O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO … · Daí as coisas mudaram Nossas vidas,...

23
268 O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XXIII Março 2017 ESCRITORES Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www .copiascia.com.br * E-Mail: [email protected] DEZESSETE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 086 - Elza Pinto Alemão - Patrono: Fabiano Rodrigues Lozano ACADEMICUS PRAECLARUS É MPORTANTE VOTAR POR PROCURAÇÃO

Transcript of O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO … · Daí as coisas mudaram Nossas vidas,...

268

O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA

ANO XXIII Março 2017

ESCRITORES

Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SPFone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia)

(19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: [email protected]

DEZESSETE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO

Cadeira 086 - Elza Pinto Alemão - Patrono: Fabiano Rodrigues Lozano

ACADEMICUSPRAECLARUS

É MPORTANTE VOTAR POR PROCURAÇÃO

2 3

Revista Literária mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramação e ArteFinal, Administração,Publicidade e Correspondência: Coopia Digitação e ServiçosEditoriais, Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP.Não fornecemos números atrasados. Matérias assinadas são de exclusiva responsa-bilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/0001-03. Fonefax: (0xx19) 3426-8568. EditorResponsável: Carlos Moraes Júnior, Mtb20.836. E-mail: [email protected] Site:www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agência 4252-8, Bancodo Brasil. Site:

REVISTA “ESCRITORES”

--------------------2 3 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Carlos Moraes JúniorPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Elda Nympha Cobra SilveiraColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

É MPORTANTE VOTAR POR PROCURAÇÃO

Vocês já devem estar enjoados de ouvir do Presidente a mesma cantilena, mês apósmês, ano após ano, mas mesmo com o saco cheio somente ouvem, lêm e não respondem nada.Parece que não é com nenhum de vocês. Isso deixa claro duas verdades: ninguém lê o que eu escrevo,ou se lê nem presta atenção e nem está interessado em coisa nenhuma. Vocês já devem estar deouvidos entupidos de tanto que eu falo que o Clube vive um ano pior do que o outro, que nãosuportamos mais inadimplência, que precisamos pagar um monte de coisas inadiáveis, de Governo,coisa que tem multa, e parece que continuo pregando no deserto.

Vocês já devem estar com os ouvidos entupidos de ouvir que temos que enviar aProcuração recebida pelo Correio com firma reconhecida para validar o voto. Como vai acontecernovamente este ano. Iremos mandar as procurações.Não custa nada reconhecer firma e mandar pelocorreio novamente. sei que vocês pagam anuidade, mas anuidade não tem nada a ver com isso. porisso conclamamos vocês que nunca votaram nesses 27 anos de Clube que o façam pela primeira veze sintam orgulho de fazê-lo.Isso desanima qualquer cristão! Por isso agradeço alguns poucos queme respondem, dão satisfação, se interessam com o que está acontecendo.

Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto faz o rio correr ao contrário,a chuva cair para cima, que é a mesma coisa, porque ninguém nota, nem está mais interessado emnotar, mas não é por causa de país, de governo, de dívida, é porque, infelizmente, a maioria resolveuque o Clube não vale mais a pena, porque é isso, é aquilo. Meus amigos! Se a verdade é essa não hárazão para que eu fique enchendo o saco de todo mundo querendo receber. No mínimo, tenham agentileza de me mandar uma resposta: Não desejo mais participar. para que eu não seja o sujeitomais chato e desagradável do mundo!

Ninguém aguenta o rojão, sem dinheiro ainda por cima. Muitas vezes fiz campanhaentre os amigos para pagar uma ou outra coisa, mas tem gente que nunca respondeu nada, nemparticipou de nada e todo ano é um sacrifício imenso para pagar! Verdade seja dita: se você entrapara um Clube para participar, para usufruir, usar o nome dele, por que a dificuldade de pagar?

Mas este ano, com a mudança do Estatuto muita coisa vai mudar por aqui. Osespaçosos e folgados esquecidos que aguardem! O que a gente chama de revista, enquanto ninguémlembra de pagar o Clube, está saindo bimensal. com as mesmas 48 páginas. Ninguém manda poesiae eu já disse no ano passado que não vou mais ficar copiando matéria dos livros das pessoas parater matéria na Revista. Fiz isso 25 anos e continuam a compor no computador,imprimir e enviar pelo correio para eu copiar de novo.Quem não mandar trabalhosanexados no e-mail não publica na revistas..

São tantos os assuntos para serem escritos e compartilhados comos leitores que é necessário catalogar numa fila. Atualmente só se fala no governo, aliásdesgoverno. Não é raro milhares de pessoas irem às ruas fazer protestos que, diga-se depassagem, é um belo exemplo aos governantes de como se luta o povo brasileiro parafazer valer seu voto. Protestar, afinal de contas, é uma maneira de exigir e mostrardiscordância, já usada em todas as grandes democracias do planeta.

Como somos civilizados e estamos começando a nos acostumarcom a democracia, vamos para a rua unir forças para varrer o que nos oprime e nos levaa decadência, como está acontecendo. Nosso povo deu um belo exemplo dematuridade.Outro assunto bem diferente é a espera da estação das flores e os ipês roxos,que florescem novamente e sabemos que logo virão os amarelos e brancos.

No nosso clima não se nota tanta diferença como nos outros paises,mas nessa época, em regiões do sul do Brasil, são as de hortênsias que enchem nossosolhos com suas nuances de cores do azul ao magenta, rosa e branco. Precisamos plantarmais corredores de ipês pelas ruas e avenidas.No Canadá, as flores são guardadas nossubterrâneos, enfeitados de flores, cheios de pequenos comércios, lojas de departamentos,shoppings, cinemas, enfim, tudo o que costuma existir nas ruas a céu aberto, enquantolá fora, o frio é intenso, muitas vezes com temperaturas abaixo de zero.

Que excelente solução! Acharam um meio de se adaptar ao clima,com suas paisagens pintadas de branco invernal maravilhoso. Justamente onde, em setemeses do ano faz frio, com temperaturas abaixo de zero, a tal ponto que certos rios podemser atravessados por cima do gelo. Estamos vivendo uma época ímpar. Nunca vi, graçasa Deus, o nosso rio esquálido como está agora. Ah! se ele pudesse falar!

Aliás, estamos vendo o rio chorar, porque suas águas parecemlágrimas escorrendo pelas suas faces desnudas e envelhecidas. E... ele não está chorandosozinho: as aves, os peixes, a mata ciliar, os sobreviventes, estão bem tristes. Aqueleaspecto altaneiro e tonitruante, garboso, está estagnado e sem esperança.Precisamosrezar, e muito, formar uma corrente de oração pedindo clemência a Deus.

Tudo nessa vida é cíclico e a Terra está terminando seu ciclo, ousuas voltas, se é que os Maias estão certos... E não só eles! Antigos sábios já previam eacreditavam nesses ciclos e quantos milênios seriam contados para cada um deles. Nóssugamos demais a mãe Terra, e ela está extenuada. Precisamos tratá-la com mais carinho,plantando árvores para refrescá-la. Nossas ruas precisam de mais árvores para oxigenaro ar, terrenos devolutos poderiam ser usados para o plantio de árvores, bem, escolhidaspara uso do povo.As árvores além da beleza e oxigenação dão frutos, que servem dealimento.Na Grécia existem ruas onde foram plantadas lindas laranjeiras tanto pelassuas flores como pelas suas frutas. Podem-se plantar mangueiras, ou outras para serviremde alimento para o povo e para as aves e abelhas, que dia a dia perdem os pomares, asmatas invadidas pelo homem.

As colméias estão diminuindo e isso é um grave problema!Prestematenção quando viajarem, e vejam quanta terra sem o verde, que são o pulmão do nosso

clima. Isso não é um problema cíclico, mas sim ocasionado pelo homem.Não é necessário um vidente para vaticinar a queda climática do planeta.Quem tem olhos veja e sinta culpa! Você já plantou uma árvore?

ASSUNTOS PREOCUPANTES

4 5POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

Ana Maria OsórioTitular Enperito/Pelotas/RS

[email protected]

Alceu Brito CorreaPraeclarus/Brasília/DF

[email protected]

Adélia de Lourdes Klaus ElnsfeldtPraeclarus/Porto Alegre/ES

[email protected]

ESQUECIDO

Busquei encontrar oprazer esquecido no passado

descobrique alguémjá havia enviado para outro destinatário.

SÁBADO, UMA HORA DESSAS

persigo os vaziosnos botequins que a vidame permite andarnão bebo a minha vidaé certoapenas aguardo a morte chegar.

trago aquela vontadede, em cada trago,parar o tempo lá foraretroagir meus pensamentospara os momentos dos baresde antanho:

saudade da pinga do santoque o nego Orlandodeixava cairque é do Waldir cercandofrango?..

gotas de lembrançascachaça esquecida no fundodo poço da vida passada...

hoje, a da roça,é de Taguatinga mesmo,e com água, ainda por cima!e, por troça ou não,sigo a carroça latindo tal cãopuxando da língua e da rimaarrastando a carcaça e a vidaafogando o assim sejaem cada copo de cerveja...

ALDRAVIA

CéuAzulChuvaSolArco-ÍrisColorido.

-----------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

VIVER EM PAZ

Deus é a eternidadeOnde reina a felicidadeCrer nessa Luz Divina da verdadeÉ ter paz, saúde e prosperidade.

O conflito traz tristeza e desgraça,Manifestado pelo egoísmo e maldade.Atinge a luz e apaga a claridade,É a destruição da humanidade.

Louve a Deus e receba graça;Seguindo-O, serás salvo da desgraçaNo altruísmo há luz e claridadeQue ilumina o caminho da verdade.

A verdade, o bem e o belo são trilogia,São viver com amor, paz e alegria.Para alcançar a prosperidade,Ore a Deus e terás felicidade.

Amália Gerda BomheimDecana/Caxias do Sul/RS

Antonio Benedito GalloConselho/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

Antonio Augusto Alves AlmozaraConselho/São Pedro/SP

Almir Diniz de CarvalhoColegiado/Manaus/[email protected]

A LUZ INTERIOR

Não tenha medo se a noite é sombria,nem que o tempo demore a passar,Na escuridão é que a gente espiae o nosso “Eu” começa a pensar

Se já não pensa e o olhar não vê,se o teto escuro já lhe mete medo,seja fiel no encontro com você,não se recuse, abra seu segredo

verá que a noite é melhor amigado que os conselheiros do seu dia-a-dia;seja sensata, deixe que prossigaa sua vida em doce melodia

E no encosto do seu travesseiro,nesse descanso a que o sono leva;deixe o seu eu ser seu timoneirotransforme em luz toda a sua treva

OS DESENCANTOS

No contrapé dos encantos,os desencantos que vêm, são lamentos, quase prantos,os prantos que a gente tem!

A lua crescentese aproxima das estrelasem busca de sonhos…

6 7POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL----------------------------------------- POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

O escritor Antonio Celso Rizzi, de São Paulo/SP, Cadeira Lino Vitti, da Áreade Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dos EscritoresPiracicaba, lança seu livro “ O Chorinho através dos Tempos”, E-book quepode ser adquirido nas livrarias virtuais: Amazon, Apple, Cultura, Google,Kobo book e Saraiva. Preço: R$ 10,00.

CELSO RIZZI FALA SOBRE O CHORINHO

Antonio Araújo LoiolaPraeclarus/Campo Maior/PI

AMOR ETERNO

Amo-te desde criançaAmor eterno com muito ardorTu és a minha esperançaO meu verdadeiro amor

Amei-te a primeira vistaTeu olhar me cativouE logo veio a conquistaE começou o nosso amor

Ainda guardo a lembrançaDo nosso primeiro beijoAinda éramos criançasMas já sentimos desejos

Por trás da casa grandeEncontramo-nos no desejoTrocando o primeiro beijoE logo o amor se expande

Daí as coisas mudaramNossas vidas, tambémNossas almas se entrelaçaramPara sempre, até Deus amém

Nosso amor, nunca morreuE para sempre vai durarNem mesmo envelheceuE nunca vai se acabarEterno sim, ele será.

INFINITO É O CAMINHO

Nos caminhos da vida, pequenoinicias-te nesta estrada a andar...Seguindo sempre em frente,sem direito de voltar...

Nascestes em um dia feliz, indacriança ensinaram- lhe a caminhar...Com vários companheiros de jornadae poucos a conseguiram completar...

Houve quem a jornada completaracom belas histórias para contar...Também os que foram impedidos,outros passaram sem rastos deixar....

Houve os que marcaram o caminho,direcionando outros para seguir...Estes foram os que fizeram história,eternizando o seu existir...

A estrada tem o significado da vida, o caminho é Deus para seguir... 0 mundo é o seu livro ondedeixarás escrito seu existir...

Faça sua parte, nestelivro uma fascinante e belaPara não chegares de mãos vaziasao entrares no reino da glória.

Vá em passos lentos e firmes,com perseverança, amor e carinho...Porque longa é sua estrada,como infinito é o caminho...

Areoaldo de PaulaTitular Emérito/Brasília/DF

[email protected]

Antonio MoreiraPraeclarus/Rio de Janeiro/RJ

TÃO SOMENTE

Gostaria dc encontrá-la num sítio,Onde não houvesseCidade nem morador,Mas apenas perfume e amor,E tão somente tu.Que tua solidãoFosse povoadaDe elementos visíveisSobretudo invisíveis.Que eles tivessem como apelidosBelos sentimentos,Livres tormentos,Meros símbolos,Formados pelo éter.Musicadas galáxias,Cuja melodiaLembrasse a nona sin fonia,A qual, aos ouvidos do sonhador,Homenageasse, com ingente ardor, O nobre criador.Seria, pois,A máxima expressão.Verdadeiro clarão.Tendo como padrão’Aparente solidão!

VINHO

Vinho: bebida sacra e puraOriundo da cepa florida com canduraEste sublime néctar usadoNas bodas em Caná da GalileiaVivifica desejosAbsconde saudadesRevela alegriasE materializa vaidadesTinto - ressurge libidos e abebera prazeresBranco - reacende harmonias e deveresSeco - tem o gosto do perdão clementeDoce - o sabor do beijo inocente

Augusto Barbosa Coura NetoPraeclarus/Florianópolis/[email protected]

EM BUSCA DA FÉ

Vivo a procurar em sonhos,em meio de meus fiascos,um Deus a me olhar risonho,convidando-me a Damasco.

Carlos Eduardo PompeuDecano/Limeira/SP

[email protected]

Bruno Nascimento AlleoniConselho/Rio Claro/SP

[email protected]

SENTIMENTOS DE UM FUTURO PAI

Mãe, dádiva do dom da gravidezO sentimento materno aos meses dagestaçãoFaz-se no contendo, o amor em lucidezAo feto bem perto, da mãe, do coração

Pai, falta de experiência, frigidezSó sabe ao certo o ato da concepçãoMas cresce ao conteúdo o amor mês-a-mêsOferta acalento e recebe grato compaixão

De embrião a feto, afeto dos paisPensar em si per si nunca maisÀ barriga lustrosa saudável rogais

Ele o que ouve não vê, mas se vêSente o amor, no toque de vocêE espera sem saber por um dia nascer

8 9POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

SENSIBILIDADE FOTOGRÁFICA

Manipulando o presente e o passadocom recursos gráficos e digitaisdelineio imagens de minha mente e almarecortando espaços em tempos desencontradosincluindo tormenta em céu sereno

Onde só se via melancolia de arquiteturaagrego fantasia e simetriaque acompanhadas de uma centenária históriapromete ainda muito vigor em seu destino

Como mago registro momentaneamente num lampejoum cenário de nuvens carregadas de emoçãosombreando um prédio de pretérito equidistantee antevendo um futuro de que tão saudoso já estou...

Carmen Maria F. PilottoAssinante/Piracicaba/[email protected]

ETERNIDADE

Os que se amamNão se separamEstão ligados pelo amorPela afinidade da almaPelo pensamentoPelos interessesE pelo respeitoÀs diferençasNa forma de ser Os que se amamNão se separamEstão ligados pelo amorNa vidaMesmo com a distânciaNo espaço e no tempoEstão entrelaçadas suas almas Os que se amamNão se separamEstão ligados pelo amorNão é só o corpoQue está próximo e unidoNo espaço e no tempoEstão ligados pelo amor Os que se amamNão se separamEstão ligados pelo amorNão há passado,Nem presente nem futuroÉ a eternidade no tempoEstão ligados pelo amorInfinito e eterno.

Carmen Elza Straub de AbreuDecana/Itapetininga/SP

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

DESAMOR

Na violência desse mundo tumultuadoonde os homens se matam a cada diaos símbolos da paz perdem o significado.No lugar de pombas, as armas representam cotidiano das ruas e dos morros.Voltando ao seu estágio primitivo,irmãos se matam movidos pela inveja,por motivos torpes e mesmo sem motivo.Caim e Abel existem, aos milhares,e do paraíso que há tanto está perdidodesaparecem o amor e a harmonia.

Arlete Mari RaminaColegiado/Curitiba/[email protected]

Cecy Barbosa CamposPraeclarus/Juiz de Fora/[email protected]

TOQUE FLUENTE

Este amor que eu sintoÉ raio incandescenteDifuso do meu âmagoSustentando meu viver

Quando magoada estouEste amor esmoreceNa sensação de abandonoSem que eu possa suster

Mas em espera do novoA chama do amor reascendeNa magia do encontroCom infindo acontecer

Seja no modo criativoOu efeito com outro serTudo só leva ao êxitoNa força do amor a envolver

Em estágio alçadoSoma a felicidadeDo coração entornandoAlegria do amor tangente

VERDADEIRO MUNDO Ando por muitos caminhos da terra.Vejo o mundo onde a humanidade tem pressa.Encontro as pessoas que não tem tempo.Eles têm pressa para ter sucesso. Então eu refleti que também sou assim.Faço parte da vida que corre.Resolvi parar meus pés no chão.Percebo que parada eu fico incomunicável. Sento sobre as pedras no caminho.Olho passar correndo a tarde.Observo o entardecer se aproximandocalmamente.Enquanto as estrelas do céu surgemlentamente. Nesse instante noto que ali é outro mundo.É sempre iluminado, alegre.Não tem pressa, tristeza, violência ou guerra.É o verdadeiro mundo de harmonia.

Caris Licia Garcia do AmaralPraeclarus/Indaiatuba/[email protected]

ENCONTROS E DESPEDIDAS

Pelos caminhos agrestesque estendidos nos olham,há encontros que nos chamame há despedidas que choram.

Há a colheita do pranto,dos risos em retrocesso,das alegrias que morreme anulam qualquer regresso.

Há a viagem que fundenossos sonhos renascidos,ou seria o livre arbítrioque traça nossos destinos?

Ceres Marylise Rebouças SouzaPraeclarus/Itabuna/[email protected]

Marcelo de Oliveira Souza,de Salvador/BA,Cadeira Miguel Gonzales, da Área de Letras,do Conselho Acadêmico do Clube dosEscritores Piracicaba é o novo Titular doNúcleo Acadêmico de Letras e Artes deLisboa. Ao homenageado em frente a umquadro de sua autoria, os nossos parabéns.

10 11-----------------

CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA-----------------

Aracy Duarte FerrariColegiado/Piracicaba/[email protected]

CLIMA DE IMPRECISÃO

José Reis foi um cientista que se especializou em jornalismo parainaugurar a divulgação da ciência, pois notou a falta de precisão com que as notícias nessaárea eram dadas. Os jornais têm criado – e extinto – seções de divulgação científica, mastodos nós podemos relatar nossas impressões do mundo, ainda que não necessariamentesejamos profissionais da área e não tenhamos o compromisso com comprovações. Emrelação a um jornal da cidade de Piracicaba, na forma de carta, realcei alguns dessesequívocos presentes em um artigo sobre mecânica quântica. Não é minha intenção procurarerros alheios para os criticar como alguém fazendo gazeta, mas quando aparecem conceitosincorretos, eles causam desconforto e exigem alguma reparação.

Assim, no afã de protestar em apoio à causa ambiental, uma leitoradaquele jornal cometeu uma série desses erros científicos em sua carta de 17/11 intitulada“Climatologia” que precisam ser devidamente corrigidos para não perder a importância dadenúncia ali contida, sem considerar os lapsos gramaticais, ortográficos e de redação láevidentes. No texto, a autora procurou denunciar o aquecimento global, mas, ainda quepossa ter uma conotação metafórica, a escala Richter mede a intensidade de terremotos,não a elevação de temperatura, medida por termômetros, como ela afirmou. Da mesmaforma, todo alimento possui algum teor calórico e o que é recomendado em dias quentes éa ingestão de alimentos com poucas calorias. Não existe alimento sem teor calórico.

Na sequência, o texto focou muito nos gases (palavra escrita com shá muito tempo e não com z) e aí reside o maior erro do texto. O ozônio tomado comoexemplo é um gás nocivo quando presente nos ambientes próximos ao solo, não porqueprovoca o efeito estufa (aquecimento devido à presença de gás carbônico, metano eoutras substâncias na atmosfera), mas sim porque é oxidante e destrói compostos orgânicos,incluindo nossos corpos. Quando na estratosfera, na chamada camada de ozônio, é umgás protetor dos raios ultravioleta que advêm do sol.

Os buracos negros, citados ali, são singularidades espaciais queexistem bem longe de nós, com alta concentração de massa e que absorvem tudo, inclusivea luz, daí serem negros. Houve uma confusão entre esses dois conceitos.

Por fim, os recentes dados do PISA evidenciam a má qualidade doconhecimento adquirido por nossos alunos, especialmente em relação a ciências, mas nãolevam em consideração os resultados dos alunos das escolas federais, como não foi feitoquando da divulgação das notas do ENEM.educacional, também falta a ciência. Todo levantamento de opinião possui suas limitaçõese não é diferente com um publicado pela Folha de S. Paulo em 3/12 sobre o paulistano vera ciência como assunto pouco atrativo. A pesquisa não revela, porém, o nível deconhecimento do entrevistado sobre o tema, uma vez que ciência está também diretamenteassociada à medicina e à tecnologia, temas que foram apontados como mais interessantese relevantes. Novamente é importante resgatar a necessidade de um José Reis para fazer

melhor a divulgação científica em nosso país, onde grassa o obscurantismo,tanto o religioso, como o político.

Adilson Roberto GonçalvesColegiado/Lorena/[email protected]

ATORES PIRACICABANOS EM NOVELA DA RECORD

Quem assistiu à novela ”Escrava Mãe”, participará das minhascolocações e do motivo. A novela enfocou a escravidão negra africana ocorrida no BrasilColônia no início do século XVI, até o final do século XIX. Após três séculos, em 1888,a princesa Izabel, filha de D. Pedro II, assinou a Lei Áurea abolindo a escravatura.

No decorrer de toda a novela o coronel conhecido por Sinhozinho,proprietário de grandes fazendas, os maldosos feitores e os escravos viviam num climatempestuoso. O primeiro, com todas as mordomias dos famosos coronéis mercantilistas,donos de engenhos. Os feitores, obedientes às ordens dos mandos e desmandos sobreos escravos e estes, na dureza do trabalho árduo de sol a sol.

Além de moradia precária nas senzalas, alimentação sem qualidade,sem direitos como seres humanos, mas com rígidos deveres.Foi o que aconteceu com aatriz principal Juliana, escrava branca, dinâmica, inteligente, defensora de seus direitos,amada por todos e líder entre seus pares. Morava com a família do Sinhozinho,espezinhada pela filha dele, Maria Isabel, a vilã do enredo que, por sua vez, era admiradapor Tereza, a outra filha do coronel. Com luta e persistência conquistou o amor deMiguel, não escravo, ator português, e com ele teve sua filha, Isaura.

No desenrolar da novela morre o coronel e o ator principal,interpretado brilhantemente pelo piracicabano Roger Gobeth, casa-se com Tereza porinteresse e assume o cargo como Comendador Almeida.

Enfocando o último capítulo, neste ocorreram vários fatos trágicos,como: a recém nascida é roubada por Maria Isabel; morre Juliana, mãe de Isaura; morreainda queimada a própria Maria Isabel. O Comendador Almeida, algemado na presençade seu filho e de sua mãe, representante da elite, é deportado para a África.

Mas, nos momentos finais, a novela foi encerrada com chave deouro porque Isaura, criada pelos familiares, reencontra seu pai Miguel.

A essa altura, já bela moça, charmosa e prendada, trajando roupade gala, sorrindo, abraça afetuosamente seu pai, deixando o espectador curioso pararevelar quem é a elegante jovem que representa a escrava Isaura.

Pois bem..vou revelar.. a escrava Isaura foirepresentada pela atriz piracicabana, Natália Ferrari, minha neta.

Livro de Neuza Mainardi, de Piracicaba/SP, Cadeira Caiuby de Souza Arruda,da Área de Letras, do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba,lança “Interfaces entre Neurociências, Educação Promoção da Saúde. Editorada USP. Contato:[email protected]

NEUZA MAINARDI LANÇA NOVO LIVRO

12 13POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL---------------------------------------------------------ARTIGOARTIGOARTIGOARTIGOARTIGO

ENERGIA ALTERNATIVA NO BRASIL

Anos atrás no Brasil já se tinha o conhecimento de como produzirenergias limpas e já havia alguns lugares com estas energias implantadas e estavaminstaladas em universidades para pesquisas ou em algumas residências ou indústriaeram elas a solar, a eólica e o movimento cinético dos mares.

Os grandes ambientalistas do mundo sempre defenderam a causado aumento da quantidade de carbono a atmosfera do nosso planeta, então a saída seriaalgo que produzisse energia limpa e que não causa problemas ambientais, mesmo com oconhecimento da energia alternativas era quase era impossível sua implantação.

Por falta de incentivo do Governo, o alto custo para adquirir estesgeradores de energia limpa e altos impostos, e também porque havia poucas pessoasqualificadas para instalação, além de faltar uma legislação sobre o assunto.

Tinham geradores de energias alternativas estavam instalados emuniversidades para pesquisa, em residência e indústria em geral pelo país uns eram demontagem caseira e outros eram importados como nos dia de hoje.Foi com a resolução482/2012 da Agencia Nacional de Energia Elétrica que foi possível tornar legal o uso daenergia solar para residências com sistemas pequenos portes ON GRID (ligado a rede) eOFF GRID ( desconectado da rede elétrica).

Para vocês ter uma ideia da dimensão do desperdício de energiaelétrica em que o Brasil deixa de produzir é gritante, uns Pais como o nosso que tem solo ano todo, um metro quadrado tem a capacidade de gerar 1000KWhas não é incrível nãotem nenhum agente conhecido e desconhecido que possa interferir no Sol, e mais umPais que tem vento o ano todo em vários pontos dos pais. Outra coisa absurda é o casodas turbinas eólicas que foram construídas no Nordeste Brasileiro, elas estão gerandoenergia mas turbinas não estão ligadas a rede elétrica nacional, são muitas coisas queacontece que não da para entender é dinheiro meu seu jogado no lixo.

Usina Nuclear de Angra dos Reis todas elas funciona gera energia,mas se houver qualquer problema lá daria um desastre ambiental de proporções enormestanto no meio ambiente como também para o ser Humano, sem contar que quanto o custoque cada Brasileiro paga para manter aquela usina operacional é astronômico o valor.Eletricidade mais barata para se produzir ainda é hidrelétrica por mecânicas de turbinas,não polui gera energia constante em quanto tiver agua na represa ou rio.Por este motivoescrevi um livro que aborda esta questão de energia solar e eólica. É um livro fácil de lere que vai direto ao assunto e ensina qualquer um que tenha noção de eletrônica a montaro seu próprio sistema fotovoltaico ou eólico, mas lembre você esta lidando com eletricidadese você não entende do assunto chame uma empresa especializada.

É lógico que o individuo montar por seu próprio sistema ele iraeconomizara bastante, mas esteja ciente que os componentes para montar o seu sistemafoto voltaico com placa, inversor e baterias são os mais caros, mas vale apena eu tiveuma economia na minha conta de luz de 80% e sem contar que a energia é minha eu há

armazeno em baterias e quando a rede da rua deixar de mandar energiapara há minha residência eu não fico sem energia não é fantástico..

.Andrés Luciano TumangPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

AMOR INFINITO

O amor que sintoVibrando aqui no peito,É um amor infinito,Um amor bonitoFeito de paz e ternuraUm amor capazDe remover montanhas,De mudar o curso das águasDe transformar o marEm manancialDe água potável,Admirável,Saudável.O meu amor infinitoÉ capaz de mudar o mundoEm paraíso de sonhosMudar as guerrasEm abraços de carinho.O meu amor infinitoÉ legal,É muito bonito.

Benedito Carceles TavaresTitular/Mogi das Cruzes/SP

[email protected]

Carlos de MoraisPraeclarus/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

SONHOS DESFEITOS

as cigarras cantadeiras embrulharam os meussonhos

e os esconderam no baú do amor.Sem sonhos vaguei pela vida em busca do nada.

As ilusões ficaram perdidas na opacidade do céuenquanto os galhos inquietos das árvores

dançavam a valsa do vento.

Todas as fantasias findavam no êxtase da fugacomo flores espalhadas pelas ruas

à espera das chuvas de verão.

Enquanto raios de sol se enrascavam nas sombrasficavam cada vez mais longe as utopias.

E eu continuei vagando em busca dos sonhosdesfeitos.

ALMEIDA ROCHA LANÇA HISTÓRIAS DO SANEAMENTO

De Aristides de Almeida Rocha, Cadeira Osório de Souza, da Área deCiências, do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba deSão Pulo/SP, “Histórias do Saneamento”. Lançamento Blucher. Contato:[email protected]

ANDRÉS TUMANG FALA SOBRE ENERGIA EÓLICA

Andrés Luciano Tumang, de Piracicaba/SP, Cadeira Vincent CarmelPorsella-Flores, da Área de Ciências, da Galeria dos Academicus Praeclarusdo Clube dos Escritores Piracicaba, apresenta seu livro “Energia Solar &Eólica”. Lançamento da All Print Editora. Contato: [email protected]

14 15---------------- -----------------CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA

José Vicente CamposPraeclarus/Jaguariúna/SP

[email protected]

José Keitel RibeiroDecano/Tres Corações/MG

[email protected]

Vitaminas, minerais e Linha Sidney Oliveira.Quem se interessar entre em contato:

[email protected]

Cuidar da saúde é a coisa mais importante,porque a longevidade depende de uma

vida saudável. Pense nisso quando fizer reposiçãode vitaminas e sais minerais

A ARTE DO ENCONTRO... E DO DESENCONTRO

A comunicação é uma necessidade essencial à natureza humana.Independente da profissão e ocupação que tenhamos, é primordial sabermos noscomunicar com qualidade, pois dependemos da comunicação para tudo; através delatrocamos informações, idéias, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos,suprimos nossas necessidades, criamos vínculos com outras pessoas e nosdesenvolvemos. Na realidade, a comunicação é um processo simples de troca deinformações que pode ser verbal ou não, mas que pode se transformar em algo desastrosose acompanhada de “ruídos”, ou seja, de interferências que prejudicam o entendimentoda mensagem pelo receptor. Assim, quero lhe fazer uma perguntar: - Como anda a suacomunicação? Quando se expressa, você é eficaz ao transmitir a sua idéia? Sempre receberetornos positivos e tem certeza de que sua mensagem é compreendida na íntegra?

Seja pela espontaneidade, impetuosidade, falta de conhecimento ouqualquer outra razão, o fato é que a falha neste processo pode levar o comunicador àsituações de constrangimento, desvantagem e até mesmo impedir a realização de objetivospessoais e profissionais.

Por falta de percepção de nossa parte é muito comum aconteceremesses desvios de comunicação em nossas relações interpessoais, que podem causarconflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessa dificuldade.Há uma parábola tibetana que conta a história de um monge que estava caminhando nojardim do mosteiro durante um período de meditação. Para sua surpresa, encontrou ummonge que estava fumando enquanto caminhava vagarosamente pelo pátio. Admiradocom o que viu, ele não resistiu e indagou:

— Você obteve permissão para fumar durante a meditação?— Sim, obtive.—Mas eu também perguntei se poderia fumar durante a meditação e

não me permitiram.—Ah, você não se expressou apropriadamente. Você perguntou se

poderia fumar durante a meditação. Eu perguntei se poderia meditar enquanto estivessefumando.

Como se pode ver, a maneira pela qual nos expressamos é a grandechave para a comunicação eficaz.Segundo o guru da administração, Peter Drucker, 60% detodos os problemas administrativos das empresas resultam de deficiências e falhas nacomunicação. Uma comunicação eficaz no mundo organizacional pode ser entendidacomo aquela que transforma e muda a atitude das pessoas.

É preciso termos a consciência de que qualquer coisa que digamospode afetar, positiva ou negativamente, os envolvidos. Quando nos comunicamosprecisamos ter em mente o conceito de que “comunicação não é o que eu falo, mas sim oque o outro entende”. Se ficarmos atentos ao outro, teremos sempre a oportunidade deajustar a nossa linguagem. Acho muito interessante um ensinamento do psiquiatra eescritor Roberto Shinyashiki que diz que cada pessoa tem um botão que liga e desliga oseu coração. Seguindo este raciocínio, na comunicação de qualidade acionamos o botãocerto da pessoa que estamos nos comunicando, ou seja, a mensagem chega sem desviose seu sentido é captado exatamente como era a intenção.

Todo ser humano porta essa sensibilidade; da mais humilde posiçãoao mais alto cargo de uma empresa, todos querem ser bem tratados quando estão emcontato com outras pessoas. Costumo dizer o seguinte: posso falar o que eu quiser, desde

que eu fale da maneira que você gosta de ouvir. Ser um bom comunicador não significa tera competência de um grande orador, mas, sim, ser assertivo na comunicação de suasidéias. Aliás, nos últimos tempos muito tem se falado sobre assertividade, uma qualidadepessoal que nada tem a ver com acertar. Ser assertivo é conseguir transmitir o seu pontode vista sem rodeios, de forma objetiva, equilibrada e positiva.

O indivíduo assertivo tem uma postura decidida, mas não agressiva.Vai direto ao ponto, mas sem rispidez. Demonstra segurança, respeito e transmitecredibilidade com tato e suavidade. É firme, decidido e convincente, e sem autoritarismose sai bem em todas as situações a que está exposto. Algumas dicas que vão ajudar em suacomunicação: Aprenda a ouvir o outro; Seja claro e objetivo; Simplifique a sua fala; Penseantes de falar e agir; Tenha consciência da sua linguagem corporal; Cuidado com os errosde linguagem;Leia, informe-se; Use a empatia; Seja cordial.

A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas que temospara obter aquilo que desejarmos na vida, pois ela está diretamente ligada à qualidade das

relações humanas. Faça uma análise na forma como você se comunica comos demais e tente detectar os desvios. Vale a pena investir nesta habilidadeconsiderada hoje uma competência essencial nas relações pessoais eprofissionais.

NINHO DE URUBU

Na fábrica onde tanto labutei, durante longos vinte e cinco anos,uns colegas espirituosos estavam sempre a emitir certos comentários gaiatos, com relaçãoàs chefias..Quase todos os dias, os chefes reuniam-se em salas fechadas, não deixandotransparecer o que estavam a decidir, geralmente, alguma nova norma para ferrar umpouco mais a moçada.Quando as reuniões acabavam, e cada chefe tomava orumo do seu prédio, do seu galpão ou da sua sala, os gaiatos comentavam:“Olha lá. Jogaram uma pedra no ninho de urubu”.

16 17------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

BUSCA

Cadeira escorada na mesatoalha encobrindo o pãoduas pedras; o copo e um Martinia caneta e um caderno na mão.

Um rádio: o cálice tocandoe o Gil Gilberto a cantara vassoura encostada na caixaa cortina com o vento a balançar.

O fogão fechado, torneira secao bule segurando uma colhera louça limpa, esperando ser guardadaa máquina esperando a costura que vier.

Num canto, sentado numa cadeirae admirando todos esses detalheshá alguém que procura na bebidaum consolo para todos os seus males.

Carmelinda Rodrigues da CunhaPraeclarus/Campinas/SP

[email protected]

O AMOR

É o amorE não a riqueza,A pompa, o poder, a glória,Que nos torna felizes.O amor foi, é e será sempreO bem maior da humanidade.

Quando já não esperavaMais nada da vida,Encontrei o amor!Descobri, então,O sentido real do meu existir...Você!

Cecília Rodrigues de SouzaConselho/Manaus/[email protected]

Célia GevartoskiPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

IDADE PARA SER FELIZ

Existe somente uma idade paraa gente ser feliz,somente uma época na vidade cada pessoaem que é possível sonhare fazer planose ter energia bastantepara realizá-lasa despeito de todasas dificuldades e obstáculos.

Uma só idade paraa gente se encantarcom a vida e viverapaixonadamentee desfrutar tudo comtoda intensidadesem medo, nem culpade sentir prazer.

Fase dourada em quea gente pode criare recriar a vida,a nossa própria imageme semelhançae vestir-se com todas as corese experimentar todos os saborese entregar-se a todos os amoressem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragemem que todo o desafio é maisum convite à lutaque a gente enfrentacom toda disposiçãode tentar algo novo,de novo e de novo,e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gentechama-se presente e tem a duraçãodo instante que passa...

USO DA INTERNET

Nossa comunicaçãoCada vez mais se aprimora.No passado era impossívelLhe usando o que faz-se agoraCom a maior rapidezPelo vasto mundo afora.

Da remota antiguidadePara os dias atuaisA ciência vem crescendoEm avanços colossais,E seu desenvolvimentoEvolui cada vez mais.

Precisa constantementeDe atualizaçãoEm nosso tempo modernoTodo e qualquer cidadão,Se não será com um carroViajando em contramão.

A informática veioPor avanço da ciência,Trazendo comodidade,Suprindo a grande carênciaQue muito dificultavaA nossa correspondência.

Através da internet,Usada no mundo inteiro,Nossa comunicaçãoDá-se por demais ligeiro,Economizando tempo,O que se diz que é dinheiro.

Ninguém use para o mal,Aqui eu faço um apelo,Nossas redes sociais,Pelas quais tenhamos zelo.Que em todas suas mensagensSempre o bem possamos tê-lo.

Cícero Pedro de AssisConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Cosme Custódio da SilvaDecano/Salvador/[email protected]

Cláudio Dortas AraújoConselho/Estância/SE

[email protected]

RASGAR-SE POR TI

Inda ensaio rabiscos numPedaço de papel, aindaRasgo a correspondência,Na tentativa de encontrarQuem dê notícias de você!Inda fico apatetado, ansioso eEm êxtase, mesmo com internet e e-mails,quando chega o carteiro... mas, ele nãome traz a tua presença o teu ser!Aturdido e em pânico quero lhe encontrar e,Apenas poder dizer-lhe: Eu te amo!Pois você é o único algo que me preenche!...

REGRESSO

Encaro o marOlho-o a fioE o horizonteSeparados apenasPelo fresco vento

O azul é vazioNenhum barcoNenhuma aveNada movendo a vida

Preciso navegarE navegoAbsorto em pensamentosIçando as velas da incertezaDe vento ser capazDo apagar a esperançaQue em mim habita

Alcançar a praiaE ter a mulher amadaA esperar-me.

18 19POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Darcy Reis RossiColegiado/São Paulo/[email protected]

Denivaldo PiaiaConselho/Campinas/[email protected]

Célia Lamounier de AraújoPraeclarus/Itapecerica/[email protected]

A BELEZA QUE EU VEJO

A beleza que eu vejoNão vem da natureza mortaDa pintura atrás da porta,Mas da gentileza sem causa,Na morte como pausa,No suspiro do ocaso.

A beleza que eu vejoNão está na modelo de olhar perdidoOu em seu sorriso produzido,Mas na amizade sem preço,Na arrogância pelo avesso,No privilégio de ser simples.

A beleza que eu vejoNão está no luxo dos salões de arte,Nos crucifixos em toda parte,Mas na alegria de um dia sem dor,Na rima de amor com flor,Na poesia que dispensa glossário.

SONHO É sonho, poeta, é sonho...Em tuas mãos nenhuma outra esteveE nem teus olhos viram um doce olhar.A felicidade há muito que te abandonouE sabes muito bem que ela não vai voltar.E o poeta responde à razão:

Se é sonho não sei, mas... nele creio.É tão bom sonhar! E querer também!Ontem vivia eu triste, é verdade,Agora, no entanto, quer seja sonho ou maldadeVolto a viver e a sonhar com alguém.

SUBLIME MAL

A mim, também, poeta, endoideces,Isto evitar, nunca, jamais consigo,E se de mal de amor tu me enlouqueces,Eu morrerei e, morrerás comigo...

Vem meu poeta, ao coração amigo,A quem a paz dos céus ora ofereces,Enquanto espero já não mais maldignoEste viver modesto que engrandeces...

Com tudo que tu tens tu me ensandeces,As teias que me prendem não desteces,Por mais que faça e por mais que queira,

Fugir não posso, como eu quisera,E fico ansiosa, do momento, á espera,De poder dar-me ao teu amor, inteira!

Djanira PioAssinante/São Paulo/[email protected]

PRÍNCIPE

Fiz minha casacom esmero.Ergui paredescontra o vento,plantei árvores,semeei flores...Feliz,espero o príncipe,que chegaráe me acordará!

De acordo com o Artigo 13, Parágrafo 1º. e 2º. do Capitulo IV do Estatuto do Clube dosEscritores, a Eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal será realizada por Assembléia GeralOrdinária, e para os efeitos deste Artigo terão direito a voto no dia da Assembléia osMembros Fundadores da entidade, os integrantes da Galeria dos Academicus Praeclarus,do Colegiado Acadêmico do Conselho Acadêmico e dos Membros Titulares Eméritossomando-se ao todo 100 votos válidos.No mesmo ato, conforme disposto no Capítulo III, Item I, Artigo 10, Parágrafo 1º. aAssembléia para Mudanças do Estatuto da entidade, ambas instaladas em PrimeiraConvocação, na hora aprazada, com a maioria simples, ou seja, metade mais um dosAcadêmicos presentes e em Segunda Convocação, meia hora após a hora aprazada, comqualquer número dos Acadêmicos presentes para a Eleição da Diretoria, e a presença doa maioria plrna dos votos válidos. rm pimrita Convocação e !/3 dos presentes parasegunda Convocação, para a Mudança no Estatuto, computando-se para o efeito desteparágrafo, as presenças confirmadas por Procuração com Firma Reconhecida, em data deaté 120 dias, dos Acadêmicos residentes em outras cidades;A eleição será realizada no próximo dia 30 de abril, das 8 às 17h, na Rua Jacob Diehl, 77,Bairro Morumbi, em Piracicaba/SP, Sede provisória do Clube dos Escritores Piracicaba, ea Chapa Única que concorrerá ao pleito é formada pelos seguintes:

Presidente: Carlos Moraes Júnior, Vice-presidente: Clemente Nelson de Moura, 1°.Secretário: Aracy Duarte Ferrari, 2°. Secretário: Teresa Picinato, 1º. Tesoureiro: MariaClarice Alves da Silva Morais, 2°. Tesoureiro: Adryadson Flabio Nappi, Diretor doDepartamento de Honrarias e Méritos: Ciro Celso Piazza, Junta de Honrarias e Méritos:Gregório Marchiori Netto e Araken dos Santos, Diretor do Núcleo de Artes e Cultura;Levi Maurício da Silva, Diretor de Comunicação e Eventos: Thais Mariane Stenico, DiretorJurídico: Maria Vilanir Bras de Freitas., Conselho Fiscal: Presidente: Gilmair Ribeiro daSilva, Membros,: Jorge Antonio Ferreira e José Airton Mellega e Suplentes: Inês TafareloTuon e Elda Nympha Cobra Silveira. .

Todos estes atos estão sendo realizados nesta data e não foram realizados na datacorreta em 2014, porque o Clube estava em crise econômica e de administração, poiscentenas de Acadêmicos deixaram a entidade e dos 12 membros da Diretoria havia somentetres trabalhando efetivamente, sendo que os restantes não pertenciam mais à entidadeou haviam falecido.Como não havia meio de alcançar os votos necessários para aefetivação do pleito e da revisão estatutária, tudo ficou parado, mesmo que a revisão jáestivesse praticamente pronta à época.Por ser verdade, dou fé e assino o presente Edital.

Piracicaba 10 de março de 2017.

Carlos Moraes Júnior - Presidente-

EDITALEDITALEDITALEDITALEDITAL

20 21 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA---------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Clóvis Rolim da SilveiraConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

ÔNIBUS APÓS MEIA-NOITE

Achei interessante a idéia de implantar o cartão para passagem deônibus em Piracicaba, pois isso desestimula assaltos e crimes na cidade.Porém, nem tudoo que brilha e ouro, pois agora já e possível passageiros entrarem no ônibus e pagarem apassagem em dinheiro, sendo parte destinada ao motorista que cuida também além dedirigir o ônibus, dos passageiros.O que ocorre com o primeiro sistema era possível fornecertransporte na cidade aos passageiros jovens e aos demais, proporcionando turismo nascasas de shows e cultura da cidade.

O problema do piracicabano é que ele faz 18 anos, ao invés de comprarum terreno e construir sua vida ele compra um carro aumentando mais o número per captade automóveis por munícipe.O fato lastimável contribui para o trânsito lento que temos e orisco de acidentes ao cidadão piracicabano.

Ao invés de completar 18 anos e construir sua vida, acaba seendividando precocemente trazendo problemas futuros.

DAS PAIXÕES DA MINHA VIDA

Então aquele olhar lhe paralisou! Seu coração descompassou, e fezexplodir em seus lábios um riso frouxo! Você para um pouquinho em meio aquele turbilhão,olha pros lados, mas não enxerga mais ninguém, além de uma boba desconfiada, e entãopercebe que é com você mesmo! É menina, chegou a sua hora!

Não tenha medo, permita-se sentir essa adrenalina na alma, essafelicidade desmedida, e essa corrente elétrica que percorre todas as veias e artérias em umpiscar de olhos, e lhe faz sentir-se viva!Literalmente ligada no 220v!Pra tudo isso, só temuma palavrinha mágica: paixão! Paixão é aquele traiçoeiro sentimento, que nos invade sem a menordelicadeza, sem hora marcada ou sequer pedir licença. E, ao mesmo tempo, que nos dá ummedão, tem a capacidade de acordar tudo que estava adormecido dentro da gente, e lávamos nós!A gente se atira, sem a certeza de que do outro lado terá alguém disposto asegurar o nosso coração! E nesse ato de coragem, mergulhamos da cabeça aos pés,porque poucas coisas na vida já nos fizeram sentir tão bem, então não deixaríamos escaparessa oportunidade por nada! Já mergulhei em águas morninhas, que me fizeram nadar avontade, sem qualquer medo de afundar! Porém, já teve vez que caí num poço escuro, e lánada encontrei, a não ser introspecção.

Mas o maior desafio disso tudo, é dar uma chance pra nós mesmos,de, ao menos, tentar ser feliz! E poder experimentar aqueles segundos mágicos, que nosvalem mais do que anos a fio. Já reparou?

Não é todo dia que encontramos alguém que desperte em nós umacoragem que seja maior que todos nossos gigantes receios! Uma vontade de subir nobarco dos nossos sentimentos, e partir rumo à ilha deserta com o amor dos nossossonhos!

Porém, sempre existe aquela margem de erro, mas a gente nuncaacha que vai acontecer logo com a gente, não é? E quando já estamos em alto mar,distantes da costa e do forte, vem uma onda, e nos atinge em cheio! E leva por água baixonosso frágil barquinho. Caímos nas águas escuras da desilusão, sem colete salva-vidas!Então, só nos resta contar com a força dos nossos próprios músculos e começarmos anadar sozinhos contra a correnteza. E só depois de muitos dias do coração forcejar,conseguimos chegar novamente em terra firme!

Agora o sentimento é de decepção, não com nosso idealizado“Romeu”, mas com a gente mesmo! Ficamos frustrados por termos nos atirado num abraçoque não nos segurou. Por termos florescido para alguém que não cultivou. E mais ainda,por termos nos entregado para alguém que nos rejeito.

Ah! E essa tal rejeição, tem o poder de acabar com a gente. Então,ressabiadamente, voltamos para o nosso casco de tartaruga, e vestimos uma armadura emvolta do coração, para protegê-lo de qualquer cupido bobalhão!

Contudo, confesso, que da última vez que voltei, comecei a refletirquais teriam sido as razões que me levaram a abandoná-lo um dia. Então a consciência metraz a tona uma lista de motivos: o casco é frio, escuro, gélido.

Só permite esquentar as extremidades do corpo de vez em quando, elimita todo e qualquer movimento. E por ser uma armadura pesada, nos faz passar pelosdias vagarosamente, enquanto outras pessoas passam feito “trem-bala” por nós.

E só de lembrar isso tudo, me vem um arrepio da cabeça aos pés.Porque, colocando na balança, vejo que o que machuca mais, não é a rejeição, mas acovardia de não estar aberto para vida! Aparentemente, seria muito mais fácil ficar fechadodentro do casco, protegidos ou praticamente lacrados para vida.

Porém, exilando-se das decepções, acabamos exilando- nos tambémdas boas alegrias que estão aí, todos os dias, predestinadas pra nós! Então quer saber,sinceramente, acho que a dor de uma paixão não correspondida compensa! Afinal, prefiroser grata por esses segundos de encaixe perfeito, do que nunca nem chegar a vivê-los!

E num movimento rápido, antes, que me arrependa, começo a medesfazer da velha casca grossa. Abro o zíper, e deixo livre os pés do coração, paracaminharem por onde quiserem, enquanto isso, aprecio a vista e exponho minha alma nosol pra pegar aquela corzinha! Agora quando a vida chamar o meu nome estarei aqui,

pronta para dizer:: “Presente, querida professora! Qual é a boa de hoje?”

Juliani Gomes dos SantosPraeclarus/Alegrete/RS

[email protected]

2322 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL---------------------------------------------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA

A MÁQUINA DO TEMPO

Um megaprojeto criado por um pool de países está para serconcluído, uma grande máquina, como se fosse um imenso túnel que irá simular acriação do universo. Os eufóricos cientistas falam que essa belíssima e colossal obra deengenharia simulará um buraco negro, outros dizem que ela irá sugar tudo ao seu redor,podendo até engolir o nosso planeta, causando assim o nosso extermínio.

Recentemente na TV, foi entrevistado um dos participantes desseaudacioso projeto, um engenheiro elétrico brasileiro, que comentou as inúmeras facetasdessa obra de engenharia, podendo até funcionar como portal para outras dimensões,presumivelmente poderíamos até viajar no tempo.

Muitos aparatos tecnológicos como esses, são tão inacreditáveisque poderia perfeitamente ser de tecnologia alienígena, mas como é do interesse dasgrandes nações, quem aborda essa temática, chega a ser ridicularizado.

Grande parte de avistamentos de OVNIS são caprichosamenteesmiuçados para que sejam desmistificados, a fim de provar que não existem navesespaciais, tampouco visitantes extraterrestres, contudo com essa nova máquina,poderíamos perfeitamente sermos a outros confins do universo, se não fosse por essemotivo, seria muito difícil tantos países desperdiçarem milhões em dólares somente paraver como o mundo foi criado.

Partindo-se do princípio de que nós sozinhos podemos criarmáquinas desse tipo, será que no universo não haveria formas de vida mais inteligentesque possam criar naves interplanetárias ou portais como esse que possam nos visitar?

Será que somos tão pretensiosos a ponto de pensar que somos aforma de vida mais inteligente de todo o cosmos? Ou somos tão ingênuos a ponto de

pensar que somos o único planeta no universo que haja forma de vidainteligente?

Marcelo de Oliveira SouzaConselho/Salvador/BA

[email protected]

MAIS UM INFANTO-JUVENIL DE CARLOS DE MORATS

NOVO LVRO DE POESIAS DE ARACY FERRARI

“O Protetor das Matas”, novo livro infanto-juvenil de Carlos de \Morais,de Eibeirão Preto/SP, Cadeira Danilo Sancinetti, da Área de Letras, daGaleria dos Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores Piracicaba.Lançamento da Editora Scortecci. Contato: [email protected]

Livro de Poesias de Aracy Duarte Ferrari, de Piracicaba/SP, Cadeira AlcidesBernardi, da Área de Letras, do Colegiado Acadêmico do Clube dosEscdritores Piracicaba, é este “Palaveras Entrelaçadas em Pensamentos”.Lançamento da Editora Degaspari. Contato: [email protected]

Condorcet AranhaJoinville/SC/In [email protected]

Eloísa Antunes MacielDecana/Santa Maria/[email protected]

BREU E TRISTEZA

O dia amanhecera escurecido,Em tom cinzento - tom de cinza-breu... Um velho despertara aborrecido,E no seu velho quarto se escondeu...

E nem o repicar de um velho sinoO despertava para a realidade...Pensava em cometer um desatino,Um velho intento, desde a mocidade...

Erguendo-se do leito, cambaleante,Do velho espelho foi se despedir...E para sua surpresa, nesse instante,Notava o velho espelho a lhe sorrir...

E o velho, no momento aparvalhado,Tentou fugir dessa alucinação...Mas percebeu, surpreso e deslumbrado,Que o velho Sol reinava na amplidão...

O velho, agora alegre, percebiaQue o velho Sol vencera o dia breu...De sua tristeza fez a sua alegriaE ao velho amigo Sol agradeceu...

DOCE BOM OU DOCE RUIM?

É doce bom o amorQuando está na dose certa,Se demais doce forA garganta nos aperta.

É doce ruim o amorQuando o seu sabor ressalta,Se pouco doce ele forMuito doce ainda falta.

Pra fazer doce o amorPreciso açúcar e vontade,Porque doce sem saborNão se come nem metade.

Doce bom que leva amorComo faz o confeiteiro,É de excelente saborE se come o doce inteiro.

Doce bom ou doce ruim,Escolha o quer fazer,Mas depois que o der pra mimNão vá mais se arrepender.

Rua Lima Barreto, 212/São Paulo/SP

TEMOS SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA VOCÊ

Medalhas, Troféus, Placas, Gravação em laser, crachás,chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrílico e pedra.

Contato: (11) 2215-1133/[email protected]

24 25POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Emiliana Souza TeixeiraTitular Emérita/Itapipoca/CE

[email protected] Evandro de Oliveira

Colegiado/Belford Roxo/[email protected]

Francisco FerreiraPraeclarus/Conceição do Mato Dentro/MG

[email protected]

Gabriele Loureiro BruschiPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

Felícia Terezinha Soares LopesPraeclarus/Caçapava do Sul/RS

[email protected]

Edielson José GroppoTitular/Iguape/[email protected]

DEBUXO

A cem metros do percorrido percursoUm intruso, susto... saiu nuloVoltando a tola com a tocaDeixando salivas na boca

Pois assim não háPois assim não dáA meio centímetro do desnívelA veia explode, conforme o visível

Atrás da volta da chola da cachorraO rabo que mapeia, antes que sofraPois assim, sei láPois assim, é o que há

Antes de tudo, antes que o mundoFique assim...mudo.

OSCILAÇÃO

Ora tristeza, ora alegria;Ora ansiedade, ora tranquilidade;Ora rir, ora chora;Ora ama, ora odeia;Ora assim, ora assado;

Mudanças repentinas...Sentidos (in)visíveis;

Inquietação da alma,Questionamentos sem respostas;

Sentidos diferentes...Humores balanceados...Hesitação eminente...

Estou assim....Me sinto assim...Vivo assim...Oscilando... sonhando...flutuando!

Não sei como éNão se sentir assim!Faz parte de mim!

Às vezes... angustiante!Às vezes... radiante!Como algo que sai do ritmoNormal ou anormal...Misterioso e interessante!

Enquanto issoOscila em mimTudo que possa existirE vou levando a vida... assim....

Oscilando, amando, sonhandoDeclamando e cantando...A vida...este milagreDe cada dia que me faz ser assim.

SURPRESA

Não háalegria maior doque a conquistade um grandeum sonho.

APENAS UM PONTO NO PASSADO

Seus olhos, quando me recordo de ti.sinto-os atraindo-me.Minha alma voa no tempoe sinto o perfume do seucorpo chegar até mim.

O sussurrar dos teus lábios bailamaté meus ouvidos.

contudo, não os consigo decifrar.A nau dos insensatos passou.

Foi um tempo de devaneiostanto para ti que 110 real brincava.tanto para mim que te buscava com ânsia.

Rhill. Rhill ...

por que fui deixar-me cairem seus enleios estradeiros?

No meu silêncio interiorvejo apenas na lembrançaUm ponto que se tornou vazioa medida que o tempo caminha.

ESCONDE-ESCONDE

Num jogo devassodispõe a menina, de versosastros e amores no linhobranco de um lençola brincar de mulher.

Sou seu boneco platônicoamor quebrado, marionete.Lança-me tua luz, imaginária amantee iluminamor a madrugadada tarde que cai em mimcom peso de mil e umaplumas!

À esta altura,a noite já cegou-me!

DUAS AMIGAS ATRAPALHADAS

Eu e minha amigaestávamos, num shopping,fazendo um lanche,quando ela,ao sentar-se, derruboua sua coca.Eu comecei a rire acabou caindo refritambém em mim.As trapalhadas amigasretornaram às suas casas.

26 27 ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO------------- -------------

José Otávio Machado MentenPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Frederico Eduardo WollmannTitular/Cachoeira do Sul/SP

CONSEQUÊNCIAS DA OPERAÇÃO CARNE FRACA

Passados vários dias da deflagração da Operação Carne Fraca, amaior da Polícia Federal na sua história, é possível fazer uma análise preliminar de seusprincipais efeitos. A partir de denúncias, há dois anos foram iniciadas investigações emfrigoríficos de carnes (bovina, aves e suína). Participaram 1100 policiais federais, apurandofraudes cometidas por fiscais do Ministério da Agricultura na liberação de carnes.

Foram constatadas irregularidades em 21 unidades frigoríficas entreas mais de 4800, sendo que três foram interditadas. Foram afastados 33 fiscais do Ministérioda Agricultura (entre mais de 11000). As principais práticas ilícitas ou irregularesconstatadas e que estão sendo apuradas, foram: corrupção (corruptos e corruptores);carnes estragadas, vencidas, “maquiadas”, com aditivos não permitidos ou em excesso;carne mecanicamente separada acima do permitido; não controle no recebimento de matéria-prima; substituição de peru por aves; poluição ambiental; dificultar ações de fiscalização;uso de senha de servidor público por funcionário; irregularidades na emissão decertificados, entre outros. Deve-se ressaltar que não há evidências que tais irregularidadespossam trazer danos a saúde dos consumidores.

Diversas medidas foram tomadas imediatamente, na tentativa deesclarecer os fatos. A própria Polícia Federal reconheceu que os problemas são pontuais,não havendo nada sistêmico e que o serviço de inspeção brasileiro garante a qualidadeda carne. Mas a midiática divulgação da Operação, exagerada e desproporcional, podedeixar seqüelas para o agro brasileiro, em especial para o setor de carnes. Deve-selembrar que o setor é responsável por cerca de R$137,3 bilhões apenas na produção dematérias primas (Valor Bruto da Produção – 2017). As exportações são de aproximadamenteUS$ 14 bilhões e são destinadas para cerca de 170 países.

Entre as principais conseqüências negativas pode-se destacar: (1)abalo na imagem e reputação do agro brasileiro, em especial na área de proteínas animais,onde somos importantes produtores e exportadores; (2) restrições às exportaçõesenvolvendo desde suspensão temporária de todas as carnes até suspensão da exportaçãodas unidades frigoríficas investigadas; (3) demissões de trabalhadores do setor; (4)redução do consumo interno, devido a questionamentos quanto a qualidade dos produtos;(5) suspensão da inclusão de produtos cárneos na merenda escolar; (6) insegurança paraos consumidores quanto a qualidade dos alimentos, em geral, produzidos no Brasil.

Entretanto algumas conseqüências positivas também estão sendonotadas: (1) combate a corrupção, um dos maiores problemas da nossa sociedade, naesteira da Operação Lava Jato; (2) eliminar os maus profissionais, que comprovadamenterecebiam propina para dificultarem as ações de fiscalização, acobertando irregularidadesna certificação; (3) valorizar a fiscalização agropecuária fundamental juntamente com aincorporação de boas práticas de produção, para garantir a qualidade e segurança dosalimentos; (4) alertar todas as empresas quanto a necessidade de aprimoramento dosprocedimentos, em especial aquelas que possam afetar a saúde dos consumidores esobre a fiscalização rigorosa e punição severa aos que cometem irregularidades.

A divulgação, nos próximos dias, de novas ações do governobrasileiro e das empresas, serão fundamentais para restabelecer um mínimo de serenidadeno mercado e tranqüilidade para os consumidores, tanto do Brasil como dos paísesimportadores de carnes brasileiras. E, assim, possibilitar que o agro brasileiro siga seucaminho, contribuindo para a geração de renda e empregos para a população. Devemostrabalhar para que o saldo da Operação Carne Fraca seja o mais positivopossível. Se formos rápidos, rigorosos e convincentes podemos superartodos os obstáculos. Mas fica uma lição!

IDOSOS JEQUITIBÁS

Envelheçamos! Sem a agonia da saudadeQue possa nosso espírito compungir,Já bem distante da jovial mocidadeQuadra onde os sonhos teimam em emergir

Olhemos, este bosque de jequitibásComo são mais belos, os mais antigos,Tranquilos e fortes, envelhecem em pazImpávidos e indiferentes aos perigos.

Imitemos os jequitibás, imitemos,Nossas almas com poemas embalemosFaçamos da vida, seqüência de sonhos

Nos ramos, aos ninhos, concedamos guarida,Tornemos a bondade o alvo da vidaE felizes, acumulemos anos risonhos

SAUDADE

não há definição para saudadesaudade se sentesaudade dói, saudade mentesaudade se constróieclode em mil sementesse modelaabraçadissimuladasaliva que corrói saudade, tem dó da gente!

Geraldo Gabriel BossiniColegiado/São José do Rio Preto/SP

[email protected]

MARIA LUIZA LANÇA NOVO LIVFRO DE CRÔNICAS

Maria Luiza Vargas Ramos, de Florianópolis/SC, Cadeira CarlosHumberto Bacci Júnior, da Área de Letras, do Conselho Acadêmico doClube dos Escritores Piracicaba, lança “Achaques & Disfarces”. crôni-cas. Lançamento Editora Alternativa. Contato: [email protected]

28 29POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Geraldo José Sant’AnnaColegiado/São José Rio Preto/SP

[email protected]

Hazel de São FranciscoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

POEMA DO DESEJO

cada sonho que se modelaadentra sua imagem pela janelarevejo cenas arquivadaslugares, cheiros, dores, beijosonde estejas eu te encontrosuores, gemidos em tantas cores

desde aquele tempo que não se esvaioro para esquecer-te, mas não me sainada irá diluir esse irrompível eloinvisível, harto e viripotentezamifeiro me seduz a cada olharencanta-me como serpente aotocar tua flautae se cicatriza para sempre em mimme fazes tanta falta...

move-me para teus seivosos braçosarranca-me dos devaneiosrevela-te aos meus anseiostoca-me e adentra sem receiosintérrito me invade e me apossanada me exclui de tisorve-me e nutre-me com tua seiva.

ÁGUAS VÃO ROLAR Seguindo as previsõesChuvas de Verão.Velho mestre sonolentoCulpa a Hora de Verão.

Ilda Maria Costa BrasilPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Irene Zanette de CastañedaPraeclarus/São Carlos/SP

[email protected]

Inês Tafarelo TuonPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Maria de Lourdes S. Rossi MachadoPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

UNS E OUTROS

Na vida, enquanto uns choram;outros sorriem.Enquanto uns passammensagens destrutivas;outros confortam.Enquanto uns maltratam;outros acariciam.Enquanto uns se isolam;outros se unem.Enquanto uns poluem;outros projetam o equilíbrio ecológico.Enquanto uns fracassam;outros vencem.Enquanto uns se anulam;outros brilham.Enquanto uns desmatam;outros preservam a natureza.Enquanto uns fazem queimadas;outros respeitam o meio ambiente.Enquanto uns são escandalosos;outros são bastante discretos.Enquanto uns têm apenas desejos;outros têm metas.Enquanto uns se deixam cegarpelo brilho da tecnologia;outros percebem os reaisproblemas do mundo.Enquanto uns provocamo caos na educação;outros transmitem o saber.Enquanto uns se sentemdesesperançosos;outros fazem da esperançaà determinação de prosseguir.Enquanto uns perdem a liberdade;outros a usufruem com sabedoria.Enquanto uns fazem das palavrasum jogo de confusão;outros as usam comoum meio de comunicação.Enquanto uns morrem; outros nascem.Enquanto uns semeiam a discórdia;outros cultivam o amor e a fraternidade.Eis o perfil da humanidade...

GOTA DE ORVALHO

Neste momento busco você.Quero encontrá-lo,mesmo que seja por leves momentos.Transformo meus sonhos emrealidade.Acharei um cantinho entre osespaçossem sentido,e insignificantes são os caminhosque percorro em meio às multidões.O tempo, passando, esqueço-o,Não existe para mim.Verei um dia o amanhã chegarcomo gota de orvalhobrilhando com o solardente, forte, poderoso,com seus raios de calornas relvas verdes, molhadasevaporando-se do solo,se esvaindo e se derretendo....... assim como a realidade quetransformei...

CORPO NO MAR BRILHO NO CÉU

Andar por aí sem rumoOlhar o céu .Tantas estrelas falantes!Ouvir as águas do rio .Deslizar o corpo nas ondas do mar .Desenhar o corpo nas areias da praia.Ah desenhar o corpo no mar!O corpo no mar...O corpo no mar .Instante invisível ,Um rastro no olharUma lembrança de longe.Um amor triste a rememorar.Um corpo no mar. Um corpo no mar.Um corpo no ar.Um corpo que fala por símbolos,Por filosofiasFilosofias adormecidas ,Apenas uma brisa triste.São pensamentos queNascem e morrem.Como um corpo no mar.Um corpo na areia calado.Um corpo no céu :Um corpo no ar: Ah meu corpo no mar!

cidadeanoitecermãosansiosaseimpacientes.

30 31POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Iva da SilvaColegiado/Francisco de Paula/RS

[email protected]

João Riél Nunes de Oliveira BritoPraeclarus/Tunas/ES

[email protected]é Airton Mellega

Conselho/Piracicaba/[email protected]

José Antonio NappiDecano/Piracicaba/SP

[email protected]

José Roberto PanaiaPraeclarus/Piracicaba/SP

José Paulo Castro SouzaConselho/Blumenau/[email protected]

A MATEMÁTICA DO DIA A DIA

A mentira tem pernas curtas,É um dito popular,Por detrás de uma mentira,A verdade tem seu lugar.

A Matemática é verdade pura,Sem lugar para arremedos,Assim como a lógica e a razão,Tudo às claras, sem segredos.

Cortar voltas pelo caminho,Deixar para depois o agora,É mentir para si próprio,É mandar a verdade embora.

A vida é a coisa mais bela,Pés na terra e Deus no coração,Na Matemática do dia a dia,Para tudo se encontra solução.

CAMINHAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS Existe um tempo, em que no correr de nossa vida,Urge a liberdade aos poucos irmos desvendar.Depois, mais tarde, quando “perdemos” a infância,Surge-nos a missão de sonhos e rumos ir traçar... Já na adolescência quando o trabalho nos obrigaa muitas tarefas também sobre estudos realizar,notamos que, para o bom desenvolver de nossa vida, precisamos do trabalho e do estudo para sonhar. O estudo é uma das maiores heranças que podemos ter.O mais precioso bem que de nossa família vamos receber.Pois é através dele que nossos sonhos vamos moldar. A vida e o futuro sempre nos darão boas respostasA partir do momento que fizermos o que se gostaE com as nossas próprias pernas então caminhar.

CHUVA COM SOL

Fato de rara beleza,

numa tarde ensolarada,

uma chuva, com certeza,

por ninguém era esperada.

Uma dadiva divina,

lembra ditado popular;

chuva junto com o sol

é casamento de espanhol.

O poeta no seu lirismo,

observa por outro prisma,

esta dadiva divina.

Inspirado a tecer rimas,

louva com versos o criador,

pela beleza do esplendor.

Como saudação divina.

Como inspiração popular,

lançam sentidos profundos,

a manifestação pluvial,

na claridade vesperal.

TUDO QUE VOCÊ ME DEU

Você me deu a maiorDas incertezasQuando tudo ainda nãoPassava de um flerteVocê me deu a maiorDas alegriasQuando olhou para mim,Cheia de ternuraVocê me deu a esperançaDe ser felizQuando me disse sim,Naquela noite quenteE enluaradaVocê me deu momentosDe intensa felicidadeQuando jurava-me amor eternoVocê me deu consoloEcompreensãoQuando atravesseiMomentos de angústiaVocê me deu a maiorDas desilusõesQuando notei que não erasMais a mesma de outroraVocê me deu o maior dos desgostosQuando percebi que o seu amorPor mim estava morrendoVocê me deu a maiorTristeza do mundoQuando me deixou,Naquela noite escura e friaVocê me deu a maior das revoltasQuando vi que não seImportava com a minha dorE hoje ... depois de tanto tempo ...Continuas a me dar essa saudade ingrataQue maltrata tanto assim meu coração.

MEU AMOR!

Onde está o amor?Onde ele se encontra?Por que não consigo encontrá-lo.Ficarei sozinho?Ele existe?Se existe, onde se encontra?Estou à procura dele,Não consigo encontrá-lo.

Será que encontrarei?Como alguns dizem:“Encontrarei a minha cara metade?”Uma coisa tenho certeza.continuareia procura do meu amor.

TUDO PERDIDO

O que eu sinto em tudoÀs vezes o momentoO estado de espíritoA reação do corpoO estado da alma.

O que às vezes sintoO amor se perdendoA paixão da pessoaQue não me ama mais.

Para onde vou indoSó o tempo tem a respostaComo a vida na coisa vivaO espírito na coisa morta.

32 33 ------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Maria Luiza Vargas RamosConselho/Florianópolis/SC

[email protected]

Maria Helena CorazzaPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

VIVER É PARA OS QUE INSISTEM

É isso mesmo! Viver não é uma moleza, nem uma facilidade sem fim.Pelo contrário é para quem rala, se sacrifica e não deixa a “peteca cair” haja o que houver.Ao contrário de quem pensa levar tudo numa brincadeira e que a vida será sempre cor derosa apenas repleta de delícias, ela tem mostrado que, muito mais dificuldade há que seenfrentar do que se possa sequer imaginar, apesar de esforços de pais que tudo fizeram oufazem para que nada de infeliz aconteça a seus filhos.

O erro de muitos pais de gerações anteriores foi tentar mostrar, oufazer tudo para que seus filhos não sofressem nada, ou que, se tivesse que sofrer quefosse o mais brando ou o mínimo possível (tarefa difícil a eles, cujos valores foram muitomais rígidos e exigiam muito mais de si), daí encontrarmos jovens sem saber o que fazer,molengas, amolecidos ou desanimados, sempre com sono ou de saco cheio, como dizem,querendo levar uma vida facilitada e mentirosa que só lhes traz frustrações edesapontamentos, e o pior, culpando os pais (que, inacreditavelmente se culpam, por nãodarem aos filhos aquela felicidade que sempre prometeram, mas que não souberam ondebuscar, pois isso já não era mais de sua alçada...), pelos seus fracassos e desatinos,

Sobretudo quando decidem, que almejam sem pestanejar, somente obom e o melhor para usufruir. Pura ilusão! Pobre juventude de hoje que, assim comodomina máquinas e tecnologias as mais avançadas, difíceis e incríveis, no entanto, aquiloque depende deles próprios procurarem agir, escolher ou se dedicar a fundo, se tornaramempecilhos, pois, com a falta de limites, viver sempre dentro de uma felicidade ilusóriacuste o que custar, anda dominando e decepcionando de tal forma chegando a preocupara própria sociedade, muito além do propósito.

Que felicidade é essa que a vida fácil traz? Que dívida é essa com aqual os pais se culpam, quando julgam que seus filhos têm o “direito” de serem felizes?Que mentira é essa do “eu mereço” e de passar a exigir ter tudo injusta e descaradamente?Não, senhores. É preciso mais pé no chão e mais realidade! É preciso mais pulso firme dospais, e mais coragem dos filhos para prosseguir sem esmorecer!

Antes eram “bebês” que precisavam de todos os cuidados. Hoje sãojovens, donos de si e de suas vontades e verdades que precisam se situar, e se mantercaminhantes saudáveis aliviando as tensões de seus pais, cujo erro maior foi única eexclusivamente amá-los demais e terem lhes mostrado um mundo irreal que só acontecianos “Contos da Carochinha”, coisa que eles nem imaginam o que seja... Basbaquices,motivos de risos, coisas que não se usam mais, talvez...

Enfim, viver é a maior dádiva que existe, mas, como tudo nesta vida,para dar certo exige esforços árduos e diários, muita dedicação e uma insistência alucinantee contínua (jamais deixar de insistir...), afinal, o mercado de trabalho aprimora, e se agigantadia a dia, em tudo quanto é tipo de concorrência admitindo “valores” cada vez maiscompetentes e competitivos. E, não adianta chorar, gritar, reclamar. É ir à luta, retirandotodas as pedras que houver nos caminhos (e quantas delas houver...), até encontrar umsentido satisfatório, cada qual para as suas vidas. (Uma idéia extraída de um trabalho da

jornalista Eliane Brum, sob o título: “Meu filho você não merece nada”).

CONTINENTE & CONTEÚDO

Aqui em Floripa tudo é o maior e melhor do mundo! Melhor qualidadede vida, melhor ensino, melhores praias, tudo melhor. Pelo menos para os governantes.Na verdade, a Ilha da Magia tem um litoral caprichado, uma natureza linda de se ver lá decima, do avião. Cá embaixo muda um pouco, com os engarrafamentos, as filas, asuperlotação de turistas, os acessos restritos por apenas duas pontes ligando a ilha aocontinente e quem vive e trabalha aqui sofre no verão.

Há pouco construíram mais um Shopping Center e, é claro, apropaganda diz que é o maior, não sei se do Brasil ou da América Latina.O fato é que nesseshopping há uma sala de cinema – certamente a mais moderna do mundo – que oferecepoltronas como as da primeira classe dos vôos internacionais, que se remexem para todosos lados até a posição de deitar. Além disso, há um serviço completo de restaurante, comgarçom e tudo, cardápio sofisticado, espumantes, carta de vinhos e o que mais o clientedesejar. Nada de pipoca! Não consigo imaginar alguém jantando diante de um filmemaravilhoso, de um diálogo como os de Woody Allen, de expressões densas como as dascenas de Almodóvar, enfim, como prestar atenção se empanturrando de comida? E depois,na hora da digestão, uma soneca na mega poltrona?

Que maravilha aquelas sessões de cinema que uns heróis anônimoscolocam nas praças das cidadezinhas do interior nordestino, onde as pessoas se apertamem bancos duros de madeira e não desgrudam os olhos da tela até o filme acabar!Lá no meu Alegrete o cinema aos domingos era obrigatório, as poltronas não eram estofadase a gente comia bala, dropes ou chicletes, sem fazer barulho, prestando muita atenção etorcendo para a fita não arrebentar.

Hoje, as pessoas entram na sala de cinema como quem vai para umpiquenique; mãos lotadas de comida e bebida e aquele barulhinho irritante dos pacotessendo abertos durante a sessão. Celulares tocando e acendendo luzes, mensagens sendoenviadas e recebidas o tempo todo completam a cena.

Pois agora, para quem o menos importante já era o filme, temosrestaurantes a bordo! É o sofá da sala levado ao shopping. Na verdade,alguns filmes bem que merecem esse tratamento, já outros... pelo amor deDeus!

Maria Luiza Vargas Ramos, de Florianópolis/SC, Cadeira CarlosHumberto Bacci Júnior, da Área de Letras, do Conselho Acadêmico doClube dos Escritores Piracicaba, lança o livro infantil “Lume. Lança-mento Editora Alternativa. Contato: [email protected]

MARIA LUIZA LANÇA LIVRO INFANTIL NA ALTERNATIVA

34 35POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Leda Mendes JorgeColegiado/Niterói/[email protected]

Marco Maurer Dalla VecchiaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Maria Gema MartinsConselho/São Paulo/SP

[email protected]

O VERDADEIRO AMOR

Amigo se não amas a natureza porque a tempestade te incomoda;se teus olhos e teu coraçãonão vibraram ao vero Sol majestoso repousandono mar, nos fins de tarde, porque não percebes que o Solnos aquece por fora,mas é a Luaque nos incendeia por dentro;se não sabes ver, sem medo,a grandeza da faísca cortando os ares;se não consegues perdoar a chuvaque te esconde o luare o brilho das estrelas;se és pássaro cativo,sem liberdade de alçar vôo;se não sabes beijar os lábios da amadacomo se beijasses também teu coração;se não sabes, com humildade,exaltar essas dádivas divinas;se não consegues aceitara idéia da morte como parte da vida,então, amigo,nunca sentistea chama do próprio amor.

Lúcia MartinsConselho/Ituporanga/SC

[email protected]

Maria Antonina de Lima SoldáConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Milton Mariano de SouzaColegiado/Governador Valadares/[email protected]

UMA GRANDE PAIXÃO

Alguns gostam de cervejaOutros de cada coisa estranhaEu porém tenho uma grande paixãoMe faz brigar e vibrarÉ pura emoçãoFico ligada em onzeMaravilhosos, encantadoresAtletas, todos lindos de coraçãoQue me dão felicidadeAs vezes triste paixãoMas jamais deixarei de serDo meu timeQue eu amoQue só poderia ser o vascão

MISTÉRIOS DA VIDA

A vida é um eterno mistério.Como desvendá-los?Não sabemos o porquê de estarmos aqui.Independente do saber ou não,temos que lutar pela nossa felicidadee, com inteligência, lidar com osproblemas.Assim, a vida nos dará alegrias.

A broa maior que o fornoNunca deixe acontecer.Pode causar um transtornoDifícil de resolver.

GRATIDÃO

Eu Vos agradeço Senhor,por seu infinito amorAos discípulos dissestes: __ Batei e abrir-se-vos-áPedi e sereis atendidos, pois oPai que está no céuCriou-vos para a alegriae nada vos negará.

E nós, qual pródigos filhos, todos os bens recebemos.E por certo, muitas vezes,nem sequer agradecemos.

Escuta Senhor eu Vos peço, escuta a minha prece:Eu Vos agradeço Senhorpelas noites repousantesPelas manhãs amenas e o sol que nos aquece.

Pela chuva benfazeja,pelas flores perfumosasPelos rios, pelas matas,por aves e borboletasPelos campos verdejantes,por cascatas rumorosas.

Eu Vos agradeço Senhorpelos amores que tivePor tantos leais amigos,por sonhos realizadosPor ideais e projetos,por tantos anos vividosPela fé, e a esperançaque seguem sempre ao meu lado.

Nada venho Vos pedir,sabeis o que necessitoConheces os meus problemas,minhas fraquezas tambémOs meus sonhos, meus anseiosA minha vida Senhor, eu emVossas mãos coloco.

Assim seja, Amém.

OFERENDAS

Em altares,aresflores exalamodores

mil vozestemerosassomam

buscam calorEm altaresaresolhares perscrutamgente silenciosabuscam emoções

Em altares,aresbaresjovens buscammãoscalorsabor

Em altaresaresmaresonda lentamarcha brandamancha areiavento forteassola o horizonte

Em altaresaresbaresmares

solitáriosbuscam alívioperdidosfugindo da solidão!

3736 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

e

r

ERA DE AQUÁRIO

Nesses tempos em que estamos vivendo, conhecido como Era deAquário, muitas transformações são esperadas e talvez a mais importan-te de todas elasseja a abertura espiritual para novas perspectivas e idéias novas. Desde temposimemoráveis, onde a religião do medo proliferou, aprendemos que deveríamos colocarDeus numa espécie de pedestal; por-tanto longe de nós e por causa disso nos sentimosdurante muito tempo terrivelmente solitários.

Agora chegou o momento de descobrirmos Deus dentro de nós.Este Deus está próximo de nós, é o Deus que ama, perdoa e fortalece nossa fé. Nuncafomos abandonados, nem totalmente livres e apesar de nossa igno-rância e poucoconhecimento espiritual, o governo oculto sempre esteve próximo de nós para que nãoextrapolássemos em nossas lutas e desacertos. Nesta força que costumamos chamar deDeus, muitas pessoas acreditam e sempre tiveram fé na proteção e interferência divina emsuas vidas. Daí poder-se dizer que sempre estivemos conectados com esta verdadeespiri-tual que é a Fraternidade Branca, ou seja, a presença do Deus único.

A Fraternidade Branca é o Conselho que representa este Deus eexerce na Terra a função de governar o nosso aparente caos. Estamos vi-vendo nummundo onde crescem as doenças da alma, crescem os erros espirituais e, consequentementecresce também a necessidade de Deus em nossas vidas.

Por séculos e séculos estivemos aprisionados à idéias de suprema-ciamaterial e ainda hoje somos perturbados por uma ambição indevida, pois ambicionamosmuitas vezes o que não seria bom para nós. Lidamos com a fome, a dor e o sofrimento. Será

que nascemos para sofrer na ma-téria? Será que a libertação é a morte docorpo? Com seus luminosos ensinamentos a Fraternidade Branca nos colocamais próximos da idéia da libertação divina.

Paulo Murilo Carneiro ValençaPraeclarus/Recife/PE

[email protected]

Zilda Pires TeixeiraColegiado/Rio de Janeiro/[email protected]

A MARCHA HUMANA

Liga o carro e se distancia indo ao trabalho no Hospital daRestauração, onde cuida de vidas, na nobreza de salvá-las e se integrar à profissão deClínica Geral.

O sol brilhante do verão. Os carros e motos passando. Os pedestresàs calçadas, fiés às obrigações diárias. Tudo seguindo uma ordem, sob o poder de umaForça Maior!

O carro avança, já com dificuldade, devido ao trânsito que cresceante o movimento que desperta em cada ser na luta pelo suor dasobrevivência. Sim, a marcha humana continua.

Continua.

Maria Gertrudes GrecoConselho/Guaratinguetá/SP

[email protected]

FALSA FELICIDADE.

Prevaleceu, tomando conta,saber porque não o quis...Trabalhou de ponta à ponta,julgando-se o mas feliz!...

Felicidade que apronta,a cada ser assim condiz;por mais que dela demonstre,na realidade é infeliz...

Isso é falta de saberrealmente convivercom tudo na realidade...

Conviva com tudo, ou não,se preenche de ilusão,mas não de felicidade!

Maria Helena GuedesPraeclarus/Vitória/ES

[email protected]

Othniel Fabelino de SouzaConselho/Ribeirão Preto/SP

Alais Monteiro PickersgillPraeclarus/Rio Grande/[email protected]

ARTE MOLHADA

Nesta tela bronzeadaA praia quer pintarTodos os tons quentesDeste belo entardecer...E nestas águas azuis,Tão delirantes,Quer registrar...O legado morenoQue mergulha escultor,Nas ondas da noite!

DAMAS FORMOSAS Em verdes campos dourados,Passeiam damas formosas,Sua aparência some,Quando de repente as vemos,Em obras muito curiosas [Cobras]Em campos eu me criei,No meio de verde, taças.Quem mais chora por mim,É quem eu fiz em pedaços [Cebolas]Eu joguei a prata na água,A prata mudou de cor,Eu também quero mudar,Meu sistema de amar.Cabelos loros vá lá encasa passear,Vai, vai cabelos louros,Vai acabar de me matar.Amar é sentir amado,Fogos que queimam as matas,Matando muitos animais,Tristezas que sentem estes pobres,Que nada podem fazer,Brincando em meu jardim,Eu vi um lindo beija flor,Ele sugava os néctar das flores,E sempre depois voltava a voar.Querer não é poder,Eu não posso amar você,Pois quem tem amigos tem tudo,Quem não tem amigos nada tem.

Velho Noel bem podiame trazer uma surpresa.Fazer você, por um diado meu reino, a bela alteza!

3938 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

O TEMPO

O tempo passou,levou nossa vidae nossos amores.O tempo se foie com ele as lembrançase as cores.O tempo desnudounossa alma e coração.Nos deixou sofrimentoe solidão.

O tempo não retorna,as setas do relógionão giram para trás;a vida nos empurra para frentee os momentos felizes que vivemossó a recordação nos traz.

Eu queria voltarsó por um dia, um dia apenas,porém não posso;sou escrava do tempo, da ampulhetae do calendário.

Do que adianta viverse não sou livre,se não domino o tempo,se não sou dona nem sequerDo meu relógio?

Odila PlacênciaColegiado/Barueri/SP

[email protected]

Nilza de July Costa e SilvaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Maria Luiza Bortoni NinisColegiado/Itajubá/[email protected]

Pedro de Quadros Du BoisPraeclarus/Balneário Camboriú/SC

[email protected]

AMIZADE

...carinho e companheirismo.Tais sentimentos, quando intensos,tornam-nos ora sensíveis e suaves;ora entusiastas e extrovertidos.Cultuar uma amizade requerrespeito, dedicação, parceriae, até mesmo, superaçãode certas fronteiras do dia a dia.Amizade é uma obra grandiosae, ao mesmo tempo, singela.Gestos e ações são out-door,onde emoções e experiênciassão exibidas ao povo atentoaos princípios e aos valores quepreservam a paz e a harmonia.

CAMINHANDO NAS ESTRELAS

Tudo à minha volta,eu quero cor de rosapara saldar a presença do amor.Quero anunciar em versos e prosatoda a minha paixão e minha dor.

Quero andar pelas estrelas,cavalgar no infinito.Quero cantar em sintoniauma linda melodiade uma canção ao luar,neste céu azul tão bonito!

Quero levar bem junto à mim a pessoa que eu tanto amopara comigo sonhar e entre as estrelas ficar.

Vê-las tão perto brilhar,e de mãos dadasnum alegre caminhar,ver o amanhecer de um novo dia,para com muita alegria,esse amor poder desfrutar,e abraçados pularnas doces espumas do mar .. .

BARULHOS No barulho das ruasalgumas horasde paz e recolhimento não há música no arnem palavra a ser dita no barulho das casasalguns minutosde repouso e acolhimento não há discursonem a fala do ator no barulho em geralinstante em que o silêncioaprofunda o gosto não há como rasgar a folhanem recitar a prece.

AREIAS DE ILUSÃO

Sob a ponte corre o rioQuanta angustia a levar.Quantas areias de ouro.Quantas areias de ilusão.

É como se quisesse afogarToda a minha inquietação.Canta dentro de mim triste melodiaJunto com o coro dessa poesia.

Rei de todas as portas e janelasDo palácio desta vida,A mão do tempo teceu a redeFirmando o meu destino.

Apagou-se o som do realejoQue sempre acordava a fantasia.Restaram-me o pudor e os frutos acresDa recordação em forma de poesia.

Pilar Reynes CasagrandePraeclarus/Rio Claro/SP

[email protected]

Raymundo Farias de Oliveira Colegiado/São Paulo/SP [email protected]

RAÍZES

Através da vidraça molhada,contemplo o jardimque se descortina à minha frente.E a rosa solitáriaparece dançar para mim,em um compasso denso de mistérios.Das nuvens acolchoadas,brota um turbilhão de beijosque se derrama sobre Lisboa.E, no abismo do silêncio matinal,escuto cantigas, lamentos e suspirosde meus ancestrais distantesque um dia partiram...E nunca mais voltaram.

40 41POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

O CIRCO

“Hoje tem marmelada?” “Hoje tem goiabada?”Sob as lonas azuis a trombeta anunciaà estimada plateia, um show de fantasia,repleto de emoções, de susto e gargalhada.

Desatam-se os nós da alma. A graça é recontada.No picadeiro um sobe e desce em harmonia...Pinos, bolas... no gesto hábil vê-se a mestriade um mosaico que encanta e atrai a arquibancada.

Sobre o risco do arame a moça se equilibra...Sombrinha ao ombro, guia um monociclo... vibraao andar no alto... dá cambalhotas... piruetas...

E linda, e leve, pluma ao vento, a bailarinaondeia o palco e vai de um lado a outro, divina,saia armada a rodar em festivas vinhetas...

“Vejam nesta mão... nada! E vazia esta aqui!”Cobre-lhe um lenço... estala os dedos... um puxão,e eis a pomba batendo asas em saudaçãoao público, que em pé, aplaude e lhe sorri.

No impulso do festim circense, de antemãoo homem-bala esculpiu no ar perfis da letra “i”...Mulher-borracha irrompe em flexo frenesi,torce, retorce, estica e se enrola no chão.

“O espetáculo não pode parar!” No entanto,confundem-se as visões do palhaço: é feliz?!A dúvida amordaça a ovação!... Surge o espanto!

Em muita gente a história é sempre repetida...Pinta-se o rosto e encobre amarga cicatriz:não ser o que se quer no grande circo... a vida!...

Reginaldo Costa de AlbuquerqueConselho/Campo Grande/[email protected]

OLHANDO EM SEUS OLHOS

Olhando em seus olhos, meu querido,enxergo o amor que nos uniu;Percebo que foi Deus que permitiuque você se tornasse meu marido.

Olhando em seus olhos humilhados,o amor explode em mim e me alucina.Questiono estes momentos torturados.Por que a vida assim nos vaticina?

Essa cama que prende e que tortura,-o frio e insuportável hospital-é chocante!Uma profunda loucura!

Olhando em seus olhos, meu querido,assisto à sua purificaçãoe Deus o inundando de perdão.

Robinson TuonColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

Valentina Kroeff SperbPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

Rita Bernadete Sampaio VelosaColegiado/Américo Brasiliense/SP

[email protected]

EXÍLIO

De tanto pensar-te distante de mimOs muros da casa, as heras já tomaram.E daquilo que eu era quando aqui estavasNão sobrou nem palha, são tristes migalhas.

No país estranho onde agora habitasQuando o sol se põe entre vermelhos pálidos.De certo lembrarás daqui, nem que por instantesAo som dos navios deixando o cais.

Em cada fumaça dos carvões em brasa.Um vulto alongado lhe aparece aos olhos.Vestindo cambraias e um terno roto.

E sem entender se é vigília ou se dormes.Imagens de um passado que deixastes longe.É o fantasma de mim que lhe aparece em sonhos.

HÁ QUEM DIGA...

Não me importa o que digam,não faz diferença,só tenho que seguiro que meu coração me diz.Minha cabeça grita por ajuda,meu coração implora por felicidade,e eu? O que eu quero?Só quero errar para poder acertar,só quero ser eu,e não precisar seguir o queos outros falam.

Não sabes quanta mágoa eu sintoNunca me recebeste do coloQuando precisei começar de novo.

Não tenho que agradecerPois nunca acreditaste em mimNunca me deste uma nova chance...

Lembro-me muito bemHá alguns anos atrásCheguei sem nada nas mãosMas assim que te encontreiSenti-me muito mais fracaE o nada ficou pesado...

Eu era muito novaE no peito havia muitaGarra para vencer!Aí o tempo passou(tempos e contratempos)Amei, e tu proibiste.Sonhei, e tu proibiste.Mas quando eu realmentePrecisei de tiNem perguntaste porque volteiMandou-me embora novamenteNunca me deste chance...

Thais Mariane StenicoPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Sentindo o peso da cruz,quando enfia esvai-me a calma,guarida peço a Jesus,e a Paz

inunda minh’alma!

Terezinha de Jesus LopesAssinante/Juiz de Fora/MG

Paulo Dias NemePraeclarus/São Paulo/SP

UM PAI

O que um pai não faria,para salvar o seu filho,de maléfica e triste orgia,que traz trevas ao brilho.Percorreria o mundo a pé,para salvar a sua criança,com o coração cheio de fé,de amor, de luz, de esperança...O amor de pai é insubstituível,essa é a pura verdade,pai é um homem notável:sinônimo de sincera bondad.

42 43POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

NOSSAS PERDAS

Perdemos o Acadêmico José Nogueira da Costa, de Itajubá/MG, agoraPatrono da Cadeira 017, da Área de Ciências, do Conselho Acadêmico doClube dos Escritores Piracicaba, .Aos familiares de luto os nossossentimentos.

--------------------------

Vera Maria da PenhaConselho/Vila [email protected]

Vera Regina de BarcellosConselho/Florianópolis/[email protected]

NA FESTA QUE CHEGA...

No preparo do lar em festaMeu olhar segueAs linhas dos horizontes que vão...

A outras salas...casasPorões, casebresDesertos. Fome...doençasGritos...choros. Medo...sedeDo mundo que deixaA pobre migalha. Da carne humanaPadecer...Padecer... Morrer...Morrer...

Quando hoje nasceUm homem que foi e seráO símbolo da esperança...da fé... do amor...

No preparo do lar em festaFesteja um coração que vêO choro desolado do mundo...A alma da Terra que agita E pede...

Ë hora de todos unidosEm tornarmo-nosEm seres de paz e de amorNum só canto. Num só corpoNum só mundo. Num só Universo

Que transmite o som de DeusQue sacia um coraçãoO menor delesQue nasceu em uma manjedouraA dois mil anos atráshoje continua a nos ensinarque devemos viver semprecomo os olhos voltados em umasó direção a Luz do Universo de Deus!

O MENINO DORME

Silêncio!O menino está dormindo.Não o perturbem com falação,Gritos de discórdia,Pedidos antecipados...Ele dorme.E, enquanto dorme, sonhaUm mundo de pazpara a humanidade.Vejam!Ele respira paz !Vez em quando estremece!É que já sabe das dificuldadesQue vai encontrarPara realizar seu sonhode amor e paz.Longas caminhadas...Muitas pedras no caminho...Terra seca...Sede...Poeira...Sol escaldante...Intrigas...Maledicências...Armadilhas diversas...Humilhações...Espinhos...a cruz.Ele sabe que vai ser precisose deitar na cruz,Sofrer na cruzE morrer na cruz, por breve instante,Para ressurgir na luz.ele é luz.Deixem-no dormir enquanto infante !

NAS NUVENS

Sabe o que acontece?De repente existem mais motivos,Renascem muitas novas alegrias,Emoções gigantescas,Incontroláveis desejos...E o coração bate desvairado!

Rompendo barreirasChegando a pontos desconhecidos doquerer,Criando sonhos que não tem dia, hora,lugar, dimensão...Incluindo você em todos os momentosEm meus pensamentos.

Meu coração sonha agoraCom raios de sol entrando pelas nuvensE nelas bordando nossas iniciais...E quando chegar à próxima chuvaCairemos como pingos férteis de amorSobre o solo de carinho Que aprendemos cultivar!

Paulo Alberto GarbusPraeclarus/Curitiba/[email protected]

Maria Valeska L. CabralConselho/Rio de Janeiro/[email protected]

Wagner Luiz AndrioteColegiado/São Paulo/[email protected]

Não mais esperosó, em torno de flores.

Mundo girando.

LIVROS

Farol da vida a me guiar,Não me deixem aqui, submerso.Abriguem o meu verso,A poesia navega no seu mar.

Mãe da inquietação,Pai dos literatos.Irmãos dos sonhos abstratos,Filhos rebeldes da subversão.

Imploro!

Não deixem meu poemaNesta triste lassidão,A morte na saudade extrema,Ou nas avulsas páginas da solidão.

AVISO IMPORTANTEOs Acadêmicos de piracicaba que deseja-rem assinar a Lista de votação, podem pas-sar no Clube, à Rua Jacob Diehl, 77/BairroMorumbi, de 1 a 30 de abril, no horário das 8às 17h. No caso de votarem por Procuração,não esquecer de reconhecer a firma e entre-gar no Clube pelo correio, ou se desejar quea moto vá buscar, será cobrada uma taxa deR$ 8,00 que é o preço da corrida. Não deixede votar. É muito importante a sua participa-ção. Valorize o nosso trabalho. Não se es-queça do Clube dos Escritores. Contamossempre com você, que é a parte mais impor-tante deste processo. Muito obrigado porvocê ser meu amigo.