O Natal na ilha da Madeira

5
O Natal na Madeira Missas do Parto – 16 a 24 de Dezembro Durante todo o mês de Dezembro são celebradas missas religiosas especiais, acompanhadas de canções tradicionais, na maioria das igrejas da ilha. A Missa do Parto é uma tradição "original e única" da ilha da Madeira. É a celebração dos nove meses de gravidez da Virgem Maria, começando por isso 9 dias antes do Natal, pelas 6 da manhã do dia 16 de Dezembro e terminando ao nascer do sol do dia 24 de Dezembro. Depois da missa, o povo junta-se no adro da Igreja em amena cavaqueira, comendo e bebendo, antes de mais um dia de trabalho. Iluminação de Natal - 8 de Dezembro a 6 de Janeiro O dia 8 de Dezembro é a data oficial em que se acendem as iluminações de Natal. A Ilha da Madeira é verdadeiramente mágica e inesquecível nesta altura do ano. As ruas do Funchal vestem-se a rigor com milhares de lâmpadas em variadas cores. Durante este período, as estradas ao anoitecer enfeitam-se com cadeias de pequenas lâmpadas que são presas nos postes de luz das estradas, formando algo semelhante a um mapa de estradas iluminado ou a um presépio real em ponto grande, para quem a vê de longe. Muitas casas estão também iluminadas exteriormente, por iniciativa dos próprios habitantes, transmitindo alegria e cor, luz e festa, também reflexo de uma atitude interior. Preparativos do Natal Todo o mês de Dezembro é dedicado aos preparativos do Natal: fazem-se as grandes limpezas nas casas, os bolos de mel, as broas, os licores, deitam-se as searas, enfeita-se o 1

Transcript of O Natal na ilha da Madeira

Page 1: O Natal na ilha da Madeira

O Natal na Madeira

Missas do Parto – 16 a 24 de Dezembro

Durante todo o mês de Dezembro são celebradas missas religiosas especiais, acompanhadas de canções tradicionais, na maioria das igrejas da ilha. A Missa do Parto é uma tradição "original e única" da ilha da Madeira. É a celebração dos nove meses de gravidez da Virgem Maria, começando por isso 9 dias antes do Natal, pelas 6 da manhã do dia 16 de Dezembro e terminando ao nascer do sol do dia 24 de Dezembro. Depois da missa, o povo junta-se no adro da Igreja em amena cavaqueira, comendo e bebendo, antes de mais um dia de trabalho.

Iluminação de Natal - 8 de Dezembro a 6 de Janeiro

O dia 8 de Dezembro é a data oficial em que se acendem as iluminações de Natal. A Ilha da Madeira é verdadeiramente mágica e inesquecível nesta altura do ano. As ruas do Funchal vestem-se a rigor com milhares de lâmpadas em variadas cores. Durante este período, as estradas ao anoitecer enfeitam-se com cadeias de pequenas lâmpadas que são presas nos postes de luz das estradas, formando algo

semelhante a um mapa de estradas iluminado ou a um presépio real em ponto grande, para quem a vê de longe.

Muitas casas estão também iluminadas exteriormente, por iniciativa dos próprios habitantes, transmitindo alegria e cor, luz e festa, também reflexo de uma atitude interior.

Preparativos do Natal

Todo o mês de Dezembro é dedicado aos preparativos do Natal: fazem-se as grandes limpezas nas casas, os bolos de mel, as broas, os licores, deitam-se as searas, enfeita-se o pinheiro, fazem-se as decorações com as flores típicas da época - as cabrinhas e o azevinho.

O Presépio ou Lapinha

1

Page 2: O Natal na ilha da Madeira

O presépio ou a lapinha típica madeirense é formada por um altar em degraus, onde no topo figura o Jesus Menino, habitualmente de pé. Os degraus são preenchidos com frutas: laranjas, anonas, nozes, castanhas... e searinhas (vasos com terra e sementes de trigo ou milho, que vão germinando e crescendo ao longo do período de Natal, resultando em pequenas searas que dão graças ao Jesus pequenino).

Também nos espaços públicos os presépios marcam a sua presença, quer seja na Avenida Arriaga, no Funchal, entre coros de anjos e outras recreações natalícias ou etnográficas, quer seja noutras cidades ou pequenas povoações: o Natal é assim representado em proporções por vezes gigantescas, com magníficas figuras, em cenários que reproduzem a paisagem da ilha.

Também gigantescos arranjos de belas flores naturais - estrelícias, sapatinhos (orquídeas), manhãs de Páscoa, enriquecem e embelezam quer os presépios quer alguns largos do Funchal.

Matança do Porco

É um dos primeiros grandes momentos do Natal Madeirense. A morte do porco acontece, geralmente, no dia em que se realiza a primeira Missa do Parto.Em tempos, a carne obtida nesta altura era a única que a família consumia ao

longo do ano. Agora, a matança do porco serve, sobretudo para reunir amigos e familiares, cumprindo-se assim a tradição.

O sangue cozido é levado à frigideira e muitas vezes consumido logo após a matança. Outras partes do animal são preparadas para a refeição do Dia de Natal (em particular a tradicional carne de vinho-e-alhos). Todas as partes do porco são aproveitadas.

Fazem-se também enchidos ou salga-se alguma carne para outras épocas do ano (recorde-se que a salga era um dos poucos métodos de conservação dos alimentos). A Matança do Porco termina já pela noite dentro com cantares típicos da quadra.

Noite do Mercado – 23 de Dezembro

A Festa da Noite do Mercado é uma celebração tradicional que dura toda a noite. O famoso mercado do Funchal (Mercado dos Lavradores) e as ruas à volta dele estão apinhadas de gente animada a criar um verdadeiro espírito festivo, a cantar canções de Natal, a dançar, a beber e a divertir-se. Todos os bares da zona estão abertos noite fora, a servir bebidas tradicionais e a especialmente deliciosa sandes de “carne vinha d’alhos”, que é servida tradicionalmente durante o Natal. Durante o dia, à volta do mercado, os frutos e

vegetais regionais estão expostos de forma impressionante, e assim podemos fazer compras de última hora.

2

Page 3: O Natal na ilha da Madeira

Missa do Galo

Durante a Missa do Galo são encenados vários episódios bíblicos relacionados com o Nascimento do Menino, representam-se os autos de Natal e as romagens dos pastores. A canção “Da serra veio um pastor” é uma presença quase obrigatória. Quando a missa acaba, cada um recolhe à sua casa para o reconfortante calor da canja de galinha.

Ao almoço do dia de Natal, come-se a tradicional carne de vinha de alhos, leitão assado e peru.

A chegada do Novo Ano

O Ano Novo é assinalado em muitos pontos da ilha com a mudança do(s) algarismo(s) do ano em luz, por vezes visíveis de pontos bem distantes.

Mas onde a passagem assume principal interesse é no Funchal, já que o Novo Ano é saudado com o lançamento de um fantástico fogo-de-artifício que envolve toda a baía. De uma multiplitude de pontos são lançadas várias dezenas de toneladas de fogo, que se tornam num abraço à baía, em múltiplas explosões de luz e cor, representando vários quadros, ao longo de oito minutos.

Este fogo traz à cidade residentes de toda a ilha e dezenas de milhar de turistas que vêm assistir à passagem do ano. Frente à baía, no mar, um número significativo de paquetes, todos os anos, assiste ao espectáculo do fogo-de-artifício. É no calor da noite que a festa se prolonga, envolvendo todos, sobretudo na parte baixa da cidade, junto à marina, mas também na casa de cada um.

Dia de Reis

3

Page 4: O Natal na ilha da Madeira

Esta tradição de cantar os Reis no dia 5 Janeiro é muito antiga e realiza-se por toda a Região Autónoma da Madeira.

Já é também tradição no Largo do Colégio, vários grupos cantarem os Reis com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque.

A grande novidade nos últimos anos tem sido o Bolo-Rei gigante, que tem o comprimento de 150 metros e 520 kg de peso, dando a volta completa ao Largo do Colégio, uma iniciativa anual promovida pela autarquia funchalense que assinala o encerramento da quadra natalícia. O bolo é depois cortado e distribuído a todos presentes que o devoram em muito pouco tempo!

É no dia 7 de Janeiro, após os Reis, que se desmancham as lapinhas e tudo volta à normalidade, mas algumas pessoas conservam os presépios armados até o dia 15, dia da festa de Santo Amaro, também conhecido, pelo povo, como o dia de “varrer os armários”, que é, na opinião de alguns, quando devem ser dadas por findas as manifestações de regozijo do Natal, tanto do agrado do bom povo madeirense.

SITOGRAFIA:

http://funchal.blogspot.com/2006/11/o-natal-na-madeira-especial.html

http://www.madeira-web.com/PagesP/christmas.html

http://onatal1.no.sapo.pt/Madeira.htm

http://www.mensageirosantoantonio.com/messaggero/pagina_articolo.asp?IDX=66IDRX=13

http://cantinhodamadeira.net/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=144

http://images.google.pt

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=13&id=113171&sdata=

4

Leonor Sousa

5º III