O meu pé de laranja lima

8
O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Transcript of O meu pé de laranja lima

Page 1: O meu pé de laranja lima

O Meu Pé de Laranja LimaJosé Mauro de Vasconcelos

Page 2: O meu pé de laranja lima

Ficha de Leitura- Edição em Portugal

Título- O meu pé de Laranja Lima Autor- José Mauro de Vasconcelos Ilustrações- Rui Ricardo Revisão- Cláudia Cruz 10ª Edição- Novembro de 2015 Nº De páginas – 207

Page 3: O meu pé de laranja lima

Biografia Do Autor Data De Nascimento- 26.02.1920

Natural- Rio De Janeiro

Morte- 24.06.1984

Page 4: O meu pé de laranja lima

Resumo Esta é a história de um menino chamado Zezé, um

menino pobre, humilde e traquinas de cinco anos que vive com os pais e os irmão na cidade de Bangu. Por conta das dificuldades, Zezé e sua família tem de se mudar de casa.

No dia em que eles foram visitar a nova casa, cada um escolhe uma árvore, mas, Zezé é o último e acaba por ficar com um pé de laranja lima, com o qual tem uma amizade muita grande. Zezé contava-lhe os seus segredos e as suas traquinices. Eles viajavam e tinham muitas aventuras juntos, Zezé chamava-lhe de Minguinho , e quando estava mais carinhoso e feliz chamava-lhe de Xururuca.

Page 5: O meu pé de laranja lima

Resumo Zezé fazia muitas brincadeiras de mau gosto com as pessoas

mais velhas ou até com os próprios amigos, e por isso quando chegava a casa o pai e a mãe batiam-lhe.

Mas Zezé também tinha aquele lado bondoso e humilde, adorava aprender coisas novas com o seu Tio Edmundo. Aprendeu a ler sozinho aos cinco anos e foi para a escola, mentindo ter seis, para se matricular.

A sua infância foi muito difícil e triste, no Natal não recebia presentes, devido à falta de dinheiro, estavam sempre a bater-lhe, mesmo que a culpa não fosse sua. Mas tudo mudou, no dia em que lhe bateram tanto que ficou com graves ferimentos e teve que faltar à escola durante uma semana.

Page 6: O meu pé de laranja lima

Resumo Outra pessoa também muito importante na vida de Zezé,

era o português Manuel Valadares, que o tratava como se fosse seu filho, ensinava-lhe boas maneiras e dava-lhe todo o amor e carinho que não recebia em casa. Manuel tinha o carro mais bonito da cidade. Ninguém sabia desta amizade, e quando o português foi atropelado pelo Mangaratiba e morreu , ninguém sabia o porquê de Zezé ter adoecido. Ele ficou muito doente, sem forças para nada nem mesmo para comer. Totoca informou-o que íriam cortar o seu pé de laranja lima. Os tempos foram passando, Zezé já não tinha a mesma alegria, já não fazia das suas brincadeiras…

Minguinho deu a sua primeira flor branca, Zezé entendeu que aquela fosse a sua despedida.

Page 7: O meu pé de laranja lima

Algumas Obras Do Autor

Page 8: O meu pé de laranja lima

Trabalho Realizado Por;Margarida, 7ºD, Nº 15