O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

12
+ colunas | Norma pag. 05 | Acontece pag. 06 | Saúde pag. 08 Uma das escolas de Linha- res que dão exemplo de como despertar a cidadania de seus alunos durante a Copa do Mundo de Futebol que se realize no Brasil, é a Bartouvino Costa, que esten- deu ao longo de sua fachada na Avenida Governador San- tos Neves, no centro, bandei- ras dos países que estão na competição. Quem passa em frente da escola é forçado a observar e elogia essa ini- ciativa de sua direção e dos professores. Médico propõe medidas para melhorar atendimento de saúde em Linhares Pág. 05 O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito San- to (Detran|ES) prorrogou o período de comprovação dos documentos dos 5.247 candidatos convocados em segunda chamada no Projeto CNH Social. Pág. 08 Alunos da rede estadual de ensino representam o Espírito Santo no English Immersion USA Prorrogado prazo para comprovação de documentos da Carteira Social Pág. 08 Educação divulga edital de seleção para cursos do Pronatec Bandeiras dos países estendidas na fachada do Colégio Bartouvino Costa chamam atenção O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 51 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas DOMINGO 29 DE JUNHO DE 2014 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br | DENI | PANORAMA | INFORME O Juiz Thiago Albani Oliveira, na foto com a esposa Lívia, assume a Comarca de Jaguaré e região. Página 12 O XV Encontro dos Pescadores de Regência, que começou sexta-feira, 27, encerra-se neste domingo. Pág. 09 O MPC-ES divulgou a lista de gestores que tiveram contas julgadas irregulares pelo TC-ES nos últimos oito anos. Pág. 02 Divulgação Nesta segunda-feira Linha- res é o palco da fase regio- nal dos Jogos Escolares do Espírito Santo, que reúne atletas de escolas localiza- das em cinco municípios do Norte do Estado: Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré e Ibiraçu. A primei- ra competição acontece às 9 horas no Ginásio Polies- portivo Idemar Unêda, Shell. Pág. 10 Estudantes de escolas públi- cas de todo o país que foram semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2014, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Bra- sil, participarão até o dia 04 de julho do Programa ‘En- glish Immersion USA’ , sedia- do em Londrina (PR). A rede estadual do Espírito Santo será representada por oito estudantes. Pág. 03 Regionais dos Jogos Escolares 2014 acontecem em Linhares 1,00

description

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 29 de junho de 2014

Transcript of O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

Page 1: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

+ colunas | Norma pag. 05

| Acontece pag. 06

| Saúde pag. 08

Uma das escolas de Linha-res que dão exemplo de como despertar a cidadania de seus alunos durante a

Copa do Mundo de Futebol que se realize no Brasil, é a Bartouvino Costa, que esten-deu ao longo de sua fachada

na Avenida Governador San-tos Neves, no centro, bandei-ras dos países que estão na competição. Quem passa em

frente da escola é forçado a observar e elogia essa ini-ciativa de sua direção e dos professores.

Médico propõe medidas para melhorar atendimento de saúde em Linhares

Pág. 05

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito San-to (Detran|ES) prorrogou o período de comprovação dos documentos dos 5.247 candidatos convocados em segunda chamada no Projeto CNH Social.

Pág. 08

Alunos da rede estadual de ensino representam o Espírito Santo no English Immersion USA

Prorrogado prazo para comprovação de documentos da Carteira Social

Pág. 08

Educação divulga edital de seleção para cursos do Pronatec

Bandeiras dos países estendidas na fachada do Colégio Bartouvino Costa chamam atenção

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 51 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

DOMINGO29 DE JUNHO DE 2014

R$ 1,00jornalopioneiro.com.br

| DENI | PANORAMA | INFORMEO Juiz Thiago Albani Oliveira, na foto com a esposa Lívia, assume a Comarca de Jaguaré e região. Página 12

O XV Encontro dos Pescadores de Regência, que começou sexta-feira, 27, encerra-se neste domingo. Pág. 09

O MPC-ES divulgou a lista de gestores que tiveram contas julgadas irregulares pelo TC-ES nos últimos oito anos. Pág. 02

Divulgação

Nesta segunda-feira Linha-res é o palco da fase regio-nal dos Jogos Escolares do Espírito Santo, que reúne atletas de escolas localiza-das em cinco municípios do Norte do Estado: Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré e Ibiraçu. A primei-ra competição acontece às 9 horas no Ginásio Polies-portivo Idemar Unêda, Shell.

Pág. 10

Estudantes de escolas públi-cas de todo o país que foram semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2014, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Bra-sil, participarão até o dia 04 de julho do Programa ‘En-glish Immersion USA’, sedia-do em Londrina (PR). A rede estadual do Espírito Santo será representada por oito estudantes.

Pág. 03

Regionais dos Jogos Escolares 2014 acontecem em Linhares

1,00

Page 2: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO2DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| GERAL

Pode isso, Arnaldo

Pode isso, Arnaldo II

A mordida do jogador Suárez, da seleção do Uruguai, deu o que falar. Entre as punições, a FIFA o proibiu de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol - administrativa, es-portiva ou qualquer outra - pelo período de quatro meses (art. 22 do Código Disciplinar da

"Quando um cachorro morde uma pessoa, isto não é notícia, mas quando uma pessoa mor-

FIFA) e de adentrar nas depen-dências de qualquer estádio durante o período de banimen-to, bem como nas dependên-cias de qualquer estádio no qual a seleção do Uruguai es-teja jogando enquanto cumprir as nove partidas de suspensão (art. 21 do mesmo código).

de um cachorro, isto é notícia." Charles Anderson Dana (1819-1897).

Gosto PortuguêsBreve em Linhares mais uma unidade do Restaurante Gosto Português. São 50% de comidas típicas portuguesa e o restante entre peixes, mariscos e carnes.

Pobre exemplar IIIAlém disso, recentemente vários estudantes formados no Para-guai tiveram vitórias importantes no acesso ao Programa Mais Médicos e revalida, o que tem incentivado ainda mais pessoas a apostarem nesse caminho. Os empresários locais já começam a investir pesado em habitação para atender essa demanda crescente de apartamentos, casa e quitinetes, inclusive já havendo oferta de alguns desses imóveis mobiliados.

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas e domingosPOLÍTICO

Jadir Péla

Convenção do PR

Projeto Saber Viver

O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) que é delegado da Polícia Civil, disse que “estou as-sustado com a violência no Espí-rito Santo”.

O ex-secretário de estado da Se-cretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho - SECTTI, Jadir Péla, falou na última quarta-feira para os empresários associados à RedePetroES sobre a qualificação e formação profissional nas áreas inovações empresarial e social. O evento foi no auditório do 2º andar do edifício da Findes, no bairro Santa Luzia, em Vitória. “Nos últimos três anos e dois meses pro-duzimos uma séria de ações neste setor no Estado, que está sendo um assunto mundial” disse ele.

A Convenção Estadual do Partido da República - PR, acontece a par-tir das 9 horas, de hoje, junto com a do Partido Social Cristão - PSC, no Centro de Convenções de Vila Velha. "Vamos para a fase final dos procedimentos legais visando o pleito eleitoral, apresentaremos nossos candidatos e vamos deli-berar sobre as coligações", revelou senador Magno Malta, presidente Regional do PR. O deputado esta-dual Gilson Lopes que tenta a ree-leição e o delegado Fabiano Conta-rato, que será candidato a senador, são as atrações do evento.

O projeto Saber Viver, fomentado pela iniciativa Engajamento Barra do Riacho, apresentou recente-mente sua proposta pedagógica e as atividades de 2014 para a comu-nidade de Barra do Riacho (ES). O projeto visa contribuir com o desen-volvimento humano de crianças e adolescentes, por meio de ações educativas e socioculturais, e ofere-ce oficinas de teatro, vôlei, futebol, capoeira, dança e surfe, para públi-co entre 7 e 17 anos. O movimento é uma iniciativa da Fibria com o pro-pósito de fomentar um processo de diálogo social e desenvolvimento integrado e participativo em Barra do Riacho, envolvendo empresas, sociedade civil e poder público.

Pobre exemplar

Pobre exemplar II

O Paraguai, que é tratado por todos como país das “muambas”, está definitivamente credencia-do como a melhor opção entre os países vizinhos para aqueles que desejam estudar Medici-na fora do Brasil. Em relação a Argentina, tem a vantagem de ter Grade Curricular muito mais compatível com as universida-des brasileiras, preços e cus-tos mais baixos e é muito mais acolhedor. Quanto a Bolívia, além de não acontecerem no Paraguai os abusos dos órgãos policiais, discriminação, o mais importante, não tem Província nem Exame de Grado.

Dentro desse cenário, Pedro Juan Caballero tem atraído cada vez mais pessoas em busca de quali-ficação profissional nas mais dife-rentes áreas e muito especialmente no Curso de Medicina. Alguns fa-tores têm sido fundamentais para esse crescimento e destaque. Em primeiro lugar, a boa qualidade de ensino das universidades locais e a Grade Curricular, geralmente volta-da às exigências da demanda bra-sileira. Outro fator muito importante é a fronteira seca com Ponta Porã--MS, possibilitando ao aluno bra-sileiro viver no Brasil e estudar no Paraguai, caso assim deseje, com muita facilidade e comodidade.

Fichas sujas

Fichas sujas II

Fichas sujas III

Fichas sujas IV

O Ministério Público de Con-tas do Espírito Santo (MPC--ES) entregou ao Procurador Regional Eleitoral, Flávio Bhering Leite Praça, a lis-ta de gestores que tiveram

contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) nos últimos oito anos. Na relação, estão nomes cotados para a dispu-ta proporcional e ao Senado.

Entre os nomes cotados para disputar a vaga de senador, estão na lista de contas rejeitadas pelo TCE os ex-prefeitos de Vitó-ria Luiz Paulo Vellozo Lu-cas (PSDB) e João Coser (PT). Guerino Balestras-si (PSDB), que colocou o

Muitos deles vão disputar a eleição deste ano, como os ex-prefeitos de Linhares, Gue-rino Zanon (PMDB); de São Mateus, Lauriano Zancanela (DEM); de São Gabriel da Pa-lha, Raquel Lessa (PSD); de

Entre os deputados esta-duais que disputam a re-eleição estão na lista do Ministério Público de Con-tas Dary Pagung (PRP), José Carlos Elias (PTB), Solange Lube (PMDB) e o

nome à disposição para disputar o governo do Es-tado, também teve as con-tas reprovadas. Ao todo são mais de 500 nomes de gestores relacionados em processos com trânsito em julgado, grande parte de ex-prefeitos do Estado.

Anchieta, Edival Petri (PMDB); de Itapemirim, Norma Ayub (DEM); de Castelo, Cleone Nascimento (DEM); de Vila Velha, Max Filho (PSDB); de Cariacica, Helder Salomão (PT), entre outros.

presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM). Além do ex-deputado Nilton Baiano (PP). Os deputa-dos federais César Colna-go (PSDB) e Lelo Coimbra (PMDB).

Gilsinho assustado

Reforma eleitoral

Fábrica de Ideias

GranExpoES 2014

As mudanças promovidas pela mini reforma eleitoral (lei 12.891/13) não se aplicam às eleições deste ano. A maio-ria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral - TSE en-tendeu que, por ter sido apro-vada em dezembro de 2013 - menos de um ano antes da data de realização do pleito - as alterações só devem valer para as eleições de 2016.

Áreas importantes que são vocações de Vitória, como serviços, tecnologia, eco-nomia criativa e turismo, te-rão destaque na Fábrica de Ideias (antiga 747), em Ju-cutuquara, que terá suas ati-vidades iniciadas na próxima terça-feira (1º), às 8 horas, com o Festival do Empreen-dedorismo. A solenidade de abertura do evento será nes-ta segunda (30), às 19 horas. Na programação, haverá a oferta de 500 vagas gratuitas em oficinas e cursos de fo-tografia, moda, gastronomia, tecnologia e artesanato. Além disso, serão oferecidas capa-citações relacionadas a em-preendedorismo.

A GranExpoES em sua 38ª edição, será realizada nos dias 14 a 17 de agosto, a feira neste ano, no Parque de Expo-sição de Carapina, na Serra. “O Espírito Santo é um estado onde a agropecuária é muito forte e pujante. Principalmen-te agora em 2014, onde viven-ciamos o Ano Internacional da Agricultura Familiar, é im-portante que essa integração entre o Campo e a Cidade se fortaleça ainda mais”, disse o secretário de Estado da Agri-cultura, Enio Bergoli.

Page 3: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

3O GERAL |

Reunião com presidentes de associações para falar sobre política de resíduos sólidos

Presidentes das Associa-ções de Moradores de Li-nhares se reuniram na noite de quinta-feira, 26, com os secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Walter Maia, e de Planejamento, José Roberto Fontes, no auditório do prédio da an-tiga Escelsa, no Centro, para tratar sobre o descarte correto dos resíduos prove-nientes de obras e peque-nas reformas residenciais no município e as futuras medidas para adequação à Política Nacional de Resídu-os Sólidos (PNRS).

O objetivo da reunião foi esclarecer para aos repre-sentantes das comunidades sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resí-duos Sólidos com base na Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional de Resí-duos Sólidos. Além disso, foram discutidas as futuras medidas de adequação que o município deverá seguir. Durante o encontro, diversos pontos foram esclarecidos com os presidentes, dentre eles, a participação das co-munidades na regulamenta-ção da Lei Municipal Com-plementar Nº 2.613/2006 que dispõe sobre o Código de Posturas do município e dá outras providências.

Para a secretária da As-sociação de Moradores do Centro (Amorcel) e vice-

-presidente do grupo am-biental Natureza e CIA, Marilene Morais Milanez, a reunião é uma excelente iniciativa. "Já estava mais do que na hora do municí-pio de Linhares começar a colocar em prática o que determina a Política Nacio-nal de Resíduos Sólidos de maneira séria. A reunião de hoje foi uma excelente ini-ciativa porque representa um começo de se fazer o que é certo. Fazer o descar-te correto dos resíduos irá contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade de vida, na diminuição dos riscos de doenças como a dengue e a proliferação de pragas como escorpiões e ratos", explica Marilene.

O presidente da Asso-cioação de Moradores do Bairro Aviso (Ambav), Pe-dro Paulo dos Santos, tam-bém aprovou a iniciativa de se discutir a forma correta da destinação dos resídu-os. "É de suma importância atendermos aos requisitos de uma determinação que visa trazer melhorias para o nosso muncípio. Lógi-co que tudo que é novo e muda a nossa maneira de agir no começo causa es-tranhamento, mas quando a gente sabe que é para o bem do meio ambiente e da nossa qualidade de vida, vale o esforço", conclui o presidente.

Alunos da rede estadual de ensino representam o Espírito Santo no English Immersion USAEstudantes de escolas públicas de todo o país que foram semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2014, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, participarão deste domingo (29) até o dia 04 de julho do Programa ‘English Immersion USA’, sediado em Londrina (PR). A rede estadual do Espírito Santo será representada por oito estudantes

Na oportunidade, os alu-nos conhecerão a história, os costumes, a linguagem, uma verdadeira imersão na cultura americana. A agenda também incluirá atividades como encontros, voluntaria-do, reuniões, visita com au-toridades, além de trabalhos sócio culturais. Todos os cus-tos com a viagem, hospeda-gem, alimentação e ativida-des dentro do programa são cobertos pela Embaixada.

A técnica educacional da Gerência de Ensino Mé-dio da Sedu, Giselle Peres, acompanhou de perto o pro-cesso seletivo e conta que todos os alunos são desta-que na rede estadual. “Todos têm um excelente desempe-nho escolar, possuem boa fluência oral e escrita em inglês, além de participarem, a pelo menos um ano, de atividades sociais de forma voluntária”.

Um dos selecionados é Daniela Gava Duarte, da Es-cola Estadual Antônio dos Santos Neves, localizada em Boa Esperança. A aluna de-senvolve um trabalho em sua cidade em que ajuda e auxi-lia outros estudantes com dificuldades em aprender a língua inglesa ou que não têm a oportunidade de cus-tear um curso para aprender a língua.

“Ao ensinar esses jovens, estou contribuindo para am-pliar seus conhecimentos, dando-lhes oportunidades

que não teriam normalmen-te. E nada é mais recompen-sador do que ver o sorriso no rosto de alguém que apren-deu o que você ensinou, tor-nando o trabalho voluntário mais uma diversão do que, de fato, um trabalho”, conta.

Sobre participar da imer-são, Daniela acredita que é uma incrível oportunidade

para jovens que não têm a chance de fazer um inter-câmbio. “Minha expectativa é de conhecer novas pes-soas, aprender mais sobre a cultura, aprimorar a lín-gua inglesa, além do conta-to com jovens engajados em suas respectivas localidades aperfeiçoando minha vida acadêmica e social”.

| Jovens EmbaixadoresCriado em 2002, o Pro-

grama Jovens Embaixa-dores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comu-nidades por meio de sua liderança, atitude positi-va, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados viajam em janeiro para um

programa de três sema-nas nos Estados Unidos.

A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expan-direm seus horizontes ao mesmo tempo em que for-talecem os laços de ami-zade, respeito e colabo-ração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O objetivo da reunião foi esclarecer para os representantes das comunidades sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A empresa ALA PESCADOS IMP. E EXP. LTDA MATRIZ, localizada na Fazenda Produtora, s/n, Bagueira, Interior - Linhares-ES, portadora do CNPJ: 05.195.080/0001-00, vem através desta comunicar o cancelamento da Rescisão por Término de Contrato dado no dia 15/06/2014, da Empregada SRª VANESSA DE JESUS SANTOS, portadora da CTPS: 08288737 SÉRIE 00030-BA e CPF: 063.499.115-98, admiti da em 02/05/2014 na função de Aux. Serv. Gerais, por moti vo que a empregada compareceu na empresa dia 18/6/2014 às 9:30 comunicando que estaria grávida e que somente teria como prova o teste de farmácia, diante do fato a empresa irá reintegrar a empregada ao trabalho sem prejuízos aos salários, reconhecendo os direitos conforme o arti go 10, II, “b” const. Federal/88, devendo a empregada comparecer a empresa para assumir o cargo.

Linhares-ES, 29 de junho de 2014

CARTA DE REINTENGRAÇÃO AO TRABALHO

Page 4: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO4DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O| GERAL

Mais de 5 mil empresas poderão ser suspensas por não emitir NF-e

As empresas obriga-das à emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que ainda não utilizam o documento devem estar atentas: a Secretaria de Estado da Fazenda (Se-faz), por meio da Receita Estadual, divulgou sexta--feira, 27, o edital Subser 002/2014, intimando um total de 5.029 empresas a se credenciarem para emissão do documento eletrônico.

Caso não atendam num prazo de 15 dias, a contar da data de publicação do edital, poderão ter a ins-crição estadual suspensa, entre outras restrições.

Todas essas empresas listadas estão obrigadas a emitir a NF-e por constar no seu cadastro na Se-cretaria de Estado da Fa-zenda (Sefaz) os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômi-cas (CNAE) descritos no Anexo Único do Protocolo ICMS 42/009, publicado no Diário Oficial da União

de 15 de julho de 2009 e suas alterações.

Com a inscrição sus-pensa, as empresas fica-rão impossibilitadas de receber e vender merca-dorias. Também poderão ser excluídas do cadastro do Simples Nacional e, caso possuam, poderão ter seus benefícios fiscais suspensos, além de fica-rem impossibilitadas de obter certidão negativa de débito.

O supervisor Rômulo Eugênio de Siqueira Cha-ves ressalta que o proce-dimento para credencia-mento a NF-e é bastante simplificado. “Basta o con-tribuinte acessar o Portal da Sefaz e solicitar a en-trada em produção. É im-portante que as empresas promovam esta regulariza-ção o quanto antes, evitan-do assim maiores transtor-nos. Não é de interesse da Sefaz punir as empresas, mas que elas continuem operando normalmente”, diz o supervisor.

Nesta segunda-feira são ofertadas 577 vagas de emprego

As agências do Siste-ma Nacional de Empre-gos (Sine) disponibilizam, nesta segunda-feira (30), chances de ingresso no mercado de trabalho em todo o Espírito Santo. São oportunidades para quem procura emprego com carteira assinada. As vagas estão disponíveis nos 11 postos de atendi-mento do Sine vinculados ao Governo do Espírito Santo localizados em An-chieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariaci-ca, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, São Mateus e Viana.

Esta semana Linhares se destaca oferecendo 218 vagas. Algumas de-las são para administra-dor, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, co-zinheiro de restaurante,

garçom, motorista de ca-minhão, operador de caixa, pedagogo, trabalhador ru-ral e vendedor interno.

Em Colatina são 129 oportunidades para almo-xarife, analista de controle de qualidade, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza, borracheiro, car-pinteiro, eletricista, emba-lador, estoquista, motoboy, nutricionista, servente de obras, vendedor pracista entre outras. No municí-pio de Cariacica são 123 vagas para açougueiro, auxiliar de estoque, chefe de depósito, marceneiro, porteiro, técnico de enfer-magem, vendedor no co-mércio de mercadorias e outras.

Em diversas áreas há também vagas para pes-soas com deficiência, que para garantir uma vaga, de-vem procurar a agência do

Sine em seu município.Para garantir uma

vaga, é necessário procu-rar a agência do Sine em seu município. Diariamen-te, dezenas de pessoas são encaminhadas a uma colocação profissional por intermédio das agências do Sine, que divulgam to-dos os dias as vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho.

SECTTI

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Pro-fissional e Trabalho (Sect-ti) executa, no Espírito Santo, a Política Pública de Emprego, Trabalho e Renda, a fim de elevar as chances dos traba-lhadores de ingresso no mercado de trabalho por meio das Agências do Trabalhador.

Page 5: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

5O GERAL |

Médico propõe medidas para melhorar atendimento de saúde em LinharesCópias ao Presidente da Câmara de Vereadores ao Secretario Municipal de Saúde e ao Prefeito Municipal de Linhares. Este documento foi elaborado baseado em denúncias da imprensa, visita as unidades de saúde, por informações colhidas junto a profissionais de saúde, por informações do relatório da comissão de saúde da câmara. Não é um projeto completo para a saúde de Linhares, mas um esboço de medidas de curto e médio prazo, que podem no nosso entendimento, ajudar muito a Secretaria Municipal de Saúde a melhorar seus serviços. O objetvo principal é dar RESOLUTIVIDADE as ações, de maneira que efetivamente os atendimentos resultem em soluções, e a espera pelo atendimento seja reduzida.

| Medidas Sugeridas1) Orientar a população, de

como deve proceder e aonde ir para buscar atendimento médico, de acordo com a queixa, a urgência e o tipo de serviço que deseja, utilizan-do os meios de comunicação, in-sistentemente, – TV, Rádio, jornais, panfletos.

2) Manter/refazer o sistema de atendimento em horário estentido nas unidades de saúde dos bairros, de maneira que as pessoas possam consultar-se após o trabalho e as-sim desafogar o HGL.

3) Manter aberta a farmácia bá-sica também no horário estendido, ou fornecer alguns medicamentos nas próprias unidades, para que o atendimento resulte em inicio de tra-tamento imediato, sem necessidade de ir ao HGL para ser medicado.

4) Entregar os resultados de exames complementares em no máximo 48 hs, com excessão dos que realmente demandam maior prazo (e suspeitas de Dengue, imediatamente...). Ex.: um paciente atendido com uma febre de origem obscura, preocupado com a persis-tência da mesma, e aguardando o exames com prazo de oito dias, possa fazer a reconsulta no máximo em 48 hs na própria unidade aonde foi atendido, em vez de que preocu-pado ou com piora, procure o HGL. Basta um computador com impres-sora na unidade para imprimir os exames baixados na internet no site do laboratório.

5) Implantar o protocolo de Man-chester, sistema de triagem e clas-sificação de risco na recepção do HGL, em que profissionais de saú-de, fazem a avaliação do nível de urgência de cada paciente, evitando agravamento ou óbito por demora, e orientando e encaminhando a ou-tras unidades de saúde, pacientes para consultas clinicas, se necessá-rio através de transporte próprio da secretaria de saúde. Este sistema funcionaria com estes profissionais munidos de rádio transmissor ou celular, e falando diretamente com as unidades, em busca de vagas de atendimento.

6) Adaptar a USL do bairro Ara-çá para Pronto Atendimento, desafo-gando o HGL. Nesta unidade temos uma sala de Raios X pronta, falta

apenas o aparelho de Rx. Temos tam-bem uma sala de pequena cirurgia que com algumas poucas melhorias, atenderia os pequenos procedimen-tos cirúrgicos que hoje superlotam o HGL. Acrescentamos um Clinico e um cirurgião e já desafogamos bas-tante o HGL e melhoramos o atendi-mento. Opcionalmente podemos utili-zar outra ou mais unidades de saúde disponíveis para esta função. Ex – La-goa do Meio.

7) Centro de especialidades – não precisamos de prédio novo, apenas de Médicos para consultar e realizar exames complementares – Pode-se ajustar as novas e unidades de saúde já existentes e ou comprar serviços de credenciados.

8) Criar o cargo de Médico Plan-tonista de 12 horas, e ou a divisão do plantão de 24 hs em dois de 12 horas, de maneira a facilitar a contratação deste profissionais, que as vezes não dispõe de 24 hs.

9) Se já houver permissão legal, criar a carga horária de Medico do ESF, de 20 horas, assim não é ne-cessário dar folgas e não é cansativo, e com certeza vamos ter mais produ-tividade com qualidade e mais Médi-cos disponíveis.

10) Retirar o retorno dos pacien-tes a reconsulta no HGL, melhorando o atendimento da AMA – Agência Mu-nicipal de Agendamento, e orientando / marcando a reconsulta nas unida-des de saúde. Reduzindo e evitando assim superlotar o PA do HGL.

11) Os pacientes com doenças que provocam reconsultas e interna-mentos freqüentes devem ser orien-tados logo ao sair do HGL, para fa-zerem seguimento ambulatorial, a exemplo os Hipertensos, diabéticos, Asmáticos, etc.

12) Implantar o atendimento de fisioterapia nas unidades de saúde de maneira que pacientes acamados (AVC, acidentados, idosos) e com di-ficuldade de locomoção, não neces-sitem de transporte para fazer fisio-terapia nas Clínicas, recuperando-os muito mais rápido e com menor custo. Fazer funcionar a fisioterapia do HGL.

13) Melhorar imediatamente a remuneração dos técnicos de enfer-magem, que são a base do atendi-

| NORMA ASTRÉA

Esta coluna é publicada todos os domingos

Norma Astréa N. Grü[email protected]

Quem gosta de ovo cru?Em épocas de Copa do Mundo

eu redescubro que minha alma é de Deus e explico a razão: sonho com o dia em que todos os po-vos farão uma competição, duas vezes por ano, investindo muito dinheiro para combater a ignorân-cia, a fome e as doenças nos pa-íses pobres ou subdesenvolvidos. Certamente nosso Pai se agra-dará muito mais disso do que ver Seus filhos rindo, enquanto seus irmãos perdedores choram, ou pulam e gritam por causa de um monte de caras queganham os burros do dinheiro,até como me-ninos propaganda, e nem sabem que você existe.

Se eu disser que eu não cur-to estar com os amigos nessas ocasiões é mentira! Sempre en-contramos motivos para, juntos, comermos, bebermos e rirmos. Então, imagine agora, quando por causa da Copa do Mundo, temos tempo de sobra para prepararmos as bebidas e os quitutes!! Nos dias de jogos, enquanto o time não entra em campo, os homens conversam sobre futebol, enquan-to nós, as mulheres, colocamos as fofocas em dia. Depois do pontapé inicial eu costumo ir para algum canto, olhar a paisagem, brincar com alguma criança...

Volta e meia, percebo que meus amigos estão vibrando, ve-jo-os colocando seus dedos mé-dios sobre os indicadores, ouço suas imprecações quando algum jogador brasileiro perde um lan-ce, ou ouço-os evocando santos. Nessas horas, como eu não sou apenas “alma” e ainda não está na hora de ir para o céu (se Deus quiser, vai demorar!!), acabo con-tagiada, paro para assistir e es-colho um jogador para defender: Fred tem sido o meu protegido para desgosto dos machos do nosso grupo. Só de sacanagem comigo, tudo que dá errado no jogo eles dizem que é culpa do meu queridinho. Inveja pura!!

Voltando à evocação de san-tos católicos, no jogo do Brasil contra o México, Regina Rabello rogavapor Santa Bárbara, arden-temente, e pedia que nossa ami-ga, Kita, lhe trouxesse três ovos crus, representando o número de gols que ela ansiava para o nosso time. Intrigada perguntei-lhe a ori-gem do seu ato e ela informou-me ser aquele um antigo costume de sua saudosa mãe, Dona Anita Paiva Rabello.

Perguntei-lhe se Santa Bár-bara gostava tanto das células reprodutoras dos mamíferos e o que aconteceria se elas estives-sem cozidas, mas ouvi um sonoro e geral: “Cala a boca, Norma!!”. Ri, pois fiquei imaginado até onde vai a imaginação do povo. Onde já se viu santa ajudar a fazer gols em

troca de ovos crus!?!Enquanto todos se divertiam,

fui para o Google pesquisar sobre a vida da santinha e descobri uma história muito triste. No século III, na cidade de Nicomédia, onde hoje é a Turquia, nasceu a filha de um rico e nobre senhor chamado Dióscoro. Quando ela ficou mo-cinha, com receio de deixá-la no meio da sociedade corrupta da-quele tempo, ele decidiu fechá-la numa torre.

Ainda que vivesse enclau-surada, por ser muito bela, não faltaram pretendentes para des-posá-la, mas ela não aceitou a nenhum. Preocupado com o com-portamento da filha, seu pai per-mitiu que ela fosse conhecer a ci-dade e, neste dia, ela teve contato com cristãos, que lhe contaram sobre os ensinamentos de Jesus.

Em certa ocasião, seu pai decidiu construir uma casa de banho na torre onde ela morava, com duas janelas. Alguns dias mais tarde, ele partiu para uma longa viagem. Aproveitando-se da sua ausência, nossa heroína ordenou a construção de uma terceira janela e ainda por cima mandou esculpir uma cruz sobre a fonte do jardim. Para que ela foi fazer isso?! Quando o seu genitor viu aquilo “virou bicho” com ela, perguntou-lhe a razão e, ao saber da nova crença da filha, o sujeito revoltou-se por ela ter tido a cora-gem de não adorar os deuses do Olimpo.

Canalhamente, ele decidiu denunciá-la ao prefeito Martinia-no, que a mandou torturar numa tentativa de fazê-la renunciar à fé cristã. Como ela não cedeu, foi condenada à morte por degola-ção, e, acreditem, a sentença foi cumprida pelo seu próprio pai. Dizem que quando a cabeça da nossa santa rolou pelo chão, um imenso trovão estrondou, fazen-do tremer os céus. A seguir, um relâmpago flamejou e, atraves-sando os ares, fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro. Bem feito, se lascou!!

De lá para cá, Santa Bárbara passou a ser considerada a pro-tetora contra os relâmpagos e tempestades, e é considerada a padroeira dos artilheiros, dos mi-neiros e de todos que trabalham com fogo.

Eureka!! ARTILHEIRO!! Essa palavra tem duas acepções: “mi-litar pertencente à artilharia dos exércitos”; “aquele que, no jogo de futebol, é perito em fazer gols”. Acho que entendi a invocação de Regina, mas considerando o placar de zero a zero entre Brasil e México, concluí que, ou nossa Santa protegeu os artilheiros dos dois times, ou não gosta nem um tiquinho de ovo cru.

mento, atualmente desestimuladas, em falta no mercado, e que são responsaveis pela medicação dos pacientes, passar sonda, perfusio-anr veias, dar banhos, e que ainda labutam diariamente com sangue, secreções, fezes, urina, etc

14) Implantar e implementar o plano municipal de cargos e sala-rios para todos os profissionais da saúde, inclusive para o programa da família. Valorizar, regularizar, es-timular estes profissionais e assim ter o direito de cobrar dedicação e eficiência.

15) Profissionalizar a administra-ção da saúde - Contratar profissio-nais com pós graduação em saúde pública e gestão hospitalar e criar o cargo específico de Procurador da Saúde com alto conhecimento jurí-dico na área, para dar rapidez, qua-lidade e sustentação legal, as com-pras dos materiais e medicamentos, evitando o desabastecimento que pode ocasionar sofrimento, dor e possivelmente óbitos. Também ofe-recer aos profissionais de saúde do município do setor administrativo a possibilidade de se reciclarem, par-ticipando destas pós graduações.

16) Criar o cargo de Medico Coordenador / orientador / auditor para as diversas especialidades, que teriam a função de organizar os atendimentos por especialidade, orientar os Colegas de suas áreas quanto a condutas e protocolos e auditar/definir, classificar o grau de risco, eletivo ou urgência, e a apro-vação ou não de certos exames complementares ou procedimentos, de maneira dar RESOLUTIVIDADE, sem desperdício ou abusos.

17) Estimular, facilitar, dar in-centivo fiscal, fazer parceria, para a construção de novos leitos e ou Hospitais privados em Linhares.

18) Finalmente o setor público entender que investir na saúde não é custo, e sim dar RESOLUTIVI-DADE aos atendimentos, resolver rápido, reduzir sofrimento e compli-cações. E lembrar, que todos têm

o direito de sonhar e almejar vi-

ver 100 anos e da melhor maneira

possível.

Carlos Jaques Mazzei Ferreira

Médico

Page 6: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

6DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIROO| OPINIÃO

do estacionamento. Não se-ria razoável pintá-lo com tin-ta fluorescente amarela para evitar que algum cliente bata de frente? Fica a sugestão da Coluna.

A loja Taquetti Variedades está linda, ornamentada para as festas juninas. Além do decor, me deliciei lá com um mingau de sagú com côco e um quentão dos deuses. To-dos os sábados os proprie-tários oferecem uma degus-tação caipira, nesse mês de junho. Com grande variedade de artigos e com excelen-te atendimento, a freguesia cresce assustadoramente. A nota dez vai para a funcio-nária Daniela Aguiar, que me atendeu.

Com a chuvinha que caia em Linhares, fui a Jardins e Po-mares adquirir algumas mu-das de flores. Encontrei uma grande variedade, um belo visual e atendimento de pri-meira. Valeu a visita.

Estive em Linhares neste úl-timo feriado e, na estrada assistindo várias ultrapassa-gens indevidas, constatei que a privatização da BR 101 nor-te de nada adiantará a mobi-lidade. O certo e necessário seria a construção de uma outra estrada paralela, nos moldes das europeias e ame-ricanas, não passando por pequenas cidades, sem se-máforos, quebra molas e nem radares. Aí sim, pagaríamos pedágios, merecidamente. Precisamos de auto estradas, isso sim.

O bairro de Baixo Quartel, em Linhares, está com casas bonitas o que valoriza o es-paço. O comércio crescente também é mais um motivo de desenvolvimento local.

Em Linhares estive num gran-de supermercado que me pa-receu estar no primeiro mun-do, mas chamo a atenção dos proprietários sobre um poste que fica logo na saída

Linhares

| ACONTECELissu Madeira [email protected]

Esta coluna é publicada todos os domingos

Thomaz Abad e Ludovico no arraial do Taquetti

Jaqueline Zorzal na inauguração de sua loja

Cristiane Mendonça recebeu amigas no Le Buffet Lounge para comemorar seu aniversário, no dia 18. Presenças ilustres com-pareceram além de amigas de fé. Foi uma festa linda, animada e repleta de pessoas de alto astral.

Muitas amigas de Jaqueline Zorzal e de sua irmã e sócia, prestigiaram a inauguração da loja Fantasia, no Shopping Vitória. Estive lá e acho que é um novo point de consumo que veio para agradar as crianças.

Fico pasma com a ideia de Ge-noino ficar em prisão domiciliar só por causa de problemas car-díacos, pois um outro preso co-mum, ficaria atrás das grades até cumprir sua pena, sem incomo-dar muita gente.

Nasceu Tarik para alegria de Tatiana e Thiago Bruzzi. Outro baby que nasceu foi Luca, filho de Rebeca e Renan Neiva. As crianças estão chegando.

No dia 24 foram comemorados entre familiares os aniversá-rios de duas amigas queridas: Maria Tereza Bedran e Glauce Vasconcellos.

Wesley Sathler e sua mãe Mar-lene preparam os passaportes para curtir Orlando, com seus maravilhosos parques da Dis-ney, quando julho chegar.

No antigo prédio onde funcio-nou por muitos anos a Assem-bleia Legislativa do ES, no cen-tro de Vitória, as obras estão em andamento para abrigar o Palácio de Cultura Sonia Ca-bral, uma justa homenagem a quem muito fez pela cultura em nosso estado.

Cecilia Nascif alugou um estú-dio em Paris e, para lá embar-cará no final de agosto. Elina Calil passará com ela, alguns dias, na capital francesa. Isso é que é saber viver.

No próximo mês, teremos as férias escolares.

O jogo Brasil x Camarões foi comemorado com mui-tos foguetes na rua João da Cruz, na Praia do Can-to, reunindo um núme-ro enorme de torcedores.

Com isso, as ruas próxi-mas viraram um banheiro a céu aberto. Nessas da-tas a PMV deveria instalar um número razoável de banheiros públicos.

Jossyl Cesar Nader é Superintendente executivo do

CIEE-ES

Humanização em progresso e a Lei de EstágioTodos nós sabemos. A lei define

estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no am-biente de trabalho, que objetiva a pre-paração para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino. Passos em que o CIEE há 50 anos desenvolve com credibilidade e esforço para humanizar e progredir a cada dia com as oportunidades desti-nadas a nossa sociedade.

De acordo com o Referencial curri-cular nacional para a educação infantil, “cuidar significa valorizar e ajudar a de-senvolver capacidades", esse cuidado está relacionado à ética da alteridade quando assumimos o compromisso de educar e cuidar com responsabilida-de. De fato, como uma ave ao nascer segue o primeiro ser vivo que passar diante de seus olhos,o estagiário as-sim procede com o seu primeiro conta-to profissional. Segundo o célebre filó-sofo francês Edgar Morin, o imprinting cultural marca os seres humanos des-de o nascimento: primeiro com o selo da cultura familiar, em seguida com o selo da escola, e depois prossegue na universidade e na vida profissional.

Quando falamos dos milhares de jovens atendidos pelo Centro de In-tegração Empresa Escola, podemos enxergar que ao chegarao ambiente corporativo, o primeiro contato do esta-giário é com profissionais aculturados à empresa. O choque entre o conhe-cimento acadêmico e a cultura de um meio profissional bastante solidificado é inevitável, e provoca um misto de surpresas, indagações e, depois, de reflexões. Sob o efeito do imprinting o estagiário reproduz o comportamento dos profissionais mais próximos dele na ânsia de ser aceito e efetivado na

organização e visando a uma carreira futura. Mas quão benéfico pode ser esse imprinting?

Associar os conhecimentos adqui-ridos na faculdade com a experiência de um estágio é uma receita antiga, que não só abre portas para o exer-cício da profissão como pode ser o primeiro passo dado rumo aos altos cargos de direção.Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autô-noma do conhecimento cientifico atra-vés da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No está-gio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional espe-cifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcio-namento da instituição educacional e da comunidade.

A nova lei do estágio trouxe uma série de direitos e obrigações para as partes integrantes dessa especial relação, que tem como finalidade pre-parar o estudante para o mercado de trabalho e para a vida cidadã. Para que essa relação se perfaça é preciso que se cumpram os requisitos mate-riais e formais. Porém, todo esforço vale a pena para que se preserve a chama da reflexão e da inovação nas novas gerações de profissionais. Ao cuidar de um jovem em formação como de um filho, monitorando a apli-cação dos conceitos aprendidos nos bancos da universidade e incentivan-do na empresa a atitude e o trabalho colaborativo que se espera de um profissional bem formado. Escolas e empresas dariam inestimável contri-buição à sociedade e à nação: a de entregar um profissional para o futuro, livre para criar e inovar.

| JOSSYL CESAR NADER

@terra.com.br

blicada todos os domingos

Duas belezas capixabas - Moema Calhau e Vanessa Di Francesco

Page 7: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014
Page 8: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO8DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O| GERAL

Prorrogado prazo para comprovação de documentos da Carteira Social

Os candidatos terão até a próxima sexta-feira, 04 de julho, para comparecer a um Posto de Atendimento Vei-cular (PAV) e Ciretrans do Detran|ES do seu município, ou ao Faça Fácil de Cariaci-ca, para a comprovação dos dados fornecidos na inscri-ção, através da apresentação dos documentos (original e cópia) exigidos.

A medida busca oferecer um período a mais para que os candidatos selecionados possam reunir os documen-tos e se dirigir a uma unidade do Detran|ES para compro-var a documentação. O dire-

tor-geral Carlos Lopes lembra que os candidatos convoca-dos não precisam aguardar o recebimento da correspon-dência de aprovação para comparecer ao Ciretran.

O Detran|ES publicou no Diário Oficial do último dia 17 uma lista convocando 5.247 inscritos no Projeto CNH Social a comprovar a docu-mentação. O diretor-geral, Carlos Lopes, explica que foram oportunizados 11 mil benefícios por meio do proje-to para este ano, mas alguns candidatos foram reprovados e outros não compareceram no período hábil, e por isso o

órgão realizou uma nova con-vocação para comprovação.

Após o comparecimento, se o candidato for aprovado, comprovando todas as infor-mações repassadas no ato da inscrição, será direciona-do a um Centro de Formação de Condutores (CFC) para dar início ao processo de ha-bilitação ou adição de cate-goria.

A lista dos convocados e da documentação exigida de acordo com o requisito pre-enchido pelo candidato sele-cionado está disponível para consulta no site: www.cnhso-cial.es.gov.br.

| InscriçõesPara concorrer a uma

das vagas, as inscrições devem ser feitas a partir de segunda-feira, 30, até o dia 08 de julho, no endere-ço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.educacao.es.gov.br. No ato da ins-crição, o candidato deve informar o número do CPF – e ter em mãos o registro de matrícula, que deve ser adquirido na escola em que está regularmente ma-triculado, no caso de alu-nos da rede estadual.

Os municípios contem-plados serão: Cariacica, Vila Velha, Vitória, Ser-ra, Viana e Cachoeiro de Itapemirim. As vagas são para cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Pro-gramador de Sistemas,

Eletricista Instalador Pre-dial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo, ofertados pelo Senai; e Inglês Básico e Operador de Caixa, ofertados pelo Senat.

O critério de classifica-ção ocorrerá por ordem de inscrição, para os cur-sos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Já para os cursos técnicos, serão consideradas as pontu-ações da média anual do ano letivo anterior do candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Ma-temática, para a classifi-cação.

O resultado final do processo seletivo será di-vulgado no dia 10 de ju-lho, a partir das 16 horas, no site da Sedu.

De 4 a 6 de setembro de 2014, no Transamérica Expo Center, na capital paulista, acontece a déci-ma nona edição do Congresso Paulista de Obstetrícia e Gineco-logia, promovido pela SOGESP. A expectativa para este ano é se-guir oferecendo um encontro de alto nível científico e infraestrutu-ra impecável, em prol do aperfei-çoamento dos ginecologistas e obstetras, superando, inclusive, a marca de seis mil congressistas atingida em 2013. Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras, sessões interativas,

Considerada a deformidade congênita (desde o nascimen-to) mais frequente, a otoplastia, conhecida popularmente como orelha de abano, provoca o afas-tamento da orelha em relação à cabeça. O seu aparecimento pode ocorrer até os sete anos de idade, período de desenvolvimen-to e crescimento da região. Antes disso, as alterações na formação ainda são inconclusivas e não se pode diagnosticar a deformidade.

A incidência da orelha de aba-no não tem nenhuma associação com o hereditarismo e apresenta ocorrência em diversos grupos, sendo qualquer pessoa alvo para o desenvolvimento da otoplastia.

O único meio de tratamento é o cirúrgico, mas para concluir o procedimento é necessário seguir algumas orientações. “Não acon-selhamos a realização do proce-dimento antes dos sete anos, por que a própria criança tem que adquirir consciência da deformi-dade e ter a iniciativa para fazer a cirurgia”, explica o dr. Juarez Ave-lar, diretor do Instituto da Orelha e ex-presidente da Sociedade Bra-sileira de Cirurgia Plástica. Além disso, apenas após este período é que será possível avaliar o cres-cimento real da orelha, e verificar o quanto será retirado.

A cirurgia A cirurgia é simples e o pa-

ciente pode receber alta no mes-mo dia. Nos adultos, a anestesia é local, enquanto que as crianças recebem a geral. A recuperação requer apenas alguns cuidados com os curativos, que são essen-ciais para uma completa cicatriza-

debates informais e discussões científicas em diversos forma-tos, além de fóruns sobre defesa profissional, valorização e hono-rários médicos. Serão 12 salas de atividades concomitantes e a participação de 400 palestrantes. O Congresso também sediará um Fórum sobre Defesa Profis-sional. Serão debatidos os princi-pais temas relacionados à busca de condições adequadas para o trabalho médico, focando nas questões específicas da Gineco-logia e Obstetrícia. Mais informa-ções em www.sogesp.org.br.

ção. Eles ajudam a evitar o incha-ço, sangramento e compressão. Em alguns casos pode-se utilizar gesso.

“O procedimento é feito atra-vés de um pequeno corte atrás das orelhas, do qual se retira uma parte da cartilagem. É preciso ali-nhar exatamente o plano da ca-beça com o plano da orelha para que o indivíduo fique com uma aparência natural”, explica dr. Ju-arez.

O volume retirado através de raspagem ou corte, pode voltar em até 10% dos casos. Caso isso ocorra, deve ser feita uma nova cirurgia para a correção. Em al-guns casos as próprias orelhas podem ser reduzidas, devido ao tamanho excessivo.

O procedimento pode ser feito mesmo em idades mais avança-das, acima dos 40 anos, quando a cartilagem fica muito dura. Para os pacientes mais velhos, o pro-cedimento é o mesmo e conse-gue-se obter o mesmo resultado.

Em casos de crianças e be-bês, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) reco-menda que qualquer procedi-mento cirúrgico deve ser sempre acompanhado por um Cirurgião Pediátrico.

| ESPAÇO MÉDICO

Especialista indica cirurgia como único meio eficaz para resolver a questão

XIX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia

| SAÚDEACONTECE

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected] ou para a Rua Cotoxó, 303, conj. 81-82, São Paulo, SP,

CEP 05021-000*Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

| Orelhas de abano como e quando tratar o problema?

Educação divulga edital de seleção para cursos do Pronatec

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) prorrogou o período de comprovação dos documentos dos 5.247 candidatos convocados em segunda chamada no Projeto CNH Social

A Secretaria de Esta-do da Educação (Sedu) publicou no Diário Ofi-cial de sexta-feira, 27, o edital de inscrições para o processo seletivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Téc-nico e Emprego (Prona-tec). Serão 170 vagas em seis cursos diferen-tes para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou da rede privada, na condição de bolsista in-tegral. A oferta abrange seis municípios.

O objetivo do pro-grama é a expansão da oferta de cursos de Edu-cação Profissional Técni-ca de nível médio (TEC) e de cursos e progra-mas de formação inicial e continuada (FIC) de trabalhadores, além de contribuir para a melho-ria da qualidade do en-sino médio, por meio da Educação Profissional.

“A participação neste

programa é muito impor-tante, pois contribui para uma formação especifica do cidadão e o aproxima do mercado de trabalho,

possibilitando mão de obra qualificada”, desta-ca a gerente da Educa-ção Profissional, Maria Aidê Roldi.

Page 9: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

9O OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Festa em Regência

A Secretaria de Estado da Jus-tiça (Sejus) recebeu na ultima quinta-feira a visita do gestor do Instituto Minas pela Paz, de Mi-nas Gerais. O encontro teve o objetivo de apresentar o trabalho de ressocialização desenvolvido pela Sejus nas unidades prisio-nais do Espírito Santo. O Instituto Minas pela Paz é uma Organiza-ção da Sociedade Civil de Inte-resse Público (OSCIP) criada a partir da iniciativa do conselho estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), composto pelos presidentes das maiores empre-sas do estado mineiro. O objetivo da instituição é ajudar o Governo e a sociedade civil, elaborando e propondo implantar soluções alternativas, dentre elas, o tra-balho e qualificação profissio-nal. Durante a visita, o gestor do Instituto Minas pela Paz, Maurí-lio Leite Pedrosa, conheceu as Penitenciárias Estaduais de Vila Velha I, III e IV (PEVV I), (PEVV III) e (PEVV IV), no Complexo do Xuri. Ele estava acompanhado da gerente de Educação e Tra-balho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, e pela subgeren-te de Trabalho da Sejus, Karina Amaral.

Os produtores rurais envolvidos na certificação da carne de sol, inhame e socol cumpriram mais uma etapa do processo. Na ul-tima quarta-feira (25), dirigentes do Instituto Nacional da Proprie-dade Industrial (Inpi) estiveram no Espírito Santo para receber os processos de Identificação Geo-gráfica e conhecer de perto os produtos capixabas. O encontro, realizado no município de Venda Nova do Imigrante, contou com as presenças dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e de Turismo, Diomedes Berger, do vice presidente do Inpi, Ademir Tardelli, da gerente Nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empre-sas (Sebrae), Hulda Giesbrecht, do diretor superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Viei-ra, do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perin, do superintendente do Ministério da Agricultura, José Arnaldo de Alencar lideranças locais e dos produtores rurais dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Al-fredo Chaves e Montanha. No Espírito Santo, três produtos já possuem a Indicação Geográfi-ca. São o mármore de Cachoei-ro de Itapemirim e Vargem Alta, a panela de barro de Vitória e o cacau de Linhares.

O XV Encontro dos Pes-cadores de Regência, que começou sexta-feira (27) encerra-se neste domingo e segue uma programação re-pleta de atividades recreati-vas como corrida de barco a remo, corrida de saco, con-fecção de rede de pesca e apresentações da banda de Congo da Vila. O encontro, que vem sendo realizado há 15 anos, é uma comemora-ção ao Dia de São Pedro, 29 de junho, padroeiro dos pes-cadores. O grande momento da festa é quando os pesca-dores enfeitam seus barcos e saem com a imagem de São Pedro em procissão, ba-tendo o congo até passarem pelo encontro do rio com o

Visita de Interesse

Certificação de Produtos

Luz no Nova Esperança

A comunidade do bairro Nova Esperança tem por hábito fre-quentar a Feira de Comi-das Típicas que acon-tece todos os sábados na Rua Alameda das Crianças, nas proxi-midades da Escola Adelson Del Santo, na Associação de Moradores do bairro. Ocorre porém, que en-contram dificuldade porque no local não tem energia elétrica. Isso levou os frequentadores a procurar o vereador Joel Celestrini para solicitar dele a interferência junto ao Chefe do Executivo, no sentido de providenciar a ligação de um

| LUCIANO PIRES

Esta coluna é publicada todos os domingos

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista.

Esta semana fiz ani-versário e publiquei no Facebook uma foto minha aos seis anos de idade. O ano era 1962, ainda havia no Brasil um problema sério com piolhos e era comum que as mães cortassem o cabe-lo das crianças num penteado que, lá em Bauru, a gente chamava de “bodinho”. Veja como era na foto que ilustra este post: toda a cabeça raspada, ex-ceto a parte frontal.

Piolho é um inseto parasita, uma praga que ainda existe. Em 1962, para acabar com piolhos era preciso lavar com vinagre, passar pente fino ou raspar a ca-beça. Ou usar inseticidas! Quem lembra da latinha de Neocid que fascinava as crianças por causa do barulhinho que fazia quan-do apertávamos a tampa? Pois é, o Neocid era um inseticida à base de organofosforados, gru-po de compostos químicos uti-lizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxi-cações acidentais em animais e humanos e sendo utilizados até em tentativas de suicídio. Insu-ficiência cardio-respiratória por comprometimento do sistema nervoso autônomo pela degene-ração de células musculares é uma das consequências daque-le Neocid, que hoje já usa outra fórmula.

Você consegue imaginar uma mãe passando inseticida na cabeça do filho?

Pois é.

O corte “bodinho” ficou famo-so na Copa do Mundo de 2002, quando Ronaldo Fenômeno o usou para desviar a atenção da imprensa dos problemas físicos contra os quais ele lutava. Os piolhos do Ronaldo eram os jor-nalistas.

Poucos dias atrás, Alberto Cantalice, vice presidente do PT, assim como Ronaldo, também resolveu combater seus piolhos. Mas o fez publicando um arti-go no site do partido, listando nomes de nove personalidades do jornalismo ou da mídia: “Pro-fetas do apocalipse político eles

são contra as cotas sociais e ra-ciais; as reservas de vagas para negros nos serviços públicos; as demarcações de terras indí-genas; o Bolsa Família, o Prou-ni e tudo o mais. Divulgadores de uma democracia sem povo apontaram suas armas agora contra o decreto da presidência da república que amplia a in-terlocução e a participação da população nos conselhos para melhor direcionamento das po-líticas públicas.(...) suas prega-ções nas páginas dos veículos conservadores estimulam seto-res reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a mal-dizer os pobres e sua presença cada vez maior, nos aeroportos, nos shoppings e nos restauran-tes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarivi-dência na Copa do Mundo.”

Os nove são Reinaldo Aze-vedo, Arnaldo Jabor, Augusto Nunes, Demétrio Magnoli, Gui-lherme Fiúza, Diogo Mainardi, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira, que têm em comum o fato de defender ideias muito diferentes das de Cantalice e do PT.

Acho justo que o partido se utilize de um pente fino para isolar os piolhos que o incomo-dam, que os combata com con-tra argumentos, que diga que não gosta deles, que estimule seus militantes a não lê-los. Mas quando o vice presidente do partido publica um artigo no site oficial da entidade acusando-os de “propagadores do ódio, arau-tos do caos” e, nas entrelinhas, “inimigos dos pobres”, a coisa começa a fugir do controle. Isso é a institucionalização do ódio.

Vinagre, pente fino e cabeça raspada a gente entende.

Mas Neocid é demais.

Seguem até amanhã, segun-da-feira, 30, as inscrições para a III Feira Estadual de Ciências e Engenharia, que será realizada durante a 11ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, em outubro, no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra. As esco-las da rede estadual interes-sadas em participar deverão fazer as inscrições por meio do endereço eletrônico www.semanaestadualct.es.gov.br. Cada unidade de ensino pode inscrever mais de um projeto, devendo, no entanto, ser ela-borado por equipes diferentes.

III Feira De Ciências

mar. Logo depois, retornam ao cais e são anunciados os vencedores do concurso de barco mais enfeitado. A festa é uma realização da Prefei-tura de Linhares com apoio da Associação de Pescado-res de Regência, que tem na presidência Leônidas Carlos. "A festa é importante para todos os pescadores, porque nos faz lembrar o tempo quando s pesca era mais simples e havia fartura de peixes", frisa Leônidas. Hoje o programa às 8h: com torneio de pesca de linha na praia; 9h: Torneio de futebol de confraternização; 11h: Torneio de dominó; 15h: En-trega das premiações e en-cerramento.

ponto de energia fixo no local para atender feirantes e a co-munidade como um todo. Se-gundo o vereador Celestrini, o pedido do benefício já foi pro-tocolado na Prefeitura, para que a Secretaria competente tome as providências neces-sárias, no sentido de atender aquela comunidade.

Serão selecionados 60 traba-lhos. A 11ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema a “Ci-ência e Tecnologia para o De-senvolvimento Social”, é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais viven-ciados em todas as áreas da sociedade brasileira. Podem participar estudantes das 7ª e 8ª séries/8º e 9º anos – séries finais do ensino fundamental, ensino médio regular e Inte-grado, incluindo a modalida-de de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neocid

fiz ani-quei no oto minhae idade. Onda havia no

ma sério com mum que as

o cabe-num e,

cidsperança

ro Nova bito fre-mi-n-s s

Page 10: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO10DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O| GERAL

| O PIONEIRO NOS BAIRROSRedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Shell

Nesta segunda-feira Li-nhares é o palco da fase regional dos Jogos Escola-res do Espírito Santo, que reúne atletas de escolas localizadas em cinco muni-cípios do Norte do Estado: Linhares, Rio Bananal, So-oretama, Jaguaré e Ibira-çu. A primeira competição acontece às 9 horas no Ginásio Poliesportivo Ide-mar Unêda, no bairro Shell (foto ao lado), com entra-da franca, mas a abertura oficial será no mesmo dia, a partir das 18 horas, com presença do prefeito Nozi-nho Corrêa, da secretária estadual de Esportes e La-zer, Lilian Siqueira da Cos-ta, dos prefeitos dos mu-nicípios de Rio Bananal, Edmilson Santos Eliziário e de Ibiraçu, Eduardo Ma-rozzi Zanotti, e outras au-toridades. A fase regional dos Jogos Escolares será encerrada no dia 5 de ju-lho. Como sede dos jogos, Linhares recebe atletas de 21 escolas que disputam o título de campeão em quatro modalidades: futsal, basquete, vôlei e hande-bol. As modalidades estão dividas entre masculino e feminino, além das ca-tegorias infantil - 12 a 14 anos - e juvenil - 15 a 17 anos. Oito, das 21 escolas, são de Linhares. De acor-do com o chefe da dele-gação linharense, Roque Marinato, o município está bem representado. "O mu-nicípio está forte, como em todos os anos, e queremos ser campeões em todas as modalidades porque fazemos um trabalho que nos permite sonhar alto", assegura. O orgulho não é apenas em disputar títulos. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Talma Gama, o Bolota, ser cam-peão é muito bom, mas re-ceber os atletas, fomentar a prática esportiva e cola-borar na formação desses

| Jogos EscolaresOs vencedores de cada regional vão disputar a fi-nal estadual, que será re-alizada em Guarapari. Os campeões estaduais terão a oportunidade de repre-sentar o Estado nos Jogos da Juventude, que ocorre-rão em Londrina (PR) para o infantil e João Pessoa (PB) para o juvenil. Os Jo-gos Escolares do Espírito Santo têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as escolas do Espírito Santo e promover a ampla mobilização da juventude estudantil capi-xaba em torno do esporte e lazer.

| PAVAZINE

Zero a zeroCerca de 40% dos homens preferem futebol na TV a sexo na cama, diz pesquisa.

Eu sofro de mimfobia. Tenho medo de mim mesmo, mas me enfrento todo dia.

Millôr Fernandes

Lambesis ainda disse que ele não é o primeiro integrante do grupo a deixar de ser cristão. Segundo o cantor, dois de seus colegas abandonaram a reli-gião antes dele.

A rede de escolas KIPP (Knowlegde is Power Program – Programa Conhe-cimento é Poder, em tradução livre), fundada em 1994 nos Estados Unidos, tem como meta levar seus alunos – 86% são de famílias pobres – até a universidade. Para garantir que todos tenham confiança de que são capazes de aprender, não aposta apenas no rigor acadêmico, mas promove diferen-tes atividades. Uma de suas 141 escolas, a KIPP Infinity Middle School, no Harlem, em Nova York, decidiu radicalizar o ensino de competências socioe-mocionais e criou, há dois anos, uma aula diferente: de caráter.

Pegadinha do malandroCantor de ‘heavy metal cristão’, Tim Lambesis admite ser ateu.

A Universidade inglesa de Leices-ter decidiu oferecer aos estudan-tes estressados plástico bolha e sessões de carícias em caes para ajudá-los a relaxar na época de exames.

Relax don't do it Plástico bolha e filhotes ajudam alunos ansiosos de universidade britânica.

Pesquisa da 72 Point, que conversou com 2 mil homens do Reino Unido e descobriu que 42% deles recusariam sexo para ver futebol na tele-visão. Há também aqueles que preferem dividir as atividades: cerca de 37% dos entrevistados revelaram que fariam sexo se pudessem deixar uma televisão ligada durante a partida; e ainda assim, 27% deles decla-raram que pensam em futebol durante a relação sexual.

1) Telefone e mensagens de texto – 50%2) Fofoca – 42%3) Internet – 39%4) Mídias sociais – 38%5) Pausa para lanches ou para fumar – 27%6) Colegas de trabalho barulhentos –

EmbaçoEstudo revela 10 atitudes que matam a produtividade no trabalho.

A lição já sabemos de corEscola nos EUA inclui aula de caráter no currículo.

Esta coluna é publicada todos os domingos

24%7) Reuniões – 23%8) E-mail – 23%9) Colegas de trabalho que param em sua mesa para conversar – 23%10) Colegas de trabalho fazendo cha-madas em viva-voz – 10%

ns a sexoooooooo

cidadãos é o maior prêmio. "É um orgulho para nós, li-nharenses, sediaremos os jogos. Quero destacar que a maior satisfação é saber que muitos desses jovens têm tido ótimas oportuni-dades através do esporte", assegura o secretário de Esportes de Linhares.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, disse que está ansiosa para o início da competição. “Estou muito contente em saber que os alunos estão se interessan-do cada vez mais pelo es-porte. Por isso que a com-petição cresce a cada ano, e com isso o Estado tam-bém passa a ter uma maior representação no cenário nacional”, disse a secretária.

Page 11: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

11O INDICADOR PROFISSIONAL |

Terapia HolísticaA Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais

cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principal-mente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físi-co, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individua-lidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma, ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somen-te o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata - lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.

Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto-equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emo-cionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e auto-conhecimento. Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: REIKI, DO – IN, SHIATSU, HIPNOSE, REFLEXOLOGIA, MASSAGEM BIOENERGÉTI-CA, RADIESTESIA MEDICINAL, ENTRE OUTRAS.

Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress físico e/ou emocional, dores nas costas, ombros, membros superiores e inferiores, ciático, ajuda ainda no combate e prevenção de problemas como ansiedade, insônia, depressão, TPM. Fazendo uso de vários métodos diferentes a terapia holística pode detectar no corpo energético da pessoa alterações que este-jam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxiliá-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio.

É possível também através do emprego das mãos, com exames apalpação dinâmica ou estática indentificar desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais no corpo físico.

Matéria publicada pelo Sindicato dos Terapeutas – SINTE. Extraída por M. Seara Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48.930.

Page 12: O PIONEIRO 29 DE JUNHO DE 2014

12DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIROO| SOCIEDADE

A nova diretoria do Sindimol – Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo para o tri-ênio 2014/2017, tomou pos-se sexta-feira.

Ficou uma beleza a reforma que Rose e Jobson Bor-tot fizeram no apartamento em que residem na Rua da Conceição, onde colocaram inclusive elevador particular.

Quem aniversariou ontem foi o Neurocirurgião Floriano Schwanz Filho. Abraço da coluna.

Licia e Hélio Correa Santos já se programaram. Em se-tembro estarão embarcando para os Estados Unidos.

Curtas IPara alguns comerciantes de Linhares as vendas no mês de junho devem registrar queda de pelo menos 10%, se comparadas com o mês de maio, que também não foram lá essas coisas. A dú-vida é saber se a queda é por causa da Copa do Mundo ou se é a recessão que está chegando.

O Hiper Casagrande abriu suas portas ontem após o jogo da Seleção Brasileira com a Seleção Chilena.

O comando do Grupo De-molay da Loja Maçônica “Li-nharees Unido” programou a “2ª Galinhada Solidária” para o dia 21 de setembro, no salão de festas da Loja Maçônica “Linhares Uni-do”, na Avenida Governador Lindenberg, no centro de Linhares. Do resultado fi-nanceiro apurado, dez por cento serão destinados à Casa de Resgate São Fran-cisco de Assis.A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mun-do, de fins filosóficos, filan-trópicos, e sem fins lucrati-vos, já tendo iniciado desde

Portugal é um país de longa tradição vinícola, iniciando sua história com a implanta-ção da vinicultura pelos roma-nos há muitos séculos atrás. É o 13º em produção mun-dial e o 6º em consumo. As principais regiões produtoras de Portugal são: Douro, Mi-nho, Bairrada, Dão, Alentejo, Setúbal e Madeira. Algumas castas tintas portuguesas mais importantes são: Touri-

2ª Galinhada Solidária

O vinho

sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. A Ordem tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melho-res cidadãos e líderes atra-vés do desenvolvimento e fortalecimento da personali-dade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e di-rigida por Maçons.

ga Nacional, baga, Castelão, Touriga Franca,Trincadeira (ou Tinta Amarela) e Tinta Roriz (ou Aragonês). Entre as castas brancas desta-cam-se: Alvarinho, Loureiro, Arinto, Encruzado, Bical e Fernão Pires. Portugal faz os melhores vinhos fortificados do mundo. O vinho do Porto e o vinho Madeira, em seus múltiplos estilos são especia-lidades raras.

Rua da ConceiçãoDiversas pessoas residen-tes na Rua da Conceição aprovaram a nota publicada nesta coluna sobre o trân-sito em mão dupla naquela rua. Aprovaram a sugestão de mão única.

Sindimol

Joanna e FernandoZélia e João Calmon Soeiro com Helena e Marcirio An-tonio Guimarães Macedo estão convidando amigos para a cerimônia do casa-mento de Joanna e Fer-

nando, dia dois de agosto, às 20h30min na Igreja do Carmo, em Vitória. A recep-ção será no Cerimonial As-pomires, em Bento Ferreira.

A Aliança Jovem da Adel - Associação para o Desenvolvimento de Linhares, realizou uma palestra quarta-feira, 25, com o tema "Rela-cionamento como Ferramenta de Comunicação e Imagem", tendo como palestrante Pedro Torres, Coordenador de Comunicação da Fibria, que na foto está de paletó, entre membros da Aliança Jovem e alguns Diretores da Adel

Aliança Jovem

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

"Inestimável é o valor do sentimento que faz um homem e uma mulher se amarrem com paixão, imaginação e ternura; desco-nhecê-lo é uma grande desventura"

(Bertrand Russell)

Bom dia, José Carlos Bassini

Quinta-feira, 26, teve festa para os novos Juízes de Direito, em Vitória. Thiago Albani Oliveira, na foto com a esposa Lívia, assume a Comarca de Jaguaré e região

Juíz

Edna e Pedro Sergio Ventu-rini aproveitam este final de semana para curtir a filha Eri-ca e o genro Aley em Vitória.

O Clube dos Legais, capita-

Curtas IIneado pelo jornalista Hélio Dórea, tem reunião agenda-da nesta segunda-feira, 30, no Restaurante do Piu, no Day by Day, na Praia do Can-to, em Vitória.

Peperazzi

Divulgação

a e a e

Divulgação