O renascimento cultural, a renovação religiosa e

30
O Renascimento, a renovação religiosa na Europa e a reação da Igreja Católica através da Contrarreforma

Transcript of O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Page 1: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O Renascimento, a renovação religiosa na Europa e a reação da Igreja Católica

através da Contrarreforma

Page 2: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O que lembra a palavra Renascimento?

O Renascimento foi um resgate de uma cultura greco-romana apontada como a origem da civilização ocidental, os renascentistas buscavam enfrentar o domínio da igreja católica sobre a sociedade medieval europeia. Diferenças entre a cultura na Grécia e Roma e no período Medieval:

Grécia e Roma Liberdade de pensamento, separação de religião e liberdade de criação artística e intelectual.

Idade média europeia Cultura dependente da aprovação da religião, influência da Igreja na maioria das criações artísticas e intelectuais.

Page 3: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Informações importantes acerca do Renascimento:

• O Renascimento se ocorreu entre os séculos XIV e XVI e teve na Itália enriquecida pelo comércio com o Oriente Médio, o principal local de desenvolvimento.

• O aumento do comércio criou uma camada de comerciantes enriquecidos que passaram a investir na produção artística: esculturas, pintura, literatura, filosofia, etc. A burguesia viu no patrocínio às artes e literatura, como uma forma de ganhar prestígio social.

• Além das Artes e Filosofia, durante o renascimento, os pensadores e cientistas passaram a questionar algumas teorias da Igreja católica. Um exemplo era a visão da Igreja de que o mundo era plano, que foi combatido pelo astrônomo polonês, Nicolau Copérnico que afirmava que o mundo era redondo.

Page 4: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Mapa que apresenta as rotas de comércio das cidades italianas de Gênova e Veneza

Page 5: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Características do movimento:

• O Renascimento serviu para questionar a influência e o poder da Igreja Católica sobre a política e o povo durante a o Período Medieval.

• A principal característica do movimento é o reconhecimento do Homem como centro do Universo em uma eterna busca do conhecimento (Antropocentrismo). Esta concepção fugia da idéia de algum deus como centro do universo que influenciava “tudo e todos” (Teocentrismo).

Page 6: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Teocentrismo X Antropocentrismo

Page 7: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Obras importantes do Renascimento: Escola de Atenas – Rafael Sanzio

Nesta obra que representa a filosofia grega e mostra Aristóteles no centro da imagem, reforçando a valorização do conhecimento desenvolvimento durante a Grécia Antiga.

Page 8: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Obras importantes do Renascimento: Criação de Adão (detalhe do teto da Capela Sistina) – Michelangelo Buonarroti. Nesta imagem o deus cristão toca o Homem (Adão), dando à ele o

conhecimento necessário para usufruir do mundo. Esta era uma concepção defendida pelos renascentistas.

Page 9: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Obras importantes do Renascimento: O Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli. Pintura inovou por representar elementos

mitológicos.

Page 10: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Obras importantes do Renascimento: Pietá – Michelangelo Buonarroti. Durante o Renascimento desenvolveu-se técnicas aprimoradas para representar o corpo humano com perfeição.

Page 11: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Alguns livros importantes de autores renascentistas:

• Elogio da Loucura Escrito em 1511, por Erasmo de Rotterdam, faz uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana.

• Os Lusíadas Escrito em 1572, por Luís Vaz de Camões, a ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

• Hamlet Escrito em 1599, por William Shakespeare, traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Page 12: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Reforma Protestante e contrarreforma

católica na Europa

Page 13: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O que foi a Reforma Protestante?• A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas

Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais da religião cristã como o desapego da Igreja com o capital e a ajuda ao próximo.

• Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.

Page 14: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O que foi a Reforma Protestante? (continuação)

• Outros fatores que contribuíram para a ocorrência das Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais, embora ela mesma o fizesse. Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a perdoasse o acumulo de dinheiro e não condenasse-o, como a Igreja Católica.

• Junto a isso havia o fato de que o sistema feudal estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começavam a despertar na população o sentimento de pertencimento Nação (nacionalismo) e o rei acima dos poderes da Igreja. Os países buscavam então a formação de Igrejas nacionais longe do controle da Igreja católica e do papa.

Page 15: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Reforma Protestante: O Luteranismo

• A primeira reação contrária ao poder da Igreja Católica se deu na Alemanha em 1517, quando o então monge Martinho Lutero fixou nas portas da igreja de Würtemberg, na Alemanha, as 95 teses. Um documento que criticava as práticas da Igreja católica como:

• Venda de indulgências Perdão pelos pecados através de pagamento

• Simonia comércio de itens ditos sagrados, como ossos e utensílios de santos.

• Interpretação da Bíblia segundo os padres

Page 16: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Original das 95 teses pregadas por Lutero na porta da Igreja de Würtemberg

Martinho Lutero

Page 17: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Preceitos do Luteranismo

Lutero propunha a criação de uma Igreja Nacional, baseada em diversos preceitos:• De acordo com Lutero, todos os fieis eram iguais perante Deus,

não havendo necessidade de sacerdotes. Além disso, afirmava que a única autoridade a ser seguida seria a dos príncipes;

• Lutero entendia que os sacramentos eram uma forma de dominação e aboliu grande parte deles, mantendo apenas o batismo, a comunhão e a penitência;

• Ele também era contrário ao culto dos santos e adoração de imagens;

• Extinção do celibato clerical e das ordens mendicantes;• Livre interpretação da Bíblia por parte dos fieis.

Page 18: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Reforma na Suíça: O Calvinismo

João Calvino: líder do movimento

A doutrina de Calvino se assemelhou bastante à de Lutero. Entre os principais fatores para a aceitação do calvinismo na Suíça foi sua defesa do trabalho, da poupança, do lucro e da usura. Como vimos, a moralidade católica era um problema para a burguesia suíça. Nesse sentido, a santificação do trabalho era ponto importante para expansão do comércio e ascensão política dos comerciantes, uma vez que justificava suas práticas econômicas.

Page 19: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Reforma na Inglaterra: O Anglicanismo

Na Inglaterra a reforma religiosa não ocorreu devido a interesses econômicos e políticos, primeiramente ela foi marcada por questões morais, pois o então rei, Henrique VIII, visto que sua mulher não podia lhe dar filhos, pediu o divórcio, o que foi negado pela Igreja Católica.Tal ato levou o rei inglês a revoltar-se contra a Igreja de Roma e, com o apoio do clero do seu país a fundou uma nova Igreja, a Igreja Anglicana.

Page 20: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O motivo da ruptura de Henrique VIII com a Igreja Católica

Henrique VIII buscava anular seu casamento e casar-se com sua amante, Ana Bolena.

Sugestão de filme: A Outra Trata da questão religiosa e da relação entre Henrique VIII, a rainha e Ana Bolena.

Page 21: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

A Contrarreforma: Reação da Igreja às novas subdivisões do Cristianismo

Com o surgimento de novas subdivisões do cristianismo, como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo, a Igreja Católica organizou uma série de ações visando manter-se como a Igreja dominante.Destas ações, podemos destacar:• Criação da Ordem religiosa denominada Companhia de

Jesus.• Fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição.• Criação de listas de livros que eram consideradas proibidas

para as pessoas. Esta lista é chamada de Index Libro rum prohibitorum.

Page 22: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Criação da Ordem religiosa denominada Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus teve como principal função a evangelização dos povos dominados pelos europeus, os indígenas americanos, asiáticos e africanos.Por julgarem a fé destes povos inferiores, assim como seus costumes, os cristãos acreditavam ser seu direito e dever difundir os costumes e a religião cristã e católica entre estas populações. Qual sua opinião sobre este posicionamento dos católicos europeus?

Page 23: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Três imagens representando a atuação dos jesuítas na evangelização de nativos dos novos continentes conquistados pelos europeus.

Page 24: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Como não eram aceitos por muitos dos povos que iam pregar sua fé em um único deus, os jesuítas muitas vezes eram mortos durante sua tentativa de evangelizar. O caso demonstrado na cena a seguir ocorreu no Japão, onde vários padres Jesuítas foram crucificados devido a lutas entre a religião de origem europeia e a religião nativa japonesa. A crucificação simboliza escárnio dos japoneses com o padre que defendiam um “deus crucificado”.

Page 25: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Organização típica de uma redução jesuítica

Page 26: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Os Jesuítas em nossa região: Em uma área que atualmente faz parte do Paraguai, Argentina e Rio Grande do Sul, os missionários Jesuítas fundaram espécie de cidades, chamadas reduções ou povos missioneiros. Imagens de ruinas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Page 27: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição.

O Tribunal da Santa Inquisição, como o nome diz, tinha como função julgar. No caso deste tribunal, eles julgava “crimes da fé”. Todos acusados de heresia, bruxaria, oposição ou desvio da fé cristã, seriam julgados e punidos, frequentemente com a morte.

Page 28: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Representação do Tribunal da Inquisição em funcionamento

Page 29: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Para interrogar os acusados de crimes contra a fé cristã, os inquisidores torturavam com diferentes técnicas, considerando o crime do qual se tratava a acusação.

Page 30: O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Método mais utilizado de execução pela Igreja Católica: A fogueira