O Fundamento Da Fé Judaica

6
O fundamento da fé judaica e que o pilar da sabedoria é saber que há somente um Ser Primordial que trouxe à existência de tudo que existe. Tudo o que há nos céus e na terra e entre eles, só veio a existir pela verdade da sua sabedoria. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4 Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:1-2 A ideia de que ele não possa existir, e o mesmo que dizer nada pode existir. Como a ideia de que tudo possa não existir, implica que ele sozinho continua a existir, e a falta da existência não tem efeito nenhum na sua existência. Todas as criações depende dele, mas Ele, bendito seja, não depende de nenhuma delas, porque a realidade da sua existência , não é similar à realidade da existência de nenhum ser criado. Isso está implícito na declaração do profeta: Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. 2 Samuel 7:28 Ele sozinho é verdade e nenhum ser criado possui verdade comparável à Sua. É esse o significado da afirmação da Torah:

description

haver um outro deus constitui transgressão de um preceito negativo, conforme está escrito. “Não terás outros deuses diante de mim; Deuteronômio 5:7”. Qualquer um que renegar este princípio fundamental, estará renegando tudo (incluindo toda criação), pois é deste princípio-mor que todos os outros derivam.

Transcript of O Fundamento Da Fé Judaica

Page 1: O Fundamento Da Fé Judaica

O fundamento da fé judaica e que o pilar da sabedoria é saber que há somente um Ser Primordial que trouxe à existência de tudo que existe. Tudo o que há nos céus e na terra e entre eles, só veio a existir pela verdade da sua sabedoria.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 

Deuteronômio 6:4

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

Gênesis 2:1-2

A ideia de que ele não possa existir, e o mesmo que dizer nada pode existir. Como a ideia de que tudo possa não existir, implica que ele sozinho continua a existir, e a falta da existência não tem efeito nenhum na sua existência.

Todas as criações depende dele, mas Ele, bendito seja, não depende de nenhuma delas, porque a realidade da sua existência , não é similar à realidade da existência de nenhum ser criado. Isso está implícito na declaração do profeta:

Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. 

2 Samuel 7:28

Ele sozinho é verdade e nenhum ser criado possui verdade comparável à Sua. É esse o significado da afirmação da Torah:

Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. 

Isaías 45:6

Salvo ele, não há existência como a sua. Essa entidade é o D’us do universo e o Senhor de toda a terra. Ele controla a esfera com poder infinito e incomensurável. Esse poder é ininterrupto, porque a esfera gira continuadamente, e é impossível que ela gire sem alguém cause o seu giro. É Ele, bendito seja, quem faz com que ela gire mesmo sem uma mão ou qualquer outra dimensão corpórea.

Page 2: O Fundamento Da Fé Judaica

Conhecer este conceito constitui um preceito positivo, conforme está em Shemot (Êxodo) Eu sou o Senhor teu Deus... Êxodo 20:2 Espetacular que possa haver um outro deus constitui transgressão

de um preceito negativo, conforme está escrito. “Não terás outros deuses diante de mim; Deuteronômio 5:7”. Qualquer um que renegar este princípio fundamental, estará renegando tudo (incluindo toda criação), pois é deste princípio-mor que todos os outros derivam.

Este D’us é um. Ele não é dois ou mais, mas um, unificado de uma maneira que supera qualquer unidade encontrável no universo; Ele não é como uma categoria que consiste de muitas entidades individuais, nem é como um corpo que incorpora muitas partes e dimensões. Pelo contrário, Ele é absolutamente unificado, e não existe nenhuma unidade que se assemelha à sua.

Se houvesse muitos deuses, eles teriam corpos e formas, pois entidades que se assemelham só diferem umas das outras pelas características associadas a corpo e forma. Se o Criador tivesse corpo e forma, Ele teria limitações e definição, pois é impossível a um corpo ser ilimitado. E qualquer entidade limitada e definida (possui) poder apenas limitado e definido, e também qualquer coisa da existência teria poder sobre ele, como a morte e vida.

Uma vez quer nosso D’us, bendito seja o Seu nome. Possui poder ilimitado, como evidenciado pela revolução contínua da esfera, vemos que seu poder não é o poder de um corpo, Não tendo corpo, Ele não possui as características relacionadas aos corpos que dividem e se separam uns dos outros. Portanto, é impossível que Ele seja qualquer coisa além de um.

Conhecer esse conceito constitui um preceito positivo, conforme está escrito:

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 

Deuteronômio 6:4

Na Torá e nas obras dos profetas, encontra-se afirmando explicitamente que o Santo, bendito seja Ele, não está confinado a um corpo ou forma física, conforme declarado:

porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra. 

Josué 2:11

Page 3: O Fundamento Da Fé Judaica

E um corpo não pode existir em dois lugares simultaneamente. A Torah tembém declara :

Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;

Deuteronômio 4:15

Também foi dito:

Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor? Salmos 89:6, veja outras fontes  Isaías 40:18, Isaías 40:25,  Isaías 46:5

Se Ele se confinasse a um corpo, Ele se assemelharia aos demais corpos.

Isto posto, qual será então o significado das seguintes expressões empregadas pela Torah: debaixo de seus pés. 2 Samuel 22:10, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18,  obra das suas mãos. Salmos 19:1,  olhos do Senhor seu Deus. 2 Crônicas 14:2 e vários outros similares? Todas essas expressões estãoà altura do nível de entendimento das pessoas, que só conseguem captar a existência física, pois a Torah fala na linguagem dos homens. Esses termos são apenas descritivos, conforme conforme está escrito: “Se eu afiar a minha espada reluzente, Deuteronômio 32:41”. Será que Ele o S’nhor tem espada? Seerá que ele precisa de uma espada para matar? Pelo contrário. Isso é imagem metafórica. Do mesmo modo, todas as expressões assim, são imagens metafóricas.

Uma prova desse conceito: Um profeta avistou o Santo bendito seja Ele, “vestido de branco como a neve”, e outro o avistou chegando “de Batsará em vestes avermelhadas”. O próprio Moshé, nosso mestre, visualizou-O no mar Vermelho, como um guerreiro combativo, e no Monte Sinai Viu-O como um oficiante de congregação, embrulhado em um talit. Isso mostra que Ele não tem imagem ou forma. Todas essas não passam de expressões de visões proféticas e metáforas, e a verdade deste conceito não tem como ser captada ou compreendida pelo intelecto humano.

E a respeito disso que o versículo declara:

Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? 

Page 4: O Fundamento Da Fé Judaica

Jó 11:7

Sendo assim, o que nosso mestre Moshé (Moisés) quis dizer quando rogou:

Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 

Êxodo 33:18?

Ele quis conhecer a verdade da existência do Santo, bendito seja Ele, a ponto de poder grava-lá em sua mente, como uma pessoa que memoriza o rosto de alguém para poder reconhece-lo e diferencia-lo dos outros. Similarmente, o nosso mestre Moshé (Moisés) rogou que a existência do Santo, bendito seja Ele, se diferenciasse em sua mente da existência das outras entidades, conhecendo a verdade da sua existência assim como ela é. D’us, bendito seja Ele, respondeu-lhe que não está ao alcance de um homem vivente, uma criatura de corpo e alma, compreender esse assunto inteiramente. No entanto, Ele, bendito seja, revelou-lhe coisas que nenhum outro homem teve conhecimento, nem jamais terá, até que Moshé (Moisés) conseguiu compreender o suficiente da verdade da Sua existência, para que o Santo, bendito seja, se diferenciasse em sua mente das outras entidades, como uma pessoa que é reconhecida no meio de outras quando alguém que conhece a estrutura do corpo dela e o jeito dela de se vestir e vê de costas. Isso e relatado no versículo:

E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. 

Êxodo 33:23.

Tendo sido esclarecido que Ele não tem um corpo ou uma forma corpórea, ficará claro também que nenhuma das funções de um corpo Lhe cabem: nem formação nem separação, nem lugar nem medida, nem subida nem descida, nem direita, nem esquerda, nem frente nem trás, nem sentar nem ficar de pé, Ele não existe no tempo, então não tem início, fim ou idade. Ele não muda, pois não há nada que O induza a mudar. O conceito de norte não se aplica a Ele, nem o da vida, no contexto de vida física. O conceito de sensatez não se aplica a Ele, nem o da sabedoria em termos de sabedoria humana; nem dormir e nem acordar, nem raiva nem riso, nem alegria e nem tristeza, nem silencia e nem fala conforma o entendimento humano da fala, nenhum desses termos é adequado para descreve-lo. Nossos sábios declaram: “No alto, não se senta nem se fica em pé, não há separação nem conexão”.

Page 5: O Fundamento Da Fé Judaica

Portanto, todas as descrições tais que a Torah e as palavras dos profetas relatam, todas elas não passam de metáforas e alegorias para o entendimento humano. Por exemplo: “Aquele que está no céu rirá”, provocaram minha ira com o seu vazio, e como D’us se alegrou. Com todas as declarações desse tipo, nossos sábios disseram: “ A Torah fala na linguagem do homem”. Isso é corroborado pela questão retórica: “Estarão eles me provocando?”, ao passo que está dito: “Eu. D’us não mudei”. Se ele as vezes se enraivece e ás vezes se alegrasse, então, Ele mudaria. O fato é que características como essas só são encontradas nos corpos escuros e baixos, que vivem em casas de barro, que tem fundações no pó. Mas Ele, bendito seja, é elevado e exaltado acima de tudo.