O que 2014 nos ensinou

108

Transcript of O que 2014 nos ensinou

Entre os cases que você vai encontrar neste livro,garantimos que o maior deles foi deixar o pessimismodo lado de fora. Nesta rápida retrospectiva, vamosrelembrar alguns dos momentos mais inesquecíveis quevivemos e mostrar o quanto 2014 nos ensinou –acredite, poucas vezes na trajetória da Mkt Virtualaprendemos tanta coisa num intervalo tão curto.

Mkt Virtual

O que 2014nos ensinou

A todos os nossos pares e amigos. Aos familiares, que muitasvezes nos apoiam sem compreender profundamente o quefazemos. E aos grandes amigos muito presentes em nossajornada de 2014: Daniel Domingues e Renata Martins (portantas sessões, empenho e brilho nos olhos), Robson Henriques(por compartilhar tanto conhecimento acompanhado decarboidratos) e Flávio Raimundo (pelo estímulo de sempre).

Por que você deve ler as páginas a seguirEm 2009 tivemos um ano histórico, onde criamos o primeiro livro-registro decomo é um ciclo de 365 dias aqui na Mkt Virtual. Aquele ano nos trouxe umcrescimento inédito, junto com um número que poucas empresas podem contar:turnover zero!Cinco anos depois, vemos um ano com algumas similaridades: crescemosbastante e fizemos várias coisas novas enquanto todo mundo estava meio…pessimista. Você deve ter percebido isso – e também deve ter desanimado emalgum momento, pode confessar.Entre os cases que você vai encontrar neste livro, garantimos que o maior delesfoi deixar o pessimismo do lado de fora. Uma breve revisita aos meses quepassaram é suficiente para constatar quantas coisas marcantes aconteceram emtão pouco tempo. Nesta rápida retrospectiva, vamos relembrar alguns dosmomentos mais inesquecíveis que vivemos e mostrar o quanto este ano nosensinou – acredite, poucas vezes em nossa trajetória aprendemos tanta coisanum intervalo tão curto. Desde 2009, nossa ideia era lançar um livro a cada ano. Mas esta edição que vocêtem em mãos demorou cinco anos para sair. E a gente aprende a razão quandomenos espera – só entendemos quando ouvimos Jonathan Harris palestrando noTFI Interactive: o melhor sempre acontece devagar.Acompanhe conosco este grande flashback coletivo. No final, quem sabe vocêtambém concorde que, definitivamente, 2014 não foi um ano ruim.

Ludmilla RossiMauricio Matias

1

A menina que surpreendeHá pouco mais de dois anos, eu procurava um contato para criar um trabalhoespecial para a marca que represento. Tive sorte. Fui indicado para uma agênciade Santos, de um dito “pessoal muito criativo”, liderada por um casal deempreendedores natos (e nerds) com uma história de vida profissional e pessoalespetacular.O tempo passou e hoje tenho o privilégio de enxergar a tal “menina curiosa,criativa e empenhada” sob diversos prismas – cliente-consultor-parceiro – e,devo confessar: que grata surpresa!Toda a bagagem adquirida ao longo dos últimos 13 anos é representada numaamplitude de portfolio, repertório, capacidade de sinapse e referências deconteúdo que desafiam o status quo. Em 2014, a vontade e competência emcompartilhar e desenvolver o próximo definitivamente viraram parte do DNA daMkt Virtual.Isso tudo com muito profissionalismo, surfando na crista da onda da economiacriativa com ousadia e criatividade e demonstrando a encantadora habilidade detraduzir o intangível e lúdico em entregas especiais. O ambiente no escritório“state-of-the-art” dá a oportunidade de fazer tudo diferente todos os dias. Lá secompartilham e combinam visões, ideias, ideais, conhecimento e tecnologia,com muita atitude e personalidade, que fazem da Mkt Virtual uma menina jovemdefinitivamente veterana.

2

Ano difícil? Recessão? Que nada! Em 2014, a Mkt Virtual foi além dasproblemáticas macroeconômicas e ainda quebrou o paradigma da instabilidadeda própria geração Y: celebrou dez anos de casa de um dos seus colaboradores ejá conta com mais duas pessoas prestes a celebrar uma década em 2015.Num mercado dinâmico e competitivo, a menina zarpou do porto de Santosrumo ao mar aberto. Ao lado de um time de jovens comprometidos, apaixonadose conectados, navegaram por águas mais profundas e desafiadoras, e de lásaíram ainda mais experientes.Este livro é o registro das diversas criações, situações, histórias e momentosmarcantes das grandes mentes digitais que compõem uma das empresas quemais aprendi a admirar. Boa leitura!

Daniel Domingues, diretor da Zotter Brasil

3

4

5

6

7

2014 menos dez anos:o ano em que o Christianchegou

8

9

10

Hoje o Chris completa uma década na Mkt Virtual. No mesmo ano em que aAlemanha ganhou a Copa no Brasil, a gente pode dizer que tem orgulho de terum alemão na equipe que ajuda a Mkt Virtual a ganhar o jogo do dia a dia.Ele chegou na equipe em 2004, quando ainda estávamos na pequena sala da RuaFernão Dias, no Gonzaga. Podemos dizer que ele é único da equipe queacompanhou quase todas as sedes pelas quais passamos e consegueacompanhar cada degrau do nosso aprendizado. O mais legal é que podemosfazer o mesmo, vendo-o chegar de mansinho como estagiário, passar para a áreade desenvolvimento e atuar como gerente de projetos, além de fazer parte dacúpula de liderança da Mkt Virtual. É curioso olhar para trás e ver como tudocomeçou: ele e a Lud se conheceram pela Internet, jogando damas no extintoFulano.com em meados de 1999. Ficaram amigos e o Chris na época passou umatemporada nos EUA, mas nunca perderam o contato.Quando voltou ao Brasil, a Mkt Virtual já existia – e Chris, apesar de ser já bemfamiliar com os meios digitais, se interessou em conhecer mais sobre aprodução de tudo isso. Foi quando ele recebeu o nosso convite para criar umabase na área de produção digital. Nem precisamos dizer que o Chris seestabeleceu, conquistou a confiança de todos e, principalmente, acreditou naMkt Virtual desde os primeiros dias.É um grande orgulho para nós ter em nosso quadro de equipe uma boa parte depessoas que estão conosco há mais de cinco anos. Mas o Christian dobra essenúmero, completando hoje 10 anos de casa! Dos nossos 13 anos de vida, ele jápassou mais de 70% deles conosco, deixando bem claro seus maiores valores:disciplina, persistência e lealdade, além de muito bom humor. Valeu, Chris!

(Publicado na página da Mkt Virtual no Facebook em 20/07/2014)

11

Imagem comemorativa feita pelo ilustrador André Reis em maio,marcando os aniversários de casa da equipe. Na ordem: Rodrigo,André, Kauê, Fábio, Danilo, Alexandra e Pedro.

12

Imagem comemorativa feita pelo ilustrador André Reis em maio,marcando os aniversários de casa da equipe. Na ordem: Rodrigo,André, Kauê, Fábio, Danilo, Alexandra e Pedro.

13

O renascimento"O ano de 2014 vai ficar marcado para sempre em minha vida, pois em 29de março nasceu a minha filha, a parte que faltava em mim. É muitoestranho dizer isso, mas quando a vejo me sinto completo, até parece quea gente já se conhecia há anos.A partir dessa data minha vida mudou completamente. Na verdade, tudocomeçou em agosto de 2013, quando eu e minha atual esposa Milena –que na época era minha namorada – descobrimos que estávamos grávidos.Isso mesmo: grávidos, pois tudo o que ela passou eu também passei. Asnoites em claro, o estresse... e também as coisas boas, que não forampoucas. A cada dia minha filha crescia dentro da barriga da Milena, e acada ultrassom que era feito eu podia notar isso e ouvir o seucoraçãozinho. Nossa, que felicidade! Era de arrancar lágrimas.Sempre tive o sonho de ser pai de uma menina chamada Julia. Por queJulia? Porque esse era o nome da minha avó, que criou a mim e o meuirmão desde pequenos e que infelizmente faleceu – mas que teve seunome eternizado no bem mais precioso que tenho hoje: a “minha filhaJulia”.Hoje ela é o motivo da minha felicidade – aliás, de tudo na minha vida. Vê-la esticando os bracinhos quando estou saindo, como forma de dizer “Fica,papai!”, é de fazer pensar que tudo o que fazemos dia após dia vale muito apena. Não tem coisa melhor do que chegar do trabalho e tê-la meesperando com um sorriso sincero, onde nada é pedido em troca – apenasamor e carinho. Isso me faz esquecer o estresse do dia a dia e aprender,cada vez mais, a dar valor às coisas mais simples da vida, como um passeioem família, uma brincadeira que a faça sorrir ou simplesmente um gestode ternura, como um abraço.Não tem coisa melhor no mundo do que ter a sua família por perto. Sóposso agradecer por hoje me sentir tão completo."

(William Costa, que virou pai e colaborador da Mkt Virtual em 2014)

14

15

Primeiro pensador a discutir questões relativas ao Ser, o grego Heráclitosustentava que só a mudança e o movimento são reais, e que a identidade dascoisas iguais a si mesmas é ilusória. Ou seja: tudo é movimento, nada pode ficarparado. Ou melhor ainda, num provérbio tipicamente caiçara: água parada dádengue!Uma das coisas que mais nos orgulha é o fato de a Mkt Virtual nunca ter ficadoinerte em seus quase 14 anos de história. E, se a mudança sempre fez parte danossa rotina, em 2014 ela veio ainda mais acentuada. Basta ver quantas pessoasse juntaram à equipe, como departamentos inteiros foram reestruturados comsucesso e o quanto nossas apostas em outras vertentes começaram a dar frutos. Novos clientes chegaram e trouxeram instigantes projetos, mobilizando todas asnossas engrenagens e não deixando ninguém parado. Do jeitinho que a gentegosta.Talentos da nossa equipe assumiram novos desafios e contribuíram para que onosso movimento seja cada vez mais harmônico. Cada vez mais cheio de ginga. Sim, este foi um ano bem intenso – mas já estamos ansiosos pelas mudanças de2015. Afinal, mudamos para continuar sendo nós mesmos.

Ao infinito e alémSteve Jobs costumava dizer que queria deixar a sua marquinha no universo.Neste ano, algumas pessoas que deixaram suas marcas na Mkt Virtual foramencarar novos desafios e oportunidades – e nós reforçamos aqui o nosso desejode sucesso para elas.

Nada é permanente,exceto a mudança

16

A Carla mudou de cidade em 2014: de Santos para Dublin.

Muitas pessoas mudaram de cargo,assim como o Joe.

17

Em 2014 também ampliamos nossa cobertura in loco de eventos. Além do Dia doBaralho, da partida da Expedição Oriente (que são capítulos à parte) e do AyrtonSenna Racing Day, merece destaque o carioquíssimo shopping VillageMall – umcliente que, além de ser repleto de gente boa, sempre nos proporcionaprazerosos momentos na cidade maravilhosa. Lá, tivemos a honra de cobrir olançamento da Apple Store em fevereiro, a abertura da loja da Forever 21 emmarço, a Vogue FNO em setembro e o evento Pense Blog em outubro. Em todasas ocasiões, mesmo com muita força de vontade, não conseguimos deixar decantarolar: “O Rio de Janeiro continua lindo!”.

Onde tudo acontece Aqui o forninho não caiA chegada de Viviane Fortes em maio para coordenar a equipe de conteúdo foi omarco da reestruturação deste departamento, que ganhou novos integrantes eagora domina uma área inteira da nossa produção. Hoje são mais de 30 clientessatisfeitos e fidelizados, que contam com um conteúdo oportuno e criativo emseus canais digitais.Próxima faseDepois de conquistar visibilidade com o lançamento do premiado game mobileFruits’n Tails em 2013, a Mukutu Game Studio abraçou novas oportunidades efez toda a ideação e prototipação de um novo card game que será lançado em2015 pela Copag. Mal podemos esperar!

18

Em 2014 também ampliamos nossa cobertura in loco de eventos. Além do Dia doBaralho, da partida da Expedição Oriente (que são capítulos à parte) e do AyrtonSenna Racing Day, merece destaque o carioquíssimo shopping VillageMall – umcliente que, além de ser repleto de gente boa, sempre nos proporcionaprazerosos momentos na cidade maravilhosa. Lá, tivemos a honra de cobrir olançamento da Apple Store em fevereiro, a abertura da loja da Forever 21 emmarço, a Vogue FNO em setembro e o evento Pense Blog em outubro. Em todasas ocasiões, mesmo com muita força de vontade, não conseguimos deixar decantarolar: “O Rio de Janeiro continua lindo!”.

Onde tudo acontece Aqui o forninho não caiA chegada de Viviane Fortes em maio para coordenar a equipe de conteúdo foi omarco da reestruturação deste departamento, que ganhou novos integrantes eagora domina uma área inteira da nossa produção. Hoje são mais de 30 clientessatisfeitos e fidelizados, que contam com um conteúdo oportuno e criativo emseus canais digitais.Próxima faseDepois de conquistar visibilidade com o lançamento do premiado game mobileFruits’n Tails em 2013, a Mukutu Game Studio abraçou novas oportunidades efez toda a ideação e prototipação de um novo card game que será lançado em2015 pela Copag. Mal podemos esperar!

19

19

Ação!Este foi o ano de consolidação da Mokotó Filmese Histórias. Foram desenvolvidos cerca decinquenta projetos para clientes internos e maiscinco projetos autorais, com destaque para osvídeos Rosas de Outubro Mahogany, com umemocionante depoimento da blogueira DéborahAquino, e Ilha das Torres, em comemoração aoaniversário de Santos – ambos estão disponíveisno YouTube. Além disso, participamos de quatroeditais e ganhamos um deles com dois projetos.Em julho, Joyce Regina chegou para reforçar otime de Kauê Nunes e, já no início de 2015, ocurta-metragem Papéis de Adélia entrará emprodução. O ano novo promete!

Alta performanceAssim como o seu coordenador, André Canato, o departamento de performanceda Mkt Virtual é ainda bem jovem, mas já chama a atenção pelos resultados: empouco mais de um ano, já são mais de 20 clientes fidelizados e resultados muitoempolgantes nas campanhas realizadas. Com a chegada de Juan Nascimentopara reforçar o time, a expectativa para o próximo ano é de porcentagens egráficos cada vez mais robustos. Ópera do alemãoSob a batuta do regente Christian Nigmann, o departamento de pós-venda daMkt Virtual nunca esteve tão afinado quanto em 2014: Nádia Vasconcelos foipromovida a assistente de produção e Carolina Ruff, Lucas Caprio e WilliamCosta chegaram para reforçar a orquestra responsável pelo maior número declientes fidelizados da agência.

É isso aí, produçãoO gerente de projetos Saulo Valdívia ganhou o reforço de Édipo Mendes(assistente de produção) e João Santos (coordenador técnico) para comandar anossa equipe de tecnologia com ainda mais eficiência. Cobrindo as novas vagas,juntaram-se ao time Humberto Valeriano e Giovanni Parize. Foram milhares delinhas de código e muitos projetos entregues com sucesso em 2014!Atende, entende e surpreendeAs equipes de atendimento e novos negócios da Mkt Virtual empreenderamimportantes mudanças em 2014. Yássara Lima migrou da equipe de conteúdopara arrasar como atendimento – que recebeu ainda o reforço de Rafael Xavier.Com isso, a gerente de atendimento Alexandra Zagur fortaleceu sua área eCarolina Merfa contou com ainda mais profissionais para auxiliá-la após achegada de novos negócios.

21 22

Ação!Este foi o ano de consolidação da Mokotó Filmese Histórias. Foram desenvolvidos cerca decinquenta projetos para clientes internos e maiscinco projetos autorais, com destaque para osvídeos Rosas de Outubro Mahogany, com umemocionante depoimento da blogueira DéborahAquino, e Ilha das Torres, em comemoração aoaniversário de Santos – ambos estão disponíveisno YouTube. Além disso, participamos de quatroeditais e ganhamos um deles com dois projetos.Em julho, Joyce Regina chegou para reforçar otime de Kauê Nunes e, já no início de 2015, ocurta-metragem Papéis de Adélia entrará emprodução. O ano novo promete!

Alta performanceAssim como o seu coordenador, André Canato, o departamento de performanceda Mkt Virtual é ainda bem jovem, mas já chama a atenção pelos resultados: empouco mais de um ano, já são mais de 20 clientes fidelizados e resultados muitoempolgantes nas campanhas realizadas. Com a chegada de Juan Nascimentopara reforçar o time, a expectativa para o próximo ano é de porcentagens egráficos cada vez mais robustos. Ópera do alemãoSob a batuta do regente Christian Nigmann, o departamento de pós-venda daMkt Virtual nunca esteve tão afinado quanto em 2014: Nádia Vasconcelos foipromovida a assistente de produção e Carolina Ruff, Lucas Caprio e WilliamCosta chegaram para reforçar a orquestra responsável pelo maior número declientes fidelizados da agência.

É isso aí, produçãoO gerente de projetos Saulo Valdívia ganhou o reforço de Édipo Mendes(assistente de produção) e João Santos (coordenador técnico) para comandar anossa equipe de tecnologia com ainda mais eficiência. Cobrindo as novas vagas,juntaram-se ao time Humberto Valeriano e Giovanni Parize. Foram milhares delinhas de código e muitos projetos entregues com sucesso em 2014!Atende, entende e surpreendeAs equipes de atendimento e novos negócios da Mkt Virtual empreenderamimportantes mudanças em 2014. Yássara Lima migrou da equipe de conteúdopara arrasar como atendimento – que recebeu ainda o reforço de Rafael Xavier.Com isso, a gerente de atendimento Alexandra Zagur fortaleceu sua área eCarolina Merfa contou com ainda mais profissionais para auxiliá-la após achegada de novos negócios.

21 22

Muito conteúdoO departamento de conteúdo já dominou uma área da produção e agora está deolho no espação do TIP (sim, nós sabemos disso). Victor, Juliana, Raony, Laura,Ramon, Rebeca e Luane chegaram neste ano para reforçar essa equipeimparável.

23

Dupla dinâmicaDayane Bezerra e Eline Machado têm muitas coisas em comum: além de amigase super competentes, as duas assumiram novas funções a partir do mês demarço. Day – que chegou aqui em 2011 como secretária – passou a ser assistentede produção, auxiliando a Ludmilla e encabeçando os projetos que rolam no TIP.Já Eline, após atuar como assistente administrativa, foi promovida para o cargode gerente financeira. Essa dupla é fera!

Coxinha e pastelas comidas do ano segundo a nossa equipe

Slacka ferramenta do ano que ninguém mais vive sem (GIFs RLZ)

Mesa de pôquer da Copago melhor presente que ganhamos! A Copag fez uma surpresa pra gente <3

24

Novos colaboradores em 2014(em ordem de entrada)Carina Costa (secretária)Luane Fratelli (community manager)Juliana Pinto (community manager)Viviane Fortes (coordenadora de conteúdo)Rebeca Amaral (community manager)Ramon Pesci (community manager)Victor Matheus (designer)Raony Dizzara (community manager)Carolina Ruff (designer)Lucas Caprio (front-end)Juan Nascimento (analista de performance)Joyce Regina (assistente de produção audiovisual)Laura Bojart (community manager)Rafael Xavier (atendimento)William Costa (front-end)Humberto Valeriano (front-end)Giovanni Parize (front-end)

Chegadas

25

Não fomos levianosNo auge da campanha eleitoral,enquanto o pau comia soltonas redes sociais e muita gentedesfazia amizades por conta dediferenças políticas, aconvivência na Mkt Virtualseguiu na mais absolutanormalidade. Ninguém saiu notapa porque o colega erapetista ou o amiguinho eratucano: talvez por já estarmosacostumados à dinâmica dasdiscussões nesta era digital,saímos incólumes desseverdadeiro UFC político.

27 28

27 28

Ame-o ou odeie-o, o Facebook transformou o verbo compartilhar numa açãoincrivelmente simples e que nos deixa cada vez mais viciados: basta um clique e logovocê leva adiante para toda a sua rede de contatos aquele texto, vídeo ou imagem quetanto chamou a sua atenção.Porém, para nós, esse verbo ganha um sentido maior a cada ano: compartilhar é estarfisicamente perto, é se expor, é sentir. É descobrir que todo conhecimento é poderoso.Criado originalmente para fomentar a nossa própria aprendizagem, o TIP – um espaçode treinamento, inovação e pesquisa – termina 2014 se consolidando como um dosprincipais redutos de boas ideias no litoral paulista, expandindo-se ao ponto de serfinalista do maior prêmio de economia criativa do Brasil. Seja com a nossa própria equipe, seja com convidados, neste anocompartilhamos muito conteúdo e aprendemos coisas valiosíssimas sobre osmais diversos assuntos. Redes sociais, blogs, artes audiovisuais, finanças,autoconhecimento, HQs, mídia, negócios, acessibilidade, games, processocriativo, marketing digital, inovação, fotografia, caligrafia, história da arte…enfim, temas ou abordagens originais não faltaram por aqui. Ao todo, quase 500 pessoas passaram pelo TIP ao longo de 2014 em eventospagos, gratuitos ou beneficentes, e mais de R$ 20 mil e centenas de quilos dealimentos foram doados para entidades que acreditamos.Definitivamente, compartilhar vai muito além dos nossos botões.

Compartilharnão é só um botãodo Facebook

31

Queremos externar o nosso imensoagradecimento aos palestrantes efacilitadores que protagonizaramconosco eventos no TIP em 2014.São eles, em ordem alfabética:Alexandra ZagurAmanda NóriAndré CanatoCarlos Eduardo SantiagoCarlos EstefanDanilo CostaDiogo BlancoEnrico CardosoFabio Paes PedroFelipe AlmeidaGiovani NovelliHugo BessaLudmilla RossiMabel CristinaMarcio CantelliMarcus ImaizumiMauro SouzaOsvaldo CostaPaloma SernaiottoPaulo QueijaReinaldo FerrazRenato GalvãoRodrigo BudrushRodrigo HernandesRodrigo NovaisRodrigo PriorSantiago CarballoSimone MatiasStéfany GuimarãesTatiana AguenaThalita Afonso

Logo no início de 2014 foram criados os Mktalks, eventos internos destinados acompartilhar conhecimento com fluidez e multiplicar nossas experiências.Iniciativa de Hugo Bessa, lead front-end da Mkt Virtual, os Mktalks contaramainda com apresentações de André Andrade, Carolina Merfa, Danilo Costa, JoãoSantos, Kauê Nunes, Ludmilla Rossi, Mauricio Matias, Nicolas Pio, RodrigoBudrush e Rodrigo Novais, além dos ex-colaboradores Bruno Marques, LucasPedron e Paloma Sernaiotto – que não estão mais conosco, mas deixaram seulegado de conhecimento por aqui.

Pratas da casa

Dialogando com o futuroIdealizado pelos colaboradores da Mkt Virtual, o Mkt Meet-up é um evento100% beneficente voltado sobretudo a estudantes e profissionais em início decarreira. Foram duas edições em 2014, apresentando a rotina de uma agência ediscutindo o universo do marketing digital da perspectiva de quem o vivenciahá mais de uma década. Entender as necessidades dessa galera nos fezaprender muito! Todo o conteúdo das palestras pode ser conferido no canal doTIP no YouTube: youtube.com/pensetip.

Fotos: Drago / Helena Yoshioka

TIP na seleção Também compartilhamos muitas alegrias quando fomos escolhidos entre1.029 projetos para sermos um dos três finalistas na categoriapatrimônio imaterial do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial daeconomia criativa brasileira. Participamos de uma grandiosa cerimôniano Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e sentimos muito orgulho deter o TIP nessa tão concorrida seleção!

Com o objetivo de inspirar uma nova geração de empreendedores, o TIPlançou em seu canal no YouTube o InspiraTIP, uma websérie que reúneentrevistas com nomes de destaque do empreendedorismomultifacetado. Apresentada por Rubens de Farias, a primeira temporadapossui 15 episódios e mostra como, independente da história de vida,acreditar numa ideia e investir nela pode transformar vidas. Confira awebsérie na íntegra em youtube.com/pensetip.

Inspiração em série

33 34

Logo no início de 2014 foram criados os Mktalks, eventos internos destinados acompartilhar conhecimento com fluidez e multiplicar nossas experiências.Iniciativa de Hugo Bessa, lead front-end da Mkt Virtual, os Mktalks contaramainda com apresentações de André Andrade, Carolina Merfa, Danilo Costa, JoãoSantos, Kauê Nunes, Ludmilla Rossi, Mauricio Matias, Nicolas Pio, RodrigoBudrush e Rodrigo Novais, além dos ex-colaboradores Bruno Marques, LucasPedron e Paloma Sernaiotto – que não estão mais conosco, mas deixaram seulegado de conhecimento por aqui.

Pratas da casa

Dialogando com o futuroIdealizado pelos colaboradores da Mkt Virtual, o Mkt Meet-up é um evento100% beneficente voltado sobretudo a estudantes e profissionais em início decarreira. Foram duas edições em 2014, apresentando a rotina de uma agência ediscutindo o universo do marketing digital da perspectiva de quem o vivenciahá mais de uma década. Entender as necessidades dessa galera nos fezaprender muito! Todo o conteúdo das palestras pode ser conferido no canal doTIP no YouTube: youtube.com/pensetip.

Fotos: Drago / Helena Yoshioka

TIP na seleção Também compartilhamos muitas alegrias quando fomos escolhidos entre1.029 projetos para sermos um dos três finalistas na categoriapatrimônio imaterial do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial daeconomia criativa brasileira. Participamos de uma grandiosa cerimôniano Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e sentimos muito orgulho deter o TIP nessa tão concorrida seleção!

Com o objetivo de inspirar uma nova geração de empreendedores, o TIPlançou em seu canal no YouTube o InspiraTIP, uma websérie que reúneentrevistas com nomes de destaque do empreendedorismomultifacetado. Apresentada por Rubens de Farias, a primeira temporadapossui 15 episódios e mostra como, independente da história de vida,acreditar numa ideia e investir nela pode transformar vidas. Confira awebsérie na íntegra em youtube.com/pensetip.

Inspiração em série

33 34

Em maio, o TIP foi palco da segunda edição do Imageninhos, um projeto decriatividade colaborativa idealizado pela Equipe Mkt Virtual em prol da Casa daVó Benedita, uma instituição que acolhe menores vítimas de maus tratos ouabandono. Neste ano, as crianças desenvolveram uma história que serátransformada num livro cuja receita será revertida para a entidade – e, maisuma vez, grandes ilustradores farão releituras dos desenhos criados pelospequenos. Liderado por Renato Cunha, nosso coordenador de design, o projetoe suas novidades podem ser acompanhados pela fan page oficial, em fb.com/imageninhos.

Pequenos gênios

Em maio, o TIP foi palco da segunda edição do Imageninhos, um projeto decriatividade colaborativa idealizado pela Equipe Mkt Virtual em prol da Casa daVó Benedita, uma instituição que acolhe menores vítimas de maus tratos ouabandono. Neste ano, as crianças desenvolveram uma história que serátransformada num livro cuja receita será revertida para a entidade – e, maisuma vez, grandes ilustradores farão releituras dos desenhos criados pelospequenos. Liderado por Renato Cunha, nosso coordenador de design, o projetoe suas novidades podem ser acompanhados pela fan page oficial, em fb.com/imageninhos.

Pequenos gênios

Dizem que ensinar é aprender duas vezes. E comoaprender é algo que amamos fazer, ensinar éconsequência disso. Além de uma porção de palestrasinternas, compartilhamos nosso conhecimento emvárias situações ao longo em 2014.O ano começou com o convite do Secretário deDesenvolvimento Econômico de Santos parapalestrarmos no Innoventa, iniciativa ligada aoParque Tecnológico da cidade.Organizamos dois Mkt Meet-ups para compartilharconhecimento com estudantes e profissionais, um emjaneiro e outro em julho.Ainda em julho tivemos a oportunidade de palestrarsobre desenvolvimento local no NGoiânia, contandonossa experiência sobre crescer fora de uma capital.Também marcamos presença em várias universidades:Unisantos, ESAMC e Unimonte nos convidaram parafalar com seus alunos.E em outubro, levamos o nosso game Fruits’n Tailspara o Unite Brazil, onde apresentamos toda a nossajornada de desenvolvimento e o legado do projeto.

Ensinar é aprendermuitas vezes

37

38

Neste ano tivemos a oportunidade de participar de vários eventos muitobacanas. De São Paulo a Nova York, de Porto Alegre a San Francisco, todoseles só reforçaram a nossa crença no poder das histórias e plataformasinterativas. A seguir, resumimos um pouco do que vimos através das impressõespessoais de quem participou desses eventos.

Tudo que gostamosde fazer é convergente

Game Developers ConferencePor Danilo Costa, maio de 2014

A conhecida GDC é um dos eventos mais importantes da indústria dos games.Nela, desenvolvedores do mundo inteiro se reúnem para compartilharaprendizado, inspiração e fazer networking. Já havíamos participado do eventoem 2013, e neste ano fui novamente a San Francisco para conferir as novidades. Tive a oportunidade de assistir diversas palestras. Os temas relacionados aouniverso dos jogos mobile não variaram muito, salvo algumas discussões sobre asaturação do modelo free-to-play. No campo dos jogos educacionais, participeide uma mesa redonda com vários pais e professores, onde discutimos os gameseducativos no mercado – alguns pais que entendem de programação revelaramdesenvolver jogos para os próprios filhos em parceria com as escolas, o que émuito legal. Ainda no universo infantil, ficou claro que atualmente o principalmodelo de negócio é o de licenciamento de franquias – afinal, toda acomunicação já está enraizada na criança, tornando o game muito mais atrativo.

O maior questionamento dessas palestras era a venda de itens em jogoseducativos ou voltados para crianças, uma prática polêmica que já rendeumuitas dores de cabeça aos pais e alguns processos à Apple. Por isso mesmo,a versão mais recente do iOS permite colocar um controle parental quebloqueia o pagamento quando a criança toca para comprar algum item numjogo.Algumas palestras me levaram ao pico da emoção: o time da extintaLucasArts, responsável por jogos que marcaram a minha infância na frentedo velho 486 – como Maniac Mansion, Full Throttle e Day of The Tentacle –,contou como foi o desenvolvimento dos primeiros games e os perrenguespelos quais eles passavam, já que tudo era programado em Assembly. Vocêpode assistir à palestra completa em tinyurl.com/palestralucasarts.Depois de enxugar as lágrimas, fui para outra palestra mitológica: a de YuSuzuki, criador de clássicos como Virtua Fighter e Shenmue. Este último éuma verdadeira obra-prima, pois foi o primeiro jogo de mapa aberto domundo e usava o tempo e o clima como peças fundamentais no gameplay.Suzuki revelou um bug curioso que eles levaram meses para resolver: todasas manhãs, os NPCs (personagens não controláveis) sumiam do mapa e asruas ficavam vazias. Depois de muito procurarem, eles descobriram quetodos os personagens iam tomar café pela manhã ao mesmo tempo,deixando o Coffee Shop congestionado em uma fila gigante! Assista àpalestra na íntegra em tinyurl.com/palestrasuzuki.

39

Neste ano tivemos a oportunidade de participar de vários eventos muitobacanas. De São Paulo a Nova York, de Porto Alegre a San Francisco, todoseles só reforçaram a nossa crença no poder das histórias e plataformasinterativas. A seguir, resumimos um pouco do que vimos através das impressõespessoais de quem participou desses eventos.

Tudo que gostamosde fazer é convergente

Game Developers ConferencePor Danilo Costa, maio de 2014

A conhecida GDC é um dos eventos mais importantes da indústria dos games.Nela, desenvolvedores do mundo inteiro se reúnem para compartilharaprendizado, inspiração e fazer networking. Já havíamos participado do eventoem 2013, e neste ano fui novamente a San Francisco para conferir as novidades. Tive a oportunidade de assistir diversas palestras. Os temas relacionados aouniverso dos jogos mobile não variaram muito, salvo algumas discussões sobre asaturação do modelo free-to-play. No campo dos jogos educacionais, participeide uma mesa redonda com vários pais e professores, onde discutimos os gameseducativos no mercado – alguns pais que entendem de programação revelaramdesenvolver jogos para os próprios filhos em parceria com as escolas, o que émuito legal. Ainda no universo infantil, ficou claro que atualmente o principalmodelo de negócio é o de licenciamento de franquias – afinal, toda acomunicação já está enraizada na criança, tornando o game muito mais atrativo.

O maior questionamento dessas palestras era a venda de itens em jogoseducativos ou voltados para crianças, uma prática polêmica que já rendeumuitas dores de cabeça aos pais e alguns processos à Apple. Por isso mesmo,a versão mais recente do iOS permite colocar um controle parental quebloqueia o pagamento quando a criança toca para comprar algum item numjogo.Algumas palestras me levaram ao pico da emoção: o time da extintaLucasArts, responsável por jogos que marcaram a minha infância na frentedo velho 486 – como Maniac Mansion, Full Throttle e Day of The Tentacle –,contou como foi o desenvolvimento dos primeiros games e os perrenguespelos quais eles passavam, já que tudo era programado em Assembly. Vocêpode assistir à palestra completa em tinyurl.com/palestralucasarts.Depois de enxugar as lágrimas, fui para outra palestra mitológica: a de YuSuzuki, criador de clássicos como Virtua Fighter e Shenmue. Este último éuma verdadeira obra-prima, pois foi o primeiro jogo de mapa aberto domundo e usava o tempo e o clima como peças fundamentais no gameplay.Suzuki revelou um bug curioso que eles levaram meses para resolver: todasas manhãs, os NPCs (personagens não controláveis) sumiam do mapa e asruas ficavam vazias. Depois de muito procurarem, eles descobriram quetodos os personagens iam tomar café pela manhã ao mesmo tempo,deixando o Coffee Shop congestionado em uma fila gigante! Assista àpalestra na íntegra em tinyurl.com/palestrasuzuki.

39

Uma das grandes sensações da GDC foi o Oculus Rift. Tive a oportunidadede testá-lo e achei demais! Ele parece um pouco estranho no começo, mascom o tempo você se acostuma e a experiência fica incrivelmente agradável.Um dos protótipos que joguei se passava numa casa no alto de uma colina.Com um controle de Xbox, era possível andar pela casa, ouvir o rádio vindoda cozinha e chegar perto de um penhasco – momento que rendeu umacena divertida: a coisa era tão imersiva que eu fiquei meio tonto e quase caí.Fui salvo pelo cara que estava me acompanhando, que me segurou e disseque era normal ter a sensação de pernas moles quando se joga em pé. Numapalestra sobre o gadget, pude entender os primeiros conceitos para seprogramar para ele e tive acesso a informações sobre como trabalhar aexperiência do usuário. Pouco depois da GDC, o Facebook anunciou acompra do Rift – e nós também tratamos de garantir um exemplar dessabelezinha para a gente. Esse promete muito!Mas não era só nos auditórios que havia coisas interessantes para ver: oscorredores também possuíam muitas atrações legais. Uma das mais bacanasera, sem dúvida, poder jogar o clássico Doom em rede com o próprio criadordo jogo, John Romero. E também tinha um pouquinho de Brasil por lá: agalera da Behold Studios apresentou pela primeira vez o seu novo game, opromissor Chroma Squad. O evento também contou com uma grande premiação dividida entre osuniversos indie e mainstream. No primeiro, Papers, Please venceu namaioria das categorias. No segundo, o destaque ficou para o GTA 5 – masnão por ter ganhado tudo, e sim por nem ter subido ao palco para receber oprêmio, já que o troféu de melhor jogo foi para The Last of Us...Para fechar o evento com chave de ouro, ninguém menos que Ken Kutaragi,o pai do PlayStation, subiu ao palco para agradecer a presença de todos eprometer uma Sony mais aberta aos desenvolvedores. Enfim, foram muitossonhos realizados num único evento.Depois dessa, foi só curtir a noite de San Francisco!

41

Criado em 2002 em homenagem às vítimas do ataque ao World Trade Center, oTribeca Film Festival foi fundado para celebrar Nova York como um centro deprodução de filmes importantes e contribuiu para a recuperação de Manhattanao longo dos anos. O festival abriga mais dois eventos paralelos: o TribecaDisruptive Inovation Awards (TDIA) e o Tribeca Film Institute Interactive Day(TFI). Tivemos a oportunidade de ouvir pessoalmente grandes ídolos em seus talks,numa semana intensa com palestras, premiações e oficinas durante o dia esessões de exibição de cinema à noite. No TDIA, gostei muito do discurso de Clayton Christensen. Conhecido como “opai da inovação disruptiva”, ele é o autor de O Dilema da Inovação, um doslivros mais importantes sobre negócios segundo a revista The Economist. Paraele, “humildade não é autodepreciação. A humildade só confirma a crença deque podemos aprender coisas importantes de qualquer pessoa. Apenas quemtem autoestima forte pode ser humilde e aprender com o outro. Baixaautoestima cria arrogância e limita a capacidade de aprendizado”. Sábiaspalavras! Assista mais em tinyurl.com/discursoclayton.Já no TFI, acompanhei a fala de Jonathan Harris, um artista que cria projetosinterativos com forte significado – como por exemplo o mecanismo de busca deemoções humanas (We Feel Fine) ou a biblioteca da experiência humana(Cowbird). Com uma fala curta e impactante, Jonathan reforça a necessidade dainsatisfação digital e corrobora o fato de que o conhecimento leva tempo paraser assimilado. Assista a um trecho em tinyurl.com/discursojonathan.

Tribeca Film Festival+ Games for ChangePor Ludmilla Rossi, abril de 2014

“Num mundo em constante mudança, aspessoas precisam de âncoras e faróis.”(Jonathan Harris)

42

Outro speaker que me chamou a atenção foi Michel Reilhac, um roteiristatransmídia que acha que estamos exagerando nas experiências virtuais. Eleafirma que a vida real é uma interface e que precisamos dar um passo paratrás, privilegiando a simplicidade, brincabilidade e poesia. Assista a umtrecho do papo em tinyurl.com/discursomichel.E, pela primeira vez dentro do Festival de Tribeca, também pudeacompanhar o Games for Change, um evento que se consolida ano após anoe mostra como determinados games podem tornar o mundo um lugarmelhor para se viver. Você sabia que jogos podem ajudar idosos a combater odeclínio mental? Ou ainda que existem games que abordam temasrelacionados a imigração ilegal, estupro, câncer e outras doenças? Pois oGames for Change traz tudo isso à tona, estimulando a inovação através dosprofissionais dessa indústria. Destacarei a seguir as palestras de três deles.Jane McGonigal é game designer e pioneira no que chamamos de “seriousgames”, ou seja, jogos que buscam promover um impacto positivo noindivíduo ou na sociedade. Com temas como saúde, combate ao preconceitoe educação, os jogos cada vez mais serão ferramentas fundamentais pararesolver os problemas do mundo. Veja a palestra dela na íntegra emtinyurl.com/palestrajane.Game designer experiente que hoje atua no Google, Noah Falsteinapresentou uma retrospectiva tecnológica de quem acompanha na práticaas grandes mudanças. Seu conteúdo citou o exemplo dos caractereschineses, onde o ideograma crise é uma mistura dos ideogramas perigo eoportunidade – perigo para os que nunca mudam e oportunidades para osque se adaptam. Veja a palestra em tinyurl.com/palestranoah.Finalizando, uma verdadeira lenda quando falamos de jogos emocionais.Criador dos aclamados Flower e Journey, Jenova Chen é um evangelista dosjogos maduros e ganhou prestígio mundial ao criar games queproporcionam verdadeiras experiências sensoriais e filosóficas. Sua palestrapode ser vista em tinyurl.com/palestrachen.

43

< Minutos antes de entrar no eventoencontrei o ídolo Scott Schuman, oumelhor, The Sartorialist.Foi irresistível pedir para que elefizesse um selfie da gente.

44

Rio Content Market +Comkids 2014Por Rodrigo Budrush

Mais de 6 mil profissionais da indústria de televisão e mídias digitais de 30países se encontraram em março no Rio Content Market para apresentarprojetos, cases e modelos de negócios para o desenvolvimento de parcerias ecoproduções. Como sabemos, a TV paga vive um momento especial no Brasil: abase de assinantes vai terminar o ano na casa dos 20 milhões de lares e com umareceita de mais de R$ 30 bilhões. Além disso, leis de incentivo, mecanismos definanciamento e aprimoramento técnico propiciaram um cenário de grandesoportunidades para as produtoras independentes. Visando inserir a Mokotó Filmes & Histórias nesse cenário, Ludmilla e euficamos alguns dias no Rio de Janeiro para acompanhar as novidades dessaedição. De cara, uma das frases proferidas logo no início por um dospalestrantes já fez nossos olhos brilhar: “Hollywood está com inveja!”.Enquanto fiquei mais focado nas palestras de produção e narrativa, Ludpriorizou os conteúdos mais voltados a negócios. A seguir, um resumão emtópicos do que mais nos chamou a atenção:

> O mercado internacional está em busca de novos formatos, mas oscriadores precisam levar em conta as especificidades culturais do público> Apesar da audiência cada vez mais fragmentada, a TV aberta ainda lideracom larga folga. A partir de 2015, o Ibope vai passar a contabilizardispositivos móveis> Um piloto precisa apresentar muito bem a trama principal e não esquecerdela no desenrolar da série> A tecnologia atual permite muito mais coisas. Há apenas sete anos, Gameof Thrones não seria viável > As grandes marcas dizem estar abertas às ideias de produtoras externas

45

“A publicidade é a única área ondeo maior conhecimento é

gerado fora da academia.”(Roberto Vilhena)

> A Globo está trabalhando só com produtoras independentes no GShow,GNT e Multishow> Os dois vídeos mais populares do YouTube Brasil são da GalinhaPintadinha, o primeiro canal brasileiro a atingir 1 bilhão de views> Para a Vice, é preciso ser premium: segundo eles, conteúdo fast-food ébarato e apetece, mas amanhã pode ser vomitado. Já o premium dá aoseu público o melhor que existe dentro do que ele mais gosta> O Porta dos Fundos chega a descartar 15 roteiros em cada reunião.Uma esquete só é produzida se pelo menos quatro dos cinco sóciosaprovarem o texto> Segundo a Viacom, a TV precisa ser SMART: Social, Móvel, Acessível,Relevante e Tailored (feita sob medida para o público-alvo)

“Os canais precisam de conteúdo original.Se não tiverem algo que mais ninguém

possui, eles podem desaparecer.”(Brett Martin, autor do livro Homens Difíceis)

Em tempo: todas as palestras do evento podem ser vistas na íntegra no canaldo Rio Content Market no YouTube, youtube.com/riocontentmarket1.

46

Meses depois, em maio, fui conferir as palestras do Comkids, um festival quedebate e premia as produções de qualidade para crianças e adolescentes. Játínhamos conhecimento do evento desde 2012, quando conquistamosmedalha de bronze na categoria melhor aplicativo com o game Copaguinhono Espaço, produzido para a Copag. Neste ano, nosso foco foi apenasparticipar das discussões e conferir o que está sendo feito no país nosegmento infantojuvenil.Dentre os testemunhos compartilhados que mais nos chamaram a atenção,um se destaca: ao contrário do que vimos na GDC, a tendência de “vestir”um game com uma licença consolidada nem sempre é garantia de sucesso.Winston Petty, da Insolita Studios, revelou que essa técnica não funcionoucom nenhum de seus jogos – para ele, o que garante o sucesso de um gamebaseado numa franquia é a criação de conteúdo original. Petty destacouainda que toda adaptação de uma obra requer sua adequação ao novoformato, e que o investimento em marketing ainda é extremamentenecessário para promover um produto.Outra palestra que também contou com dicas muito bacanas foi a de AndrésLieban, fundador da 2D Lab e criador do desenho Meu Amigãozão, exibidocom sucesso no canal Discovery Kids. Para ele, toda animação voltada àscrianças precisa passar valores positivos, respeitar as diferenças e evitarcomportamentos imitáveis que possam colocar os pequenos em risco. Aindasegundo Andrés, o conteúdo fortalecedor é diferente de um politicamentecorreto: fazer a criança se sentir bem-vinda, querida e importante para omundo é primordial para conquistar sua confiança básica.

No dia 20 de outubro, a equipe da Mukutu – estúdio de games que nasceuna Mkt Virtual – esteve na Unite Brazil 2014 para falar sobre o nosso gamemobile lançado em 2013, o Fruits’n Tails.Com sala lotada e gente sentada até no chão, compartilhamos tudo o querolou no processo de desenvolvimento do jogo, desde a ideação eprototipação até o storytelling, level design e otimização, bem como o betatesting e os bastidores da nossa relação com um grande publisher mundial.Também demonstramos os resultados, falamos sobre o que aprendemos ebatemos um papo bem legal com a galera que assistiu. Uma experiênciamuito bacana e que com certeza queremos repetir num futuro próximo!Sobre o evento em si, foi bastante proveitoso – especialmente as palestras datrilha brasileira, com profissionais falando sobre experiências bem maispróximas da nossa realidade. Tivemos a oportunidade de conhecer outrosdesenvolvedores e fazer muito networking, algo que considero fundamentalem qualquer evento.Já em novembro, tive a oportunidade de ir até Porto Alegre para conferir aspalestras da 13ª edição do SBGames, o Simpósio Brasileiro de Jogos eEntretenimento Digital. Neste ano o evento foi sediado na PUC-RS e, emgeral, as palestras foram todas muito boas. Uma das apresentações que maisme chamaram a atenção foi a da Kellee Santiago, cofundadora do estúdioThatGameCompany, que criou o game Journey. Em sua palestra ela falousobre as diferentes formas de criar jogos: existem emoções que podem serexploradas e proporcionar experiências muito mais profundas – e é isso queo estúdio vem buscando desde sua fundação. Também foi muito bomconferir algumas coisas específicas, como captura de movimentos parajogos e papers de estudantes de todo o Brasil sobre assuntos diversos, comoo uso de jogos no tratamento e recuperação na área de saúde. Por fim,aproveitei para conhecer novos games e seus criadores.

Unite Brazil 2014 +SBGamesPor Fabio Paes

48

Eles partiram. No dia 21 de setembro, a Família Schurmann embarcou parauma nova aventura – e desta vez nós temos a honra de estar participandoativamente dessa história.Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo de veleiro, os Schurmanns vêmescrevendo há 30 anos uma história de como sonhos podem se tornarrealidade se houver vontade, coragem e planejamento. Parceiros da MktVirtual desde 2006, quando fizemos o site do documentário O Mundo emDuas Voltas, os aventureiros nos deram agora a missão de reproduzir, noambiente digital, toda a emoção de uma viagem pelos sete mares.A Expedição Oriente é, na realidade, uma viagem de volta no tempo: afinal decontas, teriam sido os chineses os descobridores da América – e não CristóvãoColombo, como sempre aprendemos na escola? Essa tese polêmica donavegador e historiador inglês Gavin Menzies foi a inspiração para a aventura,focada em buscar por respostas que talvez só possam ser encontradas sob aperspectiva oriental desse mistério.

“Um barco no porto está sempre seguro, masnão foi para isso que se construiu o barco.”(Família Schurmann)

A vida éum veleiro

51

Veleiro virtualDesenvolvido pela Mkt Virtual, o Game Expedição Oriente permite viver aexperiência de viajar ao redor do mundo junto com a Família Schurmann. Sejacom o seu próprio barco, seja fazendo parte da tripulação de um amigo, épossível acompanhar em tempo real tudo o que acontece na expedição –respondendo às perguntas históricas para evoluir o seu barco, resolvendo osdesafios de cada porto e acumulando pontos para avançar no ranking. Toda aaventura vai rolar em quatro capítulos e, ao final de cada um, o veleiro queestiver liderando o jogo ganha um prêmio especial – assim como no final daexpedição, quando a Família Schurmann retornar ao Brasil. Participe vocêtambém dessa viagem em expedicaooriente.com.br.

53

As inovações do KatNomeado em homenagem à filha adotiva do casal Vilfredo e Heloísa, o veleiroKat levou mais de dois anos para ser construído e se destaca por trazer o quehá de mais moderno em tecnologia digital e marítima. Seguindo uma dasmáximas da aventura – a sustentabilidade –, modernos sistemas paradessalinização de água, geração, armazenagem e economia de energia ecompactação, tratamento e reciclagem de resíduos minimizam ao máximo oimpacto da expedição no meio ambiente. Saiba mais sobre o Kat emexpedicaooriente.com.br/embarcacao.Altos agitosA Mokotó Filmes & Histórias acompanhou de perto a partida do veleiro Katem Itajaí/SC. A data histórica produziu uma agitação poucas vezes vista nacidade – e os mesmos lencinhos balançados pelas pessoas na despedida dafamília foram distribuídos a todos os fãs que participaram de uma açãoespecial nas redes sociais. A cobertura do evento exigiu muito jogo de cinturada nossa equipe, que felizmente contou com a ajuda dos amigos Daniel eRafael Lira. Daniel ofereceu seu apartamento para captarmos a partida daexpedição do alto do último andar de seu prédio. Valeu, caras!Será que é verdade?A polêmica teoria do autor Gavin Menzies é fortemente defendida pelo seubraço-direito, o pesquisador Ian Hudson. Segundo ele, não apenas os chinesesforam os primeiros a chegar à América como foram os orientais queapresentaram os mapas para os europeus realizarem suas navegações. Mais:as viagens pelo oceano já ocorriam há muito mais tempo do queimaginávamos. Confira a entrevista e tire suas próprias conclusões:tinyurl.com/entrevistahudson.

54

Como disse Heloísa Schurmann, viabilizar essa façanha foi como gestar umbebê. Do planejamento até a construção do veleiro Kat, foram ao todo cincoanos de preparativos.A Mkt Virtual participou ativamente do desenvolvimento de toda a plataformadigital da expedição, que tem como principais destaques o fato de poder seracompanhada em tempo real e possuir um game onde é possível concorrer aprêmios incríveis. Da gestão de conteúdo nas redes sociais à supervisão dogame, tudo passa por aqui.Poucos dias antes da partida para a nova aventura, nossa equipe teve o imensoprivilégio de participar de uma velejada com o casal Heloísa e Vilfredo. A bordodo histórico veleiro Aysso, tivemos um agradável dia regado a muitas histórias,aprendizados e inspirações (confira fotos em tinyurl.com/fotosvelejada).Ali pudemos confirmar a grande sinergia que temos com essa famíliamaravilhosa: proximidade com o mar e vontade de pertencer ao mundo, uniãodo espírito familiar com o desejo de realizar…Enfim, só podemos desejar a essas pessoas tão especiais o mesmo quequeremos para o veleiro de nossas vidas: bons ventos sempre!

Bons ventos

Como disse Heloísa Schurmann, viabilizar essa façanha foi como gestar umbebê. Do planejamento até a construção do veleiro Kat, foram ao todo cincoanos de preparativos.A Mkt Virtual participou ativamente do desenvolvimento de toda a plataformadigital da expedição, que tem como principais destaques o fato de poder seracompanhada em tempo real e possuir um game onde é possível concorrer aprêmios incríveis. Da gestão de conteúdo nas redes sociais à supervisão dogame, tudo passa por aqui.Poucos dias antes da partida para a nova aventura, nossa equipe teve o imensoprivilégio de participar de uma velejada com o casal Heloísa e Vilfredo. A bordodo histórico veleiro Aysso, tivemos um agradável dia regado a muitas histórias,aprendizados e inspirações (confira fotos em tinyurl.com/fotosvelejada).Ali pudemos confirmar a grande sinergia que temos com essa famíliamaravilhosa: proximidade com o mar e vontade de pertencer ao mundo, uniãodo espírito familiar com o desejo de realizar…Enfim, só podemos desejar a essas pessoas tão especiais o mesmo quequeremos para o veleiro de nossas vidas: bons ventos sempre!

Bons ventos

Alê na velejada da Mkt Virtual com a Família Schurmann

63

“A primeira zarpada da Kat para uma velejada no Aysso foi no Iate Clube deSantos, esse mesmo lugar em que embarcamos. Isso só torna tudo um poucomais emocionante. E enquanto ela brincava na cabine, dentro daquelebarco, seu pai Robert contou à Heloísa e Vilfredo um pequeno segredo... Eeu pude sentir a presença iluminada da Kat naquele lugar – no seuquartinho, nos seus adesivos na parede, ao imaginá-la brincando ecorrendo por ali. Mas o que eu mais pude sentir foi a doçura e o amordaquela mulher que, como diz no seu livro, teve por Deus a chave mágicapara abrir as portas de mundos que poucos privilegiados podem espreitar.Uma filha nascida no coração – que, tocado pela força do amorincondicional, dedicou todo seu carinho e proteção àquela mocinha. Hoje,28 de agosto de 2014, faz 16 anos que o meu herói Carlos se foi – e, assimcomo a Kat para a Heloísa, eu sei que fui o seu maior tesouro. Há 18 anos naminha memória eu revivo os sentimentos dos 15 anos que vivi ao seu lado:as alegrias, as tristezas, as emoções, todos os momentos que me fizeram eme fazem sentir viva e feliz. Assim como a Heloísa é movida por essa força eparte em breve com o seu tesouro (em forma de estrelinha) para uma novaaventura, eu tento colocar coragem no meu dia a dia para tocar o meubarco. Não é fácil.Esta semana eu vivi uma das maiores experiências da minha vida. Heloísa,vou acompanhar essa expedição e esperar você voltar do Oriente. Gostariade ouvir mais a sua voz doce – como também era a da minha preciosaHelena. Obrigada por esses breves e incríveis momentos. Obrigada pelolivro e por cada linha contada ali. Obrigada por me fazer entender maisalgumas coisas. Eternamente, obrigada.”

Alexandra Zagur, 29/08/2014

Um diaprecioso

64

Já reparou que existe dia para tudo? No calendário tem o Dia do Palhaço, Dia doDoente, Dia da Ressaca, Dia do Abacaxi, Dia do... enfim, já entendeu, né? Agoraimagine a nossa surpresa ao descobrir que algo super presente em nossas vidasnão possuía um dia de celebração. Pois é, mas felizmente conseguimos repararessa injustiça.Com mais de 100 anos de existência, a Copag é pioneira na produção de cartaspara jogar no mercado brasileiro e é hoje uma das maiores companhias domundo no segmento de baralhos, sendo parte do grupo Cartamundi. Pesquisasda própria empresa apontavam que o Copag 139, o baralho mais tradicional doBrasil, era muito querido pelas pessoas por evocar boas lembranças demomentos com os amigos e a família. Traduzir esse sentimento em algograndioso foi o nosso desafio em 2013, quando tivemos uma surpresa: nãoexistia no calendário brasileiro uma data específica para celebrar os jogos decartas! A oportunidade foi amplamente aproveitada com o lançamento dodocumentário O Dia do Baralho, que mostrava a origem das cartas e sua fortepresença no cotidiano de todos nós. Para fazer uma ligação definitiva com oproduto, estipulamos 13 de setembro – 13/9 – como o dia oficial do baralho noBrasil. A campanha foi um sucesso e, em 2014, precisávamos de umacomemoração em proporções ainda maiores para estabelecer a data nocalendário promocional e criar uma cultura de celebração.Tendo como pilares a diversão e a aproximação que o universo do baralhoproporciona, desenvolvemos uma estratégia de branded content quematerializou um personagem bem conhecido por todos os jogadores de baralho:o rei. Assim, surgiu a figura do Rei do Baralho (interpretado por Tales Jaloretto),o mais habilidoso jogador de cartas.

Dia doBaralho

67

Após receber dois convites para jogar em Las Vegas no Dia do Baralho, oimperador desafia todos os seus súditos, mas não encontra ninguém digno deacompanhá-lo na viagem. Ele resolve então criar o seu próprio torneio,iniciando uma grande busca pelo seu parceiro ideal para Vegas. Combinandouma série de vídeos divertidos no YouTube a um torneio real onde qualquer umpoderia participar, conseguimos aliar os principais pilares do baralho e chamara atenção de todos para a data de 13/9.A Mkt Virtual desenvolveu um hotsite específico para a data, que servia paraconcentrar todas as atividades da campanha. Cheio de animações e com visualcaprichado, foi vencedor do prêmio Website of The Day do CSS Design Awards,uma das principais premiações da internet mundial. Acessediadobaralho.com.br e confira!Principal peça da campanha, a websérie O Rei do Baralho mostrou, em cincoepisódios, toda a saga da busca do Rei por um convidado digno de acompanhá-loem Las Vegas. A produção ficou a cargo da Mokotó Filmes & Histórias, que feztoda a pré-produção, casting, figurino, locações, captação e pós-produção. Osvídeos estão no canal da Copag no YouTube, youtube.com/copagoficial.Já o trabalho nas redes sociais ficou por conta das nossas equipes de conteúdo eperformance, que desenvolveram estratégias conjuntas para atingir o públicoexato da campanha e alavancar o número de participantes do torneio. Foramproduzidas peças específicas para o Facebook e o Instagram, além denewsletters e um grande trabalho de monitoramento no Twitter –principalmente no dia 13/9. Além disso, uma campanha de mídia restrita à lojavirtual vigorou durante toda a chamada “semana do baralho”, contribuindosignificativamente para o aumento das vendas.O Torneio do Rei, um campeonato de pôquer real que levou um vencedor paraLas Vegas, foi milimetricamente calculado pelas nossas equipes de planejamentoe conteúdo, que desenvolveram juntos todo o enredo para que a história fossebem compreendida pelos candidatos. A seleção dos jogadores e as providênciasnecessárias para suas participações no torneio foram resolvidas em menos deuma semana.

Por fim, foi lançada a Cartópolis, uma plataforma online para aproximar osjogadores de cartas. Desenvolvida pela Mukutu, ela permite encontrar partidasdos seus jogos preferidos, reunir seus amigos e conhecer outras pessoas quetenham o mesmo hobby. Inscreva-se já em cartopolis.com.br!Mobilizando toda a equipe da Mkt Virtual e sendo completamente realizada emmenos de seis meses, a campanha do Dia do Baralho 2014 foi um grande sucesso:ao todo, mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas.A mensagem reverberou de maneira muito positiva e todos os seusdesdobramentos contribuíram para que o cliente avançasse em passos largos noseu grande objetivo: consolidar 13/9 como o dia oficial do baralho no Brasil.

Equipe Mkt Virtual comemorando o Dia do Baralho com o majestoso rei69

Após receber dois convites para jogar em Las Vegas no Dia do Baralho, oimperador desafia todos os seus súditos, mas não encontra ninguém digno deacompanhá-lo na viagem. Ele resolve então criar o seu próprio torneio,iniciando uma grande busca pelo seu parceiro ideal para Vegas. Combinandouma série de vídeos divertidos no YouTube a um torneio real onde qualquer umpoderia participar, conseguimos aliar os principais pilares do baralho e chamara atenção de todos para a data de 13/9.A Mkt Virtual desenvolveu um hotsite específico para a data, que servia paraconcentrar todas as atividades da campanha. Cheio de animações e com visualcaprichado, foi vencedor do prêmio Website of The Day do CSS Design Awards,uma das principais premiações da internet mundial. Acessediadobaralho.com.br e confira!Principal peça da campanha, a websérie O Rei do Baralho mostrou, em cincoepisódios, toda a saga da busca do Rei por um convidado digno de acompanhá-loem Las Vegas. A produção ficou a cargo da Mokotó Filmes & Histórias, que feztoda a pré-produção, casting, figurino, locações, captação e pós-produção. Osvídeos estão no canal da Copag no YouTube, youtube.com/copagoficial.Já o trabalho nas redes sociais ficou por conta das nossas equipes de conteúdo eperformance, que desenvolveram estratégias conjuntas para atingir o públicoexato da campanha e alavancar o número de participantes do torneio. Foramproduzidas peças específicas para o Facebook e o Instagram, além denewsletters e um grande trabalho de monitoramento no Twitter –principalmente no dia 13/9. Além disso, uma campanha de mídia restrita à lojavirtual vigorou durante toda a chamada “semana do baralho”, contribuindosignificativamente para o aumento das vendas.O Torneio do Rei, um campeonato de pôquer real que levou um vencedor paraLas Vegas, foi milimetricamente calculado pelas nossas equipes de planejamentoe conteúdo, que desenvolveram juntos todo o enredo para que a história fossebem compreendida pelos candidatos. A seleção dos jogadores e as providênciasnecessárias para suas participações no torneio foram resolvidas em menos deuma semana.

Por fim, foi lançada a Cartópolis, uma plataforma online para aproximar osjogadores de cartas. Desenvolvida pela Mukutu, ela permite encontrar partidasdos seus jogos preferidos, reunir seus amigos e conhecer outras pessoas quetenham o mesmo hobby. Inscreva-se já em cartopolis.com.br!Mobilizando toda a equipe da Mkt Virtual e sendo completamente realizada emmenos de seis meses, a campanha do Dia do Baralho 2014 foi um grande sucesso:ao todo, mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas.A mensagem reverberou de maneira muito positiva e todos os seusdesdobramentos contribuíram para que o cliente avançasse em passos largos noseu grande objetivo: consolidar 13/9 como o dia oficial do baralho no Brasil.

Equipe Mkt Virtual comemorando o Dia do Baralho com o majestoso rei69

A rainhaO Torneio do Rei mostrou que o pôquer é para todos:mais de 1.400 pessoas de 25 estados do Brasil seinscreveram em apenas 15 dias. Menos de 10% dototal eram mulheres, mas mesmo assim a grandefinal foi entre duas competidoras. No final dascontas, a gaúcha Márcia Callegaro Campos foicoroada rainha e ganhou uma viagem para Las Vegas.All-inO Dia do Baralho 2014 deu o que falar: o RedeTV!News, principal telejornal da emissora paulista,apresentou várias reportagens especiais sobre obaralho em sua edição do dia 13/9, praticamenteoficializando a data como o Dia do Baralho no Brasil.Confira as reportagens em tinyurl.com/tvbaralho.

Catedral de cartasA Copag trouxe o recordista mundial Bryan Berg para construir uma réplica daCatedral da Sé com cartas de baralho. A construção da obra levou uma semana eusou mais de 116 mil cartas, sendo acompanhada o tempo todo pelos clientes deum shopping. O evento chamou tamanha atenção que, no dia seguinte àmontagem, Bryan foi ao programa Mais Você para desafiar Ana Maria Braga aovivo. Assista em tinyurl.com/catedraldecartas.Diversão sem limitesUm evento especial para deficientes visuais foi realizado no Dia do Baralho noGinásio do Pacaembú, em São Paulo. Todos puderam jogar várias modalidades dejogos de cartas graças à acessibilidade do Baralho 139 Braille. Três meses depois,no dia 13/12, a Copag lançou um vídeo especial para marcar o Dia do DeficienteVisual: Diversão Sem Limites, mais uma produção da Mokotó Filmes & Histórias.Assista em youtube.com/copagoficial.

71

A rainhaO Torneio do Rei mostrou que o pôquer é para todos:mais de 1.400 pessoas de 25 estados do Brasil seinscreveram em apenas 15 dias. Menos de 10% dototal eram mulheres, mas mesmo assim a grandefinal foi entre duas competidoras. No final dascontas, a gaúcha Márcia Callegaro Campos foicoroada rainha e ganhou uma viagem para Las Vegas.All-inO Dia do Baralho 2014 deu o que falar: o RedeTV!News, principal telejornal da emissora paulista,apresentou várias reportagens especiais sobre obaralho em sua edição do dia 13/9, praticamenteoficializando a data como o Dia do Baralho no Brasil.Confira as reportagens em tinyurl.com/tvbaralho.

Catedral de cartasA Copag trouxe o recordista mundial Bryan Berg para construir uma réplica daCatedral da Sé com cartas de baralho. A construção da obra levou uma semana eusou mais de 116 mil cartas, sendo acompanhada o tempo todo pelos clientes deum shopping. O evento chamou tamanha atenção que, no dia seguinte àmontagem, Bryan foi ao programa Mais Você para desafiar Ana Maria Braga aovivo. Assista em tinyurl.com/catedraldecartas.Diversão sem limitesUm evento especial para deficientes visuais foi realizado no Dia do Baralho noGinásio do Pacaembú, em São Paulo. Todos puderam jogar várias modalidades dejogos de cartas graças à acessibilidade do Baralho 139 Braille. Três meses depois,no dia 13/12, a Copag lançou um vídeo especial para marcar o Dia do DeficienteVisual: Diversão Sem Limites, mais uma produção da Mokotó Filmes & Histórias.Assista em youtube.com/copagoficial.

71

Cura e otimismoO mês de outubro é marcado em todo o mundo por esforços deconscientização contra o câncer de mama. Semprecomprometida com o bem-estar da mulher, a Mahoganydesenvolveu a campanha Rosas de Outubro, onde 1% dasvendas dos produtos das linhas de rosas da marca foramrevertidas para o projeto De bem com você - A beleza contra ocâncer. A Mkt Virtual ficou responsável por toda a comunicaçãodigital da ação, que neste ano contou com a blogueira DéborahAquino como embaixadora. Ela foi a personagem principal deum vídeo produzido pela Mokotó apresentando a sua históriade superação e motivação. Assista em tinyurl.com/rosasdeoutubro.

Cura e otimismoO mês de outubro é marcado em todo o mundo por esforços deconscientização contra o câncer de mama. Semprecomprometida com o bem-estar da mulher, a Mahoganydesenvolveu a campanha Rosas de Outubro, onde 1% dasvendas dos produtos das linhas de rosas da marca foramrevertidas para o projeto De bem com você - A beleza contra ocâncer. A Mkt Virtual ficou responsável por toda a comunicaçãodigital da ação, que neste ano contou com a blogueira DéborahAquino como embaixadora. Ela foi a personagem principal deum vídeo produzido pela Mokotó apresentando a sua históriade superação e motivação. Assista em tinyurl.com/rosasdeoutubro.

Até o previsível podeTodo mundo sabia que este seria o anoda Copa e das eleições. Mas ninguémpoderia imaginar que haveriam tantassurpresas – nem que seríamos vizinhosde alguns dos acontecimentos maismarcantes do ano.Primeiro foi a Copa do Mundo. Todosachavam que daríamos um vexame eminfraestrutura e que passaríamosvergonha na frente de todo o planeta.Mas tudo deu certo fora de campo: osestádios ficaram incríveis, os aeroportosfuncionaram normalmente e os turistasse mostraram encantados com ahospitalidade do povo brasileiro. Semfalar na qualidade dos emocionantesjogos, que fizeram da Copa do Brasil umadas melhores dos últimos tempos.A cidade de Santos sediou as seleções doMéxico e da Costa Rica – esta últimasurpreendeu e chegou até as quartas definal, conquistando a simpatia de todos.É uma pena que o sucesso do evento nãotenha se reproduzido também na SeleçãoBrasileira: se demos vexame, foi com ofutebol capenga do time, que conseguiua proeza de levar a maior goleada dahistória dos mundiais na semifinalcontra a Alemanha. Parece que aindaestamos ouvindo os gritos de gol dosgermânicos…

Com o fim da Copa, já estávamos nos preparando para oinício do horário eleitoral na TV. Mas, antes mesmo determos a chance de ver o Tiririca imitar o Roberto Carlos,eis que aconteceu um daqueles fatos inacreditáveis: no dia13 de agosto, praticamente aqui do lado da gente, o jatinhoem que o candidato à presidência Eduardo Campos viajavacaiu. Uma enorme tragédia, que mudou o rumo daseleições e colocou Santos nos holofotes – ainda que de umamaneira nem um pouco desejável.A partir daí, a corrida presidencial tomou conta dasconversas. Marina Silva assumiu o lugar de Campos edemonstrava fôlego para vencer já no primeiro turno. Masaí a campanha pegou fogo e, pouco a pouco, ela começou aperder sua força. Eis então que mais uma reviravoltaaconteceu: Aécio Neves foi para o segundo turno com umavotação expressiva. Começou então uma das campanhasmais tensas da história, com gente arrumando encrenca noFacebook e rivalizando com torcidas organizadas defutebol no quesito babaquice. No final das contas, DilmaRousseff ganhou o pleito por uma diferença de apenas 3%.Uau!

Como é possível perceber, os últimosmeses foram agitados. Alguém arriscaum palpite para os que vêm por aí?ser surpreendente.

81 82

Até o previsível podeTodo mundo sabia que este seria o anoda Copa e das eleições. Mas ninguémpoderia imaginar que haveriam tantassurpresas – nem que seríamos vizinhosde alguns dos acontecimentos maismarcantes do ano.Primeiro foi a Copa do Mundo. Todosachavam que daríamos um vexame eminfraestrutura e que passaríamosvergonha na frente de todo o planeta.Mas tudo deu certo fora de campo: osestádios ficaram incríveis, os aeroportosfuncionaram normalmente e os turistasse mostraram encantados com ahospitalidade do povo brasileiro. Semfalar na qualidade dos emocionantesjogos, que fizeram da Copa do Brasil umadas melhores dos últimos tempos.A cidade de Santos sediou as seleções doMéxico e da Costa Rica – esta últimasurpreendeu e chegou até as quartas definal, conquistando a simpatia de todos.É uma pena que o sucesso do evento nãotenha se reproduzido também na SeleçãoBrasileira: se demos vexame, foi com ofutebol capenga do time, que conseguiua proeza de levar a maior goleada dahistória dos mundiais na semifinalcontra a Alemanha. Parece que aindaestamos ouvindo os gritos de gol dosgermânicos…

Com o fim da Copa, já estávamos nos preparando para oinício do horário eleitoral na TV. Mas, antes mesmo determos a chance de ver o Tiririca imitar o Roberto Carlos,eis que aconteceu um daqueles fatos inacreditáveis: no dia13 de agosto, praticamente aqui do lado da gente, o jatinhoem que o candidato à presidência Eduardo Campos viajavacaiu. Uma enorme tragédia, que mudou o rumo daseleições e colocou Santos nos holofotes – ainda que de umamaneira nem um pouco desejável.A partir daí, a corrida presidencial tomou conta dasconversas. Marina Silva assumiu o lugar de Campos edemonstrava fôlego para vencer já no primeiro turno. Masaí a campanha pegou fogo e, pouco a pouco, ela começou aperder sua força. Eis então que mais uma reviravoltaaconteceu: Aécio Neves foi para o segundo turno com umavotação expressiva. Começou então uma das campanhasmais tensas da história, com gente arrumando encrenca noFacebook e rivalizando com torcidas organizadas defutebol no quesito babaquice. No final das contas, DilmaRousseff ganhou o pleito por uma diferença de apenas 3%.Uau!

Como é possível perceber, os últimosmeses foram agitados. Alguém arriscaum palpite para os que vêm por aí?ser surpreendente.

81 82

A Mkt Virtual se vestiu de verde e amarelo e, como bons brasileiros, todos nósacompanhamos os jogos da Seleção: a equipe se reunia no TIP para ver oNeymar no telão e dar uns berros ao sabor de petiscos e uns bons drinks.Todos os dias, na hora do almoço, acompanhávamos alguns lances da partida datarde no lounge enquanto torcíamos para acertar os resultados do bolão “Vai terCopa e cozinha” – que promoveu uma acirrada disputa entre os departamentosao oferecer um jantar especial num restaurante típico do país vencedor domundial. Após exibir mais reviravoltas que uma novela da Gloria Perez, eis que acompetição foi vencida pela equipe de conteúdo – graças à Vivi, quemilagrosamente tirou a carta que dobrava os pontos conseguidos durante aspartidas.Houve alguns protestos, mas… a regra é clara, como diria nosso amigo Arnaldo.Volta, Copa!

Acabou em salsichaEles já estavam desacreditados, mas o destino os surpreendeu: após faturar obolão da firma com um golpe de sorte, a equipe de conteúdo tirou a barriga damiséria num típico jantar alemão no Bar Heinz. A galera se entupiu dechucrutes, strudels e salsichões – mas conseguiu sobreviver para contar ahistória. Ainda bem que tudo rolou numa sexta à noite!

Teve muita copa

83

O escritório vazio durante a abertura da Copa, em junho.

A torcida

O escritório vazio durante a abertura da Copa, em junho.

A torcida

As festas do anoFestanças de arromba nós só tivemosduas em 2014: a Festa Junina(tinyurl.com/festajunina14) e a ZombieNight (tinyurl.com/zumbi14).Mas ninguém nem se atreve a acharpouco, já que os jogos da Copa doMundo já valeram por várias festinhas –e isso porque nem contamos astradicionais comemorações aosaniversariantes de cada mês!

87

O dia em que a cadeira tremeuManhã do dia 13 de agosto. Chovia na cidade e as janelas estavam fechadasquando algo incomum chamou a atenção de Viviane: “Você sentiu isso?”, elaperguntou para mim. “Tua cadeira também tremeu?”, devolvi noutrapergunta.Ela apenas arregalou os olhos e balançou a cabeça. Nisso, o Christian jácomeçou a tirar um sarrinho e logo tudo ficou por isso mesmo. Mas,minutos depois, começaram a pipocar nos Facebooks e Twitters santistasboatos de que um avião havia caído na cidade. “Será que foi isso que a gentesentiu naquela hora?”, indaguei.Não demorou muito e logo a manchete estava na versão online do jornal ATribuna: “Avião cai no Boqueirão”. Instantes depois, quem caiu foi a energiaelétrica do prédio. Ficamos todos parados, sem saber o que fazer nem o queestava acontecendo. Pelo 3G, alguns acompanharam as notíciasdesencontradas: “Tinha celebridade no avião!”, “Morreu um monte de gente!”,“Era a Marina!”. Veio a hora do almoço e pudemos ver o noticiário na TV dorestaurante. O pessoal da TV Tribuna foi ao local e mostrou a confusão, masainda não tinha nada muito concreto para informar. O telejornal já estavaquase no fim quando a âncora Melissa Paiva anunciou: “Ainda não podemosconfirmar, mas parece que o candidato à presidência Eduardo Camposestava na aeronave”. Voltei para a Mkt Virtual e, com a eletricidaderestabelecida, pudemos todos assistir a Evaristo Costa anunciando a notíciaem definitivo no Jornal Hoje: sim, era mesmo Eduardo Campos que estava lá.Tentamos trabalhar o resto do dia, mas honestamente duvido que alguémtenha rendido muito.Só mais tarde, quando vi a dimensão da coisa estampada em letras garrafaisno Jornal Nacional, é que a ficha caiu: poderia ter sido muito pior. A apenas1,5 km de onde estávamos, um pequeno deslize no manche do piloto eViviane e eu poderíamos ter sentido tremores muito maiores. Ainda bem quenão foi o caso.

(Rodrigo Budrush)

Somos maisotimistas do que

imaginávamos

Um ano de aprendizado. É assim que a maioria da nossa equipe define 2014.Enquanto todo mundo falava em crise, nós trabalhávamos e vislumbrávamosdias cada vez melhores. O melhor sempre se revela nas pessoas – e nem de longe estamos falando doconhecimento técnico de cada uma delas. Os talentos mais importantes donosso time não conseguimos colocar num portfolio, currículo ou jobdescription. Ele acontece na simplicidade.As pessoas na Mkt Virtual são seu mais puro código genético. Carregam emsi memórias compartilhadas e muita vontade de escrever o presente. E nadavale mais que o dia de hoje: apenas quem o constrói.

Agora é curtir uma praia naquela que foiconsiderada a melhor grande cidadebrasileira para se viver!tinyurl.com/santosamelhor

Agora é curtir uma praia naquela que foiconsiderada a melhor grande cidadebrasileira para se viver!tinyurl.com/santosamelhor

expedientetextos e ediçãoRodrigo Budrush

projeto gráfico e diagramaçãoLudmilla Rossicolaboração fotográficaArquivo pessoal da equipePaula RagucciShutter Stock

revisãoAlexandra ZagurMauricio MatiasViviane Fortes

Santos - 2014mktvirtual.com.br

@mktvirtual

Entre os cases que você vai encontrar neste livro,garantimos que o maior deles foi deixar o pessimismodo lado de fora. Nesta rápida retrospectiva, vamosrelembrar alguns dos momentos mais inesquecíveis quevivemos e mostrar o quanto 2014 nos ensinou –acredite, poucas vezes na trajetória da Mkt Virtualaprendemos tanta coisa num intervalo tão curto.