O democrata 180

8
Ano IX - Edição nº 180 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de janeiro de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected] www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia www. .com Notícia a toda hora 1 Bilhão em Obras de Infraestrutura São obras de infraestrutura, de drenagem e asfalto. Esse é o tipo de obra que não deixa acontecer alagamentos e tragédias. Entre as regiões beneficiadas está o Setor QNL, em Taguatinga; Quadra 50, do Gama; e QR 433, conjuntos 11 e 12, em Samambaia. Página 03 Sônia e Lêda podem ficar inelegíveis Caso a Justiça atenda o MPF, os políticos podem ter que ressarcir os cofres públicos e ainda ficarem inelegíveis para as eleições deste ano. Página 07 Aliado de Lucimar, Gomide vem ao governo de Goiás Antônio Gomide tem o apoio de nomes como o da prefeita de Valparaíso Lucimar Nascimento e da vereadora Cassiana Tormin de Luziânia. Página 04 Everaldo Vidal investe pesado em Novo Gama Afrânio Pimentel o “Salvador da Pátria” O Prefeito Everaldo Vidal trabalha em várias frentes. O governo adquiriu uma Usina de Asfalto e ainda começou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento. Página 05 Afrânio Pimentel tem experiência e apoio político para disputar uma vaga de deputado estadual por Goiás. “É quase certo que ele sairá candidato”. Página 05

description

Jornal O Democrata Ed. 180

Transcript of O democrata 180

Page 1: O democrata 180

Ano IX - Edição nº 180 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de janeiro de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected]

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

www. .comNotícia a toda hora

1 Bilhão em Obrasde Infraestrutura

São obras de infraestrutura, de drenagem e asfalto. Esse é o tipo de obra que não deixa acontecer

alagamentos e tragédias. Entre as regiões beneficiadas

está o Setor QNL, em Taguatinga; Quadra 50, do

Gama; e QR 433, conjuntos 11 e 12, em Samambaia. Página 03

Sônia e Lêda podem ficar inelegíveisCaso a Justiça atenda o MPF, os políticos podem ter que ressarcir os cofres públicos e ainda

ficarem inelegíveis para as eleições deste ano. Página 07

Aliado de Lucimar, Gomidevem ao governo de Goiás

Antônio Gomide tem o apoio de nomes como o da prefeita de

Valparaíso Lucimar Nascimento e da vereadora Cassiana Tormin de

Luziânia. Página 04

Everaldo Vidal investepesado em Novo Gama

Afrânio Pimentel o“Salvador da Pátria”

O Prefeito Everaldo Vidal trabalha em várias frentes. O governo adquiriu uma Usina de Asfalto e ainda começou a

reforma da Unidade de Pronto Atendimento. Página 05

Afrânio Pimentel tem experiência e apoio político para disputar uma vaga de

deputado estadual por Goiás. “É quase certo que ele sairá

candidato”. Página 05

Page 2: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014 o democrata2

EXPEDIENTEO Democrata

Diretor: Raimundo Nonato de SousaEditor: Raimundo de SousaJornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DFDiagramação: Edilberto JúniorColunistas: Raimundo de Sousa / André TeixeiraFotos: Bruno CostaImpressão: Imprima Editora e Gráfica Ltda.Publicação: quinzenalTiragem: 10 mil exemplaresDistribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e GoiâniaEste jornal é de propriedade da empresaDemocrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

Quadra 473 - Lote 1/4 - Loja 2 - Pedregal - Novo Gama-Go - ceP.: 72860-436 - tel.: (61) 3628-4265Q. 55 - Lote 14 - Bl. a - apto. 603 - Setor central - Gama/dF - ceP.: 72405-550 - tel.: (61) 8426-5564

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564

site: www.odemocrata.com e-mail:[email protected]

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

o único alacarte da cidadedas 20:00 à 01:00 (manhã) Salão Terraço

3384-3833 / 9247-0945

POESIAO Cântico da Terra

Cora Coralina

Eu sou a terra, eu sou a vida.Do meu barro primeiro veio o homem.De mim veio a mulher e veio o amor.

Veio a árvore, veio a fonte.Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.Sou o chão que se prende à tua casa.

Sou a telha da coberta de teu lar.A mina constante de teu poço.

Sou a espiga generosa de teu gadoe certeza tranqüila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.De mim vieste pela mão do Criador,e a mim tu voltarás no fim da lida.

Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.Tua filha, tua noiva e desposada.A mulher e o ventre que fecundas.

Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.Teu arado, tua foice, teu machado.

O berço pequenino de teu filho.O algodão de tua veste

e o pão de tua casa.

E um dia bem distantea mim tu voltarás.

E no canteiro materno de meu seiotranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.Lavremos a gleba.

Cuidemos do ninho,do gado e da tulha.

Fartura teremose donos de sítiofelizes seremos.

MáfiaA máfia estava com pro-blemas de caixa, porque a polícia estava prenden-do todos os cobradores e confiscava o dinheiro. Os chefões resolveram então contratar um cobrador surdo-mudo. Se o cara fos-se preso, não diria nada. Na primeira semana, o co-brador consegue recolher 40.000 dólares. Dá uma co-ceira na mão, e ele decide ficar com a grana e colocá--la em lugar seguro. Uns dias depois, a máfia per-cebe que está acontecendo algo e manda um pessoal para ‘conversar’ com o cobrador. Os capangas en-contram o surdo-mudo e perguntam-lhe onde está o dinheiro. O cobrador não consegue se comunicar, e a máfia manda buscar um intérprete. - Pergunte-lhe onde está a grana! ? diz um dos capangas. Por gestos, o interprete faz a pergunta ao surdo-mudo. O homem responde, também por ges-tos: - Não sei do que vocês estão falando... O interpre-te traduz aos capangas: - Ele disse que não sabe do que vocês estão falando... Um bandido puxa um 38, aponta-o para a cabeça do cobrador e diz, dirigindo-se ao intérprete: - Pergunte-lhe novamente onde o dinheiro está! O interprete faz a per-gunta. Assustado, o surdo--mudo responde por gestos: - Desculpem, foi um momen-to de fraqueza. Os 40.000 dólares estão numa cavidade da terceira árvore em frente ao Museu Metropolitano de Arte, no Central Park. O in-térprete vira pros bandidos: - Ele continua insistindo que não sabe do que vocês estão falando, diz que vocês são um bando de bichas e que ninguém aqui é homem pra puxar o gatilho...

PiadasNA PoNtA dA LíNGuAPor raimundo de Sousa / andré teixeira

alvejada Depois das denuncias do Mi-nistério Público Federal tem muitos políticos de orelha em pé na região do Entorno. Nove ex-prefeitos são acu-sados de improbidade admi-nistrativa por má gestão do dinheiro do povo. Em Novo Gama, Sônia Chaves foi al-vejada.

Belezinha O popular Belezinha, vice--prefeito de Novo Gama, retornou do merecido des-canso na paradisíaca Piaça-buçu, no litoral alagoano. Ele estava com a família em sua cidade natal.

VaptVupt A unidade do Vapt Vupt deve vir para um dos imóveis do mega empresário Miguel Barbosa, o Miguelão de Novo Gama. Negociações nes-te sentido já estariam bem avançadas.

decisãoO secretário de Educação de Valparaíso, Professor Silvano Neto, prometeu a um amigo no último dia 23, final da tar-de, que deixará o cargo em março para se candidatar a deputado estadual pelo PT.

Órfãos Com as mudanças de secre-tários realizados por alguns prefeitos do Entorno nos úl-timos dias, algumas secreta-rias ficaram cheias de órfãos. O trabalho de alguns gesto-res começa a ser boicotado. Demissão à vista.

combate Em Luziânia o Grande con-fronto será entre Célio Silvei-ra e Marcelo Melo. Os dois querem uma vaga na Câma-ra Federal.

estadual Todos contra a Professora

Edna. Ninguém sabe se é por inveja ou falta de diálogo que ninguém da bancada de verea-dores do Distrito do Ingá na Câ-mara de Luziânia deve apoiá--la nas próximas eleições para estadual. Ela conta com vários aliados externos.

dra. JúliaA advogada gamense Júlia Camargo tira o sono de alguns políticos tradicionais da cidade. Ela desponta como nome forte para deputada distrital. Rica e famosa no mundo jurídico, já tem apoio de empresários, co-legas e da classe mais humilde.

Pt sem candidato No Gama, até o momento, não tem candidato do PT a distrital nem a federal. Existe a possi-bilidade do atual administrador da cidade, Adauto Rodrigues, disputar uma vaga na Câma-ra Legislativa, mas ainda não se manifestou. Caso não saia, pode apoiar Chico Vigilante.

oposição rachada No Distrito Federal a oposi-ção rachou. Terça feira, 28, o PPS lançou a deputada Elia-na Pedrosa como pré candi-tata ao GDF, do outro lado o grupo de Arruda e Roriz jun-tos devem lançar outro can-didato.

ocidentalA prefeita de Cidade Ocidental, Giselle Araújo, trabalha para reformular a comunicação so-cial da prefeitura. As ações do governo, que são muitas, não tem tido grande repercussão na comunidade.

Pito A deputada Mariana Sant’Anna teria levado uma bronca do pre-sidente nacional do PT, deputa-do estadual Ruy Falcão (SP). “Você se lança ao Senado e agora quer brigar por candida-tura própria em Goiás?”. Mari-na calou.

manoelzinhoManuel de Andrade, o Mano-elzinho, atualmente Conse-lheiro do Tribunal de Contas do DF é um provável candi-dato nas eleições deste ano. Antes de ser do TC-DF ele foi deputado distrital e presi-dente do Sindicato dos Taxis-tas de Brasília.

campelo Quem também deve deixar o cargo vitalício no Tribunal de Contas da União (TCU) é o mi-nistro Valmir Campelo, cotado para ser candidato ao governo do DF. Campelo foi deputado federal constituinte, senador e administrador do Gama.

Definidos A prefeita de Valparaíso Lucimar Nascimento e seu esposo Berilo Leão Neto trabalham como leões para reeleger os deputados fe-derais Rubens Otoni (GO) e Roberto Policarpo (DF). Os dois buscam unir a base aliada na cidade em torno de um único nome para de-putado estadual.

rachadoComo sempre o PMDB deve sair rachado em Goiás. A ala ligada ao ex-prefeito de Goi-ânia, Iris Rezende, não en-gole de jeito nenhum a turma de Júnior Friboi. Até Michel Temer já tentou resolver a confusão. Não conseguiu.

Formiga O líder comunitário do Gama, Antônio Formiga, o Formiga, diz que a sua pré--candidatura a deputado fe-deral está tendo boa reper-cussão junto à comunidade e lideranças empresariais e políticas. Formiga é o nome mais respeitado.

Área Especial N.º 1.000 Centro - Novo Gama - GO - CEP 72860-000 - C.G.C: 01.629.276/0001-04 - Fone: 628-1008 / 1238 / 1641 - Fax 211

De acordo com a Lei municipal nº 1.434 de 18/12/2013, o contribuinte que, espontaneamente, pagar o IPTU E TAXA DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL, referente a 2014, a vista, terá

50% (cinquenta por cento) de desconto nos meses de janeiro e fevereiro. Poderá também o contribuinte parcelar o valor total do imposto (sem qualquer desconto), de forma que

a última parcela vença até 31/12/2014, em valor nunca inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais) mensais. TRIBUTOS ANTERIORES A 2014 poderão ser quitados com isenção de 93% (noventa e

três por cento) de multas e juros, para pagamentos a vista ou parcelado em 12 (doze) vezes, desde que a última parcela seja quitada até o mês de dezembro de 2014. Os pedidos devem ser

formalizados até 30/06/2014.Seja um cidadão de bem, pagando seus impostos e contribuindo para o desenvolvimento do

município. Procure a prefeitura e regularize sua situação.

“Imposto pago é progresso garantido”

PREFEItuRA MuNIcIPAL dE NoVo GAMA Adm.2013/2016 Rumo ao Desenvolvimento

Estado de Goiás

Secretaria de Administração e FinançasCOMUNICADO AOS CONTRIBUINTES

Page 3: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014o democrata 3

1 BILHÃO em Obras de Infraestrutura

Gama cria associação de carroceiros

chico Vigilante trava luta contra poluição sonora

Diversas regiões admi-nistrativas do Distrito Federal serão benefi-

ciadas, este ano, com recursos da ordem de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura. Desse total, segundo a Secretaria de Obras, 60% serão para inves-timentos na melhoria e amplia-ção da rede de águas pluviais, e 40% custearão o asfaltamento.

“São obras de infraestru-tura, de drenagem e asfalto, já que não podemos fazer um separado do outro porque são complementares. Esse é o tipo de obra que não deixa aconte-cer alagamentos e tragédias”, frisou o secretário de Obras, David de Matos à Agência Brasília.

Com esse montante de recursos, localidades como Vicente Pires, Sol Nascente, Arniqueiras e Buritizinho de-verão receber, primeiramente, a criação de galerias de águas pluviais e, em seguida, o as-faltamento que cobrirá toda a rede. Assim, com esse pla-nejamento, a água das chuvas não causará alagamentos nem deteriorará a pavimentação.

O valor também engloba o programa “Águas do DF”, que destinará R$ 300 milhões para melhorias no sistema de captação de águas pluviais em pontos críticos do Plano Piloto e de Taguatinga, que sofrem com a força da água acumulada.

“Esse programa prevê a modernização de todo o sis-tema de drenagem das duas cidades para acabar com essas inundações que ocorrem prin-cipalmente na Asa Norte e em Taguatinga, na Hélio Prates e na Avenida Comercial. Se-rão destinados em torno de R$ 140 milhões para o Plano Piloto e R$ 160 milhões para Taguatinga”, acrescentou Ma-tos.

No entanto, esse programa está embargado pela Justi-ça, uma vez que as empresas

que não foram qualificadas na concorrência questionaram o processo. Por conta disso, as licitações, lançadas em 2012, ainda estão sob análise do Ju-diciário, o que impede que o valor seja investido.

Apesar dessa impossibi-lidade de utilizar os recursos do “Águas do DF”, o gover-no local faz investimentos constantes para melhoria do

sistema de águas pluviais. De acordo com o secretário de Obras, existem mais de 50 obras em andamento em todo o Distrito Federal que somam um investimento de R$ 30 milhões.

Entre as regiões benefi-ciadas está o Setor QNL, em Taguatinga; Quadra 50, do Gama; e QR 433, conjuntos 11 e 12, em Samambaia. Es-

sas localidades se juntam a uma infinidade de outras áre-as que já estão com obras em andamento e que são acom-panhadas, diariamente, pelos gestores públicos por meio do programa “InfObras”.

P R E O C U P A Ç Ã O

CONSTANTE - O GDF in-vestirá, este ano, por meio da Companhia Urbanizado-

ra da Nova Capital do Brasil (Novacap), R$ 15 milhões em manutenção das redes de drenagem de águas pluviais, montante 31,58% maior que o apurado em 2013.

Os recursos são destinados aos trabalhos de desobstrução, reconstrução, limpeza, reparo e a videoinspeção robotizada das redes e galerias de todas as regiões administrativas da

São obras de infraestrutura, de drenagem e asfalto. Esse é o tipo de obra que não deixa

acontecer alagamentos e tragédias. Entre as regiões

beneficiadas está o Setor QNL,em Taguatinga;

Quadra 50, do Gama;e QR 433,

conjuntos 11 e 12,em Samambaia

capital do país.Esse trabalho, realizado

diariamente pelas equipes da Novacap, foi responsável, em 2013, pela desobstrução de 96,5 mil metros de rede, e somente na cidade de Ceilân-dia, por exemplo, teve cerca de 4 mil metros de tubulação limpos. Ainda no último ano, 67,5 mil metros de galerias foram videoinspecionadas.

Carroceiros do Gama assi-naram, na quinta-feira (23), o estatuto inicial da Associação dos Condutores de Veículo de Tração Animal (ASCONTRA/Gama). Firmaram o compro-misso de lutarem por melhores condições de trabalho, pelo bem-estar dos cavalos e, por fim, elegeram uma diretoria.

O condutor William Fonse-ca, filho e neto de carroceiros, foi eleito o presidente da AS-CONTRA/Gama. Ele acredi-ta na realização de um desejo antigo dos profissionais, o da formalidade. “Para todos nós, esta é a forma que tiramos o sustento das nossas famílias. A associação vai trazer mais dignidade para quem trabalha montado na carroça e mais for-ça para lutarmos pelos nossos direitos”, afirmou.

A associação pode contem-

plar uma classe profissional de 63 cadastrados pela Adminis-tração Regional do Gama. To-dos têm carroças emplacadas pelo Detran, habilitação em dia

e receberam cursos de forma-ção.

A Administração também formulou o estatuto aprovado pelos 27 condutores presentes

na reunião, e registrou em car-tório. O documento garante a autonomia e a funcionalidade do grupo. “A Administração dará todo o suporte necessário

para que a Associação passe a representar, de fato, os profis-sionais que atuam no Gama”, disse o chefe de gabinete Bel-tides Rocha.

LegalidadeO cadastro e o emplaca-

mento, além de cursos de for-mação para os trabalhadores, atendem às exigências do de-creto nº 27.122/2006, que re-gulamenta o uso do Veículo de Tração Animal (VTA).

Desde a primeira etapa do programa, iniciada em 2011, mais de 600 condutores foram cadastrados pelo Governo do Distrito Federal.

FormaçãoDurante três dias, em se-

tembro de 2012, os conduto-res do Gama participaram dos cursos prestados pela Secreta-ria de Trabalho do DF e pelo Sebrae-DF, com aulas de As-sociativismo e Empreendedo-rismo Individual. O Detran deu orientações sobre condução dos VTAs.

O deputado Chico Vigi-lante, líder do Bloco PT/PRB, quer proibir a emissão de ru-ídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos ligados em vias públicas do Distrito Federal. Ele apresentou Projeto de Lei neste sentido. O PL também prevê multa de R$ 1 mil para as pessoas que desrespeitarem a norma.

Baseada em uma lei muni-cipal da cidade de São Paulo, que foi sancionada pelo pre-feito Fernando Haddad em 2013, o deputado Chico Vigi-

lante argumenta que, aqui na DF, se for aprovado, o PL vai garantir saúde e tranqüilidade aos moradores. “O projeto pretende preservar a saúde da população do DF, pois sabe-mos que os altos ruídos são responsáveis por diversas do-enças. Também precisamos livrar o DF desse verdadeiro mal e falta de respeito que são esses “pancadões” em vias pú-blicas”, defendeu.

O parlamentar também classifica como um verdadeiro desrespeito à população a emis-são de som alto em vias públi-

cas do DF. “Geralmente aos fins de semana, muitos pessoas, de porte de carros equipados, promovem festas em postos de gasolina e vias do DF e aca-bam incomodando a vizinhan-ça”, ressaltou. “Esse projeto busca acabar com o absurdo desses barulhos ensurdecedo-res. Achei essa lei que já está em vigor em São Paulo muito interessante e resolvi copiar”, informou o parlamentar.

Ainda de acordo com o texto apresentado, o valor da multa será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a

partir da segunda reincidência. O projeto também prevê tam-bém a retenção do veículo.

O PL engloba todos os aparelhos sonoros, aparelhos eletrônico reprodutor, amplifi-cador ou transmissor de sons, sejam eles de rádio, de televi-são, de vídeo, de CD, de DVD, de MP3, IPod, celulares, gra-vadores, viva voz, instrumento musicais e semelhantes.

O Distrito do Jardim Ingá tem desenvolvido com rapidez, e a população tem sofrido com problemas de infraestrutura.

Page 4: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014 o democrata4

Aliado de Lucimar, Gomidevem ao governo de Goiás Nota à imprensa

Giselle entrega certificados

Gama terá assentamento rural

Prefeita Lucimar vai inaugurar uPA

Baratudo realiza confraternização

Antônio Gomide tem o apoio de nomes como o da prefeita de Valparaíso Lucimar Nascimento e da vereadora Cassiana Tormin de Luziânia

O PT lançou no sábado 25, na Assembleia Le-gislativa do Estado de

Goiás, em Goiânia, a pré-candi-datura do prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide, ao Palácio das Esmeraldas. O seu nome poderá ser confirmado em 29 de março, durante o congres-so estadual da sigla. Antônio é aliado de figuras importantes da política do Entorno. No hall de apoiadores da região estão nomes como o da prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimen-to e a Vereadora de Luziânia, Cassiana Tormin, pré-candidata a deputada estadual.

“O PT tem nome! Já apro-vou: Gomide governador! Com essas palavras de ordem, os membros do diretório estadual referendaram a entrada no pá-reo do cardeal petista na corri-da eleitoral ao governo do Es-tado. Emocionado, ele fez um discurso, de improviso, de cin-co minutos. Ao terminar, puxou o grito de guerra:

Apesar do anúncio, a legen-da pretende costurar um amplo leque de apoio com os partidos políticos que integram, no Es-tado, a base de sustentação da presidente da República, Dilma Rousseff. O PMDB, de Iris Re-

zende e Júnior Friboi, é o alia-do preferencial. As oposições reuniram no domingo 26 na Capital goiana.

Com dois deputados fede-rais (Rubens Otoni e Marina Sant´Anna), quatro deputados estaduais (Luis Cesar Bueno, Karlos Cabral, Humberto Aidar e Mauro Rubem de Menezes), 17 prefeitos municipais, 20 vi-ces, 116 vereadores, o partido está instalado, hoje, com dire-tórios municipais e comissões

provisórias nos 246 municípios de Goiás.

História“Antônio Roberto Gomide

foi reeleito, em Anápolis, com 89% dos votos, realiza uma gestão-modelo para o Brasil, possui baixo índice de rejeição, elevado poder de crescimento e é o nome ideal para unificar as oposições e enfrentar Marconi Perillo”, diz Ceser Donisete, presidente do PT em Goiás.

Lucimar A prefeita de Valparaíso ar-

regaçou as mangas em favor do colega de Anápolis. Em pleno domingo, dia 26, ela estava em Goiânia para discutir a organi-zação da pré-campanha de An-tônio Gomide. Lucimar ainda será anfitriã de uma reunião regional do PT com partidos aliados, marcado para o próxi-mo dia 2, às 9h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Valparaízo I.

Agora é pra valer. A popu-lação de Valparaíso de Goiás finalmente terá a sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A prefeita da cidade, Lucimar Nascimento (PT) faz a inauguração no próximo dia 30, as 16h30 no bairro Parque Marajó. A solenidade deve contar com a presença de vá-rias autoridades do Governo Federal.

“Esta UPA tem um papel muito importante para a popu-lação de Valparaíso, porque vai reduzir a lotação dos prontos--socorros. Um estudo do Mi-nistério da Saúde mostra que,

de cada mil pessoas que pro-curam uma UPA nos demais estados, apenas quatro delas precisam ir para um pronto--socorro”, esclareceu Lucimar.

Segundo a assessoria do go-verno, no local serão realizados atendimentos de emergência todos os dias, inclusive aos do-mingos e feriados. A unidade vai contar com consultório de pediatria, clínica médica e orto-pedia, e terá 14 leitos de obser-vação e sala vermelha com sete leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Ur-

gência (SAMU).Ainda segundo a assessoria

da prefeita, “a UPA representa mais um passo em direção à meta da gestão do governo Lu-cimar Nascimento em buscar benefícios junto aos Governos Federal e Estadual para promo-ver a inclusão social e cidadã do município”.

Ipanema Além de inaugurar a unida-

de médica, a prefeita Lucimar comemora outra conquista. Graças a uma emenda orça-mentária do Deputado Fede-ral Rubens Otoni (PT-GO), as

quadras 6, 12 e 12B do bairro Ipanema terá pavimentação as-fáltica e galerias de águas plu-viais. Ao total serão investidos R$ 1.036.980. A prefeitura en-trará com R$ 49.380, referentes a contrapartida do município.

A formalização do convênio contou com as presenças da Pre-feita Lucimar Nascimento e do representante da Caixa Econô-mica Federal, o Gerente Geral Sandro Morett. Tão logo a ver-ba seja liberada para execução, a Secretária Municipal de De-senvolvimento e Infraestrutura Urbana dará início às Licitações e às obras, após o certame.

O Supermercado Baratudo realizou a sua festa de confra-ternização no dia 01/01/2014. A confraternização teve direi-to a boi no rolete, churrasco, muita comida e para criançada: brinquedos infláveis Tobogã, futebol de sabão, pula-pula, castelinho de bolinha e muito mais.

Os colaboradores e convi-dados passaram o dia se diver-tindo e dançando ao som de Pascoal dos Teclados. A festa “rolou” até às 18 horas. Já é tradição o evento do dia de Ano Novo no Baratudo.

As fotos completas po-dem ser conferidas no site www.santaonline.com.br.

Três novas áreas no Distri-to Federal, duas em Planaltina e outra no Gama, serão desti-nadas ao assentamento de 80 famílias de agricultores. A me-dida foi definida na sexta-feira, dia 24, durante a 11ª reunião ordinária do Conselho de Po-lítica de Assentamento (CPA), responsável pela análise jurídi-ca e técnica das áreas.

A implantação dos assenta-mentos contará com recursos de R$ 19 milhões, frutos de repas-se do Ministério do Desenvolvi-mento Agrário para a Secretaria de Agricultura (Seagri).

De acordo com a Seagri, a verba será utilizada na aquisi-ção de 32 patrulhas agrícolas destinadas aos assentamentos do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico,

100 tratores e dois kits comple-tos para abertura e manutenção de estradas.

Caso a decisão seja apro-vada pela Terracap, a Seagri poderá criar os projetos de as-sentamento. Até o momento, quatro deles já foram aprova-dos: 15 de Agosto, Estrela da Lua, Nova Camapuã e 1º de Julho, todos na região de São Sebastião.

Já estão definidas as etapas de implantação dos quatro as-sentamentos de São Sebastião. Primeiro será feita a seleção das famílias que ocuparão os terrenos. Em seguida, serão definidos o projeto de parcela-mento das terras, a instalação de rede de água e energia e a construção de estradas e vias de acesso.

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA - DF

Brasília, 28 de janeiro de 2014.

O Partido Popular Socia-lista (PPS) do Distrito Fede-ral reafirma a decisão de seu Congresso Regional, realizado em fins de novembro do ano passado, de apresentar uma candidatura para Governo do Distrito Federal. O nome da legenda para a disputa é o da deputada Eliana Pedrosa, com a convicção de que as eleições de 2014 terão um forte caráter mudancista.

Os últimos quatro anos mostraram aos brasilienses o dano que pode fazer uma ad-ministração não comprometida com as demandas da socieda-de. Agora, as notícias mostram que lideranças, que no passado

marcaram as administrações no DF, buscam formar uma chapa para concorrer às eleições de outubro. Vemos tal disposição como uma boa contribuição à oposição e para o debate sobre que cidade nós queremos.

Somos um partido que faz oposição ao PT, no plano Fede-ral e local. Estamos firmemente comprometidos em lutar por um novo governo de profundas mudanças no país e no DF, su-perando esses anos de hegemo-nia por uma nova conformação de bloco político que governe olhando para frente e pense em soluções inovadoras unindo ética ao trabalho.

Eliana PedrosaPresidente do PPS-DF

A prefeita de Cidade Oci-dental Giselle Araújo entregou recentemente certificados de cursos de capacitação para pro-dutores rurais. Os cursos foram realizados em parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sindi-cato Rural e o SENAR (Servi-ço Nacional de Aprendizagem Rural).

Foram realizados oito cur-sos desde abril a dezembro de 2013, formando 80 partici-pantes. Estiveram presentes a prefeita Giselle Araújo, o ve-reador Fábio Correa (DEM), o presidente do Sindicato Rural,

Marcos Roriz, o representante do SENAR, Jorge Meireles, os secretários Humberto Jorge (Meio Ambiente), Eliete Go-mes (Assistência Social) e Ma-zinho (Indústria e Comércio), o chefe da Divisão de Agricul-tura, Antonino, o representan-te do Departamento Agrário, Toim de Dêga, entre outros.

Foram ministrados cursos de Olericultura Orgânica, Ma-nejo de Gado de Corte, Admi-nistração Rural, Artesanato em Fibras, Manejo de Gado Leitei-ro, Capacitação de Tratorista e Artesanato em Palha.

Page 5: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014o democrata 5

Prefeito Everaldo Vidal investe pesado em Novo Gama

AfrânioPimentel“Salvador da Pátria”

Edna cobra melhoriaspara o Jardim Ingá

O Prefeito Everaldo Vidal trabalha em várias frentes. O governo adquiriu uma Usina de Asfalto e ainda

começou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento

Afrânio Pimentel tem experiência e apoio político para disputar uma vaga de deputado estadual por Goiás. “É quase certo que ele sairá candidato”

Atualmente a produção de massa asfáltica do município é de 60 to-

neladas por semana, com a usi-na asfáltica, o município passa a produzir 40 toneladas por hora.

O governo Everaldo Vidal adquiriu para Novo Gama, com recursos próprios, uma usina de asfalto PMF (Pré-Misturado a Frio) que será utilizada na ma-nutenção constante das ruas da cidade, com o serviço de tapa--buracos. Atualmente a produ-ção de massa asfáltica do mu-nicípio é de 60 toneladas por semana, com a usina asfáltica, o município passa a produzir 40 toneladas por hora.

Agora a Prefeitura fica com autonomia para realizar as obras de pavimentação e isto vai trazer mais conforto para os moradores. Com esta usina, a Prefeitura terá mais agilidade para fazer a manutenção das vias, pois passa a contar com um equipamento que realizará as obras de pavimentação com mais rapidez, trazendo melho-rias na infraestrutura urbana de Novo Gama.

A estrutura foi instalada temporariamente, na área do Hospital, no conjunto 12 HC no Novo Gama e ficara lá por aproximadamente 180 dias, aguardando um local específico que está em fase de construção

e ficará próximo ao CAIC no Pedregal.

Com a aquisição desta usi-na asfáltica a operação de tapa buracos será alavancada e ha-verá um crescimento na capa-cidade de recuperação de ruas e avenidas e na execução de recapeamento.

O pavimento em PMF, em termos de qualidade, é seme-lhante ao CBUQ (Concreto Be-tuminoso Usinado a Quente), no entanto, por ser um pavi-mento frio possui menor risco a quem opera, tanto o equipa-mento, como quem executa os trabalhos, pois o CBUQ é tra-balhado em temperatura média de 180 graus, e o PMF é traba-lhado na temperatura ambiente.

Reforma A Unidade de Pronto Aten-

dimento 24 horas esta sendo re-formada e a prefeitura trabalha para entregar a obra num pra-zo de 60 dias. A reforma pos-sibilitará melhores condições de trabalho para os médicos e demais servidores, quanto um melhor atendimento aos pa-cientes. Com a reforma a sala de espera terá uma estrutura melhor, garantindo conforto ao paciente enquanto aguarda pelo atendimento.

O secretário de Saúde da Cidade. Dr. Santana pede à po-pulação compreensão enquan-to durar a reforma da unidade. “Os resultados ajudarão a me-lhorar a saúde da nossa comu-nidade”, diz o médico. Opinião semelhante tem o diretor da unidade, Delquias Pereira. “O prefeito Everaldo tem compro-misso com a saúde da cidade. A reforma na Unidade de Pronto Atendimento representa um

grande avanço, já que há mais de cinco anos não passava por nenhuma reforma”, completou Pereira.

O secretário ainda escla-rece que no município tem 20 unidades do programa Saúde da Família (PSF), todos com equipe completa: médicos e au-xiliares de enfermagem. Todos funcionam das 8 h às 17 horas. No caso dos PSF’s do Distrito do Lago Azul (PSF 12 e 13) funcionam no mesmo local até as 22 horas em regime de emer-gência.

A obra seguirá recomenda-ções da legislação da ANVISA (normas técnicas – RDC) e contará com melhorias na sala de espera, na enfermaria e na sala de reanimação. Além da criação de mais um consultório médico, ampliando de 2 para 3 consultórios.

Haverá também a reforma da fachada, modificando a en-trada e saída de ambulância e a ampliação do estacionamento para servidores, além da troca da parte elétrica para a adapta-ção de novos equipamentos.

Atualmente a unidade de pronto atendimento 24 horas tem atendido mais de 550 pa-cientes por dia e após a reforma, o atendimento deve aumentar.

Com esta obra, o atendi-mento médico que acontecia na unidade de pronto atendi-mento 24 horas foi transfe-rido temporariamente para o posto de saúde conhecido com Centro de Diagnostico, onde funciona o PSF 6, em fren-te à Igreja Católica do Novo Gama. A secretaria municipal de Saúde conta com a compre-ensão da população durante este período.

Com a repercussão negati-va das denuncias contra alguns políticos da região –acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público-, cres-ce as chances de o presidente da Câmara de Vereadores sair candidato a deputado estadual. “Afrânio Pimentel surge como uma espécie de salvador da pá-tria”, comenta um analista polí-tico da cidade.

Segundo o especialista, o presidente do Legislativo é “querido e respeitado pelo povo, já que trata a todos com dignidade e muito respeito”. Além de disso, Afrânio tem uma “ótima convivência com seus pares”. Ele está hoje em seu terceiro mandato como ve-reador e no quarto como presi-dente da Casa de Leis.

“Como presidente da Câ-mara de Vereadores de Valpa-raíso de Goiás Afrânio tem va-lorizado os mais humildes e se preocupado com várias ques-tões sociais, como moradia, geração de emprego, limpeza da cidade, segurança e sanea-mento básico, além de outras

questões pertinentes ao cargo”, observou Amaury Lima, mora-dor do bairro Jardim Oriente.

Pimentel ainda tem fama de ser um dos parlamentares mais articulados da Câmara. “Recor-dista em mandatos, adquiriu experiência para ser considera-do um dos líderes mais forte da Região Metropolitana do Dis-trito Federal, podendo dar voos mais alto na política regional”, conclui Amaury.

Neste mandato de presiden-te, além de dar continuidade aos seus projetos sociais, Afrâ-nio tem como uma das metas principais construir a tão so-nhada sede do Legislativo Lo-cal. O terreno já foi doado pela Prefeitura Municipal.

Se já não estava difícil para Afrânio enfrentar uma disputa de deputado estadu-al, agora, com o desgaste de alguns supostos concorrentes denunciados pelo MPF, as chances de vitória na eleição de Pimentel ficaram ainda mais fáceis. “É quase certo que ele sairá candidato”, co-mentou um assessor.

A Vereadora Professora Edna tem cobrado constante-mente melhorias para vários bairros do Distrito. A parla-mentar esteve com o secretário de Viação e Obras, Wilde Lo-pes (Cambão), onde solicitou a melhoria da entrada do distrito. Ela lembrou as dificuldades que os moradores têm em trafe-gar em uma via tão esburacada, que já provocou vários aciden-tes.

O Secretário informou que existe um projeto completo, com pista de aceleração e desa-celeração e estão apenas aguar-dando a autorização do DNIT para iniciar a obra.

Na ocasião a Professora Edna cobrou, também, a Cons-trução da Ponte do Parque Es-trela D’alva IX. Outro assunto

importante desta reunião foi so-bre a Iluminação Pública, prin-cipalmente nas linhas de ônibus (próximas às paradas). Ela inda cobrou limpeza das vias e de bueiros.

O diretor do Posto 24h, Delquias Pereira, elogia Everaldo

Page 6: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014 o democrata6

Secretaria de Saúde

www.carretadamulherdf.com.br

Quando este governo criou a Carreta da Mulher, em março de 2012, estava mudando mais uma vez o atendimento médico no DF e levando a saúde para perto de quem mais precisa. Menos de 2 anos depois, já são 4 carretas circulando, e mais de 120 mil exames realizados. Equipadas com consultórios, salas de exame, espaços para coleta de material e aparelhos de mamografi a, elas vão de cidade em cidade, fazendo exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas: ecografi as de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica. É assim que o GDF está mudando a saúde no DF.

CARRETA 1

Até dia 31/1:PLANALTINAAo lado da A. R. e em frente ao Módulo Esportivo. Depois Fercal até 14/2 e Jardim Botânico até 28/2.

CARRETA 2

Até dia 31/1:SAMAMBAIAAo lado da Clínicada Família, Qd 302. Depois Santa Maria até 28/2.

CARRETA 3

Até dia 7/2:CEILÂNDIA NORTECentro de Saúde nº 7 - EQNO 10, Área Especial D/E, Setor O.Depois Taguatinga até 28/2.

CARRETA 4

Até dia 7/2:CEILÂNDIA SULCentro de Saúde nº 9- EQNP 28/32, ÁreaEspecial 1, Módulos A,B, C, D - P Sul.

VEJA ONDE ELAS ESTARÃONOS PRÓXIMOS DIAS:

4 CARRETAS DA MULHER.MAIS DE 120 MILATENDIMENTOS.MENOS DE 2 ANOS.

acesse:

ODemOcrata.cOm

Presídio de Novo Gamatem superlotação

Mesmo com a liberação de R$ 24,6 milhões, em dezembro de 2008, por meio de convênio

firmado com o Depen, nenhum tijolo foi erguido

A verba para a constru-ção dos novos presídios de Águas Lindas e do

Novo Gama chega a R$ 26,2 milhões, entre o que será in-vestido pelo governo federal e pelo estadual. As duas cadeias somam 600 novas vagas. No entanto, mesmo com a libe-ração de R$ 24,6 milhões, em dezembro de 2008, por meio de convênio firmado com o De-partamento Penitenciário Na-cional (Depen), nenhum tijolo foi erguido. Enquanto isso se acumulam reclamações. A lota-ção de Águas Lindas é mais do que o quádruplo da capacidade e, no, Novo Gama, supera em cinco vezes.

A situação gera consequ-ências, como a que ocorreu na madrugada de domingo no presídio de Santo Antônio

do Descoberto (GO), quando um detido foi espancado até a morte. Os agentes reclamam da falta de treinamento, do baixo salário e do efetivo abaixo do necessário.

Embora a Lei de Execução Penal estabeleça que cada con-denado seja alojado em cela individual, com dormitório, aparelho sanitário e lavatório, no Entorno a realidade é dife-rente. A área de 6 metros qua-drados para cada preso é uma especificação ignorada. Embo-ra a direção da cadeia de Águas Lindas mantenha a separação dos idosos, dos detentos mais perigosos e dos estupradores, algumas instalações têm seis condenados e outras abrigam até 24. Todos dividem o mesmo vaso sanitário.

Na penitenciária onde o

muro é mais baixo do que o da empresa de transporte lo-calizada ao lado, a lotação é de 322 presos. Porém, não há capacidade para todos. Alguns chegam a ficar impunes pelos crimes. De acordo com dados do Ministério Público de Goi-ás (MPGO), em dezembro de 2012, eram 117 provisórios, 61 condenados e 89 do regi-me semiaberto. Os últimos vão para casa ou para o trabalho e assinam o ponto três vezes por semana na cadeia — o que é considerado ilegal.

A 6ª Promotoria de Justiça de Águas Lindas chegou a in-gressar com uma ação civil pú-blica contra o Estado de Goiás proibindo que a cadeia manti-vesse número superior de pes-soas à capacidade do estabele-cimento prisional.

Page 7: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014o democrata 7

Sônia e Lêdapodem ficar inelegíveis

cristóvão entregará 12 creches em Luziânia

Caso a Justiça atenda o MPF, os políticos podem ter que ressarcir os cofres públicos e ainda

ficarem inelegíveis para as eleições deste ano

A situação de alguns po-líticos do Entorno ficou complicada depois de o

Ministério Público Federal for-mular denúncia contra nove ex--prefeitos. Os políticos, incluin-do Sônia Chaves, Lêda Borges e José Valdécio, são acusados de improbidade administrativa por fraudes e irregularidades na aplicação de recursos federais nos municípios.

Segundo a imprensa, so-mados os valores das 19 ações civis públicas, os prejuízos aos cofres públicos se aproximam de R$ 50 milhões. No grupo, está a atual deputada estadu-al por Goiás, Sônia Chaves (PSDB), que esteve à frente da administração do Novo Gama por dois mandatos consecuti-vos (entre 2001 e 2008), e um atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Sebastião Mon-teiro Guimarães Filho, o Tião Caroço, que foi prefeito de For-mosa por dois mandatos, tam-bém entre 2001 e 2008.

Além dos gestores, que go-vernaram entre os anos de 2001 e 2012 (veja quadro), a Procu-radoria da República em Goi-ás moveu ações civis públicas contra funcionários públicos, empresas, empresários e ou-tros. Segundo a acusação, eles teriam participado das fraudes que atingiram principalmente verbas repassadas para progra-mas dos ministérios da Saú-de e da Educação. Na relação dos crimes denunciados pelo MPF, consta fraude em licita-ções, apropriação ou desvio de dinheiro público e sonegação fiscal.

Caso a Justiça Federal aten-da todos os pedidos formulados pela Procuradoria da República em Goiás, os denunciados fi-cam sujeitos às sanções da Lei nº 8.429, de 1992, chamada de Lei da Improbidade Adminis-trativa, atualizada em 2009. Elas incluem obrigações, como devolução do valor atualizado do prejuízo ao erário, paga-mento de multa, proibição de assinar contratos com o poder público, perda da função públi-ca e suspensão dos direitos po-líticos (pode variar conforme a gravidade do crime), entre outros.

PrescriçãoO procurador da República

Onésio Soares Amaral, de Lu-ziânia, foi o responsável pela elaboração de todas as ações

e por apresentá-las à Justiça Federal no fim de dezembro do ano passado, ainda duran-te o feriado forense. Ele teve de correr contra o tempo para que os crimes não prescreves-sem. De acordo com a legisla-ção, a prescrição ocorre cinco anos após o término do man-dato eletivo. A assessoria da PGR informa que a peça penal contém investigações na esfe-ra administrativa por parte da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O município com maior quantidade de ações é Planal-tina de Goiás — cinco —, to-das contra o ex-prefeito Alexon Luiz Félix Santos. Ele e outras pessoas são acusadas de te-rem cometido irregularidades no Programa Nacional de Ali-mentação Escolar (PNAE), no Bolsa Família, no Programa de Erradicação do Trabalho Infan-til (PETI), no Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e em um programa de obras físicas com

recursos da Caixa Econômica Federal. O segundo é Padre Bernardo, onde o ex-prefeito Daniel de Fátima Duarte é alvo de quatro ações por problemas na aplicação de dinheiro repas-sado pelos Ministérios do Tu-rismo, Saúde e das Cidades.

Em relação ao Novo Gama,

a atual deputada estadual goia-na Sônia Chaves é personagem principal em três ações civis públicas. Ela é acusada de ter cometido irregularidades na aplicação de dinheiro repassa-do pelos ministérios do Desen-volvimento Social e Combate à Fome e da Justiça, além de

Novo Gama3 ações contra Sônia Chaves de Freitas (prefeita entre 2001/2004 e 2005/08)

Planaltina de Goiás5 ações contra Alexon Luiz Felix dos Santos (prefeito entre 2005-2008, 2009-2012)

Padre Bernardo4 ações contra Daniel de Fátima Duarte (prefeito entre 2005-08)

Formosa3 ações contra Sebastião Monteiro Guimarães (prefeito entre 2001/04 e 2005/2008)

Valparaíso de Goiás1 ação contra José Valdécio Pessoa (2005/2008) e Leda Borges de Moura (2009/12)

Cabeceiras1 ação contra Antônio de Almeida Nogueira Neto (administrou entre 2005 e 2008)

Cristalina1 ação contra Antonino Camilo de Andrade (prefeito entre 1989/1992 e 2005/2008)

Mimoso de Goiás1 ação contra Antônio da Costa Tavares (administrou entre 2005 e 2008)

Denunciados

fraude previdenciária. Sobre Formosa, o ex-prefeito, ex--deputado e atual conselheiro do TCM Tião Caroço é alvo de três ações. Os problemas afeta-ram recursos federais transferi-dos dos ministérios da Educa-ção e da Saúde, além de fraude previdenciária.

A meta da Prefeitura de Lu-ziânia é entregar à população 12 creches até o fim de 2014. Já foram realizados serviços de terraplanagem para a cons-trução de duas unidades, que beneficiarão os bairros Jardim Brasília Sul e Residencial Co-paíbas. As obras terão início em fevereiro.

Os serviços de terraplana-gem, nas áreas onde as outras dez unidades serão construídas, começarão nos próximos dias. A previsão é iniciar as obras em março. Serão contemplados os bairros: Alto das Caraíbas, Setor Leste, Cora Coralina, Jardim do Ingá, Parque estrela Dalva VIII, Parque estrela Dal-va X, Mansões Recreio Parque Estrela D’Alva VIII, Setor Ae-roporto e Parque Santa Fé.

As creches (PADRÕES B e C) serão construídas com recursos viabilizados pela Pre-feitura por meio de projetos ca-dastrados no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Uma creche PADRÃO B conta com 8 salas de aula e tem capa-cidade para 240 crianças. Já a

PADRÃO C possui 4 salas de aula e atende 120 alunos. No total, as 12 unidades (7 ‘Padrão B’ e 5 ‘Padrão C’) que serão er-guidas no município oferecerão mais de 2 mil vagas por turno (matutino e vespertino).

Fernanda Antunes, mora-dora no Residencial Copaíbas,

está bastante animada com o benefício. “Eu não sei explicar o quanto fiquei feliz quando vi começarem a limpeza e a terra-planagem. Vai nos ajudar mui-to ter uma creche perto de casa. Até a segurança vai melhorar, porque ficará mais movimenta-do por aqui”, diz.

[email protected]

Deputada Sônia Chaves, ex prefeita de Novo Gama

Page 8: O democrata 180

2ª quinzena de janeiro de 2014 o democrata8

dEStAquERaimundão [email protected]

Dra. Júlia pretende ser distrital

Waldson não para

Iti mobiliza sociedade

R$ 1,5 milhão de investimentosna Feira Permanente do Gama

Roriz e Arruda devemsair juntos em Brasília

Formiga fortalece pré-candidatura de federal

A convite da deputada Elia-na Pedrosa, presidente regional do Partido Popular Socialista e de Antônio Gomes Formiga, o Formiga, considerado por muitos o “patrimônio cultural e assistencial do Gama”-, a ad-vogada Júlia Solange resolveu ingressar na vida política, dis-putando uma vaga na Câmara Legislativa do DF pelo PPS. Formiga deve sair a deputado federal pela mesma sigla.

Em entrevista ao O DEMO-CRATA Júlia Solange explica que a deficiência na gestão dos governos, sobretudo com rela-ção ao Gama, sua cidade queri-da - onde chegou em 1963 com a família -, foi um dos principais motivos que levou a optar pela vida pública. “Já realizada na vida, agora pretendo dar a mi-nha contribuição aos menos fa-vorecidos”, lembra a advogada.

Dra. Júlia é uma das advo-gadas criminalistas mais con-ceituadas do País. Seu trabalho é destacado pela comunidade e também por grandes nomes. Seu currículo, observa Formi-ga, lhe credencia para assumir qualquer cargo no Legislativo ou no Executivo. “O Distrito Federal terá muito orgulho de ser representado por uma mu-lher guerreira, ética, e que tem o trabalho e a família como es-teios de vida”, comenta ele.

Júlia Solange Soares de Oliveira, 53 anos de idade, é natural Catende-PE. Filha de verdureiro e de uma dona de casa chegou ao DF ainda recém-nascida. Seu primeiro endereço foi na Vila Planalto, logo depois foi para a cidade do Gama, onde vive até hoje na Quadra 9 do Setor Oeste. Casa-da, Dra. Júlia é mãe e avó.

O líder comunitário do Gama, Antônio Formiga, o For-miga, diz que a sua pré-candi-datura a deputado federal está tendo boa repercussão junto à comunidade e lideranças em-presariais e políticas. Formiga é um dos nomes mais respeitados da área social do DF. Há anos é voluntário no Hospital Regional do Gama e prefeito comunitário no Setor Oeste.

Seu currículo ainda inclui uma forte presença no meio po-lítico. “Temos que trabalhar pelo povo diuturnamente. Tem muita

gente necessitada e a política é um grande instrumento de transformação social, se exe-cutada por homens e mulheres de bem”, ensina Formiga.

O pré-candidato é pioneiro do Distrito Federal e funcioná-rio aposentado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (TERRACAP). Ao longo da vida Formiga rece-beu inúmeras homenagens. “Talvez seja uma das pessoas, por seus méritos, mais conde-coradas do país”, comentou um jornalista gamense.

O vereador Waldson da Educação, de Novo Gama, não para durante o recesso parlamentar. Além de elaborar novas ideias legislativas, ele mantém visitas constantes a comunidade. Na pauta: edu-cação, saúde e cultura. “Te-mos que ouvir a comunidade. Isso dá vida ao trabalho na Câmara Municipal”, destaca.

Os méritos do novoga-mense não se restringem ao Poder Legislativo. Foi graças a seu trabalho que a cidade tem, hoje, um dos maiores eventos culturas

e religiosos do Estado. A Via--Sacra de Novo Gama faz parte do calendário de eventos local e também do governo de Goi-ás. O espetáculo acontece há 14 anos no Distrito do Lago Azul.

Waldson da Educação tam-bém lembra de alguns proble-mas enfrentados pela juventu-de, que sofre com a falta de emprego e acesso ao lazer. Para ele é necessário a criação de políticas públicas especiais que benefíciem o jovem e a família como um todo. Ele ainda desta-ca o envolvimento do segmento com a criminalidade.

O empresário Iti, pré--candidato a deputado dis-trital, trabalha intensamente em várias cidades do DF e

também do Entorno. Nos últi-mos dias, por exemplo, ele tem visitado sindicatos, empresá-rios, lideranças comunitárias e religiosas. Sua ideia é discutir políticas públicas que possam ajudar no desenvolvimento so-cial e econômico. Uma de suas bandeiras é a geração de em-prego para a juventude, através do fortalecimento do setor pro-dutivo, sobretudo do pequeno e do médio comerciante.

As obras da Feira Perma-nente do Gama estão a todo va-por. Com 80% do projeto con-cluído, um dos cartões postais da cidade recebe, pela primeira vez desde que foi construída, uma reforma nessas propor-ções. O investimento de R$ 1,5 milhão irá beneficiar os 119 fei-rantes e toda a população, com a infraestrutura adaptada para facilitar o acesso de cadeiran-tes e pessoas com mobilidade reduzida..

“Com mais essa ação do Governo do Distrito Federal, estão sendo reformados os 4 banheiros da feira, as redes de esgoto e água pluvial, implan-tação de escadas e rampas, e o piso, que terá 8.200m² de gra-nitina. A iluminação pública foi revitalizada e o novo alambra-do está pronto”, explica o Ad-ministrador Regional Adauto Rodrigues.

A segunda etapa da refor-ma, já em curso, conta com a

troca de toda a ligação elétrica, a construção de calçadas em volta da feira e de três estacio-namentos em blocos de concre-to sextavado para atender aos frequentadores.

Com os estacionamentos concluídos, os feirantes que, aos finais de semana, expõem mercadorias de forma irregular do lado de fora, serão cadastra-dos e ocuparão o espaço dentro da feira. “Aos domingos temos uma feira livre. Os que traba-lham nela serão realocados. Vamos padronizar as bancas, dando igualdade de trabalho para todos”, afirma o chefe do núcleo de feiras da Administra-ção, Hélio Neto.

Um dos pontos de visitação mais tradicionais do Gama, a feira existe há 38 anos e nunca passou por uma grande refor-ma. Apenas o telhado foi tro-cado há quase cinco anos, mas dentro nada havia mudado. “A reforma vai trazer muitos be-

nefícios, o movimento vai au-mentar bastante quando estiver pronto. A melhora foi absurda, o piso estava muito ruim, os banheiros não funcionavam e o esgoto estava cheio de proble-mas”, afirma o feirante Cazuza da Silva.

Maria do Socorro, cliente e moradora do Gama desde pe-quena, parabeniza a iniciativa do Governo do Distrito Fede-ral. “Estamos esperando por isso há muito tempo, a feira é cartão postal do Gama e é mais do que merecido o investimen-to que está sendo feito. A dife-rença é notável”, diz.

A feira faz parte da cultura gamense. Lá, além de sorrisos nos rostos dos frequentadores, são encontradas doces, aves, peixes, hortaliças, comidas e lojas dos mais diversos pro-dutos típicos das regiões bra-sileiras. (com informações da Ascom/Gama-RAII)

Os ex-governadores do Distrito Federal Joaquim Roriz (PRTB) e José Roberto Arruda (PR) se encontraram no último sábado com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para tratar da formação de uma chapa unindo os dois caciques do DF. Eles também debateram estratégias para mobilizar os eleitores da região do Entorno. Apesar de não terem fechado nomes para a disputa majoritá-ria, Roriz e Arruda reafirmaram que estarão juntos na disputa de outubro.

A reunião foi realizada em Goiânia, na residência de Pe-rillo, que será candidato a ree-leição. Os ex-governadores do DF e o atual chefe do Palácio das Esmeraldas analisaram o ce-nário político goiano e também o da capital federal. Acertaram que vão caminhar juntos este ano. “O Marconi tem muita uma força política no Entorno, assim como Roriz e Arruda. É uma

região estratégica e os três têm uma aliança histórica, que cer-tamente se repetirá em 2014”, explica um aliado.

Depois de anos de rusgas, Arruda e Roriz se acertaram no fim de 2013 e prometeram ca-minhar juntos, apesar dos riscos de uma impugnação de candida-tura. “Reiteramos nosso acordo para que o Arruda me apoie e, caso eu não seja candidato, para que eu o apoie”, disse o ex-go-vernador Joaquim Roriz a inter-locutores.

Arruda veio a Brasília para participar de uma audiência judicial, realizada ontem de manhã, e aproveitou para fa-zer reuniões políticas. Além do encontro com Roriz e Marconi no fim de semana, o ex-gover-nador almoçou ontem com o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM). Mais uma vez, aproveitou para debater a for-mação de uma aliança de opo-sição ao governador Agnelo

Queiroz (PT).Segundo Fraga, Arruda e

Roriz querem fechar a coligação até março. Os nomes da disputa majoritária só serão definidos depois da realização de uma “pesquisa isenta”. “O mais im-portante é a união do Roriz e do Arruda, todos os outros têm que seguir em volta deles. Os dois são as maiores lideranças desta cidade. Quem disser que é can-didato de si mesmo está equivo-cado”, comenta o ex-deputado federal do DEM. “Se Roriz for candidato, o Arruda vai apoiá--lo. Se não, o Roriz vai apoiar o Arruda. Se nenhum dos dois de-cidir disputar, eles vão escolher juntos o nome do candidato. Até março, essa chapa estará pron-ta”, acrescenta Alberto Fraga, cotado para ser candidato ao Senado ou à Câmara dos Depu-tados. Nomes da família Roriz também podem aparecer na cor-rida. Fonte: Correio Brasiliense (28/01/2014).

www. .comNotícia a toda hora