O Liberalismo Conciliador de Tavares Bastos

1
O liberalismo conciliador de Tavares Bastos: o político do federalismo. Em alguns momentos da produção intelectual de José Honório Rodrigues, temos a informação que, para suas convicções, a figura de José Bonifácio fora “...a maior expressão política que o Brasil já teve”. Todavia, a evocação ao político Tavares Bastos sempre parece de forma eloquente. A perspectiva honoriana, quando o assunto é o pensamento do deputado Aurélio Cândido Tavares Bastos, remete a admiração que esse político suscitou no intelectual carioca. Tendo vivido apenas 36 anos, sua vida pública começa em 1861, como deputado e como escritos. Reeleito em 1864 e em 1868, exerceu sete anos e meio de atividade parlamentar. José Honório tece os seguintes comentários a respeito deste percurso curto, porém expressivo do ponto de vista intelectual: Não há na história parlamentar e na história política exemplo de realização semelhante em tão breve tempo. E, sobretudo quando se considera sua obra como importante pela influência que exercia na sua época, e que perdurou a te hoje como expressão efetiva, lúcida e bem exposta do pensamento liberal socialmente moderado, progressita, como se autodenominava o grupo de Tavares Bastos, mas certamente liberais-imperialistas, sectários da ideologia liberal protestante, maçônica, republicana anglo-americana. Neste sentido ele foi inteiramente engajado e comprometido, quer na imprensa, quer no Parlamento ou ainda nos livros. (Rodrigues, 1976ª: 9). É necessário destacar também

description

José Honório Rodrigues

Transcript of O Liberalismo Conciliador de Tavares Bastos

Page 1: O Liberalismo Conciliador de Tavares Bastos

O liberalismo conciliador de Tavares Bastos: o político do federalismo.

Em alguns momentos da produção intelectual de José Honório Rodrigues, temos a informação que, para suas convicções, a figura de José Bonifácio fora “...a maior expressão política que o Brasil já teve”. Todavia, a evocação ao político Tavares Bastos sempre parece de forma eloquente. A perspectiva honoriana, quando o assunto é o pensamento do deputado Aurélio Cândido Tavares Bastos, remete a admiração que esse político suscitou no intelectual carioca. Tendo vivido apenas 36 anos, sua vida pública começa em 1861, como deputado e como escritos. Reeleito em 1864 e em 1868, exerceu sete anos e meio de atividade parlamentar. José Honório tece os seguintes comentários a respeito deste percurso curto, porém expressivo do ponto de vista intelectual:

Não há na história parlamentar e na história política exemplo de realização semelhante em tão breve tempo. E, sobretudo quando se considera sua obra como importante pela influência que exercia na sua época, e que perdurou a te hoje como expressão efetiva, lúcida e bem exposta do pensamento liberal socialmente moderado, progressita, como se autodenominava o grupo de Tavares Bastos, mas certamente liberais-imperialistas, sectários da ideologia liberal protestante, maçônica, republicana anglo-americana. Neste sentido ele foi inteiramente engajado e comprometido, quer na imprensa, quer no Parlamento ou ainda nos livros. (Rodrigues, 1976ª: 9).

É necessário destacar também