O Protagonismo Das Ongs Em Sao Paulo 2000_2010

4
1 O Protagonismo das ONGs em São Paulo: 20002010 COORDENAÇÃO Profa. Dra. Maria da Glória Marcondes Gohn EQUIPE Prof. Ms. Luis Antonio Altieri Profa. Ms. Isa Stravracas Profa. Ms. Rosana Cerqueira Dias Prof. Ms. Adalberto Ribeiro Andréia de Oliveira Silva (Mestranda) Claudinei Lombe (Mestrando) Caroline Almeida de Carvalho (IC/PIBIq/CNPq) Juliano Gogoi (IC/FAPIC/Uninove) Antonio Carlos de Angelo (IC/FAPIC/Uninove) Breno Marques Bringuel (Doutorando Unicamp/Complutense de Madri) FINANCIAMENTO: CNPQBolsa de Produtividade em Pesquisa Pesquisador I OBJETO E OBJETIVOS O projeto de pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre as Organizações NãoGovernamentais ONGs, que apóiam e/ou desenvolvem trabalhos educativos na área da educação nãoformal, direto ou em assessoria, junto a movimentos sociais, associativas organizações populares da sociedade civil em São Paulo, no período de 20002010. Objetivase caracterizar os campos onde as ONGs atuam, analisar os trabalhos desenvolvidos, e investigar sobre o papel do educador(a) social que participa destes trabalhos. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA O projeto de pesquisa foi planejado inicialmente para o triênio 20052008. Foi renovado em 2007 por mais três anos (20082011), após minha indicação para membro de Comitê Assessor do CNPq, seguindo norma vigente daquele órgão. No primeiro triênio a pesquisa buscou responder as seguintes questões: 1. Qual a identidade que as ONGs constroem sobre si próprias. Que imagens as representam? 2. Quais são as redes e os canais de comunicação que as ONGs utilizam para divulgarem suas imagens? 3. Quais as práticas principais no cotidiano de uma ONG? 4. Que mudanças têm ocorrido na área da educação formal e nãoformal (especialmente junto a organização popular) advindas diretamente da influência do trabalho das ONGs. 5. Que transformações as ONGs e outras entidades do Terceiro Setor têm operado na organização e consciência dos grupos com os quais desenvolve trabalhos? 6. Qual a cultura política que tomam como referência e qual a que constroem junto aos grupos onde atuam?

description

O texto fala sobre o papel das Organizações não Governamentais - ONGS, em uma grande metrópole como São Paulo.

Transcript of O Protagonismo Das Ongs Em Sao Paulo 2000_2010

  • 1

    OProtagonismodasONGsemSoPaulo:20002010

    COORDENAOProfa.Dra.MariadaGlriaMarcondesGohn

    EQUIPEProf.Ms.LuisAntonioAltieriProfa.Ms.IsaStravracasProfa.Ms.RosanaCerqueiraDiasProf.Ms.AdalbertoRibeiroAndriadeOliveiraSilva(Mestranda)ClaudineiLombe(Mestrando)CarolineAlmeidadeCarvalho(IC/PIBIq/CNPq)JulianoGogoi(IC/FAPIC/Uninove)AntonioCarlosdeAngelo(IC/FAPIC/Uninove)BrenoMarquesBringuel(DoutorandoUnicamp/ComplutensedeMadri)

    FINANCIAMENTO:CNPQBolsadeProdutividadeemPesquisaPesquisadorI

    OBJETOEOBJETIVOSO projeto de pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre as

    Organizaes NoGovernamentais ONGs, que apiam e/ou desenvolvemtrabalhoseducativos nareadaeducaonoformal, direto ouemassessoria,juntoa movimentossociais,associativas organizaespopularesdasociedadecivilemSoPaulo,noperodode20002010.ObjetivasecaracterizaroscamposondeasONGsatuam, analisaros trabalhosdesenvolvidos, e investigar sobreopapeldoeducador(a)socialqueparticipadestestrabalhos.

    PROBLEMAEJUSTIFICATIVAOprojetodepesquisa foiplanejado inicialmenteparao trinio20052008.

    Foirenovadoem2007pormaistrsanos(20082011),apsminhaindicaoparamembro deComitAssessor doCNPq, seguindo norma vigente daquele rgo.Noprimeirotrinioapesquisabuscouresponderasseguintesquestes:1.QualaidentidadequeasONGsconstroemsobresiprprias.Queimagensasrepresentam?2.Quais so as redese os canais de comunicao que asONGsutilizamparadivulgaremsuasimagens?3.QuaisasprticasprincipaisnocotidianodeumaONG?4. Que mudanas tm ocorrido na rea da educao formal e noformal(especialmente junto a organizao popular) advindas diretamente da influnciadotrabalhodasONGs.5. Que transformaes as ONGs e outras entidades do Terceiro Setor tmoperado na organizao e conscincia dos grupos com os quais desenvolvetrabalhos?6. Qual a cultura poltica que tomam como referncia e qual a que constroemjuntoaosgruposondeatuam?

  • 2

    7. Em que medida o trabalho das ONGs aponta para a construo de umarealidadenovanocampodaeducaopopular?8. Em que medida o trabalho das ONGs delineia novas possibilidades dearticulaoderecursospblicoseprivadosnagestodocampoeducacional?9. Em quemedida o trabalho dasONGs no representam apenas de um novomomentodatensoexistenteentrecapitalprivadoeosrecursospblicosparaofinanciamentodaeducao?10.ComosedarelaodaONGcomasorganizaesgovernamentais?QualopapeldasSecretariasdeEstado(estadualemunicipal)?11. Como ocorre a relao dasONGs com outras foras organizadas no localondeelasatuam12 Que projetos so desenvolvidos pelas ONGs e que saberes esto sendogeradosouconstrudos?Para investigar estas questes se fez inicialmente um estudo terico sobre ocampo de atuao das ONGs depois um mapeamento dos tipos de ONGsexistentes,efinalmenteaagregaodestestrabalhosnasredesefrunstambmexistentes.Estesestudosforamapresentadosemcongressosepartedelesjfoipublicado,conformeregistrosnoCurrculoLattes,anos20052007.

    Nosegundotrinio(20082011),apesquisainvestigarosprojetossociaise culturais desenvolvidos pelas ONGs junto a movimentos sociais e outrasentidades da sociedade civil, que atuam diretamente junto a grupos sociaisexcludos economicamente. Outras trs questes sero acrescentas s queestavampresentesnafaseanterior,asaber:Qualopapeldoeducador(a)socialqueatuanosprojetos?Existearticulaodestesprojetoscomasescolasbsicasdaregio?Qualaparticipaodasmulheresnestesprojetos?

    Do ponto de vistametodolgico a pesquisa far uma seleo dasONGslistadas no mapeamento realizado na primeira fase, destacando as ONGs quedesenvolvemprojetossociaisnasreasdaeducao(formalenoformal)ereadaculturaemSoPaulo.Desteuniversoserretiradoumaamostra,paraestudoemprofundidadesobreasquestesacimaassinaladas,viatrabalhodecampo,emuma regioda cidadedeSoPaulo a favelaParaispolis, localizadana regioSudoeste.

    Os autores referenciais bsicos para a anlise so: A. Touraine e M.Castellseseusestudossobremovimentossociaiseredes.A.HonnetheN.Fraserdosuporteparaanliseda teoriadoreconhecimentoeopapeldasmulheresnosprocessos.A.Gramsci forneceelementosparaacompreensodopapeldoeducadorsocial.

    BIBLIOGRAFIA:BAUMAN,Z.Community.Cambridge,Polity,2001CASTELLS,M.Asociedadeemrede.SoPaulo,PazeTerra.2000COSTA, Delaine Martins & NEVES, Gleisi Heisler. Gnero e DesenvolvimentoInstitucionalemONGs.RiodeJaneiro,IBAM/ENSUR/NEMPPMadrid,InstitutodelaMujer,1995.DAGNINO, E. OLVERA, A. J. PANFICHI, A (Orgs). A disputa pela construodemocrtica na Amrica Latina. So Paulo/Campinas, Paz e Terra e Unicamp,2006

  • 3

    DAVIS,M.Planetafavela.SoPaulo,BoitempoEditorial,2006.DELANTY, Gerard. Citzenship in a global age. Society, culture, politics.Buckingham,Pliladelphia,OpenUniv.Press,2000.DEL PRIORI, Mary (Org). Histria das mulheres no Brasil. So Paulo, Ed.Contexto/Unesp,1997.DRUCKER, Peter F. Administrao de Organizaes sem fins lucrativos:princpioseprticas.4.ed.SoPaulo:Pioneira,1997.EAGLETON,M.Feministliterarycriticism,Oxford,1996.ESCANDN, Carmem R. Women and citizenship in nineteenthCentury: Threeentangledperspectives. Gender&History,vol18,no.1,aprilp.15,2006FRASER,Nancy.Recognitionwithoutethics.Teory,CultureandSociety,18,2001GENTIL, Pablo (org.). Globalizao excludente: desigualdade, excluso edemocraciananovaordemmundial.RiodeJaneiro:Vozes.2000.GOHN,MariadaGlria.Movimentossociaiseeducao.6ed.SoPaulo,Cortez,2005_____.MovimentoselutassociaisnahistriadoBrasil.3ed.SoPaulo.Loyola.2003_____.Teoriassobreosmovimentossociais.6ed.SoPaulo,Loyola.2007_____.Educaonoformaleculturapoltica:impactossobreoassociativismodoterceirosetor.3aedSoPaulo,Cortez,2005(Coleoquestesdenossapocav.71)._____. Associativismo em So Paulo: novas formas e participao noplanejamentourbanodacidade. InBrasilmarFerreiraNunes(org.)Sociologiadecapitais brasileiras: participao e planejamento urbano, Editora: Lber Livro,Braslia,2006,p.129178._____. No Fronteiras: Universos da educao noformal. Ita Cultural. SoPaulo,2007a_____.Conselhosgestoreseparticipaosciopoltica.3aed.SoPaulo,CortezEd,2007b._____. Mulheres Atrizes dosMovimentos Sociais: relaes polticoculturais edebate terico no processo democrtico. Revista Poltica e Sociedade, no 12,UFSC,2007cHABERMAS,Jurgen.1985.Teoriadelaacincomunicativa.Madri,Taurus..1985HALL,Stuat.A identidade cultural na psmodernidade.Rio,DP&AEd. 1998, 2ed.Madri,Taurus.HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitossociais.SoPaulo:Editora34,2003.MELUCCI,Alberto.Accin colectiva, vida cotidiana y democracia.ElColgio deMxico,1999PERROT,Michelle.Mulherespblicas.S.Paulo,Ed.UNESP,1998PETRUS, a ROMANS, M. e TRILLA, J. De profesin: educador(a) social.Barcelona,Paids,2000SEMERARO,Giovanni.Gramscieasociedadecivil.Petrpolis,Vozes.1999SILVA, Pedro. Escola famlia, uma relao armadilhada. Interculturalidade erelaesdepoder.Porto,Afrontamento,2003.TEIXEIRA,Elenaldo.OLocaleoGloballimitesedesafiosdaparticipaocidad.S.P.CortezEd.2001

  • 4

    TELLES,VeraSilvaeCABANES,Robert.(Org).Nastramasdacidade:trajetriasurbanaseseusterritrios.SoPaulo,Humanitas,2006.TOURAINE,Alan.Crticadamodernidade.Petrpolis,Vozes.1994_________.Poderemosviverjuntos?Iguaisediferentes.Petrpolis:Vozes.1998_________. Um novo paradigma. Para compreender o mundo hoje. Petrpolis,Vozes,2006._________.Omundodasmulheres,Petrpolis,Vozes,2007.WERTHEIN, Jorge & NOLETO, Marlova Jovchelovith. (org.) Pobreza edesigualdadenoBrasil:Traandocaminhosparaainclusosocial.2aed,Braslia:UNESCO.2004,WEISS, T. G. e GORDENKER, L. NGOs, The UN & Global Governance.Colorado/USA,LynneRiennerPub.1996