O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

8
O Papel das Actividades Físicas na evolução do Homem na sociedade Sub- Tema - Reconhecer a sua importância no domínio da educação, trabalho e lazer Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Educação Física

Transcript of O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

Page 1: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

O Papel das Actividades Físicas na evolução do Homem na sociedade

Sub- Tema - Reconhecer a sua importância no domínio da educação, trabalho e lazer

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Educação Física

Prof. Joana Sampaio

Filipa Fortuna Nº11

Nuno Silva Nº19

Rui Almeida Nº22

Sara Teixeira Nº23

Page 2: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

Introdução

Com este trabalho pretendemos mostrar a importância que o exercício físico teve para o ser humano ao longo dos tempos.

Pretendemos também mostrar que o desporto não se aplica só á pratica de actividades físicas como têm também um papel importante na educação, no trabalho e lazer do ser humano.

É através do desporto que aplicamos várias tarefas incoscientemente e submetemo-nos a um esforço físico diariamente (maior ou menor intensidade).

Page 3: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

Actividade Fisica na Educação

Todos nós sabemos a importância de fazer uma atividade física para nos mantermos activos. Mas isto deve ser trabalhado logo na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, e formando um indivíduo.

As escolas, sistemas e movimentos evoluíram e avançaram para a educação física do século XXI, que tem como principal característica a sua consolidada inclusão no programa educativo de todo o mundo, enquanto elemento fundamental de uma educação integral. Porque, a educação física «é, antes do mais, educação». Assim, a educação física colabora na formação de uma pessoa íntegra, procura o seu desenvolvimento psicomotor e fomenta a qualidade de vida através do exercício físico e do desporto; prepara o ser humano para as exigências que a sociedade lhe apresenta e desenvolve a sua criatividade e personalidade. Graças à educação física actual, democrática e integradora, as actividades físico-desportivas irão tornar-se numa forma de ser, em companheiras inseparáveis no decorrer de toda a sua vida.

Page 4: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

Actividade Fisica no Trabalho

Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas areas, tais como:

Problemas físicos

Psicológicos

Sociais

Mais directamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (stress, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipa, confiança) também são bastante visiveis. 

Vantagens para a empresaDiminui os problemas de saúde do trabalhador aumento de produtividade na empresa. 

E isto verifica-se de diversas formas, mas principalmente na:

Diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos Diminuição dos acidentes de trabalho. 

Portanto, se por um lado o factor de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas de Educação Fisica. 

Vantagens físicas para o trabalhador

Os benefícios dependem directamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o esforço constante a que é submetido um trabalhador ao executar uma determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não. 

Desse modo trabalhadores que utilizam os seus músculos para utilizar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores numa linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra uma lesão muscular por esforço em demasia.

Por outro lado, trabalhadores administrativos que funcionam com computadores: secretárias, atendentes, etc. são atacados por problemas a nivel da sua postura,a nivel muscular ou visual que podem tambem ser diminuidos com uma actividade apropriada.

Page 5: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

Actividade Fisica vs LazerAs actividades físicas de lazer, estão associadas a uma baixa competitividade, eprendem-se com actividades como:

passeios a pé de bicicleta canoagem jogging entre outras actividades que são realizadas no tempo livre.

Actualmente está provado que a prática de actividade física regular contribui paraa Saúde dos indivíduos e consequentemente, para a nossa Qualidade de Vida.

Para além de terem um efeito positivo na saúde, as actividades desportivas e de tempos livres são igualmente benéficas do ponto de vista social e educativo. A actividade física desempenha também um papel essencial na prevenção de doenças.

As actividades lúdicas sempre se constituíram como uma parte integrante da vida doshomens. A satisfação das necessidades elementares e as práticas religiosas formavam uma unidade coerente, tornando-se difícil separar o trabalho, a religião e o divertimento

Em síntese, a actividade física e desportiva é recomendada como um dos meios de compensação dos efeitos nocivos do modo de vida da sociedade atual. Ela surge como o potencial aproveitamento do tempo livre.

Page 6: O Papel Das Actividades Fsicas Na Evoluo Do Homem Na Sociedade

A evolução do Desporto

A História da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das actividades humanas e a sua evolução.

A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.

Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário - guerreiro.

Na Antiguidade, os gregos, que por sua vez eram mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.

Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as actividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objectivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.

Hoje em dia, o desporto é praticado por todos os povos nas diferentes partes do mundo, seja levado a nível competitivo ou apenas para relaxamento ou prazer.

A existência humana determina necessidades económicas. Estas obrigaram o homem a locomover-se, de uma região para outra, numa mesma época do ano, ou em épocas diferentes, iniciando, assim, inconscientemente o melhoramento do corpo, que por sua vez foi melhorado através de milhões de anos, o seu aspecto físico para vencer melhor a luta pela vida, quer a procurar os bens económicos, quer a defender ou atacar, sem, no entanto, constituir-se uma preocupação diária, em virtude de ser uma prática natural, do saltar, trepar, correr, lançar, nadar, aprimorando, consequentemente, as funções orgânicas.