O rouxinol do humor_1

1
96 v 30 DE JULHO DE 2009 O rouxinol do humor Deu visibilidade à stand-up comedy, em Portugal, e agora faz as audiências da SIC renascerem. Quem é Marco Horácio, «o sem-pescoço»? POR PEDRO MIGUEL SANTOS PERFIL SOCIEDADE S olta a parede!» Reconhece a ex- pressão? É o chavão utilizado pelo apresentador do progra- ma do momento, Salve-se Quem Puder, quando dá início aos jogos. A frase que se segue, entre aspas, deve ser lida com a entoação, tonta e entusiasta, que caracte- riza o humorista. Está a imaginar? Cá vai: «Em 3, 2, 1… soooltem os rabos!» Pode até nem ter sido assim, mas que desapertaram as calças e passaram uma viagem inteira a provocar os restantes au- tomobilistas, com o traseiro colado aos vidros de uma carrinha, é verdade. Passou- se entre companheiros, basquetebolistas do Grupo Desportivo da Praia da Vieira, em Leiria, e a ideia – claro – foi de Marco Horácio. Tinha 16 anos e é o amigo Marco Sapateiro, 34, que recorda esta inusitada cena. Pelo menos a boa disposição reina- va nas viagens do grupo, já que, em campo, não era bem assim. «Só ganhámos um jogo e, mesmo esse, perdemo-lo na secretaria. O clube esqueceu-se de entregar uns pa- péis na federação... Ele ficou fulo. Não gos- ta de perder nem a feijões.» Desde criança que Marco Sapateiro co- nhece o apresentador mais cómico deste Verão. As famílias estavam emigradas na Alemanha, na zona de Estugarda, e foi aí que começaram as primeiras brincadeiras juntos. Com o regresso a Portugal – Sapa- teiro voltou com 8 anos, Horácio com 10 – reencontraram-se na escola. Mais tarde, trabalharam juntos no Pianus Bar, na Praia da Vieira. «Também cantava e dizia umas piadas. Aquilo foi o começo do que viria a ser o ‘Rouxinol Faduncho’ e as pessoas gos- tavam muito dele. Todos diziam que ele ia ser um grande artista.» E se os amigos já lhe adivinhavam o su- cesso, quando a barba mal rompia, os pais tiveram a certeza, bem mais cedo, de que o mais novo de quatro filhos ia ser um enter- tainer. Nem que fosse porque, na família, o bichinho já existia. O pai, Joaquim Faus- tino, saxofonista, era o ensaiador do ran- cho folclórico Ecos de Portugal, no qual a mulher e os filhos também participavam. Por saberem que a família tinha uma pai- xão pela música, numa festa de aniversário entre amigos da comunidade portuguesa na Alemanha, convidaram Maria do Carmo O salvador Salve-se Quem Puder é uma espécie de programa mágico. Desde que entrou no ar, a 1 de Junho, é visto, em média, por um milhão de telespectadores. Está em 4.º lugar no top do programas mais vistos do canal e faz sempre parte dos dez programas preferidos dos portugueses, no dia em que é transmitido. Este desempenho fez com que as boas audiências, em horário nobre, puxassem a SIC para o segundo lugar, desde que o concurso começou. MARCO HORÁCIO O apresentador é, aos 35 anos, o humorista que mais faz rir os portugueses JOSÉ CARIA D.R.

description

SOCIEDADE ‘ 96 v 30 DE JULHO DE 2009 MARCO HORÁCIO O apresentador é, aos 35 anos, o humorista que mais faz rir os portugueses POR PEDRO MIGUEL SANTOS JOSÉ CARIA D.R.

Transcript of O rouxinol do humor_1

Page 1: O rouxinol do humor_1

96 v 30 DE JULHO DE 2009

O rouxinol do humorDeu visibilidade à stand-up comedy, em Portugal,

e agora faz as audiências da SIC renascerem. Quem é Marco Horácio, «o sem-pescoço»?

POR PEDRO MIGUEL SANTOS

PERFIL SOCIEDADE

Solta a parede!» Reconhece a ex-pressão? É o chavão utilizado pelo apresentador do progra-ma do momento, Salve-se Quem

Puder, quando dá início aos jogos. A frase que se segue, entre aspas, deve ser lida com a entoação, tonta e entusiasta, que caracte-riza o humorista. Está a imaginar? Cá vai: «Em 3, 2, 1… soooltem os rabos!»

Pode até nem ter sido assim, mas que desapertaram as calças e passaram uma viagem inteira a provocar os restantes au-tomobilistas, com o traseiro colado aos vidros de uma carrinha, é verdade. Passou-se entre companheiros, basquetebolistas do Grupo Desportivo da Praia da Vieira, em Leiria, e a ideia – claro – foi de Marco Horácio. Tinha 16 anos e é o amigo Marco Sapateiro, 34, que recorda esta inusitada cena. Pelo menos a boa disposição reina-va nas viagens do grupo, já que, em campo, não era bem assim. «Só ganhámos um jogo

e, mesmo esse, perdemo-lo na secretaria. O clube esqueceu-se de entregar uns pa-péis na federação... Ele ficou fulo. Não gos-ta de perder nem a feijões.»

Desde criança que Marco Sapateiro co-nhece o apresentador mais cómico deste Verão. As famílias estavam emigradas na Alemanha, na zona de Estugarda, e foi aí que começaram as primeiras brincadeiras juntos. Com o regresso a Portugal – Sapa-teiro voltou com 8 anos, Horácio com 10 – reencontraram-se na escola. Mais tarde, trabalharam juntos no Pianus Bar, na Praia da Vieira. «Também cantava e dizia umas piadas. Aquilo foi o começo do que viria a ser o ‘Rouxinol Faduncho’ e as pessoas gos-tavam muito dele. Todos diziam que ele ia ser um grande artista.»

E se os amigos já lhe adivinhavam o su-cesso, quando a barba mal rompia, os pais tiveram a certeza, bem mais cedo, de que o mais novo de quatro filhos ia ser um enter-tainer. Nem que fosse porque, na família, o bichinho já existia. O pai, Joaquim Faus-tino, saxofonista, era o ensaiador do ran-cho folclórico Ecos de Portugal, no qual a mulher e os filhos também participavam. Por saberem que a família tinha uma pai-xão pela música, numa festa de aniversário entre amigos da comunidade portuguesa na Alemanha, convidaram Maria do Carmo

O salvadorSalve-se Quem Puder é uma espécie de programa mágico. Desde que entrou no ar, a 1 de Junho, é visto, em média, por um milhão de telespectadores. Está em 4.º lugar no top do programas mais vistos do canal e faz sempre parte dos dez programas preferidos dos portugueses, no dia em que é transmitido. Este desempenho fez com que as boas audiências, em horário nobre, puxassem a SIC para o segundo lugar, desde que o concurso começou.

MARCO HORÁCIO O apresentador é, aos 35 anos, o humorista que mais faz rir os portugueses

‘JO

SÉ C

ARIA

D.R.