O que é aprovisionamento

5
O aprovisionamento é um processo que abrange vários aspetos na relação entre fornecedores e empresa, constituindo por um conjunto de atos administrativos. O que é aprovisionamento?

Transcript of O que é aprovisionamento

Page 1: O que é aprovisionamento

O aprovisionamento é um processo que abrange vários aspetos na relação entre fornecedores e

empresa, constituindo por um conjunto de atos administrativos.

O que é aprovisionamento?

Page 2: O que é aprovisionamento

Custos de aprovisionamento ?Corresponde ao custo de processamento da

encomenda e aos custos associados à inspeção e transferência do material, assim como aos custos relativos à produção dos bens.

Page 3: O que é aprovisionamento

Para que serve o aprovisionamento ?

O aprovisionamento é um processo que abrange vários aspetos n a relação entre fornecedores e empresa, constituindo um conjunto de atos administrativos.

Page 4: O que é aprovisionamento

Caracterização dos tipos de aprovisionamento?Disponibiliza informação atualizada sobre os bens serviços

existentes nos contratos públicos de aprovisionamento e respetivos concursos públicos:

Permite a consulta online sobre os concursos públicos incluindo os programas de concurso e cadernos de encargos admitindo a apresentação via proposta via internet:

Comparação online dos bens serviços constantes do catálogo para ajuda à decisão da compra;

Importação de dados previamente selecionados para processamento e impressão, incluindo formulários para proceder a consultas e encomendas.

Page 5: O que é aprovisionamento

O aprovisionamento de bens é gerido através da gestão das suas componentes:

- Compras - Gestão de stocks.O ato de adquirir a fornecedora externo um artigo ou produto para ser

utilizado pela nossa organização, ou ser consumido ou vendido, designa-se por compra. O destino interno do artigo determina o tipo de gestão que se deverá fazer. Tratando-se de um bem patrimonial, bem como edifícios, terrenos, equipamento fabril, equipamento técnico, viaturas, maquinas, etc., o ato de aprovisionar esgota se no ato de comprar havendo total coincidência entre ambos. O mesmo acontece quando se compra bens para consume direto, isso é, quando se trata de artigos que não têm armazenamento porque se destinam a ser imediatos (ou proximamente) consumidos pelos utilizadores. Tal sucede, também, com a aquisição de serviços onde se verifica coincidências entre o ato de aprovisionar e o de comprar sendo indiferente designá-lo por compra ou por aprovisionamento.