O método das ciências

21
O MÉTODO DAS CIÊNCIAS História das ciências e correntes epistemológicas Prof. Iarley Brito

Transcript of O método das ciências

Page 1: O método das ciências

O MÉTODO DAS CIÊNCIASHistória das ciências e correntes epistemológicas

Prof. Iarley Brito

Page 2: O método das ciências

POSIÇÕES DIANTE DA CIÊNCIA

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. Albert Einstein

O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.Voltaire

A vida sem ciência é uma espécie de morte. Sócrates

Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino. Leonardo da Vinci

Page 3: O método das ciências

A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez. George Bernard Shaw

Em ciência, o crédito vai para o homem que convence o mundo de uma idéia, não para aquele que a teve primeiro. William Osler

"Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.“ Immanuel Kant

A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição. Adam Smith

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."

Galileu Galilei

Page 4: O método das ciências

O QUE É E PARA QUE SERVE O MÉTODO CIENTÍFICO? Conjunto de ações ou procedimentos racionais

ordenados e de rigor que buscam encontrar leis universais capazes de explicar um determinado fenômeno sistematicamente através de proposições lógicas.

Principais Filósofos que trataram da questão do método:

Renê Descartes Francis Bacon David Hume Jonh Locke Espinosa

Page 5: O método das ciências

TIPOS DE MÉTODOS

Experimental: Observação, Hipótese, Experimentação, Generalização (LEI), Teoria.

TIPOS DE RACIOCÍNIO

Indução: Particular para o geralDedução ou Hipotético-dedutivoAnalogia: comparação

Page 6: O método das ciências

CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

Formais: Matemática, Lógica.

Da Natureza: Física, Química, Biologia, Geologia, Geografia, etc.

Humanas: Psicologia, Sociologia, Economia, História, Antropologia, etc.

Ciências Hibridas: Neurociência, Bioengenharia, etc.

Page 7: O método das ciências

O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS NA HISTÓRIA

Estudos sobre física e astronomia realizados pelos gregos, egípcios e persas na Antiguidade na tentativa de explicitar como se comporta do cosmos.

Nesse sentido os primeiros conhecimentos ordenados e baseados no conhecimento empírico foram fornecidos por homens que tentavam abandonar o ponto de vista da religiosidade e do senso comum.

Page 8: O método das ciências

ERATÓSTENES : NUMA ÉPOCA EM QUE A MAIORIA DAS PESSOAS PENSAVA QUE O MUNDO ERA PLANO, O MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO E GEÓGRAFO GREGO ERATÓSTENES (276 AC -195 AC) USOU O SOL (NA VERDADE, AS SOMBRAS QUE ELE CAUSA) PARA MEDIR O TAMANHO DA TERRA E CONCLUIR QUE ELA ERA REDONDA. SUA MEDIDA (39.690 KM) ESTAVA APENAS 340 KM ERRADA EM RELAÇÃO À VERDADEIRA MEDIÇÃO.

Page 9: O método das ciências

PTOLOMEU: O ANTIGO ASTRÔNOMO E MATEMÁTICO GREGO CLÁUDIO PTOLOMEU (90 DC – 168 DC) CRIOU UM MODELO DO SISTEMA SOLAR EM QUE O SOL, AS ESTRELAS E OUTROS PLANETAS GIRAVAM EM TORNO DA TERRA. CONHECIDO COMO O SISTEMA DE PTOLOMEU, FOI RECONHECIDO COMO O CORRETO POR CENTENAS DE ANOS, EMBORA ESTIVESSE ERRADO.

Page 10: O método das ciências

ABD AL-RAHMAN AL-SUFI: O ASTRÔNOMO PERSA ABD AL-RAHMAN AL-SUFI (903 DC – 986 DC), OU AZOPHI PARA OS OCIDENTAIS, FEZ A PRIMEIRA OBSERVAÇÃO CONHECIDA DE UM GRUPO DE ESTRELAS FORA DA VIA LÁCTEA, A GALÁXIA DE ANDRÔMEDA. SUA OBRA O “LIVRO DAS ESTRELAS FIXAS” PERMITIU À ASTRONOMIA MODERNA FAZER COMPARAÇÕES ÚTEIS NA PESQUISA DAS VARIAÇÕES DO BRILHO DAS ESTRELAS.

Page 11: O método das ciências

COPÉRNICO: NO SÉCULO 16, NA POLÔNIA, O ASTRÔNOMO NICOLAU COPÉRNICO (1473 – 1543) PROPÔS UM MODELO DO SISTEMA SOLAR EM QUE A TERRA GIRAVA AO REDOR DO SOL. O MODELO NÃO ERA TOTALMENTE CORRETO, JÁ QUE OS ASTRÔNOMOS DA ÉPOCA AINDA TINHAM DIFICULDADE EM DETERMINAR A ÓRBITA DE MARTE, MAS ACABOU MUDANDO COMPLETAMENTE A NOSSA VISÃO DO SISTEMA SOLAR. O PAI DA ASTRONOMIA MODERNA REVOLUCIONOU O PENSAMENTO OCIDENTAL AO TIRAR O HOMEM DO CENTRO DO UNIVERSO (ANTROPOCENTRISMO), E POR ISSO FOI CONSIDERADO UM HEREGE PELA IGREJA.

Page 12: O método das ciências

 GALILEU: NASCIDO NA ITÁLIA, GALILEU GALILEI (1564 – 1642) É MUITAS VEZES CREDITADO COM A CRIAÇÃO DO TELESCÓPIO ÓPTICO, EMBORA NA VERDADE ELE TENHA APENAS MELHORADO MODELOS EXISTENTES. O ASTRÔNOMO, FÍSICO, MATEMÁTICO E FILÓSOFO USOU A NOVA FERRAMENTA DE OBSERVAÇÃO PARA DESCOBRIR AS QUATRO LUAS PRINCIPAIS DE JÚPITER (HOJE CONHECIDAS COMO LUAS DE GALILEU), BEM COMO OS ANÉIS DE SATURNO. E, APESAR DE UM MODELO DA TERRA GIRANDO EM VOLTA DO SOL TER SIDO PRIMEIRAMENTE PROPOSTO POR COPÉRNICO, LEVOU ALGUM TEMPO PARA A TEORIA SER AMPLAMENTE ACEITA, E GALILEU É MAIS CONHECIDO POR DEFENDÊ-LA. GALILEU ACABOU SOB PRISÃO DOMICILIAR NO FINAL DE SUA VIDA POR CAUSA DISSO.

Page 13: O método das ciências

MUDANÇA DE PARADIGMA

Page 14: O método das ciências

NEWTON: COM BASE NO TRABALHO DE QUEM VEIO ANTES DELE, O ASTRÔNOMO INGLÊS SIR ISAAC NEWTON (1643 – 1727) É MAIS FAMOSO POR SEU TRABALHO SOBRE FORÇAS, ESPECIFICAMENTE A GRAVIDADE (QUEM LEMBRA DA HISTÓRIA DA MAÇÃ?). ELE CALCULOU TRÊS LEIS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO DAS FORÇAS ENTRE OBJETOS, CONHECIDAS HOJE COMO LEIS DE NEWTON.

Page 15: O método das ciências

EINSTEIN: NO INÍCIO DO SÉCULO 20, O FÍSICO ALEMÃO ALBERT EINSTEIN (1879 – 1955) TORNOU-SE DE UM DOS MAIS FAMOSOS CIENTISTAS DO MUNDO, DEPOIS DE PROPOR UMA NOVA MANEIRA DE OLHAR PARA O UNIVERSO ALÉM DA COMPREENSÃO ATUAL. EINSTEIN SUGERIU QUE AS LEIS DA FÍSICA SÃO AS MESMAS EM TODO O UNIVERSO, QUE A VELOCIDADE DA LUZ NO VÁCUO É CONSTANTE, E QUE O ESPAÇO E O TEMPO ESTÃO LIGADOS EM UMA ENTIDADE CONHECIDA COMO ESPAÇO-TEMPO, QUE É DISTORCIDA PELA GRAVIDADE.

Page 16: O método das ciências

A TEORIA EVOLUCIONISTA Charles Darwin: A Origem das Espécies 1859. Variação e Seleção Natural Influência de Malthus

Page 17: O método das ciências

MENDEL ( 1822-1884) É CONHECIDO COMO O PAI DA GENÉTICA. FOI UM MONGE AUSTRÍACO, QUE FEZ EXPERIMENTOS COM ERVILHAS E OBTEVE INFORMAÇÕES SURPREENDENTES.

Page 18: O método das ciências

O CÍRCULO DE VIENA (1920) DEFENSORES DO EMPIRISMO LÓGICO OU POSITIVISMO LÓGICO QUE DEFENDIAM A TESE: “O SABER CIENTÍFICO DEVE SER LIVRE DE CONCEITOS VAZIOS E DE FALSOS PROBLEMAS METAFÍSICOS” FALARAM ENTÃO DO CRITÉRIO DE VERIFICABILIDADE

Page 19: O método das ciências

KARL R. POPPER (1902-1994)“NÃO PODEMOS PROVAR QUE UMA TEORIA É UNIVERSALMENTE VÁLIDA, MAS PODEMOS MOSTRAR QUE ELA É FALSA”. PRINCÍPIO DA FALSEABILIDADE.

Page 20: O método das ciências

THOMAS KUHN: “O PARADIGMA CIENTÍFICO É RESULTADO DA VISÃO DE MUNDO ASSUMIDA PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA”. UMA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA É RESULTADO DO ACÚMULO DE ANOMALIAS.

Page 21: O método das ciências

PAUL FEYERABEND: O ANARQUISTA EPISTEMOLÓGICO

“O único princípio que não impede o progresso é : Tudo vale!”