O M E N D I G O E O D I A M A N T E

7
O BALDE Você já ouviu falar no copo que transbordou? Esta é uma história de um balde, parecido com o copo, só que maior. Todos temos um. Ele determina como nos sentimos à respeito de nós mesmos, à respeito das outras pessoas e de nosso convívio com a sociedade. Você realiza uma série de boas coisas e seu balde vai ficando cheio. O balde pode ser preenchido por várias coisas que lhe acontecem. Quando alguém lhe fala, reconhecendo-o como um ser humano , seu balde enche-se um pouco. O mesmo acontece se lhe chamam pelo nome ou pela forma que mais lhe agrada. Se lhe elogiam pela roupa que está usando ou por um trabalho bem feito, o nível de seu balde vai subindo. Se lhe escrevem uma carta amigável, se lembram dos nomes de suas crianças, se lhe demonstram simpatia ou se lhe prestam importante ajuda no trabalho pesado, o nível do balde continua subindo. Quando o balde estiver cheio desta carga emocional, o dono do balde pode expressar calor e amizade para as outras pessoas. Mas, lembre-se, esta é uma estória sobre um balde e algo que pode perfura-lo. Entre as pessoas existem os ''furadores'' e podem começar a furar seu balde à qualquer momento. Isto pode ser feito também de um milhão de formas diferentes. Digamos que estou em um restaurante e sem querer derrubo um copo de leite com chocolate, que cai sobre a toalha da mesa, na saia de uma senhora e sobre o tapete. Eu fico envergonhado. Os olhos brilham. Sei que mesmo sem querer cometi um erro e então alguém me diz: "Veja o que você fez! Que sujeira !" Ele fez um furo em meu balde. Baldes são preenchidos ou esvaziados... Esvazia-se muitas vezes porque as pessoas não pensam realmente

Transcript of O M E N D I G O E O D I A M A N T E

Page 1: O   M E N D I G O   E   O   D I A M A N T E

O BALDE

Você já ouviu falar no copo que transbordou?Esta é uma história de um balde, parecido com o copo, só que maior.

Todos temos um.Ele determina como nos sentimos à respeito de nós mesmos, à respeito das outras

pessoas e de nosso convívio com a sociedade.Você realiza uma série de boas coisas e seu balde vai ficando cheio.O balde pode ser preenchido por várias coisas que lhe acontecem.

Quando alguém lhe fala, reconhecendo-o como um ser humano , seu balde enche-se um pouco.

O mesmo acontece se lhe chamam pelo nome ou pela forma que mais lhe agrada.Se lhe elogiam pela roupa que está usando ou por um trabalho bem feito, o nível de

seu balde vai subindo.Se lhe escrevem uma carta amigável, se lembram dos nomes de suas crianças, se

lhe demonstram simpatia ou se lheprestam importante ajuda no trabalho pesado, o nível do balde continua subindo.

Quando o balde estiver cheio desta carga emocional, o dono do balde pode expressar calor e amizade para as outras pessoas.

Mas, lembre-se, esta é uma estória sobre um balde e algo que pode perfura-lo.Entre as pessoas existem os ''furadores'' e podem começar a furar seu balde à

qualquer momento.Isto pode ser feito também de um milhão de formas diferentes.

Digamos que estou em um restaurante e sem querer derrubo um copo de leite com chocolate, que cai sobre a toalha da mesa, na saia de uma senhora e sobre o

tapete.Eu fico envergonhado.

Os olhos brilham. Sei que mesmo sem querer cometi um erro e então alguém me diz:

"Veja o que você fez!Que sujeira !"

Ele fez um furo em meu balde.Baldes são preenchidos ou esvaziados...

Esvazia-se muitas vezes porque as pessoas não pensam realmente sobre o que estão fazendo.

Quando o balde de uma pessoa é esvaziado ,percebesse a diferença de quando era cheio.

Você faz um elogio à pessoa que está com balde vazio e poderá receber uma resposta irritada, agressiva.

Embora existam limites a tal analogia, há pessoas que parecem ter enormes furos em seus baldes e estão sempre irritadas.

E elas espalham irritação, furando os baldes das outras pessoas.A história de nossas vidas é um eterno vai-e-vem entre encher e esvaziar o balde. 

Quando ajudamos a encher o balde de alguém, estamos enchendo o nosso e, se ao contrário, furamos o balde de alguém, também perdemos um pouco.

Por uma variedade de razões, as pessoas hesitam em encher o balde de outra

Page 2: O   M E N D I G O   E   O   D I A M A N T E

pessoa e conseqüentemente não experimentam o divertimento, a alegria, a felicidade e a satisfação de fazer uma outra pessoa feliz.

Então, vamos afastar o "furador". Vamos encher baldes por aí.

Você!O que tem feito? 

''Furando" ou ''Enchendo" baldes?

Desconheço o autor

  A árvore e o machado

A árvore quando está sendo cortada,observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira. 

(Provérbio Árabe)

Page 3: O   M E N D I G O   E   O   D I A M A N T E

O M E N D I G O E O D I A M A N T E

Numa pequena cidade do interior, havia um pobre mendigo. Fazia o que todo mendigo faz: dormia nas calçadas, pedia pão e roupas velhas (é o que todo mundo dá). Ganhava estas coisas e as colocava dentro de uma mochila.

Nos dias bonitos de sol, ele sentava na praça, tirava do saco os trapos, lavava-os na fonte da praça e os estendia no chão para secar. Pegava o pão velho e amassava-o com uma pedra que ele trazia também no saco. Comia como se fosse uma sopa.

Era um mendigo que não incomodava, até gostava de conversar e brincar com algumas crianças. Assim levava a vida...Quando ele demorava para aparecer, o povo sentia falta, mas ele, mais cedo ou mais tarde, sempre chegava.

Acontece, porém, que num dia muito frio, o mendigo não apareceu... Estava morto lá no começo da rua principal.O povo correu para ver o homem morto. Do lado dele estava a mochila, e mais nada. O povo, "cheio de bondade", ajeitou o enterro e o levou para o cemitério. Um jovem curioso revirou a mochila e gostou da pedra. Levou para casa a pedra e, lavando-a, descobriu: UMA PEDRA PRECIOSA - DIAMANTE, que todo dinheiro da cidade não dava para comprar.

O difícil da vida fraterna é a gente ter a coragem de mexer na mochila do mendigo que vive conosco... pensamos sempre que na mochila do mendigo só existe trapo e pão velho... Orgulho desgraçado! "Esses mendigos" são as nossas co-irmãs, aquelas com as quais convivemos e tentamos viver a fraternidade, mas que, às vezes, é tão difícil só porque uma carrega a "sua mochila" e ninguém sabe o que tem dentro dela... Aí passamos a vida inteira mendigando e não descobrimos o DIAMANTE escondido dentro de cada uma.

E se a gente fizesse uma busca em nossas mochilas e nas mochilas de nossas companheiras?

Page 4: O   M E N D I G O   E   O   D I A M A N T E

É o amor que nos faz descobrir o DIAMENTE dos "mendigos" que vão conosco pela vida afora.

O garoto, o martelo e os pregos > Havia um garotinho que tinha mau gênio. Seu >pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe >disse que cada vez que perdesse a paciência >que batesse um prego na cerca dos fundos da >casa. > No primeiro dia o garoto havia pregado 37 >pregosna cerca. Porém, gradativamente o >número foi decrescendo. > O garotinho descobriu que era mais fácil >controlar seu gênio do que pregar pregos na >cerca. > Finalmente chegou o dia, no qual o garoto >não perdeu mais o controle sobre o seu gênio. > Ele contou isto a seu pai, que lhe sugeriu >que tirasse um prego da cerca por cada dia >que ele fosse capaz de controlar seu >gênio. Os dias foram passando até que >finalmente o garoto pôde contar a seu pai >que não havia mais pregos a seremretirados. > O pai pegou o garoto pela mão e o levou até >a cerca. Ele disse: > Você fez bem garoto, mas dê uma olhada >na cerca. > A cerca nunca mais será a mesma. >Quando você diz coisas irado, elas deixam >uma cicatriz como esta. > Você pode esfaquear um homem e retirar >a faca em seguida, e não importando quantas >vezes você diga que sente muito, a ferida >continuará ali. > Uma ferida verbal é tão má quanto uma >física. > Tenha isto em mente antes de se irar >contra alguém. >

Autor desconhecido

EM SILÊNCIO AS ROSAS SÃO LINDAS , ... MESMO NÃO EMITINDO NENHUM SOM ,

ASSIM SÃO OS AMIGOS: MESMO EM SILÊNCIO NOS ENCANTAM !

Page 5: O   M E N D I G O   E   O   D I A M A N T E

DEUS ESTÁ FALANDO COM VOCÊ!!!(Prece Indígena - Tradução e adaptação do Livro By San Etioy)

                                  

Um homem sussurrou: Deus fale comigo.E um rouxinol começou a cantar

Mas o homem não ouviu. 

Então o homem repetiu:Deus fale comigo!

E um trovão ecoou nos céusMas o homem foi incapaz de ouvir.

  O Homem olhou em volta e disse:

Deus deixe-me vê-loE uma estrela brilhou no céuMas o homem não a notou.

  O homem começou a gritar:Deus mostre-me um milagre

E uma criança nasceuMas o homem não sentiu o pulsar da vida.

  Então o homem começou a chorar e a se desesperar:

Deus  toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo...E uma borboleta pousou suavemente

Em seu ombroO homem espantou a borboleta com a mão e desiludidoContinuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.

            Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus está

sempre aonde está a vida ???Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para o milagre da vida que se apresenta diante de nós em todos os

momentos ???Para você meu beijo hoje com sabor de ...VIDA !!