O democrata 192

12
Ano X - Edição nº 192 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de janeiro de 2015 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected] www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia Senador do Povo reúne multidão em posse popular Nunca antes na história do DF um Senador havia realizado uma “posse popular”. A iniciativa de Hélio José entrou para a história. Página 04 Governando com o povo Saúde de Novo Gama vira referência regional Na sexta feira (23) o prefeito Everaldo Vidal visitou a Unidade de Pronto Aten- dimento (24horas). Ele acompanhou o andamento dos serviços, dialogou com os servidores e irou fotos. Já na saída conversou com os pacientes que esta- vam a espera de atendimento. Populares aproveitaram a presença do prefeito para elogiar as ações pró-saúde. Página 05 Prefeita pede que concurseiros “fiquem tranquilos” “Valparaíso jamais teve um concurso deste nível, jamais teve uma transparência da forma como está sendo. E receber a comissão do grupo de concursados foi uma oportunidade da administração”, lembrou a prefeita. Página 07 Governar com o povo é o objetivo da Ad- ministradora Regio- nal do Gama, Maria Antônia, que trabalha para fazer uma gestão compartilhada. Ele segue as orientações do governo Rodrogo Rollemberg e governa de “portas abertas”, sempre ouvindo a comunidade. A Ad- ministradora, em entrevista exclusiva ao ODEMOCRATA, lamenta o fato de a cidade não ter elegi- do nenhum deputado distrital nas últimas eleições. Ela espera, agora, que algum “adote” o Gama. Página 03

description

Jornal O Democrata Ed 192

Transcript of O democrata 192

Page 1: O democrata 192

Ano X - Edição nº 192 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de janeiro de 2015 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected]

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

Senador do Povo reúne multidão em posse popularNunca antes na história do DF um Senador havia realizado uma “posse popular”. A iniciativa de Hélio José entrou para a história. Página 04

Governando com o povoSaúde de Novo Gamavira referência regional

Na sexta feira (23) o prefeito Everaldo Vidal visitou a Unidade de Pronto Aten-dimento (24horas). Ele acompanhou o andamento dos serviços, dialogou com os servidores e irou fotos. Já na saída conversou com os pacientes que esta-

vam a espera de atendimento. Populares aproveitaram a presença do prefeito para

elogiar as ações pró-saúde. Página 05

Prefeita pede que concurseiros “fiquem tranquilos”“Valparaíso jamais teve um concurso deste nível, jamais teve uma transparência da forma como está sendo. E

receber a comissão do grupo de concursados foi uma

oportunidade da administração”, lembrou a prefeita. Página 07

Governar com o povo é o objetivo da Ad-ministradora Regio-nal do Gama, Maria

Antônia, que trabalha para fazer uma gestão

compartilhada. Ele segue as orientações do governo Rodrogo

Rollemberg e governa de “portas abertas”, sempre ouvindo a

comunidade. A Ad-ministradora, em

entrevista exclusiva ao ODEMOCRATA, lamenta o fato de a

cidade não ter elegi-do nenhum deputado distrital nas últimas eleições. Ela espera,

agora, que algum “adote” o Gama.

Página 03

Page 2: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015 o democrata2

EXPEDIENTEO Democrata

Diretor: Raimundo Nonato de SousaEditor: Raimundo de SousaJornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DFDiagramação: Edilberto JúniorColunistas: Raimundo de Sousa / André TeixeiraFotos: Bruno CostaImpressão: Igrafica Editora Ltda.Publicação: quinzenalTiragem: 10 mil exemplaresDistribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e GoiâniaEste jornal é de propriedade da empresaDemocrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

Quadra 473 - Lote 1/4 - Loja 2 - Pedregal - Novo Gama-Go - ceP.: 72860-436 - tel.: (61) 3628-4265Q. 55 - Lote 14 - Bl. a - apto. 603 - Setor central - Gama/dF - ceP.: 72405-550 - tel.: (61) 8426-5564

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564

site: www.odemocrata.com e-mail:[email protected]

Na PoNta da líNGuaPor raimundo de Sousa e andré teixeira

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

o único alacarte da cidadedas 20:00 à 01:00 (manhã) Salão Terraço

3384-3833 / 9247-0945

FolgadoEnquanto o povo sofre no Distrito Federal, o ex-go-vernador Agnelo descansa no exterior. Servidores da Saúde, Educação e Lim-peza padecem coma falta de pagamentos. Agnelo teria perguntado a um ami-go, via telefone, se o pa-gamento da saúde já tinha saído.

apagadaMuitos moradores do Céu Azul, em Valparaíso, des-conhecem se a região tem administrador. Edna Al-meida ainda não mostrou para o que veio.

DificuldadesA prefeitura de Luziânia está em dificuldade finan-ceira. Vários fornecedores reclamam da falta de pa-gamento. O governo espe-ra resolver os problemas até o mês de abril.

animandoO prefeito de Novo Gama, Everaldo Vidal, está ani-madíssimo. Sua popula-ridade cresce. O trabalho começou a aparecer. Po-pulação elogia ações go-vernamentais.

PovãoEnquanto uns fogem do povo, outros se aproxi-mam da comunidade. Maria Antônia, atual ad-

ministradora do Gama, faz questão de estar junto à população. Ela, por meio de carro de som, convida a comunidade para ajudá-la a governar.

SufocoOs novos administradores regionais estão sofrendo com a escassez de servi-dores. Gama e Santa Ma-ria, por exemplo, trabalham com menos da metade dos cargos existentes no go-verno passado. A criativida-de é a maior arma da atual gestão.

UnidosPT e PMDB devem mar-char juntos em 2016 em Goiás. Os partidos devem fechar chapa em Goiânia, Anápolis e em Valparaíso.

BarracoÉ possível que PT e PMDB durmam em camas se-paradas, mas continuem morando na mesma casa, mantendo uma relação cordial. Mas se depender do novo comandante do PMDB, o DEM do senador eleito Ronaldo Caiado, a separação entre os parti-dos será litigiosa e “vai ro-lar um barraco” na saída.

drogasO governador Marconi Perillo (PSDB) determi-nou ao secretário esta-

dual de Saúde, Leonar-do Vilela, que amplie para dez a quantidade de Centros de Referên-cia para Recuperação de Dependentes Químicos (Credeqs). Luziânia será contemplada.

ProcessoO Ministério Público Fe-deral (MPF), em Goiás, ajuizou ação de impro-bidade administrativa contra Arquicelso Bites Leão Leite e José Maria de Carvalho da Silva. Os dois são suspeitos de explorar de forma clan-destina serviços de ra-diodifusão em Valparaí-so.

ViagemEm viagem aos Estados Unidos com agenda ofi-cial de apenas um dia, o vice-governador José Eliton (PP) e comitiva re-ceberam R$ 120 mil dos cofres públicos. O pepis-ta teve três reuniões em Nova York no dia 20 – na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, na empresa Pfizer, que possui filial em Goiás, e no Consulado-Geral do Brasil.

Piadastirinhas

Palavras Cruzadas

Prêmio pela criatividadeLocutor: – Quem fala?Ouvinte: – É Marcela.Locutor: – De onde, Marcela?Ouvinte: – Do centro!Locutor: – Olha aí, Marcela do centro! Valendo o kit com camiseta e CD da sua dupla sertaneja preferida... Qual é o país que tem duas sílabas e se pode comer uma delas? Prestou atenção? 10 segundos para responder.Ouvinte: – CUBA!Locutor: (mudo por alguns segundos e risadas no fundo) –Tá certo, Marcela! Vai levar o prêmio pela criatividade. Mas aqui na ficha estavaescrito JAPÃO...

Remédio para tosseO farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado em uma das paredes. Ele pergunta para o auxiliar:- Que significa isto? Quem é esse cara encostado naquela parede?- Ah! É um cliente que queria comprar remédio para tosse. Ele achou caro, então eu vendi um laxante.- Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse?- É excelente. Olha só o medo que ele tem de tossir!!

Page 3: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015o democrata 3

Professora Maria antôniaEntrev

ista

Governar com o povo é o objetivo da Admi-nistradora Regional

do Gama, Maria Antônia, que trabalha para fazer uma ges-tão compartilhada. Ele segue as orientações do governo Ro-drogo Rollemberg e governa de “portas abertas”, sempre ouvindo a comunidade. A Ad-ministradora, em entrevista exclusiva ao ODEMOCRATA, lamenta o fato de a cidade não ter elegido nenhum deputado distrital nas últimas eleições. Ela espera, agora, que algum “adote” o Gama. A Professo-ra também conclama para que a comunidade contribua com a nova gestão ao descartar os resíduos sólidos de forma cor-reta. Maria Antônia, de forma elegante, não faz nenhum ata-que a adversários, ao contrário, diz que boas ideias serão bem--vindas. Já em relação ao nú-mero de servidores, ela diz que priorizou técnicos. “Estamos com uma máquina enxuta.”

Maria Antônia é graduada nos cursos de Pedagogia e Di-reito, e pós-graduada em Ci-ência Universitária. Entre as suas experiências, destaca-se a liderança da GRE (Gerência Regional de Ensino) nas cida-des do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Também a Diretoria Nacional dos Apo-sentados/Força Sindical. “Es-sas experiências me trouxeram uma visão de mundo que será aplicada na cidade.”

A senhora encara um novo desafio. Qual a missão passa-da pelo governador Rodrigo Rollemberg para a nova ad-ministradora do Gama?

A missão é a construção de uma gestão compartilhada, com participação ativa e dire-ta dos líderes comunitários. O lema é a Administração de Por-tas Abertas, objetivando ouvir a comunidade, dar celeridade à expedição de alvarás, manuten-ção da cidade limpa, inibir as invasões e, sobretudo, integrar as áreas de educação, saúde, se-gurança e demais áreas sociais.

Qual o prazo que a senhora tem para tirar o Gama do caos?

Não acho que o Gama este-ja um caos. Porém, com a ajuda do governador e da comunida-de, as coisas voltarão ao seu ritmo normal. Para obtermos sucesso, faz-se necessário que cada indivíduo faça sua par-te. A Administração cumprirá seu papel, porém, é necessário que cada pessoa contribua por meio do cumprimento de seus deveres, sobretudo em relação ao descarte do lixo. É de fun-damental importância que a co-munidade se atente para o local e horário adequados para desti-nar o lixo produzido.

Foram muitos os problemas encontrados?

Os problemas são naturais em todo início de governo. A transição do quadro gestor requer uma sensibilidade no sentido de compreender que o novo gestor precisa de certo tempo para imprimir seu ritmo e colocar sua cara nos proces-sos decisórios da cidade.

Houve uma redução drástica no número de funcionários da administração. Como re-solver os problemas da cidade com um número tão pequeno de servidores?

Buscando pessoas eficien-tes e com perfil técnico. Hoje encontramos um quadro de pessoal enxuto, primando pela qualificação profissional e pela valorização dos servidores do quadro.

E a participação de outros grupos políticos. Quem terá espaço na administração?

A Administração Regional estará de portas abertas para

qualquer segmento político que objetive contribuir com o Gama através de demandas parlamen-tares. Todos terão espaço para engrandecer e acrescentar em prol de melhorias para a cidade. Precisamos de deputados que destinem emendas ao Gama para que possamos cuidar dos principais projetos, como o Cine Itapuã, a revitalização e implementação dos parques, entre outros.

Existe alguma orientação do governo sobre a participação comunitária no dia a dia da administração? O povo será ouvido?

A orientação é ouvir a co-munidade e realizar de forma conjunta um trabalho de exce-lência em prol da cidade.

Quanto aos comerciantes. Eles têm uma parceira como administradora?

Ainda não houve tempo. Porém, com o apoio do empre-sariado local esta relação será estabelecida em breve.

A senhora é professora. Na cidade as atrações para os jovens são escassas. As pra-ças viraram ponto de uso de drogas e o emprego é fraco. É possível mudar essa reali-dade?

Através da interação com a comunidade, buscaremos valo-rizar áreas de lazer saudáveis, dando prioridade aos ícones históricos da cidade, como o Cine Itapuã, os parques, e todas as outras áreas que merecem atenção especial.

Pessoas despreparadas têm ocupado cargos importantes nos governos. Como pretende usar a sua experiência para ajudar a cidade do Gama?

Sou graduada nos cursos de Pedagogia e Direito, e pós--graduada em Ciência Uni-versitária. Entre as minhas experiências, está a gestão enquanto GRE nas cidades do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas, também a Direto-ria Nacional dos Aposentados/Força Sindical. Essas experiên-cias me trouxeram uma visão de mundo que será aplicada na cidade do Gama.

O Gama não tem nenhum morador deputado distrital. Essa nova realidade pode atrapalhar a cidade?

Isso certamente não é bom. É fato que a cidade teria mais força caso elegesse um deputado morador do Gama. A cidade precisa ser mais po-litizada. Porém, hoje precisa-mos de um parlamentar que adote a cidade trazendo para cá emendas.

Além dos problemas locais, o Entorno ajuda a complicar a vida dos gamenses. O Hos-pital Regional, por exemplo, é um caso sério em função da superlotação. É possível fazer parcerias com os pre-feitos da região para ameni-zar essas dificuldades?

Esta é uma parceria para ser realizada a nível de gover-no, pois envolve verba além de outros fatores. Não pode-

mos deixar de atender nossos irmãos das cidades circunvi-zinhas.

E os condomínios. Eles são problemas ou solução?

Nenhum nem outro. Trata--se de uma situação a ser so-lucionada.

O que a cidade do Gama representa para Maria An-tônia?

O Gama é minha casa, é o início de tudo. Aqui criei meus filhos e estou criando meus netos. Amo esta cidade onde fiz amigos. Sou muito grata ao Gama e devo a ele muitas de minhas conquistas.

Não acho que o Gama esteja um caos. Porém, com a ajuda do governador e da comunidade, as coisas voltarão ao seu ritmo normal”

Hoje encontramos um quadro de pessoal enxuto, primando pela qualificação profissional e pela valorização dos servidores do quadro”

É fato que a cidade teria mais força caso elegesse um deputado morador do Gama. A cidade precisa ser mais politizada”

O Gama é minha casa, é o início de tudo. Aqui criei meus filhos e estou criando meus netos”

Page 4: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015 o democrata4

Senador do Povo reúne multidão em posse popular

Nunca antes na história do DF um Senador havia realizado uma “posse popular”. A iniciativa de Hélio José entrou para a história

Hélio José, o Senador do Povo, reuniu mais de 2500 pessoas, no últi-

mo dia 10, na FACITA. Repre-sentantes de várias categorias e de todas as cidades do DF e Entorno prestigiaram a Posse Popular do político, que já en-trou para a história candanga. Personalidades, como o vice--governador Renato Santana, os distritais, Sandra Faraj e Ro-drigo Delmasso, prestigiaram o evento. Durante a posse, o Senador garantiu que “Brasília terá carnaval em 2015”.

“O Samba não pode morrer. Vou buscar recursos juntos aos empresários para fazer o carna-val do Distrito Federal”, garan-tiu o parlamentar aos represen-tantes da Liga das Escolas de Samba de Brasília. A decisão agradou a todos.

A posse popular que co-meçou às 16h e só terminou por volta das 22h, teve vários momentos fortes. Logo no início, o Senador, carregado nos braços, demorou quase 60 minutos para chegar ao palan-que. Faixas e aplausos davam as boas-vindas a Hélio José. Outro momento marcante foi quando ele falou da família. Ressaltou o papel da mulher na sociedade e ainda agrade-ceu aos familiares presentes. A emoção tomou conta de todos. “A família é o esteio de tudo. Devo muito a força e coragem da minha esposa Edy Mascare-nhas”, resumiu. Os dois fica-ram juntos o tempo todo.

O vice-governador, que representou o governador Ro-drigo Rollemberg, ressaltou a vida da classe política. Ele se lembrou das “calúnias” enfrentadas por Hélio no pas-sado. “Sempre vai ter alguém para mexer na ferida. Você e a sua família provaram que foram vítimas de inverdades e que são unidos. A levianda-de não prosperou”, enfatizou Santana, que por último de-

mostrou esperança com o tra-balho do novo senador.

Da bancada do DF no Se-nado Federal apenas Hélio José integra fielmente a base da presidenta Dilma. Cristó-vão Buarque e Reguffe são considerados desafetos do Pla-nalto. “O Hélio tem trânsito li-vre Esplanada dos Ministérios e vai ajudar muito o gover-nador Rodrigo Rollemberg”, destacou um distrital presente.

PosseNunca antes na história do

DF um Senador havia reali-zado uma “posse popular”. A iniciativa de Hélio José entrou para a história e, pelo jeito, agradou. Personalidades de todas as cidades satélites e de municípios do Entono compa-receram ao ato. No local ha-via também representantes de várias entidades empresariais, sindicais e de moradores.

“Agora temos um senador de verdade. Ele é do povo e sabe das nossas dificuldades. Não tenho dúvidas de que será um grande político e encherá de orgulho a população de Bra-sília e do Entono. Hélio José no Congresso Nacional é a garan-tia de que Brasília terá grandes obras e grandes projetos”, co-mentava Maria Hellena Mes-quita, moradora de Ceilândia.

A posse simbólica do novo

Senador ficou a cargo do pre-sidente da Associação Comer-cial e Industrial de Taguatinga, Justo Magalhães, que contou um pouco da história de Hélio José. Para o líder empresarial, o DF ganha com a dedicação do político. “Sua luta é antiga. O Hélio dá trabalho há anos, desde as Diretas Já”, brincou Justo. Depois de empossado, o Senador foi ovacionado.

Entre as atrações que ani-maram a festa, destacamos o cantor Rafael Silva e uma dupla sertaneja feminina. En-quanto a apresentação, por si-nal, excelente, ficou a cargo do Marcinho de Santa Maria.

O Senador Hélio José é um politico diferente. Não se es-conde do povo, ao contrário. Vai às feiras e frequenta lugares simples em várias cidades. No Gama, por exemplo, onde tem uma legião de admiradores, ele faz questão de almoçar ou jantar em casas de amigos, que fizeram questão de prestigiar o momento histórico. O despor-tista Santinho, morador do Se-tor Leste, foi um que ajudou na organização da Posse Popular.

O Senador reconheceu o trabalho e elogiou. Santinho ainda foi o responsável por convidar figuras ilustres do es-porte. O ex-jogador Paulo Vic-tor esteve lá. Por último, Hélio José agradeceu emocionado o carinho de todos. “Não existe politica sem participação po-pular. Quero ser o Senador do Povo, disso não abro mão.”

Ao lado do vice governador Renato Santana, senador Hélio José com a esposa Edy Mascarenhas Justo Moraes, presidente da ACIT, dep. Sandra Faraj, senador Hélio, dep. Delmasso e Marcinho

Cantora sertaneja anima o evento do senador do povo Vereadores de Niquelândia, Pequi e Edinho, presidente da ACI/SIA, Carlos Kobayashi, assessores do senador, Hugo e Santinho

Page 5: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015o democrata 5

Saúde de Novo Gamavira referência regional“Meu propósito é, com o apoio do prefeito Everaldo Vidal, dar um atendimento de qualidade ao povo de Novo Gama”, garante a secretária de Saúde, Tânia Brandão

O prefeito Everaldo Vi-dal e sua equipe con-seguiram tirar a Saúde

de Novo Gama da UTI. Hoje o setor é referência em toda a região, sendo, inclusive, usada por moradores de outras cida-des de Goiás e até do Distri-to Federal. A atual secretária da Pasta, Tânia Brandão, tem planos ambiciosos para a área. Atualmente, atendem na rede municipal 58 médicos, muitos especialistas.

O sucesso atual é resultado de políticas públicas que co-meçaram a ser implantadas no inicio do atual governo. Ano passado, por exemplo, a cidade recebeu elogios dos governos estadual e federal por ter alcan-çado a meta das vacinas de po-liomielite e de sarampo. Novo Gama ainda foi um dos únicos municípios goiano que fez a campanha do Novembro Azul, campanha dedicada a combater o câncer de próstata.

Segundo a secretária, a rede municipal de saúde é composta por 20 postos de saúde, sendo 16 do Programa Saúde da Fa-mília (PSF) e quatro Unidades Básicas (UBS). 58 médicos contratados em várias especia-lidades, como pediatria, psi-quiatria, dermatologia, clínica geral, ginecologia, cardiologia, nutrição psicologia e fisiotera-pia, entre outras.

Só no Posto 24 horas (Uni-dade de Pronto Atendimento) atuam 55 pessoas da área de saúde, com uma média de aten-dimento de 300 pacientes por dia. Destes, 30% são de outras cidades. “A procura maior é por especialistas”, ressalta Tâ-nia, que garante a implantação de novos projetos.

Em breve a cidade terá um CAPS - Centro de Atendimen-to Psicossocial-, tipo 2 que tem maior abrangência. A prefeitu-ra aguarda apenas o repasse de verbas federal para entrar em funcionamento. “O Centro de

especialidades médicas tam-bém está nas metas da secreta-ria de Saúde”, afirma a gestora.

VisitaNa sexta feira (23) o pre-

feito Everaldo Vidal visitou a Unidade de Pronto Atendimen-to (24horas). Ele acompanhou o andamento dos serviços, dia-logou com os servidores e irou fotos. Já na saída conversou com os pacientes que estavam a espera de atendimento. Popula-res aproveitaram a presença do prefeito para elogiar as ações pró-saúde.

SecretáriaSecretária de Saúde, Tânia

Brandão, tem 33 anos, é soltei-ra e mora na cidade há 6 me-ses, desde que assumiu a pasta. Ela é enfermeira de formação. “Meu propósito é, com o apoio do prefeito Everaldo Vidal, dar um atendimento de qualidade ao povo de Novo Gama.”

MetasEm Novo Gama, o ano de

2014 terminou com muitos pontos positivos para a saúde, dentro da programação anu-al da Secretaria Municipal de Saúde. A população participou de todas as campanhas de va-cinação para poliomielite, sa-rampo, HPV e outras doenças, aconteceram ações preventivas para alertar sobre os danos cau-sados pelo uso de drogas. Em parceria com a Secretaria de Ação Social, mobilizou uma força-tarefa que recolheu mais de mil pneus que poderiam servir como criadouro do mos-quito da dengue (Aedes aegyp-ti), realizou uma campanha de conscientização da dengue e de doenças causadas por ratos e caramujos e para atender a so-licitação dos médicos, solicitou apoio da Infraestrutura Urbana na construção de outra unidade de Estratégia de Saúde da Fa-mília – ESF, que atenderá na

área desativada do antigo pos-to policial no Lago Azul, além de conscientizar sobre o câncer de mama na ação do Outubro Rosa e de próstata no Novem-bro Azul.

Para 2015, o principal obje-tivo é implantar o Protocolo de enfermagem e o Procedimen-to Operacional Padrão – POP, a Secretária de Saúde, Tânia Brandão, informou que o do-cumento está pronto e servirá para facilitar o acompanha-mento dos pacientes em todas as unidades. De acordo com Léia Teixeira Coordenadora das Unidades Básicas de Saú-de e do Programa Saúde da Família, o atendimento deve ser padronizado e a partir des-se cadastro todas as unidades de saúde possuirão uma ficha com dados e procedimentos utilizados na consulta de cada

paciente, que for atendido, na rede pública de saúde dos bair-ros. No primeiro momento o documento será encaminhado à Secretaria de Saúde. Após a análise, ele é devolvido para a Secretaria Municipal de Saúde, que em seguida realizará uma capacitação para que todos os funcionários saibam utilizar o informativo. O protocolo pos-sui normas de atendimento para todas as doenças e tem procedimentos para tratamento de piolho, até infarto agudo do miocárdio.

Atingir um nível de ex-celência no atendimento é uma preocupação da equipe da Secretaria de Saúde. E o protocolo tanto facilita a vida dos pacientes oferecendo co-nhecimento com detalhes de cada caso, como é mais uma ferramenta de trabalho para os

profissionais da área, pois fun-ciona como um meio de apoio para desenvolver seus procedi-mentos. “Quando o município não possui infraestrutura para algum caso, ele será encami-nhado automaticamente para o hospital de referência que também está cadastrado no ar-quivo”, conclui Léia.

FarmacêuticosDesde quando saem da fá-

brica, até o seu destino final que é quando ele chega à mão dos pacientes, os farmacêuti-cos fazem um trabalho para controlar os destinos corretos de cada medicamento. An-célio Sousa é farmacêutico e trabalha há dois anos como Coordenador da farmácia bá-sica. De acordo com ele, cada unidade de saúde dos bairros possui a sua farmácia e quin-

zenalmente a farmácia central recebe os pedidos de medica-mentos que devem ser entre-gues em cada posto. Doenças como diabetes e pressão alta são as mais comuns. Além de distribuir os remédios para toda a equipe das farmácias, é realizado um acompanha-mento para avaliar se os trata-mentos estão corretos ou se os medicamentos precisam ser substituídos para proporcio-nar um tratamento mais efi-ciente de acordo com o perfil de cada um.

”A automedicação causa muitos danos a nossa saúde e esse profissional é de extrema importância para a população, tanto no armazenamento e distribuição de medicamentos quanto na orientação correta no tratamento das doenças”, finaliza Ancélio.

Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão Prefeito Everaldo com a equipe do 24 horas. Priscila Ferreira da Silva (vestido estampado) é a chefe da unidade

Servidor chamando os pacientes para o atendimento Prefeito cumprimenta pacientes que aguardam atendimento

Page 6: O democrata 192
Page 7: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015o democrata 7

Prefeita pede que concurseiros“fiquem tranquilos”

Comerciantes indicam secretário

Elvis Santos inaugura ano legislativo

Faciplac registra recorde de matrículas

“Valparaíso jamais teve um concurso deste nível, jamais teve uma transparência da forma como está sendo. E receber a comissão do grupo de concursados foi

uma oportunidade da administração”, lembrou a prefeita

Realizado em 2014, a ho-mologação do concurso ainda não foi enviada

ao Tribunal de Contas Muni-cipal [TCM] devido à demora no repasse das informações da banca organizadora. A homo-logação ocorrerá até o final de janeiro e o concurso tem prazo de validade de dois anos, pror-rogáveis, ou não, por mais dois.

Os candidatos aprovados se reuniram em um ato na frente da sede da Prefeitura, locali-zada no bairro Cidade Jardins, para receber as informações so-bre o certame, mas apenas três dos concursados participaram da reunião com a comissão.

“A Prefeita repassou uma mensagem para que todos fi-quem tranquilos. O concurso está dentro dos prazos legais, dentro da legalidade e irá trans-correr na melhor tranquilidade possível”, comentou Zito. “O que hoje está acontecendo no município é uma série de es-peculações que não têm fun-damento algum e que se quer têm informações da comissão responsável. Jamais a comissão foi acionada para repassar in-formação a alguém, e essas in-formações vinculadas nas redes sociais nada mais são do que informações extracomissões e não podem ter tidas como ofi-ciais”, explicou o procurador.

Os representantes do execu-tivo responderam as questões levantadas pelos três candida-tos escolhidos para representar o grupo de aprovados e tam-bém explicaram os boatos que foram criados em cima do con-curso.

“Valparaíso jamais teve um concurso deste nível, jamais teve uma transparência da for-ma como está sendo. E receber a comissão do grupo de concur-sados foi uma oportunidade da administração, que demonstra a seriedade como está sendo con-duzido o processo, mostrando ponto a ponto cada situação e se colocando à disposição da comissão, desde que eles soli-citem informações pelos meios legais”, pontuou o Secretário de Governo.

A reunião teve duração de quase duas horas e terminou de forma harmoniosa. Não resta-ram dúvidas por parte dos re-presentantes dos aprovados e o Procurador-Geral se colocou

A Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás re-torna os trabalhos no próxi-mo dia 4. O presidente Elvis Santos prepara uma grande

recepção para a data. Ele, que assume neste ano a pre-sidência da Casa, reforça a sua lealdade ao grupo que o elegeu. Disse que está sa-

tisfeito com a nova missão e que tem boas ideias para colocar em prática. Elvis ainda agradeceu o apoio re-cebido.

“O Poder Legislativo tem sua história marcada pela defesa da população. Nós vereadores somos to-dos amigos, independente de partido. Isso é respeito à democracia. Os treze verea-dores que compõem a Casa Legislativa estamos com-prometidos com o povo val-paraisense”, ressume Elvis.

O parlamentar afirmou que seu principal compro-misso é de valorizar cada um dos vereadores, para que todos possam de fato desempenhar com sucesso a função incumbida pelo povo da nossa cidade.

“Durante o meu mandato de presidente, todos os vere-adores, sem distinção de cor ou ideologia partidária, terão apoio da Mesa Diretora, dos assessores, da mídia, que

à disposição para esclarecer qualquer futura dúvida sobre o processo seletivo. “A partici-pação da comunidade é impor-tante e necessária para que se possa fazer uma administração justa e transparente”, disse ele.

LixoA Prefeitura de Valparaíso

lançou na segunda-feira (19) mais um ponto de recolhimento de lixo eletroeletrônico. O ma-terial pode ser entregue em um dos três pontos de coleta, entre 8h e 18h. De acordo com a Pre-feitura, o objetivo é conscienti-zar a população e órgãos públi-cos sobre a correta destinação destes itens e sua reciclagem.

A atividade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Participação

Popular. “O projeto é uma res-surreição para a população e é preciso ser conhecido e utiliza-do por todos”, comentou a Pre-feita Lucimar Nascimento.

Vilmar Simion, Coorde-nador da Estação de Metare-ciclagem, local onde é feito a separação e o tratamento do lixo eletrônico, agradece todo o empenho da Prefeitura em nome da Prefeita. “A gente não se cansa de agradecer a Prefei-ta Lucimar por esta iniciativa. Valparaíso sai na frente. A nos-sa meta é tão grande que já tem o nome de Metareciclagem”, disse Vilmar.

Entre os itens que podem ser entregues estão monitores, tubos de TV, monitor de LCD/LED, notebooks, periféricos de computadores, pilhas, baterias

e impressoras. Além do novo ponto de recolhimento – Secre-taria Municipal de Cidadania e Participação Popular, o serviço disponibiliza outros dois pon-tos de coleta na cidade.

Pontos de coleta:Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Partici-pação SocialQuadra 02 - Lote 01 – A/E Etapa “A” - Valparaíso ITelefone: 3627-7531Shopping SulAla Norte, em frente a Star MóveisEstação MetareciclagemÁrea Especial, lote “B”, antigo Ginásio de Esportes Etapa “B”Telefone: (61) 3223-8996

estará acessível a todos. O vereador precisa apresentar para a sociedade o resultado do trabalho que desenvolve e só contando com espaço nos nossos veículos de comuni-cação é que conseguiremos mostrar as nossas ações, fazendo prestação de con-tas para os eleitores que nos confiaram seus votos”, ex-plicou o presidente vereador Elvis Santos.

E o parlamentar finali-zou afirmando que o trata-mento será igualitário para todos. “Vereador A não terá mais que vereador B e assim sucessivamente. Numa de-mocracia, todos têm os mes-mos direitos e deveres. Por-tanto, precisam ter acesso as mesmas oportunidades. Dis-putas, claro que ocorrerão, cada um defendendo o seu ponto de vista, democracia é isso. Agora, nós todos, os 13 vereadores, somos um só, o Poder Legislativo. Aqui é a Casa do Povo”.

O governo de Novo Gama tem novo secretário de Indús-tria e Comércio. Edir Dias assumiu o cargo na manhã do último dia 21, em cerimônia concorrida, realizada no Cen-tro Empresarial Araújo. Ao empossar o auxiliar, o prefeito Everaldo Vidal ressaltou a im-portância dos segmentos para a economia local. Os adminis-tradores regionais do Gama, Maria Antônia, e o de Santa Maria, Nery do Brasil, também enalteceram os empresários da cidade, como Miguel Barbosa, o Miguelão, uma espécie de símbolo do desenvolvimento regional.

A administradora do Gama lembrou de sua relação próxi-ma com Novo Gama, onde tem amigos e aliados. Um dos exem-plos de amizade citados por Ma-ria Antônia foi o empresário Mi-guelão, que não estava no local. “Tenho um grande apreço por Miguelão, e logo que houver uma oportunidade irei convidá-

-lo para uma conversa. Tenho muito a aprender com ele”, con-cluiu a mandatária.

Uma boa notícia dada pelo secretário de Governo, advo-gado Delmar Carneiro, diz res-peito ao tão aguardado Polo de Desenvolvimento Econômico Industrial do município. Para ele, o setor “dará a estrutura co-mercial e industrial a cidade”. A lei que cria o Polo foi sancio-nada pelo prefeito Everaldo em 2014. Ainda segundo Delmar, os estudos sobre o local para a construção do complexo indus-trial estão em andamento.

O nome do novo secretá-rio foi uma indicação do Se-tor Produtivo da cidade. Os empresários, em reunião, de-cidiram pelo nome de Edir, que é dono de uma loja de au-topeças. Dias fez questão de retribuir a indicação ao fazer elogios aos comerciantes e ao prefeito. Por último ele pediu o apoio dos demais integran-tes do governo local.

Com aumento de mais de 50% no número de novas ma-trículas em relação ao mesmo período do ano passado, a Fa-culdade Faciplac surpreendeu a população do Gama e entorno com a alta procura pelos seus 13 cursos de graduação. Ao todo, serão cerca de 800 novos alunos que darão início às suas atividades acadêmicas a partir de 2 de fevereiro – incluindo os ingressantes por meio do Prouni. Com isso, a instituição ultrapassa o expressivo número de quatro mil alunos apenas na unidade do Gama.

A Diretora Geral das Fa-culdades Integradas da União Educacional do Planalto Cen-tral (Faciplac), Cristian Cam-pos, afirmou que recebeu a notícia sobre a adesão recorde com felicidade e, principal-mente, com muita responsabili-dade. “Isso reflete a confiança no nosso perfil educacional e em tudo que a instituição vem promovendo. É a consolidação do caminho que a Faciplac tem traçado nos últimos 15 meses, de retomada de políticas de acessibilidade para diferentes perfis de estudantes. Inclusive, vale ressaltar que, em breve, serão ofertados novos cursos, ampliando ainda mais esse ce-nário de estudantes”.

Cristian Campos também destacou que os novos e anti-gos alunos podem esperar novi-dades para os próximos meses. “Queremos tornar a Faciplac

cada vez mais próxima do estu-dante, com serviços diferencia-dos que começam a ser oferta-dos já neste primeiro semestre de 2015, e serão ampliados para o segundo semestre deste ano. Entre eles podem ser des-tacados: espaços de convivên-cia, melhorias de iluminação, aperfeiçoamentos nos projetos pedagógicos dos cursos, novos equipamentos e ampliação de laboratórios”, adianta. “Outra novidade é a oferta de serviços pelos cursos profissionalizantes do Pronatec na área de Podolo-gia e Estética em novo espaço”, finaliza.

Saiba maisAs novas matrículas de-

correm da qualidade do ensino ofertado, assim como da opor-tunidade de acesso por meio do FIES – Fundo de Financiamen-to Estudantil –, além do maior investimento em marketing.

A maioria dos cursos ofere-cidos pela instituição de ensino superior teve suas vagas esgo-tadas entre o fim de dezembro de 2014 e o início de janeiro deste ano. Entre eles, Ciências Contábeis, Direito, Enferma-gem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odon-tologia. Ainda restam (poucas) vagas para Administração, Ar-quitetura e Urbanismo, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sistemas de Tele-comunicações e Sistemas para Internet.

foto: Elton Sales

Page 8: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015 o democrata8

delmasso declaraguerra à pedofilia

Celina quer ajudar a resolver problemas da saúde e educação

Os deputados distritais assinaram um reque-rimento para criação

de uma comissão especial da Câmara Legislativa para inves-tigar casos de pedofilia. O re-querimento já foi protocoliza-do na Casa, que deve instalar a comissão em fevereiro. O autor da iniciativa é o deputado Ro-drigo Delmasso (PTN).

Para Delmasso, o alto índice de crimes de pedofilia registra-dos no DF justifica a necessida-de de uma ampla investigação

sobre o tema. “Temos que fazer um mapa do problema, identi-ficar porque ainda há tanta im-punidade e, ao mesmo tempo, oferecer informações para a so-ciedade sobre esse tipo de cri-me, que pode estar mais perto do que se imagina.”

A comissão deverá apu-rar casos já apresentados pela imprensa e ouvir autoridades, parentes de vítimas e represen-tantes de entidades de defesa da criança e do adolescente. A proposta é baseada no artigo

Para Delmasso, o alto índice de crimes de pedofilia registrados no DF justifica a necessidade de uma

ampla investigação sobre o tema227 da Constituição Federal, que coloca os direitos da crian-ça e do adolescente como prio-ridade absoluta.

Segundo informações da assessoria de Delmasso, o re-querimento que pede a criação da comissão especial já foi as-sinado pelos deputados Aga-ciel Maia (PTC), Celina Leão (PDT), Juarezão (PRTB), Jú-lio César (PRB), Liliane Roriz (PRTB), Lira (PHS), Luzia de Paula (PEN), Renato Andrade (PR) e Telma Rufino (PPL).

A presidente da CLDF (Câ-mara Legislativa do Distrito Federal), deputada Celina Leão (PDT), está disposta a convocar os deputados distritais para vo-tar, antes do reinício oficial das atividades da Casa, o projeto de lei do Poder Executivo que antecipa receita orçamentária para pagar os salários atrasa-dos dos servidores das áreas de Saúde e Educação. O governa-

dor Rodrigo Rollemberg infor-mou que enviaria a proposta à Câmara no início de fevereiro, quando termina o recesso par-lamentar.

Caso a proposta seja en-viada ainda em janeiro, Celina Leão está se colocando à dis-posição do GDF para receber o projeto e fazer a autoconvoca-ção do Poder Legislativo para que os servidores recebam seus

salários o mais rápido possí-vel. A medida não ocasionaria ônus para o GDF (Governo do Distrito Federal) nem para a Câmara. Em caso de autocon-vocação, os deputados não re-cebem remuneração extra pelo trabalho adicional.

A presidente acredita que os parlamentares atenderão ao chamado para votar a proposta, uma vez que o atraso no paga-mento dos salários prejudica a prestação de serviços essenciais. “É uma maneira legal de ameni-zar os problemas que o Distrito Federal está enfrentando”.

Para acelerar o trâmite do projeto, a presidente pretende publicar no Diário da Câmara Legislativa a abertura de prazo para que os líderes de blocos e partidos indiquem os membros das comissões de Economia, Orçamento e Finanças e de Constituição e Justiça, de acor-do com os critérios de propor-cionalidade previstos no Regi-mento da Casa.

São essas as comissões pe-las quais o projeto precisa pas-sar para ser analisado e votado. Os pareceres podem ser dados no plenário, com a proposição tramitando em regime de ur-gência, o que reduz os prazos para análise e deliberação. To-das essas condições estão pre-vistas no Regimento da CLDF. O quórum necessário para vo-tação, no caso em questão, é de 13 deputados, e a aprovação seria por maioria simples (me-tade dos deputados presentes mais um).

Segundo o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, o GDF vai pedir à Câmara uma antecipa-ção orçamentária de mais de R$ 300 milhões. O valor seria viabilizado por empréstimo.

Page 9: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015o democrata 9

Nery do Brasilcomanda Santa Maria

Entorno é prioridade para lêda Borges união pela saúde

Os nomes dos adminis-tradores regionais do DF foram anunciados

pelo governador na tarde de terça-feira (20). Alguns acu-mulam mais de uma região, e outros ainda são interinos. Durante a solenidade, o chefe do Executivo também apre-sentou mudanças que deverão ser feitas nas administrações regionais, dando continuidade às medidas de contenção de gastos. As alterações precisam ser encaminhadas à Câmara Legislativa do DF em forma de projeto de lei, o que deve ser feito quando a casa retomar as atividades. Caso seja aprovado, as administrações passam de 31 para 25, conforme prometido pelo governador durante cam-panha eleitoral.

Durante a solenidade no Palácio do Buriti, o governador anunciou a proposta de 25 ad-ministrações regionais e 24 no-mes. Isso porque Eduardo Ro-drigues assume duas regiões: Itapoã e Paranoá. Já Vilson de Oliveira foi apresentado como futuro administrador de Cei-

lândia Norte, nova região a ser criada pelo projeto de lei en-viado à CLDF, com as devidas especificações e limitações ter-ritoriais. Por enquanto, Renato Santana assume interinamente toda a cidade.

Pelo projeto, as regiões ad-ministrativas Núcleo Bandei-rante, Candangolândia e Park Way passam a responder em uma única administração, que começa a atender por Núcleo Pioneiro. Já Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal serão outra admi-nistração. O Lago Sul passa a englobar o Jardim Botânico, enquanto o Lago Norte se jun-ta ao Varjão. A Fercal passa a pertencer à administração de Sobradinho II, e a SCIA à da Estrutural.

Tanto para as mudanças como para a escolha dos no-mes, o governador afirmou ter ouvido a população para as de-finições. “Nós fizemos um pro-cesso de ouvir as comunidades, as lideranças das cidades, para buscar efetivamente o apoio delas. O resultado final é positi-vo”, avalia. Ainda nesta sema-

na, a equipe de administrado-res se reúne com o governador para afinar as prioridades e es-tratégias do governo. Um dos pedidos de Rollemberg é que eles estejam em maior sintonia com os diretores regionais de ensino e saúde.

Extinção de cargosO governador aproveitou

ainda para anunciar outra alte-ração, desta vez nas folhas de pagamentos das administrações e com influência direta para os quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O go-verno extinguiu 3.137 cargos comissionados, enquanto criou outros 1.827, o que representa redução de 1.310 cargos. A me-dida possibilita economia de R$ 1,5 milhão por mês. Essas alterações serão publicadas em um decreto na edição de ama-nhã (21) do Diário Oficial do Distrito Federal.

Para os órgãos da segurança pública, na prática, servidores que exerciam funções admi-nistrativas retomam posição nas ruas. A Polícia Militar ga-

nha 400 homens para retorno às rondas e trabalhos externos, enquanto o Corpo de Bombei-ros passa a contar com mais 50 agentes. As gratificações liberadas nas administrações regionais permitirão contratar civis para as funções na Cen-tral Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) e trabalhos burocráticos.

Conselhos ComunitáriosRodrigo Rollemberg ain-

da garantiu a regulamenta-ção dos Conselhos de Repre-sentantes Comunitários, em cumprimento à Lei Orgânica do DF. “Eles terão papel im-portante para definir melhor o modelo de eleição direta para as administrações regio-nais”, disse. Os pleitos com participação direta das co-munidades devem acontecer, de acordo com o chefe do Executivo, tão logo estejam prontos o arcabouço jurídico e legal.

O novo administrador de Santa Maria, Nery do Bra-sil, agradeceu a confiança do

O novo administrador de Santa Maria, Nery do Brasil, agradeceu a confiança do governador Rodrigo Rollemberg pela indicação. “Recebo essa missão com bastante entusiasmo e responsabilidade

Veja quem assume as regiões administrativas:

- Administrador interino do SCIA/ Estrutural: Evanildo da Silva Macedo Santos- Administradora interina de Vicente Pires: Maria Celeste Rego Liporoni- Administradora interina de Planaltina: Dinalva Cantallopes Sastre Ferreira- Administrador do Riacho Fundo I: Irany Domingos Gomes- Administrador do Recanto das Emas: Fábio Viana Ávila- Administrador do Lago Norte e interino do Varjão: Marcos Woortman- Administradora do Gama: Maria Antônia Rodrigues Magalhães- Administrador de Santa Maria: Neri do Brasil- Administrador de São Sebastião: Jean Duarte de Carvalho- Administrador de Brazlândia: André Luis Queiroz Rosa- Administrador de Samambaia: Claudeci Xavier de Miranda- Administrador de Taguatinga: Ricardo Lustosa Jacobina- Administrador de Sobradinho I: Divino de Oliveira Sales- Administrador de Sobradinho II e interino da Fercal: Estevão Souza dos Reis- Administrador do Riacho Fundo II: Francisco Vicemar Medeiros- Administrador da Candangolândia e interino do Park Way: Roosvelt Vilela Pires- Administradora de Águas Claras: Patrícia Veiga Fleury de Matos- Administrador interino do Guará e do SIA: Edberto Silva- Administrador interino do Paranoá e Itapoã: Eduardo Rodrigues- Administrador interino de Brasília: Igor Tokarski- Administrador do Sudoeste/Octogonal e interino do Cruzeiro: Paulo Feitosa- Administrador do Lago Sul e interino do Jardim Botânico: Aldemir Chaves Paraguassu- Administrador interino de Ceilândia: Renato Santana- Administrador de Ceilândia Norte: Vilson José de Oliveira.

Durante a posse no Buriti, Nery Brasil ao lado de Maria Antônia (dir.)

governador Rodrigo Rollem-berg pela indicação. “Recebo essa missão com bastante en-tusiasmo e responsabilidade. Peço a Deus que me dê sa-bedoria e discernimento para poder fazer o melhor pela minha comunidade. Agra-

deço de coração o apoio da população, das lideranças de Santa Maria e da minha fa-mília. Faremos uma gestão compartilhada, pautada pela ética, transparência, eficiên-cia e pela participação popu-lar”, resumiu ele.

A nova secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social e Trabalho, Lêda Bor-ges, quer intensificar as ações na região do Entorno do Distrito Federal, área marcada por gran-des demandas e desigualdade social. Para isso, ela se reuniu com o secretário do Trabalho do governo do Distrito Fede-ral (GDF), George Michel, e discutiu políticas públicas para fortalecer a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride) e Entorno.

“Vamos fazer uma ges-tão moderna e participativa. Vim para esta secretaria para promover a união. Temos de avançar na área social. Defi-nitivamente não queremos o assistencialismo, queremos liberdade de oportunidades e amarras, seja da violência, das drogas, da família sem renda e do jovem sem emprego. Quere-mos oportunidade para todos”, enfatiza Lêda.

Muitas obras do governo de Goiás na região do Entor-no estão em andamento. Na

área da Saúde serão três hos-pitais, sendo em Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Valparaíso. Também serão construídos dois Credeqs (Cen-tro de Referência e Excelência em Dependência Química) em Formosa e Luziânia. “Vamos estreitar o relacionamento com o governo de Brasília, afinal eles também são responsáveis pela região. Avanço é a palavra de ordem”, finaliza Lêda.

Lêda Borges é mineira, ra-dicada em Valparaíso desde 1993, e fez sua trajetória políti-ca na região do Entorno. Foi se-cretária de Educação e Cultura, de Obras, vereadora e prefeita do município.

ExperiênciaDois mandatos de verea-

dora, prefeita e também como secretária municipal de Valpa-raíso de Goiás, Lêda Borges pretende cumprir o programa administrativo, definido pelo governador Marconi Perillo, buscando avanços na inclusão social.

Lêda Borges se propõe, na Secretaria de Trabalho, dia-logar permanentemente com os segmentos organizados da sociedade. “É preciso ouvir a sociedade e definir políticas públicas que fortaleçam a cida-dania e a inclusão social.”

A secretária de Desenvol-vimento Social afirmou que o governador Marconi Perillo recomendou “amplo diálogo” com os representantes dos or-ganismos que buscam o forta-lecimento da cidadania em todo o Estado.

O governador Rodrigo Rol-lemberg assinou na segunda-fei-ra (26) Termo de Cooperação Técnica, no Ministério da Saúde (MS), a fim de promover a coo-peração técnica entre a União e o Distrito Federal. O objetivo é a transferência de conhecimen-to, tecnologia e experiência vol-tados para a racionalização das despesas e melhor utilização dos recursos destinados à assistência à saúde da população de Brasília.

Por meio da cooperação, o Ministério da Saúde tomará co-nhecimento integral da situação da saúde pública em Brasília. Poderá, ainda, realizar análise do modelo assistencial praticado, propor mudanças para melhorar a gestão dos recursos disponí-veis, desde o exame dos modelos e objetos dos contratos firmados até o estudo da estruturação da rede de serviços.

O ministério deverá, de acor-do com o documento, fornecer todo o apoio técnico necessário para o mapeamento da situação da saúde pública em Brasília, além de colocar servidores espe-

cializados à disposição da Secre-taria de Estado de Saúde do DF para a realização da análise da situação e apontar soluções.

O termo estabelece que o Ministério da Saúde dê apoio técnico para reorganização do planejamento, orçamento e fi-nanciamento da saúde, além de suporte técnico para o de-senvolvimento de processos de descentralização administrativa, orçamentária e financeira. Cons-ta, ainda, o apoio integrado no combate à dengue e à febre chi-kungunya.

Page 10: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015 o democrata10

50%50%Desconto de

até 10/02Aproveite até o dia

10 de fevereiro para quitar seu IPTU com desconto. novogama.go.gov.br

Concessionária quertransformar BR-040

Pegar a BR-040 em horá-rio de pico é ter a certeza de que levará mais tem-

po do que se queria até chegar ao destino. O grande número de veículos que trafega diaria-mente entre o Distrito Federal e a Região Metropolitana pro-voca lentidão em boa parte da rodovia. Mas, agora, não há mais hora para isso acontecer, porque o trecho está em obras. Parte da via, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, foi privati-zada e o projeto prevê, dentre outros pontos, melhorias nas pistas esburacadas que sofrem com os engarrafamentos diá-rios. Os usuários devem perce-ber as primeiras melhorias na fluidez até o fim de março.

Levantamento da Compa-nhia de Planejamento (Code-plan), divulgado em dezembro do ano passado, revela que 41% dos moradores das ci-dades goianas de Valparaíso,

Cidade Ocidental e Luziânia trabalham no DF e percorrem a BR-040 todos os dias. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), são mais de cem mil veículos dia-riamente.

A Pesquisa Metropolita-na por Amostra de Domicílios (Pmad) revela que Brasília exerce polarização sobre al-guns municípios da Região Metropolitana em relação aos deslocamentos. São 89 milhões de passageiros em 551 linhas da região, o que representaria o maior volume de deslocamento semiurbano do País.

Do trecho concedido, os fluxos mais intensos vêm da Cidade Ocidental e Valparaí-so, seguidos por Luziânia. Das mais de 470 mil pessoas que moram nessas cidades e pos-suem emprego, 211,9 mil pes-soas, 45%, têm no DF seu local de trabalho.

ProporçãoO estudo mostrou que Val-

paraíso e Cidade Ocidental têm mais da metade da população trabalhando no DF, com 55,5% e 52,9%, respectivamente. Em Luziânia, 30,75% dos trabalha-dores migram, todos os dias, pela BR-040. Os estudantes que fazem o mesmo trajeto para frequentar a escola che-gam ao quantitativo de 12 mil.

ObrasPara que as melhorias co-

mecem a ser percebidas na prática pela população, é pre-ciso investir em obras. E isso implica aumento de interdições e mais engarrafamentos. No meio do dia, por exemplo, a retenção no trânsito já faz com que motoristas percorram dois quilômetros em dez minutos, já que apenas uma faixa está libe-rada em um dos trechos.

As obras fazem parte de

um projeto de fluidez que tem como objetivo promover maior segurança para motoristas, pas-sageiros e pedestres, além de diminuir o tempo de trajeto. As mudanças incluem adequa-ções e melhorias em paradas de ônibus e vão partir de uma nova configuração das pistas e do fluxo de veículos em 32 quilômetros da rodovia, que abrangem o Distrito Federal e Região Metropolitana.

AcidentesAs intervenções da Via 040,

concessionária responsável pela manutenção do trecho, co-meçaram há mais de um mês, com o bloqueio do retorno em frente ao Shopping Sul, em Valparaíso. Apenas em 2013, a Polícia Rodoviária Federal re-gistrou mais de 130 acidentes na região.

“A população já sente as melhorias na fluidez do tráfego

no trecho do shopping, no km 3,25”, afirma Márcia Fragoso, diretora de implementação da concessionária. Em 23 dias, ela afirma que a PRF identificou queda de 83% nos acidentes.

A dirigente diz que o Plano de Fluidez para a Região Me-tropolitana do DF está baseado em quatro eixos: revitalização, modernização e construção de paradas de ônibus; nova for-matação de retornos, que inclui tanto adequações quanto fecha-mento de passagens que repre-sentem risco aos usuários e que gerem retenções; instalação de nova sinalização e eliminação de entradas e saídas irregulares nas margens da rodovia; e cria-ção da terceira faixa em 30 Km do segmento.

Assistência a motoristas está melhor

Para o caminhoneiro Eva-nildo Santana, 59, “se for para

melhorar, tem que bloquear faixa e retornos mesmo. A gen-te pega mais engarrafamento agora, mas depois compensa”. Ele passa cotidianamente pela rodovia e, pela experiência, diz que ela é muito perigosa. Uma das vantagens que percebe com a privatização é a assistência: “Se o carro danificar em qual-quer ponto sobre concessão há socorro”.

Para isso, basta fazer uma ligação gratuita (0800 040 0040) e solicitar ajuda ou pa-rar em algum posto de aten-dimento ao usuário, como o do início de Valparaíso (GO), onde Nildo Marques, 38, soli-citou auxílio. “Meu caminhão quebrou e vou precisar da as-sistência deles. Se não fosse privatizada, ficaria no meio da estrada, como já aconteceu outras vezes. A gente paga, mas pelo menos tem esse ser-viço”, avalia.

São 89 milhões de passageiros em 551 linhas da região, o que representaria o maior volume de deslocamento semiurbano do País

Page 11: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015o democrata 11

deputados estaduais assumem em fevereiroNo dia 1º de fevereiro, às

14 horas, será realiza-da a sessão solene de

instalação da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Es-tado de Goiás, com a posse dos 41 deputados eleitos em 5 de outubro do ano passado. Tam-bém acontece a eleição da nova Mesa Diretora, quando deverá ser oficializado na presidência o atual ocupante do cargo, He-lio de Sousa (DEM).

A lista de convidados para a solenidade inclui o governa-dor Marconi Perillo (PSDB), além de representantes do po-der Judiciário, Tribunais de Contas, secretários de Estado e outras autoridades. A reunião será presidida por Helio de Sousa. Conforme determina o Regimento Interno da Casa, é o presidente quem conduz os trabalhos.

Durante a cerimônia, dois deputados, um de situação e outro de oposição discursarão. Depois que os parlamentares assumirem os cargos, o pre-sidente encerra a sessão sole-ne, convocando uma sessão ordinária para, cerca de meia

hora após, quando o plenário é esvaziado para que, em segui-da, seja realizada a eleição da Mesa.

Os cargos da Mesa serão ocupados por acordo já estabe-lecido entre os parlamentares eleitos. Além da Helio de Sou-sa na presidência, um parla-mentar do PSDB ocupará a 1ª vice-presidência. A indicação dos demais cargos pelos par-tidos será a seguinte: segunda vice-presidência, PSD; pri-meira secretaria, PTB; segun-da secretaria, PSDB; terceira secretaria, PT; e quarta secre-taria, PMDB.

Para habilitar-se à posse, o candidato diplomado Deputa-do Estadual deverá apresentar à Mesa, até 31 de janeiro do ano de instalação de cada le-gislatura, o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, declara-ção de bens e comunicação de seu nome parlamentar.

A sessão de posse dos de-putados e eleição da Mesa é chamada de preparatória, por-que a Legislatura ainda não foi instalada. Quando aberta, o Presidente declarará instalada

a Legislatura e procederá à ce-rimônia de posse, na qual con-vidará dois deputados, de pre-ferência de partidos diferentes, para servirem de secretários. Os trabalhos dos parlamen-tares iniciariam no dia 15 de fevereiro, mas com o feriado de carnaval, a primeira sessão ordinária da nova Legislatura será realizada no dia 19.

Durante a sessão do dia 1º, os 41 deputados prestarão o compromisso de posse, que será lido uma única vez pelo Presidente em exercício, que se refere ao §3 do art.4°, do Regimento Interno da Assem-bleia: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”.

Sessão de InstalaçãoSegundo o Regimento In-

terno, a Assembleia Legisla-tiva se reúne independente de convocação, no dia 1º de feve-reiro, para a sessão ordinária inaugural. Aberta a sessão, o Presidente fará um pronuncia-mento. Em seguida, será lida

A lista de convidados para a solenidade inclui o governador Marconi Perillo (PSDB), além de representantes do poder Judiciário, Tribunais

de Contas, secretários de Estado e outras autoridadesa mensagem governamental. Conforme determina a Cons-tituição, o Governador deverá enviar mensagem e planos de Governo ao Legislativo, ex-pondo a situação do Estado.

ProjetosDe acordo com as normas

do Regimento Interno da As-sembleia, com o fim da Le-gislatura, arquiva-se todos os projetos de lei dos deputados, a não ser aqueles com parece-res favoráveis de todas as Co-missões ou que já tenham sido já aprovados em turno único, em primeiro ou segundo tur-no. E também os de iniciativa popular, de iniciativa de outro Poder ou do procurador-Geral de Justiça, do presidente do Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios.

Os projetos poderão ser de-sarquivados mediante reque-rimento do autor, ou autores, dentro dos primeiros 180 dias da primeira sessão legislativa ordinária da Legislatura sub-sequente, retomando a trami-tação desde o estágio em que se encontrava.

Os 41 deputados que vão compor a 18ª Legislatura, com suas respectivas votações:

1 - Manoel de Oliveira - PSDB - 62.655 votos;2 - Paulo Cezar Martins - PMDB - 54.629 votos;3 - Linconl Tejota - PSD - 45.091 votos;4 - José Vitti - PSDB - 43.867 votos;5 - Delegada Adriana Accorsi - PT - 43.424 votos;6 - Henrique Arantes - PTB - 42.414 votos;7 - Bruno Peixoto - PMDB - 37.826 votos;8 - Virmondes Cruvinel - PSD - 37.655 votos;9 - Iso Moreira - PSDB - 37.430 votos;10 - Marquinhos do Privê - PSDB - 37.273 votos;11 - Zé Antônio - PTB - 37.061 votos;12 - Adib Elias - PMDB - 36.732 votos;13 - Talles Barreto - PTB - 36.639 votos;14 - Cláudio Meirelles - PR - 36.176 votos;15 - Álvaro Guimarães - PR - 35.660 votos;16 - Jean - PHS - 34.872 votos;17 - Valcenôr Braz - PTB - 34.771 votos;18 - Gustavo Sebba - PSDB - 33.760 votos;19 - Lêda Borges - PSDB - 32.217 votos;20 - Diego Sorgatto - PSD - 32.162 votos;21 - Helio de Sousa - DEM - 31.137 votos;22 - Marlúcio Peireira - PTB - 30.957 votos;23 - Nédio Leite - PSDB - 29.900 votos;24 - Francisco Júnior - PSD - 29.718 votos;25 - Lissauer Vieira - PSD - 29.676 votos;26 - Humberto Aidar - PT - 28.375 votos;27 - Carlos Antonio - SD - 28.093 votos;28 - José Nelto - PMDB -28.042 votos;29 - Ernesto Roller - PMDB - 24.975 votos;30- Francisco Oliveira - PHS - 24.889;31 - Renato de Castro - PT - 23.219 votos;32 - Major Araújo - PRP - 21.528 votos;33 - Dr. Antônio - PDT - 21.155 votos;34 - Simeyzon Silveira - PSC - 20.472 votos;35 - Luis Cesar Bueno - PT - 20.290 votos;36 - Eliane Pinheiro - PMN - 19.778 votos;37 - Charles Bento - PRTB - 19.429 votos;38 - Lucas Calil - PSL - 18.128 votos;39 - Isaura Lemos - PCdoB - 17.701 votos;40 - Santana - PSL - 12.674 votos;41 - Sérgio Bravo - Pros - 8.607 votos.

Deputada estadual, Lêda Borges - Valparaíso; e Célio Silverira, deputado federal - Luziânia

Deputado estadual, Valcenôr Braz - Luziânia Deputado estadual, Diego Sorgatto - Luziânia

Av. Alagados - CL 115 - Lote “B” - Santa Maria-DF - 3394-1299

Page 12: O democrata 192

2ª quinzena de janeiro de 2015 o democrata12

dEStaquERaimundão [email protected]

Visita

Confraternização no Mediterranee

Renata Batt

aninha comemora aniversário

Qd. 487 Lt. 12 Pedregal(Próximo ao Supermercado Araújo)

Apoio:9154-9986 (Claro)

Na tarde de Sexta feira, 23, o advogado Roberto Martins, acom-panhado de Francisco Diassis Soares, ambos de Valparaíso de Goiás,

Sábado, 17, o editor do jornal O Democrata, Raimundo de Sousa, re-cebeu na área de lazer do

condomínio onde mora, na área central do Gama, vários amigos e assessores do Sena-dor Hélio José, o Senador do

Povo, para uma confraterniza-ção. Como era dia de jogo do time da cidade no Bezerrão, foi dado um tempo para as-

sistirem a partida. Em seguida retornaram felizes, com a vi-tória do verdão de 2 a 0 sobre o Shakhtar da Ucrânia.

fizeram uma visita à reda-ção do jornal O DEMO-CRATA. Roberto Martins milita na área jurídica há mais de oito anos. Enquan-to Diassis Soares é policial civil do DF e militante da política valparaisense. Os dois são de Ipueiras-CE, da mesma cidade onde nas-ceu este colunista.

No Bezerrão: Hugo Nascimento, Corinto Silveira, Roberto, Granada, Tonhão, Roslano Jefferson, Vilson de Sá e Santinho do Esporte

Francimeyre Bastos, Dila Freitas e Meire Duarte

Júnior do Shopping, Raimundo de Souza e Cleber Monteiro

Sami Nahim Aicha e Geraldo Pereira da Rocha

Antônio Formiga, Donizete Andrade e Roslano Jefferson

Santinho do Esporte, Messias de Souza e Donizete Andrade

Wellington da Mega

A jornalista e cantora, Re-nata Batt, assumiu a assessoria de comunicação da Administra-ção do Gama. Sua missão prin-cipal é divulgar o trabalho da administradora Maria Antônia e do governador Rollemberg

em prol da cidade. Quanto à música, Batt continuará a fazer a alegria apenas dos amigos, já acostumados com Hits dos anos 80, que ficam ainda mais belos na voz da jornalista/cantora.

Aninha, uma das moradoras ilustre do Gama, reuniu amigos e familiares para comemorar 40 anos de idade na noite de do-mingo (26). A aniversariante recebeu os parabéns no prédio

onde mora, na região cen-tral da cidade. Seu esposo Luiz (na foto com a Ana) era um dos mais emociona-dos. Seus filhos afagavam a mãe com muito carinho.