O evangelho prostituído aula 01

17
O Evangelho Prostituído Aula 01 Evangelismo e Missões

description

Uma aula sobre os falsos evangelhos. reflexão bíblica sobre os perigos dos "outros evangelhos" que vemos atualmente. Aula que ministrei no Instituto biblico das Ass. de Deus.

Transcript of O evangelho prostituído aula 01

Page 1: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho ProstituídoAula 01 – Evangelismo e Missões

Page 2: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho Prostituído

Antes de entender o que é oevangelismo bíblico, precisamos,primeiro entender o que é o evangelhobíblico. Porque um evangelho falso irágerar um evangelismo falso. Umevangelho prostituído, serátransformada em um evangelismoprostituído. Que tipo de evangelhoestamos pregando?

Page 3: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho dos Milagres

• Ênfase em curas, milagres,libertação das doenças;

• Ênfase em soluções fantásticasdas dores e crises humanas;

• Ênfase em textos isolados sobrecura e milagres (Ele levou nossasdoenças / Jesus curou a todos);

• Um verdadeiro culto aos milagres;• O Evangelho da Saúde Perfeita;• Mas tudo tem o seu preço!

Page 4: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho do Triunfo (triunfalista)

• Ênfase nas confissões positivas;• Determine! Tome Posse! Receba agora

sua vitória! Você é cabeça e não cauda!

• Ênfase em sucesso, conquista debens materiais, “benção”,“promessa”;

• O homem é o centro (Minhabenção, meu milagre, minhavitória, minha vida, minhapromessa, meu, meu, EU, EU)

Page 5: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho da Prosperidade“Nas décadas de 60 e 70 uma corrente doutrinária varreu todos osEstados Unidos. Um movimento que parecia uma renovação pentecostalprometendo saúde perfeita, prosperidade e triunfo, a principio indicavauma retomada na direção do verdadeiro Evangelho. Evangelistas destadoutrina de fé e prosperidade tornaram-se imediatamente famosos.Nomes como: Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, Benny Hinn, DavidRobertson, Oral Robertson, Fred Price e Paul Crouch significavam nãosomente fé, mas também riqueza, fama e sucesso. Verdadeirasmultidões, ávidas por uma demonstração maior do poder de Deus,enchiam igrejas e estádios em grandes concentrações públicas. Em umprimeiro instante, este pensamento identificou-se com a igrejapentecostal. Entretanto, a Assembleia de Deus, a Igreja do Evangelhoquadrangular, e a Igreja de Deus, as maiores denominações pentecostaisdos Estados Unidos, manifestaram-se contrárias às ênfases dessemovimento, rechaçando inclusive as premissas teológicas dessefenômeno religioso americano”

Ricardo Gondim (O Evangelho da Nova Era)

Page 6: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho da Prosperidade

• Movimento religioso surgido nasprimeiras décadas do século XX nos EUA;

• Os verdadeiros crentes desfrutam deuma vida de sucesso, saúde,prosperidade financeira;

• Essek Kenyon, Kenneth Hagen, KennethCopeland, Benny Hinn, Mike Murdock,Morris Cerullo etc;

• No Brasil: Edir Macedo, R.R Soares,Waldemiro Santiago, Estevam e SoniaHernandes, Marco Feliciano, SilasMalafaia, Abilio Santana, Paulo Marceloe outros;

Page 7: O evangelho prostituído   aula 01

CARACTERISTICAS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

CONFISSÕES NEGATIVA E POSITIVA Para que a confissão positiva se concretize, segundo a teoria, basta o individuo ter fé e pedir o que precisar que o obterá; para que a negativa tome forma, é necessário somente negar a

existência do que não se quer ter ou não se quer que aconteça.

SAÚDE A Teologia da Prosperidade sustenta uma doutrina bizarra que nenhum filho de Deus pode em qualquer circunstância, adoecer e que isso demonstra falta de fé ou dar lugar ao diabo em sua vida. Hagin sustenta que há mais de 45 ano nunca adoeceu nem com dor de cabeça...Para os seguidores desta heresia morrer com menos de setenta anos é uma prova de incredulidade,

imaturidade espiritual ou pecado. (Ricardo Gondim, O evangelho da nova era).

PROSPERIDADE FINANCEIRA Para os pregadores dessa teologia “O dinheiro é sinal de benção de Deus, e, assim sendo, apobreza é sinal de desagrado por parte de Deus. Esse conceito tem sido transformado em umareligião de paz e prosperidade pessoais; cruamente enunciada: Ame a Jesus e enriqueça.(Richard Foster, Celebração da disciplina)

PROFETAS HODIERNOS Essa característica diz respeito a haver a pregação de que Deus tem dado autoridade, que é aunção, a profetas nos dias atuais, como se fossem seus portas-vozes. O próprio Hagin diz receber“revelações diretas de Deus, e a unção é multiplicada cerca de cem vezes”.

BENÇÃO E MALDIÇÃO DA LEI Com base em Gálatas 3.13-14, Hagin diz que o povo de Deus foi liberto da pobreza, da doença eda morte espiritual, que são as maldições da lei.

AUTORIDADE NAS REVELAÇÕES Esta é mais uma característica que se refere ao poder que o líder religiosos tem, ou pretende ter,frente ao seu auditório. Ele está bem próximo de Deus, e é a própria autoridade. Um grandehomem, profeta, prestigiado, semi-deus.

O HOMEM COMO ENCARNAÇÃO DE DEUS

É o resume de todas as outras: o homem não precisaria de autoridade nas revelações, pois é aprópria revelação; Não precisaria buscar a benção, pois é o próprio abençoador; não seriaprofeta, seria a própria profecia; não precisa de prosperidade, pois é o dono de tudo! OSoberano, Eterno, Super-Crente-Deus.

Page 8: O evangelho prostituído   aula 01

CARACTERISTICAS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

CONFISSÕES NEGATIVA E POSITIVA Nunca jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: “Se for da tua vontade” não permitam que essaspalavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram “se for da tua vontade Senhor” afé é destruída (Benny Hinn, Levante-se e seja curado)Usar a frase: “Se for da tua vontade” em oração pode parecer espiritual .. Mas destrói a própria oração.Você deve exigir o cumprimento do seu direito (R.R . Soares, O direito de desfrutar saúde)

SAÚDE Nunca diga a ninguém que a enfermidade é a vontade de Deus para nós. Não é! A cura e a saúde são a vontade de Deus para a humanidade. Se a enfermidade fosse a vontade de

Deus, o céu estaria cheio de enfermidades e doenças. (Kenneth Hagin, A unção)

PROSPERIDADE FINANCEIRA Todas as vezes que você investe.. O universo te deve.. É algo universal. Cada vez que vocêlibera o seu dinheiro.. Cada vez que você chora..Meu Deus, o universo passa a te prender.. Eeu quero te dizer uma coisa.. Ele vai te pagar em vida.. Ele vai te pagar não é no céu não.. Éem vida. Ele vai ordenar que as comportas do céu sejam abertas... (Robison Rodovalho,Igreja sara nossa terra)

PROFETAS HODIERNOS Deus vai te levantar com sabedoria Amém?... Deus vai te colocar na posição de cabeça... Eeu quero profetizar sobre a sua vida.. Você terá dez vezes mais capacidade do quequalquer ímpio. (Estevam Hernandes, Renascer)

BENÇÃO E MALDIÇÃO DA LEI Levante sua mão e repita que é tempo de prosperidade do Senhor na sua vida. Você vaiemprestar, você não vai tomar emprestado, você vai ter os seus sonhos realizados e Elevai abrir os céus... Dá Senhor! (Estevam Hernandes, Renascer)

O HOMEM COMO ENCARNAÇÃO DE DEUS

Quando o homem nasce de novo ele toma sobre si a natureza divina e torna-se, não semelhante, mas igual, exatamente igual em natureza com Deus (Keneth Hagin, Palavra de fé)

Você não tem Deus morando dentro de você. Você é Deus (Keneth Copeland)

Page 9: O evangelho prostituído   aula 01

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

O HOMEM COMO ENCARNAÇÃO DE DEUS

PROFETAS HODIERNOSBENÇÃO E MALDIÇÃO DA LEI

SAÚDE

PROSPERIDADE FINANCEIRA

AUTORIDADE NAS REVELAÇÕES CONFISSÕES NEGATIVA E

POSITIVA

Page 10: O evangelho prostituído   aula 01

Na teologia da prosperidade, a Igreja é a noiva que está pronta para dar o golpe do baú!

Page 11: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho Farisaico (Religioso)

• Ênfase em aparências externas;

• Ênfase em falsos moralismos,leis humanas, regras, jugos;

• Valorização da LEI edesvalorização de pessoas;

• Em algumas denominaçõesexiste até regulamento interno,mandamentos exagerados epunições aos desobedientes.

Page 12: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho Farisaico (Religioso)

• O evangelho farisaico é um conjunto dedogmas humanos que se assemelham àdoutrina pregada pelos fariseus (Mt 16.6),que eram formalistas, regionalistas,ritualistas, nominalistas e endeusavam asobras (Mc 8.15 / At 11.26). O farisaísmoatual é um liberalismo às avessas, poisafirma que combate o pecado em todasas suas formas, porem faz isso de formaextremista, criando rígidas regras decomportamento que escravizam o crente

Ciro Sanches

Page 13: O evangelho prostituído   aula 01

O Evangelho – Salvação da Alma

• O evangelho salvação da alma estápreocupado apenas com asquestões espirituais;

• A mensagem desse evangelho éque a solução para todos os seusproblemas é entregar sua “alma”para Jesus e todo o resto nãoimporta. Afinal, você vai morar nocéu!

• Corpo sem alma é defunto; almasem corpo é fantasma.

Page 14: O evangelho prostituído   aula 01

O Quinto Evangelho

• O evangelho pessoal de cadacristão. Suas próprias convicções

• O “seu” evangelho;

• O que você pensa sobre Jesus,Deus, perdão, Salvação, Igreja,Justificação, Missão, Vida,Ecologia, Alegria, Fé, milagres.

• Se o seu pensamento não forbíblico, então esse é o seuevangelho. O quinto evangelho.

Page 15: O evangelho prostituído   aula 01

O evangelho que encontramos na Bíblia é o evangelhodo Reino de Deus. Ele apresentaJesus como o Rei, como o Senhor, como a autoridademáxima. Jesus se encontra no centro doevangelho. O evangelho do Reino é Cristocêntrico.Nos séculos mais recentes, porém, temos ouvido falarde um outro evangelho – umevangelho cujo centro é o homem, um evangelhohumano. É o evangelho da oferta tentadora;o evangelho da venda fácil; o evangelho do negóciovantajoso que ninguém pode recusar. Ospregadores dizem: "Amigos, se aceitarem Jesus..." (Eaqui já encontramos um erro, pois éJesus quem nos aceita, e não nós a ele. Mas nóscolocamos o homem no lugar de Jesus, eagora o homem é a figura mais importante.)

JUAN CARLOS ORTIZO Discípulo (Betânia)

Page 16: O evangelho prostituído   aula 01

Evangelhos que envergonham

1- evangelho católico Romano2- evangelho das seitas3- evangelho neo-pentecostal4- evangelho neo-pagão5- evangelho dos vendedores de fórmulas de felicidade; marqueteiros de manuais do prosperidade6- evangelho dos curandeiros7- evangelho de certos caminhos da graça8- evangelho de certo tradicionalistas9- evangelho metodológico de certos evangelhos10- evangelho de Judaizantes modernos11- evangelho dos neo-ortodoxos12- evangelho dos liberais teológicos13- evangelho dos teólogos relacionais

Page 17: O evangelho prostituído   aula 01

Defina com suas palavras: o que é o Evangelho?

O que você acha desses“outros evangelhos” queforam apresentados em aula?Você concorda? Por que?