O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de...

8
O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE SORVETES Murilo Souto Abrantes O Sebrae-SP faz parte de um sistema nacional denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, um serviço social autônomo, portanto uma entidade civil sem fins econômicos, cuja missão é: 1. Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPEs; 2. Fomentar o empreendedorismo. Considerando a promoção da competitividade e o desenvolvimento das sorveterias existentes, o Sebrae-SP e a ABIS estão em fase de estabelecimento de uma parceria cujo objetivo será a capacitação gerencial, tecnológica e a gestão da qualidade das empresas fabricantes de sorvetes do estado de São Paulo. Em breve teremos mais informações a respeito desta parceria. Falando de empreendedorismo na indústria de sorvetes, o futuro empresário que identificou este setor como uma ótima oportunidade de negócio, deve passar pelas seguintes etapas (de auto-avaliação ou orientadas pelo Sebrae): Avaliação do perfil empreendedor Ao se decidir por abrir um negócio, o primeiro passo é conhecer as características de empreendedores que deram certo e verificar se você se identifica com elas. São dez as características do comportamento empreendedor, utilizadas hoje em programas como o Empretec, desenvolvido pela ONU e implantado no Brasil pelo Sistema Sebrae: Busca de oportunidades e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança.

Transcript of O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de...

Page 1: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE SORVETES

Murilo Souto Abrantes

O Sebrae-SP faz parte de um sistema nacional denominado Serviço Brasileiro de Apoio às

Micro e Pequenas Empresas, um serviço social autônomo, portanto uma entidade civil sem

fins econômicos, cuja missão é:

1. Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPEs;

2. Fomentar o empreendedorismo.

Considerando a promoção da competitividade e o desenvolvimento das sorveterias

existentes, o Sebrae-SP e a ABIS estão em fase de estabelecimento de uma parceria cujo

objetivo será a capacitação gerencial, tecnológica e a gestão da qualidade das empresas

fabricantes de sorvetes do estado de São Paulo. Em breve teremos mais informações a

respeito desta parceria.

Falando de empreendedorismo na indústria de sorvetes, o futuro empresário que

identificou este setor como uma ótima oportunidade de negócio, deve passar pelas

seguintes etapas (de auto-avaliação ou orientadas pelo Sebrae):

Avaliação do perfil empreendedor Ao se decidir por abrir um negócio, o primeiro passo é conhecer as características de empreendedores que deram certo e verificar se você se identifica com elas. São dez as características do comportamento empreendedor, utilizadas hoje em programas como o Empretec, desenvolvido pela ONU e implantado no Brasil pelo Sistema Sebrae: Busca de oportunidades e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança.

Page 2: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Nem sempre uma pessoa reúne todos os comportamentos de empreendedores de sucesso. No entanto, o empresário se identifica com a maioria delas, terá grandes chances de se dar bem. Mas, se descobriu pouca afinidade, reflita sobre o assunto e procure se aprimorar.

“Na prática com o Sebrae”

Teste: “Perfil do Empreendedor” Acesse www.sebrae.com.br, digite “perfil empreendedor” no campo de busca e clique em “Teste seu perfil do empreendedor”. Cursos, palestras, oficinas e EAD: “Empreendedorismo – O Caminho para o Próprio Negócio ““Desperte seu Potencial”, “Aprender a empreender”, “Empreendedorismo”,“Programa De Orientação ao Candidato a Empresário”e “Desenvolva sua Empresa”,”Empretec”

Identificação da oportunidade Para avaliar a abertura de uma sorveteria como negócio, o empreendedor deve seguir as seguintes dicas: - você tem afinidade com o negócio que pretende montar, uma sorveteria. Leve em consideração que, além das áreas de produção e comercialização, para ter uma sorveteria de sucesso, você precisará dedicar-se a outras áreas que talvez não lhe despertem o mesmo interesse, mas que são igualmente importantes como finanças, marketing, recursos humanos, manutenção e etc. - você conhece a atividade: você precisou se informar muito, buscou muito conhecimento, participou de eventos e conversou com empresários do setor de sorvetes, e etc. - você tem experiência, especialmente no mercado atual, altamente competitivo. Aqui estamos falando de uma postura profissional, o mercado atual não comporta amadores em práticas de gestão empresarial. Pronto! Após a identificação do negócio (sorveteria), será necessário verificar se “vale a pena” investir na nova empresa. Para tomar esta decisão, é preciso fazer uma pesquisa de mercado, um plano de negócios e verificar a necessidade de recursos financeiros. Cada uma dessas etapas é descrita a seguir.

Page 3: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Plano de negócio O plano de negócio possibilita o entendimento e a visualização da empresa escolhida no papel, antes de partir para o desembolso do investimento. No caso da sorveteria, com suas características e peculiaridades. Nele são sintetizadas as principais informações e variáveis operacionais, táticas e estratégicas referentes à empresa e ao mercado, respondendo muitas das questões fundamentais relativas ao negócio antes de sua abertura. O plano de negócio é composto pelo plano de marketing, plano operacional e pelo plano financeiro, todos fundamentados nas análises feitas com base na pesquisa de mercado e que irão, por sua vez, dar base à construção de cenários e avaliação das estratégias que foram formuladas. Pesquisa de mercado A elaboração de uma pesquisa de mercado tem por objetivo reduzir o risco e o grau de incerteza, fornecendo informações essenciais para analisar a viabilidade do empreendimento. São coletadas informações com o consumidor, fornecedor ou concorrentes para orientar a tomada de decisão e solução de problemas. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para, por exemplo, conhecer melhor os consumidores e a estrutura da concorrência de sorvetes na região de atuação da sorveteria. Verificar a necessidade de recursos financeiros Ter uma ideia de negócio e avaliá-la é um importante passo para quem deseja constituir uma empresa. Entretanto, a necessidade de recursos financeiros para concretização desse projeto tem sido um limitador para muitos empreendedores brasileiros.

Acesso a serviços financeiros Existe financiamento para empresas em implantação, mas o acesso não é fácil. Os bancos públicos são importante parte da solução de crédito, mas não são os únicos. Os bancos privados e outros agentes do sistema financeiro, incluindo cooperativas e instituições de microcrédito, também podem ser consultados, mas o ideal é que o futuro empresário possua boa parte dos recursos, já que, na maioria das vezes, as instituições financeiras podem solicitar contrapartida no investimento. Vale ressaltar que, antes de arriscar seu patrimônio, é necessário planejar e avaliar todos os aspectos do negócio com muito cuidado. Nesse sentido, é muito importante ter algumas atitudes que contribuem para a sobrevivência do negócio, como observar o cenário econômico e o mercado em que se pretende inserir, atentar para futuras crises e adotar mecanismos de controle do negócio.

Page 4: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Observação

O Sebrae não é instituição financeira e não está autorizado pelo Banco Central a emprestar recursos. No entanto, realiza uma série de ações e atividades que apoia o empreendedor no acesso aos serviços financeiros e na obtenção de crédito.

“Na prática com o Sebrae”

Cursos, palestras, oficinas e EAD: “PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A EMPRESÁRIO” “EMPRETEC” “CLICK MARKETING”, GANHE MERCADO” “PLANEJANDO A ABERTURA DE SUA EMPRESA”

Agora, é partir para a montagem da sorveria. O sorvete é um tipo de alimento muito apreciado pelos brasileiros. O clima quente e o prazer em comer doces são características brasileiras que ajudam na disseminação do consumo de sorvetes. A ampla apreciação por este produto possibilita uma grande oportunidade de negócio onde as empresas podem produzir e comercializar sorvetes. Existem vários tipos de sorveterias que variam em qualidade, preço, sabores e atendimento. É importante escolher qual o modelo de atendimento, self-service por quilo ou tradicional. A empresa também deve escolher o tipo de atividade, ela poderá produzir e comercializar sorvetes ou simplesmente revendê-los.

Page 5: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Clientes Antes de qualquer tomada de decisão é preciso estabelecer um público-alvo no qual focará as estratégias. O mercado consumidor de sorvete é bastante variado e tem enorme potencial, principalmente por ser apreciado por todo público, independente de sexo, idade ou classe econômica. Efetue uma pesquisa de mercado a fim de saber o perfil de compra do seu consumidor: o que, quando, onde, como compram e quanto estão dispostos a pagar pelo seu produto. Após tabular os resultados desta pesquisa, o empreendedor poderá tomar melhores decisões para o seu negócio, tais como: local, preço e propagandas direcionadas ao público-alvo.

Diferenciais Para se consolidar no mercado, é necessário oferecer produtos e serviços de qualidade, pois desta forma, a propaganda boca a boca ajudará no crescimento do empreendimento. Três palavras simples resumem o sucesso de uma sorveteria: entrar, gostar e voltar. Como o produto da sorveteria é de baixo valor unitário, o faturamento necessário à plena saúde do negócio depende da fidelidade do cliente.

A concorrência para esse tipo de negócio é forte e grande. São inúmeras as marcas consolidadas no mercado que servem sorvetes para vários tipos de pessoas. É preciso analisar cada concorrente inserido no seu mercado a fim de identificar seus pontos fracos utilizando a informação a seu favor. Busque sempre se diferenciar, isso agregará valor ao seu produto e marca.

Diversificação começa na variedade de sabores e produtos, combinações, shakes, sundays, mas esse é o primeiro passo nesse sentido. Além dos sabores, é preciso pensar em outras formas de diversificação, como modelos de atendimento ou benefícios voltados à saúde, como por exemplo, ofertar sorvetes que não levem gordura, ricos em fibras, com frutas com poderes funcionais, de baixas calorias, sorvetes lights e os sem açúcar, os diets.

Outro aspecto importante é repensar o produto para ocasiões especiais. Crie taças e

cascões preparados para Dia dos Namorados, das Crianças, a Páscoa, entre outros. Essas

datas são ótimas para se apresentar novidades que tenham relação com o espírito da

época.

Reforce a qualidade do atendimento, a transmissão da informação aos clientes destacando

os benefícios das linhas de produtos e seus ingredientes. Pense nos serviços que você pode

oferecer, entrega, produção de sabores sob encomenda etc.

Page 6: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Sazonalidade Esse tipo de negócio costuma ter bom rendimento em parte do ano e um movimento mais

fraco em outros meses. O fator sazonalidade afeta bastante o segmento: no inverno a

venda chega a cair para um terço do que é registrado no verão. Sendo assim, nos meses

mais quentes é importante aproveitar o momento e investir o máximo possível em

marketing e em novos lançamentos, a fim de atrair mais clientes e garantir recursos para

que a sorveteria se mantenha em funcionamento nas épocas em que há menos vendas.

Nestas épocas mais fracas do ano, a criatividade é de grande importância para manter o

movimento de clientes. Podem ser oferecidas, por exemplo, outras opções no cardápio da

sorveteria, como chocolate quente, milk shake, tortas de sorvete. Só não deixe de oferecer

os sorvetes, para que a estratégia de momento não descaracterize o negócio.

Divulgação É importante que seja feita a propaganda dos produtos que a sorveteria oferece.

Identifique em folhetos e cartazes os sabores dos sorvetes e das diversas caldas e misturas.

Investir na criação de um site para o empreendimento pode ser uma ótima ideia!

Dicas de sucesso Pequenas armadilhas na manutenção da higiene podem incomodar e, o que é pior, afastar

os clientes. Na maioria das vezes são detalhes que podem ser rapidamente eliminados ou

corrigidos. No Sebrae/SP o empresário encontra o PAS (Programa de Alimentos Seguros),

composto de cursos e visitas técnicas, com base em normas e legislação local vigente, com

o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, sensibilizando os

empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação, armazenamento e

distribuição de alimentos. Além de causar boa impressão, diferenciando-se de alguns

concorrentes, a higiene impecável elimina os riscos de autuação pelos órgãos fiscalizadores.

Page 7: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Local e estrutura Acerte na escolha, construção e ambientação do ponto. A escolha de um ponto com grande

fluxo de pessoas é essencial para o sucesso de uma sorveteria. Shoppings e centros

comerciais podem ser uma boa opção, apesar de o investimento ser mais alto, pois

amenizam o efeito dos maiores adversários de uma sorveteria: o inverno e o tempo

chuvoso. Caso o ponto em um shopping não caiba no orçamento da empresa, como é o

caso da maioria das sorveterias iniciantes, procure uma loja situada em local com grande

circulação de pedestres, como avenidas e ruas movimentadas, ou pontos comerciais

situados em esquinas, onde há maior visibilidade do negócio.

Recursos humanos Possua um quadro de colaboradores à altura. A sorveteria, por se tratar de atividade que é

basicamente industrial e comercial, absorve pessoas com baixo grau de instrução. Por

funcionar mais plenamente nos finais de semana e feriados, as pessoas começam a

trabalhar e desistem com muita facilidade, gerando alta taxa de rotatividade. Para evitar

isso, é importante procurar manter os colaboradores sempre motivados e cientes de sua

responsabilidade em tornar a empresa cada vez melhor.

É essencial que sejam instruídos sobre as necessidades de higiene necessárias no trato com

alimentos, bem como as técnicas corretas de manipulação e processamento. Colaboradores

bem uniformizados, sorridentes e cuidadosos são o cartão de visita da sorveteria. Eles

devem estar preparados para dar aos clientes as informações necessárias sobre sabores e

composição dos sorvetes e de outros produtos que a loja oferece.

Equipamentos, produtos e serviços Os equipamentos e utensílios, assim como a estrutura da empresa, devem ser pensados em

função da comodidade que irá oferecer ao cliente, controle de informações e boa

disposição dos produtos. Devem ser comprados itens de qualidade, provenientes de

fornecedores idôneos e que cumpram com as datas e condições de entrega

preestabelecidas. Também é importante que sejam observadas as garantias e facilidade de

manutenção e reparo dos itens a serem adquiridos.

Page 8: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE · PDF fileestrutura da concorrência de sorvetes na região de ... o objetivo a implantar o conceito de segurança alimentar, ... a higiene impecável

Defesa do consumidor Conheça os direitos do consumidor e prepare-se para atendê-lo! Já que pretende montar

uma sorveteria, fique atento quanto aos seus direitos e deveres e evite penalidades dos

órgãos fiscalizadores de consumo, tais como Procons, Movimento das Donas de Casa e

Ministério Público.

Legislação específica Conheça as leis que regulamentam o negócio que pretende montar. O funcionamento da

sorveteria depende da obtenção de alvará sanitário, a cargo da autoridade sanitária

municipal da localidade onde pretende montar a sorveteria. É indispensável reunir

informações detalhadas antes de iniciar a exploração do empreendimento.

A fabricação de alimentos pela sorveteria pode sujeitar o empreendimento à

responsabilidade técnica. Nesse caso, fica evidenciada a necessidade de consulta prévia à

Vigilância Sanitária, no intuito de se verificar a exigência de profissional devidamente

inscrito no respectivo Conselho de Classe, como responsável técnico.

Considerando que a legislação municipal varia de acordo com cada localidade, torna-se

necessário consultar diretamente a própria autoridade sanitária do município, a fim de

obter informações detalhadas sobre a normatização da atividade.

Concluindo, planeje bem o negócio e mão na massa! Para ter acesso às capacitações oferecidas pelo Sebrae-SP dirija-se a uma unidade mais próxima, identificada por meio do telefone 0800-5700800. Vale ainda informar que de 25 a 28/outubro o Sebrae-SP organizará a sua tradicional Feira do Empreendedor no Expo Center Norte. A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento do empreendedorismo, oferecendo a cada edição, oportunidades de negócio em todos os setores e o desenvolvimento de centenas de novos empreendimentos. Nesta edição de 2012 haverá um estande de nome Do Campo ao Consumidor, planejado com o auxílio da ABIS, mostrando a cadeia completa da produção de sorvetes como mote para a apresentação dos diversos produtos e soluções que o Sebrae-SP disponibiliza aos micro e pequenos empreendedores situados ao longo das cadeias produtivas (agronegócio, indústria, comércio e serviços).