O Manifesto Bancário

8
1 JULHO DE 2013 www.bancariosacre.com.br RIO BRANCO-AC, 04 DE JULHO DE 2013 | EDIÇÃO Nº 470 | [email protected] Definida a pauta de reivindicação dos funcionários do Banco da Amazônia PÁGINA 7 N esta quinta-feira (4) será o dia nacional de mobilização dos bancários contra o PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que regulamenta a terceirização no país segundo uma ótica eminentemente empresarial, que visa fle- xibilizar e reduzir direitos trabalhistas garantidos na CLT e na Constituição Federal. Após quase 10 anos tramitando no Congresso Nacional, esse famigerado projeto corre o risco de ser aprovado no próximo dia 9 de julho, quando voltará à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. PÁGINA 4 e 5 PÁGINA 3 PARALISAÇÃO Sindicato retarda abertura do HSBC PÁGINA 6 BRADESCO: Aumenta stress entre funcionários das agências PÁGINA 7 Sindicato faz visita ao Vale do Juruá A bola voltou a rolar no sába- do à tarde, no ginásio bancário da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), para última roda- da da fase classificatória da XXI Copa Bancária de Futsal. PÁGINA 8 ARTIGO Protesto por um futuro melhor PÁGINA 2

description

Jornal do Sindicato dos Bancários do Estado do Acre

Transcript of O Manifesto Bancário

Page 1: O Manifesto Bancário

1JULHO DE 2013

www.bancariosacre.com.br RIO BRANCO-AC, 04 DE JULHO DE 2013 | EDIÇÃO Nº 470 | [email protected]

Definida apauta de

reivindicação dos funcionários

do Banco da Amazônia

PÁGINA 7

Nesta quinta-feira (4) será o dia nacional de mobilização dos bancários contra o PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que regulamenta a

terceirização no país segundo uma ótica eminentemente empresarial, que visa fle-xibilizar e reduzir direitos trabalhistas garantidos na CLT e na Constituição Federal. Após quase 10 anos tramitando no Congresso Nacional, esse famigerado projeto corre o risco de ser aprovado no próximo dia 9 de julho, quando voltará à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

PÁGINA 4 e 5

PÁGINA 3

PARALISAÇÃO

Sindicatoretarda abertura

do HSBCPÁGINA 6

BRADESCO:Aumenta

stress entrefuncionários das agências

PÁGINA 7

Sindicato faz visitaao Vale do Juruá

A bola voltou a rolar no sába-do à tarde, no ginásio bancário da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), para última roda-da da fase classificatória da XXI Copa Bancária de Futsal.

PÁGINA 8

ARTIGOProtesto por um futuro melhor

PÁGINA 2

Page 2: O Manifesto Bancário

JULHO DE 20132

POR MANOEL FAÇANHA

Buscando mudanças para um futu-ro melhor, milhões de brasileiros aproveitaram a presença da mí-

dia mundial durante a disputa da Copa das Confederações, ocorrida no país, para protestar.

Nas ruas deu para perceber que o povo anda cansado da carga tributária, da insegurança, da ausência de transpor-te público de qualidade e de preço justo, além de um sistema de saúde digno e es-cola pública de qualidade.

Num país de dimensões continen-tais é natural pessoas de todos os tipos reivindicarem e debaterem suas ideias. Afinal, vivemos numa das maiores demo-cracias do planeta, organizada por ins-tituições, partidos políticos, entidades associativas etc., onde o divergir será

uma cincunstância natural no dia-a-dia dos individuos.

No entanto, é inegável esconder nes-te momento histórico do país que o gran-de alvo dos manifestantes eram e con-tinuam sendo os politicos. As vozes das ruas clamam por mudanças, pelo fim da currupção e pela ética na política.

A presidenta Dilma Russef já propôs um plebicito, com foco na mudança do sistema político eleitoral do país, que pretende melhorar a qualidade da re-presentação e atender às aspirações populares.

O certo é que o povo brasileiro não aguenta mais as grandes corporações, que elegem seus candidatos para defesa de seus interesses. O Congresso Nacional não pode estar subordinado a interesses econômicos de grupos minoritários, que não representam a população brasileira.

ARTIGO

Jornalista ResponsávelManoel Façanha

Diagramação:Danto Freitas

Tiragem:1000 exemplares

EXPEDIENTE

Manifesto Bancário é uma publicação do

Sindicato dos Bancário do Acre

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Sindicato

Rua Rio Grande do Sul, 69 - Centro - CEP 69.903-420Tel: (68) 3224-4188 | Fax: (68) 3223-3879

www.bancariosacre.com.br | [email protected]

Edmar Batistela TonellyPresidente

Júlia Maria Matias de OliveiraVice-Presidente

Janine Lira Fontinele da SilvaSecretária Geral

Dalva Diniz Rocha Amaral2º Secretária

Mário César Maia DinizTesoureiro

Marcos Antônio Bezerra Nogueira2º Tesoureiro

Manoel Façanha Tavares NetoSecretário de Imprensa e Comunicação

Deborah Fernanda Sena SantosSecretária de Assuntos Jurídicos

Francisco Leitão de AraújoSecretária de Patrimônio e Informática

Ezequiel Souza DrumondSec. de Assuntos da Saúde do Trabalhador

Eudo Raffael Lima da SilvaSecretário de Formação Sindical

Raimundo Nonato Cordeiro de SáSecretário de Cultura, Esporte e Lazer

Irlan Ribeiro SandraSec. Repres. Junto a FETEC-CUT/CN

Maria Goretti Leão do Amaral GuimarãesSecretária de Assuntos da Mulher

Jorge Luiz NicheliSecretário de Assuntos Econômicos

Alcilene MotaSecretária de Assuntos Municipais

SECRETÁRIAS MUNICIPAISRaimundo Lopes da Silva/ Cruzeiro do Sul

Júlio Guilherme Peres de Menezes/TarauacáGilgleison Barbalho Gomes/Feijó

Carlos Augusto Lima do Nascimento/Sena Madureira/Manoel UrbanoRonaldo Ribeiro Batista/ Xapuri

Michela Costa Batriche Pessoa/Eptaciolândia/Brasiléia

Protesto por um futuro melhorNOTAS GERAIS

SItE EStá nO AR

Desde a semana pas-sada está no ar o novo site do Sindicato dos Bancários do Acre. A nova f e r r a m e n t a , que está prati-camente finali-zada, será local onde os bancá-rios podem acom-panhar os noticiá-rios a respeito da categoria. O en-dereço eletrônico da ferramenta é: www.bancariosa-cre.com.br

CHARGE

FOtO: IntERnEt

DIA nACIOnAL DE LutAA direção Nacional da CUT divulgou resolução,

onde convoca trabalhadores e trabalhadoras e suas organizações para mobilização em torno da Pauta da Classe Trabalhadora. A CUT reforça o Dia Nacional de Luta marcado para 11 de julho e afirma que continua nas ruas lutando para definir os rumos do Brasil.

ELEItO nA CAREFApoiado pelo Sindicato, Rafael Matos foi

eleito representante dos funcionários no Con-selho de Administração (Caref) do BB. Rafael obteve 21.081 votos e Ronaldo Zeni, 18.008.

DIgA nÃO à PEC 4330Na próxima semana, o presidente do Sindicato

dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, estará em Brasília para fortalecer a luta contra a aprovação, por parte da Câmara Federal, da PEC 4330.

Page 3: O Manifesto Bancário

3JULHO DE 2013

Edmar Batistela, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, durante reunião na agência do Banco do Brasil, de Cruzeiro do Sul-AC

Dando prosseguimento ao ca-lendário de visita às unida-

des bancárias dos municipios acreanos, a diretoria do Sindi-cato colocou, na semana pas-sada, o pé na estrada e rodou quase 1,5 mil quilômetros.

O presidente Edmar Batis-tela e os diretores Mário César

Diniz, Jorge Nicheli e Ezequiel Drumont percorreram, entre os dias 24 e 27 de junho, as agências bancárias das cidades de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

De acordo com o presidente Edmar Batistala, o objetivo da

diretoria durante as visitas às regionais é o de ouvir os pro-blemas dos bancários e buscar alternativas para solucioná-los.

Também durant e as visi-tas e reuniões, os sindicalistas falaram da importância da ca-tegoria estar mobilizada para a próxima campanha salarial,

pois somente com muita pres-são as reivindicações da cate-goria serão tratadas com res-peito. Os principais temas da próxima data base dizem res-peito à segurança do emprego, remuneração, segurança ban-cária e demais pontos especí-ficos de cada banco.

Sindicato faz visitaao Vale do Juruá

PAGAMENTO DE AÇÕES

O sindicato aproveitou o contato para também efetuar o pagamento de indenizações para alguns bancários, dinheiro esse conquistado, através de ação judicial.

Jesus Sergio de Menezes, um dos beneficiados na ação fez o seguinte comentário durante uma reunião ocorrida dentro de uma unidade: “Esse pagamento demonstra claramente a trans-parência, comprometimento, responsabilidade e, acima de tudo, a seriedade do Sindicato dos Bancários do Acre, com a ca-tegoria. Não é pelo valor pago, mas sim, pela segurança e a ma-nutenção do nosso emprego”.

NOVAS VISITAS

No planejamento traçado de visita aos municípios, o Sindica-to, neste mês de julho, prepara

Na agência do BB, de Mâncio Lima, sindicalistas falam com o gerente Na Caixa de Rodrigues Alves, Jorge Nicheli conversa com a bancária Joelma

visita às unidades do Alto Acre.“Nosso compromisso é com

a categoria e onde estiver uma unidade bancária em nosso Es-tado, o Sindicato estará presen-te para defendê-la”, declarou Edmar Batistela, agradecemos a todos os bancários e bancárias pela receptividade e acolhimen-to durante as visitas às unidades.

FILIAÇÕES

O sindicato aproveita o con-tato com os bancários dos mu-nicípios para ampliar o quadro associativo com novas filiações, além da entrega do jornal men-sal O Manifesto Bancário.

Na cidade de Tarauacá, agência do Basa, Edmar Batistela conversa com os filiados

Na cidade Feijó, o Sindicato aprovei-tou para fazer a filiação do bancario Clodoaldo (BB)

Page 4: O Manifesto Bancário

JULHO DE 20134

Page 5: O Manifesto Bancário

5JULHO DE 2013

Page 6: O Manifesto Bancário

JULHO DE 20136

Sindicato retarda abertura do HSBCFOtO: mANOEL FAÇANHA

Os bancários do HSBC de di-versos países da América

Latina protestam dia 25 de ju-nho pelo fim das demissões e das metas desumanas; melho-res condições de trabalho; mais valorização dos trabalhadores e respeito aos clientes.

No dia do ato, sindicalistas entregaram panfletos na porta unidade do HSBC da capital Rio Branco, denunciando a prática do banco de redução de funcioná-rios. A agência abriu somente às 10h, uma hora após a reabertura das demais unidades bancárias.

Mesmo tendo lucrado R$ 1,225 bilhão em 2012 e experi-mentado crescimento de 9,6% em relação a 2011, o banco bri-tânico demitiu cerca de 2 mil trabalhadores no ano passado. Os números são relativos ao Brasil.

O Sindicato denunciou ainda aos clientes da instituição práti-ca inexplicável rotatividade de

mão de obra, que não se repete em nenhum outro país.

Por fim, os sindicalistas cri-

ticaram o reduzido quatro de funcionário da unidade, assim fazendo que os funcionários se-

jam obrigados a trabalhar no li-mite, não conseguindo atender à demanda dos clientes.

Sindicato dos Bancários realizou mais um dia de protesto na agência Rio Branco do HSBC

Stress aumenta no BradescoO Bradesco continua

desrespeitando os clientes e, principalmente, os ban-cários. Com um número cada vez menor de funcio-nários, demissões sem jus-tificativas, o cresce a cada dia os excessos de horas ex-tras, sem intervalo para re-feição, assim contribuindo para o aumento do stress, depressão, assédio moral e demais doenças originadas por essa carga de desumana de trabalho.

FéRIAS

Em reunião ocorrida nes-ta sexta-feira (14), na Cida-de de Deus, em Osasco (SP), a Contraf-CUT, federações e sindicatos apresentaram ao Bradesco as premissas bási-cas para o parcelamento do

adiantamento de férias. A proposta é uma das reivindi-cações da pauta específica, entregue ao banco no dia 17 de abril, e integra a Campa-nha Nacional de Valorização dos Funcionários.

CONFIRA AS PREMISSAS:

* parcelamento opcional e não compulsório; assim, cada bancário tem o direto de livre escolha para utilizá--lo ou não;

* efetivação do parcela-mento do adiantamento de férias, a ser executado pelo banco, sem custos, tarifas ou juros aos funcionários que optarem;

* parcelamento dividido em até 10 vezes;

* parcelamento não cumulativo.

Cut convoca mobilização em torno da pauta da classe trabalhadora

Reunida na quarta e quinta--feira, dias 26 e 27, em São Pau-lo, a Direção Nacional da CUT di-vulgou resolução, onde convoca trabalhadores e trabalhadoras e suas organizações para mobiliza-ção em torno da Pauta da Classe Trabalhadora. A CUT reforça o Dia Nacional de Luta marcado para 11 de julho e afirma que continua nas ruas lutando para definir os rumos do Brasil.CONFIRA A íNTEGRA DA RESOLuÇãO:

1) A Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo nos dias 26 e 27 de junho de 2013, convoca os trabalhadores e trabalhadoras e suas organizações à mobilização em torno da Pauta da Classe Tra-balhadora, neste momento parti-cular vivido pela nação brasileira.

Mobilizações de milhões em todo o país, que contaram com apoio e participação de CUTistas, colocaram no centro da conjun-tura a reivindicação de redução de tarifas e a qualidade do trans-porte público, saúde e educação pública de qualidade, expressan-do um descontentamento com a forma como as instituições polí-ticas vêm funcionando, e já teve resultados concretos; as massas na rua conquistaram a redução de tarifas do transporte público, na maioria das capitais e inúme-ras cidades, a questão da reforma política - bandeira da CUT - saiu da paralisia de um debate viciado no Parlamento e está posta para o amplo debate na sociedade.

Ao mesmo tempo constatamos que a mídia, setores conservado-

res e de direita tentaram influir nas mobilizações por objetivos estranhos aos interesses da imen-sa maioria do povo brasileiro.

2) A Direção Nacional da CUT considera de fundamental impor-tância a participação organizada da classe trabalhadora neste novo cenário para dar uma saída positi-va a esta situação. Por isso, endos-samos a proposta de “Dia Nacional de Luta, com mobilizações, parali-sações e greves” em 11 de julho, acordada com o conjunto das Cen-trais Sindicais e apoiada por movi-mentos sociais e populares.

A Pauta unitária das Centrais para o Dia Nacional de Luta de 11 de julho inclui:- contra o PL 4330, da “terceiriza-ção”, que retira direitos dos tra-balhadores brasileiros e precariza ainda mais as relações de trabalho no Brasil; esse Projeto precisa ser varrido imediatamente da pauta do Congresso Nacional;- que as reduções de tarifa do transporte não sejam acompa-nhadas de qualquer corte dos gastos sociais;- 10% do orçamento da União para a saúde pública;- 10% do PIB para a educação pú-blica, “verbas públicas só para o setor público”;- fim do fator previdenciário;- Redução da Jornada de Traba-lho para 40 horas sem redução de salários;- Reforma Agrária;- suspensão dos Leilões de Petróleo.

Fonte: CUT

FOtO: ARqUIvO sEEB/AC

Page 7: O Manifesto Bancário

7JULHO DE 2013

Definida a pauta de reivindicação dos funcionários do Banco da Amazônia

FOtO: ARqUIvO sEEB/AC

Diretoria do Sindicato durante escolha do delegado local para 5º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco da Amazônia

• PLR 2011 – Informa que ganhamos a ação, mas o Banco recorreu da decisão e está para 2ª ins-tância sobre o erro no cálculo da PLR 2011;

• PONTO ELETRÔNICO - 115 minutos – Informa que a ação está ganha e que os empregados de 6 horas que foram admitidos antes da implanta-ção do ponto eletrônico terão direito a cumprir carga horária diária de 5:45 h + 15 min do lanche – A justiça determinou que o Banco apresentasse a relação de todos os funcionários que tiveram sua jornada de trabalho alterada em razão do intervalo de 15 minutos;

• TC’S – Informa que os TC’s Engenheiros, Agrônomos e Veterinários admitidos até 2003 estão contemplados na ação ganha em 1º grau e ganho também em 2º grau o mérito – O Banco foi obrigado pela Justiça a cum-prir a Lei 4.950-A de 22 de abril de 1966 que estabelece o piso salarial da categoria profis-sional, e ainda pagar as diferenças salariais desde a admissão até a data da sentença, e de salários vincendos até a incorporação de-finitiva da parcela;

• Férias – No intuito de coibir a continui-dade do pagamento errado da parcela de 1/3 de férias, o Sindicato ingressou com ação civil pública contra o Banco da Ama-zônia pleiteando, para todos os bancários, o pagamento correto da referida parcela. O sindicato também conseguiu o não des-conto do IR sobre férias, licença prêmio e abono assiduidade;

• 7ª e 8ª hora – Informa que será dado iní-cio a ação civil pública para pleitear que os comissionados trabalhem 6 horas e que a cada ano trabalhado seja incorporado 10% da comissão ao salário;

• PREV AMAZÔNIA – O sindicato do Pará foi procurado por pessoas que não aderiram aos planos SALDADO e também não aderi-ram ao PrevAmazônia para que o mesmo interceda junto à diretoria do Banco para verificar a possibilidade de abrir para que esses empregados possam ainda aderir.

Os empregados e empregadas do Banco da Amazônia esti-

veram reunidos em seu 5º Con-gresso Nacional, ocorrido dia 15 de junho, no hotel Golden Tu-lip, em Belém.

O encontro definiu a minuta de reivindicações para a Cam-panha Nacional 2013, a qual referenda a minuta do ano pas-sado com diversos adendos em relação à remuneração, em-prego, saúde e condições de trabalho.

Bancários e bancárias do

Pará, Amapá, Rondônia, Rorai-ma, Acre, Brasília, Maranhão estiveram no evento e trouxe-ram importantes contribuições de seus Estados para os debates e construção da minuta.

Dentre as reivindicações aprovadas, destaque para: a luta por equiparação da remu-neração dos empregados do Banco da Amazônia com a dos demais bancários e bancárias de bancos federais, tendo o BNB como parâmetro; lutar por um novo PCS; fazer com que o

Banco da Amazônia enquadre sua política de plano de saú-de de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS) e garanta o aumento do reembolso de seus empregados no custeio do mesmo; não à im-plementação da Lateralidade; garantia de oportunidade ao pessoal do Quadro de Apoio de disputar cargos comissionados; efetivar a mesa permanente de negociação após as Campanhas Nacionais, entre outras.

Na avaliação do Admar Fer-

reira, representante e delega-do sindical da base acreana, o evento foi coroado de êxito. Segundo ele, o problema mais debatido e reivindicado é com relação à revisão da laterali-dade recém-implantada no banco, além da questão da saúde do empregado, onde está evidente a necessidade da empresa voltar a participar na qualidade de patrocinador da CASF, devendo custear pelo menos 50% do plano de saúde dos empregados.

INFORMES GERAISNo encerramento participou a advogada do SEEB-PA que repassou informes acerca dos assuntos abaixo:

Page 8: O Manifesto Bancário

JULHO DE 20138

BB Capital garante vaga nassemifinais da XXI Copa Bancária

FutSAL

CLASSIFICAÇãO1º Basa/BB Interior................122º Caixa.............................093º Bradesco.........................064º BB/Capital.......................035º Basa/Centro.....................00

FOtOs: mANOEL FAÇANHA

Stress relacionado ao trabalho bancário

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão nas semifinais da competição

A bola voltou a rolar no sábado à tarde, no ginásio bancário

da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), para última roda-da da fase classificatória da XXI Copa Bancária de Futsal.

No jogo mais importante da tarde, o Banco do Brasil empur-rou 20 gols a 2 na desfalcada equipe do Banco da Amazônia--Capital. O resultado classificou o BB para as semifinais da com-petição, marcada para o próxi-

mo sábado, às 15h30, quando enfrentará o líder Banco da Amazônia/BB Interior.

A rodada começou com a vi-tória da Caixa Econômica Federal sobre o Bradesco por 5 a 2. Os dois times entraram na quadra de jogo com a classificação asse-gurada às semifinais e voltam a duelar no próximo dia 06 de julho por uma vaga na decisão.

Estresse é uma reação do organismo frente as transformações do ambiente. Ou seja, é um con-junto de reações psiconeuro-endocrinofisiológicas articuladas, que podem ter conseqüências tanto positivas, quanto negativas. O estresse positivo é aquele que acompanha situações de motivação em que a possibilidade de atingir um objetivo é visualizada, ou melhor, aquele que nos leva a pro-duzir mais. Já o estresse negativo, ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capa-cidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e os processos mentais sofrem redu-ção, levando ao adoecimento.

Principais sintomas: os sintomas variam de pes-soa para pessoa. Os mais comuns são:

- queda de produtividade; - confusão mental; - tensão muscular; - dificuldade de concentração; - dores de cabeça; - sensação de desgaste ao acordar; - dificuldades de memorização; - pressão alta; - irritabilidade excessiva; - dores de estômago ou gastrite; - tonturas; - depressão; - ansiedade; - desinteresse sexual.

O Sindicato dos Bancá-rios do Acre iniciou durante a semana as negociação para os seus filiados ganharem desconto especial na men-salidade da Mais Academia. O desconto será igual ao já existente entre a empresa e os funcionários do Bradesco.

Na próxima edição trare-mos mais informações sobre as negociações, mas a dire-ção acredita que até a pró-xima semana o acordo seja fechado com informações postada no site da entidade www.bancariosacre.com.br

COMO REduZIR O ESTRESSE?

O estresse é uma reação do organismo frente as mudanças do ambiente. Assim, se conseguimos reduzir o que nos causa estres-se ou se lidamos com isso de forma adequa-da, os sintomas podem desaparecer. Por isso é importante buscarmos medidas coletivas de melhoria do ambiente de trabalho nos bancos para reduzirmos o estresse.

Além disso, é importante se alimentar corretamente, exercitar-se freqüente-mente e equilibrar momentos de descanso e de lazer, buscando a melhoria da quali-dade de vida.