O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do...

16
Aniversário de instalação Pág. 3 Cursos profissionalizantes Pág. 11 Comunicação Pág. 7 Arquidiocese completa 24 anos Pastoral do Menor entrega certificados para 261 adolescentes Sorocaba representada no 5º Encontro Nacional O Cristo Pantocrator No mês de julho, a paróquia Nossa Senhora Rosa Mística celebrou a trezena em louvor a padroeira e teve um momento ímpar para a comunidade e para a Arquidiocese de Sorocaba: a incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono- grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita em imagens”, Anderson Ribeiro de Lima, artesão responsável por este trabalho e que explicou mais sobre a obra. Veja na página 9. 1 Agosto / 2016 www.arquidiocesesorocaba.org.br e-mail: [email protected] Informativo mensal da Igreja Católica em Sorocaba e Região | Agosto 2016 | ano 19 | nº 213 Distribuição Gratuita

Transcript of O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do...

Page 1: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Aniversário de instalação

Pág. 3

Cursos profissionalizantes

Pág. 11

Comunicação

Pág. 7

Arquidiocese completa 24 anos

Pastoral do Menor entrega certificados para 261 adolescentes

Sorocaba representada no 5º Encontro Nacional

O Cristo Pantocrator

No mês de julho, a paróquia Nossa Senhora Rosa Mística celebrou a trezena em louvor a padroeira e teve um momento ímpar para a comunidade e para a Arquidiocese de Sorocaba: a incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita em imagens”, Anderson Ribeiro de Lima, artesão responsável por este trabalho e que explicou mais sobre a obra. Veja na página 9.

1Agosto / 2016

www.arquidiocesesorocaba.org.br e-mail: [email protected] Informativo mensal da Igreja Católica em Sorocaba e Região | Agosto 2016 | ano 19 | nº 213 Distribuição Gratuita

Page 2: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

A Palavra do Pastor Falando de Deus

Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

E X P E D I E N T E

O jornal Terceiro Milênio não se responsabiliza pelos artigos assinados.

Diretor Geral - D. Eduardo Benes de Sales Ro-drigues | Diretor Responsável - Diácono José da Cruz | Conselho Editorial - D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues - Diácono José da Cruz - Juliana Cuani - Pe Carlos Ferreira Borges Meira - Pe Inácio Kriguer - Pe José Antônio - Pe Antonio Carlos - Pe Manoel César de Camargo Junior - Pe Antonio Carlos Fernandes - Pe João Alfredo Pires de Campos | Reportagem - Juliana

-Publicação Oficial da Arquidiocese de Sorocaba - Edição mensal

Cuani - José da Cruz | Colaboradores - Gilson Delgado - Elenil Gardim Machado da Silva Gobbo| Depto Comercial - Rita Telles 9 8803.0540 / 9 9112.9487 [email protected] - Renata Miranda (Votorantim e região) 9 9714.6745 [email protected] | Redação 3229.6883 | Jornalista Responsável - Juliana Cuani - MTB 56.868 | Diagramação e Impressão: Ipanema Sistema Gráfico LTDA

Nº 213 - Tiragem: 21 mil exemplares

O desígnio de Deus é reunir em uma só família todos os(as) seus filhos(as). Deus é comunhão amorosa onde a distinção das pessoas se dá em uma oposição de relação segundo a qual ser pessoa é estar inteiramente voltado para o outro de tal modo que tudo que um é, o outro o é igualmente com Ele.

Assim orou Jesus ao Pai: que “todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que eles estejam em nós...que sejam um, como nós somos um: Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade...” (Jo 17,21-23). Por ser amor, Deus só pode ser assim: o amante (o Pai), o amado (o Filho) e o amor (o Espíri-to). O amor de dois só é verdadeiro se um se abre para um terceiro, do contrário será egoísmo a dois. Deus é família. Deus não se contentou em ser só Ele em sua Trindade, quis fazer família conosco. O universo é feito de partículas infinitamente pequenas que se atraem.

Os seres humanos sentem dentro de si esse impulso a fazer comunhão uns com os outros. Por isso a solidão é insuportável e, tornada definitiva, é a própria morte. A família humana só estará completa quando se reunirem todos os seres humanos na comu-nhão com a divina família. E toda pequena família, aquela na qual nascemos, deve espelhar o mistério da Trindade, afirmando a identidade - a distinção - das pessoas na mais profunda comunhão. Mas a pequena família desaparece. Seu sentido é preparar as pessoas para participar nesse mundo da construção da grande família humana e, depois, ser na eternidade a família dos bem-aventurados, mergulhados no mistério de Deus, que é a família, fonte e destino da humanidade.

O Filho de Deus quis vir a nós em uma pequena família. Uma família cuja existência estava inteira-mente voltada para a construção da grande família de Deus. Ali, em Nazaré, se viveu, por primeiro, intensamente, uma comunhão que lembrava perma-nentemente a comunhão da Trindade. José e Maria compreenderam que o Filho que lhes fora dado pelo Pai pela ação do Espírito Santo não era só para eles. Mais: compreenderam que eles deveriam se integrar na missão do Filho cuja existência se destinava a salvar a família humana toda.

Foi, quando da perda do menino no templo que,

Amigo (a) leitor (a)

Certas vezes deparamos em nossa vida com situações irre-fletidas. Isso mesmo: de repente somos agraciados por pessoas que nem chegamos a conhecer ou que ignoramos, nem tanto por querer desprezá-las, mas, simplesmente porque não refletimos sobre o valor dessas pessoas em nosso viver cotidiano. Nossa vida a cada dia se torna mais atribulada. E, assim, olvidamos, mesmo sem querer, aqueles que nos fazem bem e, de certa forma, colaboram para a nossa felicidade.

A história a seguir é um exemplo! Por isso, procuremos sempre olhar ao nosso redor mais próximo ou mais distante, e ganhemos o nosso tempo espalhando carinho, amor ou, no mínimo, atentando para aquilo que nos proporciona alguma satisfação ou bem.

Conta-se que... “Charles Plumb era piloto de avião na guer-ra do Vietnã. Depois de muitas missões, seu avião foi abatido. Plumb saltou de paraquedas. Foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua experiência e o que havia aprendido na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem, que sorriu, dizendo:

— Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?

— Sim, como sabe? – perguntou Plumb, espantado.— Era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que

funcionou bem, não é verdade?Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão

respondeu:— Funcionou perfeitamente, caso contrário não estaria

aqui hoje. Devo minha vida a você!Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dor-

mir, pensando: quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse “Bom Dia”? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro aprendiz.

Pensou também nas horas que o marinheiro passou hu-mildemente dobrando centenas de paraquedas, tendo em suas mãos a vida de pessoas que nem conhecia. Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à plateia: — Quem dobrou seu paraquedas hoje?

Amigo (a) leitor (a): podemos também perguntar-lhe: “Quem dobrou seu paraquedas hoje”?

Elenil Gardim Machado da Silva [email protected]

Famíliapela primeira vez, escutaram de sua boca, agora adulto diante da lei mosaica, estas palavras que lhes ressoaram misteriosas: “por que me procuráveis? Não sabíeis que estar ocupado nas coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes dissera” (Lc 2,49-50). São Lucas apenas observa que “sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração” (Lc 2,51).

Anos antes da paixão de Jesus José deixou esse mundo. Ficou o Filho e a Mãe. A pequena família se reduz agora aos dois, sempre lembrados da figura do pai, José, e fica cada vez mais claro no coração da mãe que Ele, Jesus, é todo para o Pai e para a humanidade, esta, objeto do infinito amor do Pai. E assim Maria se associa plenamente à missão do Filho. Ao pé da Cruz ela terá compreendido plenamente as palavras do menino de 12 anos e do adulto de 30, quando nas bodas de Caná lhe disse: “que temos nós a ver com isso, mulher? Minha hora ainda não chegou” (Jo 2,5).

Quando chegou a hora de Jesus, a hora suprema, lá estava ela e Ele lhe disse: “Mulher, eis aí teu filho! Depois disse ao discípulo: eis aí tua mãe” (Jo 19,26-27). Aqui se consuma a missão histórica da Sagrada Família de Nazaré e nasce a grande família de Deus que é sua Igreja. A família, a pequena, aquela na qual nascemos e crescemos passa. Sua missão é se colocar a serviço da grande família de Deus. Para isso ela deve ser uma família santa, sagrada, pois toda família é sagrada: obra de Deus, reflexo da família Trinitária e semente da imensa família dos santos que no céu can-tarão com os anjos a alegria e a glória do Deus-Amor.

Os pais – homem e mulher – geram filhos, não para si mesmos, mas para o mundo, para a grande família de irmãos que Deus intencionou ao querer a existência da humanidade. Os filhos não nos pertencem, pertencem a Deus que os destina a serem membros de sua grande família reunida pelo Espírito Santo na pessoa de seu amado Filho. O sacerdote, o consagrado, não tem a pequena família, vive integralmente para a grande família, a família definitiva que só estará completa quando chegar à plenitude do tempo. Não querer ter filhos é negar a fecundidade de Deus. Não ajudar os filhos a seguirem o próprio caminho, tentar retê-los para si, é impedir que se realizem e que participem plenamente da construção da grande família humana, é frustrá-los. Realizada é a pessoa que se sente inserida na comunhão universal. O destino do mundo depende, prezado(a) leitor(a), da maneira como cada família vive sua missão de ser semente de uma família humana nova, mais solidária e mais fraterna.

Valorizando o próximo

2 Agosto / 2016

Page 3: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

No dia 4 de julho de 2016, ao meio-dia, foi celebrada missa de ação de graças pela passagem do 92º aniversário de criação canônica da Diocese de Sorocaba, na Catedral de Nossa Senhora da Ponte, presidida pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. A missa também marcou a passagem do 24º aniversário de instalação da Arquidiocese e investidura do primeiro arcebispo, na pessoa do então bispo diocesano dom José Lambert em 1992, e os 11 anos da investidura de dom Eduardo Benes como segundo arcebispo.

Foi o papa Pio XI quem criou pela Bula “Ubi Praesu-les”, assinada em Roma no histórico 4 de julho de 1924, junto com a de Santos abrangendo todo o litoral paulista, a Diocese de Sorocaba, totalmente desmembrada da então Diocese de Botucatu e cujo território ia até as barrancas do rio Paranapanema, na divisa com o Estado do Paraná, onde estava Itararé, a última cidade da nova circunscrição ecle-

Arquidiocese completa 24 anos siástica. O cônego José Carlos de Aguirre, então pároco em Bragança Paulista, também fora designado nesta data por Pio XI como primeiro bispo diocesano de Sorocaba.

Com boa representação do clero arquidiocesano nesta festividade, iniciando a homilia Dom Eduardo lembrou que muito provavelmente nesta data no ano que vem, quando a Arquidiocese de Sorocaba fará 93 anos a cami-nho do centenário em 2024, estará à sua frente o terceiro Arcebispo, que o Papa Francisco deverá indicar, visto que como estabelece o Código de Direito Canônico ao completar 75 anos de idade colocou o cargo à disposição da Santa Sé.

“Sou grato a Deus e ao povo de Sorocaba por este tempo precioso e cheio de graças que aqui tenho vivido”

Designado como quarto bispo titular e segundo ar-cebispo metropolitano de Sorocaba no início de maio de 2005, logo após a eleição do papa Bento XVI (foi, aliás,

a primeira nomeação episcopal do sucessor do Papa São João Paulo II para o Brasil), dom Eduardo Benes tomou posse a 3 de julho seguinte e, assim, está à frente de nossa Igreja Arquidiocesana há quase 11 anos. A celebração de uma missa de ação de graças na capela do Seminário Arquidiocesano São Carlos Borromeu, em 25 de junho, com a participação dos padres da cidade e da região, marcou a passagem do 75º aniversário natalício de dom Eduardo Benes.

Em entrevista ao Diário de Sorocaba, Dom Eduardo reforçou: “Como tenho sempre afirmado, são incontáveis as recordações que conservarei como segundo arcebispo de Sorocaba. Muitos fatos e entidades haveria eu de citar que entraram em minha vida e me marcaram profunda-mente”, concluiu.

Com a colaboração de José Benedito de Almeida Gomes.

Fernando Rezende

3Agosto / 2016

Page 4: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

No dia 07 de agosto de 2016 acontecerá o XXXIII Cenáculo, maior e mais esperado evento da Renovação Carismática Ca-tólica em nossa Arquidiocese, qual nesta edição será repleto de novidades para todos os católicos da nossa região. Com o tema: “Sede Misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36), direção que todo o movimento da RCC Brasil está vivendo este ano, o Cenáculo contará com as presenças de Padre Alberto Gambarini de Itapecerica da Serra/SP que será o pregador oficial do evento, Padre Edson Roberto Daros, diretor espiritual da RCC na Arquidiocese e Ministério de Música Servos do Senhor de Piedade/SP ministrando a música e os momentos de oração. Também teremos a presença do nosso Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues que presidirá a Santa Missa.

O coordenador arquidiocesano da RCC Sorocaba, Sebastião de

A Paróquia São Roque, da cidade de Boituva, divulga a programação de sua novena que terá como tema ‘’Na vida de São Roque encontramos a Misericórdia de Deus”.

Dia 7 de agosto – Domingo – 19h – Santa MissaTema: Misericordiosos como o Pai. Preside: Pe. Júlio Cesar FernandesDia 8 de agosto - Segunda-Feira – 19h30 – Santa Missa Tema: As obras de Misericórdia. Preside: Pe. João Alfredo Pires de CamposDia 9 de agosto – Terça –Feira – 19h30 – Santa Missa Tema: Maria Mãe da Misericórdia. Preside: Pe. José Roberto da Guia AzevedoDia 10 de agosto - Quarta –Feira – 19h30 –Santa Missa Tema: Justificação, sinal maior de Misericórdia de Deus. Preside: Pe. Adelar Piccin Dia 11 de agosto – Quinta –Feira – 19h30 – Santa MissaTema: Jesus Cristo, Rosto da Misericórdia de Deus. Preside: Pe. Claudinei Barbosa Dia 12 de agosto – Sexta –Feira – 19h30- Santa Missa Tema: A Igreja implora a Misericórdia de Deus. Preside: Pe. Jorge Luiz MachadoDia 13 de agosto – Sábado – 18h – Santa Missa Tema: A Igreja concede a Misericórdia de Deus ao homem. Preside: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues – Arce-bispo MetropolitanoDia 14 de agosto – Domingo – 19h –Santa Missa Tema: Cristo Quer A Misericórdia. Preside: Pe. Ricardo Cirino VazDia 15 de agosto – Segunda –Feira - 19h30 – Santa Missa Tema: É preciso aceitar a Misericórdia de Deus. Preside: Pe. Arari dos Santos AmorimDia 16 de agosto - Dia de São Roque - Padroeiro da paróquia e da cidade de Boituva 8h –Santo Terço – Participação dos Padres, Diácono e CMPP - após o terço benção para os animais (cachorros) em frente à imagem de São Roque – lado externo da igreja matriz. 10h – Santo Terço – Participação da Catequese Paroquial 12h – Santo Terço –Participação das Oficinas de Oração 16h – Santa Missa Solene – Praça da Matriz – Procissão Festa na Praça – Quermesse Dias: 12,13 ,14,15 e 16 de agosto a partir das 18h.

O Ministério de Artes Enviados de Deus da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra, em comemoração ao 7º aniversário do Ministério, apresentou no dia 24 de julho, a peça “O Presente”. A peça, que é baseada no sucesso mundial, a coreografia conhecida como “Everything” ou “Um grito de Socorro” do grupo Skit, conta a história de Ana Júlia e as escolhas que tomou em sua

Novena e Festa de São Roque 2016

“Sede Misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” é o tema do Cenáculo 2016

Fátima Camargo, mais conhecido como Tião da RCC, está confiante com a presença dos fiéis. “Esperamos mais uma vez que os grupos de oração da nossa Arquidiocese se unam para este grande encontro voltado para todos os católicos. Todos são bem-vindos! Esperamos que aconteça um Novo Pentecostes, reavivando e reacendendo os carismas em todos nós, nos tornando cada vez mais discípulos e mis-sionários para a Igreja nos tempos atuais. Agora é com você! Monte a caravana do seu Grupo de Oração e da sua cidade! Venha para o Cenáculo! Com certeza, na presença de Jesus e de Maria, viveremos um grande Pentecostes neste domingo e você deve estar junto de nós”.

O Cenáculo acontecerá no Clube União Recreativo Sede Cam-pestre, localizado na rua Francisco Paulo Braion nº 650, no Jardim Guadalajara – Sorocaba. A entrada é gratuita. Também haverá praça de alimentação no local. Mais informações: (15) 3232-5091.

Apresentação da Peça “O Presente” vida, fazendo uma alusão com as escolhas de cada um de nós. Uma peça com um enredo impactante, levou o público do riso às lágrimas e também permitia escolher o final. O teatro foi apresentado na Igrejinha (Antigo salão Paroquial) e teve sua sessão lotada.

Por Kleber Oliveira/Foto: Diego Wander

4 Agosto / 2016

Page 5: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

No dia 10 de julho, aconteceu mais uma grande Romaria de Aparecidinha. Como há quase 60 anos, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida saiu da Catedral Metropolitana e foi levada ao Santuário no distrito da cidade. No início a romaria não era feita de forma contínua como hoje, nem com datas fixas: conta-se que a primeira menção em jornais foi em 1852, quando “o defensor” dizia que a romaria era tradicional e “acostumada”, já outros dados históricos afirmam que ela existe desde 1804 - certo é que a devoção popular já era frequente desde o século XIX.

Em 2016, a 117ª edição da Romaria com um trajeto de 16km e sol forte não atrapalhou os fiéis, em torno de 25 mil pessoas saíram da Catedral e na chegada ao Santuário eram em torno de 60 mil. Dom Eduardo ao ver muitas pessoas logo de manhã em tamanha demonstração de fé e em meio a crise em nosso país disse: “Em meio aos problemas, há uma certeza: que Deus não abandona seu povo. E assim seguir as palavras de Maria ‘fazei tudo o que Ele vos disser’”.

A programação começou nos dias 7, 8 e 9 com o Tríduo preparatório para a Romaria. No dia da peregrinação, a Missa em frente à Catedral Metropolitana começou às 5h e por volta

Devoção Mariana se renova a cada edição da Romaria de Aparecidinha

de 5h50 a imagem com os peregrinos iniciaram o percurso. Esse ano por conta de uma decisão do Ministério Público, não houve a queima de fogos e todos fiéis quando passaram pela ponte aplaudiram homenageando Nossa Senhora. Padre Evandro que acompanhou no trio elétrico complementou: “podem nos tirar os fogos, mas a fé e a devoção do povo ninguém vai conseguir tirar”.

Fazendo a primeira parada na Santa Casa por volta das 6h30, o Padre José Antonio abençoou todos os peregrinos, enfermos e as rosas do andor de Nossa Senhora. Logo após fez uma parada na esquina da rua Padre Madureira para uma homenagem. A imagem foi homenageada em mais duas paradas e seguiu cami-nho entrando pela Avenida 3 de Março, lá começaram também as doações de alimentos para os devotos.

Os irmãos Maisson e Mackson estavam descalços, agra-decendo Nossa Senhora por mais um ano. O senhor Antônio também participou da Romaria agradecendo, como faz nesta peregrinação há quase 25 anos. Grupos de Jovens também par-ticiparam e fizeram o percurso rezando e cantando com muito fervor. E em quase 5 horas de caminhada, a Santa chegou ao Santuário, por volta das 10h40. Um momento de uma emoção

grande por parte dos devotos. Logo depois da chegada, houve uma Missa campal em frente ao novo Santuário presidida pelo Padre José Antonio, concelebrada pelo Padre Evandro e com o Diácono Toninho no serviço do altar. Terminando a Missa, a imagem foi levada até a praça do Antigo Santuário onde houve Missa às 12h celebrada pelo Padre Kojak. Em seguida, a imagem ficou no Antigo Santuário para veneração.

Como todos os anos, os números de devotos na Romaria são grandes, e segundo a organização do evento, este ano o número de romeiros foi maior que no ano passado. Para o Padre José Antonio, “ver o calor, o sol forte e o cansaço com esse número de pessoas é maravilhoso. O que me impressiona mais, é a participação do jovem! Em um mundo violento e onde perdeu--se a importância do sagrado, ver a quantidade de jovens que participam da Romaria é muito lindo”.

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará no Santuário até o primeiro dia de janeiro, quando volta para a Catedral de Sorocaba.

Por: Ricardo Rocha

5Agosto / 2016

Page 6: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

De 24 a 28 de agosto, a comunidade Santa Môni-ca, pertencente à paróquia Santo Antônio, celebrará a sua padroeira. Este ano o tema da festa é “Santa Mônica anunciadora da misericórdia de Deus”. Com alegria a Comunidade de Santa Mônica convida você para celebrar e se aprofundar no testemunho da mãe de Santo Agostinho. Haverá Santa Missa e logo após a tradicional quermesse – a partir das 18h. A Comunidade fica à Rua José Del Cistia, nº 298 - Jardim Moncayo – Sorocaba.

“Enfim, Deus quer que sua Mãe seja hoje mais conhecida, mais amada e mais honrada do que nunca” (TVD 55). Para a formação permanente, as datas divulgadas para 2016 são: 7 de agosto – com a participação dos missionários Arca de Maria; 4 de setembro, 2 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro. Acontecerá das 16h às 18h no Santuário São Judas Tadeu, que fica à rua Walter Luiz D’Avila, nº 171 – Central Parque. Outras informações: 3033-0766 / 3243-8429 / 99602-5541.

O lar São Vicente de Paulo há 120 anos em Sorocaba desenvolve um trabalho social de prestação de serviços a população idosa. Por ser uma entidade caritativa, filantrópica e sem fins lucrativos todo trabalho da diretoria é voluntário.

Situados na Av. Betânia nº1255, contam hoje com 100 internos idosos que recebem visitas diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. São com mais de 300 voluntários e colaboradores que amenizam o trabalho e possibilitam uma melhor qualidade de vida aos vovôs e vovós.

Além do bazar beneficente e telemarketing, contam

Antes de iniciar as Oficinas no segundo semestre de 2016, “ocorreu-nos colocar algumas palavras sobre este serviço tão amplo e tão simples que Frei Ignácio Larrañaga nos deixou dentro da Igreja Católica. Com seu coração assemelhado ao de Jesus, buscou em todas as suas obras abranger a todos de maneira ecumênica e calorosa. As Oficinas se desenvolvem sobre um ter-reno de diversas constituições, beneficiando a cada participante de maneira diferente, segundo seu temperamento e momento de vida. Para que os efeitos de uma Oficina aflorem na vida de uma pessoa só é necessário que ela acolha seus ensinamentos de maneira cordial e bem disposta”, comenta a guia Leonor.

As 15 Sessões constroem passo a passo a capacidade de silenciar, de meditar a Palavra, de construir uma entranhada intimidade com Deus e compreensão consigo mesmo e com os irmãos. Favorece a disciplina, o autocontrole, a alegria das pequenas coisas, a sensibilidade diante da natureza e de todas as criaturas. Estão disponíveis: Oficinas para Adultos, Oficinas para Jovens, Oficina para Crianças, Cursinho Bí-blico, Curso para Casais, além de Palestras e Jornadas de Evangelização de diversos temas.

“Com a convicção de que “Deus não é teoria, nem

Festa de Santa Mônica será de 24

a 28 de agosto

Formação permanente segundo o método de

São Luiz Maria Grignion de Montfort

Segundo semestre das Oficinas de Oração e Vida

teologia. Deus é pessoa concreta...”, Frei Ignácio Larrañaga fundou as Oficinas de Oração e Vida, que se constituem num itinerário para que se possa comunicar com Deus através de diferentes maneiras de orar. Um caminho que passa pelo acalmar-se e pela oração profunda, desde a Leitura rezada até as alturas da oração de Contemplação, Meditação da Palavra, Oração de Intercessão e Oração com a natureza, nos levando ao mistério infinito do Senhor, ao diálogo de amor, que nem sempre precisa de palavras, pois é o encontro de interiorida-des. É preciso evitar ilusões e racionalismo, trabalhando com esforço, esperança e paciência. Venha conhecer e participar, traga caderno e caneta para anotações”, diz Leonor.

A Reunião de Abertura Oficina para Adultos será dia 11 de agosto (quinta-feira), às 19h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), na Av. Dr. Eugênio Salerno, nº60 sala 28 – entrada pelo estacionamento, que é grátis para os Oficinistas.

Consulte para obter informações sobre outros locais em Sorocaba e região no decorrer da segunda semana de agosto, entre os dias 7 e 13. Contato: com Ivani 3222-1310 / WhatsA-pp 9-9763-4433, com Leonor 3224-1625 / WhatsApp 9-8127-0371, ou com Cidinha Araújo WhatsApp 9-9701-0079.

Ação Beneficente no lar São Vicente de Paulotambém com o salão de eventos para captação de recursos. Este com 1600mt² comporta em média 1200 pessoas e uma área de estacionamento fechado para aproximadamente 800 automóveis. No dia 3 de setembro, a partir das 19h, aconte-cerá mais uma ação beneficente: a tradicional Sardinhada na brasa que este ano será a 40ª edição. Um evento popular, que concentra um público de 1500 pessoas, e além da saborosa sardinha, acompanha no cardápio pão, cebola, batata na conserva, vinho seco e suave e refrigerante. Reservas pelos telefones 3313-9100 ou 3313-2025 falar com Rubens ou Ivan.

6 Agosto / 2016

Page 7: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Com o tema ‘Comunicação e Liturgia’, aconteceu de 14 a 17 de julho, em Aparecida/SP, o 5º Encontro Na-cional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento, realizado a cada dois anos, teve por objetivo com este tema aprofundar a compreensão e o serviço da comuni-cação no campo da Liturgia da Igreja abrindo um novo horizonte para a articulação, animação e motivação para os membros da Pascom em todo o Brasil. A cerimônia de abertura teve início às 19h30, no dia 14, com a entrada da Bíblia. Logo após, aconteceu a primeira conferência: “Comunicação e Celebração Litúrgica”, assessorada pelo Frei José Ariovaldo da Silva, ofm, doutor em Liturgia e professor do Instituto Franciscano de Petrópolis/RJ.

Da Arquidiocese de Sorocaba, participaram 6 representan-tes: Silmara Cucchi – coordenadora arquidiocesana da Pas-Com, Diácono José da Cruz e padre Carlos Meira – assessor religioso e diretor espiritual, respectivamente, Aline Xavier, Juliana Cuani e Olavo Vicente – membros da Pascom.

Nos dias 15 e 16 as atividades foram divididas com conferências pela manhã e oficinas à tarde. Os temas debatidos foram “Comunicação e Anúncio da Palavra” e “Comunicação e Linguagem Visual”. Já para as oficinas cada participante pôde escolher dois temas, um para cada dia, entre eles ‘Dinamismo da Comunicação na Liturgia’; ‘Celebração Litúrgica na Missa’; ‘Dicas para a Pascom paroquial’, ‘Como viabilizar projetos para a Pascom’, ‘Comunicação e Espaço Sagrado’.

“Quando falamos em comunicação temos a tendência

Encontro Nacional debate Comunicação e Liturgia

de pensar nos meios de comunicação. Comunicação, na verdade, é testemunhar. A primeira coisa do agente da comunicação é ser testemunho, é viver aquilo que ele comunica. Depois sim, usar de todos os meios disponíveis e comunicar em todos os ‘novos areópagos’, nesse caso, as mídias sociais. Que desafio imenso de evangelizarmos num terreno tão movediço como esse, mas tão fluido, onde as pessoas se encontram. É ali que devemos levar a novidade do Evangelho”, disse o presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Nicioli.

“É no movimento litúrgico que nós devemos revelar Jesus. Isso precisa ser mais trabalhado: fazer com que Nosso Senhor seja mais conhecido e mais amado. Estamos alertando, formando e articulando os agentes da Pascom, para que estejam a serviço, não de outra coisa, mas do Evangelho, e que não se contentem em falar somente para quem está na comunidade”, completou.

Atividades culturais e benção de envio Na sexta-feira, segundo dia do evento, os encontristas

participaram de uma visita guiada à Basílica Nacional para conhecer curiosidades sobre a arquitetura e obras de arte do Santuário, feitas pelo artista plástico Cláudio Pastro, depois os participantes do evento conheceram a Sala dos Apóstolos, que fica atrás do nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No sábado, a atividade cultural foi o ‘Monólogo de Santa Tereza’.

Já no encerramento, Dom Darci disse que os comuni-

cadores cristãos devem estar atentos à espiritualidade. A cerimônia ocorreu no dia 17, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde foi realizado todo o evento e contou com a presença de bispos, padres, assessores e cerca de 900 agentes de Pascom e da Pastoral Litúrgica de todo o país. Na oportunidade aconteceu também o lançamento do site do 10° Mutirão Brasileiro de Comu-nicação (Muticom), evento que se intercala anualmente com o Encontro Nacional e acontecerá no ano de 2017, entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville/SC.

Após a consagração de todas as atividades comunica-cionais à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Dom Darci abençoou, motivou e enviou os agentes da Pascom. “Sintam-se enviados a continuar este belo trabalho que já estamos realizando em todo o Brasil”.

Representantes de Sorocaba com Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira e referencial da Pascom no Regional Sul 1 da CNBB

O Regional Sul 1 é a maior delegação de participantes do 5° Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida

7Agosto / 2016

Page 8: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Entre os dias 4 e 10 de julho, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima com os Arautos do Evangelho visitaram a Matriz de São João Batista em Salto de Pirapora. A “Cavalaria de Maria” dos Arautos do Evangelho faz parte das “Missões para Cristo com Maria”. A acolhida dos missionários aconteceu na entrada da cidade (Posto Trevão), na segunda-feira, 4 de julho, quando a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima deu início à carreata até a Matriz de São João Batista. Lá foi celebrada a Santa Missa com a presença dos padres Plínio e Francisco (Arautos) e o Pe. José Edmilson, Pároco da paróquia, e os diáconos Ricardo (Arautos) e Claudiney Alves, juntamente com os irmãos Arautos e fieis que lotaram a igreja Matriz.

Mozart Ramiro, integrante dos Arautos, disse ter ficado impressionado com as visitas. “A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita casas, comércios e até mesmo em repartições públicas, sem hora marcada. As pessoas ouviam o toque dos trompetes, que é o sinal que a imagem de Nos-sa Senhora de Fátima está na rua para visitar as famílias, e acolheram-na de modo fervoroso. Muitas pessoas ficaram até surpreendidas com a visita de um missionário e isso alegrou o coração delas, inclusive pessoas de outra religião receberam a visita de Nossa Senhora com alegria e isso foi contagiante”.

A programação incluiu Santa Missa com a entrada da imagem de Nossa Senhora de Fátima com os Arautos do Evangelho ao som dos trompetes e exposição do Santíssimo Sacramento diariamente, visitas aos paroquianos, atendimentos de confissões, além de uma palestra com vídeo sobre as mensagens de Nossa Senhora de Fátima. Na sexta-feira após a Missa teve a benção e imposição de

Matriz de São João Batista recebe “Missões para Cristo com Maria”

escapulários de Nossa Senhora do Carmo. No sábado houve uma grande procissão luminosa e no domingo, o encerramento da Missão Mariana com Missa e a solene coroação da imagem peregrina.

Como resultado da Missão para com a comunidade de Salto de Pirapora, o missionário Mozart Ramiro se mostrou confiante: “Queremos deixar algo concreto, sobretudo o aumento da devoção ao Imaculado Coração de Maria, que são os oratórios de Nossa Se-nhora de Fátima. O primeiro oratório foi entregue ao Papa São João Paulo II e nós temos somente no Brasil mais de 500 mil famílias que recebem estes oratórios. Este Apostolado, o Oratório de Nossa Senhora, peregrina em grupo de 30 famílias e cada família tem o compromisso diante de Deus e de Nossa Senhora de coordenar esses grupos incentivando as famílias a recitação do Santo Rosário. Assim, ajudando a incrementar o aumento da Piedade eucarística, Sacramento da confissão, Adoração ao Santíssimo Sacramento e o amor à Missa já que todos os católicos têm o dever de participar da Missa aos domingos. Enfim, nosso objetivo é servir e ajudar o padre José Edmilson que está à frente da Evangelização desta cidade querida por Nossa Senhora que é Salto Pirapora, pela mediação universal de Maria Santíssima e pelo poder da oração que nós, com a Graça de Deus, conseguimos deixar nossa mensagem aqui”.

Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio. Composta predominantemente por jovens, esta Associação está presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento,

Romeiros da paróquia São João Batista no dia 15 de julho se encontraram como o Padre Edmilson enfrente a Capela do Batismo no Santuário de Aparecida. Após o Padre Edmilson exaltar sobre o Ano da Misericórdia e a passagem da Porta Santa, os romeiros meditaram o Santo terço e foram em procissão até à Porta Santa do Santuário onde realizaram a oração particu-lar e pedidos. Participaram da Santa Missa às 9h30 presidida pelo Bispo de Aparecida com participação de vários padres inclusive do Pe. José Edmilson como concelebran-te. Participaram desta romaria 8 ônibus, sendo 6 da matriz e 2 da comunidade São Francisco. Por: Pascom Salto de Pirapora.

Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.

Por: Pascom Salto de Pirapora.

8 Agosto / 2016

Page 9: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

De 1º a 13 de julho, a paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, que tem como pároco padre Adelar Piccin, cele-brou a trezena em louvo a padroeira e teve um momento ímpar para a comunidade e para a Arquidiocese de So-rocaba: a incensação e bênção do ícone do Pantocrator, um painel de 4 metros de altura, algo inédito. A palavra ícone vem do grego e significa ‘imagem’.

Padre Almir Flávio Scomparim, que tem formação em cursos de iconografia e especialização em Arte Sacra e Espaço Litúrgico pela Faculdade Assunção, explica que este ícone feito em mosaico é raríssimo. “O ícone do Pantocrator feito na paróquia Rosa Mística tem um valor muito grande, na região encontramos apenas pinturas. O mosaico dentro da Arte Sacra é considerado a arte eterna. O ícone pintado é um ensaio para que o artista chegue ao mosaico e tem ao seu favor a durabilidade. Já o Pantocrator é um dos ícones de mais importância porque ele é o Cristo que representa o Pai, a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Ocorre que a primeira pessoa não se encarnou, então a imagem do Deus Invisível é o Cristo. Não é errado se dizer que Cristo Pantocrator é a Pessoa que nós conhecemos e é através do Cristo que vamos ao Pai”.

A incensação e bênção do ícone de Cristo, como tam-bém é chamado, aconteceu na celebração do dia 1º e no dia 12 de julho, aconteceu a cerimônia de unção do ícone. “Na cerimônia de consagração, o ícone foi abençoado e foi utilizado o óleo do Crisma porque ele se destina à veneração pública, conforme o rito oriental. No rito lati-

Paróquia Rosa Mística celebra trezena e benção do ícone do Pantocrator

no usa-se a água benta. Isso é uma particularidade deste ícone, pois se sabe que até o ano 1.000 não havia cismas dentro da Igreja então não havia essa distinção dos ritos”, complementa padre Almir.

Para Dom Eduardo Benes, que presidiu a celebração, a beleza do ícone nos lembra que Jesus conquistou todo o universo e o reconciliou com o Pai. “Pela força do seu Amor, porque Ele nos amou até a morte e morte de cruz, ressusci-tado apresentou todo o universo ao Pai, resgatando-nos com seu Sangue derramado na cruz e por isso ele foi glorificado pelo Pai. E a Ele Deus entregou o domínio sobre todas as coisas, é um domínio que não oprime, mas que pelo Espírito Santo continua a libertar os corações para que sirvam a Deus Pai e se tornem também corações misericordiosos como o coração do Pai. Este ícone há de inspirar muitas pessoas que aqui vierem para percorrerem o caminho do serviço e um dia reinarem com Cristo na eternidade”, disse ele.

“Iconografia é a Palavra de Deus, a teologia escrita em imagens”

Assim descreve Anderson Ribeiro de Lima, artesão responsável por este trabalho, que se dedica à arte sacra há 10 anos, especialmente aos seguimentos tradicionais das artes antigas, ‘mais duradouras e mais indicadas para arte sagrada’, segundo ele. Com trabalhos feitos pelo Bra-sil e em Sorocaba na igreja Santa Maria Madalena e no Santuário São Judas Tadeu, lá foram as peças de mármore do presbitério, Anderson conta que o trabalho realizado

na paróquia Rosa Mística é um exemplo típico de arte sagrada, dedicada ao culto da liturgia cristã.

“Lá foram agregadas duas artes: a técnica do mosaico bizantino praticada antes mesmo de Cristo, o que exigiu bastante estudo e debruçar sobre livros antigos, e a se-gunda técnica foi introduzir a iconografia no mosaico bizantino. Há muito a se dizer sobre iconografia, mas resumidamente ela é a Palavra de Deus, a teologia escrita em imagens. O Pantocrator, o Todo Poderoso, a imagem de Deus Pai, faz desse trabalho uma remontagem dos antigos cristãos, quando precisava-se transmitir a fé es-condida em grutas, através de imagens já que muitos não sabiam ler. Então pode-se dizer que é a nossa fé impressa em imagens. Este painel tem 4 metros e a iconografia segue os cânones, as regras que devem ser obedecidas e a coisa mais importante na iconografia é que ela é pura arte sacra, feita em oração, em contemplação, o que exige não só o conhecimento técnico, mas também uma vida de oração e espiritualidade”.

“Nesse caso a técnica do mosaico foi aplicada como uma inversão, foi montado no inverso como se fosse uma imagem toda espelhada, feita toda no ateliê e depois trans-portada para a Igreja. As peças usadas foram pedras vindas de Veneza, que para mim é um privilégio poder usar por ser um material de difícil acesso. Ele é de altíssima capacidade de refração da luz e de uma coloração única”, explica.

Colaboração: Rafael Rodrigues e Lucinha Zaneti

9Agosto / 2016

Page 10: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Na Bula Misericordiae vultus (MV), o Papa Francisco escreveu que tendo o olhar fixo em Jesus é possível, colher o Amor da Santíssima Trindade. Olhando para o testemunho de Santa Maria Goretti (Virgem e Mártir), celebrada dia 06 de julho; aprendemos com seu teste-munho de Misericórdia e Perdão! O Perdão nasce com a experiência do amor. Por isso, em Cristo – “Tudo nele fala de misericórdia”. Nele, nada há que seja desprovido de compaixão (MV n.8). Esta bela afirmação pode nos ajudar coerentemente no testemunho de Santa Maria Goretti, quando perdoou e usou de misericórdia para como o seu assassino.A jovem Maria Goretti nasceu de uma família humilde aos redores de Roma (Itália), a 16 de outubro de 1890. Passou sua infância ajudando a mãe nas lidas da casa. Sendo de índole religiosa, rezava frequentemente. Era uma menina esbelta e desenvolvida para a idade que tinha (onze anos). Isso atraiu os olhares desejosos de um jovem de vinte anos, que partilhava com o pai (era órfão de mãe) a mesma casa de Goretti. Por diversas vezes tentou seduzir a menina, mas esta sempre resistiu. Um dia em que ela cuidava de seu irmão

mais novo, enquanto a sua mãe e seu pai trabalhavam no campo, o rapaz entrou em casa cego pela paixão. Perante a resistência da menina Goretti que dizia: “Não, Alexandre, Deus não quer isso; irias para o inferno!”, não conseguindo realizar os seus maus instintos, cravou-lhe

Com o tema “Quem dizes os homens ser o Filho do homem?” e o lema: “E vós, quem dizeis quem Eu sou?”, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, a Paróquia São Paulo Apóstolo celebrou a Festa do Padroeiro, iniciando com o tríduo, Vigília e Sole-nidade de São Paulo Apóstolo. Além do pároco Pe. Paulo Roberto Gonzales, durante o tríduo também celebraram os padres Manoel Júnior e Douglas Antônio, onde foram abençoadas as carteiras pro-fissionais e a água.

No sábado, na Vigília Solenidade, durante a missa celebrada pelo pároco Pe. Paulo Gonzales, que contou

O testemunho de Misericórdia de Santa Maria Gorettidiversos golpes de punhal.Foi em 5 de julho de 1902, morrendo ela no dia seguinte no hospital, apenas com onze anos e meio, não sem antes ter declarado: “Por amor a Jesus eu perdoo-lhe e desejo que ele venha comigo ao paraíso”. Na verdade, no Céu ela intercedeu por seu algoz que, depois de ter cumprido vinte e oito anos de cadeia, foi admitido num convento capuchinho onde veio a falecer arrependido, tendo dei-xado um testamento onde apela à juventude para que se volte para Deus e resista as tentações. Maria Goretti foi canonizada por Pio XII em 1950, na presença da sua mãe e do assassino convertido.Seu testemunho de misericórdia e compaixão nos lembra nesse ano Jubilar, que o Perdão é o caminho para alcançar-mos as graças de Deus. O padre João da Silva M. Filho, sdb na revista pastoral – n. 308, expressa no seu artigo, os eixos do perdão: lembrar, esquecer e perdoar!Com a intercessão de Santa Maria Goretti, busquemos alcançar de Deus essa graça por ocasião desse Ano Santo.Por: Pe. José Edmilson

Assessor da Pastoral litúrgica

Paróquia São Paulo Apóstolo realiza Festa do Padroeiro

com a presença do Diác. Nilson Leite, foram abençoadas as chaves da casa. Em sua homilia, Pe. Paulo ressaltou que muitas das dificuldades que enfrentamos durante a vida são necessárias e ajudam a mensurar o homem a ter posições claras e decididas dentro de sua vida. “Todavia, acabamos nos fechando para ouvir a Palavra de Deus. Na medida em que me deixo contaminar pela Palavra, eu me deixo curar por ela”, refletiu.

No domingo, na Festa da Solenidade São Paulo, ce-lebrada pelos Padres Paulo e Douglas Antônio, e com a presença do Diác. Nilson Leite, Pe. Paulo destacou que celebrar a Festa do Padroeiro é um momento propício

para pensar o que realmente significa uma paróquia e ser uma comunidade de fé e acolhedora. Para que isso aconteça, completou que é necessário ter o amor que vem Deus, esse amor incondicional que não exige condições nenhuma. Durante a missa também foram abençoadas as famílias.

A quermesse, como já é tradicional na paróquia, ocorreu nos dias 1, 2 e 3, na Escola Estadual Marina Grohmann Soares Fernandes, localizada em frente à paróquia. Um momento de confraternização, união e mobilização dos paroquianos para celebrar a Festa de São Paulo.

Pascom

10 Agosto / 2016

Page 11: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

A Pastoral do Menor de Sorocaba/ Associação Bom Pastor promoveu um evento no dia 7 de julho no Parque Tecnológico de Sorocaba para entrega de certificados de cursos profissio-nalizantes para 261 adolescentes, que participam do Projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Sorocaba e do Projeto Jovem em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os cursos ministrados foram: ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Como Falar em Público’, ‘De Vendedor a Consultor em Vendas’, ‘Preparo de Bebidas Não Alcoólicas’, ‘Design de Sobrancelhas’, ‘Leitura e Interpretação de Desenho’, ‘Metrologia’, ‘Capacitação em Logística e Sistema Toyota de Produção’.

A Pastoral do Menor não limita sua atividade a qualificar os jovens para o mercado apenas com conteúdos teóricos, mas ofe-rece também atividades que focam a autoestima, a saúde, a vida escolar, a família, a cidadania e visitas monitoradas às empresas e encaminhamento para seleção nas empresas. A entidade promove também o acompanhamento do adolescente e de seus familiares desde que ele é matriculado no projeto. São feitas visitas periódi-cas as famílias, reuniões e intervenções visando estreitar o vinculo

Pastoral do Menor entrega certificados de cursos

profissionalizantes para 261 adolescentes

e fortalecer as famílias. A Pastoral está próxima das questões de desemprego, violência doméstica, violência urbana, fome. Isso facilita o acompanhamento dos adolescentes e as abordagens que são feitas com as famílias. “Este evento reunindo tantos jovens, com depoimentos tão positivos e sabendo que alguns já foram encaminhados para o mercado de trabalho e hoje estão com carteira assinada, renova nosso ânimo para continuar lutando na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Vale a pena botar fé na juventude”, afirmou José Roberto Rosa, Coordenador Geral da Pastoral do Menor de Sorocaba

A coordenadora dos projetos jovens Maria de Lourdes des-tacou que é preciso continuar dando oportunidades e apostando na juventude. Os professores Edgar Gonçalves Jr, Daniel Luís da Silva Oliveira, Victor Caetano, Walfrido Rocha e Orlando Silva Junior também estavam presentes. O Coordenador Geral da Pastoral do Menor José Rosa foi o mestre de cerimônias do Evento, deixando a manhã mais descontraída.

Foram convidadas e estiveram presentes autoridades locais participando da entregada dos certificados: Dra. Edith Maria Di Giorgi (Vice-prefeita); Marilene de Oliveira da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento

Social; Rossenilda Gomes Faria, presidente do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Maria de Lourdes Paula Silva, coordenadora do Projeto Jovem; Solange Fogaça, coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor; Diácono Roberto de Marco Sampaio, Psicólogo e Orientador Profissional do Projeto Jovem; os orientadores sociais; psicó-loga, assistente social, coordenadora pedagógica dos projetos, representantes da Diretoria de Ensino e colaboradores.

As autoridades presentes reconheceram a relevância do serviço que a Pastoral do Menor oferece em Sorocaba inserindo valores para uma sociedade melhor. “A Pastoral não é só um projeto que ajuda, não é só um nome, ela é muito mais que isso, é como uma família que te acolhe do jeito que você é e está. Ela não julga sua roupa, sua casa, seu jeito de falar... a Pastoral te acolhe e te dá bons ensinamentos. Ela olha o adolescente e investe nele, aponta possibilidades para dar um futuro melhor para ele abrindo oportunidades por meio destes cursos, palestras e ainda ajuda nossa família a progredir. A Pastoral proporcionou grandes vitórias para meus pais e para mim”, disse o orador da turma Ga-briel Martins que participa da Pastoral no bairro Santo André II.

“Sempre fui admiradora do serviço oferecido e sem dúvida a Pastoral do Menor é uma entidade de referência no nosso mu-nicípio na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes”, comentou a Dra. Edith.

“Tenho acompanhado de perto o trabalho desenvolvido pela Pastoral e parabenizo a equipe e o empenho de todos os ado-lescentes para transformar a realidade social atual. Percebe-se que vocês amam o que fazem.”, também comentou Marilene, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Por: Comunicação PaMen

O jovem Gabriel Martins foi o orador da turma

11Agosto / 2016

Page 12: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Artigo

Praticamente em todos os dias deixo um tempinho para minhas reflexões e estudos não médicos. Nestes últimos dias foi um turbilhão de assuntos e meditações. A Bíblia me trouxe numerosas dúvidas para a vida, os noticiários me encheram de uma nuvem cinzenta, muitos de meus conhecidos me trouxeram dificuldades e angústias, e, para arrematar, uma laringite aguda deixou-me sem voz e tosse incomodativa e incapacitante por mais de quinze dias. Repentinamente vi-me cercado de um pessimismo exorbitante!

Hoje me levantei com uma aura diferente! O pessimismo pode desaparecer porque consegui me livrar destes fantasmas. Meu travesseiro e meus pensamentos levaram-me àquelas orações jaculatórias tão simples, mas tão de dentro da gente. E consegui enxergar que este mês de julho passado não foi daquele jeito que me enchia de dúvidas, incertezas de futuro, desilusões com a sociedade e tanto mais.

Afinal, percebi que o mês não foi assim tão cruel quanto pensava. Algumas cidades de nossa região metropolitana tiveram aumento do número de vagas de emprego, alguns destes cidadãos ladrões do povo estão sendo julgados, a polícia consegue salvar vidas em acidentes graves, o mês de julho foi dedicado ao Sacratíssimo Sangue de Jesus, o filho de um amigo meu está lutando e caminhando no combate ao seu vício grave de drogas ilícitas, nossa paróquia conseguiu realizar o 1º Encontro de Casais com Cristo, eu consegui sustentar nosso programa semanal da Rádio Cantate FM 104,5, nossa clínica

No dia 17 de julho de 2016, na Paróquia Cristo Rei, Bairro das Laranjeiras – Sorocaba, realizamos o V Encontro das Famílias do Movimento Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com a participação de apro-ximadamente 220 pessoas, iniciando com a Santa Missa às 8h e encerrando com a Celebração de Renovação da Aliança às 16h. Contamos também com a presença da Cristina, Co-ordenadora do Movimento na cidade de Sorocaba e do casal Ézio e Nair, Coordenadores do Movimento na Arquidiocese.

Durante o dia, o Pároco Padre Marivaldo, desenvolveu temas sobre o Ano Santo da Misericórdia, Indulgências e a Missão das Famílias no Mundo de Hoje. Lembrou a devoção que o Padre José Kentenich tinha a Maria Santís-sima, tendo vários escritos sobre Ela, também visionando a ideia do fundador de sua Ordem, São Vicente Pallotti, os Pallottinos. Os carismas do movimento são especialmente: a Santificação das Famílias, a Educação e Crescimento na

Xô pessimismo!

não diminuiu o número de atendimentos apesar da crise, con-segui mais tempo para meditações bíblicas diárias nos últimos conturbados tempos... Enfim, meus caros, meu otimismo ven-ceu um pessimismo que me foi imposto pelos tempos.

Fomos convidados, Sonia e eu, para palestrarmos em um Encontro de Casais com Cristo, sobre o tema “Harmonia Conjugal”. O que falar dentro deste pessimismo todo? Ora-mos e as coisas se aclararam. Harmonia conjugal baseada no Sacramento do Matrimônio é uma graça “de graça”, mas con-quistada e mantida pelo “sim” do casal a Deus, Nosso Senhor.

Fé e a Espiritualidade Mariana.Mesmo com os desafios e dificuldades do nosso tempo, não

podemos nos deixar ser conduzidos pela dinâmica do mundo que é o pecado, e o pecado nos afasta de Deus, devemos sim, ser conduzidos pelo amor a Deus e aos irmãos, sendo misericordiosos. As pessoas que participaram, manifestaram seu compromisso com o Movimento Mãe Rainha, respondendo à pergunta deixado pelo Pe. Marivaldo ao final da primeira palestra: “o que eu faço como família / pessoa que recebe a Imagem / Capelinha da Mãe Rainha?”

As respostas foram por escrito e anônimas, e por unani-midade, mostraram grande devoção à Mãe Rainha: fazem as orações de recepção e despedida (roteiro próprio), rezam o terço e meditam a Palavra de Deus (Evangelho), quando não possível em família, o fazem a sós na presença da Imagem.

Várias pessoas afirmaram que a presença da Imagem da Mãe Rainha traz: luz, paz, alegria, felicidade para a família, outras, que ficam ansiosas esperando o dia da visita, porém, duas destas

E foi daí que percebemos mais claramente que o mês de julho completou-se em nosso otimismo e entrega a Deus, pois o dia 17 de julho corresponde ao dia de nosso casamento, e neste julho completamos 45 anos de matrimônio.

Fé praticada no dia-a-dia nos manteve unidos, e com o dom da fortaleza, a perseverança da união familiar. Demos algumas notas para o casal: 7+7 para rusgas e chatices, 9+9 para educação dos filhos, 8+8 para manutenção de amizades, 8+8 para acolhimento e hospitalidade, mas, seguramente, 10+10 (casal 20) para perseverança matrimonial. Apesar de todas as dificuldades físicas (doenças, distúrbios, quebraduras), todas as dificuldades psicológicas (quedas, depressões, dores afetivas), todas as dificuldades sociais (financeiras, escolas, trabalho), e dores espirituais (tentações, decepções com amigos e parentes, arrefecimentos transitórios na fé em nosso Deus, e tanto mais), o resultado final foi claramente positivo: o Matrimônio venceu e está vencendo, para a glória de Deus!

Além disso, passei a valorizar mais o mês de agosto, pois é época rica para o Católico: Mês da Vocações (dia do Sacerdote, dia do Diácono, dia dos Pais, dia dos Religiosos, dia dos Catequistas). Quantas formas de Deus nos chamar para servi-lO! Voltei no modo otimista de viver, voltei ao meu rhema: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20a). Aleluia!

Gilson [email protected]

V Encontro das Famílias do Movimento Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

manifestações me chamou mais a atenção: uma disse que a visita da Imagem da Mãe Rainha trouxe paz e mais alegria na sua família e a outra, que tem um grande diálogo com a Mãe, abre seu coração. Mais de 300 pessoas participaram da Celebração de Renovação de Aliança.

Por: Diácono João Martins da Silva.

12 Agosto / 2016

Page 13: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Nós da Arquidiocese de Sorocaba, através da RCC, queremos convocar os homens que participam do Terço dos Homens em nossas paróquias e, a partir deles, a todos os homens membros de nossos Grupos de Oração, a nos unirmos e participarmos do Encontro dos Homens de Coragem, que acontecerá no dia 4 de setembro, das 8h às 17h, com Santa Missa presidida por Dom Eduardo às 11h.Inspirados no filme Corajosos (Courageous: um filme estadunidense, lançado em setembro de 2011), des-cobrimos que no Brasil a Igreja Batista e a Presbiteriana Independente, já tomaram a iniciativa deste Projeto “Ho-mens de Coragem”. Eles explicam sobre o Movimento:

“É um movimento cristão com foco nos homens. Motivados pela nossa fé em Jesus Cristo, desafiamos os homens a assumirem a liderança espiritual de seus lares e a serem testemunhas de Jesus aonde vivem. Procura levantar homens comprometidos com Jesus por toda a vida, e que levarão o cristianismo com seriedade, devo-ção, oração e paixão. Dessa forma, influenciando a vida de todos que os cercam bem como as esferas da vida

Sacerdotes do clero sorocabano participam de Curso de Atualização

A abertura foi feita por Dom Odilo, Cardeal de São Paulo

Os padres Carlos Alexandre, Fábio Ferreira, José Edmilson, Júlio César Fernandes, Ricardo Chizzolini e William Coimbra participaram do Curso de Atualização para Sacerdotes promovido pela Associação Presbíte-ros. O curso aconteceu de 19 a 22 de julho no Instituto Internacional de Ciências Sociais em São Paulo, com o tema “Natureza e Missão da Família, uma pastoral da família à luz da exortação Amoris Laetitia”. “Nestes dias refletimos sobre a importância de se compreender a seriedade e a natureza do Sacramento do Matrimônio para se assumir a missão para plena realização em um caminho de santificação para a família”, disse padre Júlio.

Nestes dias, a metodologia foi dividida entre manhãs dedicadas a conferências com sessão de perguntas, a primeira sessão das tardes com Laboratórios e a segunda parte de conferências com troca de experiências. Para os laboratórios os participantes foram divididos em três grupos, sendo eles “O M. Pr. Mitis Iudex Dominus Iesus e as novas normas processuais nas causas de nulidade” – com Dom José Aparecido de Almeida; “Casos práticos de moral conjugal” com Pe. Rafael Stanziona de Moraes e “Ideologia de gênero e manipulação da linguagem” com

Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva.Logo após a cerimônia de abertura presidida pelo Carde-

al Dom Odilo Pedro Scherer, a primeira palestra foi proferida por Dom Sérgio da Rocha seguido de Dr. Tomás Melendo com o tema “Aspectos da Antropologia do Matrimônio”.

Já o segundo dia contou com a presença de Pe. Mi-guel Angel Ortiz que falou sobre “A preparação para o matrimônio” abordando a fé necessária para celebrar o matrimônio e o estudo de alguns aspectos da Exortação “Amoris laetitia”, e ainda sobre a “Indissolubilidade do Matrimônio”. Principal palestrante, Padre Ortiz também ministrou sobre “O Consentimento Matrimonial e as suas anomalias” e “A Pastoral com os Divorciados em Segunda União” no terceiro dia de curso. Padre Miguel Angel Ortiz é Doutor em Direito Canônico (Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma); Advogado da Rota Romana; Juiz Externo do Tribunal de Apelação junto ao Vicariato de Roma e Professor Extraordinário de Direito Matrimonial Canônico (Pontifícia Universidade da Santa Cruz).

O curso teve ainda a presença de Dr. Tomás Melendo, Dr. Luiz Marins, Dr. Pedro Jussieu de Rezende e Dra. Ketty Rezende e Monsenhor Vicente Ancona Lopez.

Movimento “Homens de Coragem” convida para encontrocom as quais se relacionam. Cada homem corajoso para ser diferente e com compromisso para fazer diferença pelo Evangelho de Jesus Cristo, nos seus lares e na sociedade, assumindo a liderança espiritual de suas famílias, bem como testemunhando Jesus na sociedade, através de um Termo de Compromisso com valores baseados na Bíblia, sobre o qual todo homem deve firmar sua caminhada como pai, marido, amigo e profissional. A convocação agora é para os homens. Desta vez é mais do que orar pelos filhos. O chamamento é para os “Homens de Coragem”, coragem para ser diferente e compromisso para fazer diferença”.

Como objetivos estão listados: Homens restaurados pelo Evangelho; Homens assumindo a liderança espiritual de seus lares; Homens dispostos a viver, na prática, o Termo de Compromisso do Movimento; e, Famílias abençoadas pela liderança do homem/ discípulo de Jesus.

Assim nos esclarece e exorta Dom Eduardo Benes: “A Comunidade Católica ‘Dois Corações’ está à frente dessa iniciativa, nascida nos Estados Unidos e já presente no Brasil há alguns anos. Esteve conosco o pastor batista

Humberto, do Estado de Paraíba, que em 28 de julho de 2015, apresentou para um grupo de homens e algumas mulheres o filme motivador do Movimento e explicou sua metodologia. Ao iniciar esse trabalho missionário em nossa Igreja de Sorocaba, quero entregá-lo à proteção de São José, porque ninguém é tão pai como ele. Você também, esposo e pai, é chamado a revelar o mistério de Deus Pai para seus filhos. Sua relação com seus filhos deve ser tal que lhes plante na alma uma experiência tão boa que lhes permita chamar Deus, com alegria e confiança, de Pai (papai), como Jesus!”.

O encontro será na casa de Retiro Sagrada Família, que fica à Rodovia João Leme dos Santos, km 111 - Bairro Itinga (Estrada de Salto de Pirapora - 500m após a UFSCAR), iniciando às 7h30 com café da manhã. As inscrições podem ser feitas no Escritório da RCC - Rua Antonio Marques Flores, 214. Outras informações pelo (15) 3202-5871.

Por: Amarildo Rossi

13Agosto / 2016

Page 14: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Para celebrar os 40 anos do martírio do padre João Bosco Penido Burnier, a Prelazia de São Félix do Araguaia realizou na cidade de Ribeirão Cascalheira/MT, a Romaria dos Mártires da Caminhada, este ano com o lema: “Profetas do Reino”. A Romaria aconteceu dos dias 15 a 17 de julho, num imenso mutirão para acolher os 5 mil romeiros, inclusive de Sorocaba 5 membros das CEBs.

A noite da sexta-feira foi marcada pela oração do Oficio Divino dos Mártires da Caminhada e pelo teatro da vida de Dom Pedro Casaldáliga - primeiro bispo da Prela-zia, hoje emérito - na capela da Cruz do Pe. João, antiga delegacia derrubada pelo povo por ser sinal de morte da cidade e no local foi plantada a Cruz, sinal da ressurreição. Dom Pedro e o Pe. João estavam em Ribeirão Cascalheira para celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, quando foram avisados que na delegacia duas mulheres estavam sendo torturadas. Sem muita conversa o Pe. João Bosco é assassinado no lugar do bispo Pedro. No sétimo dia o povo destruiu o espaço que deveria ser de justiça, mas era um sinal de autoritarismo e tortura.

Na manhã de sábado, na Igreja de São João Batista, acontece o credenciamento e

Romaria dos Mártires da Caminhadarefeições, também onde está a Casa Pastoral da Cidade, com o maior número de romeiros e romeiras. No anoitecer, tendo como teste-munha a lua, o povo se reuniu para grande Vigília Martirial. Em torno da fogueira acesa pelas mãos do povo Xavante, unindo a luz da fogueira, que acendeu o Círio Pascal, que por sua vez acendeu as velas de todas as pessoas, a luz das estrelas e da lua iniciamos a espera da Páscoa Semanal. Noite de esperança, de clamores, de partilha. Do pátio da Igreja de São João, todo povo caminhou 3 quilômetros até o Santuário dos Mártires da Caminhada, onde Dom Adriano, bispo da Prelazia de São Félix, e também Dom Roque, arcebispo de Porto Velho, abençoaram o bolo de arroz que foi partilhado. Um momento que muito emocionou foi a chegada de Dom Casaldáliga que mesmo muito debilitado esteve presente até a benção do fogo.

No amanhecer do domingo, dia do Senhor, em que celebramos o dia em que o Ressuscitado venceu a morte e o pecado, celebramos a Ceia do Senhor. Dom Adriano presidiu a Eucaristia, concelebrou também além de Dom Roque, o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo, o bispo de Goiás, Dom Eugênio, o bispo de Cárceres, Dom An-

Diácono Viúvo faz opção pelo Matrimônio em Araçoiaba da SerraNo caso de viuvez, conforme o Có-

digo de Direito Canônico, um Diácono Permanente pode receber, em casos muito especiais, o convite para receber o segundo grau do Sacramento da Ordem tornando-se Presbítero, como foi o caso do Diácono Arari dos Santos Amorim (Padre Kojak), convidado pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, sendo hoje pároco da Nossa Senhora do Povo em Brigadeiro Tobias.

Há outros que preferem continuar a exercer o Ministério Diaconal em sua viuvez, mas em nossa Arquidiocese, o Ex-Diácono Permanente José de Anchieta, da Paróquia Nossa Senhora

tônio Vilar. Esteve também presente o bispo emérito anglicano Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, muitos padres e o bispo emérito de São Felix Dom Pedro.

No final da missa um cálice com a ins-crição “Testemunhas do Reino”, lema da Romaria foi ofertado a Dom Pedro. Os povos indígenas fizeram um momento de denúncia

contra a violência que eles vêm sofrendo. E também foi entregue a juventude da prelazia a imagem peregrina de Nossa Senhora Apa-recida que farão missão celebrando os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil.

Por: Éder Aono

das Dores em Araçoiaba da Serra entrou para a história da nossa Igreja como o primeiro Diácono a deixar o estado clerical, através de uma licença especial concedida pela Santa Sé, para contrair novas núpcias com o Sacramento do

Matrimônio. Ele casou-se no dia 9 de julho na Igreja Matriz de Araçoiaba, com a senhora Salete Maria Rezende Ribeiro, celebração assistida pelo Padre Carlos Alexandre, o mesmo com quem serviu a comunidade enquanto diácono.

José de Anchieta afirma que pediu discernimento a Deus, após ter ficado viúvo, sobre que rumo tomar em sua vida e que após muita oração percebeu que Deus o chamava para viver novamente o sacramento do amor. Natural de Araçoia-ba da Serra, Anchieta foi casado com a senhora Rita de Cássia Berto, falecida em 28 de junho de 2011, com quem conviveu 36 anos de vida matrimonial. No ano de

2000, em que Anchieta celebrava suas Bodas de Prata com a primeira esposa, recebeu o convite para o Ministério Diaconal, feito pelo então Pároco Pa-dre Claudio Honório de Godoy e no dia 17 de setembro de 2000, recebia o 1º Grau do Sacramento da Ordem, pela imposição das mãos do saudoso Bispo Dom José Lambert.

Conheceu a atual esposa Salete em fevereiro de 2015, indicado por uma pessoa, que Anchieta chama de ‘Anjo de Deus’, foi comprar salgadi-nhos que Dona Salete comercializa. Ela também era viúva e mãe de dois filhos já casados.

14 Agosto / 2016

Page 15: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Os diáconos Antonio Sartorelo Neto e Pedro Rodri-gues Jacob foram homenageados com o título de Cidadão Sorocabano e Cidadão Emérito, respectivamente, na noite de 11 de julho, na Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa das homenagens foi do vereador licenciado Helio Godoy, que ressalta os relevantes serviços prestados pelos clérigos ao município, e a solenidade foi presidida por seu suplente, o vereador Waldomiro de Freitas. Além de Helio Godoy e Waldomiro de Freitas, compuseram a mesa de honra da sessão solene o vereador Carlos Leite e os padres da Paróquia São Geraldo Majela, Humberto Mokarzel cssr e Helcio Vicente Testa cssr.

Antonio Sartorelo Neto nasceu na cidade de Ipaus-su (SP), em 1956, e mudou-se para Sorocaba em 13 de dezembro de 1965. Iniciou seus estudos primários no Grupo Escolar Monsenhor João Soares e o ensino médio no Colégio Salesiano São José, encerrando no Colégio Luiz Gonzaga de Camargo Fleury. Cursou técnico em contabilidade pela Organização Soroca-

Diáconos são homenageados na Câmara Municipal de Sorocaba

bana de Ensino OSE-COC, cursou também História e formou-se em Filosofia.

Casou-se com Inês da Conceição Costa Sartorelo em 1979, com quem teve dois filhos. Foi ordenado Diácono Permanente na Arquidiocese de Sorocaba em dezembro de 1999, por Dom José Lambert, na Paróquia São José do Cerrado. Em 2004, o diácono Sartorelo, como é chamado na comunidade, formou-se na Fa-culdade de Teologia pelo Instituto João Paulo II em Sorocaba. Atualmente é diretor espiritual do “Comitiun Regina Mundi” – Legião de Maria e Conselheiro Es-piritual no Setor Votorantim de duas equipes de Nossa Senhora (6 e 10). Também é apresentador do programa “Tempos da Igreja”, na rádio Cantate.

Em 2004, o diácono Sartorelo, como é chamado na comunidade, formou-se na Faculdade de Teologia pelo Instituto João Paulo II em Sorocaba. Atualmente é diretor espiritual do “Comitiun Regina Mundi” – Legião de Ma-ria e Conselheiro Espiritual no Setor Votorantim de duas

equipes de Nossa Senhora 06 e 10. Também é apresen-tador do programa “Tempos da Igreja”, na rádio Cantate.

Já Pedro Rodrigues Jacob nasceu em Sorocaba em junho de 1955. Estudou na escola estadual Professor Joaquim Izidoro Marins e no Colégio Liceu Pedro II. Casou-se com Sandra Aparecida Lopes Jacob, com quem teve quatro filhos. Foi ordenado diácono na Arquidiocese de Sorocaba em dezembro de 1999, pelo então arcebispo Dom José Lambert.

Fixou residência no bairro Jardim Betânia, onde vive com sua família. Atualmente é aposentado e microempre-endedor, além de exercer a principal função de Diácono Permanente da Arquidiocese de Sorocaba no Santuário de São Geraldo Majela, com sede no Bairro Vila Helena. Diácono Pedro, como é chamado em sua comunidade, foi nomeado no ano de 2015 Presidente dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Sorocaba.

Colaboração: Câmara Municipal

15Agosto / 2016

Page 16: O Cristo Pantocrator - · PDF filea incensação e bênção do ícone em mosaico do Pantocrator, com 4 metros de altura. “A Icono-grafia é a Palavra de Deus, a teologia escrita

Sorocaba, que na língua tupi-guarani significa “terra rasgada” é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo, com mais de 600 mil habitantes. É um importante polo industrial do estado e do Brasil. Recentemente tornou--se Região Metropolitana e é composta por 26 municípios. A cidade que tem como padroeira Nossa Senhora da Ponte, celebra 362 anos no mês de agosto. A paróquia Bom Jesus dos Aflitos localizada na região além-ponte, foi a segunda instalada em Sorocaba. A cidade crescia e os habitantes tinham dificuldades de ir à Catedral devido a distância. Frei Conrado Schiwiora e Frei Zeno Kohr foram os primeiros Franciscanos a chegar no município, em 1936.

Em clima de festa a fraternidade Bom Jesus dos Aflitos recebeu os estudantes Frei Zilmar Augusto e Frei Samuel para realizar seu estágio pastoral do final do mês de junho até o final de julho. A paróquia composta pelas comunidades Santa Cruz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra seus 90 anos em 2016. Com uma intensa programação por conta das festividades, os frades realizaram diversas atividades, conhe-cendo um pouco dos trabalhos pastorais, estando em contato com a juventude, com a OFS e realizando visitas missionárias.

As comemorações não param por aí: no dia 17 de julho foi realizada a missa em ação de graças aos 80 anos da Ordem

Frades realizam estágio em Sorocaba e celebram os 90 anos da paróquia Bom Jesus

Franciscana Secular (OFS). A missa foi presidida por Frei An-dré Becker, vigário paroquial, que ressaltou “essa comunidade celebra 80 anos da presença da Ordem Franciscana Secular (OFS), e no ano de 2021 será celebrado os 800 anos da OFS. Fica o convite a todos aqueles que têm o desejo e o sonho de conhecer mais de perto a proposta de vida apresentada por Francisco de Assis aos leigos franciscanos”.

Para Frei Zilmar vivenciar esse período na Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos, conhecer os diversos movimentos e pastorais da paróquia e de suas comunidades, é uma ótima experiência. Ele afirma: “Sem dúvida, a alegria das atividades missionárias nos traz um dinamismo, nos faz ir ao encontro das pessoas e desperta também nas lideranças um novo ardor. Por estarmos vivendo, como Paróquia, um período jubilar, aqui, somos chamados de ‘freis missionários’. Isso reforça a fonte de nossa vocação franciscana: somos missionários. Com isso, estou concluindo que ser missionário é ser presença. Mas, não uma presença tímida, calada. E sim uma presença que é capaz de acrescentar e animar os que estão à sua volta. É isso que tento fazer: ser presença evangelizadora junto aos movimentos, pastorais e as famílias de nossa Paróquia Bom Jesus dos Aflitos. Rezo a Deus que dessas missões possamos colher bons frutos para nossa vida de comunidade”.

Frei André Becker comenta que o estágio pastoral faz parte do processo formativo dos frades e acontece sempre no período de férias do ano letivo. “O estágio é importante para ter uma experiência pastoral e convivência com os frades, além disso, conhecer as diferentes realidades nas diversas paróquias da província. Dessa vez foi Frei Silvio Werlingue, pároco anterior, quem fez o convite, sobretudo em vista dos 90 anos da paróquia. Vieram dois estudantes de filosofia e virão mais quatro para a semana missionária”, afirma Frei André.

“A oportunidade de realizar o estágio na paróquia Bom Jesus dos Aflitos, sobretudo as visitas missionárias é grati-ficante, pois anunciar o Cristo Misericordioso é um desafio que proporciona um caminho de leveza e comprometimento com a causa do reino de Deus. Pensei por alguns momentos que o desejo de estar entre esse povo fosse uma vontade de rever pessoas que fizeram parte da minha caminhada voca-cional, agora tenho não só o desejo, mas a certeza, que é de comungar da espiritualidade que pulsa na veia de cada um desta comunidade. Sinto-me feliz por participar dessa história e sou grato ao Frei Benedito Gonçalves, aos demais confrades e a todos os paroquianos”, relata Frei Samuel.

Colaboração: Bruna Olivver

Em visitas ao comércio, como Frei Zilmar...

...ou como Frei Samuel, em visitas domiciliares, cumprem estágio pastoral em Sorocaba

16 Agosto / 2016