O presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Júnior ... · chikungunya, proferida pela...

8
ANO 1 / Nº 1 O presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Júnior foi eleito, na sede do BNDES no Rio de Janeiro um dos diretores da ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento. Governador do Estado, Marconi Perillo e o presidente da GoiásFomento Humberto Tannús Júnior entregaram o primeiro financiamento do programa Inovacred da Finep aos empresários Flávio Magalhães e Fábio Pertence, da POSSO MAIS. Pág. 3 Confira os “cases” de sucesso de pequenas empresas que se transformaram em ótimos negócios através da GoiásFomento. Pág. 8 Agora é lei! Toda agência de fomento deve ter seu programa socioambiental e aqui os funcionários da GoiásFomento já substituíram os copos plásticos por garrafas e canecas. Pág. 5 ABDE elege nova diretoria Presidente: Milton Luiz de Melo - Desenvolve SP ; 1º vice-presidente: Marco Aurélio Crocco - BDMG; 2º vice -presidente: Ilton Luís Schwaab - Banco do Brasil. Diretores: Humberto Tannús Júnior - GoiásFomento; Otto Alencar Filho - Desenbahia; Susana Kakuta - Badesul; Valmir Rossi - Banco da Amazonia; Francisco das Chagas Soares - Banco do Nordeste; José Henrique Paim- BNDES; Rogéiro Tavares – Caixa Econômica. A nova diretoria da entidade ficou composta assim:

Transcript of O presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Júnior ... · chikungunya, proferida pela...

ANO 1 / Nº 1

O presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Júnior foi eleito, na sede do BNDES no Rio de Janeiro um dos diretores da ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento.

Governador do Estado, Marconi Perillo e o presidente da GoiásFomento Humberto Tannús Júnior entregaram o primeiro financiamento do programa Inovacred da Finep aos empresários Flávio Magalhães e Fábio Pertence, da POSSO MAIS. Pág. 3

Confira os “cases” de sucesso de pequenas empresas que se transformaram em ótimos negócios através da GoiásFomento. Pág. 8

Agora é lei! Toda agência de fomento deve ter seu programa socioambiental e aqui os funcionários da GoiásFomento já substituíram os copos plásticos por garrafas e canecas. Pág. 5

ABDE elege nova diretoria

Presidente: Milton Luiz de Melo - Desenvolve SP ;

1º vice-presidente: Marco Aurélio Crocco - BDMG;

2º vice -presidente: Ilton Luís Schwaab - Banco do Brasil.

Diretores: Humberto Tannús Júnior - GoiásFomento; Otto Alencar Filho - Desenbahia; Susana Kakuta - Badesul; Valmir Rossi - Banco da Amazonia; Francisco das Chagas Soares - Banco do Nordeste; José Henrique Paim- BNDES; Rogéiro Tavares – Caixa Econômica.

A nova diretoria da entidade ficou composta assim:

2 ANO 1 / Nº 1 FOMENTO EM PAUTA

Esse ano a GoiásFomento completa 15 anos, neste período, contribuin-do e incrementando para o desen-volvimento socioeconômico de nos-

so Estado e na geração de emprego e renda. Seja através de nossas linhas de crédito que permitiram que muitos empresários saís-sem da informalidade e pudessem consti-tuir oficialmente suas empresas; ou crian-do condições para que pequenos negócios se transformassem em grandes empresas e até mesmo proporcionando que progra-mas de inovações também tivessem acesso à linhas de crédito específicas. A Agência de Fomento é hoje uma empresa sólida, que muito nos orgulha.

Juntamente com a ABDE (Associação de Desenvolvimento) iremos reivindicar junto ao Banco Central do Brasil, a Receita Fe-deral e ao Congresso Nacional para que as agências de fomento tenham tratamento tributário diferenciado de bancos comer-ciais privados. É inadmissível que enquan-to as Agências de Fomento e os Bancos de Desenvolvimento exercem função pública e objetivem resultados sociais tenham a mesma tributação, chegando a quase 50% de bancos que promovem intermediação financeira e objetivam o lucro.

Mas precisamos avançar, abrir nosso le-que de produtos. Dar um suporte financei-ro e qualificado às que crescem e ampliam suas áreas de atuação. Para isso vamos lan-çar cinco novos produtos no mercado, ain-da no segundo semestre de 2015:

1 - Racionalização dos Processos In-ternos - Queremos reduzir o prazo de trami-tação dos processos para liberação de finan-ciamentos a nossos clientes. Fizemos um mapeamento e conseguimos detectar onde estavam os gargalos, dentro em breve vamos reduzir significativamente o tempo das ope-rações de crédito.

2 - Crédito Automático - Queremos criar uma linha de crédito para antigos e novos clientes, com operacionalização di-ferenciada. A grande vantagem é a redução do tempo entre a decisão do empreende-dor em realizar um investimento e a efetiva aquisição do bem ou serviço e a rapidez na liberação desse crédito, que seria pré-apro-vado, com liberação de financiamentos de até 50 mil em três dias.

3 - Cartão Fomento - Nova alternativa às formas tradicionais de disponibilização de créditos/financiamentos e de fidelização por meio de cartão. Essa proposta de cartão de crédito rotativo a ser operacionalizada com recursos próprios da GoiásFomento, apoiada na prestação de serviços de admi-nistradora, com bandeira própria. Nos mes-

mos moldes do Cartão BNDES.4 - Correspondentes Bancários - Sa-

bemos das dificuldades que os empresá-rios que moram em municípios distantes da Capital possuem para a formalização de seu cadastro e aprovação de crédito aqui na GoiásFomento. Para facilitar esse trâmite estamos formalizando novos cor-respondentes e queremos em breve que eles estejam em todas as cidades goianas. Para que o atendimento seja rápido e efi-caz pretendemos remunerar esses corres-pondentes de acordo com as normas do Banco Central.

5 - Financiamento aos Municípios - Atendendo a uma determinação do go-vernador, Marconi Perillo, que sempre foi um municipalista, vamos estender nossas linhas de crédito à prefeituras. A princípio serão contempladas aquelas que possu-am até 15 mil habitantes. Esses financia-mentos serão destinados à infraestrutura de suas cidades e equipamentos para as prefeituras.

Portanto queremos brindar a volta de

nosso jornal, que após um concurso interno recebeu o nome de FOMENTO EM PAUTA, e é exatamente o nosso objetivo pautar cada vez mais a geração de emprego e renda e o crescimento socioeconômico de nossas em-presas.

Fomento e crescimento em pauta

Humberto Tannús Júnior é presidente da GoiásFomento

Diretoria ExecutivaPresidente: Humberto Tannús JúniorDiretoria Administrativa e Financeira: Alair da Silva Rocha Diretoria de Operações : Álvaro Augusto Cruz Fonseca dos ReisDiretoria de Prospecção de Oportunidades de Negócios: Sérgio Duarte de Castro

Jornalista Responsável: Carmen Jungmann

Edição: Carmen Jungmann – Registro Profissional GO 395

Reportagens: Luciana Leite Carvalho Furtado

Arte e Diagramação: Eric Damasceno Kaji

Fotos: Assessoria de Comunicação GoiásFomento

EXPEDIENTE:

Agência de Fomento de Goiás S/A - Avenida Goiás, nº 91, Setor Central - CEP 74005-010 - Goiânia - GO

Telefone: (62) 3216-4900 | Fax (62) 3216-4970 | Ouvidoria: 0800 649 1000

[email protected] | www.fomento.goias.gov.br

Av. Goiás n° 91 - Centro - Goiânia-GOFone: (62) 3216-4900

[email protected] | www.fomento.goias.gov.br

Ouvidoria GoiásFomento: [email protected]

@GoiasFomento Facebook.com/goiasfomento

3ANO 1 / Nº 1FOMENTO EM PAUTA

O governador Marconi Perillo en-tregou no dia 24 de junho, atra-vés da GoiásFomento, o primeiro financiamento do programa

Inovacred da Finep (Agência Brasileira de Inovação) à empresa goiana FLJ Comércio e Serviço Ltda.ME – Posso Mais. Durante a solenidade também aconteceu a assinatura de cooperação técnica entre a Fapeg (Fun-dação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e GoiásFomento para análise de mé-rito dos projetos a serem beneficiados atra-vés do Inovacred.

“Estamos aqui plantando uma semente para o futuro em uma articulação fina en-tre instituições sérias e capacitadas, como a Finep, GoiásFomento, Fapeg, UFG. Parabe-nizo a diretoria da Agência de Fomento por essa parceria e desejo a Posso Mais muito sucesso e que vocês propaguem esse crédi-to, que é muito importante para a inovação de nosso País”, destacou Marconi Perillo em seu discurso.

INOVACRED: Programa da Agência Bra-sileira de Inovação (Finep) para o financia-mento de projetos inovadores para micro, pequenas e médias empresas em investi-mentos para a introdução de novos produ-tos, processos, serviços, marketing ou ino-vação organizacional, ou aperfeiçoamento da tecnologia existente. O Inovacred atende empresas e outras instituições com fatura-mento até R$ 90 milhões, seu custo finan-ceiro é a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), cuja taxa vigente é de 6% ao ano.

FINEP -É uma empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inova-ção. Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamen-to de Estudos de Projetos e Programas. Tem como objetivo, promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fo-mento público à Ciência, Tecnologia e Inova-ção em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A capacidade de financiar todo o sistema de CT&I, (Ciência, Tecnologia e Ino-vação) proporciona à Finep grande poder de indução de atividades de inovação, essen-ciais para o aumento da competitividade do setor empresarial. Sua meta é atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações es-tratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A GoiásFomento é agente financeiro do programa Inovacred da Finep em Goiás e atua em parceria com a Fapeg para que

O IMPORTANTE É INOVAR

GoiásFomento entrega primeiro financiamento da FINEP

empresas goianas possam ter acesso a essa linha de crédito possibilitando a imple-mentação de suas inovações e a colocação de seus produtos no mercado em condi-ções de competitividade.

A solenidade contou com a participação do governador do Estado, Marconi Perillo, do diretor de desenvolvimento cientifico

e tecnológico Rodrigo Fonseca e a chefe de gabinete da Presidência da Finep, Luiza Rangel, do presidente da GoiásFomento Humberto Tannús Júnior e de toda a dire-toria da Agência, da presidente da Fapeg, professora Dra. Maria Zaira Turchi, secretá-rios de Estado, representantes acadêmicos, empresários e sindicatos classistas.

Governador Marconi Perillo e Humberto Tannús, presidente da GoiásFomento entregam financiamento do programa Inovacred da Finep aos empresários Flávio Magalhães e Fábio Pertence, da Posso Mais.

POSSO MAIS Empresa goiana, conheça como funciona.

4 ANO 1 / Nº 1 FOMENTO EM PAUTA

A diretoria executiva da GoiásFomen-to apresentou a seus funcionários, a Política de Responsabilidade Socio-ambiental que será implantada nos

próximos meses. Trata-se do cumprimento da Resolução 4.327 do Conselho Monetário Nacio-nal de 28 de abril de 2014, que determina que todas as instituições financeiras deverão desen-volver e implantar políticas de responsabilidade socioambiental como critério à ação de finan-ciar e promover o desenvolvimento sustentável. Todas as Instituições Financeiras do País terão até o dia 31 de julho de 2015, prazo para apro-var as políticas e seus respectivos planos de ação, que na GoiásFomento foram elaborados em conjunto com as diretorias e respectivas coorde-nações e assessorias que possuem ações impac-tantes na área socioambiental.

Faz parte da Política de Responsabilida-de Socioambiental o desenvolvimento do SARAS (Sistema de Gerenciamento/Admi-nistração de Riscos Ambientais) que deverá ocorrer até junho de 2016. São sistemas, ro-tinas e procedimentos que permitam iden-tificar, avaliar, monitorar e mitigar as opera-ções de crédito com risco socioambiental.

Quando se fala de Responsabilidade Socio-ambiental fala-se, normalmente, em recicla-gem, economia, mas também do respeito pe-las pessoas com quem se convive diariamente e ainda do apoio que se presta à sociedade. Apesar dessas ações não serem mais novidades, há algumas resistências e dificuldades. Por isso, é necessário um planejamento e a implantação de programas de forma gradual e constante para melhor adaptação dos envolvidos.

Algumas ações internas foram propostas e já estão em andamento, dentre elas a redução de consumo de energia, água, transporte, re-síduos, desperdício em geral, cujos resultados só serão alcançados com a mudança compor-tamental e adoção de novas atitudes por todos os colaboradores, no dia a dia da instituição. Para tanto cada coordenação será responsável por planos de ações a serem implantadas em toda a GoiásFomento.

Também é necessário traçar algumas me-tas preventivas, mas que estão dentro de um Programa de Responsabilidade Socioambien-tal a ser desenvolvido e respeitado. A assesso-ria de Comunicação (Ascom) já desenvolveu algumas campanhas nesse sentido e foram extremamente bem aceitas por toda a equipe de servidores e funcionários.

Responsabilidade socioambiental Mais que um projeto, uma atitude!

Campanha contra DENguE

A diretoria executiva da GoiásFomento juntamente com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Ascom (Assessoria de Comunicação) promoveram, uma campanha de combate à dengue. Primeiramente os funcionários da Agência participaram de uma palestra esclarecedora sobre os sintomas da dengue e chikungunya, proferida pela enfermeira, Wenia Carla Costa da Secretaria Estadual de Saúde. Após a palestra técnicas do Hospital de Medicina Alternativa aplicaram as gotinhas homeopáticas nos funcionários e familiares. O medicamento homeopático não é vacina, logo, não imuniza contra a doença, mas auxilia no controle dos sintomas, busca atenuar o quadro febril, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas, em caso de infecção.

Prevenção: Ação conjunta entre a GoiásFomento e o Hospital de Medicina Alternativa aplicaram gotinhas homeopáticas para prevenir os sintomas da Dengue

5ANO 1 / Nº 1FOMENTO EM PAUTA

Responsabilidade socioambiental Mais que um projeto, uma atitude!

Prevenção da gRIPE

Fim dos copos descartáveis

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da GoiásFomento realizou também o Dia de Prevenção à Gripe. Uma equipe da Ymune,Centro de Vacinação, aplicou em todos os funcionários da GoiásFomento uma vacina trivalente que previne a H1N1 - Gripe Suína; a H3N2 - Influenza e a gripe tipo Selvagem. Todos os anos essa campanha é realizada internamente prevenindo a todos os servidores.

Funcionários e servidores da GoiásFomento substituíram os copos descartáveis por canecas e squeezes. Essa foi mais uma ação conjunta em cumprimento ao programa de responsabilidade socioambiental, desenvolvida pela Ascom e Coosep. As duas coordenadorias também estão realizando uma campanha de redução do consumo de água e energia. Apague a luz –Use o bom senso! As torneiras da GoiásFomento também foram todas reguladas e passaram por manutenção, assim como as lâmpadas que foram substituídas pelas mais econômicas.

6 ANO 1 / Nº 1 FOMENTO EM PAUTA

A GoiásFomento quer facilitar e agilizar a liberação de novos fi-nanciamentos e para que isso aconteça a diretoria executiva da

Agência está formalizando novos repre-

sentantes e renovando o acordo com anti-gos correspondentes.

Assim qualquer empreendedor que queira pleitear alguma linha de crédito nova, não precisa mais sair de sua cidade,

haverá um correspondente aguardando para explicar e agilizar o seu financiamen-to. Conheça os municípios goianos que já contam com um escritório de representação bem pertinho de você.

Em cada cidade, um correspondente!

Com a presença de diretores da GoiásFomento e do secretário da Indústria e Comércio de Aragarças, Victor Mauro Mendes, o prefeito de Aragarças, Aurélio

Mauro Mendes e o presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Júnior assinaram o convênio para a reabertura de parceria. Agora os empresários da

região, não precisam vir a Goiânia, todo cadastro de sua empresa será preenchido na Prefeitura de Aragarças, e o seu crédito liberado com rapidez e facilidade.

Minaçu Morrinhos NiquelândiaParanaiguaraPorangatuPosseQuirinópolisSão João d’AliançaSão Miguel do Araguaia

Formosa Goiânia Goiatuba InhumasIpameri Itauçu ItumbiaraJussara Luziânia

AcreúnaAlexânia Anápolis Anicuns Aparecida de GoiâniaBela VistaBom Jesus Caldas NovasCatalão Chapadão do Céu

O prefeito de Piranhas, André Ariza Naves, acompanhado de seu assessor de imprensa, João Coelho também assinou convênio de parceria com a GoiásFomento, representada pelos diretores: Alair Rocha e Álvaro Reis e do assessor Leomar Alberto. A partir de agora as linhas de crédito da GoiásFomento ficam mais acessíveis na região de Piranhas.

A cidade de Perolândia é mais uma representante da GoiásFomento em nosso Estado. O prefeito Neldes Beraldo Costa assinou um convênio de parceria para que os empresários da região possam ter acesso mais rápido as nossas linhas de crédito, através da Prefeitura.

O diretor de operações da GoiásFomento Álvaro Fonseca acompanhado dos assessores Jorge Luiz Matheus e Weliton Brito, estiveram em Mineiros no início do mês de junho para a solenidade de assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal de Mineiros, mais um parceiro a serviço dos empreendedores goianos.

A prefeita, Lucimar Conceição do Nascimento de Valparaíso também assinou convênio entre a GoiásFomento e a Prefeitura que passa a ser mais uma correspondente da Agência em nossas cidades. É a GoiásFomento mais perto de você.

Aragarças

Piranhas

gOIÁS

Perolândia

Mineiros

Valparaíso

Outras cidades com representantes

7ANO 1 / Nº 1FOMENTO EM PAUTA

Goiásfomento em ação

Os presidentes da GoiásFomento e Sebrae, Humberto Tannús Júnior e Igor Montenegro percorreram as regiões norte e nordeste do Estado de Goiás, para divulgar os incentivos às micro, pequenas e médias empresas ofertados pelas duas instituições.

Semana do Empreendedor Individual - Uma equipe da GoiásFomento, composta pelos assessores Célio Barcelos e Osmar Moura, representou a agência na Semana do Empreendedor Individual realizada na cidade de Valparaíso, promovida pelo Sebrae.

Piscicultura - Weliton de Araújo Brito e Andrei Oliveira de Paula da coordenadoria de captação e parcerias da GoiásFomento participaram do encerramento do curso de piscicultura em tanque escavado, promovido pelo SENAR-GO e patrocinado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Gouvelândia. A proposta das entidades é que a GoiásFomento financie a implantação e expansão da atividade na região.

Sebrae Aqui- GoiásFomento está participando de todas as edições do programa Sebrae Aqui. O objetivo do programa é fazer com que os empresários de pequenos negócios, proprietários rurais, empreendedores individuais e de microempresas localizados em municípios goianos possam receber os serviços, produtos, ações e atendimentos do Sebrae e da GoiásFomento em único local.

Rodada de Negócios - A GoiásFomento participou em Niquelândia do programa de desenvolvimento de fornecedores de Goiás,

promovido pela FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi)

- Rodada de Negócios. O encontro teve como objetivo uma interação entre os fornecedores

para as empresas mineradoras, como AngloAmerican, AngloGold e Voltorantim Metais,

que atuam nas regiões de Niquelândia, Crixás e Barro Alto e entidades goianas. A GoiásFomento, representada por Célio Barcellos, divulgou todas

as linhas de créditos, inclusive a Rural.

8 ANO 1 / Nº 1 FOMENTO EM PAUTA

FATOS & FOTOS Essa é uma sessão dedicada aos nossos clientes, em cada edição divulgaremos “cases” de empresários que conseguiram montar ou ampliar suas empresas através de financiamentos liberados pela GoiásFomento:

Uma empresa familiar que atua no comércio atacadista e varejista no ramo de tecidos, confecções, enxovais, moda íntima e colchões. A empresa é administrada pelos três sócios: o pai Geraldo Emídio e seus dois filhos Geraldo Emídio Júnior e Sandro Emídio Borges. Fundada em 1971 a empresa gera 12 empregos diretos e cerca de 36 indiretos. A matriz está instalada na Av. Bernardo Sayão- Setor Fama, e a filial na Av. Circular no Setor Pedro Ludovico.

O proprietário Ozeias Diniz Barbosa fundou a empresa em 2000 em Bonfinópolis e gera sete empregos diretos e 21 indiretos.

Fábrica de doces instalada há 12 anos na cidade de Inhumas. Uma empresa familiar administrada pelo casal Paulo Cândido Teixeira, sua esposa, Angela e os filhos Paulo Henrique e Murilo. Considerada um sucesso de vendas no comércio local, gerando 23 empregos diretos e cerca de 65 indiretos.

“Nós já utilizamos duas linhas de crédito da GoiásFomento, para Capital de Giro e o Crédito Produtivo. Foi excelente para a empresa, acho até que a GoiásFomento deveria ampliar seu limite de crédito, de acordo com a capacidade e comprometimento financeiro de cada firma. Para vocês terem uma ideia, nós já quitamos esses financiamentos e estamos pleiteando mais um. Essa modalidade de financiamento além de rápida é muito eficaz, uma vez que as taxas de juros são acessíveis e servem como incentivo às empresas goianas”, afirma Sandro Emídio Borges.

“Se foi bom o financiamento da GoiásFomento? Foi excelente, responde satisfeito Paulo Henrique, e acrescenta, nós precisávamos muito comprar uma máquina de fazer doces para aumentar a nossa produção. Fomos até a GoiásFomento e além do crédito para investimento, ainda conseguimos mais um para capital de giro. Hoje produzimos aproximadamente 300 kg de doces por hora e antes eram 100 Kg a cada três horas. Aqui somos uma empresa antes da máquina e outra depois, e em breve queremos contar com a GoiásFomento para aumentarmos ainda mais a nossa capacidade”, conclui o empresário.

“Sou parceiro de vocês há muito tempo, prefiro a GoiásFomento que um banco comercial, o primeiro financiamento foi em 2004, fui muito bem atendido, sem burocracia e as taxas de juros, abaixo do mercado, que são sem dúvida alguma um atrativo”, explica Ozeias.Segundo o empresário os últimos financiamentos foram destinados para capital de giro e investimento: “Comprei maquinário para automatizar a loja e aumentar a produção, além disso estava precisando melhorar o fluxo de caixa, estou satisfeito, quando precisar recorro a GoiásFomento novamente.”

Tecidos Moreira Ltda

Nutricria – Produtos Veterinários

Ameixa Goiana