O Populismo no Brasil

2
O Populismo no Brasil “O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a pouco, vai se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas concretas, desenvolve-se a ideologia e a linguagem do populismo. Ao mesmo tempo que os governantes atendem a uma parte das reivindicações do proletariado urbano, vão se elaborando as instituições e os símbolos populistas. Pouco a pouco, formaliza-se o mercado de força de trabalho, no mundo urbano-industrial em expansão. Ao mesmo tempo, as massas passam a desempenhar papéis políticos reais, ainda que secundários. Assim, pode-se afirmar que a entrada das massas no quadro das estruturas de poder é legitimada por intermédio dos movimentos populistas. Inicialmente, esse populismo é exclusivamente getulista. Depois, adquire outras conotações e, também, denominações. Borghismo, queremismo, juscelinismo, janguismo e trabalhismo são algumas das modulações do populismo brasileiro. No conjunto, entretanto, trata-se de uma política de massas específica de uma etapa das transformações econômico-sociais e políticas no Brasil. Trata-se de um movimento político, antes do que um partido político. Corresponde a uma parte fundamental das manifestações políticas que ocorrem numa fase determinada das transformações verificadas nos setores industrial e, em menor escala, agrário. Além disso, está em relação dinâmica com a urbanização e os desenvolvimentos do setor terciário da economia brasileira. Mais ainda, o populismo está relacionando tanto com o consumo em massa como com o aparecimento da cultura de massa. Em poucas palavras, o populismo brasileiro é a forma política assumida pela sociedade de massas no país”. (IANNI, Octávio. O Colapso do Populismo no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. P.206-7). Atividades 1) Quais as origens do populismo no Brasil? 2) Por que é possível afirmar a existência de populismos e não de populismo? 3) Quais fatores econômicos e sociais favoreceram o desenvolvimento do populismo no Brasil? 4) No populismo a importância do partido é eclipsada pela figura dos políticos. Justifique. 5) Identifique particularidades do populismo getulista, juscelinista e janguista. 6) Atualmente admite-se a existência do neopopulismo no Brasil. Identifique semelhanças entre os governos de Lula e Dilma Rousseff com o populismo histórico. 7) Identifique duas características do populismo lulista. 8) Identifique quatro formas de manipulação das massas pelos políticos atualmente.

description

 

Transcript of O Populismo no Brasil

Page 1: O Populismo no Brasil

O Populismo no Brasil“O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a pouco, vai se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas concretas, desenvolve-se a ideologia e a linguagem do populismo. Ao mesmo tempo que os governantes atendem a uma parte das reivindicações do proletariado urbano, vão se elaborando as instituições e os símbolos populistas. Pouco a pouco, formaliza-se o mercado de força de trabalho, no mundo urbano-industrial em expansão. Ao mesmo tempo, as massas passam a desempenhar papéis políticos reais, ainda que secundários. Assim, pode-se afirmar que a entrada das massas no quadro das estruturas de poder é legitimada por intermédio dos movimentos populistas. Inicialmente, esse populismo é exclusivamente getulista. Depois, adquire outras conotações e, também, denominações. Borghismo, queremismo, juscelinismo, janguismo e trabalhismo são algumas das modulações do populismo brasileiro. No conjunto, entretanto, trata-se de uma política de massas específica de uma etapa das transformações econômico-sociais e políticas no Brasil. Trata-se de um movimento político, antes do que um partido político. Corresponde a uma parte fundamental das manifestações políticas que ocorrem numa fase determinada das transformações verificadas nos setores industrial e, em menor escala, agrário. Além disso, está em relação dinâmica com a urbanização e os desenvolvimentos do setor terciário da economia brasileira. Mais ainda, o populismo está relacionando tanto com o consumo em massa como com o aparecimento da cultura de massa. Em poucas palavras, o populismo brasileiro é a forma política assumida pela sociedade de massas no país”. (IANNI, Octávio. O Colapso do Populismo no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. P.206-7).

Atividades1) Quais as origens do populismo no Brasil?2) Por que é possível afirmar a existência de populismos e não de populismo?3) Quais fatores econômicos e sociais favoreceram o desenvolvimento do populismo no Brasil?4) No populismo a importância do partido é eclipsada pela figura dos políticos. Justifique.5) Identifique particularidades do populismo getulista, juscelinista e janguista.6) Atualmente admite-se a existência do neopopulismo no Brasil. Identifique semelhanças entre os governos de Lula e Dilma Rousseff com o populismo histórico.7) Identifique duas características do populismo lulista.8) Identifique quatro formas de manipulação das massas pelos políticos atualmente.9) O populismo foi o fenômeno político iniciado por Getúlio Vargas, mas posteriormente adquire outras conotações e, também denominações: borghismo, queremismo, juscelinismo, janguismo, ademarismo, etc. Por isso pode-se falar em “populismos” existentes no país, cada político utilizando a “manobra das massas” de modo diferente. Ademar de Barros utilizava como lema a expressão “Rouba-mas-faz” na sua campanha política, o que não o impediu de eleger-se governador do Estado de São Paulo. Jânio Quadros utilizava em seu discurso político um linguagem rebuscada e erudita, era visto em bares tomando cachaça, aparecia em público comendo pão com mortadela; e após ser eleito presidente proibiu a rinha de galos, o uso de biquínis nas praias, condecorou Che Guevara, etc. João Goulart tornou-se o herdeiro do getulismo, forjada na sua amizade com Maneco, filho do presidente Vargas. No entanto seu governo foi marcado por crises políticas e pela radicalização do populismo, que culminaram com o golpe militar. Juscelino Kubitschek, o “presidente bossa nova”, inaugurou Brasília e condecorou os jogadores da seleção brasileira após a vitória do país na Copa do Mundo da Suécia em 1958. Cite outros dois políticos brasileiros e a forma de diálogo que eles tecem com as massas populares.10) (Fuvest-SP Adaptado) "(...) é fenômeno das regiões atingidas pela intensificação do processo de urbanização. Estabelece suas raízes mais fortes em São Paulo, região de mais intenso desenvolvimento industrial no país (...) é, no essencial, a exaltação do poder público; é o próprio Estado colocando-se através do líder, em contato direto com os indivíduos reunidos na massa. (...) A massa se volta para o Estado e espera dele o sol ou a chuva, ou seja, entrega-se de mãos atadas aos interesses dominantes." De acordo com o texto de F. Weffort que papel político assume as massas no populismo?