O Padrão de Ocupação Das Cidades e a Qualidade Ambiental

download O Padrão de Ocupação Das Cidades e a Qualidade Ambiental

of 2

Transcript of O Padrão de Ocupação Das Cidades e a Qualidade Ambiental

  • 8/18/2019 O Padrão de Ocupação Das Cidades e a Qualidade Ambiental

    1/2

    Artigo AmbienteBrasil publicado em 18/10/2006

    O Padrão de Ocupação das Cidades e a Qualidade Ambiental 

    Mônica Kofler Freitas (*)

    O rápido crescimento populacional sempre foi acompanhado pelo desempenho econômico das atividades comerciais e industriaisassim como a modificação do uso e ocupação do solo.

    O resultado disso é a extrapolação dos potenciais de urbanização que reflete na degradação ambiental e alterações climáticas naárea urbana devido ao aumento da permeabilização do solo redução da vegetação natural !untamente com elevado "ndiceconstrutivo cu!a solução constitui uma das maiores preocupações da atualidade sob a perspectiva de um desenvolvimentosustentável.

    #ma questão em plane!amento urbano que causa grande pol$mica é se as cidades deveriam crescer mais compactas ouesparramadas% &erticalizada ou horizontalizada%

    O modelo de cidade compacta é um exemplo de distribuição espacial com maior densidade populacional o que induz averticalização e possibilita percursos mais curtos. 'ncontra sua contraposição no modelo de cidade esparramada onde osdeslocamentos são maiores pois tende a crescer mais horizontalmente.

    (ensando em transportes se no modelo de cidade compacta os percursos são menores a densidade de tráfego tende a sermaior e com ela os fatores de emissões )g*+m,. (ioram também as condições de dispersão da poluição atmosférica e aintensidade da ilha de calor uma vez que as edificações serão mais adensadas e verticalizadas embora se!am mais apropriadaspara o uso racional de energia. 

    - cidade esparramada por sua vez obriga a percursos maiores porém o trnsito tende a ser mais livre ocasionando menoresfatores de emissões. -s condições de dispersão tendem a ser melhores.

    -s cidades esparramadas t$m como resultado o aumento da infra/estrutura viária da necessidade do uso de ve"culosparticulares para o deslocamento e maior gasto para o transporte coletivo p0blico. &erifica/se também que embora oscongestionamentos se!am menores há pontos cr"ticos em certos corredores viários ou áreas centrais de converg$ncia. Os vaziosurbanos são conseq1$ncias de um esparramamento que induz a um padrão de desenvolvimento urbano especulativo.

    (ensando em áreas verdes as cidades que possuem espaços urbanos com vegetação arb2rea e arbustiva e solo nãodemasiadamente impermeabilizado favorecem melhorias no clima da cidade e na qualidade do ar água e solo. O plane!adorurbano precisa ter em mente que a distribuição o tipo de vegetação entre as edificações e a relação espaços p0blicos e privadostambém são necessários para a qualidade de vida da população.

    3uando se dese!a um modelo de cidade compacta é importante prever bem o dimensionado entre os espaços urbanosocupados e livres havendo uma relação equilibrada dos perfis heterog$neos ou a afastamentos laterais entre edificações e dacomposição da massa arb2rea para o favorecimento da circulação do ar e que ao mesmo tempo deve cumprir a função de lazere recreação a população.

    (lane!ar uma cidade é pensar todas as questões urbanas tendo como ob!etivo geral melhorar as condições de vida de seus

    habitantes. 'videntemente que esta abordagem pressupõe uma participação inter/multi/profissional interagindo com asdemandas espec"ficas )sociais econômicas e ambientais, da localidade. 4a discussão dos (lanos 5iretores instrumentoregulador das pol"ticas p0blicas no cenário municipal é importante o envolvimento da comunidade no processo de discussãoplane!amento e acompanhamento de sua implantação.

    6as qual o padrão de ocupação da cidade adequado% 'sta resposta envolve estudos mais aprofundados de qual a densidade deocupação do solo mais apropriada localmente e do uso intensificado das áreas urbanas de forma aceitável ambiental econômicae socialmente e na determinação dos limites de sua capacidade de utilização.

    -inda alguns t2picos podem ser pautados para reflexão da melhoria de condições ambientais no espaço urbano7

    /3uais indicadores na configuração do microclima urbano deveriam merecer maiores atenções para sinalizarem melhorescondições ambientais%

    /3ual seria a relação adequada entre áreas verdes x áreas edificadas considerando/se as diversas tipologias de edificações esistema viário%

    /3uais áreas verdes devem ser preservadas enquanto patrimônio da paisagem urbana%

    /3uais são as diretrizes e pol"ticas urban"sticas para se ter um ambiente urbano com qualidade%

    8esolução m"nina de 9:: x ;:: < =op>right ?:::/?::9 / @odos os direitos reservados.O conteudo deste Aite é de propriedade do -mbiente Brasil A*A Ctda.

    4enhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do (ortal.

  • 8/18/2019 O Padrão de Ocupação Das Cidades e a Qualidade Ambiental

    2/2