O projeto de pesquisa e a monografia

6
O PROJETO DE PESQUISA E A MONOGRAFIA Planejamento da pesquisa Acadêmico Toda pesquisa científica, como de resto toda tarefa que exija resultados confiáveis, precisa ser primeiramente planejada nos seus mínimos detalhes antes de ser posta em execução. O projeto de pesquisa é o documento que contempla esse planejamento e serve tanto para que o próprio pesquisador se guie por ele quanto para que a instituição que patrocina tal pesquisa possa ter controle sobre o que está sendo feito. Como muitas pesquisas são financiadas por entidades de fomento à pesquisa, estas têm no projeto de pesquisa uma espécie de carta de intenções e é com base em tal documento que essas entidades tomam a decisão de financiar ou não o projeto em questão, bem como podem fiscalizar a sua execução. Um projeto de pesquisa bem elaborado deve responder às seguintes perguntas: O que fazer? (Definição do tema e problema) Por que fazer? (Justificativa da escolha do problema) Para que fazer? (Propósitos do estudo – objetivos) Quando fazer? (Cronograma de execução) Onde fazer? (Local – campo de pesquisa) Com que fazer? (Recursos – custeio) Como fazer? (Metodologia) Feito por quem? (Pesquisadores) O projeto deve ser formatado segundo o padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), organismo encarregado de normatizar no Brasil todos os produtos sujeitos as normas internacionais, dentre eles textos técnicos. Para projetos de pesquisa, a ABNT determina, dentre outras características, as seguintes: Uso de papel sulfite tamanho A 4 Fonte Times New Roman 12 pt Espaçamento de entrelinhas 1,5 Parágrafos justificados e com recuo Uso de capa Sumário Bibliografia

Transcript of O projeto de pesquisa e a monografia

Page 1: O projeto de pesquisa e a monografia

O PROJETO DE PESQUISA E A MONOGRAFIA

Planejamento da pesquisa Acadêmico

Toda pesquisa científica, como de resto toda tarefa que exija resultados confiáveis, precisa ser primeiramente planejada nos seus mínimos detalhes antes de ser posta em execução. O projeto de pesquisa é o documento que contempla esse planejamento e serve tanto para que o próprio pesquisador se guie por ele quanto para que a instituição que patrocina tal pesquisa possa ter controle sobre o que está sendo feito. Como muitas pesquisas são financiadas por entidades de fomento à pesquisa, estas têm no projeto de pesquisa uma espécie de carta de intenções e é com base em tal documento que essas entidades tomam a decisão de financiar ou não o projeto em questão, bem como podem fiscalizar a sua execução.

Um projeto de pesquisa bem elaborado deve responder às seguintes perguntas:

O que fazer? (Definição do tema e problema) Por que fazer? (Justificativa da escolha do problema) Para que fazer? (Propósitos do estudo – objetivos) Quando fazer? (Cronograma de execução) Onde fazer? (Local – campo de pesquisa) Com que fazer? (Recursos – custeio) Como fazer? (Metodologia) Feito por quem? (Pesquisadores)

O projeto deve ser formatado segundo o padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), organismo encarregado de normatizar no Brasil todos os produtos sujeitos as normas internacionais, dentre eles textos técnicos. Para projetos de pesquisa, a ABNT determina, dentre outras características, as seguintes:

Uso de papel sulfite tamanho A 4 Fonte Times New Roman 12 pt Espaçamento de entrelinhas 1,5 Parágrafos justificados e com recuo Uso de capa Sumário Bibliografia Local, data e assinatura.

Estrutura do projeto de pesquisa

1. Título do projeto: deve descrever, de maneira objetiva e específica, o objeto a ser estudado.

2. Resumo: como o nome diz, é uma visão geral do conteúdo do projeto, tratando em poucas linhas de todos os itens que virão a seguir.

3. Apresentação do tema: descrição, em um ou dois parágrafos, do objeto a ser estudado; seu conteúdo é uma espécie de detalhamento do título.

Page 2: O projeto de pesquisa e a monografia

4. Justificativa da escolha do tema: por que o tema é relevante para o pesquisador, para a instituição e/ou para a sociedade; por que foi escolhido.

5. Formulação do problema: enunciação da(s) pergunta(s) que a pesquisa se propõe a responder.

6. Objetivos da pesquisa:

6.1. Objetivos gerais: elencar as contribuições que os resultados da pesquisa trarão ao conhecimento da área em questão, à ciência em geral e/ou à sociedade. Os objetivos gerais são de médio/longo prazo, isto é, serão atingidos após a publicação dos resultados da pesquisa.

6.2. Objetivos específicos: elencar os resultados que a pesquisa pretende obter. Os objetivos específicos são de curto prazo, isto é, serão atingidos ao término da pesquisa.

7. Fundamentação teórica (também chamada de Marco teórico): relata o que já se sabe sobre o assunto; é a base teórica sobre a qual se apóia a pesquisa.

7.1. Definições: item de caráter opcional apresenta os termos técnicos que serão utilizados na exposição do estado da arte.

7.2. Estado da arte: exposição dos conhecimentos já disponíveis sobre o assunto; deve citar as principais obras nas quais a pesquisa se baseará, utilizando o sistema de referenciação bibliográfica da ABNT.

8. Apresentação das hipóteses de estudo: formulação prévia de algumas possíveis respostas à(s) pergunta(s) formulada(s) no item 4; tais hipóteses poderão ou não ser confirmadas após o término da pesquisa.

9. Plano de pesquisa (ou Metodologia da pesquisa):9.1. Especificação da amostra (Material): descrição da origem, forma, natureza,

etc., das amostras a serem estudadas.

9.2. Coleta de dados (Métodos):9.2.1. Escolha da técnica de investigação: como as amostras serão

manipuladas e/ou observadas e analisadas. Exemplos: Pesquisa teórica ou empírica; Pesquisa básica ou aplicada; Método dedutivo ou indutivo-dedutivo, observacional ou

observacional-experimental; Pesquisa exploratória, estudo de caso, revisão bibliográfica, etc.

9.2.2. Fases da coleta de dados: se a manipulação e/ou observação envolver vários tipos de procedimentos, descrever cada um deles.

9.2.3. Análise dos resultados: como os resultados serão analisados: análise qualitativa, quantitativa, estatística, etc.

Page 3: O projeto de pesquisa e a monografia

10. Cronograma: detalhamento de cada uma das fases da pesquisa com a duração estimada em dias, semanas ou meses; pode ser mencionada a data de início e término de cada fase.

10.1. Exemplo de cronograma:

TAREFA DATA DE INÍCIO

DATA DE TÉRMINO

LOCAL DE REALIZAÇÃO

EQUIPAMENTO UTILIZADO

OBSERVAÇÕES

Leitura da bibliografia

01/01/2007

31/01/2007 Biblioteca da universidade, internet.

O prazo poderá ter de ser prorrogado

Elaboração de questionário

15/01/2007

18/01/2007

Visita à empresa X

01/02/2007

01/02/2007 Empresa X Questionário Agendar visita com a secretária

Tabulação dos resultados

15/02/2007

18/02/2007 CPD Software estatístico

11. Orçamento: detalhamento dos custos do projeto (compra de aparelhos, remuneração de pessoal, estadias em hotéis, traslado, etc.).

12. Minicurriculum do pesquisador: principais informações que permitam perceber a qualificação do pesquisador para realizar a tarefa a que se propõe.

13. Bibliografia: relação preliminar de livros, revistas e demais fontes bibliográficas utilizadas para compor a fundamentação teórica. Pode também incluir obras a serem utilizadas durante a execução da pesquisa.

Etapas da Elaboração da Monografia

O produto resultante de uma pesquisa científica é um trabalho acadêmico (artigo, paper, monografia, dissertação, tese, etc.). No caso dos cursos de pós-graduação, deve-se relatar todo o percurso de investigação numa monografia. Esta deve conter os seguintes tópicos:

1. Determinação do tema-problema do trabalho: Problematização (pergunta a ser respondida) g idéia central do trabalho: hipótese

a ser comprovada ou tese a ser defendida. Delimitação do tema g grau de abrangência. Apoio bibliográfico g disponibilidade de fontes de pesquisa.

2. Levantamento da bibliografia: Fontes de pesquisa:

Page 4: O projeto de pesquisa e a monografia

Repertórios, boletins e catálogos bibliográficos, fichários de bibliotecas (busca por autor, título ou assunto), bancos de dados informatizados, internet.

Obras de referência: dicionários especializados, enciclopédias. Livros, revistas, teses, dissertações e monografias.

Elaboração de fichas bibliográficas g formação de um fichário.

3. Leitura e documentação: O plano provisório do trabalho:

Estrutura de tópicos que reúne os principais aspectos do tema tratado

A leitura de documentação: Triagem do material bibliográfico; Estabelecimento de uma ordem de leitura g critérios de atualidade e

generalidade; Leitura e coleta das informações pertinentes.

A documentação: Elaboração de fichas de documentação:

Transcrição ou síntese do conteúdo; Classificação e ordenamento das fichas.

4. A construção lógica do trabalho: Coordenação inteligente das idéias numa ordem lógica e inteligível aos leitores:

Organização lógica do texto em partes, capítulos, subcapítulos (ou seções) e parágrafos;

Introdução, desenvolvimento e conclusão.

5. A construção do parágrafo: Introdução (tópico frasal), desenvolvimento e conclusão (opcional); Técnicas de construção e encadeamento de parágrafos: GARCIA, Othon M.

Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora FGV.

6. A redação do texto: Rascunho; Leitura crítica e revisão; Redação definitiva.