O que é Empreendedorismo

7
6 EMPREENDEDORISMO Conceito: A palavra empreendedorismo se origina do termo francês “entrepeneur” que significa fazer algo ou empreender. São vários os conceitos sobre empreendedor, conforme abaixo: Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. (Joseph Schumpeter 1950). Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolver e realiza visões. (Filion 1991) O empreendedor é uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma oportunidade e negócios em uma empresa viável. (Fortin 1991) Com base nos conceitos citados, podemos dizer que o empreendedor é a pessoa com facilidade de perceber a oportunidade no mercado e transformaá-las em negócio lucrativo, conhecimento e assumir o risco de forma consciente e calculada. São pessoas diferentes que querem realizar algo novo, motivadas e apaixonadas pelo que fazem, não se contentam com pouco, querem sempre mais e lutam para a sua “marca” fique registrada. O Empreendedorismo no Brasil O empreendedorismo no Brasil, só começou a se desenvolver nos anos 90, com a abertura do mercado interno para as importações; na qual as empresas nacionais tiveram que se adaptar à modernização. Antes disso o cenário político e econômico, não era favorável, e o empreendedor, não conseguia ajuda e nem informações para dar início ao seu próprio negócio. É importante saber que muitos visionários atuaram em um cenário incerto, se empenharam, mesmo sem conhecerem mais profundamente outros conteúdos da área empresarial, a exemplo, de muitos que contribuíram para o desenvolvimento da economia do país. As características do Empreendedor O que pode caracterizar um empreendedor de sucesso é uma série de elementos que os tornam capazes de montar um negócio de sucesso. Porém ha aqueles que nascem com o dom de empreender, chamado de

description

A palavra empreendedorismo se origina do termo francês “entrepeneur” que significa fazer algo ou empreender. São vários os conceitos sobre empreendedor. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolver e realiza visões. (Filion 1991) O empreendedor é uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma oportunidade e negócios em uma empresa viável. (Fortin 1991)

Transcript of O que é Empreendedorismo

Page 1: O que é Empreendedorismo

6

EMPREENDEDORISMO

Conceito:

A palavra empreendedorismo se origina do termo francês “entrepeneur” que significa fazer algo ou empreender. São vários os conceitos sobre empreendedor, conforme abaixo:

Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. (Joseph Schumpeter 1950).

Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolver e realiza visões. (Filion 1991)O empreendedor é uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma

oportunidade e negócios em uma empresa viável. (Fortin 1991)Com base nos conceitos citados, podemos dizer que o empreendedor é a pessoa com facilidade

de perceber a oportunidade no mercado e transformaá-las em negócio lucrativo, conhecimento e assumir o risco de forma consciente e calculada. São pessoas diferentes que querem realizar algo novo, motivadas e apaixonadas pelo que fazem, não se contentam com pouco, querem sempre mais e lutam para a sua “marca” fique registrada.

O Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil, só começou a se desenvolver nos anos 90, com a abertura do mercado interno para as importações; na qual as empresas nacionais tiveram que se adaptar à modernização. Antes disso o cenário político e econômico, não era favorável, e o empreendedor, não conseguia ajuda e nem informações para dar início ao seu próprio negócio. É importante saber que muitos visionários atuaram em um cenário incerto, se empenharam, mesmo sem conhecerem mais profundamente outros conteúdos da área empresarial, a exemplo, de muitos que contribuíram para o desenvolvimento da economia do país.

As características do Empreendedor

O que pode caracterizar um empreendedor de sucesso é uma série de elementos que os tornam capazes de montar um negócio de sucesso. Porém ha aqueles que nascem com o dom de empreender, chamado de empreendedor nato, e existe também o empreendedor que influenciado pelo meio em que vive, pode tornar-se empreendedor através da formação, por influência familiar, estudo e até mesmo através da própria prática. Para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.

Filion (1999) estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ação seja empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando à formação do profissional empreendedor. A principal característica as relações, a qual, segundo o autor, se obtém os conhecimentos fundamentais e necessários dentro de uma estrutura de mercado: as informações necessárias para a tomada de decisões e o conhecimento da realidade do mercado.

Page 2: O que é Empreendedorismo

6

No momento, as empresas possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver profissionais com perfil empreendedor, devido a eles serem os responsáveis pelas modificações, criações e visões inovadoras, pois agindo desta maneira é possível ter um destaque maior e uma diferenciação positiva frente à concorrência. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

Principais características do perfil do empreendedor são:

Autoconfiança: Ter consciência de seu valor, sentir-se seguro em relação a si mesmo e, com isso, poder agir com firmeza e tranqüilidade.

Auto-motivação: Buscar a realização pessoal através do trabalho, com entusiasmo e independência;

Elevado poder de comunicação: Capacidade para transmitir e expressar idéias, pensamentos, emoções com clareza e objetividade.

Criatividade: Capacidade de buscar soluções viáveis e melhores para a resolução de problemas. Flexibilidade: Capacidade para compreender situações novas, estar disponível para rever posições,

aprender Energia: Força vital que comanda as ações dos indivíduos – capacidade de trabalho - “pique”. Iniciativa: Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando

soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações Integridade: Qualidade do caráter, ligada à retidão de princípios, imparcialidade, honestidade,

coerência e comprometimento (com as pessoas, com o negócio e consigo mesmo). Liderança: Capacidade para mobilizar as energias de um grupo de forma a atingir objetivos. Negociação: Capacidade para fazer acordos cooperativos como meio de obter o ajustamento de

interesses entre as partes envolvidas. Perseverança: Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder

a objetividade e clareza frente às situações (saber perceber limites); Persuasão: Habilidade para apresentar suas idéias e/ou argumentos de maneira convincente. Capacidade de Planejamento: Capacidade para mapear o meio ambiente, analisar recursos e

condições existentes, buscando estruturar uma visão de longo prazo dos rumos a serem seguidos para se atingir os objetivos.

Relacionamento interpessoal: Habilidade de conviver e interagir adequadamente com as outras pessoas;

Resistência à frustração: Capacidade de suportar situações de não satisfação de necessidades pessoais ou profissionais, sem se comportar de maneira derrotista, negativa ou confusa;

Sensibilidade administrativa: Capacidade para planejar, executar e gerir através de processos organizados, sistemáticos e eficazes.

Além das características acima comentadas, o empreendedor tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades, ele é o grande responsável em colocar em prática as inovações, métodos e procedimentos que propôs, deverá estimular os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar as metas traçadas.

As diferenças entre Empreendedor e Empresário

O que diferencia um empreendedor de sucesso de um empresário são caracteristicas extras, pois, além dos atributos do administrador, eles são mais visionários que os gerentes.

Page 3: O que é Empreendedorismo

6

Quanto ao empresário, na maioria das vezes nem sempre é um bom administrador e muito menos empreendedor; ele, muitas vezes tem o capital e a coragem, mas atua de forma experimental e sem planejamento, não possui conceitos básicos de gestão de negócios, o que leva a um alto índice de mortalidade das empresas. Cerca de 73% no terceiro ano de existência.

As palavras empreendedor e empresário tendem a confudir as pessoas e são usadas como sinônimo no dia-a-dia. Entretanto, o que muitos não sabem é que existe uma diferença conceitual e prática entre os dois termos.

Dessa forma podemos dizer que nem todo empreendedor é empresário, e nem todo empresário é empreendedor. Vários teóricos tentam explicar os fatores psicológicos e, até mesmo genéticos, que formam uma personalidade empreendedora ou não.

O ideal para sobreviver no mundo dos negócios é ser um empresário empreendedor, o qual reúne todas as qualidades embutidas nos dois termos.

Segundo Dornelas (2001), “as diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégia, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial”. Conforme detalhado no quadro abaixo:

Page 4: O que é Empreendedorismo

6

Neste quadro, um empreendedor está sempre voltado para o futuro e o administrador, focado no presente, seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, afinal o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa, o ideal de vida, o planejamento do seu patrimônio entre outras motivações. De acordo com o quadro, o empreendedor privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado, ao contrário o administrador da ênfase as regras e procedimentos A palavra estratégia define bem o empreendedor e para definir administrador seria planejamento e controle.

Veja no quadro abaixo a diferença entre o gerente e o empreendedor:

Page 5: O que é Empreendedorismo

6

ReferênciasDOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. ___________________. O Segredo de Luisa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999

Page 6: O que é Empreendedorismo

6

FILION, L.J. Tem Steps to Entrepreneurial Teaching. Journal of Small Business and Entrepreneurship, Vol. 11, Nº3: 68-78. 1994. ____________________.Empreendedores e Proprietários de Pequenos Negócios. Revista USP-Revista da Administração, São Paulo,1999. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier,2001. DRUCKER, Peter. F. O Gerente Eficaz. Editora Zahar, São Paulo, 1974.