas com abertura para um corredor central, celas com abertura para um corredor central, onde se colocavam as camas dos doentes onde se colocavam as camas dos doentes durante os ofícios religiosos), as celas dos durante os ofícios religiosos), as celas dos monges, onde os artefactos de autopunição, para monges, onde os artefactos de autopunição, para expiação do pecado, o que era uma constante expiação do pecado, o que era uma constante Estes Frades Franciscanos mantinham a Estes Frades Franciscanos mantinham a Biblioteca composta por 36 mil volumes raros.Biblioteca composta por 36 mil volumes raros.

Page 9: O Convento De Mafra
Page 10: O Convento De Mafra

A Tapada Real foi na monarquia um couto A Tapada Real foi na monarquia um couto de caça real. Trata-se de um espaço muito de caça real. Trata-se de um espaço muito rico em flora, com pinheiros mansos e rico em flora, com pinheiros mansos e bravos, sobreiros, carvalhos, plátanos e bravos, sobreiros, carvalhos, plátanos e salgueiros, entre muitos outros, e em fauna: salgueiros, entre muitos outros, e em fauna: veados, gamos, javalis, raposas, lobos, veados, gamos, javalis, raposas, lobos, águias, açores, mochos, etc.águias, açores, mochos, etc.

Page 11: O Convento De Mafra