O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves...

6
O divórcio entre a fé e a vida diária de O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos muitos deve ser considerado como um dos mais graves deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. erros da nossa época. (Vaticano II) (Vaticano II)

Transcript of O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves...

Page 1: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

O divórcio entre a fé e a vida diária de muitosO divórcio entre a fé e a vida diária de muitosdeve ser considerado como um dos mais graves erros deve ser considerado como um dos mais graves erros

da nossa época. da nossa época. (Vaticano II)(Vaticano II)

Page 2: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

Naquele tempo, os Apóstolos disseram ao Senhor:– Aumenta a nossa fé.

Os apóstolos sentem a necessidade de uma fé mais profunda, Os apóstolos sentem a necessidade de uma fé mais profunda, querem aumentar a sua confiança em Jesus.querem aumentar a sua confiança em Jesus.

Sinto essa mesma necessidade?Sinto essa mesma necessidade?Jesus não vai responder directamente ao pedido, vai falar da Jesus não vai responder directamente ao pedido, vai falar da

gratuidade da fé, do seu poder de fazer grandes coisas a partir do que gratuidade da fé, do seu poder de fazer grandes coisas a partir do que é pouco.é pouco.

Para Jesus o fundamental é ter uma fé firme Para Jesus o fundamental é ter uma fé firme e pô-la em prática para a fortalecer.e pô-la em prática para a fortalecer.

Page 3: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

O Senhor respondeu:O Senhor respondeu:– Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: – Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia.‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia.

Parece que a fé não se mede pela quantidade mas pela qualidade.Parece que a fé não se mede pela quantidade mas pela qualidade.““Se tivésseis fé”... Tenho fé? Como é a minha fé? Herdada, infantil, débil, Se tivésseis fé”... Tenho fé? Como é a minha fé? Herdada, infantil, débil, autêntica, adulta, viva, libertadora, feliz...?autêntica, adulta, viva, libertadora, feliz...?Tenho fé ou um conjunto de afirmações doutrinais, um catecismo, um Tenho fé ou um conjunto de afirmações doutrinais, um catecismo, um complicado credo que não tem muito que ver com a fé nem transforma a complicado credo que não tem muito que ver com a fé nem transforma a minha vida?minha vida?Jesus continua a dizer-nos hoje: si Me seguísseis de verdade, se vivêsseis Jesus continua a dizer-nos hoje: si Me seguísseis de verdade, se vivêsseis segundo o Evangelho, se tivésseis fé, teríeis a Força necessária para mudar o segundo o Evangelho, se tivésseis fé, teríeis a Força necessária para mudar o mundo.mundo.A fé atreve-se com o impossível. A fé atreve-se com o impossível.

Page 4: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado. Lhe dirá Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado. Lhe dirá quando ele voltar do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não quando ele voltar do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu. Terá de que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou?

A missão não termina no campo – evangelização -, A missão não termina no campo – evangelização -, mas em casa, vida pessoal, familiar, comunitária. mas em casa, vida pessoal, familiar, comunitária.

Poder anunciar, com a maneira de viver, que o Evangelho é Boa Notícia que Poder anunciar, com a maneira de viver, que o Evangelho é Boa Notícia que liberta e humaniza e que todos estamos convocados a fazer um mundo de liberta e humaniza e que todos estamos convocados a fazer um mundo de

irmãos, irmãos, é o maior motivo de agradecimento e de alegria, sem nos acharmos, por é o maior motivo de agradecimento e de alegria, sem nos acharmos, por

isso, isso, com direito a felicitações, louvores, recompensas ou privilégios.com direito a felicitações, louvores, recompensas ou privilégios.

Page 5: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’.”fazer’.”

Jesus quer destacar a ideia da gratuidade. O verdadeiro discípulo, a Jesus quer destacar a ideia da gratuidade. O verdadeiro discípulo, a verdadeira discípula, concebe a sua vida como serviço gratuito e generoso verdadeira discípula, concebe a sua vida como serviço gratuito e generoso sem pensar em méritos nem necessitar recompensas.sem pensar em méritos nem necessitar recompensas.Quem tem mentalidade farisaica confia mais nas suas forças e meios que Quem tem mentalidade farisaica confia mais nas suas forças e meios que na fé e valores do reino. Atribui-se a si mesmo o mérito do que faz, trata de na fé e valores do reino. Atribui-se a si mesmo o mérito do que faz, trata de aproveitar as vantagens da sua missão. Pensa que Deus é um amo aproveitar as vantagens da sua missão. Pensa que Deus é um amo exigente, pelo que não actua como filho mas como servo... exigente, pelo que não actua como filho mas como servo... “Trata-se nem mais nem menos que se dê a superação da ideia farisaica “Trata-se nem mais nem menos que se dê a superação da ideia farisaica da recompensa” (J. Jeremias).da recompensa” (J. Jeremias).

Page 6: O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)

Às vezes, Senhor, quando duvido,Às vezes, Senhor, quando duvido,quando não sinto nadaquando não sinto nadae me encontro céptico,e me encontro céptico,ainda sei pararainda sei parare colher um grão de mostardae colher um grão de mostardana palma da minha mão,na palma da minha mão,e olhá-lo e remirá-lo,e olhá-lo e remirá-lo,lembrando-me das tuas palavras.lembrando-me das tuas palavras.E, às vezes, quando tudo corre bem,E, às vezes, quando tudo corre bem,quando a vida me sorri,quando a vida me sorri,quando não tenho problemasquando não tenho problemaspara acreditar em Ti,para acreditar em Ti,nem para acreditar nos homens e mulheres,nem para acreditar nos homens e mulheres,nem para acreditar em mim...,nem para acreditar em mim...,também me atrevo a colher um grão de também me atrevo a colher um grão de mostardamostardana palma da minha mão,na palma da minha mão,e olho-o e volto a olhá-loe olho-o e volto a olhá-loLembrando-me das tuas palavras:Lembrando-me das tuas palavras:"Se tivésseis fé como um grão de "Se tivésseis fé como um grão de mostarda..."mostarda..." Ulibarri Fl.Ulibarri Fl.