o Receptor Am Superheterodino

1
O RECEPTOR AM SUPERHETERODINO O receptor de rádio normalmente utilizado em sistemas AM é denominado de receptor AM superheterodino. Ele consiste de uma seção de RF, um Conversor de frequência, um amplificador de frequência intermediária (FI), um detector de envelope e um amplificador de áudio. A seção de RF é basicamente um filtro ajustável e um amplificador que sintonizam a estação desejada. O conversor de frequência translada a portadora W 0 e W c para uma frequência intermediária fixa de 455 kHz, utilizando um oscilador local cuja frequência f lo é exatamente 455 KHZ acima da portadora sintonizada fc. O ajuste do oscilador local e do filtro sintonizável de RF é feito pelo mesmo comando. Desta forma, qualquer estação sintonizada tem sua frequência transladada para uma frequência fixa de 455 kHz, através do conversor de frequência. A razão para a translação de todas as estações para a frequência de 455 kHz é a obtenção de melhor seletividade, pois é muito difícil construir filtros passa banda com largura de faixa de 10 kHz (espectro do sinal modulado) com alto "Q" se a frequência fc for muito alta.

description

teoria

Transcript of o Receptor Am Superheterodino

Page 1: o Receptor Am Superheterodino

O RECEPTOR AM SUPERHETERODINO O receptor de rádio normalmente utilizado em sistemas AM é denominado de receptor AM superheterodino. Ele consiste de uma seção de RF, um Conversor de frequência, um amplificador de frequência intermediária (FI), um detector de envelope e um amplificador de áudio. A seção de RF é basicamente um filtro ajustável e um amplificador que sintonizam a estação desejada. O conversor de frequência translada a portadora W0 e Wc para uma frequência intermediária fixa de 455 kHz, utilizando um oscilador local cuja frequência flo

é exatamente 455 KHZ acima da portadora sintonizada fc. O ajuste do oscilador local e do filtro sintonizável de RF é feito pelo mesmo comando. Desta forma, qualquer estação sintonizada tem sua frequência transladada para uma frequência fixa de 455 kHz, através do conversor de frequência. A razão para a translação de todas as estações para a frequência de 455 kHz é a obtenção de melhor seletividade, pois é muito difícil construir filtros passa banda com largura de faixa de 10 kHz (espectro do sinal modulado) com alto "Q" se a frequência fc for muito alta.