O Rodão 206

4
www.sintraturb.com.br O RODÃO Florianópolis, setembro de 2012 >> número 206 ANO 15 Após consulta realizada pelo Sintraturb, 70% dos companheiros afirmaram que esperam do sindicato alguma orientação na hora de votar. Saiba como exercer sua cidania a favor dos trabalhadores [pág. 2 e 3]. A hora do voto

description

Edição número 206 do Rodão

Transcript of O Rodão 206

Page 1: O Rodão 206

www.sintraturb.com.brO RODÃO

Florianópolis, setembro de 2012 >> número 206 ANO 15

Após consulta realizada pelo Sintraturb, 70% dos

companheiros afirmaram que esperam do sindicato

alguma orientação na hora de votar. Saiba como exercer

sua cidania a favor dos trabalhadores [pág. 2 e 3].

A hora do voto

Page 2: O Rodão 206

O RODÃO é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores em transporte Urbano, Rodovi-ário, Turismo, Fretamento e Es-colar da região metropolitana de Florianópolis (Sintraturb).

ENDEREÇO: Avenida Mauro Ramos, 72, Centro/Florianópolis/SC Fone/Fax: (48) [email protected] www.sintraturb.com.br

TIRAGEM: 3.000 exemplares IMPRESSÃO: Diário Catarinense

Expediente

O RODÃO Florianópolis, setembro de 2012

O RODÃO

2 ELEIÇÕESPÁGINA

O sindicato, a categoria e as eleições

Pessoal, já passou da hora de termos uma conversa muito séria sobre POLÍTICA e ELEI-ÇÕES. Estamos há pou-cos dias da eleição mu-nicipal. É a reta final da campanha eleitoral, momento bem próprio para a categoria debater este assunto. Lembre-se que no próximo ano vai SER DECIDIDA A LICITAÇÃO DO TRANS-PORTE, o que tem rela-ção direta com NOSSAS CONQUISTAS, além da MANUTENÇÃO DOS(AS) COBRADORES(AS) e a aplicação da jornada de 6 HORAS PARA TODOS sem redução salarial.

E, muito importante, vai se decidir o PLANO DIRETOR de Florianó-polis, por exemplo, que significa DECIDIR O FU-TURO da cidade. Só isso já mostra porque NÃO PODEMOS VOTAR em qualquer um, em quem dá presentes, paga para colocar adesivo em car-ro e placa no terreno, ou porque “te ajudou” de alguma maneira.

Nós NÃO PRECISA-MOS DE FAVOR de po-lítico oportunista, por-que NÓS TEMOS FORÇA PARA LUTAR E CON-QUISTAR o que preci-samos. Nós precisamos de POLÍTICOS(AS) PRE-SENTES E QUE APÓIAM nossas lutas.

Fizemos uma consulta direta na base antes de começar nossa campanha salarial deste ano.

Entre as questões, várias foram sobre política, par-tidos e como a categoria gostaria que o sindicato se posicionasse.

Somando as respostas,

Atenção: o voto é no partido, e não na pessoa>> Sindicato repassa orientações para que companheirada vote certo na eleição

Florianópolis

Muita gente diz que o partido não interessa, que é tudo igual, e por isso VOTA NA PESSOA.

Isso está completamen-te errado por dois motivos. Primeiro, porque a gente deve votar em propostas e projetos políticos para o povo. E segundo, porque no Brasil existe uma lei de fidelidade partidária.

Essa lei diz que o man-dato é do partido, e não da pessoa eleita.

Se o vereador ou vere-adora não seguir a orien-tação do partido, pode até perder o mandato. Você sabia disso?

É assim mesmo que fun-ciona. Já mostramos que o número do candidato a vereador ou vereadora

começa com o número do partido.

Por isso é fundamental conhecer os partidos. Na hora de votar, você deve considerar a ideologia do partido e as propostas dos candidatos e candidatas.

Isso significa o lado de cada partido. Os partidos de ideologia de ESQUERDA defendem mais liberdade, a classe média, os trabalhado-res e o povo pobre.

mais de 70% da galera res-pondeu que o SINDICATO DEVERIA ORIENTAR a cate-goria para a votação.

É uma clara demonstra-ção de maturidade política e que a categoria quer maior participação e esclareci-mento por parte do sindi-cato.

Categoria decidiu pela discussão política

Page 3: O Rodão 206

3O RODÃO Florianópolis, setembro de 2012

Conheça melhor os partidos políticos>> Saber quem é quem ajuda na hora de escolher o seu voto a favor dos trabalhadores

Florianópolis

É importante a gente en-tender a história e de onde vem os partidos, porque aí fica claro de que lado eles estão e que interesses de-fendem.

Partidos de ESQUER-DA: PCB (Partido Comunis-ta Brasileiro - 21) e o PC do B (Partido Comunista do Brasil - 65) eram o mesmo partido há muitos anos atrás.

Por divergências inter-nas se dividiram em 1962 e de lá prá cá tiveram vidas independentes. Os dois sempre foram ligados às lutas dos trabalhadores.

PT (Partido dos Traba-lhadores - 13) nasceu do sindicalismo operário de São Paulo em 1980. Sem-pre ligado as lutas popu-lares e dos trabalhadores. Se tornou o maior partido de esquerda da história do Brasil. PSOL (Partido do Socialismo e Liberda-de – 50) e o PSTU (Partido

Socialista dos Trabalhado-res Unificado – 16) foram criados por militantes do PT, que saíram por discor-dar da linha politica que o PT passou a adotar a partir de 1990.

Os dois são partidos também ligados a luta dos trabalhadores e do povo, mas ainda são pequenos.

Partidos da CENTRO-DIREITA e DIREITA: du-rante a ditadura militar, que durou de 1964 até 1989, os militares toma-ram o poder no Brasil e não podia ter liberdade para nada. Quem tentava enfrentar era preso, tor-turado e muitos(as) foram mortos. Não tinha eleição para Presidente, Governa-dor, Prefeitos das capitais dos Estados e municípios de fronteira.

Eram os militares que indicavam os ocupantes desses cargos. O partido da ditadura era a ARE-NA (Aliança Renovadora Nacional). Com a luta dos trabalhadores e do povo democratizamos o Brasil.

A ARENA teve que aca-bar. Da ARENA saiu o PDS (Partido Democrático Social) do Amin, Bornhau-sen, Maluf e muitos outros

Seu primeiro voto será para VEREADORSÃO CINCO NÚMEROS

_ _ _ CONFIRMA_ _NÚMERO DO PARTIDO NÚMERO DO CANDIDATO

Seu segundo voto será para PREFEITOSÃO DOIS NÚMEROS

CONFIRMA_ _

Preste atenção na hora de votar!

ATENÇÃO! O número para vereador ou vereadora tem 5 números. Os dois primeiros dígitos correspondem ao partido que candidato ou candidata pertence. Então, se você pensar que vota primeiro no prefeito e digitar só os 2 números para vereador, você vai votar no

número da legenda/partido. Ou seja, assim você VOTA NA CHAPA e não em algum candidato. Preste atenção para não votar errado!

Veja em quais partidos votar nas eleições 2012

Partido dos Trabalhadores (PT). Número 13

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

(PSTU)Número 16

Partido Comunista Brasileiro

Número 21

Partido Socialismo e Liberdade

Número 50

Partido Comunista do Brasil

Número 65

O q u e f a z o ( a ) vereador(a)? Faz TODAS AS LEIS da cidade, FISCA-LIZA O PODER PÚBLICO e deve ser REPRESENTAN-TE DIRETO do povo, deve ajudar a organizar o povo para garantir suas neces-sidades e aprovar os pro-jetos dentro da Câmara.

Grande parte das de-cisões da cidade ACON-TECEM NA CÂMARA e NÃO NO GABINETE DO(A) PREFEITO(A).

Normalmente a gente dá mais importância para a eleição do Prefeito e dei-xa os(as) vereadores(as) de lado, vota em amigo(a), parente, vizinho(a) ou em alguém que DEU AL-GUMA coisa. Já dissemos aqui. É NA CÂMARA DE VEREADORES(AS) QUE SE DECIDE A VIDA DA CI-DADE. O prefeito diz que foi ele quem fez o viaduto? Mas a autorização para fazer teve que ser, antes, APROVADAS NA CÂMARA.

O prefeito diz que ar-rumou sua rua? Mas an-tes teve que APROVAR A OBRA NO ORÇAMENTO VOTADO NA CÂMARA. Você conseguiu autori-zação para construir sua casa? Mas, antes, teve uma lei APROVADA NA CÂMARA dizendo que pode construir ali. É por isso que em muitas ques-tões o(a) VEREADOR(A) É MAIS IMPORTANTE QUE O(A) PREFEITO(A). Lem-brem que o Sistema Inte-grado de Transporte foi implantado pela prefeita Ângela Amim e sacaneou o povo até hoje. Mas a lei do sistema Integrado, a lei que AUTORIZA AS EMPRESAS a funciona-rem FOI VOTADA PELOS VEREADORES DA ÉPOCA. Sem a Câmara aprovar o prefeito NÃO PODE FAZER OBRAS e muitas outras coisas. Lembram-se disso no dia 7 de outubro na hora de votar.

Às vezes, vereador é mais importante que Prefeito

da catrefa de exploradores dos trabalhadores.

Do PDS saiu o PPR – Partido Popular Repu-blicano, que hoje virou o PP – Partido Progressista - 11. Do PDS saiu tam-bém o PFL – Partido da Frente Liberal – 25, quan-do Bornhausen se sepa-rou dos Amin. O PFL há pouco tempo atrás virou DEM – Democratas – 25. E agora, no ano passado, do DEM saiu o PSD – Partido Social Democrático – 55. Vejam companheiros que os atuais PP – 11, DEM – 25, PSD – 55, são todos “farinha do mesmo saco”, todos vieram da organiza-ção política dos patrões e da elite, dos banqueiros e latifundiários.

Todos eles servem e de-fendem aos poderosos que nos exploram e jogam boa parte do povo na miséria. São os 3 partidos que me-lhor REPRESENTAM OS PATRÕES.

Poderiam ser UM SÓ PARTIDO, mas se dividem para enganar o povo. Fa-zem de conta que disputam e são oposição um ao outro. Pura enganação.

Só vote em vereadores que o número começa com o número de um desses partidos.

Page 4: O Rodão 206

4 O RODÃO Florianópolis, setembro de 2012ELEIÇÕES

Vocês não devem favor à ninguém: votem pelo futuro

Andando nos termi-nais, encontramos com-panheiros e companhei-ras falando em VOTAR EM CANDIDATOS(AS) DA DIREITA.Isso preocupou a diretoria do sindicato, porque É DAR TIRO NO PRÓPRIO PÉ. Vamos ana-lisar alguns argumentos usados:

1 – CONSEGUIU EM-PREGO PRA MIM AQUI NA EMPRESA – É legal a sinceridade da galera e vamos refletir sobre o assunto. Dependemos do emprego para nos sus-tentar. Ter um emprego, talvez seja a coisa mais importante da nossa vida.

É por isso que POLÍ-TICO OPORTUNISTA E SEM VERGONHA tem essa prática, porque sabe que a pessoa vai se SENTIR NA OBRIGAÇÃO com ele o resto da vida. Mas não é assim. Vamos ver vários argumentos para acabar com essa obrigação.

VOCÊ CONSEGUIU O EMPREGO – Você conse-guiu o emprego porque É HONESTO E TEM FICHA BOA E LIMPA. Se você não FOSSE BOM A EMPRESA NÃO CONTRATAVA, nem com o papa ou o presiden-te da república indicando. POR QUE O PATRÃO ACEI-TA A INDICAÇÃO DESSE VEREADOR? – Em todas as empresas acontece isso. Em cada empresa tem um grupo de verea-dores que CONSEGUE EM-PREGO, principalmente para cobradores(as). As-sim o grupo de empresas tem UM GRUPO DE VERE-ADORES que apoiam os patrões, que defendem os interesses de lucros deles nas votações da câmara. Esse vereador NUNCA APÓIA NOSSA LUTA. Te indica para o emprego, MAS DEPOIS desaparece das tuas necessidades

maiores e coletivas. A EMPRESA TE CON-

TRATARIA SE O SINDI-CATO INDICASSE? – Se alguém do sindicato in-dicasse o teu nome, você NUNCA CONSEGUIRIA O EMPREGO. Pense porque. Agora pense porque ela ACEITA A INDICAÇÃO VEREADOR e não a do sindicato.

É claro que o motivo da diferença é que o sin-dicato DEFENDE VOCÊ O TEMPO TODO, TODOS OS DIAS, contra os interesses do patrão. Mas aquele vereador te indicou UMA VEZ para te ganhar, mas depois, ele FICA DO LADO DO PATRÃO O TEMPO TODO, TODOS OS DIAS.

2 – GASOLINA, ALU-

GUEL DE TERRENO, PRE-SENTES – As campanhas dos principais candidatos da direita é cheia de pla-cas e carros adesivados, carros de som, festas, cervejada etc. Eles COM-PRAM O VOTO e depois NÃO DEVEM MAIS OBRI-GAÇÃO ao eleitor. É por isso que as coisas estão do jeito que estão. Aceitando isso, você está ajudando a MANTER AS COISAS desse jeito.

O certo é negar esse tipo de coisa. Mas, se resolver PEGAR DE VOLTA um pou-co do que já levaram da gente, depois VOTE CONS-CIENTE, porque você não tem obrigação com quem TENTOU COMPRAR TUA VONTADE. Vote pelo teu e nosso futuro, não em troca de algo do momento.

3 – AMIGO, PARENTE, VIZINHO, DO BAIRRO – Pessoal, são 23 vagas de vereador(a) e a cidade tem mais de 400 bairros e comunidades. Então, o(a) vereador(a) é de TODA a cidade, tem que conhecer

e se preocupar com a ci-dade toda.

Você venderia tua casa com prejuízo a alguém porque é teu amigo, pa-rente ou vizinho? Claro que não. É o velho ditado: “amigos amigos, negócios a parte”. A eleição não é negócio, mas É MUITO MAIS IMPORTANTE. É bom ter amigos, boa rela-ção com vizinhos e paren-tes. Mas NÃO TEM NADA A VER com o que é melhor para a cidade e para nossa categoria.

4 – GENTE DA CATE-GORIA – Tem vários(as) c o m p a n h e i r o s ( a s ) da categoria que são candidatos(as) nessa elei-ção, nos diversos muni-cípios da nossa região. A maioria são gente boa, amigos, bons profissio-nais, participam de festas e jogos com a gente. Mas e daí?

Primeiro VAMOS VER OS PARTIDOS QUE ESTÃO. Lembre do início desse jornal e a história dos par-tidos. Porque se eleitos, VÃO TER QUE OBEDECER O PARTIDO.

Em segundo lugar, va-mos ver: quantas vezes vieram falar nas assem-bléias? Assumiram a fren-te de nossas lutas? Vira-ram a noite junto com a gente na barraca? Fizeram luta na CIPA? Assumem posição no dia-a-dia de trabalho?

Respeitamos as pessoas e o direito de todos(as) em ser candidato(a), in-clusive de escolher o par-tido que quiserem. Mas na hora do voto, de escolher quem vai nos representar, o que vale É A CAPACIDA-DE de estar na câmara, o COMPROMISSO com nossa luta e com a cida-de como um todo. O que vale é o PASSADO do(a)

candidato(a) e o PARTIDO que ele(a) está, porque é este projeto que ele(a), depois, vão ter que votar e apoiar.

5 – ESTÁ EM JOGO OS COBRADORES, AS 6 HO-RAS, AS CONQUISTAS E AS CIDADES ONDE MO-RAMOS E VIVEMOS – em Florianópolis vai ser vo-tado o projeto de LICITA-ÇÃO DO TRANSPORTE e que tem consequências para toda região. Nas ou-tras cidades, também es-tão acontecendo decisões sobre o sistema integrado de transportes. A função de COBRADOR(A) está em discussão EM TODOS OS MUNICÍPIOS da região.

Se a gente CONSEGUIR APROVAR 6 HORAS na lici-tação de Floripa, vai valer pra todo mundo, porque as empresas não vão poder ter duas formas de trabalhar.