O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

12
O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 20 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas QUINTA-FEIRA 13 DE MARÇO DE 2014 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br Linhares vai contar já na próxima segunda-feira, com o trabalho de dois médicos cubanos. Esses profissio- nais atenderão dentro do projeto ESF – Estratégia Saúde da Família, que será desenvolvido nos Postos de Saúde e assim não poderão estar prestando atendimen- to no HGL - Hospital Geral de Linhares ou em outra unidade hospitalar. Pág. 04 Na sessão da última se- gunda-feira, 10, o plená- rio da Câmara Municipal Médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” vão atuar em Linhares | DENI | PANORAMA | INFORME Continua sem solução o so- frimento do cidadão linha- rense que precisa pagar suas contas nas agências e postos bancários. Pág. 12 O Detran publicou ontem, uma listagem notificando 12.465 condutores sobre autuação e penalidade na CNH. Pág. 09 A Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES comemora em agosto deste ano, os seus 180 anos de criação. Pág. 02 + colunas | Enfoque pag. 05 | Lá & Cá pag. 07 | Sagração pag. 08 Na manhã de terça-feira, 11, a organização da GranEx- poNorte e do Brasil Papaya- Fest realizou um café para apresentar, a expositores e investidores, o andamento das obras de montagem. O café da manhã contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades municipais de Linhares e ci- dades vizinhas, empresários do agronegócio, representan- tes de instituições financeiras, apoiadores, investidores, ex- positores e imprensa. Consumidor capixaba está menos endividado em fevereiro Com um gesto simples, mas de grande valor, a empresa Viação Joana D’arc home- nageou as mulheres no dia dedicado a elas, 8 de março. Durante a manhã de sábado, 08, as mulheres que utiliza- ram o transporte público em Linhares e Colatina foram surpreendidas com a lem- brança feita com muito cari- nho pela empresa. Pág. 08 Joana D’arc faz homenagem para passageiras no Dia da Mulher Pág. 05 Pág. 03 Deputado quer investigaçar para onde vai o dinheiro da saúde em Linhares Café da manhã apresenta estrutura da GranExpoNorte a parceiros e expositores de Linhares esteve reuni- do para conhecer oficial- mente os pareceres da Comissão Parlamentar Temporária Especial, criada com a finalidade de apurar o real quadro da saúde no município. Pág. 06 Comissão formada por vereadores concluiu que o setor de saúde de Linhares é pior do que se imagina Pág. Facebook

description

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 13 de março de 2014

Transcript of O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

Page 1: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 20 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

QUINTA-FEIRA13 DE MARÇO DE 2014

R$ 1,00jornalopioneiro.com.br

Linhares vai contar já na próxima segunda-feira, com o trabalho de dois médicos cubanos. Esses profissio-nais atenderão dentro do projeto ESF – Estratégia Saúde da Família, que será desenvolvido nos Postos de Saúde e assim não poderão estar prestando atendimen-to no HGL - Hospital Geral de Linhares ou em outra unidade hospitalar.

Pág. 04

Na sessão da última se-gunda-feira, 10, o plená-rio da Câmara Municipal

Médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” vão atuar em Linhares

| DENI | PANORAMA | INFORMEContinua sem solução o so-frimento do cidadão linha-rense que precisa pagar suas contas nas agências e postos bancários. Pág. 12

O Detran publicou ontem, uma listagem notificando 12.465 condutores sobre autuação e penalidade na CNH. Pág. 09

A Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES comemora em agosto deste ano, os seus 180 anos de criação. Pág. 02

+ colunas | Enfoque pag. 05

| Lá & Cá pag. 07

| Sagração pag. 08

Na manhã de terça-feira, 11, a organização da GranEx-poNorte e do Brasil Papaya-Fest realizou um café para apresentar, a expositores e investidores, o andamento das obras de montagem. O café da manhã contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades municipais de Linhares e ci-dades vizinhas, empresários do agronegócio, representan-tes de instituições financeiras, apoiadores, investidores, ex-positores e imprensa.

Consumidor capixaba está menos endividado em fevereiro

Com um gesto simples, mas de grande valor, a empresa Viação Joana D’arc home-nageou as mulheres no dia dedicado a elas, 8 de março. Durante a manhã de sábado, 08, as mulheres que utiliza-ram o transporte público em Linhares e Colatina foram surpreendidas com a lem-brança feita com muito cari-nho pela empresa.

Pág. 08

Joana D’arc faz homenagem para passageiras no Dia da Mulher

Pág. 05

Pág. 03

Deputado quer investigaçar para onde vai o dinheiro da saúde em Linhares

Café da manhã apresenta estrutura da GranExpoNorte a parceiros e expositores

de Linhares esteve reuni-do para conhecer oficial-mente os pareceres da

Comissão Parlamentar Temporár ia Especial, criada com a finalidade

de apurar o real quadro da saúde no município.

Pág. 06

Comissão formada por vereadores concluiu que o setor de saúde de Linhares é pior do que se imagina

Pág.

Facebook

Page 2: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO2QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas e domingosPOLÍTICO

Assalto no apagão II

Assalto no apagão III

Doaram as empresas de ener-gia elétrica, principalmente a ESCELSA, para empresas pri-vadas, que não fizeram nada até hoje. Usam os mesmos postes, as mesmas lâmpadas, os mesmos equipamentos. A única coisa que as empresas de energia elétrica sabem fazer é cobrar pedágio das empre-sas de telefonia e internet, dos postes usados. E pior ainda, com a conivência do Governo Federal, fazem a cobrança de taxas casadas, que são a do fornecimento da energia e a da taxa de iluminação pública, que é crime, e que nem o PROCON reconhece.

E a taxa de iluminação é o maior assalto á mão armada, no bolso do cidadão, porque pagamos vá-rios tributos como PIS, COFINS, ICMS, IPTU, Imposto de Renda, ISS, entre outros mais, que vão para os cofres públicos. No final de 2002, quando o FHC termi-nava seu governo, através do Ministério das Minas e Energia e com anuência do Congresso Nacional, criou essa famigera-da lei da CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA. O PT chiou, prometendo acabar com este roubo. Porém quando o Lula assumiu, gostou da ARRECA-DAÇÃO e nunca mandou para o Congresso um pedido de extin-ção da CONTRIBUIÇÃO.

Hoje, se existem os apagões e porque os ladrões de Brasí-lia querem mais é encher os seus bolsos com dinheiro ar-recadado pelas empresas de energia elétrica. A ANEEL co-manda tudo. Então a saída é comprar lamparina e querose, para não ficar no escuro.Como dizem os “fanáticos”, “Ladrão por Ladrão, Lula é a opção”. Dilma Rousseff mos-trou que é apenas a “rainha” da quadrilha...

Dois anos sem BelineloO assassinato ou execução mis-teriosa, mas só para a polícia, de Valdenir José Belinelo, pro-fessor da Universidade Federal do Estado (Ufes) e diretor do hospital Roberto Arnizaut Silva-res, completa dois anos no pró-ximo dia 21 de março. O crime que abalou São Mateus, segue envolto a um mistério, só para a polícia. Mas para a polução da cidade, todo mundo sabe quem foi que mandou matar Belinelo.

Dois anos sem Belinelo IIO crime ocorreu no distrito de Rio Quartel, em Linhares, no norte do Estado, onde o profes-sor Belinelo foi assassinado a fa-cadas. O processo que investiga morte de professor da Ufes teve sigilo decretado. O sigilo impede até mesmo de saber se há de-núncia no caso. Quem mandou matar Belinelo, provavelmente estava sendo investigando por ele, de irregularidades no hos-pital referentes a contratos de fornecimento de medicamentos!

Acorda gigante II

Acorda gigante

Esquadrão da Morte

Hoje, as coisas se encaminham para o mesmo perigoso cenário. Com a iminente reeleição dos es-querdistas e a consequente con-solidação do regime totalitário, só mesmo Deus para iluminar a marcha das vítimas da quadrilha do Lula e da Dilma e ajudar a nos livrar desse mal. E para não dizer que não falei das flores, encerro essa nota com a primeira parte da letra da música do Geraldo Vandré que diz “...Caminhando e cantan-do e seguindo a canção/ Somos todos iguais braços dados ou não / Nas escolas nas ruas, campos, construções/ Caminhando e can-tando e seguindo a canção/ Vem, vamos embora, que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”Acorda gigante!!!

Como já contei em outra oportu-nidade, 2014 será o ano em que os diabólicos comunistas darão o golpe final na democracia bra-sileira. Até os juízes do Supremo Tribunal Federal - STF, até pouco tempo considerados heróis da nação, hoje já são considerados grandes golpistas vermelhos trai-dores da pátria. Do jeito que vai, as pessoas de bem, informadas, estão com medo do futuro, acu-adas até para reagir e para ma-nifestarem-se pacificamente. Não basta, portanto, pedir uma atitude dos militares, é preciso que os ci-vis esclarecidos e convencidos do perigo ostentem massivamente suas posições e opiniões e que contribuam para magnetizar a agulha que definirá o novo rumo a ser tomado.

Ontem fez 40 anos, que o en-tão corregedor da Polícia Civil, Oswaldo Simões Salles, o “Qui-to”, foi condenado a 275 anos de prisão, pelo Tribunal de Júri, em Vitória, acusado pelas execuções de 11 presos, que foram retirados das celas dos presídios, tortura-das, executadas e enterradas em covas rasas, entre 1968 e 1969, na barra do Jucu, em Vila Velha. Segundo pesquisa da época mais de 120 pessoas desapareceram misteriosamente. Apenas 19 cor-pos foram achados de agosto a outubro de 1969.

Propina suja de óleo

Propina suja de óleo II

Propina suja de óleo III

Mulheres policiais II

Mulheres policiais

Aliados do governo se junta-ram à oposição para derro-tar a presidente da Repúbli-ca, Dilma Rousseff (PT-MG), por 267 votos a 28. A Câ-mara Federal impôs nova derrota ao Governo Dilma, aprovando a criação de uma comissão externa para apu-rar denúncias de corrupção relacionadas à Petrobras.

Houve ainda 15 abstenções. A votação marcou a “es-tréia” do PMDB como “ban-cada independente” em re-lação ao governo, conforme decidiu a maioria de seus integrantes na última terça--feira. Outros partidos da base, como o PR, o PTB e o PSC, também votaram com a oposição.

A comissão deve ir até a Ho-landa para apurar denúncias de que uma empresa com sede no país pagou propina a funcionários da estatal brasilei-ra para conseguir contratos de

Segundo um ex-funcionário da empresa holandesa, a SBM Offshore pagou US$ 139 milhões para funcionários da Petrobras e intermediários entre 2005 e 2011. Em troca, os holandeses cobravam o fechamento de contratos com

O projeto de Lei Complemen-tar 275/01, que veio do Sena-do, permite que as mulheres policiais federais, rodoviárias federais e civis possam se aposentar depois de 25 anos de contribuição à Previdência Social. Atualmente, as mulhe-res podem se aposentar após 30 anos de serviço, desde que sejam ao menos 20 anos

A deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES) foi aplau-dida na tarde da última terça--feira, ao manifestar apoio pela aprovação do PLP 275/01, que regulamenta os direitos constitucionais das mulheres policiais. Representantes da categoria estiveram na Câma-ra pedindo apoio dos parla-

locação de plataformas petrolí-feras entre os anos de 2005 e 2012. A denúncia, feita por um ex-executivo da empresa SBM Offshore, é investigada pelo Ministério Público holandês.

a estatal brasileira. De acordo com a denúncia, a propina equivalia a 3% dos valores dos contratos e era dividida da seguinte maneira: 1% ia para o representante comercial da SBM no Brasil e 2% para fun-cionários da Petrobras.

de tratbalho estritamente poli-cial. Odilia Amorim, que é po-lícia rodoviária e representa a categoria na mobilização da Câmara, afirmou que a apro-vação não é um favor, mas sim um direito para as mulhe-res policiais. “Este projeto não é um favor para as mulheres. É questão de justiça”, afirmou Odilia.

mentares para que a proposta seja colocada em apreciação. “Como nada nesta Casa é fácil quando se trata de mulheres, estamos aqui lutando por um direito certo, garantido pela Constituição. Comigo podem contar. Vou em busca de votos e vamos vencer esta batalha”, afirmou a deputada.

Assalto no apagão

Juiz ladrãoQue será que vai ser o árbi-tro desta decisão. A três me-ses da abertura da Copa do Mundo, ainda há obras com-plementares, porém essen-ciais, que não foram sequer licitadas. Agora caracterizadas como “urgentes”, elas podem dispensar o tortuoso proces-so licitatório. Quem vai decidir isto é o ......Se for chamado de ladrão, será uma coisa natural para juiz, de futebol!

180 anos da ALESA Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES come-mora em agosto deste ano, os seus 180 anos de criação. Não sei se haverá festa, pois o as-sunto não foi comentado ainda na casa de leis.

Page 3: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

3O GERAL |

Quando foi construído e entregue à população do dis-trito de Bebedouro, o giná-sio poliesportivo “Domingos Barbosa”, foi recebido com alegria por todos naquela comunidade e região. Mas hoje essa mesma comuni-dade vive insatisfeita com a maneira do funcionamento daquele espaço, construído para a prática de diversas modalidades esportivas.

Tanto que não faz muito tempo, os usuários que fo-ram utilizar a quadra, tive-ram que retirar uma grande quantidade de água que es-tava no piso daquela unida-de esportiva, por causa de um vazamento no sistema hidráulico.

Além disso, diversas pes-soas que usam o ginásio re-clamam que ele está aban-donado devido a sujeira, alagamentos dos banheiros, o não funcionamento do be-bedouro de água, além das fechaduras das portas dos

sanitários que estão quebra-das. Nossa reportagem foi conferir o problema de perto e constatou que realmente a quadra está em péssimas condições de uso.

Para se ter uma ideia o bebedouro está ligado em uma tomada da rede elétrica, só que o mesmo não está li-gado a rede hidráulica. As telas de proteção das grades já não existem bem como as tabelas de basquete que es-tão completamente destruí-das. Algumas cadeiras estão em cima da pia e até a placa de inauguração do ginásio está jogada. Essa situação tem causado reclamações da comunidade, que quer solução para o problema.

A reportagem tentou con-tato via telefone com o fun-cionário público Evelson Miranda, que é responsável pelo ginásio poliesportivo, mas até o fechamento da matéria o mesmo não aten-deu a ligação.

As famílias capixabas es-tão atentas ao consumo. O nível de endividamento do capixaba caiu 7,6% em fe-vereiro. Essa foi a segunda queda consecutiva no indi-cador, passando de 62,4% em janeiro para 54,8% em fevereiro. Segundo a Pes-quisa de Endividamento e Inadimplência do Consumi-dor (PEIC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio--ES), em relação ao mesmo período de 2013, a queda foi de 13,4%. Ao todo, em feve-reiro, são mais de 58 mil en-dividados na Grande Vitória.

De acordo com a pesqui-sa, há mais capixabas com dívidas na faixa de rendi-mento de até 10 salários mí-nimos (56,9%). Já entre os consumidores que ganham acima de 10 salários míni-

Consumidor capixaba está menos endividado em fevereiro

mos, o índice é de 41,6%. “Apesar do nível de endivi-damento dos capixabas, as famílias seguem com maior atenção em relação ao con-sumo. Ainda com os gastos extras de início de ano, as fa-mílias permaneceram aten-tas e buscam arcar com as dívidas já adquiridas”, afirma o presidente da Fecomércio-

-ES, José Lino Sepulcri.Quanto às famílias com

conta em atraso, o índice re-gistrou em fevereiro 21,5%, um acréscimo de 3,3% em relação a janeiro. Quanto ao pagamento da dívida, o ín-dice revelou que 8,9% dos endividados não terão condi-ções de pagar, enquanto em janeiro eram 5,8%.

Quanto às famílias com conta em atraso, o índice registrou em fevereiro 21,5%, um acréscimo de 3,3% em relação a janeiro

Número de famílias endividadas na Grande Vitória reduz pelo segundo mês consecutivo, passando para 54,8%, segundo pesquisa da Fecomércio-ES

| Perfil da dívida 1º lugar - Cartão de Credito

79,3% dos capixabas possuem dívida no cartão

17,6% dos capixabas pos-suem dívida com o financia-

mento do carro

2º lugar - Financiamento do carro

O cartão de crédito permane-ce como o grande vilão entre os capixabas endividados. Cerca de 79,3% das famílias afirmam possuir dívidas no cartão, se-guido de financiamento de carro (17,6%), carnês (10,1%), crédito pessoal (9,1%), entre outros.

Ainda em fevereiro, 45,6% dos capixabas afirmam estar comprometidos com dívidas por mais de um ano, 15,3% de três a seis meses e 23,7% por menos de três meses. A parcela da po-pulação que comprometeu me-nos de 10% da renda familiar é de 23,7%.

Entre 11% e 50% de com-prometimento da renda mensal foi de 47%, e 28,1% compro-meteram mais de 50%. Segun-

do os especialistas, o compro-metimento com as dívidas não

deve ultrapassar 30% da renda familiar.

to

Quadra poliesportiva de Bebedouro está abandonada e moradores reclamam

A tabela de basque está sem condição de uso

Page 4: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO4QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O| GERAL

A prática da “calagem” contribui para corrigir a acidez do solo

Para receber o calcário, o cafeicultor terá que se com-prometer a usar um conjunto de tecnologias orientadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), numa área de um hectare da lavoura, princi-palmente relacionada à prática da “calagem”, que contribui para corrigir a acidez do solo, o que favorece a absorção dos nu-trientes naturais disponíveis na terra e o melhor aproveitamen-to do adubo.

“O grande objetivo com este Programa é corrigir as desi-gualdades regionais da pro-dutividade dos nossos cafés e com isso melhorar a renda das famílias rurais da região Centro Sul do Estado”, destaca o secre-tário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O repasse do calcário aos cafeicultores será realizado por meio de um ‘Chamamento Pú-blico’, que já está aberto. Para participar do processo, os inte-ressados têm até o dia 21 de março para apresentar as pro-postas elaboradas por intermé-dio de associações de produ-tores, cooperativas, sindicatos rurais e secretarias municipais de Agricultura nas unidades do Incaper. O resultado final será apresentado em abril.

Serão contemplados entre 20 e 130 produtores por muni-cípio, de acordo com a impor-tância que a cafeicultura possui em cada um dos 30 municípios definidos na área de abrangên-cia do Programa.

Incentivo ao uso do calcário na cafeicultura capixaba

| Benefícios da calagemDe acordo com o Incaper, na

agricultura o calcário é um dos insumos que proporcionam maior retorno financeiro, tendo em vis-ta que se trata de um produto de baixo custo e com respostas con-sideráveis no incremento da pro-dutividade e consequentemente da produção.

O uso do calcário para a corre-ção da acidez do solo traz bene-fícios inestimáveis à agricultura, dentre os quais a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos, a redução da toxicidade de alguns elemen-tos minerais e influência na dis-ponibilidade de nutrientes para as plantas, desde que a aplicação seja de forma adequada, dentro dos princípios de sustentabilidade ambiental e a partir das necessi-dades apresentadas após a análi-se laboratorial do solo.

Pesquisas agrícolas com-provam que os solos no Espírito Santo apresentam elevada acidez e baixos teores de alguns nutrien-

O Governo do Estado vai disponibilizar quatro mil toneladas de calcário para dois mil cafeicultores de 30 municípios capixabas. A ação faz parte do programa ‘Calcário Correto’ coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura para melhorar a produtividade e a produção das lavouras de café na região Centro Sul do Estado

Linhares, a exemplo de outros municípios do Espí-rito Santo, vai contar já na próxima segunda-feira, 17, com o trabalho de dois mé-dicos cubanos, dentro do programa - Mais Médicos, do Governo Federal. Es-ses profissionais atenderão dentro do projeto ESF – Es-tratégia Saúde da Família, que será desenvolvido nos Postos de Saúde e assim não poderão estar prestan-do atendimento no HGL - Hospital Geral de Linhares ou em outra unidade hospi-talar.

Os médicos cubanos de-veriam se apresentar hoje, dia 13, mas em decorrência de treinamentos ministra-dos pelo Ministério da Saú-de, a apresentação ficou para segunda-feira, dia 17. Eles não serão remunera-dos pelo município de Li-nhares e sim pelo Governo Federal. Caberá ao municí-pio o repasse de recursos oriundos do Ministério da Saúde, para bancar mora-dia e alimentação.

Para entender, o mode-lo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; pro-mover o acesso aos servi-ços, possibilitar o estabele-cimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da cor-responsabilização da aten-ção, a capacidade de reso-lutividade dos problemas de saúde mais comuns,

Médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal vão atuar em Linhares

produzindo maior impacto na situação de saúde local.

A exemplo do que ocor-re em outros municípios, a Estratégia Saúde da Famí-lia está inserida na aten-ção primária à saúde. Suas equipes devem realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito, identifi-cando o perfil epidemiológi-co e sociodemográfico das famílias, reconhecendo os problemas de saúde pre-valentes e os riscos a que esta população está ex-posta, elaborando, com a sua participação, um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde.

O cumprimento desses dois princípios pressupõe que os profissionais envol-vidos nas equipes de saú-de compreendam que seus serviços estão organizados em níveis de complexidade crescentes, desde o nível local de assistência, até os mais especializados; este sistema é denominado refe-rência e contra-referência, sendo que a referência se dá do nível de menor para o de maior complexidade, inversamente à contra--referência. A articulação entre esses dois sistemas é bastante difícil uma vez que a demanda de serviços mais complexos excede ao número de solicitações por parte da atenção básica, di-ficultando atingir excelência no atendimento aos clientes que necessitam de serviços especializados.

Os profissionais devem iniciar as atividades no município na próxima segunda-feira, dia 17

tes, principalmente cálcio e mag-nésio, essenciais para o desen-volvimento das plantas. “Quando se realiza a calagem adequada-mente, diversos efeitos favoráveis são combinados e agem ao mes-mo tempo para melhorar a pro-dutividade das lavouras, pois ela corrige a acidez do solo, fornece cálcio e magnésio, aumenta a efi-ciência de utilização de fertilizan-te, diminui os efeitos tóxicos do alumínio, do manganês e do ferro, além de aumentar a retenção de alguns nutrientes no solo”, ressalta o engenheiro agrônomo do Inca-per, Lucio De Muner, coordenador do programa Calcário Correto.

Augusto Barraque/Incaper

Jocafe Empreendimentos Imobiliários Ltda, localizada na Av. Sebastião José Ferreira, S/N- Bairro Santa Cruz, inscrita no CNPJ 07.629.960/0001-64, esgotado os recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. Dejane

de Moraes Salles, portador da CTPS 9181284 - série 001-0-ES, a comparecer em nosso escritório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 17/01/2014, dentro do prazo de 48hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da CLT.

Linhares-ES, 13 de março de 2014

ABANDONO DE EMPREGO

Page 5: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

5O GERAL |

| [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas

The Last of Us

Refém da Paixão

O game “The Last of Us”, considerado um dos me-lhores jogos lançados para o PlayStation 3, ganhará um filme para os cinemas e terá Sam Raimi, produtor da trilogia “Homem-Aranha” entre os produtores. O filme ainda não tem data de es-treia ou diretor. O jogo foi lançado em junho de 2013 e a expansão “Left Behind” chegou em fevereiro.

Foi divulgada segunda--feira, 10, cena exclusiva do filme Refém da Paixão, protagonizado por Kate Winslet, Josh Brolin e Gat-tlin Griffith. Nas imagens, Frank (Josh Brolin) vê a polícia rondando a casa de Adele (Kate Winslet) e acha melhor ir embora. Atordoa-da, ela sugere que ele só fuja no dia seguinte, mas ele reluta. Vendo a tristeza da mãe, Henry (Gattlin Gri-ffith) diz que é mais seguro Frank esperar as feridas cicatrizarem, pois os cães farejam sangue.

Copa de elite

A ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, ocorrida em no-vembro de 2010, é o tema do filme “Alemão”, que teve pré--estreia segunda-feira, 10. Para viver um traficante o ator Cauã Reymond conviveu com moradores da favela, que vive-ram sob o domínio do tráfico. O filme estará nas salas de ci-nema hoje.O filme “Alemão” conta o dra-

O épico “300: a ascensão do império”, arrasou nas bilhete-rias norte-americanas neste fim de semana. A continuação do sucesso de 2007, “300”, ar-recadou US$ 45 milhões em sua estreia, mas bem abaixo dos US$ 70,9 milhões do pri-

Comédia que parodia diver-sos filmes nacionais, teve seu primeiro pôster divulga-do. Além dos protagonistas, Marcos Veras e Júlia Ra-bello, do Porta dos Fundos, também aparecem no car-taz convidados que fazem participações especiais no filme, como a cantora Anitta e os atores Bento Ribeiro e Alexandre Frota.O elenco tem ainda Daniel Furlan, Rafinha Bastos, Bru-no de Lucca e Thammy Mi-randa, e entre os filmes que servem como fonte de pa-ródia estão “Tropa de elite”,

“Bruna surfistinha”, “Chico Xavier”, “Minha mãe é uma peça” e “Se eu fosse você”. A estreia acontece no dia 17 de abril.

“300” lidera nos Estados Unidosmeiro fim de semana do filme original. Em segundo lugar, fi-cou outra estreia, a animação “Mr Peabody & Sherman”, que arrecadou 32,5 milhões. Em terceiro, “Sem escalas” totali-zou US$ 15 milhões em sua segunda semana em cartaz.

Bilheteria

Rio 2

Alemãoma de cinco policiais infiltrados na comunidade. Dias antes da ocupação, eles são des-cobertos por um dos chefões do tráfico. Um dos criminosos do bando foi interpretado pelo rapper MC Smith, morador da Penha, bairro vizinho ao Alemão. Antônio Fagundes faz uma participação especial como o delegado responsável pela missão, e pai do policial vivido por Caio Blat

Continuação do sucesso “Rio”, mais uma vez dirigida pelo bra-sileiro Carlos Saldanha, que contará as novas aventuras da arara azul Blu e sua companhei-ra Jade na cidade do Rio de Ja-neiro. Desta vez, Blu e Jade têm

filhos, um macho e uma fêmea, e esta última tem medo de voar, exatamente como o seu pai... Juntos, a nova família vai se en-volver em uma trama em meio à Copa do Mundo de 2014. O filme estrea no dia 27 de março.

Divulgação

Nesta quarta-feira, 12, na sessão ordinária da Assem-bleia Legislativa do Estado do Espirito Santo, o deputado Atayde Armani se pronunciou a respeito da situação em que se encontra o Hospital Geral de Linhares (HGL). “É calami-tosa! Inclusive ontem, terça--feira, faleceu uma pessoa por falta de atendimento no HGL.” – afirmou o parlamentar.

De posse de uma cópia do relatório feito pela Câmara Municipal de Linhares, Armani leu alguns trechos do mesmo afirmando que as informa-ções são de ‘estarrecer’. “Há deficiência na acomodação dos pacientes, faltam utensí-lios, maquinários hospitalares e medicamentos. Até medi-camentos estão faltando no Hospital Geral de Linhares. A situação é de estarrecer o

Deputado quer investigaçar para onde vai o dinheiro da saúde em LinharesAtayde Armani se pronunciou na Assembleia Legislativa, sobre o que chamou de “calamitosa” as condições do Hospital Geral de Linhares (HGL)

povo linharense e o povo ca-pixaba”, frisou.

O parlamentar afirmou ain-da: “Eu vou entrar com uma ação no Tribunal de Contas, para que se faça uma inves-tigação mais precisa, para onde estão indo esses cinco, seis milhões mensais que são gastos pela prefeitura de Li-nhares, na saúde do municí-pio, sendo que a situação do HGL está calamitosa. Não é admissível que se gaste tanto dinheiro, mas que se tenha o resultado que está tendo”, des-tacou o deputado.

De acordo com Atayde Ar-mani, ainda ontem seria pro-tocolado o seu pedido junto ao Tribunal de Contas do Es-tado do Espírito Santo e tam-bém ao Ministério Publico, onde ele solicita a referida in-vestigação.

Novo 300 tem melhor abertura do ano até agora

Continuação do sucesso de 2007 fatura R$ 13,2 mi-lhões, superando fim de semana de abertura de Frozen, nos primeiros dias do ano. Em segundo, Ro-boCop já passa com folga os dois milhões de espec-tadores. 12 anos de escra-vidão e Clube de compras Dallas incrementam renda com o Oscar.

A equipe de policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares con-cluiu segunda-feira, 10, o inqué-rito sobre o homicídio do comer-ciante J.P., 46 anos, ocorrido no dia 19 de janeiro de 2013, na re-gião conhecida como Chapadão das Palminhas, zona rural do município. As investigações con-cluíram que filho da vítima R.P., 22 anos e o homem identificado como O.T.S., 27 anos, foram os autores do crime.

Segundo informações do titu-lar da DCCV, delegado Fabricio Lucindo, o suspeito decidiu ma-tar o pai após desavenças fami-liares. “Ele chamou o comparsa para a execução com o intuito

Filho é apontado como autor de homicídio do próprio pai

de não ser reconhecido. No dia do crime, eles rondaram o esta-belecimento comercial da vítima em uma motocicleta, dispararam vários tiros contra ele e fugiram. Diversas testemunhas que esta-vam no local os reconheceram”, contou o delegado.

Fabricio Lucindo ainda ressal-tou que os dois suspeitos estão presos por outros crimes. R.P está detido no Presídio Regional de Linhares (PRL) pela prática dos crimes de tráfico de drogas e homicídios e O.T.S. no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina pelo crime de tráfico de drogas. “Ambos permanecem à disposição da Justiça”, informou o titular da DCCV.

S N COM DE CONFECCOES LTDA ME, situada na Rua Monsenhor Pedrinha, nº. 1610 – Centro – Linhares-ES, portadora do CNPJ 10.814.191/0001-89, solicita o comparecimento da funcionário GABRIELA MACHADO SANTOS, portadora da CTPS: 0531240/00020-ES, no prazo de 48 horas, sob pena de não o fazendo, ser enquadrado no Arti go 482 letra I da CLT.

Linhares-ES, 13 de março de 2014

ABANDONO DE EMPREGO

Page 6: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO6QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O| CIDADE

Na sessão da última segunda-feira, 10, o plená-rio da Câmara Municipal de Linhares esteve reunido para conhecer oficialmente os pareceres da Comissão Parlamentar Temporária Es-pecial, criada com a finali-dade de apurar o real qua-dro da saúde no município. Formada pelos vereadores Antonio Carlos da Cunha Teixeira (presidente), Esté-fano Silote (relator) e tendo como membros: Amantino Pereira Paiva, Pedro Joel Celestrini e José Zintenfeld Cardia, a comissão avaliou os serviços prestados na área de saúde pública e en-controu situações bizarras, críticas e que poderia levar a qualificação de funcioná-rios dentro de um quadro de improbidade administrativa.

No relatório apresenta-do, retratou-se visitas dos parlamentares ao HGL – Hospital Geral de Linha-res, Unidade de Saúde de Linhares, Centro Municipal de Especialidade, USL 3 e diversos postos de saú-de, localizados nos bairros. Nestes locais ficou eviden-ciado no que se refere ao atendimento à população, deficiência na acomodação, insuficiência de recursos humanos, falta de utensílios e de maquinários hospitala-res e medicamentos.

Comissão formada por vereadores concluiu que o setor de saúde de Linhares é pior do que se imagina

Constatou-se a presença de pacientes nos corredores do HGL, com locais impro-visados, pessoas amonto-adas e outros deitados em colchonetes que foram leva-dos por parentes. Verificou--se que o número de ser-vidores, sejam efetivos ou contratados, é insuficiente para atender a demanda identificada, fato que se re-petiu durante todas as visi-tas dos parlamentares.

Além disso, servidores reclamam da carga horária, condições de trabalho e a falta de um plano de car-reira, o que ocasiona uma insatisfação geral para o desempenho das funções. Falta preenchimento de car-gos de chefia e que os fun-cionários não aceitam o en-cargo devido às condições de trabalho.

Os exames de média e de alta complexidade estão prejudicados, sendo que os de baixa complexidade, não estão sendo ofertados em número suficiente, provo-cando um acúmulo de pes-soas e uma longa espera para a realizados dos mes-mos.

Há também a falta de medicamentos (inclusive analgésicos) e instrumentos cirúrgicos, o que acaba oca-sionando o cancelamento e adiamento de cirurgias.

Desta forma, o volume de trabalho dos médicos e o reduzido número de medi-camentos utilizados nos tra-tamentos impede que estes prestem melhor serviço à comunidade, o que agrava o problema, havendo, inclusi-ve, o uso de carimbos para prescrição e posologia (pa-cientes são atendidos com o médico tendo a receita já prescrita e preenchida).

Os vereadores constata-ram as péssimas condições da estrutura física, com má conservação, falta de hi-giene das instalações ofer-tadas aos munícipes, cau-sando constrangimento aos parlamentares, quando de suas visitas.

Os levantamentos apontam situação alarmante e que Executivo Municipal precisa mudar direcionamento de comando

| Problemas identificados no USL 3

| Veículos utilizados de forma irregular

| Vereadores debateram sobre o assunto

| Pacientes perdendo exames

Na segunda maior unidade de saúde do município (USL3) também foi encontrada situação negativa, quanto a prestação do serviço à população. A estrutu-ra que se destina a realização de exames e de consultas es-pecializadas é considerada precária: desrespeito a lei de acessibilidade, uma vez que a unidade não possui rampa de acesso ou elevador para facili-tar o trânsito de pessoas com deficiência, idosas e gestantes com limitações físicas. Excessi-vo calor nos espaços internos e escadas com conservação pre-cária. Consultórios precários, havendo inclusive o improviso

Os dados levantados pela Comissão Parlamentar Tempo-rária Especial, quantificou que foram gastos com o setor, cerca de 80 milhões de reais, sendo sessenta milhões com recursos próprios, o que não pode ser apurado pela comissão. Con-siderando as dificuldades de prestação de contas de 2013, o Secretário informou que recur-sos de oitenta milhões de reais até o mês de agosto daquele ano. Considerando tal valor, os vereadores observaram que não houve melhorias no atendi-mento a população.

Não foi possível, também, apurar o obter qualquer infor-mação quanto a existência de convênios com farmácias par-ticulares e o total de gastos, mesmo havendo dificuldade na

Fazendo uso dos microfo-nes do plenário da Câmara Municipal, os vereadores inte-grantes da comissão, destaca-ram que o Executivo precisa to-mar providencias urgentes com relação ao que foi levantado. O vereador presidente da comis-são, Antonio Carlos Teixeira, disse que sua filha foi atendida

A limitação da solicitação de exames por parte dos médi-cos do PSF, como por exemplo: TSH, só pode ser solicitada por endocrinologista. T3, T4 Livre, só por endocrinologista. Por haver baixa quantidade desses profissionais, o paciente fica sem diagnósticos ou sem acom-panhamento da doença pela difi-culdade de se marcar a consulta com esse especialista. Problema esse que poderia ser acompa-

no atendimento aos pacientes, utilizando-se locais não projeta-dos para tal finalidade.

A comissão identificou a ine-xistência de equipamento de “Raio X”, o que é essencial para o atendimento de necessidades clínicas mínimas. Identificou--se que a ausência de aparelho oftalmológico há mais de cinco anos, deixado de atender cente-nas de pessoas/mês. Sendo que por fim, a Comissão identificou a falta de estrutura adequada para o tratamento psiquiátrico, colo-cando os pacientes em situação constrangedora e na frente de outras pessoas, necessitando de adequação urgente.

distribuição ou entrega de me-dicamentos.

Segundo informações com fotos reprográficas anexadas aos levantamentos, existem carros contratados pela Secre-taria Municipal de Saúde, com verbas enviadas pelo Ministé-rio da Saúde, e que deveriam estar adesivados (caracteriza-dos) e que tais veículos estão sendo utilizados pelos Secre-tário e Diretor, sendo que, o veículo do Secretário, na re-alidade, que era adesivado, foi trocado com a Secretaria Municipal de Administração, e consequentemente a Adminis-tração trocou aquele por um outro veículo (modelo Corola), e estes veículos, conforme fo-tos, estejam sendo utilizados indevidamente.

no sistema de saúde do muni-cípio e estranhou que o médico já tinha em suas mãos a receita prescrita, preenchida e carimba-da. O vereador Tarcisio Silva ar-gumentou que não conhece saú-de por não ser sua área e que a comissão havia falhado em não ter ouvido o contraditório. Para o médico e parlamentar José

nhado por médico Clínico.Segundo o que ficou apura-

do, o laboratório contratado para a realização de exames, se nega em deslocar-se para o interior quando identifica número infe-rior a 10 (dez) exames. Um caso que retrata a situação, é da área de oftalmologia onde apesar da existência de contratação de pro-fissionais, encontra-se dificulda-de para acesso aos exames.

Falta de gel para realização

Cardia, ocorreram fatos que caberiam até atribuir a funcio-nários municipais a imposição de improbidade administrativa. Já o vereador Amantino Paiva, resumiu que o prefeito atual tinha um sonho de assumir o Poder Executivo: “O sonho de um tornou-se o pesadelo de muitos”, complementou.

de eletrocardiograma, pacien-tes recorrendo a Justiça para garantir seus direitos na realiza-ção de consultas e afins, e pa-cientes perdendo exames por dificuldades de localização des-ses pacientes. Neste caso es-pecífico, AMA agenda e devolve à unidade de saúde a data do procedimento, quanto então, tal unidade não encontra o pacien-te. Que ao ver, se tornou uma total falta de organização.

No HGL foi constatada a presença de pacientes nos corredores do HGL, com locais improvi-sados, pessoas amontoadas e outros deitados em colchonetes

Page 7: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

7O SOCIEDADE |

Bola da VezPreto Pires e o Tom lançam o título do novo CD: Bola da Vez que já faz o maior sucesso. A dupla que é su-per querida pelo linharen-se está feliz da vida com a repercussão. O CD está a venda no Lá na Ty, ali per-tinho da Shori.

Com Bell MarquesA profissional de Educação Física, Patrícia Giuberti, aproveitou o show de lan-çamento da carreira solo de Bell Marques em terras ca-pixabas para clicar ao lado do ídolo. Fã de carteirinha, registrou o momento em seu perfil nas redes sociais.

Coleção de Inverno IA Blend lançou sua coleção de inverno em grande estilo. Bolo de morangos e suspiros com assinatura de Melanie Marchiori e vitrine assinada pelo bambambã Sérgio Pal-meira, que diga-se de passa-gem está lindona.

Coleção de Inverno IINo mesmo ritmo está a grife Carmen Sttefens que lança nesta quinta a partir das 14 ho-ras as tendências da próxima estação. Tudo sob o comando da queridona Joyce Dezan.

No MSC PreziosaUma turma de linharenses marcou presença no recém--lançado MSC Preziosa. São eles: Vinícius Batista, Irielton Gallon, Jordan Zor-zanelli, Rodrigo Bonomo e Emerson Filho.

| LÁ & CÁAlexandre Araú[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”Francis Bacon

Divulgação

Divulgação

Terça de CaranguejoConsolidado no roteiro gas-tronômico da terrinha, o Restaurante João de Barro lança mais uma novidade: a terça do caranguejo. Dizem que está bombando. Ponto pra Thiago Bachetti que en-tende das coisas.

Na TocaKarina e Cristiano Nali al-moçavam com um grupo de amigos no último sába-do na Toca do Caranguejo, ali pertinho do Parque de Exposições. O assunto: as resenhas de carnaval.

Luciana Zanetti reservou a terça-feira para estar em tem-po integral com a mãezona

O páraco Antônio Luiz Pandolfi completou idade nova terça, 11, e recebeu milhares de cumprimen-

Quem também fez questão de encher de carinhos a aniver-sariante do dia, foi o gente boa Márcio Pianna que mimou a es-

Em Porto SeguroA advogada e professora de Direito, Nádia Loren-zoni, aproveitou o carna-val na famosa Porto Se-guro, na Bahia, e esticou mais alguns dias de des-canso pelas bandas de lá. Ela merece!

Novidades de SPRhaiana Marchiori e Gun-ter Baldi estão em São Paulo conferindo as novi-dades e lançamentos do segmento que eles atuam: personalização de festas para deixar 2014 mais en-cantador.

Helena que celebrou idade nova. Está certinha: mãe é tudo!

tos dos fiéis da Igreja Católica. O seu perfil nas redes sociais tam-bém ficou bastante movimentado.

posa Bárbara no último fim de semana. Com direito a bolo e assopro de velinhas. Tudo em família!

Niver Especial II

Niver Especial I

Niver Especial III

Em momento de descontração durante o UPTIME Bowling - que en-volve conhecimento e entretenimento -, os professores Rodrigo Vas-concelos, Nilson Pinheiro, Claudia Salezze, Layara Lyan e Roseanne Gerardht com os aluno da UpTime

Hello

A designer de interiores Silvia Scaramussa completou idade nova na últi-ma segunda e ganhou atenção especial do maridão, o gente boa Marcon-des Castro

Niver

Page 8: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO8QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O

| SAGRAÇÃO LITERÁRIAAntonio Bezerra [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

| GERAL

Venho de chãos geridos por frasistas interessantíssi-mos. Cito alguns ligados ao mundo literário: José Lins do Rego, paraibano, menino de engenho por excelência; Pa-tativa do Assaré, repentista de renome; Ariano Suassuna, talvez o homem de letras mais original deste país; Gilberto Freyre, quiçá o mais cerebral brasileiro de todos os tempos; Ferreira Gullar, poeta de es-candalosamente e mais uma centena que, por falta de es-paço, não há como listar.

Mas foi em Minas Gerais que aprendi a conviver com a arte dos grandes frasistas. Num boteco de Mariana, li a seguinte pérola: “Os poetas são os legisladores do mun-do”. De pronto, perguntei o autor da frase. A resposta foi de pronto: “É de nosso poeta que exerce a função de sinei-ro na Catedral... Ele escreve de imediato, de repente, sem maiores rodeios...”. E por ali fui depositando minha perple-xidade, meu encanto, minha luz. A frase em questão escul-pida sobre cedro-rosa.

Numa orientação mono-gráfica, encontrei como epí-grafe uma frase de Wander Piroli que proclama genuina-mente: “Minas é uma doença transmissível”. Não me furtei e perguntei o porquê da frase epigrafada. Lépido, respondeu que só os mineiros sabem... E não dizem a si mesmos o irrevelável segredo chamado Minas. A tira é originalmente de Carlos Drummond de An-drade, poeta teimoso, talvez o maior, sondável; um milagre para poucos.

É nessa tessitura que se edifica o “homem das Minas

Gerais”. Como viajo sempre, tenho a condição de avaliar as muitas diferenças que a brasi-lidade nos oferece.

Minas é um espetáculo à parte. Sentir, por exemplo, a poesia de Adélia Prado é mi-rar de forma absoluta este histórico estado da federação. “Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ou-vido”, assertiva que vem de Jorge Fernando dos Santos, douto senhor de muitos escri-tos sobre sua terra.

Mallarmé – que não era historiador – deixou anotado que a história perdera sua inocência. E isso se explica: o mundo já ganhara status de soberania, a ciência já era um detalhe passível de ser as-similado, e as guerras eram conduzidas profissionalmen-te. A doçura dera lugar à avi-dez. A candura se perdera. A propósito, sugiro as leituras de alguns apontamentos de Eric Hobsbawan.

Ivan Ângelo, cronista, jor-nalista afamado da Veja, “ou-sou” ao dizer que, em Minas, entender logo já é muito tarde,

o mais seguro é antecipar. É nesse jogo de questiúnculas que Minas surge e brilha, para depois se esconder como os tamanduás do serrado.

Minas, sombra errante, fantasma de todas as esta-ções, luz para minhas elucu-brações. É desse colosso que falo.

Deixo um acariciar por Mi-nas escrito diante do chafariz da Casa dos Contos; Ei-lo: Não passava das quatro da madrugada / por entre frestas do paiol / a brisa muito fresca / que avoaçava /mexia com minha expiação / fustigava o verão / para perto das dana-ções // Restavam-me os pica-deiros de Ouro Preto.

Um poema sem título, pu-blicado há anos no livro Mi-nas severa & íntima, espécie de acerto de contas com esse enigmático estado, absoluto da gastronomia à literatura, das festas aos cortejos fúne-bres.

Minas, deveras, não se explica, frase de escopo que vem do poeta Paulo Mendes Campos. Deste penhasco, ouço em alegria longas mati-nas.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Joana Darc, Ivanete Soella, o treinamen-to de integração foi uma iniciativa que a empresa fez questão de implementar e a cada ano novos temas são acrescentados. “Traba-lhamos com rigor na seleção dos motoristas e reconhecemos a im-portância de treinar nossos fun-cionários para oferecer ainda mais qualidade no atendimento e cuidar dos passageiros e da nossa cida-de”, frisou.

O consultor de Segurança no Trânsito, João Carlos Fernandes, também participa do treinamento. “Transportamos pessoas e sabe-mos da grande responsabilidade que temos. Realizamos treina-mento assim que são contratados e constantemente capacitamos nossos profissionais. A empresa não mede esforços para oferecer um serviço de qualidade e acima de tudo com segurança”, ressaltou.

Durante o treinamento, que tem carga horária de 44 horas, dividi-das entre a teoria e a prática, são abordados temas como: Condu-ção de Pessoas com Qualidade e Segurança no Trânsito; Segurança no Trabalho; Qualidade-ISO; GPS, Câmera, Qualidade no Atendimen-

Motoristas da Joana Darc participam de treinamento

to, com ênfase no Transporte; Dire-ção Defensiva; entre outros.

O motorista ainda realiza a prá-tica na rua, treinando na rota que em que irá trabalhar posteriormen-te. Todo percurso é acompanhado pelo instrutor que o informa sobre o padrão de procedimentos da-quela linha, orientando a respeito de velocidade, pontos de paradas de risco, por exemplo.

João explicou que os motoris-tas também são treinados para operar o elevador de cadeirantes instalados nos ônibus. “Mesmo sendo uma função do cobrador, é importante treinar o motorista para as eventualidades e, assim, garan-tir a acessibilidade do passageiro, o que é fundamental”.

A empresa conta ainda com ins-trutores que controlam a qualidade do serviço prestado diariamente, auxiliando os motoristas a desen-volver sua função com excelência.

| Oportunidade

A Viação Joana Darc está re-alizando processo seletivo para a contratação de motoristas. Os in-teressados devem entregar o cur-rículo na sede da empresa ou en-caminhar por e-mail para [email protected].

Minas Severa & Íntima

A Viação Joana Darc formou mais uma turma de motoristas que começa a atuar esta semana em Linhares. Na empresa todo motorista contratado passa pelo Treinamento de Integração antes de começar a trabalhar efetivamente. O objetivo é capacitar o profissional para oferecer segurança e qualidade no serviço prestado e assim trabalhar para servir a cidade da melhor forma possível

Com um gesto simples, mas de grande valor, a empresa Via-ção Joana Darc homenageou as mulheres no dia dedicado a elas, 8 de março. Durante a manhã de sábado, 08, as mulheres que utilizaram o transporte público em Linhares e Colatina foram surpreendidas com a lembran-ça feita com muito carinho pela empresa.

Marilha de Souza Sena tra-balha no comércio e ficou fe-liz com a homenagem. “Achei a ideia ótima e diferente. Me senti valorizada e isso é muito bom. Parabéns a empresa Joana Darc pela iniciativa”, frisou.

Quem também ficou contente com a lembrança foi Joemi Lima

Joana Darc faz homenagem para passageiras no Dia Internacional da Mulher

Oliveira. “Gostei muito de ser homenageada neste dia. Entrar no ônibus e receber essa surpre-sa foi uma atitude muito bonita”, destacou.

O Diretor Operacional da Via-ção Joana Darc, Vercilau Gava, ressaltou a importância da ho-menagem. “A mulher é um ser iluminado, exemplo de força, de-terminação e amor. Ela merece todo o nosso reconhecimento. Ficamos muito felizes em prestar essa homenagem e, principal-mente, em saber da alegria das mulheres em recebê-la. A Joana Darc trabalha para servir a cida-de e vamos continuar cuidando dela como cuidamos da nossa família”.

Page 9: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

9O OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Notificação do DetranO Detran-ES publicou on-tem, quarta-feira, dia 12, no Diário Oficial, uma listagem notificando 12.465 conduto-res do Estado sobre autua-ção e penalidade na Cartei-ra Nacional de Habilitação. A relação é uma forma de comunicar aos condutores, que não receberam a carta do Detran|ES, sobre as pe-nalidades em suas CNHs. O diretor de habilitação e veí-culos, Claudio Thiago, expli-ca que os motoristas que es-tão com o nome na listagem têm o direito de recorrer, a exceção dos condutores no-tificados cujo procedimento determina o cancelamento da permissão. O condutor deve entrar com recurso junto ao Detran|ES para comprovar que há algum equívoco na aplicação da infração. “Caso o condutor penalizado realmente tenha cometido as infrações que geraram a suspensão, não adianta recorrer, pois não será aceito o pedido”, afirma o diretor de habilitação e ve-ículos Claudio Thiago.

Curso Pré-Enem

A Agência de Desenvolvimen-to das Micro e Pequenas e do Empreendedorismo - Aderes, vai promover Conferências Re-gionais de Economia Solidária em oito municípios capixabas até o mês de abril. O primei-ro evento será realizado nes-ta quinta-feira (13), das 8 às 17h30, em Colatina. As Con-ferências Regionais são uma preparação para a III Confe-rência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá en-tre os dias 5 a 7 de junho, em Vitória. Os próximos encontros acontecem nos municípios de São Mateus (19/3), Nova Ve-nécia (20/3) e Venda Nova do Imigrante (27/3). O objetivo é realizar um balanço dos avan-ços e desafios da Economia Solidária no Estado, promover debates sobre a situação do segmento, eleger delegados regionais e promover a valo-rização da Economia Solidá-ria no Espírito Santo, além de contribuir para a construção do Plano Estadual de Economia Solidária”, destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.

O Ministério Público Federal em São Mateus ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o ex-prefeito de Jagua-ré Evilázio Sartório Altoé por improbidade administrativa na contratação do transporte esco-lar do município. A administra-ção municipal deixou de realizar licitações em 2009 e 2010 para beneficiar a Viação Conilon, pa-gando valores superfaturados

As ginastas do Centro Olímpi-co do Espírito Santo (COES) Emanuelle Lima (Assomes/COES) e Natália Gaudio (Es-cola de Campeãs/COES) são as atletas capixabas que inte-gram a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Individual e representarão o Brasil, en-tre os dias 16 e 18 de março, nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile. Ontem a delegação de ginástica rít-mica, que também conta com

Até o dia 19 de março estão abertas as inscrições para estu-dantes matriculados em escolas de ensino médio da rede pública estadual que desejam integrar o curso preparatório ‘Pré-Enem’, oferecido pela Secretaria de Es-tado da Educação (Sedu). No total, 1.250 vagas são ofertadas nos polos de Aracruz, Cacho-eiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. As inscrições serão realizadas nas próprias unidades de ensino onde os

estudantes estão matriculados, mediante a comunicação dos interessados em participar do projeto. No ato da inscrição, o candidato ou seu representan-te deverá preencher a ficha de inscrição, indicando o município e o turno que deseja cursar, e entrega-la à escola. A classifi-cação dos estudantes para o preenchimento das vagas será realizada por polo e turno, em ordem decrescente de pontua-ção, considerando a soma das notas de Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2013.

Economia Solidária

1º CRAS Fashion Week

Ex-prefeito processado

Representação

pelo transporte de estudantes da rede pública. Também são réus na ação oito servidores municipais e três empresas de transporte e seus representan-tes. O MPF/ES pediu, ainda, em caráter liminar, a indispo-nibilidade de bens de todos os réus, em valor não inferior a R$ 2.821.399,26. A intenção é ga-rantir a reparação do dano aos cofres públicos.

Andressa Jardim e Angélica Kvieczynski, embarcou para Santiago para os treinamentos no Ginásio Poliesportivo Es-tádio Nacional, onde aconte-cerão as disputas, realizadas por equipe, individual geral e por aparelhos - arco, bola, fita e maças. As ginastas estão sendo acompanhadas pela técnica Anita Klemann e pelas árbitras Célia Paes e Monika Queiroz, que também é técni-ca da modalidade no COES.

Em comemoração ao Dia In-ternacional da Mulher celebra-do em 8 de março, mulheres do Curso de Customização de Roupas do Centro de Re-ferência da Assistência Social – CRAS do bairro Interlagos desfilaram na passarela pela

primeira vez. O desfile foi reali-zado sexta-feira, 7, no auditório do CRAS e teve participação de um coral formado por crian-ças do projeto do centro, que executaram duas canções. O prefeito Nozinho Correa esteve presente.

Divulgação

| Dijanira Silva

A alma feminina embora ter-na, vibra com desafios e riscos. Somos feitas assim: um misto de delicadeza e força, razão e sensibilidade. “Então chegou o dia em que o risco necessário de permanecer apertada em um botão, era mais doloroso, que o risco necessário para flo-rir...” (Anaïs Nin).

E, quando chega este dia a mulher anuncia ao mundo que está viva e arranja no mais inti-mo do seu ser a coragem para florir! Basta, por exemplo, ver um filho doente, que a mulher desabrocha doando-se sem medidas enquanto exala amor e esperança em forma de cui-dados. E quando a dor da perda lhe visita muitas vezes conse-guem renascer dos escombros e continuar florindo enquanto embeleza novos jardins.

O Beato João Paulo II, em sua Carta às Mulheres em 1995, diz que pelo simples fato de sermos mulheres, com a percepção que é própria da feminilidade, enriquecemos a compreensão do mundo e con-tribuímos para a verdade plena das relações humanas. É de se perguntar: mas como enrique-cer a compreensão do mundo pelo simples fato de ser mulher?

Deus criou a mulher com-pletamente diferente do ho-mem, para que um completas-se o outro. Basta observar em nosso corpo, por exemplo, tudo tem sua finalidade bem definida pelo criador. Mas, não para por aí, nossa maneira de ser e agir, também são completamente di-ferentes. Saber respeitar estas diferenças e tirar bom proveito delas é uma arte que precisa-mos praticar todos os dias se desejamos uma vida mais feliz.

Segundo os pesquisadores Allan e Bárbara Pease, homens e mulheres evoluíram de formas diferentes. Os homens, durante a pré-história, eram responsá-veis pela caça e as mulheres fi-cavam na caverna, cuidando da prole. Como caçador, o homem precisava ser capaz de identifi-car e perseguir alvos distantes. Desenvolveu assim uma visão focal, tipo “túnel”. Já a mulher precisava de um raio de visão que lhe permitisse perceber al-gum predador se aproximando, uma visão periférica mais am-

pla. É por isso que o homem moderno consegue facilmente encontrar um caminho mais fá-cil para chegar em casa, mas tem muita dificuldade em achar qualquer coisa na geladeira, ou no armário, sua visão é focal e não ampla.

Não consigo imaginar o mundo sem esta parceria entre o homem e a mulher! E isso, a meu ver, vai muito além da questão de ser mais ou menos, melhor ou pior. É reconhecer quem realmente somos e pro-curar viver de acordo com a vo-cação que recebemos. Não dei-xemos que nos roube o maior tesouro que temos, nossa origi-nalidade!

As mulheres foram criadas para “completar” e não para di-vidir. Na citada carta do Beato João Paulo II, ele faz um agra-decimento a mulher que vale a pena ser recordado: “Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa rela-ção de recíproco dom, ao ser-viço da comunhão e da vida. Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser huma-no... que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de re-ferência por todo o caminho da vida. Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao nú-cleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância”.

Que a razão de sermos mu-lheres segundo os desígnios de Deus, impulsione nossa sensi-bilidade para levar ao mundo um sinal de esperança e vida. Não tenhamos medo de florir!

Sim, chega o momento que é preciso deixar de ser apenas botão e este momento é ago-ra! Então desabrocha “rosa”... e encanta o mundo com tua be-leza! Perfuma o jardim em que fostes plantada e lembra-te, que sendo quem tu és, atrai-rás a cada amanhecer os raios do sol que ti fará plena. Vive hoje esta aventura e revela ao mundo a autenticidade do teu criador. És mulher, tens beleza, tens valor!

A sensibilidade e força das mulheres

Dijanira Silva é missionária da Comuni-dade Canção Nova e locutora da Rádio

América 1410 [email protected]

Page 10: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO10QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O| GERAL

| CANTINHO DA REFLEXÃO

Monsenhor Jonas Abidwww.cancaonova.com.br

Sejamos inteiramente do Senhor

| C

Fundador da Comunidade Canção Nova e presi-dente de honra da Fundação João Paulo II

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu para si como he-rança” (Sl 33,12). Esta não apenas uma frase bonita para falarmos, é a Palavra de Deus. Então para que o Brasil seja realmente feliz, bem-aventurado, próspero, é preciso que nós brasilei-ros sejamos inteiramente do Senhor, nosso Deus.

O Senhor fala com to-dos nós: “Aquele que te criou, Brasil, e te modelou, não tenhas medo, Eu te resgato, Eu quero te resga-tar povo brasileiro, chamei--te pelo teu próprio nome, tu és minha, Terra de Santa Cruz”.

Por que essa palavra não se realiza plenamente no Brasil? Por que coisas andam mal neste país? Po-demos comparar ao exem-plo do azeite com o deter-gente. O óleo infelizmente é alterado com um pouco de detergente, embora seja um óleo precioso, e o detergente não passa de uma droga química. O azeite foi extraído de azei-tonas, mas se colocarmos apenas algumas gotas de detergente, esta química o estraga todo. Todo o azeite é transformado e anulado em sua ação.

Precisamos nos voltar para o que está escrito em Atos dos Apóstolos (4, 12), quando São Pedro fala sobre Jesus: “Em nenhum outro há salvação”. A nossa salvação é uma pessoa, não é uma ideologia ou doutrina, é Jesus!

Deus deu ao Brasil uma beleza inigualável com tan-tas possibilidades de pros-peridade, é só observar a nossa terra e a nossa gen-te, sem desprezar nenhu-ma outra nação ou povo. Que beleza é o Brasil, uma terra abençoada, cujo clima é maravilhoso e a natureza é exuberante. O Brasil tem as coisas mais preciosas do planeta: a Amazônia e a maior quantidade de água doce. Entretanto, in-felizmente, é um país ainda oprimido pela corrupção.

Nós precisamos apro-fundar e possuir a verda-de que Jesus, o filho de Deus, nos trouxe. Quando Deus nos criou, Ele nos chamou pelo nome e dis-se: “És meu!” Com seu in-finito amor criou e infundiu uma alma em nós que é somente nossa, e que faz com que sejamos únicos. Sejamos inteiramente do Senhor e consagremos a Ele o Brasil!

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de De-fesa do Consumidor (CADC) e da 35ª Promotoria de Justi-ça de Defesa do Consumidor, em conjunto com o PROCON/ES, realizou segunda-feira, 10, reunião com o Gerente da Uni-dade Operacional ANATEL/ES, Sr. Maxwel de Souza Frei-tas, para apurar possível má prestação de serviços na qua-lidade de cobertura da rede de Prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP de celulares no Estado do Espírito Santo, leiam-se chamadas e que-das de voz nas ligações, bem como a transferência de dados pelos aparelhos de celular.

Na ocasião, com base no Relatório do Plano Nacional de Melhoria de Prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP, elaborado pela Anatel e publi-cado em seu site, cujo período avaliado foi de agosto de 2012 a outubro de 2013, a referida Agência Reguladora ao anali-sar o indicador “acesso a rede de voz”, apresentado por todos as operadoras em todos os municípios do Estado, cons-tatou que o índice mínimo não foi atingido em 68 ocorrências, sendo os piores municípios Anchieta e Marechal Floriano, da operadora TIM.

Em relação ao indicador “queda de chamada”, em que pese a média estadual de to-das operadoras ter ficado infe-rior ao valor de referência per-mitido, 2%, no mesmo período avaliado, existiram 408 ocor-rências de descumprimento do referido índice, frisa-se quando observados os indicadores de cada operadora em cada mu-nicípio, restando comprome-tido este serviço (com dez ou

Foi iniciado segunda-feira, 10, o retiro anual dos presbíte-ros da Diocese de Colatina. Os padres permanecem reunidos na Reserva da Vale, em Linha-res, até amanhã.

O retiro, que conta com a participação do bispo dioce-sano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, está sen-

Ministério Público Estadual fiscaliza qualidade de cobertura do sinal de celulares no Estado

Clero diocesano participa de retiro anual na Reserva da Vale

mais ocorrências de não con-formidade ao valor de referên-cia) das seguintes operadoras, nos respectivos municípios:

• Operadora Claro: Breje-tuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Jaguaré, Marilândia, Presi-dente Kennedy e São Domin-gos do Norte;

do assessorado pelo Bispo Au-xiliar de Belo Horizonte Dom João Justino de Medeiros Sil-va, a reflexão perpassar pelo tema proposto “A VIDA ESPI-RITUAL DO PRESBÍTERO”.

Segundo o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Ed-gar Rigoni, este retiro espiritu-al não é para você livrar-se de

• Operadora Oi: Água Doce do Norte, Ibiraçu, Marechal Floriano e Sooretama;

• Operadora TIM: Água Doce do Norte, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins e Rio Novo do Sul.

No que tange à “taxa de co-nexão de dados”, o supracitado relatório da Anatel apurou que as operadoras OI, TIM e VIVO não atingiram o valor de refe-rência de 98%.

Vale ressaltar que os dados do Relatório foram coletados 24 horas por dia, todos os dias do mês, ou seja, levando-se em conta o horário de meia noite às 7hs. Em síntese, há a necessidade de uma análise mais aprofundada nos horá-rios de pico, a saber: de 10 às 13hs e de 18: às 21hs, análise esta que será solicitada pelo Órgão Ministerial.

tudo, mas para entrar em con-tato consigo, retraindo-se do mundo externo diário a fim de experimentar seus encantos internos, passar tempo con-sigo mesmo em vez de estar com outras pessoas e desco-brir verdades eternas frequen-temente escondidas pelas rea-lidades cotidianas.

| Em razão desses dados, o Ministério Pú-blico Estadual, por meio da 35ª Promo-tora de Justiça Cível, tomou as seguintes providências

1. Encaminhamento do Rela-tório do Plano Nacional de Me-lhoria de Prestação do Serviço Móvel Pessoal – SMP da Anatel e o Termo de Declarações do Gerente da Unidade Operacional ANATEL/ES às Promotorias de Justiça dos municípios em que não houve o cumprimento dos parâmetros mínimos dos indica-dores “Queda de Chamada” e “Acesso à Rede de Voz”, a fim de que os Promotores com atribui-ções nas localidades, após co-nhecimento, tomem as providên-cias que entenderem cabíveis;

2. Notificação das Opera-doras OI, TIM e VIVO para se manifestarem quanto ao inte-resse na celebração de Termo de Ajustamento de Conduta, no que tange ao descumprimento

do valor de referência de Aces-so à Rede de Dados e Queda de Conexão à Rede de Dados;

3. Encaminhamento de có-pia da Ata da reunião ao Procon Estadual e Defensoria Pública Estadual para ciência e provi-dências que entenderem neces-sárias;

4. Encaminhamento desta Ata à Promotoria Cível de Vitó-ria para instauração de Procedi-mento Preparatório;

5. Encaminhamento de ofício à Anatel solicitando relatório de Voz e Dados, devendo ser ob-servados o critério de PMM (Pe-ríodo de Maior Movimento) para os indicadores de Voz e PMT (Período de Maior Tráfego) para os indicadores de dados, con-forme Resolução 575/2011.

Page 11: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

11O INDICADOR PROFISSIONAL |

Page 12: O PIONEIRO 13 DE MARÇO DE 2014

O PIONEIRO12QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

O

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

| SOCIEDADE

““O vinho proporciona alegria ao coração dos homens; e a ale¬gria é mãe de todas as virtudes”

Goethe

Bom dia, Braz Piana

Roberta, Alberto, Arthur e Abel Fiorot Loureiro curtindo Orlando - EUA

Continua sem solução o sofri-mento do cidadão linharense que precisa pagar suas con-tas nas agências e postos bancários. No início da sema-na as filas quilométricas nos postos bancários em várias ruas da cidade, deixaram mui-

Marcilia e Elder Marim fo-ram os anfitriões deste início de semana. Eles receberam para um jantar e degustação de vinhos Edileuza e Luciano Ribeiro Durão, Zélia e João Calmon Soeiro, Rita Scarpatti

Desde sua inauguração, entro no Hipermercado Casagrande compro o que quero e saio, mas sábado passado foi diferente, tive a curiosidade de conhecer sua Praça de Alimentação e fiquei surpreso. É sensacio-nal. Beleza pura!

E por falar em Casagrande,

De Orlando

Hiper

Divulgação

Divulgação

Sem solução

Confraria

Todas as atenções deste final de semana estão vol-tadas para a Expoinel que acontece de hoje a domingo em Aracruz. Depois eu conto.

Rose e o oftalmologista Jo-bson Bortot aproveitaram bem o feriadão de carnaval

Meu respeitoso abraço ao padre Antonio Luiz Pandol-fi, da Paróquia Santíssima Trindade, do bairro Novo Ho-rizonte, que aniversariou na última terça-feira, dia 11, e recebeu merecida homena-gem dos fiéis.

No início da semana o Mi-nistério Público Federal no Espírito Santo abriu inscri-ções para o processo se-letivo de estágio em Direito para todas as unidades no Estado - Vitória, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim -. A bolsa é de R$ 800, mais auxílio-transporte, para uma carga horária de 20 horas semanais. As inscrições po-dem ser realizadas até 21 de março, das 13h às 18h, nas respectivas unidades. Em Linhares a Procurado-ria fica na Rua Governador Florentino Avidos, 80, salas 3, 4 e 5 – Bairro Conceição, telefone: 3048-1450. A prova será realizada no dia 29 de março, das 13h30 às 17h30.

Curtas

Padre Pandolfi

Estágio

ta gente ao sol para cumprir suas obrigações, isto é, pa-gar suas contas para deixar o nome limpo. Pior é que o pú-blico não tem banheiro, água ou qualquer outro “conforto”.Pergunto: quem deve olhar isso?

(Rogério não pode compa-recer), Odete e Arizio Tessa-rollo, Gorete e Joel Giuberti, Alfredo Giuberti, Rose e Jo-bson Bortot, Zilda e o titular desta coluna. Um encontro decididamente amigo.

nos próximos dias estará sendo inaugurado a loja de Sooretama. Mas o Gru-po Casagrande avança e vai dar inicio à construção de uma moderna loja no centro de Aracruz (Avenida Venâncio Flores), um inves-timento da ordem de R$ 30 milhões, ofertando 250 em-pregos diretos.

em Londres, ao lado da filha Yara, que faz Residência Mé-dica em São Paulo.

O comércio de Linhares teve pequena reação nestes últi-mos 10 dias, segundo uma fonte ligada á Câmara de Di-rigentes Lojistas-CDL.

A charmosa e elegante Dudi ParizCharme