O Louletano 327

16
4 | Maio | 2012 1 LOULÉ magazine pág 3 e 4 DESTAQUE Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 8 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção Festa da Espiga 2012 - Tradições em Destaque pág 5 0,80 Sexta-Feira 4 de Maio de 2012 - Nº 327 - Ano 9 - Director: Fernando Santos Graça | ISSN 1646-8457 JÁ ESTÁ NAS BANCAS FREGUESIA DE ALTE ENTREVISTAS - EVENTOS ARTESANATO - HISTÓRIA ESCULTURA - PINTURA FOTOGRAFIA - MAPAS LENDAS - TRADIÇÕES Juniores Louletano perde Em jogo a contar para a 12ª jornada da segunda fase (manutenção) do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Zona Sul, juniores, o Louletano DC perdeu, em Oliveira de Azeméis, com a UD Oliveirense, por 3-0. Por sua vez, o Portimonense SC foi ganhar ao Casa Pia, por 1-0, mantendo, os quatro pontos que o separam do emblema de Loulé. O Louletano está em 5º lugar (em zona de despromoção), com 26 pontos (5-5-2-21-19), quando faltam duas únicas jornadas para o final a competição. …e Internacional de Almancil não sobe Terminou a segunda fase do Nacional da 2ª Divisão, zona 3, de juniores, e o Internacional Clube de Almancil não conseguiu a almejada subida ao escalão primodivisionário. Os alman- cilenses classificaram-se na 3ª posição com o mesmo número de pontos (11) do SC Olhanense, que, por ter maior diferença de golos (10), subiu de divisão, juntamente com o U. Coimbra (12). O Internacional registou 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, 19-12 em golos. Voleibol Universitários algarvios com boa prestação AAssociação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG) realizou uma exce- lente prestação nos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram no Pavilhão de Gualtar na Universidade do Minho. A equipa masculina atingiu o 4º lugar na classificação geral da competição entre 12 equipas à partida. Na atribuição do 3º lugar, voltou a perder com a AEFEUP, com a qual já tinha perdido na fase de grupos. Por seu turno, a equipa feminina da AAUALG disputou unicamente a fase de grupos, averbando duas derrotas, ficando arredada da segunda fase. Terminou na 12ª posição do quadro competitivo. O Bloco de Esquerda (BE) deu entrada no Parlamento de um Projeto de Resolução que propõe ao Governo a abolição da cobrança de portagens e a retirada dos respetivos pórticos na Via do Infante (A22), de forma a contribuir para o relançamento da economia da região e para a devolução da dignidade a populações e turistas. De referir que o tráfego na A22 diminuiu 56,3% no pri- meiro trimestre de 2012, em comparação com o período do ano anterior. Política Bloquistas contra portagens na A22 Quinta da Ombria “É um projeto que pretende dinamizar verdadeiramente concelho de Loulé”

description

Jornal do concelho de Loulé

Transcript of O Louletano 327

O LOULETANO4 | Maio | 2012 1

1LOULÉmagazine

pág 3 e 4

DESTAQUE

A VIDA DE SAPATEIRO NOS DIAS DE HOJE

Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 8 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção

Festa da Espiga 2012 - Tradições em Destaque pág 5

€ 0,80

Sexta-Feira 4 de Maio de 2012 - Nº 327 - Ano 9 - Director: Fernando Santos Graça | ISSN 1646-8457

JÁ ESTÁ NAS BANCAS

FREGUESIA DE ALTEENTREVISTAS - EVENTOSARTESANATO - HISTÓRIAESCULTURA - PINTURAFOTOGRAFIA - MAPASLENDAS - TRADIÇÕES

Juniores

Louletano perdeEm jogo a contar para a 12ª jornada da

segunda fase (manutenção) do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Zona Sul, juniores, o Louletano DC perdeu, em Oliveira de Azeméis, com a UD Oliveirense, por 3-0. Por sua vez, o Portimonense SC foi ganhar ao Casa Pia, por 1-0, mantendo, os quatro pontos que o separam do emblema de Loulé. O Louletano está em 5º lugar (em zona de despromoção), com 26 pontos (5-5-2-21-19), quando faltam duas únicas jornadas para o final a competição.

…e Internacional de Almancil não sobe

Terminou a segunda fase do Nacional da 2ª Divisão, zona 3, de juniores, e o Internacional Clube de Almancil não conseguiu a almejada subida ao escalão primodivisionário. Os alman-cilenses classificaram-se na 3ª posição com o mesmo número de pontos (11) do SC Olhanense, que, por ter maior diferença de golos (10), subiu de divisão, juntamente com o U. Coimbra (12). O Internacional registou 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, 19-12 em golos.

Voleibol

Universitários algarvios com boa prestação

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG) realizou uma exce-lente prestação nos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram no Pavilhão de Gualtar na Universidade do Minho. A equipa masculina atingiu o 4º lugar na classificação geral da competição entre 12 equipas à partida. Na atribuição do 3º lugar, voltou a perder com a AEFEUP, com a qual já tinha perdido na fase de grupos. Por seu turno, a equipa feminina da AAUALG disputou unicamente a fase de grupos, averbando duas derrotas, ficando arredada da segunda fase. Terminou na 12ª posição do quadro competitivo.

O Bloco de Esquerda (BE) deu entrada no Parlamento de um Projeto de Resolução que propõe ao Governo a abolição da cobrança de portagens e a retirada dos respetivos pórticos na Via do Infante (A22), de forma a contribuir para o relançamento da economia da região e para a devolução da dignidade a populações e turistas. De referir que o tráfego na A22 diminuiu 56,3% no pri-meiro trimestre de 2012, em comparação com o período do ano anterior.

Política

Bloquistas contra

portagens na A22

Quinta da Ombria

“É um projeto que pretende dinamizar verdadeiramente concelho de Loulé”

2 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Ficha

Técnic

a

Registo N.º 124092 | Depósito Legal | Nº 186363/02 | Periodicidade: QuinzenárioSede: Avenida Marçal Pacheco nº 67 8100 Loulé | e-mail: [email protected] | http://www.olouletano.pt

Director: Fernando Santos Graça Sub-Director: António Peleja Redacção: Fernando Santos Graça - [email protected]; Sílvia Inácio Martins - [email protected] Colaboradores: Hélio Bernardo Lopes - Luís Monteiro Pereira - José Batista Departamento Comercial: [email protected] Paginação: António M. F. Peleja Composição e montagem: SJS - So-ciedade Jornalística do Sul, Lda Propriedade: SJS Sociedade Jornalística do Sul, Lda, Registada no Instituto de Comunicação Social, com o Nº 124092 Editor: SJS Sociedade Jornalística do Sul, Lda Administração e Contabilidade: Apartado 1197 - 8100 Loulé Redacção/Assinaturas/Publicidade: Apartado 1197 - 8100 - Loulé Sede: Avª Marçal Pacheco, 67 - 8100 Loulé Impressão: CORAZE - 3720 Oliveira de Azeméis - Telf.: 256 600 580-e-mail: [email protected] Tiragem : 3.000 exemplares S.J.S. Sociedade Jornalística do Sul, Lda. é constituída pelos seguintes elementos: Francisco Guerreiro - Pedro Contreiras- ISSN 1646-8457

SEGURANÇAI N

ao raio X

Alte

Centro de animação em

Assembleia Geral

Vai ter lugar, no próximo dia 21 de maio, pelas 21h00, nas instalações do Centro de Ani-mação Infantil, a Assembleia Geral Ordinária do Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte (CAA-CFA). A análise e aprovação do relatório de contas de 2011 é um dos pontos a debater.

S. Bartolomeu de Messines

Exposição de ciclomotores

No dia 13 de maio, vai decorrer o 3º Encontro de Motorizadas e Ciclomotores Antigos de S. Bartolomeu de Messines, numa organização do Moto Clube Antigas Aceleras Messinenses.

O Movimento Por Um Algarve Livre de Petróleo (MALP) re-pudia as declarações da secretária de Estado do Turismo, Cecília Mei-reles, ao jornal “O Al-garve, onde disse que o “Petróleo e Turismo não são necessariamente in-compatíveis”. O MALP considera que tais afir-mações são “altamen-te prejudiciais para a região do Algarve”, estanhando que “uma secretária de Estado, que deveria zelar pela máxima sustentabili-dade económica e am-biental do setor de ativi-

Algarve“Dia da Igreja Diocesana” cele-bra-se em Silves

O “Dia da Igreja Dioce-sana”, que terá lugar a 26 de maio, celebrar-se-á, este ano, em Silves. Segundo a organização, serão esperadas mais de 2.500 pessoas nesta ocasião, durante a qual se fará um balanço daquela que foi a aplicação, durante seis anos, do programa Pastoral da Diocese do Algarve. D. Manel Neto Quintas, Bispo desta Dio-cese, será um dos presentes.

Faro“Medicina popular” em exposição

A Medicina Popular no Concelho de Faro”, intitu-lada “Para Grandes Males, Grandes Remédios”, está em exposição no Museu Regional do Algarve, em Faro, até 17 de junho. É um tributo à sabedoria e ao ima-ginário daqueles que através do improviso, criatividade, experiência e superstição souberam tirar partido da natureza e da espiritualidade para responder aos azares na saúde, infortúnios na vida pessoal, previsões no futuro ou aos receios.

Loulé

Detidos ladrões de cobre

Dois homens, de 28 e 40 anos, foram detidos pela GNR de Loulé, quando desativavam uma caixa de transformação de um poste de eletricidade na zona sul da cidade louletana para furtar cobre. Os suspeitos, desem-pregados e referenciados por furtos, foram surpreendidos em flagrante. A GNR identificou, também, e constituiu arguidos dois outros homens, de 35 anos, quando desman-telavam várias portadas de alumínio, perto do Canil de S. Francisco, furtadas de uma casa no empreendimento Vila Sol (Quarteira). Mais recentemente, na zona de Monte Seco (S. Sebastião), a GNR identificou dois indivíduos, de 21 e 35 anos, por suspeita de furto de cobre de um contentor da TMN, que terão arrombado. Os militares apreenderam, ainda, cabos de cobre e ferramentas de corte de descarnagem.

“Amigos do alheio” atacam na serra

As pacatas aldeias e sítios do interior do concelho de Loulé estão a ser cobiçadas pelos “amigos do alheio”. Recentemente, Águas Frias (Alte) e Sobeira Formosa (Salir) ficaram às escuras, por força dos roubos dos fios (cobre) da rede elétrica, que abastece as localidades. Nas Águas Frias foi, mesmo, instalado um gerador para fornecimento de energia até ser solucionado o problema pelos técnicos da EDP.

Vilamoura

Turistas ingleses atacados

Dois turistas de nacionalidade inglesa, de cerca de 20 e 40 anos, foram atacados por um gang de cinco ou seis elementos, quando regressavam, por um caminho pedonal, à casa, onde estavam alojados junto ao empreendimento Old Village, em Vilamoura. Os assaltantes fugiram com um relógio (avaliado em cerca de 200 libras) e 160 euros, que os turistas tinham nos bolsos. O mais velho sofreu pequenos ferimentos. A GNR de Vilamoura tomou conta da ocorrência.

De 24 de abril a 1 de maio, decorreu a

XVIII Semana Cultural de Alte, evento que mar-ca a tradição no interior do Concelho de Loulé, com um vasto programa de animação cultural, desportiva e recreativa.

A Semana Cultural de Alte culminou com o tradicional Festival de

Folclore e cerimónia tradi-cional de Casamento com Boda, no dia 1 de maio, junto à Fonte Pequena, e que atraiu à aldeia inúmeros visitantes. Este ano participaram neste evento o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, o Rancho Folclórico “As Tri-gueirinhas do Pisão” (Vila Nova de Gaia), o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira de Leiria e

o Rancho Folclórico do Vale de Santarém. De referir que no dia 29, o grande destaque foi para o desporto e para a realização de mais uma edição do Passeio/Mara-tona de BTT de Alte, com os percursos: Maratona (83 km), Meia-Maratona (48km), Passeio Clássico (25km) e Passeio Familiar (16km).

XVIII Semana Cultural de Alte

A tradição em destaque no interior algarvio

Ambiente

MALP contesta secretária de Estado

dade que tutela veja como compatível, a aposta na indústria petroquímica na costa marítima do Algarve

com a atividade turística”. Como tal, o MALP apela ao deputado Mendes Bota (PSD) que interceda junto do Governo PSD/CDS na defesa da sustentabilidade futura do Algarve e na suspensão imediata do contrato de prospeção e exploração de petróleo no Algarve. Alerta, ainda, os responsáveis políticos lo-cais e cidadãos residentes no Algarve para os efeitos negativos na atividade turística e piscatória. O MALP vai marcar pre-sença na manifestação internacional “Primavera Global”, em Lisboa, no dia 12 de maio.

Quarteira

Discussão termina com esfaqueamento

Ao final da tarde do passado dia 26 de abril, uma discussão entre dois indivíduos terminou com o esfaque-amento (na zona lombar) de um dos envolvidos. Tudo aconteceu no Edifício Alsol, em Quarteira. A vítima foi transportada para o Hospital de Faro, em estado grave e o agressor pôs-se em fuga.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 3

Sílvia Inácio Martins

Em que situação se encontra o projeto “Quinta da Ombria”?

O Plano de Pormenor da Quinta da Ombria foi aprovado em 2008, por unanimidade, na Assem-bleia Municipal de Loulé. Após esse passo, iniciou-se a elaboração dos projetos de infraestruturas e do campo de golfe, os quais foram alvo de uma apreciação sob a sua componente ambiental, dando lugar à aprovação do RECAPE, o que aconteceu em Outubro de 2011. Neste momento estamos a concluir uma alteração do Plano de Pormenor, por imposição da renovação da Declaração de Impacte Ambiental, sendo que, logo que concluída e aprovada essa alteração, a Câmara Municipal poderá emitir o alvará de obras de

Quinta da Ombria

“É um projeto que pretende dinamizar verdadeiramente concelho de Loulé”, defende Hélder Martins

Uma empresa de capitais finlandeses, com sede em Loulé, pretende implementar um hotel e campo de golfe no interior algarvio. “O Lou-letano” foi saber em que situação se encontra o projeto e falou com Hélder Martins, diretor da Quinta da Ombria...

infraestruturas. O promotor continua

disponível a arrancar com

essas obras, logo que tenha a respetiva autorização.

Não há então, previsão para o início das obras?

Como disse, logo que

tenhamos o alvará, o que esperamos que aconteça dentro de pouco tempo, va-

mos arrancar com as obras.

Qual é a mais-valia des-te projeto para o interior algarvio?

Sempre disse, e como

apenas poderá ser revitali-zado se tiver lá atividades económicas que o dinami-zem, que criem emprego e riqueza. Essa é a mais-valia da Quinta da Ombria pois, quando concluído, o projeto criará 300 postos de traba-lho diretos, para além dos indiretos. Como sabe, temos um protocolo assinado com o Instituto de Emprego que, quer nós, diretamente, quer qualquer empresa que para nós venha a trabalhar, caso tenha necessidade de recrutar recursos huma-nos, obriga-se a consultar o Centro de Emprego de Loulé. Assim se protege o emprego local.

Para além das parecerias que já temos em vigor, do apoio às IPSS das fregue-sias de Querença e Tôr,

da promoção do “Algarve autêntico”, assim se interage com as populações locais

e se dinamiza o interior algarvio.

Por muito importantes

sabe sou natural e vivi a maior parte da minha vida no interior, que o interior

O que é a Quinta da Ombria?

A Quinta da Ombria é um projeto turístico, de baixa densidade, que pretende implantar no interior do conce-lho de Loulé uma unidade hoteleira de cinco estrelas, três aldeamentos turísticos e 31 moradias unifamiliares. Para além disso integra um campo de golfe de 18 buracos, uma área de exploração agrícola, para os residentes na Quinta, e utilização dos turistas e uma faixa de proteção ambiental e enquadramento, totalmente preservada, com 65 hectares, onde serão apenas implementados percursos pedestres, zonas de observação de aves, zonas de repouso e leitura, entre outros.

Helder Martins, Director da Quinta da Ombria na apresentação do projecto

O projeto criará 300 postos de trabalho diretos

4 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Vilamoura

Markus vencer Solverde Poker

Markus May foi o vencedor da 4ª etapa do Torneio de Poker “Solverde Poker Season”, arrecadando o valor de 6.604,00 euros. Seguiram-se Albino Vítor Campos Correia (2º), Piergiorgio D’Ancona (3º), Roberto Lopez Gomez (4º), Joaquim António Lapao Pinto (5º), Pedro Miguel Rodrigues (6º), Manuel Fernandes Miranda (7º), José António Vivas Lopes (8º), João Pedro Gui-marães de Sá (9º) e Pedro Nunes Martins (10º). Esta edição contou com a participação de 267 jogadores no seu torneio principal, oriundos dos mais diversos pontos do país, bem como de Espanha, Itália, França e Alemanha, entre outros.

Diversão

Leões-marinhos no Aquashow

Três leões-marinhos são os três novos habitantes do parque de diversões do Aquashow, que abriu portas a 1 de maio. Oriunda da África do Sul, a nova famí-lia é composta por dois machos (o Balu e o Busby) e uma fêmea (a Twiggy), entre os 7 e os 19 anos, e com pesos que variam entre os 100 e os 230 quilos. Ao longo do dia realizam-se duas sessões de interação (com grupos de 15 pessoas) com os leões-marinhos (em julho e agosto estão previstas três sessões), com cerca de 45 minutos de duração. A interação começa com uma abordagem educacional e pedagógica sobre estes aninais, a qual permite descobrir o seu habitat. A sessão dá a conhecer de perto estes simpáticos mamíferos, que se alimentam de peixe vindo da Holanda. Esta sessão de interação tem um custo de 49,00€ por pessoa, e as fotografias 10,00€ cada. Além das novas atrações, o parque temático oferece várias atividades: montanha russa, Top Swing, Aquafly, Air Race, Express Trian, White Fall, Aqualândia, Piscian de Ondas, Escorregas Rápidos, Show de Araras, Aves de Rapina e Répteis, entre muitas outras. Tudo isto está incluído no preço das entradas (adulto – 27,00€; criança dos 5 aos 10 anos – 18,00€; sénior – 18,00€; criança até 4 anos – grátis). O Aquashow disponibiliza, também, Space Center (2,00€ por pessoa) e a pista de gelo (5,00€ por 30 minutos).

Boliqueime

Carrinhos de rolamentos

A Associação Cultural de Boliqueime (ACB) vai levar a efeito a 6ª Corrida de Carrinhos de Rolamen-tos, no próximo dia 13 de maio, a partir das 14h00, na descida entre S. Faustino e Alfontes.

Olhão

Cavaco Silva no cente-nário do Olhanense

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, presidiu às cerimónias comemorativas do Centenário do Sporting Clube Olhanense (SCO), que, recentemen-te, garantiu a permanência na I Liga do nosso futebol.

que tenham sido “projetos” que têm utilizado o interior como laboratório mas que, logo que acabam os subsí-dios os projetos desapare-cem, este é um projeto que não depende de subsídios e que quer dinamizar verda-deiramente o nosso concelho (Loulé) com produtos turís-ticos inovadores.

“É sempreimportante que

os turistas visitem o interior”

Quais são as valências turísticas da Quinta da Ombria?

A Quinta da Ombria não poderá apresentar “mais do mesmo”, sob pena de estar condenada, à partida.

Assim, aliaremos um projeto de muito baixa den-sidade, à sustentabilidade ambiental, com produtos turísticos como saúde e bem-estar, desporto, golfe,

turismo de natureza, entre outros. Por isso, para além do sol e praia, que assumida-mente não teremos, todos os produtos essenciais estarão neste projeto.

Os valores ambientais e culturais estão devidamen-te salvaguardados?

É evidente que, nos tem-pos atuais, os projetos que não respeitem integralmente todos os valores culturais e ambientais estarão conde-nados, à partida. Para além da vertente das energias limpas, onde os investidores, de nacionalidade finlandesa, são dos mais experientes do mundo, todos os anos que o projeto tem demorado a ir para o terreno têm sido dedicados a estudos na área ambiental. Não haverá, no Algarve e creio mesmo que no país, outro projeto turís-tico onde o ambiente tenha sido tão estudado e aprofun-dada a sua proteção.

Em termos culturais, a identificação com as tradi-ções e culturas locais serão um dos nossos pontos fortes. A interação com as popula-

A população local ajuda na apanha da azeitona na Quinta da Ombria

ções locais estará sempre presente. Atividades agrí-colas, com a apanha do me-dronho, da azeitona a serem efetuadas com a participação de diversas pessoas locais, a cedência de terrenos para práticas agrícolas, sendo que, no futuro a propriedade voltará a ter uma destilaria para a produção do nosso medronho, são apenas al-guns exemplos.

O património hidráulico na quinta é algo fundamental e de uma riqueza extraor-dinária, com uma mina de água, noras, tanques, levadas e um moinho de água. Este património será totalmente recuperado e posto á dispo-sição dos visitantes, tendo já sido disponibilizado, á Câmara Municipal ,a sua utilização futura, no âmbito de projetos museológicos

Que tipo de cliente procurará este empreen-dimento?

Esperamos todos os tipos de clientes. Não seremos formatados para o tipo de cliente A ou B.

No entanto achamos que

as famílias, os seniores e os turistas do modelo “slow life” serão os nossos prin-cipais alvos. No entanto te-remos igualmente condições para reuniões de grupos, atividades radicais, enfim, depois de surgir o projeto, no terreno, estamos em querer que ele será muito bem aceite pelos turistas que, cada vez mais têm uma consciência ambiental que os levará até ao interior. E é sempre importante que os turistas visitem o interior mas que por lá fiquem, senão apenas levarão as belas imagens mas, às populações locais, não deixarão nada.

Apesar de estarem pre-parados para começar o investimento no terre-no, tal só irá acontecerá depois do projeto estar devidamente licencia-do. Neste sentido, os responsáveis não estão a contratar pessoas ou serviços relacionados com a construção civil.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 5

Sílvia Inácio Martins

Cortelha

Alunos premiados na escrita

Os alunos da Turma K, da Escola EB1 da Cortelha (Salir) foram premiados no Concurso Uma Aventura…Literária 2012, da Editora Caminho, com dois textos coletivos. “A fada Rosa encontrou um namorado” (texto coletivo dos alunos do 1º e 2º ano) e “O grande desejo do gafanhoto Barnabé” (texto dos alunos do 3º e 4º ano) foram os textos elaborados na escola, em grupo, com o apoio da professora Cláudia. O primeiro texto foi um dos vencedores deste concurso de escrita, sendo-lhe atribuído o 1º prémio na modalidade Texto Original-Trabalho Coletivo. O segundo texto conquistou o 3º prémio na modalidade Texto Original-Trabalho Coletivo. Neste concurso concorreram escolas de todo o país, sendo apresentados cerca de 10.710 trabalhos, e a Turma K, a exemplo do ano passado, conseguiu ser uma das melhores. Os textos premiados estão disponíveis no blog da escola: http://escola-da-cortelha.blogs.sapo.pt.

Barranco do Velho

Almoço convívio com caracolada

A Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão (ISSSC) vai organizar, no próximo dia 20 de maio, nas instalações do Centro Comunitário Nossa Senhora da Conceição, no Barranco do Velho, um almoço-convívio com caracolada, com um custo de 14 convívios. Seguir-se-á um baile animado pelo acordeonista Silvino Campos. A receita reverterá a favor da instituição.

Animação

Barrosas festeja Maio

A Associação Cultural e Recreativa das Barrosas (ACRB) realiza, este sábado, 5 de maio, mais uma edição do Torneio de malha na terra”. Após a abertu-ra do bar, pelas 14h00, dar-se-á início ao torneio de Malha na Terra, havendo prémios para os primeiros quatro classificados.

Faro

Convívio de antigos alunos

Vai ter lugar no próximo dia 12 de maio, no Monte Amarelo, no sítio da Meia Légua, um almoço de An-tigos Alunos do Liceu Nacional de Faro.

Ambiente

Almargem organiza Festa da Natureza

A associação ambientalista Almargem vai organi-zar da 12 e 13 de maio a Festa da Natureza. Este ano, as atividades vão decorrer nos concelhos de Vila do Bispo, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, Tavira e Alcoutim. Saídas para o campo para observação de fauna e flora, percursos de interpretação da natureza e kayak são algumas da propostas da Almargem e das entidades colaboradores desta edição.

Que novidades pode-mos esperar para esta edi-ção da Festa da Espiga?

Como novidades para a presente edição, teremos mais representações de sítios no desfile alegórico, haven-do uma maior interação entre o cortejo e o público, entre outras surpresas.

Nesta edição voltamos a contar com as Instituições e Coletividades da freguesia, na realização deste evento, promovendo a gastronomia com ótimos petiscos e man-jares serranos.

Durante os três dias te-mos ao longo da rua prin-cipal diversas exposições de produtos regionais e artesãos, atividades despor-tivas e muita animação para todos os gostos dos vários públicos, crianças, jovens e menos jovens.

Em que consiste a Festa da Espiga?

Festa da Espiga 2012

Tradições de outrora em destaque

Considerado o cartaz turístico de Salir, a Festa da Espiga atrai até à freguesia milhares de visitantes. No próximo dia 17 de maio, Salir será palco de mais uma edição desta festa tradicional. “O Louletano” falou com Deodato João, presidente da Junta de Freguesia, que nos esclareceu sobre as novidades e expetativas para a próxima edição da Festa da Espiga de Salir.

Consiste essencialmen-te em representar as ativi-dades agrícolas e artesanais que na época dos nossos antepassados eram prática diária nos campos, cujas tradições se têm vindo a perder no tempo.

Tendo a primeira edição, no ano 1968, conseguido um grande sucesso, com o presidente da Junta de Freguesia de então, senhor

José Viegas Gregório, man-tendo-se até hoje o mesmo figurino, servindo de mote para que se utilizasse o desfile, na reivindicação de melhorias para os diversos sítios da freguesia ou agra-decer algumas obras aos autarcas.

O que representa a Festa da Espiga para os salirenses?

Esta festa tornou-se um ícone da nossa freguesia, com 45 anos de existência, autopromovendo turisti-camente a nossa terra, na divulgação das nossas ra-ízes, costumes e tradições, que enche de orgulho estas gentes, que genuinamente sabem receber e acolher os milhares de visitantes.

Em tempo de crise

há contenção em termos económicos?

Tem obrigatoriamente que haver contenção, pois o orçamento a isso obriga, pela diminuição de receitas, no entanto não invalida menor qualidade e dinâmica da festa. Temos antes que ra-cionalizar e otimizar meios e recursos existentes.

Quais são as expectati-vas para esta edição?

As nossas expetativas para esta edição são idênti-cas às dos anos anteriores, pelo que aguardamos e desejamos muitos milha-res de visitantes neste dia do município, feriado municipal.

Sendo uma festa com entrada gratuita, o visi-tante poderá desfrutar de um cartaz de espetáculos bastante diversificado, numa das mais típicas fre-guesias rurais do Concelho de Loulé.

6 4 | Maio | 2012O LOULETANO

vai Acontecer

Maria José Azevedo Santos apresenta

no próximo dia 12 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Con-ferência “Escrivães e Prego-eiros no Concelho de Loulé (Séculos XIV-XV)”.“Com base nas Atas de Vereação de Loulé da cronologia em apreço, fonte privilegiada

Loulé

Sensibilizar para a Problemática da Violência Doméstica

No âmbito do pro-jeto “Sensibilizar

a Comunidade Local para a Problemática da Violên-cia Doméstica”, a Guarda Nacional Republicana vai realizar ações de sensibili-zação e prevenção junto da comunidade local do Conce-lho de Loulé, entre os meses de maio e junho.

As ações arrancam na

Junta de Freguesia do Amei-xial, no dia 10 de maio, pelas 11h00. Seguem-se as freguesias de S. Clemente e S. Sebastião (23 maio, 14h00, Biblioteca Municipal de Loulé), Alte (31 maio, 11h00, Pólo Museológico Cândido Guerreiro), Bo-liqueime (6 junho, 14h00, Centro Comunitário Vale Silves), Benafim (18 junho,

14h00, Centro Comunitário de Benafim), Tôr (3 julho, 14h00, Centro Comunitá-rio da Tôr), Quarteira (5 setembro, 14h00, Centro Autárquico), Querença (10 setembro, 14h00, Associação de Bem-Estar dos Amigos de Querença), Almancil (21 setembro, 14h00, ASCA) e Salir (3 outubro, 14h00, Cen-tro Comunitário de Salir).

Arquivo Municipal de Loulé Conferência “Escrivães e Pregoeiros no Concelho de Loulé (Séculos XIV-XV)”

para o estudo dos profis-sionais da escrita e da voz (pregão) estudaremos a expansão ativa e passiva da escrita em Loulé na Idade Média e o poder desta ‘for-ma de governo’ municipal. Paralelamente, avaliaremos o papel e a medida que desempenhavam os prego-eiros numa sociedade pre-

dominantemente analfabeta mas na qual a escrita era já fundamental e indispensável para a governação central e local”, diz Maria José Azevedo Santos, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 7

opinião DO FUNDO DA ALMA

Pobreza severa

A política tem perdido a sua dimensão humana e muitos políticos revelam uma profunda insensibilidade social. Não sei se conhecem o País real. Se conhecem, é caso para dizer que há uma inconsciência instalada. As pessoas são, por vezes, tratadas como simples números de contribuinte ou como meros dados estatísticos.

Marcado por uma pobreza severa e por um desem-prego histórico, fruto de políticas erradas e de má gestão organizacional, o País deixou de ser uma “nação inde-pendente” e mais parece um simples “protectorado”.

A austeridade tem conduzido à pobreza económica, mas o País sofre igualmente de uma profunda e dramática pobreza de valores. Nem sempre vão para a política os mais vocacionados para servir o bem comum. A parti-docracia não deixa respirar a verdadeira cidadania.

Trinta e oito anos depois do “25 de Abril”, há fome neste País de assimetrias, de desequilíbrios e de desi-gualdades sociais. Urgente é que os políticos que nos dirigem escutem os apelos e os avisos de instituições como a Cáritas, o Banco Alimentar ou as Misericórdias, que não têm mãos a medir para socorrer tantas famílias em desespero total.

Esta política atinge quem tinha sonhos e projectos de vida e que, de um momento para o outro, só tem desencanto dentro de si.

Há gente que, citando o título de um livro do sau-doso Luís de Sttau Monteiro, só tem “angústia para o jantar”.

Não sei se os políticos são insensíveis a quem perde o emprego e o pão da sobrevivência, a quem cai na pobreza irremediável, a quem se suicida por desespero ou depressão, a quem tem de abandonar os estudos por falta de dinheiro, a quem se separa da família e parte para o estrangeiro em busca de melhor sorte e outro destino mais justo.

Não sei se os políticos são insensíveis à proletari-zação da classe média, à sentida recessão económica e à tragédia social que atinge milhares de famílias.

Tenho dificuldades em compreender as teorias da inevitabilidade. É caso para dizer que “há democracias que cheiram a totalitarismo”. Trinta e oito anos depois, o sonho deu lugar ao pesadelo. E o povo que trabalha, que sofre, que paga impostos, sente cada vez mais insegurança no emprego, na doença e na velhice.

Luís Monteiro Pereira

No passado dia 22 de abril, Lou-lé viveu mais

uma emocionante jornada com a realização da Festa Grande da Mãe Soberana, que marcou o regresso da imagem da Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da cidade, à sua ermida. Mo-vidos pela fé, milhares de crentes acompanharam os momentos que integram o programa das festividades, de forma verdadeiramente sentida, com vivas à Mãe Soberana: a missa campal no Largo do Monumento ao Engº Duarte Pacheco, a consagração à Nossa Senhora e início da Grande Procissão que percorreu as principais ruas da cidade e o culminar dos festejos, com a subida para o santuário. Em todos estes momentos, a música cadenciada dos Artistas de Minerva deu o ritmo e constituiu também uma força para os Homens do Andor.

Milhares de fiéis acompanharam o regresso da Nossa Senhora ao Santuário

Festa da Mãe Soberana

Coincidindo com as celebrações da Festa Grande de Mãe Sobera-na, a Câmara Municipal de Loulé e o Arquivo Municipal procederam à devolução simbóli-ca do Livro de Registo das Visitas da Ordem de Santiago à Igreja de S. Clemente (1565-1827), à Igreja, na pessoa do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, numa cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho, e que contou ainda com a presença dos párocos da S. Clemente. Em agosto de 2011, a Câmara Municipal de Loulé, através do Arquivo Municipal e a Diocese do Algarve em conjunto com a Paróquia de S. Clemente de Loulé, concordaram com a necessidade urgente de se proceder a um processo de restauro e de preservação deste livro. O livro é composto por um conjunto de visitas pastorais realizadas pelos comendadores e cavaleiros da Ordem de Santiago às igrejas e padroados que possuía no território algarvio, com documentos datados desde 1565 a 1827. Neste caso, as visitas dizem respeito ao Concelho de Loulé.

Livro de registo de Visitas da Ordem de Santiago

8 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Aconteceu Acordeão

Algarvios brilham em troféu nacional

Jovens acordeonistas algarvios brilharam na 17ª edição do Troféu Nacional de Acordeão, realizada em Alcobaça, entre 21 e 22 de abril. A representação al-garvia esteve a cargo de 14 alunos do professor Nelson Conceição, que contou com o apoio do Município de Albufeira, Junta de Freguesia das Ferreiras, APEXA e Associação dos Amigos de Loulé. Os participantes evidenciaram qualidades reconhecidas pelos membros do júri, que arrebataram positivas classificações. Des-taque, pois, para Mariana Coelho (Olhos de Água), 2ª, Iniciados; João Palma (Loulé, 2º, categoria Infantis; Cláudio Cruz (Loulé), 2º, categoria Duo A; Tiago Silva (Stª Bárbara de Nexe), 2º, categoria Duo A; Jéssica Guerreiro (Ferreiras), 1ª, categoria Juvenil Varieté e 1ª, Orquestra Varieté; Catarina Coelho (Olhos de Água), 1ª, categoria Orquestra Varieté e 4ª, Júnior Varieté; Daniel Silva (Paderne), 1º, categoria Orquestra Varieté e 2º, Juvenil Concerto; Ana Rita Correia (Lagoa), 1ª, cate-goria Orquestra Varieté e 3ª, Júnior Concerto; Andreia Cabrita (Silves), 1ª, categoria Orquestra Varieté e 2ª, Sénior Varieté; Hernâni Cerqueira (Ferreiras), 1º, cate-goria Orquestra Varieté e 1º Duo B; Gonçalo Guerreiro (Olhos de Água), 1º, categoria Orquestra Varieté, 1º, Duo B e 1º, Solista Varieté; André Duarte (Estoi), 1º, categoria Orquestra Varieté; Jéssica Silvestre (Loulé), 1ª, categoria Orquestra Varieté; Melissa Simplício (Bor-deira/Faro), 1ª, categoria Orquestra Varieté. Destaque, também, para Francisco Monteiro (Portimão), e aluno do professor Gonçalo Pescada, que obteve o 1º lugar na categoria Infantil. Também aluno de Gonçalo Pescada, e ultimamente a frequentar aulas em França, com o professor Fréderic Deschamps, José Dias (Albufeira) obteve o 1º prémio na categoria Júnior Varieté.

Camião “A Tua Energia” passou por Loulé

Loulé foi a primeira de 15 localidades do país a re-ceber o Camião “A Tua Energia”, uma iniciativa da EDP Distribuição que pretende promover, junto dos alunos das escolas do 1º ciclo, aulas dedicadas à temática da eficiên-cia energética. Assim, nos dias 17 e 18 de abril, cerca de 200 alunos estiveram neste espaço instalado no Largo do Tribunal para aprender, de forma animada e interativa, a poupar energia.

Participaram nestas sessões as escolas da Tôr, Salir, Mãe Soberana e Hortas de Santo António, no Concelho de Loulé, e Moncarapacho, Nº 1 de Olhão, Ferreiras (Albufeira), Dr. João Lúcio (Fuzeta), Nº1 de Marim+João de Rosa (Olhão) e Mexilhoeira+Estombar (Lagoa). Estas aulas foram dadas no interior do camião, que foi transformado numa verdadeira sala de aula com bancos, por dois “professores”, e materiais em 3D a simular objetos domésticos, que podem ser usados pelas famílias de uma forma mais eficiente, permitindo poupanças de energia.

Quorum Ballet

Dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, o Quorum Ballet atuou no Cine-Teatro Louletano, nos dias 28 e 29 de abril, para apresentar o espetáculo “Correr o Fado”.

O Quorum Ballet é uma companhia de dança contem-porânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência e qualidade nos seus espetáculos.

De referir que em 2009, o Quorum Ballet recebeu o prémio de melhor companhia de Dança Contemporânea na primeira edição dos Portugal Dance Awards e, em agosto de 2011, foi considerada (ex aequo) a melhor companhia em palco na 14ª Edição do Festival de Castilla y Léon (Espanha), com o espetáculo "Correr o Fado".

Olhão assinala Dia de Maio

No passado dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, ao longo da EN125, entre Bias do Sul e Alfandanga, fizeram-se ‘ro-marias’ para ver os Maios. Tratam-se de bonecos, constru-ídos em segredo durante meses, com tema livre, que foram construídos de forma individual ou em grupo. No final, o júri atribuiu prémios simbólicos aos mais originais.

“SPLASH” vence festival internacional de dança na Ucrânia

No passado dia 21 de abril, a Companhia de Dança “SPLASH”, de Vila Real de Santo António, recebeu o pri-meiro prémio no Festival de Dança de Kirovograd, sendo assim considerada a melhor companhia de dança de entre as dezasseis a concurso.

O festival, de grande importância e reconhecimento a nível europeu, decorreu entre os dias 19 e 21 do mês passado, na cidade de Kirovograd, na Ucrânia. Na presente edição, além das “SPLASH”, em representação de Portugal, esti-veram a concurso representações da Ucrânia, da Eslovénia, da Crimeia, da Rússia e da Bielorrússia.

São Brás inaugurou Pista de Pump Track

No dia 25 de abril, foi inaugurada a nova Pista de Pump Track de São Brás de Alportel, o mais recente equipamento a integrar o Parque de Desporto e Lazer do município. Localizada junto ao Campo de Futebol Municipal, este equipamento dá início à implementação de uma zona dedicada aos desportos radicais, tendo por objetivo promover as modalidades des-portivas mais radicais em duas rodas, num circuito composto por várias subidas, descidas e rampas para a prática de BMX, Dirt roda 24, bem como para formação e apuramento técnico de atletas de várias modalidades de duas rodas.

Almancil

Venezuela Amiga tem novos dirigentes

Clementina Pinto é a nova presidente da direção da Associação Venezuela Amiga (AVA), sedeada em Almancil, para o triénio de abril 2012/2015. João Barrinhos e Manuel Neto foram eleitos presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, respetivamente.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 9

Ronda das freguesiasALTEALTE SALIR

Moradores querem lombas

Os moradores do sítio do Monte da Charneca, quase no limite da freguesia de Alte (Loulé) com a de S. Bartolomeu de Messines (Silves), exigem a colocação de lombas de limitação de velocidade junto às casas que ladeiam a es-trada. Tratando-se de uma via que convida ao excesso de velocidade dos automobilistas, as gentes locais já deram conhecimento desta reivindicação na última Assembleia de Freguesia de Alte.

Exposições no Pólo Museológico

Estão patentes ao público, até ao dia 30 de junho, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, nesta aldeia, uma exposição de pintura de Carlos de campos e uma de escultura de Francisco Silva. Natural de Lisboa, onde nasceu em 1958, Carlos é residente na zona de Alte. Apaixonado pela arte de pintar, este artista está a expor pela primeira vez, vivendo, até aqui, “no anonimato”. Por sua vez, Francisco Silva, nasceu na freguesia de Querença, e reside no Vale Luís Neto (Salir). Formado em escultu-ra, já realizou várias exposições individuais (escultura e pintura). Considera a Serra do Caldeirão como sua “fonte inspiradora”. De referir que estas exposições inseriram-se na programação da XVIII Semana Cultural de Alte, que, apesar da chuva, atraiu largas centenas de forasteiros àquela aldeia serrana, nomeadamente para assistir ao Festival de Folclore (Cerimónia tradicional de casamento com Boda) e aos tradicionais festejos do 1º de Maio.

Encontro de ciclomotores

Decorreu, na vila de Salir, o I Encontro de Ciclomotores Antigos, numa organização da Associação Cultural local. Apesar das condições climatéricas pouco favoráveis, o evento reuniu 105 participantes que participaram com as suas zundapp’s, v5’s, sach’s, macal’s, vespa’s, entre ou-tras, num desfile por vários pontos da freguesia, antes do almoço convívio que teve lugar nas instalações sociais da associação. No final, houve lembranças para o ciclomotor mais antigo, ciclomotor melhor restaurado, condutor menos jovem, condutor mais jovem, clube mais distante e clube com mais de 5 participantes. A iniciativa contou com o apoio da CM Loulé, JF Salir, Leonel Guerreiro Martins e Pinguinha & Bota, Ldª.

Rotunda precisa de decoração

De acordo com os salirenses, o arranjo urbanístico da rotunda que se localiza à saída da vila de Salir para a aldeia de Alte está muito bonito. Contudo, muitos apontam para a necessidade de ali ser colocada uma peça escultórica ou um símbolo identificativo da paisagem a freguesia. “Como o sobreiro e o medronheiro são espécies (arbóreas) muito comuns e caraterísticas da freguesia de Salir, vemos com bons olhos a colocação destas naquele espaço, até porque são autóctones e praticamente não precisam de água”, confidenciou ao jornal “O Louletano”, um comerciante da vila. Refira-se a propósito que no primeiro trimestre de 2009 foi equacionado um projeto de arte para o centro daquela rotunda, sem, no entanto, ser concretizado. De aí para cá, unicamente foi melhorado o seu aspeto como a colocação de um jardim junto da mesma.

Defesa da florestaA Associação de Produtores Florestais da Serra do

Caldeirão (APFSC), como entidade gestora das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) da Serra do Caldeirão de S. Brás de Alportel, Loulé e Tavira informa que vai ser implementada a faixa de Gestão de Combustível Primária (FGC1ª) com uma área aproximada de 400 hectares. Esta faixa integra o Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios que define uma rede de infraestruturas que têm como principal função a diminuição da superfície percorrida por incêndios. A implementação destas Faixas é obrigatória e a APFSC conseguiu, através, de um financiamento do PRODER, que estas fossem aprovadas a custo zero para os proprietários. As ações a efetuar nestas faixas são a limpeza de matos e abates de árvores secas.

Candidaturas agrícolasSegundo a Associação In Loco, está em curso, até ao

dia 30 de maio, a fase de candidaturas agrícolas, mas os detentores de ovinos e caprinos deverão formalizá-las até ao dia 15. As ajudas são: Manutenção da Atividade Agrícola em Zona Desfavorecida, Frutos de Casca Rija, Prémio por Ovelha e Cabra, Regime de Pagamento Único e medidas Agro-Silvo Ambientais. Estas candidaturas deverão ser feitas no posto de atendimento em Salir, nas instalações do Centro Brito de Carvalho (antiga escola primária).

Biologia da abelhaCom início previsto para 30 de maio e términus a 7 de

julho, vai decorrer, no Centro Brito de Carvalho (Salir), o Curso de Biologia da Abelha, promovido pela Associação In Loco. Esta ação de formação (a cargo do formador Aurélio Cavaco) visa descrever a anatomia da obreira da rainha e dos zângãos, identificar os diferentes indivíduos presentes numa colónia de abelhas, bem como a relação biológica entre os indivíduos, de castas e os diferentes sexos, na colónia. O curso, destinado a agricultores, decorrerá em horário pós-laboral (às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 9h30 às 17h30).

Junta melhora caminhos florestais

A Junta de Freguesia de Salir, em colaboração com a CM Loulé, está a investir fortemente na criação de acei-ros e na melhoria de muitos caminhos florestais. Assim, foram arranjados os caminhos do Barranco da Azelha até à partilha da freguesia de Alte, com ligações ao Ma-lhão e Moita Redonda; Barranco da Bordaneira, desde a estada dos Cravais de Cima até á ribeira do Vascanito, com ligações ao sítio das Éguas, à Sobreira e Juncal; da Sobreira até ao Vale do Alganduro, com ligações a Vale Travesso, Brunehria, Fonte do Serro do Alganduro e Brunheirinha, Valinho da Casca e Califórnia; ligação da Água da Rainha à Sarnadinha e caminho dos Barrigões ao Monte de Cima; caminho do Barranco da Cabaça e do Monte da Cabaça; e caminho do Ludeu até ao Monte da Ribeira de baixo/Ameixeirinhas. Segundo o executivo da JF, alguns destes caminhos irão levar uma segunda passagem da máquina, devido ao mau estado (chuva) e acesso ao Rally de Portugal.

10 4 | Maio | 2012O LOULETANO

opiniãoO Arquivo Histórico de Loulé está mal organizado

O Arquivo Histórico de Loulé, Instituição fundamental para que os louletanos e portugueses possam conhecer os factos mais importantes da história do concelho e província do Algarve, deixou as instalações do Castelo de Loulé, onde se respira história desde a fundação de Portugal, e foi assentar arraiais, num antigo edifício muito e luxuosamente decorado, junto à Rua de Portugal e com frente para o Largo Anchieta, num local nevrálgico, pois é quase toda a linha de separação das duas freguesias da cidade: a de S. Clemente e a de S. Sebastião.

Quanto a nós, o interior do edifício tem óptima apresentação, mas com paredes cobertas de mármores e outros elementos decorativos muito caros. É um luxo exagerado que a austeridade violenta a que está a ser submetido o povo português leva a chamar a isso escandaloso.

A actual Câmara fez obras de muito interesse em Loulé, que embelezam a cidade e a enobrecem, tais como: a magnífica recuperação do Mercado Municipal, que está óptimo, e é um modelo de higiene e de apresentação; a demolição dos pequenos edifícios junto à muralha poente do Castelo e ao arrelvamento da área contígua, que deram muito maior visibilidade ao monumento e o tornaram mais visível e mais estético.

Outra obra de grande interesse foi o arranjo e melhoramento do Parque Muni-cipal, junto ao Monumento a Duarte Pacheco, que o tornou muito mais atractivo e belo, onde em breve funcionará um bar com esplanada na recuperada casa do Pombal, que serve, também, de sede à Casa da Cultura e ao Centro.

Com toda a área arrelvada, uma muito superior iluminação nocturna para afugentar actos de violência, irrigação subterrânea do campo de râguebi, criação de uma magnífico puty green (mini-golfe), uma secção de máquinas de ginásio para exercício físico, uma pirâmide para desportos radicais, etc, representa uma mais valia que engrandece e torna muito mais apetecível viver em Loulé. É certo que o mais rico concelho de

Portugal, no início do mandato deste presidente e vereação, parece estar muito endividado, mas os munícipes, com estas obras, estão mais ricos e melhor servidos.

Parabéns à Câmara, na pessoa do seu presidente, por estes excelentes melho-ramentos, mas esqueceram que, mais importante do que as obras materiais, são o seu modo de funcionamento, a qualidade dos seus funcionários e os serviços que prestam aos cidadãos, ao concelho e país.

Sobre isto quero criticar o mau funcionamento do Arquivo Histórico, com conhecimento de causa.

Há dias precisei de encontrar no referido Arquivo a fotocópia de escritura, que eu mesmo descobri na Torr do Tombo, ao fim de dois meses de buscas, em que o Rei D. João I (Mestre de Avis), a Rainha e o príncipe herdeiro (D. Duarte), trocaram o Morgado ou Reguengo de Quarteira, que era constituído pelos terrenos agrícolas, hoje ocupados pela Urbanização de Vilamoura e cidade de Quarteira (…) pela vila de Cernache (…). Ninguém no Arquivo sabia da escritura, que pessoalmente tinha oferecido ao mesmo, nem havia qualquer registo desse importantíssimo documento. Foram feitas buscas e dois dias depois descobriram que afinal a tal escritura estava arquivada no Centro Documental, que funciona no dito Castelo e entregaram-me uma fotocópia a meu pedido.

Todo o pessoal, que é muito, foi muito amável, e diligenciou, descobrir o mesmo. Quem é o responsável pelo Aquivo? Segundo me disseram, é o vereador Joaquim Guerreiro. Será que este tem conhecimento se o Arquivo está instalado, segundo as regras mais modernas, e se há registo de toda a documentação aí exis-tente em computador e em papel? Ou se há organização por espécies de toda a documentação? Ou outro recheio do Arquivo? O Aquivo tem uma directora (Drª Luísa Martins), mas será que esta é apoiada e estimulada a ter tido bem organi-zado e exigirá ela do pessoal ao serviço, o cumprimento das suas funções? Se no Arquivo ninguém conhece as técnicas e as regras de como se deve organizar tal Instituição, deve ser pedido o apoio de técnicos especializados, como por exemplo os da Torre do Tombo.

Jacinto Duarte

No passado dia 25 de abril, foram entregues os ta-

lhões das Hortas Sociais de Loulé a 19 utilizadores. De entre as 38 candidaturas, a Comissão Diretiva sele-cionou 20, sendo que um dos candidatos desistiu. Assim, 19 utilizadores, num prazo máximo de um mês, irão começar os trabalhos de cultivo. Na seleção dos candidatos, a Autarquia teve presente a condição de carência económica mas também o facto de serem recenseados no Concelho há mais de três anos. Cada

Hortas Sociais de Loulé

Utilizadores recebem talhões

estão direcionadas para a prática de culturas agrícolas, plantas aromáticas, medici-nais e condimentares, não sendo permitidas estufas ou instalação de sistemas de rega automática ou venda ou exposição de qualquer produto no local da horta. Os utilizadores têm o direito de usar gratuitamente o talhão de terreno que lhe foi atri-buído para cultivar e colher produtos agrícolas, e utilizar todo o espaço envolvente. Estão, no entanto, obrigados a utilizar água do ponto de rega do seu talhão, de forma adequada e racional, e utili-zar apenas meios de cultivo biológicos.

O presidente da Autar-quia de Loulé, Seruca Emí-dio, salientou o lado social das Hortas, nomeadamente em termos do “convívio, do respeito pelas regras, pelos

Munícipes selecionados

Adérito Silva, André Conceição, António Pessoa, Carlos Andrade, Fernanda da Palma, Florindo Mata, Jacinto Brás, Januário Ro-meira, João Pereira, José Cabral, José Casbarra, José Gabriel Guerreiro, José da Conceição, Leonardo Ro-mão, Maria Helena Gaspar, Marília Gonçalves, Reinal-do Gonçalves, Rui Sequeira e Sérgio Custódio foram os munícipes selecionados.

um dos utilizadores pode agora usufruir de um talhão com cerca de 30 metros quadrados, equipado com torneira para rega, uma casa para guardar as ferramentas, uma zona para convívio, uma área específica para compostagem, casas-de-banho, existindo ainda no local um reservatório de 500 m3 de água armazenada para rega e que tem origem nas Bicas Velhas. As Hortas

As ações de forma-ção nas áreas da agricul-tura biológica e compos-tagem, pela Associação In Loco, parceira da Autarquia na criação das Hortas Sociais, e que irão permitir aos utilizadores dos talhões terem noções sobre estas matérias para que pos-sam trabalhar a terra, arrancam no próximo dia 2 de maio.

outros, ocupação do tempo”, bem como o aspeto didático. “Queremos que este seja um espaço educativo, em que as escolas o possam aproveitar para explicar e preparar os alunos para espeitarem melhor não só o ambiente, mas também o trabalho do campo”.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 11

Btt

Louletanos evidenciam-se em Ibiza

Os betetistas Celina Carpinteiro, Valério Ferreira e Hernâni Silva, da BTT Loulé/BPI estiveram em parti-cular evidência na XII Vuelta a Ibiza em Montain Bike, prova de btt constituída por duas maratonas de 68 km e 83 km e um passeio de 35 km (não competitivo), que decorreu em dois dias. Formando dupla com Sandra Santanyes (campeã de Espanha), Celina Carpinteiro alcançou o primeiro lugar, na competição feminina. Por sua vez, Ferreira e Silva formaram a dupla masculina, terminando a prova no sexto lugar.

Loulé vence Open Montes Vales

O BTT Loulé/BPI sagrou-se campeão nacional por equipas, em H16, e conquistou o 3º lugar na categoria de elites masculinas, no 10º Open O-BTT Montes Vales, realizado em Boticas (Trás-os-Montes). No primeiro dia da competição (Campeonato Nacional de Distância Longa), os mais jovens atletas do Clube BTT Terra de Loulé deram nas vistas. Assim, Sofia Gomes venceu a categoria feminina para menores de 16 anos (D16). Duarte Sousa (H16) fez o mesmo, mas acompanhado no pódio de Miguel Gonçalves e Rui Costa. João Fernandes e André Guerreiro, em H18, conquistaram o 2º e 3º lugar na classificação. Em H20, Mac-Mahon Moreira foi o vencedor. No segundo dia (Nacional de Distância Média), Sofia Gomes deixou fugir o 1º lugar, terminando no 2º, em D16. Duarte Sousa venceu a categoria de H16, e Rui Costa foi o vice-campeão. André Guerreiro sagrou-se campeão nacional, em H18, e Mac-Mahon Moreira juntou o título da Distância Longa, conquistado no dia ante-rior, ao da Distância Média, em H20. Nas restantes categorias, Rita Gomes, em D35, e António Rebelo, em H50, foram vice-campeões. Coletivamente, o BTT Loulé/BPI consagrou-se campeão nacional, em H16 (Duarte Sousa, Rui Costa e Miguel Gonçalves), vice-campeão em elites masculinos (Ricardo Jeró-nimo, Paulo Gonçalves e Alex Liberato), vencendo, também, na classificação geral por pontos o Open transmontano.

…e destaca-se em SeiaNa Taça de Portugal XCO, disputada em Seia, o

Clube BTT Terra de Loulé (BTT Loulé/BPI) conseguiu o quarto lugar, por equipas, apesar de participar quase exclusivamente nos escalões de formação (cadetes e juniores). Individualmente, Jorge Chaveca alcançou o 9º lugar na categoria de veteranos B; em cadetes masculinos, Rodrigo Serafim foi 2º lugar, Filipe Fe-lisberto, 5º, e Daniel Simão, 13º. Neste escalão, Pedro Silva, Diogo Carvalho e Miguel Martins desistiram por problemas mecânicos. Em juniores, Rui Conceição obteve o 4º lugar (a sua melhor classificação na Taça de Portugal), João Fernandes, 22º, Reinaldo Sousa, 25º. José Ronquilho desistiu, por avaria mecânica.

O Lusi tano FC de Vila Real de Santo António,

ao vencer, fora, o Silves FC, por 3-1, assegurou o primeiro lugar do Campeo-nato Distrital da 1ª Divisão, e por conseguinte, a ascensão ao Nacional da III Divisão, do qual estava arredado desde a época 2006/2007. A formação comandada por Ivo Soares totalizou, nas 30 jornadas disputadas, 75 pontos, fruto de 23 vitó-rias, 6 empates e 1 derrota, com 70-16 em golos. O FC Ferreiras quedou-se pelo segundo lugar, empatando, em Castro Marim, com a UD Castromarinense, a uma bola. Os ferreirenses soma-ram 72 pontos, resultado de 22 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, com 55-14 em golos. Por sua vez, o JS Campinense terminou no 4º lugar, com 63 pontos (14-9-7-50-29) e o Quarteira SC no 8º, 40 (11-7-12-48-45). O CF “Os Estombarenses”, em 15º, e a ACR Alvorense 1º Dezembro, em 16º, des-ceram de divisão.

… Louletano termina em 6º

O Louletano Desportos Clube (LDC) terminou o Nacional da 2ª Divisão, Zona Sul, na sexta posição, depois de perder, na 30ª e última jornada, no Carregado, por 3-0. Os comandados de Paulo Renato totalizaram 46 pontos, furo de 13 vitórias, 7 empates e 10 derrotas, com um saldo de 28-33 em golos. O Fátima sagrou-se campeão da Série, com 60 pontos, indo, agora, disputar o título e a subida de divisão, com o Varzim (Zona Norte) e Tondela (Zona Centro). Juventude de Évora (12º), Monsanto (13º), Atlético Reguengos (14º), Moura (15º) e Caldas (16º), descem de divisão.

As autarquias algarvias e o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), entre os patrocinadores, são os principais devedores da Associação de Ciclismo do Algarve (ACA). As câma-ras devem 200 mil euros

Ciclismo

Dívidas atrasam pagamentosreferentes a patrocínios da Volta ao Algarve de 2011 (80 mil) e 2012 (120 mil) e o IDP, algumas dezenas de milhares de euros, des-tinados a pagar à RTP, pela transmissão das chegadas da prova algarvia. Em de-

clarações ao “Correio da Manhã”, Rogério Teixeira, presidente da ACA, refere: “Esses atrasos impossi-bilitam a liquidação dos compromissos com a RTP, GNR e colaboradores”, adiantando que “já pagámos

à GNR a dívida da Volta de 2011, mas devemos, ainda, cerca de 20 mil euros referentes a 2012” e que só “podemos cumprir todos os compromissos financeiros, quando as dívidas forem pagas à Associação”.

Malha na laje

Soalheira lideraO Café Bela Vista – Soalheira (S. Sebastião) as-

sumiu a liderança do 30º Campeonato de Malha na Laje, à passagem da 7ª jornada. Esta equipa totaliza 12 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota, com 137 partidas ganhas e 94 partidas perdidas. Seguem-se-lhe a Associação Recreativa Cultural da Amorosa (Silves), 2º, 11; Auto Mealha (S. Sebastião), 3º, 9; Junta de Freguesia de Alte (Alte), 4º, 8; Snack Bar 26 de Junho (S. Clemente), 5º, 8; Grupo Desportivo das Barreiras Brancas (S. Clemente), 6º, 8; Sociedade Recreativa do Monte Seco (S. Sebastião), 7º, 5; Café Caldeirinha (S. Clemente), 8º, 5; Sociedade Recre-ativa de Vale Judeu (S. Sebastião), 9º, 4; Sociedade Recreativa Torense (Tôr), 10º, 0.

Futebol

Lusitano sobe de divisão

…e Quarteirense é segundo

Na sexta jornada da segunda fase (subida) do Nacional da 3ª Divisão, Sé-rie F, o CDR Quarteirense bateu, em casa, o Sesim-bra, por 1-0, e manteve a segunda posição da tabela, com 31 pontos. A forma-ção orientada por Marito está, pois, a sete pontos de distância do SC Faren-se (líder), que venceu, no Estádio de S. Luís, a UD Messinense, por 2-1. Na outra partida, o Aljustre-lense derrotou o Esperança de Lagos, por 1-0.

12 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Pagani

“o eterno capitão”

O dia 25 de Maio de 2002 foi marcado por um misto de alegria e de tristeza. Por um lado, o Lou-letano festejou o término do campeonato através de uma belíssima actuação que lhe rendeu a vitória contra o Estoril. Por outro, o plantel do L.D.C teve que se despedir de uma das figuras mais emblemá-ticas do clube: “o eterno capitão” Gilson Pagani, defesa-central ao serviço do Louletano durante 14 temporadas (1988-2002).

Este ano irá se completar 10 anos desde a última vez que o “eterno capitão” calçou as suas chuteiras, vestiu o número 3 da camisola do L.D.C, pisou os relvados do estádio municipal de Loulé e acenou à massa associativa. Foi por ela e pela sua família que Pagani dava vida às suas chuteiras, defendia e honrava o número 3 da camisola do Louletano.

Quando o árbitro deu o apito final, naquele dia não foi só Pagani que se emocionou, mas toda a massa associativa, em aplausos, chorou com “o eterno ca-pitão”, pois chegava ao fim da carreira futebolística de uma figura alta e magricela, bigodes e cabelos fartos, que durante 14 temporadas deu a conhecer, de norte a sul do país, o bom nome da cidade de Loulé através da sua conduta exemplar dentro e fora do campo de futebol.

Passaram-se 10 anos, mas parece que foi ontem que estávamos a torcer por ti Pagani, seguros na tua defesa, unidos à tua resiliência e esperança de que “depois da tempestade vem a bonança.”

Mais do que 20 anos de carreira futebolística, Pa-gani é um exemplo de coragem e perseverança, pois, com fé em Deus, “o eterno capitão” enfrentou todos os obstáculos e encerrou a sua carreira futebolística aos 39 anos, dando a sensação de que ainda estava em condições de jogar muito mais…

Graziela

Nota de redação: Este texto foi elaborado por Graziela Pagani, como forma de prestar homenagem ao pai, um dos futebolistas que mais enobreceu a camisola do Louletano Desportos Clube, nas últimas décadas.

O Albufeira Fut-sal (2ª Divisão) venceu a Taça do

Algarve de futsal, ao bater o Sonâmbulos FC (3ª), por 4-3 (1-1, ao intervalo), no Pavi-lhão Desportivo Municipal de Loulé.

Louletano perde em SinesNa 23ª jornada do Cam-

peonato Nacional da 3ª

Faro

Moto Clube inaugura sede

A nova sede do Moto Clube de Faro (MCF) vai ser inaugurada a 3 de junho. O edifício, construído de raiz pelos motociclistas, perto da saída de Faro em direção a Olhão, comporta uma biblioteca, um albergue, uma sala para concertos e um ginásio.

A equipa do BTT Loulé/BPI desta-

cou-se no “7º Raid BTT Terras da Conceição”, primeira prova da Taça do Algarve de XCM (mara-tonas), colocando vários elementos nos pódios dos variados escalões. Celina Carpinteiro (elites femi-ninas), Valério Ferreira (veteranos A), António Brissos (veteranos B) e Adelino Cruz (veteranos C) foram vencedores. Bruno Rosa e Hernâni Silva alcançaram o 2º e 3º lugar na categoria de elites; Mário Sebastião e Jean Rita foram 2º e 9º, em veteranos B, Carlos Cabrita foi 3º, em vete-ranos C. Coletivamente, a BTT Loulé/BPI oi a vencedora.

…e conquista nacionais de

Sprint e EstafetasNo Campeonato Na-

cional de Sprint e Es-tafetas, em Pombal, o BTT Loulé/BPI esteve

Fase final

Algarve recebe Danone Nations Cup’12

O Estádio Algarve, no Parque das Cidades, vai receber, nos dias 26 e 27 de maio, a semi-final e final nacionais da Danone Nations Cup, de futebol sub-12. A prova vai contar com várias equipas nacionais em competição para disputar o lugar da equipa que irá representar Portugal neste campeonato mundial, o único destinado a crianças e homologado pela FIFA. Entretanto, o 7º Torneio Regional, que se realiza nos dias 19 e 20 de maio, em Faro, será disputado por equipas inscritas e apuradas dos distritos de Beja e Faro.

Futsal

Albufeira vence Taça do AlgarveDivisão, Série D, de fut-sal, seniores masculinos, o Louletano DC perdeu, em Sines, com o Independente, por 6-4. Nos outros jogos, o Sp. Viana derrotou a Casa do Benfica de VRSA, por 6-5; o GD Atalaia perdeu, em Faro, com o Sassoeiros, por 5-2; Os Indetectíveis derrotaram o Sonâmbulos FC, por 4-3; e a CP Messines venceu o Évora Futsal, por 9-5. Na classificação, o Louletano está no 5º lugar, com 35

pontos (10-5-8-82-72); o So-nâmbulos é 9º, 29; o Atalaia 10º, 29; a CB VRSA, 11º, 22; a CP Messines, 12º, 16.

…e Pedra Mourinha ascende ao nacional

O CD Pedra Mourinha foi o vencedor do Distrital da 1ª Divisão, terminando

as 16 jornadas com 34 pontos (10-4-2-59-37). A equipa portimonense assegurou, deste modo, a subida ao Nacional da 3ª Divisão, na próxima época. O Centro de Alte falhou esse ensejo, classificando-se na 2ª posição, com igual número de pontos (11-1-4-88-45). O CD Boliqueime alcançou a 8ª posição, 17 (5-2-9-37-56) e o Inter-nacional Almancil a 9ª, 4 (1-1-14-24-79).

Atletismo

Associação aprova voto de louvor

A direção da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) decidiu atribuir um voto de louvor à atleta Filipa Ferreira (Clube Oriental de Pechão) pela marca obtida de 51:32 no Grande Prémio do Rio Maior, que lhe per-mite participar na Taça do Mundo de Marcha a realizar em Saransk (Rússia) nos dias 12 e 13 de maio. O voto estende-se ao seu treinador Paulo Murta e COP.

Btt

Loulé superioriza-se na Taça do Algarve

representado por 16 atle-tas. No Nacional Sprint, Sofia Gomes (D16) jun-tou o título de campeã nacional Distância Longa ao de Campeã nacional Sprint. Duarte Sousa foi vice-campeão e Miguel Gonçalves 3º (H16), An-dré Guerreiro, 3º (H18), Eurico Gomes e Ricardo Jerónimo 5º e 6º (elites masculinos); Rita Gomes 3ª (D35) e Luís Limas, 3º (H50). Por equipas, a BTT Loulé/BPI sagrou-se campeão nacional de Sprint (H16) e vice-campeã (elites mascu-linos). No Nacional de Estafetas, a formação de juvenis masculinos (Duarte Sousa, Miguel Gonçalves e Rui Costa) foi a vencedora. Alex Liberato, Eurico Gomes e Paulo Gonçalves con-quistaram o título em veteranos I. Na prova do XII Ori BTT do NADA, Sofia Gomes (D16), Du-arte Sousa (D16), André Guerreiro (H18), Rita Gomes (D35) e António Rebelo (H50) foram os mais rápidos.

Polo Aquático

Portinado consegue lugar na final do Campeonato Nacional

A Portinado, bi-campeã nacional, conseguiu, no último fim de semana de abril, em Silves, garantir, pela sétima vez consecutiva, a qualificação para a fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de polo aquático, depois de ter batido o Paredes/Rota dos Móveis por 2-1, nos três jogos do play off da meia final.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 13

14 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Cultura

Fado já tem associação

Tomaram posse, em Faro, os corpos gerentes da recém-fundada Associação de Fado do Algarve (AFA), que nasceu no passado dia 13 de abril. Valentim Filipe foi indigitado presidente da direção, Cecílio Santos, te-soureiro, e Rui de Sousa, pre-sidente da Assembleia Geral. Ao lado destes nomes, ligados ao fado na região algarvia há décadas, estão outros mais jovens como Luís Manhita, Pedro Viola e Filipa Sousa (vencedora do Festival RTP da canção). Para além do fado, a AFA, sem fins lucrativos, promete, ainda, dar destaque à guitarra portuguesa, à viola dedilhada e à voz, organizando ações de forma-ção de encontros entre profissionais da área e outros interessados. Entre as atividades programadas, para os próximos meses, destaca-se um espetáculo em Faro, que servirá para oficializar a sua criação, e contará com a participação de vários fadistas conhecidos do grande público. Registe-se que 26 sócios-fundadores estiveram na base da criação a AFA.

No passado dia 18 de abril, foi dado o alerta de um

sismo de grande intensidade (8.7 da escala de Richter), com a duração de 50 segun-dos, e que foi sentido em toda a região do Algarve. Este cenário fictício foi o mote para o “Algarve Sis-mar’12”, exercício distrital da Proteção Civil, conduzido em modo Command Post Exercise (CPX – Exercício de Posto de Comando), não envolvendo meios reais, e que teve como finalidade testar a reposta do Sistema de Proteção Civil a uma situação de catástrofe na região. Loulé participou neste exercício e o Quartel de Bombeiros foi o local onde todas as entidades envolvi-das - Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Municipais, Comissão Mu-nicipal de Proteção Civil, Juntas de Freguesia e outros organismos – olvidaram todos os esforços para dar respostas às situações que iam surgindo. No final, to-dos os envolvidos estavam satisfeitos com a forma como decorreu este treino operacional, onde foram tes-tadas as áreas de intervenção logística de âmbito munici-pal, comunicações e gestão da informação de âmbito municipal e distrital.

Como esclareceu o Co-mandante dos Bombeiros de Loulé, Irlandino Santos, o “Algarve Sismar’12” surge

Loulé

Dia Mundial da Terra assinalado com atividades didáticas

No dia 23 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé assinalou o Dia Mundial da Terra, com a projeção de um filme didático intitulado “Planeta Terra”, na sala do Ambiente do Edifício CECAL, situado no Parque Municipal de Loulé. Dirigido a um público-alvo de 124 alunos do 6º e 7º anos, da Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita de Loulé, esta iniciativa teve por objetivo de transmitir e os sensibilizar para os problemas do ambiente do Planeta, nomeadamente, a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e es-pécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis, para além de dar a conhecer soluções que permitam a eliminação dos efeitos negativos das atividades humanas, tornando o Planeta Terra mais saudável e sustentável.

“Algarve Sismar’12”

Loulé testa novas tecnologias

em virtude da aprovação do Plano Especial de Emergên-cia de Proteção Civil para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve e da conclusão dos trabalhos referentes ao Plano Prévio de Intervenção para a Linha Ferroviária do Algarve. “Pretendeu-se, com este exercício, polir uma ferramenta que existe, através do treino e articu-lação entre as entidades envolvidas, de forma a que um dia, caso venha a ser necessário pô-la em prática, essa articulação seja mais eficaz. E isto não diz respeito apenas aos bombeiros mas também à GNR, Autoridade Marítima, ARS, entre outras entidades”, frisou este res-ponsável. Irlandino Santos

Um acidente no terminal de mercadorias da Estação de Caminhos-de-Ferro de Loulé, a queda de contentores na Escola Secundária de Loulé que originou 10 mortos, o colapso no Mercado de Quar-teira com a confirmação da existência de vítimas soterradas, 13 mortos, 8 feridos graves e 25 feridos ligeiros, um alerta de tsunami para a costa algarvia, uma explosão no Vale do Lobo Shopping que pro-vocou 2 feridos graves e 3 ligeiros, um assalto com reféns a uma unidade bancária nesse mesmo local e a existência de 58 desalojados no bairro da Abelheira mereceram respostas imediatas por parte dos inter-venientes nesta iniciativa, acionando os necessários meios e recursos.

fez um “balanço positivo” deste exercício, e sublinhou a existência de “melhorias”

em relação ao “Algarve Sis-mar’11”. Quanto a eventuais

pontos a corrigir em futuros exercícios, o responsável do corpo de bombeiros

louletanos falou da questão das comunicações. “Caso acontecesse um cenário destes, a energia elétrica e as telecomunicações falha-riam. Por isso é necessário trabalhar melhor a questão dos rádios amadores”, dis-se. O Comandante salien-tou ainda uma importante ferramenta testada neste exercício e que diz respeito à plataforma digital, uma aplicação SIG – Sistema de Informação Geográfica, criada com recurso apenas à tecnologia existente na Câmara Municipal de Loulé, e que permitiu introduzir as ocorrências do sismo e gerir o seu estado e fatalidades associadas, num período rápido e de fácil acesso. “Permitiu-nos ter uma visão muito intuitiva do que se estava a passar, através de um mapa, otimizando, como tal, os recursos”, disse ainda Irlandino Santos.

O LOULETANO4 | Maio | 2012 15

Pesquisa e coordenação de Jobat 228

3

Cabeçalho de Augusto Trigo para a nova série das aventuras de Richard Neal, publicadas no Mundo de Aventuras (anos 80)

Ilustração de E.T. Coelho para o conto de Orlando Marques “O Passageiro Fantasma”, publicada n’O Mosquito” nº 419, de 30/6/1943

Ilustração de Vítor Péon para o conto de Orlando Marques“Os Planos H.P. 202”, publicada n’O Pluto nº 6, de 4/1/1946

O LOULETANO | 327 15

Em 1941, com o conto “O Mistério da Estalagem”, publicado nos nºs 284 a 288 d’O Mosquito, Orlando Marques criou um detective londrino chamado Richard Neal, que aliava a tradicional fleuma britânica ao gosto pela acção, tornando-se um precioso auxiliar não só da Scotland Yard como de outras polícias europeias, o que aumentou consideravelmente a sua fama.

Apesar dos traços comuns, no modo de agir e na personalidade, e até da semelhança física com Rudy Carter – célebre detective

nascido da pena de Raul Correia –, Neal nunca conseguiu granjear a mesma popularidade, ficando a perder no cotejo literário e no grau emotivo das suas aventuras, porque Rudy Carter, além de consagrado novelista (como o seu criador), tinha outra faceta especial: a de G-Man, combatendo o crime, de metralhadora em punho, nas fileiras do FBI, embora mais tarde tivesse preferido a actividade de detective privado.

Só com outro personagem policial, Rudy Nevil (“O Mocho”), surgido alguns anos depois n’O Faísca, Orlando Marques atingiu a plena maturidade criativa, guindando-se ao mesmo plano de Raul Correia. No entanto, a carreira de Richard Neal ultrapassaria, em

Longevidade, a de Rudy Carter, pois em 1980 ressurgiu – tal como Rudy Nevil – no Mundo de Aventuras, noutra série de episódios, com ilustrações de Augusto Trigo.

Membro dos serviços secretos da Scotland Yard, a famosa polícia londrina, conhecida em todo o mundo, Richard Neal actuava geralmente sozinho ou com a colaboração dos agentes locais, revelando um perfeito conhecimento do terreno e dos hábitos dos meliantes, mesmo em países estrangeiros. “Richard Neal em Atenas” e “Richard Neal em Paris” – os seus casos mais destacados – figuram entre os melhores contos policiais publicados n’O Mosquito, onde Neal viveu mais três aventuras: “O Caso de Regent Street”, “O Passageiro Fantasma” e “O Enigma de Uma Noite”, demonstrando toda a sua argúcia, valentia e espírito de decisão.

“O Passageiro Fantasma” (tal como outras obras de Orlando Marques) desfrutou das excelentes ilustrações de E.T. Coelho, chegado em 1942 à equipa d’O Mosquito e convertido, desde logo, num elemento renovador que alterou profundamente o aspecto gráfico e a própria essência do jornal.

Anos depois, n’O Pluto – pequeno e efémero semanário, cujo grande obreiro foi Roussado Pinto, com o objectivo ambicioso de rivalizar com O Mosquito –, Orlando Marques criou a figura de Grable Roy, destemido “agente secreto” da polícia de Nova Iorque e protagonista de dois trepidantes episódios: “Os Planos H.P. 202” e “O Crime do Lucky Night”, com ilustrações de Vitor Péon, outro notável desenhador dessa época pioneira, que preencheu de uma ponta à outra a parte gráfica d’O Pluto.

Importa referir que os heróis policiais que desabrocharam no Tic-Tac e n’O Mosquito, sob a tutela de Raul Correia, e noutros jornais juvenis, descendiam quase sempre do mesmo modelo de origem inglesa: o hábil, dinâmico e desportivo investigador privado Sexton Blake, nascido ainda no século XIX como o seu rival Sherlock Holmes, de quem era uma espécie de “parente pobre”. »»»

16 4 | Maio | 2012O LOULETANO

Na linha da frente da informação no concelho de Loulé - 9 anos ao seu serviço, para que se mantenha sempre informado com rigor e isenção

Redacção :Apa r t ado 11978100 - 601 LOULÉTe lm: 969608259

ge ra l@o lou l e t ano .p t

www.olouletano.ptnum computador perto de s i . . .

3 2 7

Louletano

Juvenis sobem ao nacional

A equipa de juvenis do Louletano Des-portos Clube (LDC), orientada por Cristiano Duarte, subiu ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Realizaram uma prova (1º Distrital) francamente positiva.

Futebol

Louletano conquista Taça

O Louletano DC (2ª Divisão) conquistou a Taça do Algarve, ao vencer, na final, no Estádio Algarve, o FC Ferreiras (I Distrital), por 2-0, com golos de Fábio Marques e Lean-dro. A formação de Loulé estreou-se a vencer este troféu. Recorde-se que para chegarem à final, o Louletano afastou o Messines (2-0) e o Ferreiras venceu o Campinense (3-0).

Campeonatos nacionais

Vilamoura recebe horseball

O Centro Hípico e Desportivo de Vila-moura recebe, este fim-de-semana, os cam-peonatos nacionais de horseball Challenge e Masters, com o apoio da Associação Equestre do Algarve (AEA).

Vilamoura

Ferrari parte-se em dois

Um colisão frontal envolvendo um Fer-rari e um veículo todo-o-terreno, na denomi-nada “Estrada da SIC”, Vilamoura, causou um morto (proprietário da viatura alta-gama e ex-emigrante no Luxemburgo, de 57 anos) e dois feridos graves. O Ferrari partiu-se em dois na sequência do embate.