O q vc acha dessas práticas

4

Click here to load reader

Transcript of O q vc acha dessas práticas

Page 1: O q vc acha dessas práticas

O que você acha dessas práticas?

Page 2: O q vc acha dessas práticas

Todo o conteúdo é repassado para os estudantes por meio de projetos interdisciplinares. A avaliação é feita diariamente com base no envolvimento dos alunos, uma metodologia que exige professores muito atentos. A avaliação é feita de forma contínua e integral com base na participação dos alunos. A ideia é que se eles estão se envolvendo, estão aprendendo: é preciso que o aluno tenha prazer em vir para a escola estudar. 50% da nota dos alunos é baseada na avaliação dos trabalhos escritos por eles. O restante fica por conta das atividades desenvolvidas, seja no laboratório de informática, na horta ou no projeto de reflorestamento da escola.

Colégio Estadual Antenor Padilha, município de Ivolândia, GOIDEB nas séries iniciais 5,1, acima da meta prevista.

1. Se o aluno está se envolvendo, está aprendendo

Page 3: O q vc acha dessas práticas

Cada professor se reúne com a equipe pedagógica, semanalmente, por cerca de duas horas, para discutir o andamento das atividades escolares. São levantadas as principais dificuldades e apontadas novas ações. O objetivo é avaliar de perto o desempenho dos alunos, por meio de avaliação contínua, diagnóstica e processual. Com as reuniões, são detectados os pontos fortes e os fracos durante a aplicação dos projetos. Partindo dessas observações, são elaborados planos de intervenção pedagógica que podem ser até individuais.I

Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira, município de Araxá, MGIDEB 5,7

2. Planos de intervenção pedagógica individuais

Page 4: O q vc acha dessas práticas

Aos poucos, novas atividades avaliativas vão sendo acrescentadas à tradicional avaliação bimestral feita por atividades de escrita: observação de atitudes e procedimentos dos alunos na sala de aula e na escola, por exemplo. A direção da escola acredita no potencial de mudanças mais profundas, mas entende que esse é um processo lento e que exige perseverança. Já se percebe um aumento na auto-estima dos alunos, fato que favorece sua permanência na escola. Os resultados da aprendizagem são constantemente analisados em reuniões com professores. A presença da família na escola tem recebido forte incentivo , com realização de reuniões por séries, nas quais os pais são informados sobre os pontos em que seus filhos precisam melhorar, tanto em relação à aprendizagem quanto ao comportamento.

Escola Estadual Melquíades Vilar, município de Taperoá, PB.IDEB crescente a cada ano.

3. Mudanças sim, mas pouco a pouco