O Louletano 322

16
24 | Fevereiro | 2012 1 LOULÉ magazine pág 3 a 5 DESTAQUE Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 8 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção AUTARQUIA DE LOULÉ FAZ BALANÇO DE REGENERAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO pág 6 0,80 Sexta-Feira 24 de Fevereiro de 2012 - Nº 322 - Ano 9 - Director: Fernando Santos Graça | ISSN 1646-8457 pág 11 Sátira Política domina Carnaval deLoulé Via Algarviana Inscrições abertas para travessia Estão abertas as inscrições para a 5ª Travessia da Via Algarviana, que, este ano, liga o Cabo de S. Vicente a Alcoutim, nas modalidades pedestre, pedestre com burro de carga e btt. As datas previstas são: pe- destre de 24 de março a 6 de abril; pedestre com burros de carga, de 27 de março a 6 de abril; e btt, de 2 a 6 de abril. Râguebi Seleção nacional joga em Vilamoura A seleção nacional de râguebi vai defrontar a equipa britânica British Army, no próximo dia 28 de março, 16h00, em jogo amigável marcado para o Browns Sports & Leisure Club, em Vilamoura. O encontro insere-se na política de promoção e divulgação da modalidade na região algarvia, por parte daquele clube. Ciclismo Caldeira vence prova de abertura O ciclista Samuel Caldeira, da Carmin/ Prio/Tavira, foi o vencedor a Prova de Abertura para elites e sub-23, cumprindo os 145,3km do percurso, entre Semino e Loulé, em 3:39:53 horas. Pedro Paulinho, sub-23 da Liberty Seguros, foi o 2º da ge- ral e Bruno Sancho, da LA/Antarte, o 3º. Daniel Silva (Onda/Boavista) venceu as Metas Volantes, e José Gonçalves (Onda/ Boavista) triunfou na Montanha. Jorge Montenegro, em 14º, e Bruno Saraiva, 16º, foram os melhores do Louletano/ Dunas Douradas. O conjunto de sub-23 da Liberty Seguros/Stª Maria da Feira foi a vendedora coletiva. Volta ao Algarve Australiano foi o vencedor JÁ ESTÁ NAS BANCAS FREGUESIA DE ALTE ENTREVISTAS - EVENTOS ARTESANATO - HISTÓRIA ESCULTURA - PINTURA FOTOGRAFIA - MAPAS LENDAS - TRADIÇÕES

description

Jornal regional

Transcript of O Louletano 322

Page 1: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 1

1LOULÉmagazine

pág 3 a 5

DESTAQUE

A VIDA DE SAPATEIRO NOS DIAS DE HOJE

Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 8 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção

AUTARQUIA DE LOULÉ FAZ BALANÇO DE REGENERAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO pág 6

€ 0,80

Sexta-Feira 24 de Fevereiro de 2012 - Nº 322 - Ano 9 - Director: Fernando Santos Graça | ISSN 1646-8457

pág 11

Sátira Política dominaCarnaval deLoulé

Via Algarviana

Inscrições abertas para travessia

Estão abertas as inscrições para a 5ª Travessia da Via Algarviana, que, este ano, liga o Cabo de S. Vicente a Alcoutim, nas modalidades pedestre, pedestre com burro de carga e btt. As datas previstas são: pe-destre de 24 de março a 6 de abril; pedestre com burros de carga, de 27 de março a 6 de abril; e btt, de 2 a 6 de abril.

Râguebi

Seleção nacional joga em Vilamoura

A seleção nacional de râguebi vai defrontar a equipa britânica British Army, no próximo dia 28 de março, 16h00, em jogo amigável marcado para o Browns Sports & Leisure Club, em Vilamoura. O encontro insere-se na política de promoção e divulgação da modalidade na região algarvia, por parte daquele clube.

Ciclismo

Caldeira vence prova de abertura

O ciclista Samuel Caldeira, da Carmin/Prio/Tavira, foi o vencedor a Prova de Abertura para elites e sub-23, cumprindo os 145,3km do percurso, entre Semino e Loulé, em 3:39:53 horas. Pedro Paulinho, sub-23 da Liberty Seguros, foi o 2º da ge-ral e Bruno Sancho, da LA/Antarte, o 3º. Daniel Silva (Onda/Boavista) venceu as Metas Volantes, e José Gonçalves (Onda/Boavista) triunfou na Montanha. Jorge Montenegro, em 14º, e Bruno Saraiva, 16º, foram os melhores do Louletano/Dunas Douradas. O conjunto de sub-23 da Liberty Seguros/Stª Maria da Feira foi a vendedora coletiva.

Volta ao Algarve

Australiano foi o vencedor

JÁ ESTÁ NAS BANCAS

FREGUESIA DE ALTEENTREVISTAS - EVENTOSARTESANATO - HISTÓRIAESCULTURA - PINTURAFOTOGRAFIA - MAPASLENDAS - TRADIÇÕES

Page 2: O Louletano 322

2 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Ficha

Técnic

a

Registo N.º 124092 | Depósito Legal | Nº 186363/02 | Periodicidade: QuinzenárioSede: Avenida Marçal Pacheco nº 67 8100 Loulé | e-mail: [email protected] | http://www.olouletano.pt

Director: Fernando Santos Graça Sub-Director: António Peleja Redacção: Fernando Santos Graça - [email protected]; Sílvia Inácio Martins - [email protected] Colaboradores: Hélio Bernardo Lopes - Luís Monteiro Pereira - José Batista Departamento Comercial: [email protected] Paginação: António M. F. Peleja Composição e montagem: SJS - So-ciedade Jornalística do Sul, Lda Propriedade: SJS Sociedade Jornalística do Sul, Lda, Registada no Instituto de Comunicação Social, com o Nº 124092 Editor: SJS Sociedade Jornalística do Sul, Lda Administração e Contabilidade: Apartado 1197 - 8100 Loulé Redacção/Assinaturas/Publicidade: Apartado 1197 - 8100 - Loulé Sede: Avª Marçal Pacheco, 67 - 8100 Loulé Impressão: CORAZE - 3720 Oliveira de Azeméis - Telf.: 256 600 580-e-mail: [email protected] Tiragem : 3.000 exemplares S.J.S. Sociedade Jornalística do Sul, Lda. é constituída pelos seguintes elementos: Francisco Guerreiro - Pedro Contreiras- ISSN 1646-8457

SEGURANÇAI N

ao raio X

PolíticaInstalados órgãos das Mulheres Socialistas do Algarve

Findo o processo eleitoral para o Depar-tamento das Mulheres Socialistas do Algarve, decorreu, em Faro, a instalação dos órgãos do Departamento Fe-derativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS). O novo Con-selho Político, composto por Isabel Guerreiro, Beatriz Cabrita, Marlene Guerreiro, Ana Figueire-do, Dália Paulo, Maria José Mestre, Lídia Costa, Emília Sousa, Lisete Romão, Ana Maria Car-valho, Maria José Rua, Sara Brito, Susana Fer-reira, Catarina Poço, Lí-gia Brito, Nídia Amaro, Dulce Margarido, Célia Reis, Clementina Frade, Josélia Gonçalves, Célia Paz, Dulce Bernardo, Célia Rodrigues e Cris-tina Godinho, procedeu à eleição da Mesa do Conselho Político e Se-cretariado do DFMS. A Mesa do Conselho Político é presidida por Isabel Guerreiro, e tem como secretárias Joséli Gonçalves e Cristina Godinho. O Secreta-riado é constituído por Célia Paz, Célia Rodri-gues, Dulce Margarido, Emília Sousa, Marlene Guerreiro e Susana Fer-reira. O Secretariado conta, ainda, como duas secretárias adjuntas: Ana Maria Carvalho e Lígia Brito. A ceri-mónia contou com a presença da presidente do Departamento Na-cional das Mulheres Socialistas, Catarina Marcelino, e do pre-sidente da Federação Regional do Algarve, Miguel Freitas.

O Gabine t e de Despor to da

Associação Académi-ca da Universidade do Algarve (UAlg) vai dar continuidade à iniciativa “Campus de Férias”, através da realização de uma semana repleta de animação recreativa, educativa, lúdica e des-

Mendes Bota pede concurso para rádio local em Faro

O deputado Mendes Bota questionou o Ministro Miguel Relvas sobre a possibilidade de o Governo vir a abrir um concurso público para atribuição de um alvará de exercício de actividade de radiodifusão sonora de âmbito generalista e local para o municí-pio de Faro. Para o deputado algarvio, que preside à Comissão Parlamentar encarregada dos assuntos da comunicação social, é uma “situação difícil de entender” que a capital do Algarve não disponha desde há vários anos de nenhuma rádio local.

Um requerimento em igual sentido foi também endereçado à ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Vai estar em fase de con-sulta pública

até ao próximo dia 8 de março, a proposta de alteração dos limites do território entre os Concelhos de Loulé e Faro, e que abrange as populações das fregue-sias de Almancil (Loulé) e Montenegro, S. Pedro e Santa Bárbara de Nexe (Faro).

Na sequência do tra-balho realizado pela Co-missão Intermunicipal Faro-Loulé para o estudo da delimitação territo-rial dos dois municípios, composta por peritos em representação de cada município e presidida pelo Professor António Rosa Mendes, foi produ-zido um relatório síntese final que permite a che-gada a uma conclusão de acordo par as duas autar-quias naquela matéria.

Os interessados – moradores ou proprietá-rios da zona em apreço - deverão dirigir-se às referidas câmaras mu-nicipais, nas horas de expediente, para obter qualquer esclarecimento ou para a apresentação de quaisquer observações, com vista à sua análise e posterior submissão da proposta final à votação de todos os órgãos autár-quicos com competência territorial.

Poderão ainda obter essas informações por escrito, enviando um email para [email protected]

ou presidente@cm-

portiva. De 26 a 30 de março de 2012, todas as crianças participantes, com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos de idade, terão acesso às mais diversas atividades de ciências, desporto, cinema, workshops e passeios entre outras, em horário ininter-rupto das 9h00 às 17h00. O preço da inscrição é de 90

euros (80€ se for efetuada antes do final de fevereiro), estando incluída a alimen-tação (almoço e lanche), seguro, acesso a todas as atividades, t-shirt e um CD com fotos. O número de participantes semanal é de 30, que estarão divididos por grupos de acordo com o escalão etário.

Faro

“Campus de férias” da Páscoa

Consulta Pública

Delimitação Territorial dos concelhos de Loulé e Faro

faro.pt, através dos telefones 289 400 600 (Loulé) e 289 870 036 (Faro) ou das respetivas moradas – Praça da Repúbli-ca, 8104-001 Loulé ou Largo da Sé, 8004-001 Faro.

Recorde-se esta é uma questão que perdura desde 1836 e que acarreta diver-sos inconvenientes para os proprietários e moradores

dos sítios do Pontal, Mata Lobos, Barros de São João, São João da Venda, Vale da Venda, Caliços, Arneiro, Casas e Naves e outras pequenas áreas próximas, nas mais diferentes maté-rias, nomeadamente em termos administrativos, fiscais, registrais, policiais e até judiciais.

Recuperado material roubado a idosa residente em Loulé

No passado dia 7 de fevereiro, militares do Núcleo de Investigação Criminal desencadearam três buscas domicili-árias, em Loulé, Albufeira e Mértola, e recuperaram diverso material roubado (em abril 2011) a uma idosa que residia nas imediações de Loulé. Entre os objectos encontravam-se: jóias, relógios e outros artigos valiosos, que se confirma pro-virem do roubo à idosa e também de outros furtos ocorridos em residências, em diversos locais do Algarve. Foi também apreendida uma elevada quantia em dinheiro.

O trabalho de investigação, permitiu chegar aos suspeitos, tratando-se de um homem de nacionalidade portuguesa de 44 anos, que vivia em Albufeira, tendo tam-bém residência em Loulé e em Corte do Gafo – Mértola, e duas mulheres de 38 e 42 anos de idade.

Loulé e Faro: Apreendido material roubado em armazéns

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Faro, na sequência uma investigação em curso por furtos, executou no passado dia 15 de Feve-reiro, duas buscas em armazéns, situados em Patacão, concelho de Faro e em São Lourenço, no concelho de Loulé, onde apreendeu diverso material, que se presu-me furtado, realçando-se a apreensão de equipamentos para calibragem, substituição de pneus e alinhamento de direcção, máquina de focar faróis, um elevador de automóveis, jantes de automóveis e diversas peças novas, bem como rebarbadoras, berbequins e martelos eléctricos. O proprietário dos armazéns é um português de 43 anos, com antecedentes criminais que foi constituído arguido, estando indiciado por furto e receptação do material apreendido, que a GNR espera identificar a origem, com vista à devolução aos legítimos proprietários.

Pastelaria Flor de Loulé assaltada

No passado dia 13 de fevereiro, a pastelaria Flor de Loulé, situada na Rua Ramalho Ortigão, foi assaltada por dois indivíduos armados e encapuzados. Levaram cerca de mil euros. A GNR de Loulé tomou conta da ocorrência.

Page 3: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 3

Sílvia Inácio Martins

Nem o Carnaval se livra da cri-se. Com o tema

“Troika a Crise pelo Carnaval de Loulé”, a sátira política,

Carnaval de Loulé

Sátira Política domina o Carnaval de Loulé

Homenagem a Júlio Guerreiro

Júlio Guerreiro, um dos louletanos que mais contribuiu para a projeção do Carnaval desde a sua profissionalização no final da década de 70, foi home-nageado num dos carros que teve em destaque a sua caricatura.

Sol, cor e muita animação, fizeram parte de um desfile que juntou milhares de pessoas na principal avenida de Loulé.

social e desportiva voltou a ser a imagem de marca do mais antigo Carnaval do país que este ano assinalou o seu 106º aniversário. Quinze carros alegóricos desfilaram pela Avenida José da Costa Mealha, nos dias 18, 19 e 21 de Fevereiro, atraindo 60 mil de visitantes, durante os três dias

Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, o Primeiro-Ministro português Pedro Passos Co-elho e os seus mais diretos colaboradores, o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, foram os convidados especiais da 106ª edição do Carnaval de Loulé.

de festa. O bom tempo ajudou e a animação foi uma cons-tante no Carnaval de Loulé. “Estou a gostar bastante, os carros estão muito bonitos”, confessava-nos Maria Odete, residente em Portimão, que se deslocou propositadamente a Loulé para assistir à eterna “Batalha das Flores”.

Page 4: O Louletano 322

4 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Sílvia Inácio Martins

“Com os pro-blemas que e x i s t e m ,

com as receitas que tivemos, acho que estamos de para-béns. Reduzimos a despesa e atraímos a este Calçadão magnífico milhares de pes-soas”. Foi desta forma que José Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, falou sobre o Carnaval de Quarteira 2012. “O tempo está magnífico e a quadra carnavalesca é importantíssima para o Al-garve, e consequentemente para Quarteira. É uma época que atrai muitos visitantes à região, para passar umas mi-ni-férias e o carnaval marca já uma posição no Algarve”, continuou sublinhando que “com tristezas ou alegrias as pessoas vêm a Quarteira para festejar o Carnaval”. 16 carros alegóricos, em representação de diversas associações e clubes da freguesia, desfilaram na

Carnaval de Quarteira

“As pessoas vêm a Quarteira para festejar o Carnaval”, diz José Mendes

38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

A par dos festejos carnavalescos, decorreu, de 18 a 20 de fevereiro, no Campo de Regatas de Vilamou-ra – Quarteira, o 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval.

Carnaval Infantil não saiu à rua

No dia 17 de Fevereiro, estava previsto decorrer na Praça do Mar o desfile de crianças dos infantários e escolas da cidade, mas tal não aconteceu. “As escolas não aderiram ao desfile infantil, mas não sei qual foi o motivo, as escolas não me informa-ram e nada. Estava tudo preparado para o desfile acontecer mas não apa-receu ninguém”, explica o presidente da Junta de Freguesia local.

Avenida Infante Sagres, em Quarteira, durante três dias (18, 19 e 21 de fevereiro) onde

a alegria foi a rainha da festa. A encerrar as festivi-

dades, decorreu o tradicio-

nal Enterro do Entrudo, na “quarta-feira de cinzas”. O desfile, com muito humor à

mistura, teve início na Rua da Alegria e terminou na Praça do Mar.

Page 5: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 5

O Carnaval de Alte saiu à rua e ani-mou a população

nos dois dias de desfile (19 e 21 de fevereiro). Conside-rado uma referência a nível regional, o Carnaval de Alte prima pela criatividade pois toda a confeção e elabora-ção dos carros alegóricos e grupos de foliões é exclusi-vamente feita pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas na matéria. O corso contou com a participação de 10 carros alegóricos e 5 gru-pos de foliões. “Adoro este desfile, é diferente de todos os outros”, referiu ao nosso jornal uma Carla Santos, residente no concelho de Loulé. “A alegria é conta-giante”, finalizou.

Carnaval de Alte

“A alegria é contagiante”

Grupos de Foliões:GNR de AlteMercado da Balburdia O Clã da CaveiraOs cromosOs futuristasOs hippiesTagus

Carros alegóricos: AvatarBeldades EgípciasImpério RomanoEspetáculo ne Moulin RougeMondo dos AnimaisYelow Submarine

Sílvia Inácio Martins

Page 6: O Louletano 322

6 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Algarve

CCDR com novo presidente

David Santos, presidente da empresa municipal FAGAR e do PSD/Faro, foi nomeado, pelo Governo, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvol-vimento Regional (CCDR) do Algarve.

Turismo

Praias de eleição

As praias de S. Rafael e da Galé (Albufeira), Alvor (Portimão), Ponta da Piedade, Dona Ana e Meia Praia (Lagos) estão entre os 25 melhores destinos de praias da Europa para os utilizadores do Site Trip Advisor.

Sociedade

Algarve lidera no desemprego

Num universo de mais de 770 mil portugueses de-sempregados, cerca de 156 mil são jovens entre os 15 e 24 anos, e 108 mil são licenciados, apresentando-se o Algarve como a região líder do país, com 17,5% dos cidadãos lusos sem trabalho.

Economia

Repsol investe no algarve

A Repsol vai investir, nos próximos anos, 75,5 milhões de euros na região algarvia, na exploração e produção de gás natural.

Efeméride

Soberania do Algarve

Comemorou-se no passado dia 16 de fevereiro, o 745º aniversário da celebração da Convenção de Ba-dajoz, que garante a Soberania Portuguesa do Algarve. Em 1267, os reis Afonso III de Portugal e Afonso X de Castela assinaram a Convenção.

Algarve

Tolerância de ponto

Onze das 16 autarquias da região algarvia optaram por dar folga aos seus trabalhadores na terça-feira de Carnaval não seguindo o exemplo do Governo. As úni-cas autarquias que funcionaram foram Faro, Alcoutim, Albufeira, Olhão e S. Brás de Alportel, embora estas duas últimas tenham decidido permitir que os funcio-nários saíssem mais cedo. Confrontado com a questão da tolerância de ponto concedida pela Câmara de Loulé, o edil Seruca Emídio justificou ser “uma oportunidade para as pessoas descomprimirem e recarregarem bate-rias, neste tempo de dificuldades”.

Albufeira

Município quer crematório

Depois de Faro e de Loulé, também o município de Albufeira avança com planos para a instalação de um forno crematório no concelho, particularmente no novo cemitério municipal que já está a funcionar em Brejos, zona de Montechoro. A proposta do executivo camarário foi aprovada em Assembleia Municipal, estando o valor do concurso ainda por definir. Todavia, a vereação estima que só a construção custará cerca de 400 mil euros.

O turismo da natureza é a grande aposta do Algarve na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que vai decorrer de 29 de Fevereiro e 4 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Nela, serão apresentadas as obras “Guia de Observação de Aves no Algarve” e “Segredos do Algarve Rural”.

Numa altura em q u e P r o j e t o CHARME Lou-

lé está no seu términus, a Câmara Municipal de Loulé fez um balanço do que foi realizado no âmbito desta iniciativa global que visa dinamizar o casco medieval de Loulé, reintegrando-o no centro da cidade.

As ações implementa-das dividiram-se em eixos estratégicos. Assim, no que concerne à qualificação do espaço público, está em marcha um projeto para o Largo Afonso III e Largo da Matriz/Jardim dos Amua-dos, dois investimentos cuja execução acontecerá após o período de realização do CHARME.

A requalificação do Par-que Municipal e a remode-lação do Largo Bernardo Lopes e Praça da República são obras já concluídas inscritas nestes projetos de regeneração urbana. No que diz respeito ao desenvolvi-mento económico, foi feito um estudo da imagem do comércio de Loulé, “que permitisse criar soluções de baixo, médio ou alto custo”

Turismo

Natureza na BTL

Projeto CHARME

Autarquia de Loulé faz balanço de actividades de regeneração do Centro Histórico de Loulé

vezes origina uma grande confusão e pouca atrati-vidade desses espaços”, referiu Sofia Pontes, Chefe de Divisão de Reabilitação e Intervenção Urbanas. Por outro lado, foi elaborado um programa de requalificação e reordenamento dos elemen-tos de publicidade exterior dos estabelecimentos co-merciais, que resultou num regulamento de publicação e ocupação do espaço público para a área histórica.

Dois percursos distintos para o

Centro HistóricoPara o Mercado de Lou-

lé, um dos ex-líbris da cidade

cursos de verão que eram dados na Universidade para o Centro Histórico, dirigidos não só a estudantes mas a qualquer cidadão interes-sado em alargar os seus conhecimentos”. Os Estu-dos sobre o Mediterrâneo foram a temática geral desta iniciativa que contou com uma significativa adesão do público em geral.

Finalmente, está ainda a ser implementado um siste-ma de orientação no Centro Histórico e que, até Março, ficará instalado no espaço público. “O que se pretende é oferecer aos visitantes e também aos locais, dois percursos para que possam conhecer o Centro Histó-rico e o centro urbano de Loulé”, disse Sofia Pontes.

no passeio, com pegadas, o que permite toda a gente saber para onde vai e o que vai ver.

Para o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, “estas não são iniciativas desgarradas mas medidas que se integram num conjun-to de intervenções, eventos ou parcerias que são feitas com uma preocupação ob-jetiva”. O edil referiu a preocupação da Autarquia em dar vida ao casco me-dieval da cidade “que por vicissitudes de tempo e também de novas dinâmicas sociais e económicas este-ve abandonado”. Refira-se que em todo o processo, a Universidade do Algarve, a Associação CentroLoulé e a Loulé Concelho Global

O Projeto CHAR-ME significou um investimento total de 3.717.027,00€, com um financiamento total de 1.604.000,00€.

para o desenvolvimento do comércio, adotando uma estratégia integrada. Nesse sentido, foi elaborado um programa de requalificação das portas e montras dos es-tabelecimentos comerciais, com especial ênfase nas principais artérias comer-ciais - Praça da República e Rua das Lojas -, através de um levantamento de fachadas, numa tentativa de aproximar também o peão do comércio tradicional. “Em vários edifícios há uma grande transforma-ção do piso térreo que por

e que faz parte desta área de intervenção, foi criado um projeto de dinamização de atividades económicas e culturais, realizado pela empresa Loulé Concelho Global. Quanto aos equipa-mentos de desenvolvimento cultural, a par da reabilitação do Cine-Teatro Louletano, ao abrigo do CHARME foi criada a Universidade de Ve-rão, ação desenvolvida com a Universidade do Algarve, em duas edições (2010 e 2011). A ideia foi, segundo a responsável, “transferir

Assim, serão definidos dois percursos – o do património (laranja) e o do comércio (verde). Estes percursos vão ficar sinalizados através de diretórios que vão ser colo-cados nos pontos de chegada a Loulé como os parques de estacionamento, o terminal rodoviário, nos pontos de chegada das camionetas de turismo junto ao posto de turismo e também nas três portas – Mercado, Igreja e Castelo. Estes percursos vão estar sinalizados no espaço público, nomeadamente

foram entidades parceiras neste projeto.

O projeto nasceu de uma candidatura ao PO Algarve 21, integrado na tipologia da operação das Parcerias para a Regene-ração Urbana. Aprovado em 2009, o CHARME teve o seu final em dezembro de 2011, embora estejam ainda a decorrer ações até ao pró-ximo mês de Março.

Page 7: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 7

Fernando Santos Graça

Albufeira

Câmara muda lâmpadas

A Câmara de Albufeira vai investir mais de 201 mil euros na substituição de lâmpadas da rede de ilumina-ção pública, bem como na instalação de instaladores de fluxo luminoso. O projeto, que visa a redução de gastos com a energia, é comparticipado por fundos comunitários, através do Programa Operacional do Algarve. Ao todo serão substituídas 264 luminárias e aplicados cinco reguladores, estando estimada uma poupança na fatura de energia elétrica na ordem de 34 mil euros. Além de Albufeira, há outras autarquias da região que, também, estão a implementar medidas de poupança de energia elétrica.

Ambiente

Vilamoura disponibiliza bicicletas

Uma centena de bicicletas vai ser disponibilizadas para uso partilhado em Vilamoura, devendo entrar em funcionamento no Verão. A empresa municipal Infra-moura já lançou o concurso público para a seleção da empresa que instalará o sistema a troco da exploração de publicidade estática. De acordo com Paulo Reis, diretor de património da Inframoura serão criadas 24 estações com 100 bicicletas. O sistema é destinado apenas a residentes que utilizando um cartão de utente, pagando um valor ainda não definido. “Queremos pro-mover uma vida saudável e equilibrada”, afirmou aquele responsável, adiantando que atualmente Vilamoura já dispõe de mais de 20 quilómetros de ciclovias.

Sociedade

In Loco promove

projetos de investimento

A Associação In Loco está a preparar a abertura de um concurso para apresentação de candidaturas ao Sub-programa 3 do Proder-Dinamização das Zonas Rurais. Como tal, podem ser apresentados projetos de investi-mento nas seguintes áreas: Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola; Criação e Desenvolvimento de Microempresas; Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer; Conservação e Valorização do Património Rural; e Serviços Básicos para a População Rural. No concelho de Loulé as freguesias beneficiárias deste programa são Querença, Ameixial, Salir, Alte, Benafim, Tôr, São Sebastião e São Clemente.

Decorreu no pas-sado dia 11, no Mercado Muni-

cipal de Loulé mais um Feira do Chocolate, que contou com a presença de uma dúzia de expositores locais e nacionais. Se bem que nos dois primeiros dias, o cer-tame fosse pouco visitado, nos dois dias derradeiros as correram francamente bem para quem ousou marcar pre-sença e expor as suas igua-rias, saboreadas por largas centenas de visitantes. Para Samara, do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, “as coisas correram bem. Hoje (sábado), foi o melhor dia desta feira, as pessoas não estavam à espera e gosta-ram. Para nós, foi positivo”. Sara Santos, da Loulé Doce, mostrou-se particularmente satisfeita com a feira. “Foi muito positivo, sobretudo na 6ª feira e sábado, já que nos primeiros dois dias as pessoas diziam desconhecer a feira. O nosso Fondue de chocolate e frutas saiu muito bem. Quem provou ficou maravilhado”. Teresa Aleixo, de Salir, adiantou que a iniciativa teve um “balanço positivo”. “Acho que devia ter tido mais di-vulgação, já que as pessoas

Algarve

Encontro de autocaravanismo

O 3º Encontro Regional do Algarve de Autocarava-nas, promovido pelo Clube Português de Autocaravanas (CPA), vai ter lugar entre os dias 16 e 18 de março, sendo organizado pela Delegação Regional do Algarve do CPA. As inscrições terminam no dia 11 de março.

Sociedade

EN 125 desperta comércio

A introdução de portagens na A22 (Via Infante de Sagres) está a inflacionar forte-mente o tráfego na perigosa EN 125, e a proporcionar, também, uma ligeira melhoria na atividade comercial de muitos empresários e comerciantes instalados ao longo da via. “Com essa medida, esta estrada tornou-se mais movimentada, aprecem mais clientes, maioritariamente camionistas e automobilistas para carregarem o telemóvel, apostarem nos jogos da Santa Casa e na compra de jornais e de revistas. Vêem-se caras novas. Todavia, a via está muito perigosa, sobretudo para quem tem de a atravessar”, diz Paula, funcionária da loja APC, na zona de Vale Judeu. “As coisas melhoraram um pouco, mas nada por aí além, pois a crise não ajuda nada ao negócio”, assegura a proprietária da Casa Coelho, no sítio do Conseguinte, que alerta, também, para as muitas dificul-dades que as pessoas têm para atravessar a faixa de rodagem, nomeadamente idosos e pessoas incapacitadas. “A estrada está muito perigosa e dificulta o seu atravessamento, sobretudo nas zonas onde há estabelecimentos comerciais”. Já um funcionário de posto de combustíveis, na zona das Ferreiras (Albufeira), avança que têm tido mais clientes. “Como se verifica um maior aumento na circulação automóvel, temos tido mais clientes a abastecer as viaturas, quer se trate de ligeiras, como de pesados”.

FSG

Feira do Chocolate atraiu visitantes

só apareceram nos últimos dois dias”, considerou. A mesma opinião foi parti-lhada por Maria Pinho, que se deslocou de Sintra com os seus sabonetes naturais: “Como vim de longe, a mi-nha participação tinha de ser compensada. Notei pouca divulgação, assim como fal-tou animação no Mercado. Ainda assim, e na primeira

vez que participo, vou daqui satisfeita”. Teolindo, da loja Gourmet, de Loulé, também, se mostrou satisfeito com a sua primeira experiência neste tipo de eventos. “Es-sencialmente, deu para dar a conhecer e divulgar a loja Gourmet, que eu e a minha mulher abrimos em Loulé, na zona da Expansão Sul. As pessoas gostaram dos nossos

produtos”, comentou. A ma-queta do Mercado Municipal de Loulé feita em “chocopan” ou “pasta de açúcar”, por Sara Santos (cake designer), Adriana Santos e Fernando Santos, revelou-se a principal atração da feira, sendo admi-rada, elogiada e fotografada pelos visitantes. Segundo os seus autores custou “muitas horas de trabalho”.

Monchique

Feira de Enchidos

Nos próximos dias 3 e 4 de março, decorrerá a XIX Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, naquela vila serrana.

Page 8: O Louletano 322

8 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

EUROS

945,00 2.500,00

48.226,27 46.070,62 79.259,07 31.399,00 24.000,00 30.998,75 20.065,18

8.574,53 3.219,71

12.205,81 2.500,00 1.500,00 4.596,61

14.215,74 277.640,30

3.750,00 14.740,00

4.800,00 2.500,00

57.321,35 28.169,88 10.500,00 10.750,00 14.000,00

2.500,00 14.981,76

4.000,00 5.000,00

13.468,75 4.901,67 2.500,00

13.000,00 12.469,95

6.925,44 1.185,00

85.000,00 2.500,00

CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ

ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS REFERENTEA AO 2º. SEMESTRE DE 2011 (CAPITAL)

DESIGNAÇÃO DA ENTIDADE

ASAS DA CIDADE - MOTOCLUBEASSOC.AMIGOS RANCHO FOLCLORICO E ETNOG. SAO SEBASTIAOASSOCIACAO CULTURAL DE SALIRASSOCIACAO DE MUNICIPIOS DE LOULE/FARO - A.M.L.FASSOCIACAO DE PAIS AMIGOS DA GINASTICA DE LOULEASSOCIAÇÃO COLUMBOFILA DO DISTRITO DE FAROASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO CLUBE DE TENIS DE QUARTEIRAASSOCIAÇÃO DINAMIKAASSOCIAÇÃO REGIONAL DE PESCA DESPORTIVA DO ALGARVECASA DA CULTURA DE LOULECASA DO POVO DE ALTECENTRO ANIMACAO APOIO COMUNIT. DA FREGUESIA DE ALTECENTRO PAROQUIAL DE QUARTEIRACENTRO SOCIAL E CULTURAL PARRAGILENSECLUBE BTT TERRA DE LOULÉCLUBE DE BASKET DE QUARTEIRA "TUBARÕES"CLUBE DE PETANCA ESCOLA DE LOULECLUBE DE TENIS DE LOULECLUBE DESPORTIVO DE BOLIQUEIMECLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO QUARTEIRENSECLUBE NÁUTICO E DE PESCA DESPORTIVA DE QUARTEIRAEP - ESTRADAS DE PORTUGAL, SAFABRICA IGREJA PAROQUIAL S.SEBASTIAOFREGUESIA DA TORFREGUESIA DE ALMANCILFREGUESIA DE ALTEFREGUESIA DE AMEIXIALFREGUESIA DE BENAFIMFREGUESIA DE BOLIQUEIMEFREGUESIA DE QUARTEIRAFREGUESIA DE QUERENÇAFREGUESIA DE S. CLEMENTEFREGUESIA DE SALIRFREGUESIA DE SAO SEBASTIAOGINÁSTICA CLUBE DE LOULÉGRUPO DE AMIGOS DE SALIRGRUPO RODAS DO RELOGIOINFRALOBO-EMPRESA DE INFRAESTRUTURAS DE VALE DO LOBO,E.M.INTERNACIONAL CLUB DE ALMANCILJUVENTUDE SPORT CAMPINENSELOULE CONCELHO GLOBAL EM - UNIPESSOAL SALOULETANO DESPORTOS CLUBE

CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ

ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS REFERENTES AO 2º. SEMESTRE DE 2011 (CORRENTES)

DESIGNAÇÃO DA ENTIDADE

A.T.T. ASSOC. P/ TRATAM.TOXICODEPENDECIAS-COM.TER."O FAROL"ACADEMIA DE JUDO DE QUARTEIRAAGRUP. VERTICAL DE ESCOLAS ENGº. DUARTE PACHECOAGRUP.VERTICAL DE ESCOLAS PADRE JOAO COELHO CABANITAAGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.LAURA AYRESAGRUPAMENTO VERTICAL DE ALMANCILAGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS D. DINISAGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE BOLIQUEIMEAGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE SALIRALMARGEM-ASSOC.DEF.PATR.CULT. AMBIENTAL DO ALGARVEANTONIO SOUSAASS.SOCIAL P/ PROG.E BEM ESTAR DA FREGUESIA DE BENAFIMASSOC. HUMANITARIA DOENTES PARKINSON E ALZHEIMERASSOC.P/ O ESTUDO DA DIABETES MELLITUS E APOIO AO DIABÉTICO ALGARVEASSOCIACAO ALGARVIA DE PAIS E AMIGOS CRIANCAS DIMINUIDAS MENTAISASSOCIACAO CULTURAL DE SALIRASSOCIACAO DE MUNICIPIOS DE LOULE/FARO - A.M.L.FASSOCIACAO DOS AMIGOS DA CORTELHAASSOCIACAO DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE ALBUFEIRAASSOCIACAO MOVIMENTO E VIDAASSOCIACAO PRO-BENEFICENCIA E PROGRESSO DE ALTEASSOCIACAO SOCIAL E CULTURAL DA TORASSOCIACAO SOCIAL E CULTURAL DE ALMANCILASSOCIAÇAO DE CICLISMO DO ALGARVEASSOCIAÇAO DE PAIS E ENC. DE EDUCAÇAO DA EB2,3 Pdr J. COELHO CABANITAASSOCIAÇAO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS ABANDONADOS DE LOULEASSOCIAÇAO ESPERANÇA E PAZASSOCIAÇÃO " IN LOCO "ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO ALENTEJOASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS SERRA CALDEIRÃOASSOCIAÇÃO DINAMIKAASSOCIAÇÃO DO BEM ESTAR DOS AMIGOS DE QUERENCAASSOCIAÇÃO GRAALASSOCIAÇÃO MUSICAL DO ALGARVE " ORQUESTRA DO ALGARVE"ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VITIMAASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PARALISIA CEREBRAL DE FAROASSOCIAÇÃO RESPOSTAS TERAPEUTICASATAL ASSOCIACAO DOS TRABALHADORES AUTARQUICOS DE LOULEBAGAGEM DE VIDA - ASSOC. PARA A INTEGRAÇAO E DESENVOLVIMENTO

NERA- ASSOCIACAO EMPRESARIAL DA REGIAO DO ALGARVEQUARTEIRA SPORT CLUBERUGBY CLUBE DE LOULESOCIEDADE FILARMONICA ARTISTAS DE MINERVASOCIEDADE RECREATIVA ALMANCILENSEUNIÃO SHITO RYU PORTUGALTOTAL

EUROS

4.572,00 3.063,24

10.000,00 349.971,13

5.000,00 25.000,00

2.957,63 12.000,00

800,00 32.500,00

4.500,00 5.160,00

98.250,10 2.407,50

18.000,00 14.000,00

3.937,50 2.363,63

25.000,00 61.335,00

1.020,00 159.134,55

25.000,00 21.249,13

131.417,83 113.120,50 115.155,40

17.535,90 45.390,09

149.446,92 25.269,30

181.176,00 137.105,42 147.340,00

9.288,00 49.126,07

2.587,50 159.179,27

16.063,31 18.000,00 19.387,24 98.414,00

10.000,00 7.449,00 6.500,00

15.000,00 37.450,00 10.411,50

2.409.034,66

Publicação “O Louletano” nº 322 de 24 de Fevereiro de 2012

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME-ALGARVECARITAS DIOCESANA DE BEJACASA DO POVO DE BOLIQUEIMECASA PRIMEIRA INFANCIA DE LOULECENTRO ANIMACAO APOIO COMUNIT. DA FREGUESIA DE ALTECENTRO DE APOIO A CRIANCA DE QUARTEIRACENTRO PAROQUIAL DE QUARTEIRACENTRO SOCIAL E COMUNITARIO DE VALE SILVESCENTRO SOCIAL E CULTURAL PARRAGILENSECENTROLOULÉ-ASSOC. PARA O DESEN. E INOVA. DO COMÉRCIO DE LOULÉCI-AMAL - COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALGARVECLUBE PORTUGUÊS DE AUTOMOVEIS ANTIGOSCLUBE NÁUTICO E DE PESCA DESPORTIVA DE QUARTEIRACOLEGIO ORIGAMI CRLCOMUNIDADE VIDA E PAZCOOPERATIVA DE HABITACAO ECONOMICA 26 DE JUNHO, C.R.L.CORPO NACIONAL DE ESCUTASDERVIS LEONILDO MARQUES ALMEIDADIRECCAO GERAL DAS AUTARQUIAS LOCAISDJARA DORIANE BATISTA MENDESEPA - ESCOLA PROFISSIONAL DE ALTE, CIPRL.ESCOLA SECUNDARIA DE LOULEEXISTIR - ASOC. P/A INT. REAB. POP. DEF. E DESFAVORECIDASFABRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE S. CLEMENTEFABRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE SALIRFABRICA IGREJA PAROQUIAL DE ALMANCILFEDERACAO DE CACADORES DO ALGARVEFREGUESIA DA TORFREGUESIA DE ALMANCILFREGUESIA DE ALTEFREGUESIA DE AMEIXIALFREGUESIA DE BENAFIMFREGUESIA DE BOLIQUEIMEFREGUESIA DE QUARTEIRAFREGUESIA DE QUERENÇAFREGUESIA DE S. CLEMENTEFREGUESIA DE SALIRFREGUESIA DE SAO SEBASTIAOFUNDACAO ANTONIO ALEIXOFUNDAÇÃO MANUEL VIEGAS GUERREIROGATO - GRUPO DE AJUDA A TOXICODEPENDENTESGIORGE ARTUR SANTOS PIRESGLOBALGARVE - COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, SA.GRUPO DE AMIGOS DE SALIRGRUPO DESPORTIVO AMEIXIALENSEINST. DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DA SERRA DO CALDEIRAOINSTITUTO D. FRANCISCO GOMESLAR DE CRIANÇAS BOM SAMARITANOLIGA DOS COMBATENTES-NÚCLEO DE LOULÉLOULETANO DESPORTOS CLUBELUIS PALMA GONCALVESM.A.P.S. - MOV. DE APOIO A PROBL. DA SIDAMANUEL CUSTODIO MADEIRA SILVAMARIA LEONOR MANUEL MATIAS DEODATOMYROSLAV DUDYNSKYYNT(SOCIAL)-COOP. DE SOLID. DE LOULE,CRL.QUARPESCAS- ASSOCIAÇÃO ARMADORES PESCADORES QUARTEIRAREFUGIO ABOIM ASCENÇÃORUMO CERTO APOIO E TRAT. A DEP. QUIMICA E OUTRAS ADICÇÕES, LDASANTA CASA DA MISERICORDIA DE BOLIQUEIMESANTA CASA DA MISERICORDIA DE LOULESILVESTRE PEREIRA CASIMIROSOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL DE VALE JUDEUSOCIEDADE TEATRAL LOULETANA,LDª.SPORT CLUBE BENAFIMUNIR-ASSOC.DOENTES MENTAIS,FAMIL. E AMIGOS ALGARVEUNIÃO SHITO RYU PORTUGALTOTAL

250,00 1.270,50 4.000,00 9.229,50

10.465,96 6.452,50

11.057,50 22.937,07

250,00 12.000,00

2.187,50 3.500,00

680,00 250,00

3.126,00 1.000,00

750,00 2.424,24 3.156,00 1.212,12

14.963,94 600,00

27.447,58 2.500,00

500,00 1.750,00

250,00 10.861,64 50.142,12 58.018,18 79.249,82 33.486,66 41.360,60 93.221,03 30.286,86 53.860,55 64.568,14 55.765,02

148.754,25 6.250,00

10.797,00 404,04

13.193,89 2.500,00 4.500,00 3.655,84 1.176,00 4.181,44 2.500,00

25.449,48 7.749,00 5.235,00 3.000,00 4.594,15 3.555,00 6.109,00 7.500,00

914,72 2.745,00 5.878,75

23.750,00 4.775,25 2.500,00 2.500,00 7.500,00 7.662,92 1.400,00

1.958.642,15

Publicação “O Louletano” nº 322 de 24 de Fevereiro de 2012

Loulé

Combatentes em Assembleia Geral

Decorreu, no passado dia 28 de janeiro, no edifício-sede da Cooperativa de habitação Económica 26 de Junho, a Assembleia Geral Ordinária do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes. O secretário da direção, Tomás Santos, informou os sócios da situação financeira do Núcleo, nomeadamente o esforço efetuado para pagar a renda da casa, mesmo com a redução da mesma de 100 euros. A construção do monumento do Combatente do Concelho de Loulé foi outro assunto debatido. A apreciação e votação do Relatório de Atividades relativas ao ano de 2011, apreciação e votação do Relatório de Contas relativo ao ano de 2011, apreciação e votação do Plano de Atividades para o ano de 2013 e apresentação e votação da Previsão Orçamental para o ano de 2012 foram aprovadas, por unanimidade, por todos os sócios presentes.

Lagos

Ponte encerrada

A ponte D. Maria II, que liga a cidade de La-gos à zona da Meia Praia e à marina, foi encerrada à circulação automóvel e pedonal, pela Câmara 2lacobrigense, depois de uma vistoria do Labora-tório Nacional de Enge-nharia Civil (LNEC) ter concluído que a mesma corre risco de colapso. O relatório preliminar do LNEC aponta danos graves em dois arcos assentes no primeiro pilar, do lado da margem esquerda. A reparação da ponte demora, no mí-nimo três meses, sendo os custos superiores a 300 mil euros, podendo mesmo chegar ao milhão de euros, se for neces-sário reconstruir toda a estrutura.

Em Boliqueime

Convívio de Caçadores 92

A Companhia de Caçadores 167, que esteve em Angola de 1961 a 1963, vai realizar no dia 28 de abril, o 17º convívio, no restaurante “O Museu”, em Vale Côvo (Boliqueime). Esta Companhia pertencente ao Batalhão de Caçadores 92 vai comemorar os 51 anos da partida para Angola. O programa inclui a inauguração de uma exposição fotográfica alusiva à Companhia 167 e de um almoço.

Page 9: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 9

opinião DO FUNDO DA ALMA

Humilhados e ofendidos

As actuais políticas de austeridade humilham os pobres, ofendem os desempregados e matam as classes médias.

Há economistas que sublinham que os sacrifícios impostos à população não têm servido para nada. Os resultados económicos são desastrosos. Assiste-se à falência de empresas e de famílias, o consumo está estagnado, o desemprego está descontrolado, vive-se um ambiente recessivo que conduz ao desastre social.

Este capitalismo selvagem, desregulado, conduz à destruição dos Estados e à desumanização das socieda-des. Há uma legião de pobres e desempregados e não se vê forma de sair desta situação “explosiva”.

Há um predomínio do sector financeiro sobre a economia e a política e as desigualdades sociais são hoje a consequência das contradições do “sistema”.

O contexto é adverso à recuperação que se pre-tende. E a insistência nas políticas neoliberais é como um rio furioso que inunda as margens e leva tudo à frente por onde passa.

As medidas que se tomam prejudicam mais a economia, o futuro e as pessoas, do que ajudam. A actividade económica está praticamente estagnada na construção, no imobiliário, no comércio, nos serviços e o sector primário, como a agricultura e as pescas, encontra-se em decadência.

O declínio das classes médias leva, naturalmente, à ruína económica e à destruição da democracia. Ne-nhum País se desenvolve harmoniosamente sem uma classe média forte, produtiva e motivada.

Com a falta de financiamento às empresas, com a burocracia, com a desconfiança na justiça, com a elevada carga fiscal, podem fazer-se todas as reformas laborais que nada funciona. Nem os empresários estão satisfeitos, nem os trabalhadores resistem aos ataques contra os seus direitos sociais.

Parece que só sabem ir ao bolso dos contribuintes e cortar sem qualquer critério. Não há uma agenda para o crescimento e o emprego e já há muita gente de barriga vazia, de mão estendida às instituições de solidariedade social.

Se por um lado cerca de 30% dos jovens não têm emprego, por outro lado desperdiça-se a experiência dos trabalhadores de meia-idade, cada vez mais encos-tados à parede e resignados à sua situação precária.

As decepções vão-se acumulando. E não se vê visão de futuro nem lideranças convincentes. Por toda a Europa reina o desencanto. A incerteza é a única certeza. Há um fosso que separa os poderosos do cidadão comum. E a revolta pode surgir de um momento para o outro.

Os planos de austeridade não convencem as agên-cias de rating e os mercados insaciáveis. Entretanto, a confiança não regressa ao País, e embora digam que somos muito diferentes da Grécia, com as actuais políticas espera-nos um destino “grego”.

É caso para perguntar: quem nos roubou o sonho?

Luís Monteiro Pereira

Vice-Reitor da Universidade de Macau visitou a Universidade do Algarve

No dia 15 de fevereiro, Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, visitou a Universidade do Algar-ve, onde proferiu uma palestra intitulada "Duas Décadas de Microeletrónica em Macau – De Um Deserto a Um Laboratório de Referência do Estado Chinês".

Miguel Gameiro em Olhão

"Não me percas nunca mais" é o mais recente single de divulgação do álbum “A Porta ao Lado”, depois dos já bem conhecidos “Dá-me um Abraço” e “O Teu Nome”. Estes e outros temas foram apresentados por Miguel Gameiro, ao vivo, no Auditório Municipal de Olhão, no passado dia 18 de fevereiro, onde deu a conhecer o seu primeiro trabalho a solo.

4º Algarve Spa Week

D e -correu en-tre os dias 18 e 25 de Feve-reiro, a 4ª edição da A l g a r v e Spa Week, onde foi poss ível u su f ru i r de trata-mentos nos Spas dos melhores hotéis de 5 estrelas da região. O lan-çamento desta edição ocorreu no dia 17 de Fevereiro, no Mercado de Loulé. A primeira Algarve Spa Week realizou-se em Outubro de 2010 e, face ao êxito alcançado.

Mendes Bota apresenta “Horizontes do Futuro”

No próximo dia 29 de fevereiro, quarta-feira, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, José Mendes Bota, de-putado e presidente da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da As-sembleia da República, é o convidado de mais uma conferência integrada no ciclo “Horizontes do Futuro”, e que terá como tema “Ética, Política e Transparência”.

“Os Citrinos” em destaque nas Oficinas do Gosto Slow

Na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 18h00, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos, em Loulé, vai ter lugar a segunda sessão do ciclo de Oficinas do Gosto Slow, uma iniciativa do Slow Food Algarve, com o apoio da Câmara de Loulé. Desta vez o tema vai ser “Os Citrinos”, e o Chefe Augusto Lima volta a ser o convidado, que irá executar pratos simples à base destes produtos. O Chefe far-se-á acompanhar pelo Barman Bruno Guerreiro, que irá confecionar cocktails elaborados também com citrinos. Em Portugal, o Algarve é uma referência em termos da citricultura. Os citrinos algarvios caracterizam-se, de uma forma geral, pela sua casca fina intensamente colorida e brilhante e pelo seu elevado teor em sumo de sabor muito doce. Os citrinos são produtos bastante versáteis em termos gastronómicos. Recorde-se que esta oficina divide-se em três momentos: conversa/dissertação sobre o tema, numa abordagem multicultural, explorando raízes históricas e cul-turais das nossas identidades gastronómicas e/ou desenvol-vendo uma abordagem científica do mesmo; demonstração gastronómica; degustação pelo público e explicações dos produtores e especialistas. A entrada é livre.

Reuniões de Câmara voltam a Quarteira

No próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 14h30, decorre em Quarteira, no Centro Autárquico, a reunião pública da Câmara Municipal de Loulé. Uma vez que se trata de sessões públicas, os munícipes e público em geral poderão assistir a estas reuniões e inclusive expor as suas questões ao executivo, durante o período de intervenção do público.

vai Acontecer PSD/Loulé em eleições

No próximo dia 3 de março, decorrem as eleições para a presidência da Comissão Política Concelhia do PSD/Loulé. Hélder Martins e José Graça são os candidatos.

Aconteceu

Page 10: O Louletano 322

10 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Ronda das freguesiasQuerença

Sessão sobre “Alojamento Local”A Câmara Municipal de Loulé em parceria com a

Fundação Manuel Viegas Guerreiro, no âmbito do pro-jeto Querença, promove, no próximo dia 2 de março, pelas 18h00, no auditório da Fundação, em Querença, uma reunião informativa sobre “Alojamento Local”. A iniciativa contará com a presença do arquiteto Manuel Vieira e Encarnação Monteiro, da CML, que explicarão o enquadramento da atividade.

Dar vida a terrenos degradadosA Fundação Manuel Viegas Guerreiro vai arrancar

com um projeto para revitalizar os terrenos degra-dados da freguesia de Querença. O programa “Da Teoria à Ação – Empreender o Mundo Rural” tem a cooperação da Algar, Câmara de Loulé e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional. A ideia visa dar vida a um território rural em estado crítico, com a colaboração de um grupo de jovens, especialmente em diversas áreas que estão a desenvolver projetos sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental.

pub

Publicação “O Louletano” nº 322 de 24 de Fevereiro de 2012

Alte

Oficina da PáscoaO Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte vai receber, de 26 a 30

de março, a Oficina da Páscoa, “O Nosso Musical”, com o monitor César Matoso. O público-alvo é para crianças e jovens dos 6 aos 12 anos. As inscrições estão abertas através do telefone 289 478058, ou [email protected], com um custo de 15€ (ins-crição). Entretanto, no dia 28 deste mês, pelas 21h00, neste espaço, está agendado um “Serão” com as gentes de Alte, subordinado ao “Bater do Esparto”.

Salir

Posto de farmácia vai abrirBrevemente, será aberto um novo posto de far-

mácia, na vila de Salir, resultado de um concurso efetuado pelo Infarmed. Este posto, e segundo o boletim informativo da Junta de Freguesia de Salir “Dando d’ Vaia”, será o “substituto” da Parafarmá-cia (Maisaúde), que, entretanto, encerrou, O posto farmacêutico de Salir ficará instalado na rua José Viegas Gregório, sendo dependente da farmácia Sousa Rodrigues.

Ambulância integrada na BemequerDe forma a dar continuidade ao exercício da ati-

vidade de transporte de doentes, a Junta de Freguesia de Salir integrou a Bemequer-Associação de Solida-riedade Social Local das Freguesias do Interior do Algarve (Benafim, Querença e Salir), adaptando-se às exigências da legislação. Esta associação tem por objetivo assegurar um serviço de qualidade, habili-tando todos os seus profissionais com a formação adequada e melhorar a saúde e bem-estar de todos os seus utentes.

Page 11: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 11

Fernando Santos Graça

Futebol

Quarteira e Campinense vencem

Em jogos a contar para a 21ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, o Quarteira SC bateu, no seu terreno, o CF “Os Estom-barenses”, por 2-0, e o JS Campinense goleou o Santaluziense, por 5-2 (golos de Mário, 2, Vítor Quadros, 2, e Amador). A classificação é liderada pelo Lusitano FC, com 54 pontos, seguido do CF “Os Armacenenses, em 2º, 51 e FC Ferreiras, 3º, 49. O JS Campinense mantém a 4ª posição, com 34 pontos, fruto de 9 vitórias, 67 empates e 5 derrotas, com 33-17 em golos. O Quarteira SC ocupa a 7ª, com 28 (8-4-9-35-33).

…assim como Almancilense e Quarteirense

Na 13ª jornada do Distrital da 2ª Divisão, o CDR Quarteirense B goleou, fora, o GC Tavira, por 4-0, e a SR Almancilense derrotou, em Almancil, a ED Bensafrim, por 1-0. Na geral individual, a JC Aljezurense lidera com 30 pontos, cabendo a 4ª e a 5ª, ao Quartei-rense B e Almancilense, com 19 e 16, respetivamente.

Louletano cede empate

Na 20ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Sul, o Louletano DC empatou, no Estádio Algarve, com o 1º de Dezembro, a uma bola. Na classificação, o Louletano ocupa a 7ª posição, com 30 pontos, fruto de 8 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com um saldo de 19-19 em golos. A prova é liderada pelo Torreense, com 42.

…e Quarteirense vencePor sua vez, no Nacional da 3ª Divisão, Série F, o CDR Quar-

teirense derrotou, em Quarteira, o Aljustrelense, por 2-0. Noutras partidas, o SC Farense venceu a UD Messinense, por 3-2, o CF Esperança de Lagos bateu o Sesimbra, por 2-0, enquanto o GD Lagoa foi empatar, à Costa da Caparica, com o Pescadores, a zero bolas. O campeonato é comandado pelo Farense, com 47 pontos, secundado pelo E. Lagos, 36, e Quarteirense, 34.

O ciclista australiano Richie Porte (Sky) venceu a 38ª Volta ao Algarve em Bicicleta, depois de ter sido ter-

ceiro classificado no contra-relógio individual (Lagoa-Portimão). O corredor da Sky, que chegou à liderança da “Algarvia” com a vitória no Alto do Malhão (Loulé), defendeu-se bem na tirada decisiva, perdendo somente 13 segundos para o seu colega de equipa Bradley Wiggins e Tony Martin (Omega Pharma-Lotto), que foi segundo a escassos 0,73 centésimos de segundo do vencedor. Richie Porte terminou, assim, a prova algarvia, em 19:02:43 horas. Tony Mar-tin, o vencedor do ano passado, quedou-se no 2º lugar, a 37segundos do australiano, seguido de Wiggins, a 44s. Os portugueses Rui Costa (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack-Nissan) não conseguiram segurar as suas posi-ções, e desceram ao 5º (a 58s) e 6º lugar finais (a 1:02s), respetivamente. Registe-se que o 4º lugar foi assegurado por Jurgen van den Broeck (Lotto-Belisol), a 50 s. Coletivamente, a Sky

Btt

Alte acolhe maratona

A 14ª edição da Maratona BTT de Alte vai decorrer no dia 29 de abril, numa iniciativa da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte. Os percursos e classes disponíveis são os seguintes: Classes Lazer: Nível 1 – Passeio Familiar (16km); Nível 2 – Passeio Clássico (25km); Nível 3 – Meia Maratona Lazer (48km); Nível 4 – Maratona Lazer (83km). Classes de Competição: 2ª Prova da Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone (83km); Taça de Portugal para atletas com deficiência (48km); Ciclodesportistas (83km); Para acompanhantes: Passeio Pedestre; Passeio Bicicletas Urbanas. As inscrições para as classes de lazer podem ser feitas através de www.epalte.pt.

Todo-o-terreno

Salir TT já fervilha

A Associação Cultural de Salir (ACS), por intermédio da sua seção de Motorismo, iniciou em outubro de 2011 a preparação do 23º Salir TT, o mais emblemático passeio de viaturas 4x4, motos e quads à Serra do Caldeirão, que irá ter lugar a 3 e 4 de março. A concentração dos participantes será na Junta de Freguesia de Salir, a partir das 7h30 do dia 3, onde será instalado o centro logístico do evento. No dia 4, a caravana parte cerca das 9h00 e terá uma pro-gressão mais lenta, com passagem por vários pontos de atividades de aventura e jogos tradicionais.

Juniores

Louletano vence na F. da Foz

No arranque da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, de juniores, o Louletano DC venceu a Naval, na Figueira da Foz, por 3-2, ao passo que o Portimonense SC derrotou, em casa, a Sanjoanense, por 2-1. O Louletano é 7º, com 9 pontos.

Volta ao Algarve

Australiano foi o vencedor

O filme das etapas:1ª etapa – Dunas Douradas (Almancil)-Albufeira (151km)

– 1º foi o belga Gianni Mensman (Lotto Belisol), com 4:02:17h, que cortou a linha de meta ao sprint, à média de 37,394 km/hora;

2ª etapa – Faro-Lagoa (187,5km) – o norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) venceu esta tirada ao sprint, com o tempo de 4:57:23h, valendo-lhe a camisola amarela. Filipe Cardoso, em 11º, foi o melhor português;

3ª etapa – Castro Marim-Alto do Malhão/Loulé (194,6km) – o australiano Richie Porte (Sky) foi o mais forte nesta longa e difícil etapa, chegando ao alto do Malhão, em 4:55:11h (média de 40 km/hora). Seguiam-se-lhe os portugueses Tiago Machado (RadioShack) e Rui Costa (Movistar), em 2º e 3º, a 7 segundos. Porte arrebatou, deste modo, a camisola amarela ao seu colega de equipa (Edvald Boasson);

4ª etapa – Vilamoura-Tavira (186,3km) – o alemão Ge-rard Ciolek (Omega Pharma/QuickStep) venceu, ao sprint, a etapa, com o tempo de 4:35:01h (média de 40,645km/hora). A “amarela” manteve-se no dorso de Porte;

5ª etapa – Lagoa-Portimão (25,8 km, cri) – o triunfo coube a Bradley Wiggins (Sky), com o tempo de 32,48m.

foi a grande vencedora, com 57:11:45h, seguida da Lotto-Belisol, a 1:25m, e da Movistar, a 1:38m. Na classificação por Pontos, o 1º foi Edvald Boasson Hagen (Sky), com 41; na Montanha, o português Sérgio Sousa (Efapel-Gladisson) foi o mais forte (12 pontos); e nas Metas Volantes, Raul Alarcón (Efapel-Gladisson), foi o mais rápido (7 pontos).

Volta ao Algarve passagem em Alte

Page 12: O Louletano 322

12 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

pub

Publ

icaç

ão “

O L

oule

tano

” nº

322

de

24 d

e Fe

vere

iro d

e 20

12

Page 13: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 13

pub

Page 14: O Louletano 322

14 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Vale do Lobo

“Brincadeiras com Cadeiras” em exposição

Está patente ao público, até 31 de agosto, na Galeria de Arte de Vale do Lobo, a exposição “Brincadeiras com Cadeiras” em colaboração com o Centro Cultural de São Lourenço de Almancil, que apresenta 14 variações de uma cadeira de forma muito especial.

Ciclo de Sessões Informativas

Questões sociais em destaque

No dia 24 de fevereiro, arranca, no auditório do Centro Autár-quico de Quarteira, das 9h30 às 12h30, com o workshop “Apoio a vítimas imigrantes e de tráfico de seres humanos”, um conjunto de sessões informativas direcionadas a técnicos com interven-ção na área social, jovens estudantes, voluntários, populações desfavorecidas e público geral. Proporcionar a profissionais que trabalhem direta ou indiretamente na área da imigração e tráfico de seres humanos, novos conhecimentos e aptidões acerca desta área é o principal objetivo desta iniciativa.

Do programa fazem parte, entre outros temas, o conceito de imigração, fatores que contribuem para o fenómeno imigratório, o tráfico de seres humanos (mitos e factos), enquadramento legal, estatuto de vítima de TSH, apoio às vítimas de TSH, cooperação interinstitucional. O workshop é apresentado pelas equipas do Projeto SUL da APAV

Para o dia 28 de fevereiro, está prevista uma sessão informativa dedicada à “Nutriterapia – A medicina do Futuro”, que acontece na Escola Secundária de Loulé, das 10h00 às 12h00.

Pretende-se sensibilizar e motivar os jovens estudantes para a prática de uma alimentação saudável. A Nutriterapia ou Medicina Ortomolecular tem como objetivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo, que se consegue através do uso de substâncias e elementos naturais, como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos, ácidos gordos, enzimas e coenzimas que vão permitir o reequilíbrio.

Os técnicos de Ação Social da Autarquia apresentam uma sessão informativa a 21 de março, das 15h00 às 17h30, sobre as práticas em instituições de apoio à terceira idade, que se realiza na Santa Casa da Misericórdia de Loulé.

No encerramento deste ciclo, será apresentado o tema “Nutrite-rapia – Como evitar a doença – Alimentação Saudável”, que decorre a 23 de março, das 18h00 às 21h00, na Escola nº 3 de Loulé, e que visa sensibilizar a população em geral e motivar para a prática de uma alimentação saudável. Georgina Fonseca, terapeuta de medi-cina natural, irá falar sobre a importância dos alimentos saudáveis. O público desta sessão serão os moradores dos Bairros Sociais de Loulé – Bairro Ex-Car e Edifício Santa Luzia.

Está patente ao público na Re-sidência André

Gouveia, em Paris, até ao dia 10 de março, a exposição de comemoração dos 30 anos de carreira da escritora Lídia Jorge, “O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 anos de Es-crita Publicada”. Trata-se da reedição da iniciativa que aconteceu entre dezembro de 2010 e março de 2011, no Convento de Santo de Santo António, em Loulé, e que surge agora na “cidade luz”, numa organização da Cité Internationale Univer-sitaire de Paris, Fundação Nacional, com a colabora-ção da Câmara Municipal de Loulé. O presidente da autarquia louletana, Seruca Emídio, marcou presença na inauguração desta iniciativa que constitui uma mostra

Lídia Jorge leva exposição a Paris

“O realismo mágico na literatura portuguesa” apresentado em Loulé

No próximo dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andre-sen, em Loulé, irá receber a apresentação do livro “O realismo mágico na literatura portuguesa”, de Paulo Serra. O autor, Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, é professor e investigador na área do realismo mágico. Autor da tese publicada "O Realismo Mágico na Lite-ratura Portuguesa”, apresenta este seu primeiro livro resultante da sua tese.

Para esta apresentação o autor contará com a pre-sença de Petar Petrov, doutor em Literatura Comparada (Portuguesa e Brasileira) pela Universidade de Lisboa, professor Associado da Faculdade de Ciências Huma-nas e Sociais da Universidade do Algarve (docente das disciplinas de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literaturas Estrangeiras de Língua Portuguesa e Literatura Comparada), e com a presença da conceituada escritora louletana Lídia Jorge.

A entrada é livre.

“Papel por Alimentos”

Iniciativa foi um sucesso no Algarve

O Banco Alimentar Contra a Fome lançou no passado mês de Janeiro a campanha “Papel por Alimentos”, de âmbito nacional, com contornos ambientais e de soli-dariedade com a qual pretendia incentivar a população a trocar papel usado por alimentos. Recorde-se que a ação, em parceria com a Quima, visa trocar papel por alimentos. Por cada tonelada de papel recolhido, são entregues 100 euros em alimentos indicados pela Fede-ração Portuguesa dos Bancos Alimentares. No Algarve foram recolhidos 7.530,00 kg.

Perante o sucesso apresentado na região, a iniciativa vai continuar através das instituições locais, empresas e particulares.

sobre a vida e obra da es-critora natural de Loulé, e que integra obras, objetos e documentários sobre a Lídia Jorge.

Para o responsável muni-cipal, esta iniciativa reveste-se de especial importância não só pelo reconhecimento da própria escritora no con-

texto literário mundial mas também pela promoção do Município de Loulé naquele que é um dos maiores centros culturais do mundo.

A Divisão de Gestão de Recursos Humanos e Qualidade da Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a empresa Link Think, realiza no próximo dia 6 de março, a partir das 9h30, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, um workshop intitulado “Sustentabilidade e Eficiência na Ad-ministração Local – Reforma do Poder Local, do Setor Empresarial e OE 2012”. Entre os oradores convidados vão estar Artur Trindade, Secretário-

Geral da ANMP (Associação Nacional de Muni-cípios Portugueses), e Teresa Venda – Gestora de Empresas, Ex-Deputada à AR e Ex-Vice Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. A partici-pação implica o preenchimento de uma ficha de inscrição (disponível em www.cm-loule.pt), que deverá ser remetida para [email protected] ou fax 211993950. Mais informações: Ana Gavela – 211994691.

Workshop “Sustentabilidade e Eficiência na Administração Local” em Loulé

Page 15: O Louletano 322

O LOULETANO24 | Fevereiro | 2012 15

Pesquisa e coordenação de Jobat 223

III

O LOULETANO | 322 15

O êxito desta série ilustrada foi de tal ordem que influenciou, inclu-sive em Portugal, o aparecimento de duplas similares em publicações humorísticas ou infantis, no intento de captar a atenção dos leitores para

Aniversário”, Edições Época de Ouro, 1996, página 137, tece consi-derações acerca dessa particularidade, num texto intitulado “Serafim e Malacueco – O Elogio da Preguiça”: «… Deve ainda referir-se dois pares de heróis portugueses que alguma influência receberam da equipa inglesa: “Zé Pacóvio e Grilinho”, de Cardoso Lopes, e “Zé Patola e Celorico”, de Pinto de Magalhães. Já agora as correspondências: “Tired Tim”, o gordo – “Malacueco”, “Grilinho”, “Celorico”; “Weary Willie”, o magro – “Serafim”, “Zé Pacóvio”, “Zé Patola”. A popularidade de “Serafim e Malacueco” foi muito grande entre a juventude portuguesa dos anos 40. Mas qual a razão dessa popularidade? Talvez fosse, ao fim e ao cabo, a forma aventurosa como os dois vagabundos encaravam a vida.»

Convém informar que a série “Zé Pacóvio e Grilinho”, de Car-doso Lopes, possivelmente inspirada em “Serafim e Malacueco”, não reflecte, nem fisionomicamente nem no enredo, as personagens da dupla inglesa. Já o mesmo não acontece com “Zé Patola e Celorico”, de Pinto de Magalhães, cujos desenhos são cópia, por decalque – excepto os barretes saloios que envergam – dos originais ingleses então publicados na revista “Chips”.

Abordadas quanto baste as personagens “Serafim e Malacueco” e o seu criador, debrucemo-nos um pouco sobre a tarefa de Raul Correia como co-autor do êxito que a série conquistou entre os pequenos leitores que duas vezes por semana a saboreavam. Ressaltando o atrás afirmado, as trapalhices dessa hilariante dupla encontraram no director (literário) d’«O Mosquito», não um banal tradutor, mas um artista da palavra que sabiamente complementava a trama e uns desenhos artisticamente bem concebidos, com uma descrição saborosa, rica de humor e notoriamente bem escrita. Ele escrevia como gostaria de ler, como achava que captaria o leitor; e conseguia-o em tudo o que escrevia, desde prosa a poesia, porque acima de tudo era, na realidade, um grande poeta!

É um facto, de há muito consensual, que um dos factores que maioritariamente contribuíram para a carinhosa ligação entre a revista “O Mosquito” e os seus leitores foi o estilo de escrita utilizado por essa figura ímpar chamada Raul Correia. Todos os textos publicados nesse bissemanário, mormente as traduções das séries ilustradas, eram sempre da lavra clara, límpida, macia e terna desse esteta da língua, que a todos os

leitores cativava. Gostava de escrever, às vezes era ex-cessivo, mas fazia-o como poucos, com um nível que nunca baixava. No trato com os leitores, nos textos em que assinava como “Avozinho”, a simpatia, a ternura e o carinho brotavam como água de uma nascente cantante, que dava prazer saborear, tal a cadência e harmonia, doçura e simpatia com que respondia aos seus inúmeros “netos”. Fez escola a sua arte no trato com os jovens. Nunca director algum cativou os leitores de uma publicação infanto-juvenil como Raul Correia. O êxito do jornal “O Mosquito”, credor que é das séries ilustradas que publicou, do naipe de colaboradores na área dos contos – José Padinha, Orlando Marques, Lúcio Cardador, entre outros –, do ilustrador ímpar que foi Eduardo T. Coelho, secundado por um Péon, um Garcês, um José Ruy e outros, muito deve à sombra tutelar desse gigante da prosa que foi Raul Correia. Foi uma honra para mim ter privado alguns anos com ele. Ainda hoje a memória desse homem é recordada com imensa ternura e carinho. Obrigado pelas nossas recordações, RAUL CORREIA.

PS - As páginas de “Serafim e Malacueco” publicadas devem-se à gentileza de Catherine Labey, que as digitalizou, legendou e retocou, e de Manuel Vilela, das Edições “Bonecos Rebeldes”, que, antecipando a sua saída em álbum, autorizou a sua publicação. A ambos, o nosso reconhecido agradecimento.

José Batista

RAUL CORREIA, director literá-rio d’O Mosquito, co-autor do êxi-to da série “Serafim e Malacueco”.

“Serafim e Malacueco”, série publicada na revista “Valente” nº1 (03/12/1956), dirigida por Roussado Pinto.

“Zé Patola e Celorico”, por Pinto Magalhães, série publicada na Revista “O Pirilau” nº 6, de 1939.

as peripécias rocambolescas desses preguiçosos bonacheirões. A. Dias de Deus, numa saborosa prosa publicada no volume “O Mosquito – 60º

Page 16: O Louletano 322

16 24 | Fevereiro | 2012O LOULETANO

Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 9 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção

Redacção :Apa r t ado 11978100 - 601 LOULÉTe lm: 969608259

ge ra l@o lou l e t ano .p t

www.olouletano.ptnum computador perto de s i . . .

3 2 2

O Louletano/Loulé Con-celho/Dunas Douradas, que se mantém este ano

como equipa de clube, foi apresentado oficialmente em frente ao edifício dos Paços do Concelho de Loulé, com mui-tos adeptos a assistir, e onde desfilaram, um a um, os onze elementos que vão levar o nome de Loulé pelas estradas nacionais e do estrangeiro.

Recorde-se, depois de vários anos como continental, a equipa reduziu o orçamento e apresenta-se este ano, novamente, como formação amadora, e segundo o presidente António Brito do Adro, como a “melhor equipa amadora nacional”

“Este ano, não havia condições económicas. É preciso muito dinheiro para isso e preferimos fazer uma equipa

amadora boa a uma equipa continental má”, explicou o presidente do Louleta-no, que defende a ideia de “não deixar morrer o ciclismo numa terra que adora a modalidade. Foi um trabalho difícil, em tempos complicados, mas conseguimos.”

O orçamento do Louletano/Dunas Douradas para este época ronda os 60 mil euros, bastante longe dos 200 mil euros que seriam necessários para “sermos uma equipa continental”.

Desse modo, o sonho da equipa profissional fica adiado mas, “se hou-ver retoma, talvez consigamos reunir os apoios necessários para subir de escalão”, acrescentou o dirigente.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, o vice-pre-sidente da Associação de Ciclismo do

Algarve, Bernardino Caliço, autarcas, dirigentes do Louletano DC, represen-tantes dos principais patrocinadores e o antigo campeão nacional e ex-atleta do clube João Cabreira, também esti-veram presentes na apresentação aos adeptos alvi-rubros.

O autarca elogiou “o esforço e a luta” da direção do Louletano, que “acreditou e avançou com a formação de uma equipa em tempos difíceis”, conseguindo man-ter o nome da cidade e do concelho na estrada. “Nunca desistiram e acreditaram sempre, com o apoio do nosso tecido empresarial”, disse, realçando a atitude e o apoio das Dunas Douradas Beach Club ao Louletano, como um dos clubes mais antigos e grande historial no ciclismo algarvio e nacional.

FSG

A equipa

De novo sob a direção desportiva de Jorge Piedade, o Louletano/Dunas Douradas apresenta-se, este ano, como “a melhor equipa ama-dora” do pelotão nacional.

Rui Vinhas (ex-Paredes), Jorge Montenegro (ex-Andaluzia), Fábio Liaça (ex-sub 23, Alcobaça), Dominic Mestre (ex-sub-23) e Vítor Valinho(ex-sub-23, do Cartaxo) são as caras novas, juntando-se a Bru-no Saraiva, Antonio Olmo, Celestino Pinho, Micael Isidoro, Eugeniu Cozonac (ex-sub-23) e Iuri Jorge (ex-sub-23) que transitam da anterior época. A equipa completa-se com Pedro Claudino (massagista), Lisuarte Martins (mecânico), Rui Domingos e Pedro Neto Gomes (médicos). João Simões (btt) foi igualmente apresentado como atleta do clube. Para o di-retor desportivo Jorge Piedade, Bruno Saraiva, Celestino Pinho, Antonio Olmo e Jorge Montenegro serão as nossas grandes «armas» para atacar as provas nacionais e no estrangeiro, especialmente em Espanha.

CICLISMO

Louletano/Dunas Douradas apresenta equipa amadora