O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o...

14
O guia prático do Manual de Redação

Transcript of O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o...

Page 1: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

O guia prático do

Manual deRedação

Page 2: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

2

O guia prático do manual de redação

ir para o índice

Dicas para a leitura deste eBook

Olá! Este eBook é um PDF interativo. Isso quer dizer que aqui, além do texto, você também vai encontrar links, botões e um índice clicável.

Os botões no canto esquerdo superior de todas as páginas servem para compartilhar o eBook em suas redes sociais favoritas. Se você gostar do conteúdo, fique à vontade para compartilhar o material com seus amigos. :)

Na parte inferior, temos um botão que leva você, automaticamente, de volta ao Índice. No Índice você pode clicar em cada capítulo e ir diretamente para a parte do livro que quer ler. Caso seu leitor de PDFs tenha uma área de "Table of Contents", lá é mais um lugar por onde você pode navegar pelo conteúdo desse livro.

Como última dica, saiba que quando o texto estiver assim, quer dizer que ele é um link para uma página externa que vai ajudar você a aprofundar o conteúdo. Sinta-se à vontade para clicá-lo!

Esperamos que essas funções te ajudem na leitura do texto.

Boa leitura!

Page 3: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

3

O guia prático do manual de redação

Índice

O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um ..............4O que um manual de redação deve conter ..................................................................5

Temáticas ....................................................................................................................................5Personas ......................................................................................................................................5Jornada de Compra ..................................................................................................................6Gramática ....................................................................................................................................6Boas práticas ..............................................................................................................................7Títulos e intertítulos ..................................................................................................................7Guideline de imagens ..............................................................................................................8

Voz e tom de voz: Descobrindo a personalidade da sua empresa ...........................9Voz ................................................................................................................................................9Tom de voz .............................................................................................................................. 10

Concluindo ......................................................................................................................12

Page 4: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 4

O guia prático do manual de redação

O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um

A produção de conteúdo é um dos principais pilares da estratégia de Inbound Marketing de um negócio. Mas como uma empresa pode traduzir seu posicionamento e também os valores em que acredita por meio dos conteúdos que produz?

É para isso que serve o manual de redação.

Um recurso muito utilizado por jornais e revistas, o manual de redação pode ser bastante útil também para empresas que contam com o

conteúdo na estratégia de Marketing Digital.

Ele contém orientações sobre gramática, personas, voz e tom de voz, estrutura de conteúdo, imagens, dentre outros, e são destinados a quem produz conteúdo para sua empresa - podem ser colaboradores internos, free-lancers, guest posts, terceirização de conteúdo.

Como o conteúdo pode ser produzido por várias pessoas, que trabalham em diferentes áreas e têm diferentes formações, a ideia central aqui é padronizar a

comunicação e manter uma unidade através dos dife-rentes canais para os quais o conteúdo é destinado.

Isso porque uma das maiores falhas da produção de conteúdo é a falta de padronização dos textos e do tipo de conteúdo que deverá ser publicado.

Assim, o manual de redação pode ajudá-lo na tarefa de manter a harmonia do conteúdo, garantindo que o blog e seus outros canais fiquem cada dia mais profissionais.

Para ajudar sua empresa a seguir com essas definições, criamos este guia e irá mostrar como você pode criar um manual de redação para sua empresa.

Quer saber como é um manual de redação?

conheça o manual da resultados digitais

Page 5: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 5

O guia prático do manual de redação

O que um manual de redação deve conter

Um manual de redação deve conter todas as informações necessárias para que seu conteúdo seja escrito de forma padronizada - desde para quem o seu conteúdo se destina até dicas de estilo, gramática etc.

No manual de redação aqui da RD, por exemplo, começamos falando para quem o conteúdo é direcionado. Depois, falamos de voz e tom de

voz, personas e temas abordados.

Por fim, abordamos questões mais relacionadas ao estilo, como quais palavras são escritas em maiúscu-las e minúsculas, qual a melhorar maneira de estrutu-rar o conteúdo, dentre outras dicas.

A abrangência do seu manual de redação pode variar de acordo com a necessidade da sua empresa, mas aqui estão alguns itens que acreditamos que seja importante considerar:

Temáticas

Uma das principais dúvidas de quem vai produzir conte-údo para sua empresa é: sobre o que escrever?

Ter uma lista de temas (categorias) sobre as quais sua empresa costuma trabalhar ajuda a não fugir do tema central da empresa.

Por exemplo, no blog da Resultados Digitais, nós falamos sobre Marketing Digital e Vendas. Dentro disso, temos diversas categorias sobre as quais podem girar os conteú-dos. Dificilmente haverá algum tema fora desse universo.

Sendo assim, defina uma lista de temas a serem trabalha-dos. De preferência, mantenha uma lista de ideias de arti-gos dentro desses temas para sugerir a quem for escrever.

Personas

De nada adianta produzir um conteúdo dentro do tema se esse conteúdo não está direcionado ao público-alvo da empresa.

Page 6: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 6

O guia prático do manual de redação

Ter as personas descritas no manual de redação irá ajudar os autores a pensar: "o que estou escrevendo resolve o problema dessa pessoa?". Se não resolver, vale a pena a revisão.

Não tem personas definidas? Sem problemas, comece passando pelo gerador de personas e faça a primeira versão de suas personas.

Jornada de Compra

A jornada de compra é o passo a passo pelo qual uma pessoa passa até optar por comprar um produto.

Ela é composta de 4 grandes fases:

• Aprendizado e descoberta• Reconhecimento do problema• Consideração da solução• Decisão de compra

Cada uma dessas fases possui características próprias e conteúdos que podem ser produzidos para levar as pessoas à próxima etapa.

Neste artigo você pode entender mais sobre a jorna-da de compra e nesta ferramenta pode começar a fazer o mapeamento da jornada do seu público.

Colocar a jornada de compra no manual de redação irá ajudar os autores a entender onde o conteúdo que está produzindo se encaixa e para onde esse conteúdo deve apontar, bem como saber o nível de profundidade que deve ter.

Quer um exemplo prático? Em conteúdos de apren-dizado, seu público ainda não sabe qual problema enfrenta, nem que o seu produto ou serviço é a solu-ção para esse problema. Portanto, não vale a pena falar sobre o produto em um post desse estágio.

Gramática

Aqui entram regras gerais sobre o texto em si. Coisas como:

• Em que pessoa o texto é escrito? Nós falamos "eu" ou "nós"?

• A linguagem deve ser formal ou informal?

• Os números são escritos por extenso ou com numerais?

• Como são escritas palavras comuns do mercado? Por exemplo: e-commerce, e-Commerce ou ecommerce? Marketing Digital ou marketing digital?

Page 7: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 7

O guia prático do manual de redação

Aqui também vale citar que, apesar de ser normal-mente um trabalho do editor do blog, muitas vezes podem passar erros na revisão. Deixe claro no manu-al que será feita uma revisão de todos os textos, porém todos devem se preocupar com esse ponto.

Revisar a gramática e a ortografia é quesito obrigatório antes de publicar um conteúdo, pois um simples erro pode prejudicar a credibilidade de todo o seu trabalho.

Boas práticas

O manual de redação pode ser usado para guiar a produção de conteúdo em diferentes canais. Aqui no guia, vamos focar em dois: blog e conteúdos ricos.

Liste no seu manual algumas boas práticas de produção que são seguidas na sua empresa. Alguns exemplos são:

• Colocar, ao longo do texto, links para outros conteúdos da empresa;

• Se precisar destacar alguma palavra ou frase, fazer com negrito. Nunca em CAIXA ALTA ou colorido;

• Não abusar dos destaques: quando tudo é importante, nada se torna importante;

• Evite abordar temas polêmicos, tais como política, religião, entre outros - a não ser que isso faça parte do seu negócio;

• Quando possível, dirija-se diretamente ao seu leitor. Utilize palavras como “você”, “seu”, “sua”;

• Use voz ativa; evite a voz passiva.

O manual de redação deve ser um documento vivo: conforme forem aparecendo novas práticas, adicione--as ao texto.

Títulos e intertítulos

O título é uma das coisas mais importantes em um texto. Pode ser o que define o sucesso ou fracasso de um conteúdo.

Uma boa prática aqui é pensar em diferentes versões de título para um artigo e escolher a que fizer mais sentido para os leitores e para o Google. Neste artigo você encon-tra algumas dicas e exemplos de como escrever títulos.

Uma outra prática é utilizar subtítulos, tal como esta-mos fazendo neste eBook. Eles servem para dividir o conteúdo e mostrar ao leitor do que se trata o conte-údo que vem a seguir.

Page 8: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 8

O guia prático do manual de redação

Guideline de imagens

Apesar de não ser algo obrigatório, é interessante utilizar imagens nos conteúdos. Mais do que isso, é importante deixar claro aos autores que tipo de imagem deve ser utilizada em um conteúdo, em que situações e onde consegui-las.

Aqui na Resultados Digitais, nós utilizamos imagens que sejam úteis para a explicação de um conceito ou para exemplificação.

Por exemplo, quando falamos de Landing Pages, é comum trazermos a imagem de uma Landing Page. O mesmo acontece quando citamos números de algu-ma pesquisa. Mostrar gráficos para exemplificar ajuda no entendimento do raciocínio.

Page 9: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 9

O guia prático do manual de redação

Voz e tom de voz Descobrindo a personalidade da sua empresaAtualmente, preço justo, atendimento de qualidade e inovação não fazem mais parte do diferencial competitivo de uma empresa - são atributos obrigatórios para negócios que buscam oferecer produtos ou serviços ao mercado.

Nesse sentido, uma maneira de sua empresa se diferenciar é tendo uma personalidade bem definida. Isso porque um posicionamento singu-

lar produz diferencial competitivo. Ter uma posição clara ajuda e muito na aproximação de sua empresa com sua persona, possibilitando a criação de conteúdos cada vez mais alinhados e aumentando sua autoridade.

Dentro disso, para refletir essa personalidade, encontra-mos duas variáveis: a voz e o tom de voz.

Através da voz e do tom de voz, a empresa consegue se expressar de maneira autêntica e criar uma conexão com suas personas através de seus canais de atuação, sejam eles blog, site, mídias sociais ou materiais ricos.

Ter esses pontos definidos é essencial para falar a mesma linguagem que o potencial cliente. Ou seja, dependendo

do público-alvo de uma empresa, deve-se adotar um tom de voz que seja compatível com esse público.

Voz

Qual é a razão de sua empresa existir? A voz da empresa é uma declaração de missão, de persona-lidade, e pode ser descrita através de um adjetivo. Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua empresa e você terá encontrado a sua voz.

Seja qual for sua voz, seu conteúdo nunca deve deixar de:

• Ser apropriado, usando a forma certa para cada situação, dependendo do que ou com quem você está falando;

Page 10: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 10

O guia prático do manual de redação

• Ser útil, perguntando-se sempre qual é o propósito pelo qual você está escrevendo, quem lerá esse conteúdo e o que essas pessoas precisam saber;

• Ser claro, de preferência usando palavras e frases simples;

• Falar a verdade;

• Ser um guia para seus leitores;

• Educar os leitores a respeito daquilo que eles precisam saber, não apenas a respeito do que você quer dizer;

• Tratar os leitores com respeito;

• Ajudar as pessoas a entenderem sua empresa utilizando uma linguagem que informe e encoraje a fazer o máximo com seus produtos/serviços.

Tom de voz

O tom de voz é a aplicação dessa missão definida pela voz. Uma empresa possui uma voz e muitos tons para refiná-la. Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público ou persona; já o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.

A voz é constante, enquanto o tom muda de acordo com o contexto, com quem você está falando. Então, ao produzir conteúdo, lembre-se da pessoa para quem está falando e em qual contexto ela se encon-tra. Pergunte-se:

• Para quem estou direcionando este conteúdo?

• Qual é o objetivo deste conteúdo? Que tipo de ação queremos gerar?

A melhor forma de realizar essa tarefa é definir a(s) persona(s) da sua empresa, ou seja, a representação da sua audiência. Para saber mais sobre como criar suas personas, leia nosso post sobre o assunto ou utilize nosso Gerador de Personas.

Por não ser tão exata quanto o “certo” e “errado” da gramática ou tão “palpável” quanto o público leitor, essa parte de descrever qual o estilo ou tom do blog é um pouco mais difícil, mas também tem sua importância para estabelecer a harmonia entre os textos produzidos.

Você deve definir, por exemplo, se o texto pode ser redigido em primeira pessoa, se é permitido o empre-go de jargões do seu setor, entre outros fatores que têm influência direta no estilo do conteúdo.

Um jeito prático de definir a “pegada” da redação é deixar explícito aos colaboradores como o material

Page 11: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 11

O guia prático do manual de redação

deve “soar” para o público. A lista abaixo pode ajudá-lo a enquadrar a produção num estilo específico:

• Como o seu conteúdo deve ser percebido?

• Deve parecer uma conversar informal?

• Ter caráter educacional, ou seja, mais didático, fugindo de jargões?

• Pode ter um estilo acadêmico, com conteúdo mais aprofundado?

• É permitida a utilização de humor?

• Pode ser irreverente?

• É recomendado ter uma pegada mais artística?

• Deve ser mais objetivo?

• É preferível que o texto seja mais sofisticado?

Se existem ainda características de estilo que o seu blog não deva apresentar de jeito nenhum, é recomendado listá-las para deixar mais claro possível o tom desejado.

Tenha em mente que você precisará priorizar algumas das características acima; não é possível ter todas. Para ilustrar bem o que você deseja, inclua alguns exemplos de conteúdo que sigam a voz e o tom desejados.

Gostando do conteúdo desse eBook? Então não deixe de compartilhar o material nas suas redes sociais favoritas (:

Compartilhar o eBook no Facebook

Tweetar sobre esse eBook

Page 12: O guia prático do Manual de Redação - s3. · PDF filevoltar para o índice 4 o manual de redação O que é um manual de redação e por que sua empresa deve definir um A produção

voltar para o índice 12

O guia prático do manual de redação

Concluindo

Desenvolver um manual de redação vai facilitar o trabalho de quem produz conteúdo para sua empresa e ajudar a manter um padrão nos conteúdos.

Desenvolver sua voz e seus tons de voz vai enriquecer não só a experiência dos seus clientes e Leads, mas também possibilitar que conheçam mais sobre sua empresa e quais valores ela busca passar para seus consumidores.

Criar uma conexão entre sua empresa e sua audiência é essencial para se tornar autoridade e gerar mais resultados.

Agora que você sabe fazer isso, acesse o manual de redação da RD, veja um exemplo prático de manual e coloque o conhecimento em prática!