º Salão de Outono da América Latina - a Arte sem Fronteiras · dispunham de espaço para mostrar...

142
1 º Salão de Outono da América Latina 10 a 26 de maio de 2013 Galeria l’Oeil da Aliança Francesa São Paulo SAMPA 2013

Transcript of º Salão de Outono da América Latina - a Arte sem Fronteiras · dispunham de espaço para mostrar...

1º Salão de Outonoda América Latina

10 a 26 de maio de 2013Galeria l’Oeil da Aliança Francesa

São Paulo

SAMPA 2013

1º Salão de Outonoda América Latina

10 a 26 de maio de 2013abertura 9 de maio, 19 horas

Galeria l’Oeil da Aliança Francesa São Paulo

BRASIL

REALIZAÇÃO:

2

APOIO:

PATROCÍNIO:

"Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013"

3

MEMBROS FUNDADORES DA

ASSOCIAÇÃO CULTURALSALON D’AUTOMNE FRANÇA-BRASIL

Antonio Carlos Noronha- ex - Diplomata e Empresário Beatriz Pimenta Camargo- Presidente do Museu de Arte de São Paulo - MASPBernard Mencier- Embaixador da Ordem Soberana Militar de MaltaClaude Martin Vaskou- ex - Diplomata, representante para a América Latina do Comitê Internacional do Salon d’AutomneEliana Minillo- Artista Plástica, laureada, por duas vezes, com o prêmio de pintura do Salon d’Automne de Paris (2008 e 2010) Fernando Brecheret- Engenheiro e Diretor Administrativo do Instituto Victor BrecheretFrançois Legleye- membro do C.A. da Aliança Francesa de São PauloJean-Marie Lannelongue- ex - Presidente da Câmara de Comércio França - Brasil, Conselheiro de Comércio Exterior da FrançaJoão Carlos de Souza Meirelles- Assessor de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, ex - Secretário de Estado da Agricultura, ex - Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Presidente da Sociedade Fronteira Norte Engenharia de Desenvolvimento Ltda. Liliane Sauberli- AdvogadaTamy Tanzilli- Advogada, Conselheira Jurídica e membro do Conselho da Câmara de Comércio França- Brasil Victor Brecheret Filho- Presidente do Instituto Victor Brecheret

4

Caros artistas,sou verdadeiramente feliz em acolher

todos vocês na Galeria “L’Oeil”da Aliança Francesa de São Paulo para este

1° Salão de Outono da América LatinaVocês estão participando de uma exposição particular, que retoma os princípios fundadores do Salon d’Automne de Paris, criado há mais de um século, em resposta às necessidades dos artistas, na época, excluídos dos salões oficiais onde reinava absoluto o academicismo, não dispunham de espaço para mostrar seu trabalho ao grande público.

Gostaria de lembrar aqui, esses mesmos princípios, que são, em verdade, os responsáveis pelo diferencial de nosso Salão.Este é, antes de mais nada, um Salão, que acolhe aos artistas de todas as nacionalidades, de todas as tendências artísticas, sem discriminação. Como tal, este Salão defende a liberdade e a diversidade de expressão artística e a democratização da Arte, oferecendo suporte às novas formas de expressão plástica, seja em qual for a disciplina. Sua qualidade artística foi garantida pelo trabalho de um Conselho Artístico e Jurado, de alto nível.Este é o Salão da Fraternidade das Artes e dos artistas, onde podem se reunir todos os meios de expressão artística. Não tendo o evento interesses mercantis, o Salão é para vocês.Nós inauguramos, assim, um Salão que celebra essa fraternidade, uma vez que temos aqui reunidos representantes de doze diferentes países, com uma expressiva representação de nossos amigos uruguaios e franceses e a representação de cinco diferentes disciplinas, onde a arte urbana se faz representar por uma performance de grafiteiros brasileiros, de tendências distintas, finalizando seu trabalho no dia do vernissage.De outra parte, a Aliança Francesa propõe, durante o período do Salão, espetáculos de musica e de teatro, no seu auditório da matriz, no centro da cidade.EsSe espaço, que nos foi, generosamente, cedido por esta Instituição, lamentavelmente, não nos permitiu acolher outras disciplinas, ficando registrada a intenção para a nossa próxima edição.

Vocês foram os selecionados, entre centenas de candidatos de dezessete nacionalidades que, manifestando seu interesse, nos encaminharam suas fichas de inscrição. Vocês foram escolhidos por um júri exigente, dentre eles três artistas. Os prêmios serão designados por um júri composto exclusivamente, de artistas, já que o Salão de Outono é, antes de tudo um assunto de Arte e de Artistas.Gostaria de lhes dizer que a Arte, é para mim, antes de mais nada, um “affaire de coeur”. A arte emerge do mais profundo da natureza humana e o artista é o meio que transforma esta interiorização, em mensagem plástica aos olhos dos outros homens.As artes plásticas não existem sem o olhar; sem o veredito do olho do espectador, que pode se transformar ou não, em emoção. A arte não necessita, diretamente, da palavra, para transmitir sua mensagem. Para mim, ela é a mensagem.Mas, voltando ao Salão... Gostaria de render uma homenagem àquela que é a alma deste Salão: Eliana Minillo, artista plástica brasileira de grande talento, por duas vezes, premiada no Salon d’Automne de Paris que é, por sua vez, tanto musa, como mãe desta exposição. Sem seu fogo, sua energia, seu trabalho, sua generosidade e sua convicção profunda, este Salão não existiria.Ela bem sabe o que envolveu a organização deste evento, esperando que possa ajudar a muitos artistas de talento a fazer conhecer seu trabalho, pois, lamentavelmente, muitos tem permanecido isolados em seus ateliers. Ela tem participado de diversas manifestações, de diferentes e ricas tendências hoje em dia, a fim de que a contemporaneidade seja dividida entre todos os artistas e, não somente, para aqueles que se auto proclamam os donos de uma tendência já uma velha, de 70 anos.Rendo-lhe esta homenagem neste catalogo, como homenageio aqui, também, a todos, que nos acompanharam nesta aventura, notadamente, ao meu amigo Noël Coret, maestro e renovador do Salon d’Automne de Paris, aos membros do nosso Conselho Artístico, que fixaram os critérios de seleção e em especial, a Lisbeth Rebolo, que pôs a serviço do Salão, sua grande experiência, ao júri, pilotado pela mão de mestre da Professora Daisy Peccinini e, enfim à toda equipe do Salon d’Automne França-Brasil, dentre eles, meus amigos João Carlos de Souza Meireilles, Tamy Tanzilly, família de Victor Brecheret Filho e Patrick Delfosse, Vice-Presidente Financeiro.Saúdo, por fim, a generosidade de nosso patrocinador MD Papéis, a Aliança Francesa de São Paulo e os demais patrocinadores que farão a recompensa aos artistas premiados.

Claude Martin VaskouCurador da Exposição

Presidente do Conselho de Administração daAssociação Cultural Salon d’Automne França-Brasil

5

6

O Salão de Outono de Paris saúda o

1º Salão de Outono

da América Latina!Significa pouco falar sobre a importância desse novo astro, que surge no firmamento das manifestações artísticas contemporâneas. Muitos se sentirão no direito se questionar sobre a denominação desse evento de âmbito internacional. Por que motivo, essa primeira exposição, reunindo, essencialmente, artistas plásticos da América Latina, utilizaria o nome do famoso Salão histórico francês?... A razão é, justamente, de ordem histórica. Ligações intrínsecas existem desde sempre entre o Salão de Outono da França e os artistas sul-americanos. De Diego Rivera a Candido Portinari, a maioria daqueles, que escreveram as mais belas páginas da arte do século XX, viveram na França e expuseram no Salon d’Automne! De 1921 a 1928, Victor Brecheret foi uma de suas figuras mais brilhantes, demonstrando uma criatividade cheia de energia e originalidade, fora dos padrões. Yvan da Silva Bruhns, deixaria marcas indeléveis, de 1913 a 1952 (!), renovando, totalmente, a tapeçaria art déco que, a exemplo de Brecheret, evoluiria para abstrações de inspiração amazônica, atraindo hoje colecionadores do mundo inteiro… Essaparticipação sul-americana foi, amplamente, dominada por artistas brasileiros, a ponto de que, passada a Segunda Guerra Mundial, o Salon d’Automne de 1947 realizaria uma «Exposição de artistas brasileiros», sob as abóbadas do Grand Palais des Champs-Elysées.Deste modo, os parisienses puderam contemplar obras de Hugo Adami, Lucilio de Albuquerque, Bandeira, Randolpho Barboza, Henrique Bernadelli, Henrique Cavalleiro, Ceschiatti, Sotéro Cosme, Milton da Costa, Figueira, B. Garcia, Djanira Gomes Pereira, Alberto de Veiga Guignard, Olga Mary, José-Alves Pedrosa, Heitor de Pinho, Candido Portinari, Manoel Santiago, Haydea Santiago, Oswaldo Teixeira, Elyseu Visconti, Yvonne Visconti Cavaleiro…

7

Significa dizer o quanto a denominação «Salão de Outono da América Latina», totalmente, desvinculada de qualquer atitude tutelar, ressalta, contrariamente, a verdadeira «fraternidade artística» existente entre artistas franceses e brasileiros desde os primórdios do século XX até hoje. De fato, desde 2005, essa tradição ganhou novo fôlego graças ao empenho decisivo da artista plástica brasileira Eliana Minillo, membro do Salon d’Automne de Paris, que aparece como um dos destaques da abstração contemporânea e de Claude Martin Vaskou, ex - Diplomata Francês no Brasil. Com seu impulso, novos intercâmbios surgiram através da participação de uma delegação de artistas brasileiros, por ocasião da edição anual do Salon d’Automne na Champs Elysées. Sejamos francos: este primeiro evento em São Paulo, não poderia ocorrer sem seu envolvimento, de uma audácia e coragem, verdadeiramente, exemplares. Agradecemos a ambos, em nome da direção do Salon d’Automne, milhares de vezes!

Nosso reconhecimento estende-se a Maurice Naoury, Diretor Geral da Aliança Francesa de São Paulo, que receberá, com generosidade, este evento em seu espaço, ao Instituto Victor Brecheret, produtor emérito, a Yves Saint Jeours, Embaixador da França no Brasil, por seu apoio prestigioso, à Embaixada do Uruguai, a João Carlos Meirelles, Vice-Presidente do Conselho de Administração, que acreditou no projeto, desde o primeiro dia e nuncaeconomizou seu entusiasmo e a todos os membros antigos ou novos do Conselho de Administração e da Diretoria do «Salão do Outono França-Brasil», bem como à MD Papéis, parceira e patrocinadora do evento.

Que todos estes participantes recebam aqui toda a gratidão da comunidade artística francesa e sul-americana e do Presidente do Salon d’Automne de Paris!

Noël CoretEscritor especializado em artesPresidente do Salon d’Automne

8

1° Salão de Outono da América Latina

CONSELHO ARTÍSTICO

Noel Coret- Presidente do Salon d’Automne-Paris e Diretor Artístico do Palais des Congrès/Paris-Est

Cecira Armitano de Nahory- Diplomada em museologia e arte contemporânea na École du Louvre

Daisy Peccinini- Pós-Doutorado em História da Arte e Informática no Collège de France-Paris, membro da ABCA e AICA

Eliana Minillo- Artista Plástica, por duas vezes, Prêmio de Pintura do Salon d’Automne de Paris

José Armando Pereira da Silva- Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo/USP

Lisbeth Rebollo Gonçalves- Ex-Diretora do MAC - USP, Presidente da ABCA e Vice-Presidente da AICA

Veronica Stigger- Doutora em História da Arte, membro da ABCA e AICA

JURADOS

Noel Coret- Presidente do Salon d’Automne-Paris e Diretor Artístico do Palais des Congrès/Paris-Est

Caciporé Torres- Escultor, Prêmio da Fundação Bienal de São Paulo

Daisy Peccinini- Pós-Doutorado em História da Arte e Informática no Collège de France-Paris, membro da ABCA e AICA

Eliana Minillo- Artista Plástica, por duas vezes, Prêmio de Pintura do Salon d’Automne de Paris

José Armando Pereira da Silva- Mestre em Estética e História da Arte, pela Universidade de São Paulo/USP

Luis Bayon- Escultor, membro da comissão organizadora do Salão Paulista de Arte Contemporânea

9

A arte como exercício experimental da

Liberdade

A realização do 1° Salão de Outono da América Latina, sem dúvida dará a sua marca no cir-cuito das artes de São Paulo, e da América Latina. Trata-se de um espaço novo, que se abre para as comunidades artísticas. Um espaço de liberdade e de democracia das Artes, que materializa o conceito e a palavra de ordem de Mario Pedrosa: “A arte é o exercício experimental da liberdade”. Esse espaço de liberdade, agora se configura na Aliança Francesa-Brooklin de São Paulo, livre da coerção das temáticas, muitas vezes, impostas aos artistas, como moldes, a que se submetem os processos criativos. Ressalta-se, neste processo, a complexidade, o caráter hermético de charada, muitas vezes, exaltada como uma façanha de singularidade. Reduzindo os artistas ao papel de coadjutores, cujos trabalhos referendam os enunciados dos temas, gera uma situação opressiva, privados do direito adquirido, após muitas lutas, de liberdade e autonomia das artes, e a exclusão dos espaços controlados e controladores.

O 1°Salão de Outono da América Latina propõe uma mostra não controlada por pré-conceitos, que rotulam os eventos e antecedem a criação da arte. Ao contrário, os artistas expõem seus trabalhos, como forças vivas do que vem fazendo de forma independente.A seleção de mais de 400 trabalhos inscritos de artistas de 17 nacionalidades buscou coligir, na diversidade de imaginários, faturas e modalidades, trabalhos nos quais se deflagram manifestas as forças capazes, com competência e domínio de meios, de configurar novas possibilidades no horizonte da arte contemporânea, em sua eterna pulsão inovadora de códigos e visualidades.

O 1° Salão de Outono da América Latina, evento que se realiza entre 09 e 26 de maio de 2013, traz uma latência, como uma vibração e frescor do que é, experimentalmente, exercido em muitas comunidades artísticas. Desempenha um papel relevante de ampliação de espaços para a arte, enriquecendo o circuito artístico, não só da cidade, como da ciranda mundial das artes nestes tempos de globalização e suas definitivas complexidades multiculturais.

Daisy Peccinini ABCA- AICAMembro do Conselho Artístico

MD PAPÉIS, empresa do Grupo Formitex, é uma tradicional produtora de papel cartão e papéis especiais para uso industrial, localizada no Estado de São Paulo, com duas unidades produtivas nas cidades de Caieiras e Limeira.

Com uma trajetória, centenária, que alia tradição e modernidade, a MD Papéis é reconhecida por dominar diferentes tecnologias de processo e produto. Atenta às demandas do mercado, a MD PAPÉIS investe, continuamente, no seu parque industrial, como, também, em desenvolvimento de pessoal, tornando-se uma das principais empresas do setor no país. Dentre os diversos produtos, que a empresa fabrica, destaca-se a linha de papel cartão na Unidade de Limeira e a linha de papéis especiais produzida na Unidade de Caieiras, que inclui: papéis supercalandrados para embalagens flexíveis e siliconização (release liner), papéis crepados para fitas adesivas, papel filtro para produção de filtros descartáveis para café, papéis decorativos para laminados, de alta e baixa pressão, utilizados na indústria moveleira.

Comprometida com a preservação do meio ambiente, a MD Papéis utiliza, em sua fabricação, somente matéria prima (celulose) proveniente de áreas de reflorestamento e possui, em suas instalações, modernos equipamentos para tratamento de efluentes.

O papel MD está presente em muitos produtos, que fazem parte do dia a dia das pessoas, trazendo praticidade, conforto e qualidade de vida.

Tecnologia, especialização, respeito à vida e visão de futuro fazem parte da estratégia da empresa.

MD PAPÉIS, aliando tradição à modernidade, visa oferecer ao mercado mui-to mais que papéis, seu objetivo é prover soluções integradas, excedendo às expectativas de seus clientes.

Conheça nossa linha de produtos acessando nosso site: www.mdpapeis.com.br

SAC 0800 011 3257

10

11

Nós da MD Papéis sentimo-nos honrados por ter o privilégio de fazer

parte do 1º Salão de Outono da América Latina, importante evento

cultural, que nasce no Brasil.

Em seus 123 anos de vida, a MD Papéis sempre aplaudiu e apoiou

as diversas manifestações culturais no Brasil, razão pela qual continua

sendo vanguardista e contemporânea, em seu setor, até os dias de hoje.

Entendemos que o 1º Salão de Outono da América Latina, a

exemplo de seu congênere e inspirador, Salon d`Automne

Francês, estará descortinando para a sociedade, maravilhosos

artistas plásticos de diversas nacionalidades e que, sem dúvida,

nos proporcionarão enorme prazer em poder apreciar suas obras.

Queremos, finalmente, agradecer aos organizadores do 1º Salão

de Outono da América Latina, pela oportunidade, que nos

foi oferecida, para fazer parte de um evento desta magnitude.

Carlos Alberto Pereira BarbosaDiretor Geral

MD Papéis

12

13

1° Salão de Outono da América Latina

em São Paulo

Reconhece-se a criação verdadeira pela sua magnífica audácia. E é, com grande audácia, que o 1°Salão de Outono da América Latina enfrenta um grande desafio no panorama das artes visuais de São Paulo, já bem dotado em manifestações nacionais e internacionais. Desejamos boa sorte, neste desafio, aos iniciadores e organizadores do 1°Salão de Outono da América Latina e, em especial, à Eliana Minillo e Claude Martin Vaskou.Ignorando fronteiras geográficas, estéticas e generacionais, esta primeira edição do Salão apresenta, logo de início, uma vocação internacional. Assim como seu primogênito, criado em Paris, no início do século XX, o Salão de Outono da América Latina traz a seu público inovações, experiências únicas e artistas talentosos, oriundos de 15 países, além de artistas brasileiros e franceses.Através do reflexo do Salão de Outono, que acontece, todo ano, em Paris, sabemos que este Salão é animado por valores comuns como o ecletismo, o internacionalismo e a recusa de hierarquias entre gêneros.A Aliança Francesa de São Paulo disponibiliza, aos organizadores, sua galeria « l’Oeil » localizada no Brooklin. Para a Aliança Francesa é um grande prazer poder acolher esta primeira edição do Salão de Outono, favorecendo assim, através daliberdade das expressões vivas e do diálogo das culturas, uma melhor compreensão entre os povos e um espírito de cooperação.

Maurice NahoryAlliance Française

14

1º SALÃO DE OUTONO DA AMÉRICA LATINASão Paulo está de parabéns! Realiza-se aqui, entre nós, o 1º SALÃO DE OUTONO DA AMÉRICA LATINA, que tem por objetivo, o desenvolvimento cultural pelo incentivo ao talento e criatividade de jovens artistas brasileiros e sul americanos.

Este movimento se dará através de uma mostra internacional multidisciplinar, aberta, e promotora de arte de grande qualidade. Para a sua realização, foi estabelecida uma parceria com o IVB – Instituto Victor Brecheret que, com sua experiência e oportunidade, contribuiu decisivamente, para a sua implantação.Criado, inicialmente, para divulgar a obra e a trajetória artística de Victor Brecheret mediante a realização de pesquisas, exposições, mostras dirigidas, material didático e livros impressos e digitais, com as suas bem sucedidas atuações nesses campos, viu-se diante de um universo artístico ávido de realizações, que pudessem promover novos valores ou identificar novas tendências. À partir desta constatação, o IVB – Instituto Victor Brecheret passou a atuar de forma a criar oportunidades a jovens talentosos e iniciantes.A importância de se realizar em São Paulo o 1º SALÃO DE OUTONO DA AMERICA LATINA pode ser avaliada à partir de sua origem: segue a tradição e espírito inovador do Salon d’Automne fundado em 1903 em Paris, e que visava abrir oportunidades a jovens talentos de então, e principalmente divulgar as novas tendências das artes plásticas, como o então iniciante movimento impressionista. Imediatamente, adquire grande presença e, já, à partir de 1904 instala-se no Grand Palais, tornando-se vanguarda de importantes movimentos artísticos, como o Dadaísmo, Fauvismo, a Escola de Paris, Abstração, Arte Cinética etc.Victor Brecheret, nome fundamental nas artes plásticas brasileiras, participou dos Salões de Paris, nos anos 1921, 1923, 1924 e 1925, obtendo significativas premiações, e que foram de-cisivas e determinantes em sua trajetória artística, escultórica e cultural. Desta forma, aparece como consequência lógica, a colaboração entre o IVB – Instituto Victor Brecheret e o 1º SALÃO DE OUTONO DA AMÉRICA LATINA.Temos certeza de que a soma destes esforços e experiências, juntamente com os artistas de diversos países, farão desta mostra, em São Paulo, importante acontecimento na história e evolução das artes plásticas brasileiras e latino-americana.

Victor Brecheret FilhoINSTITUTO VICTOR BRECHERET

Presidente

Homenagem à

Victor Brecheret

MorenaBronze

246 X 63 X 66 cm 1951

Coleção Particular

15

Convidado Especial

Abdelrazek OkashaCAIRO - EGITO

Sem título

Óleo sobre tela152 X 80 cm

[email protected]

16

Homenagem à

Eliana MinilloSÃO PAULO - BRASIL

O excesso torna o desejo insaciávelÓleo sobre tela160 X 180 cm

[email protected]

17

18

O 1° Salão de Outonoda América Latina

apresenta...

O 1° Salão de Out onoda América Lat ina

apresenta...

19

20

Arte de:

21 Abram22 Aldo Repetto (1ªcapa)23 Ana Mora24 André Bauduin25 Andréa Facchini26 Andrea Gelsi (CHEA)27 Andréa Nunes28 Angela Oskar29 Anna Marcondes30 Anny Lemos31 Aoleo32 Beatriz de Carvalho33 Bia Black34 Blanca Trevizan35 Boldi36 Bozena Pilat37 Carol Saiden38 Chiavazza39 Chico Santos40 Claire Jean41 Cleusa Rossetto42 Cordeiro Almeida43 Cristiano Burmester44 Daniella Domingues45 Danielle Le Bricquir46 Diego Kroger47 Diego Villalba48 Dircéa Mountfort49 Dulci Montico50 Elián Stolarsky51 Élcio Miazaki52 Elisabeth Maille53 Erika MalzonI54 Esther Bianco55 Everson Fonseca56 Fabio Segall57 Favoretto

58 Fernando OLIVERI59 Francis FARAGO60 Frattini61 Gabriela Castillo Trolio62 Ghislaine Escande63 Graciela Marrero64 Hala Izzeddine65 Hannelore Jacobowitz66 Hesham Taha67 Iria Galgano68 Iva Sonda69 J.-Bernard Pouchous70 J-François Lebourgeois71 Jorge Casteran72 Jorge Faruelo73 José Elffer74 Julia Milward75 Julio Testoni76 Layla Motta77 Leandro Dario78 Lemock79 Leo Brizola80 Leonardo Goldvag81 Leonardo MAthias82 Leo(nardo) Perreira83 Líria Varne84 Livia Bessa85 Luane Aires86 Lucio Volpini87 Luiz Carlos Offi Cina88 Luiz Cavalli89 Malvina (Margarita B.)90 M. Carrera & T. Guinle91 Marcello Jardim92 Marcelo M. de Castro93 Marcelo Vitiello94 Marcos Oliva95 Margó (S. Laurent )96 Maria Flavia

97 Maria Nasrallah 98 Mariana Canet 99 Mariana Olaso Jung100 Mariangela Ratto101 Mario Raúl Perillo102 Marwa Marouf103 Michel Ternet104 Miriã Cavalcanti105 Mônica Moraes106 Myriam Zini107 Nael Campos108 Neiliane Araujo109 Ninetta Rabner110 Pablo Reyes Reyes111 Radha Ramyar112 Rampazzo113 Regards Croisés114 Roque Villamil115 Rose Perussi116 Rubens Castro117 Sandra Freitas118 Seemann119 Sergio Camara120 Sonia Valério121 Steffania Paola122 Sueli Costa123 Sznjder Rose124 Uri Negvi125 Vanda Ramirez126 Virgínia Nicoleti127 Wojtek Kowalczyk128 Zeinab Nour129 Zilamar Takeda132 AKN133 Cranio (4ªcapa)134 J Tavares135 Mundano136 Nave Mãe137 Vado do Cachimbo

AbramBORDEAUX - FRANÇA

21

Arborescente

Fotografia/Mixed Midia100 X 60 cm

[email protected]

Aldo RepettoSÃO PAULO - BRASIL

Amor no tietê Óleo sobre tela140 X 142 cm

[email protected]

22

Ana MoraSÃO PAULO - BRASIL

Arborescente

Fotografia/mixed midia100 X 60 cm

[email protected]

23

André BauduinRIO DE JANEIRO - BRASIL

Morse

Fotografia - Giclee em papel algodão100 X 100 cm

[email protected]

24

Andréa Facchini NITERÓI - BRASIL

Sobre saltos e jardins - Série: CarochinhaAcrílico sobre linho cru

115 X 145 cm2012

[email protected]

25

Andrea Gelsi (CHEA)MONTEVIDÉO - URUGUAY

Fantasía CompartidaÓleo sobre tela80 X 100 cm

[email protected]

26

Andréa Nunes SÃO PAULO - BRASIL

Sagrado Foto colagem 120 X 90 cm

[email protected]

27

Angela Oskar CHILE

Viva Sao Benedito Acrílico sobre tela

80 X 40 cm2011

[email protected]

28

Anna Marcondes SÃO PAULO - BRASIL

Os quatro mosqueteiros Acrílico sobre tela 100 X 100 cm

2011

[email protected]

29

Anny Lemos SÃO PAULO - BRASIL

Percurso desconhecido Acrílica sobre madeira

95 X 120 cm2012

[email protected]

30

Aoleo RIO DE JANEIRO - BRASIL

Fragmentos construídos IFotografia

60 X 160 cm2012

[email protected]

31

Beatriz de Carvalho COTIA - BRASIL

Mandala de Santarém Bronze

18 X 27 X 2 cm2011

[email protected]

32

M 135 Técnica mista sobre tela

130 X 200 cm2011

[email protected]

Bia Black SÃO PAULO - BRASIL

33

Blanca Trevizan CASCAVÉL - BRASIL

Dreams Técnica mista

100 X 70 cm2012

[email protected]

34

Boldi BUDAPESTE - HUNGRIA

Pied en pierre Mármore negro

16 X 55 X 31 cm2011

[email protected]

35

Bozena Pilat CRACÓVIA - POLÔNIA

Sem título Fotografia sobre tela 75 X 100 cm

2012 [email protected]

36

Pássaros Óleo sobre tela 130 X 60 cm

[email protected]

Carol Saiden SÃO PAULO - BRASIL

37

Chiavazza ALBIGNY-SUR-SAONE - FRANÇA

Lassitude Terra e bronze

31 X 17 X 18 cm2011

[email protected]

38

Chico SantosLONDRINA - BRASIL

Invasão, América Latina Borracha de silicone

2013

[email protected]

39

Claire Jean SÃO PAULO - BRASIL

Assise au bord du temps Fotografia

40 X 60 cm 2012

[email protected]

40

Cleusa Rossetto SÃO PAULO - BRASIL

Tempos I Computação gráfica- Impresso em papel fotográfico e metacrilato

70 X 70 cm2012

[email protected]

41

Cordeiro AlmeidaSÃO PAULO - BRASIL

Zumbi Metal reciclado

72 X 48 X 18 cm2010

[email protected]

42

Cristiano BurmesterSÃO PAULO - BRASIL

Profissões Fotografia digital

60 X 90 cm2012

[email protected]

43

Daniella DominguesBELO HORIZONTE - BRASIL

Auto-retrato em Grand View Boulevard Acrílico sobre tela

36 X 36 cm2012

[email protected]

44

Danielle Le BricquirPARIS - FRANÇA

La fuite du Roi Gradlon Óleo sobre tela100 X 100 cm

2012

[email protected]

45

Diego KrogerPASO CARRASCO CANELONES - URUGUAY

AméricaBronze

47 X 60 X 40 cm2012

[email protected]

46

Diego VillalbaMONTEVIDÉO - URUGUAY

Solstício de primavera

Óleo, fotografia e técnica mista sobre tela120 X 120 cm

[email protected]

47

Dircéa MountfortSÃO PAULO - BRASIL

Serra do CipóAquarela sobre papel

52 X 74 cm2012

[email protected]

48

Dulci MonticoSÃO PAULO - BRASIL

GeleiraTécnica mista sobre seda

86 X 140 cm2012

[email protected]

49

Elián StolarskyMONTEVIDÉO - URUGUAY

Como metaisFotogravura e Drypoint

40 X 100 cm2012

[email protected]

50

Élcio MiazakiSÃO PAULO - BRASIL

Teatro de SombrasFotografia digital

80 X 90 cm2012

[email protected]

51

Elisabeth Maille MONTE CARLO - MÔNACO

GrimaceTécnica mista sobre papel de gravura

58 X 78 cm2012

[email protected]

52

Erika MalzoniSÃO PAULO - BRASIL

Fazendo FogoFotografia digital- Impressão: Pigmento mineral sobre papel algodão

100 X 66 cm2012

[email protected]

53

InterceptadasAcrílico e pigmento sobre tela

180 X 140 cm2010

[email protected]

Esther BiancoPORTO ALEGRE - BRASIL

54

Entre NósÓleo sobre tela

80 X 80 cm2012

[email protected]

Everson FonsecaSÃO PAULO - BRASIL

55

Fabio SegallSÃO PAULO - BRASIL

MonumentaFotografia

120 X 79 cm2012

[email protected]

56

FavorettoRIO DE JANEIRO - BRASIL

Garden in the jungleÓleo sobre tela89 X 116 cm

[email protected]

57

Fernando OliveriMONTEVIDÉO - URUGUAY

Desde el RinconÓleo sobre linho120 X 150 cm

[email protected]

58

Francis FaragoSÃO PAULO - BRASIL

Redesconstrução 13Técnica mista sobre tela

100 X 100 cm2012

[email protected]

59

FrattiniSÃO PAULO - BRASIL

Oxidações presentes de um passado não muito distanteFerro e gesso

99 X 55 X 22 cm2012

[email protected]

60

Gabriela Castillo TrolioSALTO - URUGUAY

Victoria I - Série: VácuoOsso e resina acrílica

80 X 40 X 30 cm2012

[email protected]

61

UnsurveyedTécnica mista sobre carta montada sobre tela

130 X 81 cm2011

[email protected]

Ghislaine EscandeIVRY SUR SEINE - FRANÇA

62

Graciela MarreroMALDONADO - URUGUAY

Instalacion Linho, gesso e verniz1 peça= 60 X 52 cms

[email protected]

63

Hala IzzeddineBEIRUTE - LÍBANO

Hala 3 Óleo sobre tela160 X 200 cm

[email protected]

64

Sensibilidade Colagem

76 X 46 cm2012

[email protected]

Hannelore JacobowitzSÃO PAULO - BRASIL

65

Hesham TahaCAIRO - EGITO

Spinsterhood and veil Computer Grafic - Impresso sobre tela

150 X 100 cm2011

[email protected]

66

Iria GalganoSÃO PAULO - BRASIL

A Natureza e A Interferência Humana 1Acrílico, óleo e pastel oleoso sobre tela

160 X 80 cm (díptico)2012

[email protected]

67

Iva SondaSÃO PAULO - BRASIL

CarambolaMadeira

152h X 60 cmø2011

[email protected]

68

Jean-Bernard PouchousPARIS - FRANÇA

Chocking chair - PachucaAcrílico sobre tela

195 X 160 cm2012

[email protected]

69

La DémagogieTécnica mista100 X 70 cm

[email protected]

Jean-François LebourgeoisLITTEAU - FRANÇA

70

Cintas XIIAcrílico sobre tela

80 X 80 cm2012

[email protected]

Jorge CasteranMONTEVIDÉ - URUGUAY

71

Jorge FarueloMONTEVIDÉO - URUGUAY

God save the pinAcrílico sobre linho

120 X 100 cm2012

[email protected]

72

José ElfferSANTOS - BRASIL

Folhagem psícaDesenho e acrílico sobre tela

90 X 100 cm2012

[email protected]

73

Julia MilwardBRASÍLIA - BRASIL

Quadrado do centro (detalhe)Fotografia digital

33 x 25,5 cm cada2012

[email protected]

74

Julio TestoniMONTEVIDÉO - URUGUAY

VitrauxFotografia

60 X 80 cm2012

[email protected]

75

Christopher e MarilynFotografia

60 X 90 cm2012

[email protected]

Layla MottaSÃO PAULO - BRASIL

76

Trio TernuraDesenho digital - Impressão em fine art 1/5

100 X 100 cm2012

[email protected]

Leandro DarioSÃO PAULO - BR

77

Orange mécaniqueColagem

93 X 97 cm2012

[email protected]

LemockLE PLESSIS ROBINSON - FRANÇA

78

A FonteAcrílico sobre tela

80 X 60 cm2012

[email protected]

Leo BrizolaBELO HORIZONTE - BRASIL

79

Leonardo GoldvagRIO DE JANEIRO - BRASIL

Mars 1 (foto) e Mars 2Inkjet sobre papel70 X 90 cm cada

[email protected]

80

Leonardo MAthiasSÃO PAULO - BRASIL

Falsa afasia ou fundição (foto) Entremeios

O corpo/ esconde/ dentro/ o corpoAcrílico sobre tela

80 X 60 cm2012

[email protected]

81

Leo(nardo) PereiraPORTO ALEGRE - BRASIL

O sol e a Chuva de cada um de nósTécnica mista sobre tecido

195 X 120 cm2012

[email protected]

82

Líria VarneSÃO PAULO - BRASIL

Sub-viver em São PauloAcrílico sobre tela

40 X 50 cm2012

[email protected]

83

Livia BessaRIO DE JANEIRO - BRASIL

Vidas em jogoTécnica mista: acrílica, colagem de fotografia e desenho s/ mdf

68 X 63 cm2012

[email protected]

84

Luane AiresRIO DE JANEIRO - BRASIL

De um tempo que ainda não chegouFotografia digital

30 X 100 cm2012

[email protected]

85

Lucio VolpiniRIO DE JANEIRO - BRASIL

Central do Brasil (detalhe)Acrílico e esmalte sobre tela

120 X 100 cm2012

[email protected]

86

Luiz Carlos Offi CinaSÃO PAULO - BRASIL

Sem título3 Calcografias

50 X 40 cm cada2010

[email protected]

87

Luiz CavalliSÃO PAULO - BRASIL

Cadeira EspartilhoAcrílico sobre tela

100 X 80 cm2012

[email protected]

88

Malvina (Margarita Gamba Barreto)PUNTA DEL ESTE - URUGUAY

Nosotros con los otrosMadeira e Ferro146 h X 35 cm ø

[email protected]

89

Na Véspera de não partir nuncaFotografia- câmera infra-vermelho

40 X 118 cm2012

[email protected]

Marcelo Carrera & Tatiana Guinle

RIO DE JANEIRO - BRASIL

90

Lady SelfTécnica mista sobre papel

100 X 100 cm2012

[email protected]

Marcello JardimCRUZEIRO - BRASIL

91

LolitaTécnica mista: acrílico e crayon sobre tela

150 X 100 cm- díptico2012

[email protected]

Marcelo Maria de CastroSÃO PAULO - BRASIL

92

Plataforma VÓleo sobre tela

70 X 50 cm2012

[email protected]

Marcelo VitielloMACAÉ - BRASIL

93

HermesCalcografia em metal - Impresso em papel gravura

65 X 48 cm2011

[email protected]

Marcos OlivaSÃO PAULO - BRASIL

94

MadoneÓleo sobre tela100 X 81 cm

[email protected]

Margó(Sylvaine Laurent)HERMERAY - FRANÇA

95

PergaminhoTécnica mista sobre base de acrílico e malha de cobre

116 X 100 X 8 cm2011

[email protected]

Maria FlaviaNOVA LIMA - BRASIL

96

Love and VigorTécnica mista sobre tela

110 X 110 cm2012

[email protected]

Maria NasrallahBEIRUTE - LÍBANO

97

O abstrato do abstratoFotografia digital

66 X 100 cm2012

[email protected]

Mariana CanetCURITIBA - BRASIL

98

En la musica verde de la tardeÓleo sobre polímero termoplástico

100 X 130 cm2012

[email protected]

Mariana Olaso JungMONTEVIDÉO - URUGUAY

99

MarcasFotografia

42 X 48 cm2012

[email protected]

Mariangela RattoSÃO PAULO - BRASIL

100

El bajel de la mulata de CórdobaCarvão sobre PVC

80 X 120 cm2012

[email protected]

Mario Raúl Perillo PereiraSALTO - URUGUAY

101

Drawing e Print

Pintura sobre jornal50 X 50 cm

[email protected]

Marwa MaroufRIYADH - ARÁBIA SAUDITA

102

UprisingÓleo sobre tela100 X 100 cm

[email protected]

Michel TernetFAYET-LE-CHATEAU - FRANÇA

103

O meu pó, os meus cacos, o que restou é ouroFotomontagem impressa sobre seda

66 X 100 cm2011

[email protected]

Miriã CavalcantiCAMPINAS - BRASIL

104

VentaniaÓleo sobre tela

60 X 80 cm2012

[email protected]

Mônica MoraesUBATUBA - BRASIL

105

ViagemTécnica mista sobre tela

130 X 160 cm2012

[email protected]

Myriam ZiniSÃO PAULO - BRASIL

106

A formacão de um indivíduoColagem

90 X 80 cm2012

[email protected]

Nael CamposMARÍLIA - BRASIL

107

Abismo em formaçãoNanquin sobre papel milimetrado

42 X 59,4 cm2011

[email protected]

Neiliane AraujoSÃO PAULO - BRASIL

108

Quantas histórias não contadasAcrílico sobre tela

100 X 120 cm2012

[email protected]

Ninetta RabnerSÃO PAULO - BRASIL

109

La dama del extermínioTécnica mista de carvão e goma sobre papel

120 X 91 cm2012

[email protected]

Pablo Reyes ReyesMONTEVIDÉO - URUGUAY

110

La solitude de RadhaÓleo sobre tela

90 X 90 cm2010

[email protected]

Radha RamyarVILLENEUVE-LA GARENNE - FRANÇA

111

Variações Paradisíacas XIV e Variações Paradisíacas V (foto)Aquarela sobra papel Arches

76 x 56 cm cada2012

[email protected]

RampazzoSÃO PAULO - BRASIL

112

LibertéFoto-pintura digital

120 X 80 cm2011

[email protected]

Regards CroisésPARIS - FRANÇA

113

Baca/Vaca del SurAcrílico sobre madeira, metal e espuma de poliuretano

200 X 90 cm2012

[email protected]

Roque VillamilMONTEVIDÉO - URUGUAY

114

Quinto ElementoTécnica mista60 X 50 cm

[email protected]

Rose PerussiSANTO ANDRÉ - BRASIL

115

Dez 12 2012Impressão digital sobre papel fotográfico

61 X 100 cm2012

[email protected]

Rubens CastroSÃO PAULO - BRASIL

116

Brasil Crenças e CoresTécnica mista sobre lona

135 X 160 cm2012

[email protected]

Sandra FreitasFRANCA - BRASIL

117

Guarda-ChuvasÓleo sobre tela100 X 120 cm

[email protected]

SeemannSÃO PAULO - BRASIL

118

Telhado de vidroFotomontagem

26 X 76 cm2012

[email protected]

Sergio CamaraVITÓRIA - BRASIL

119

A CamponesaTécnica mista sobre madeira

100 X 80 cm2012

[email protected]

Sonia ValérioSÃO PAULO - BRASIL

120

Dos pasos adelante, un paso atrásTécnica mista - instalaçãoh =variável X 46 X 20 cm

[email protected]

Steffania PaolaRIO DE JANEIRO - BRASIL

121

O BecoTécnica mista80 X 110 cm

[email protected]

Sueli CostaSÃO PAULO - BRASIL

122

Sous le soleilFotografia analógica 2/8

60 X 90 cm2012

[email protected]

Sznjder RoseLES LILAS - FRANÇA

123

Io voglio essistereAcrílico sobre tela

100 X 100 cm2012

[email protected]

Uri NegviBUENOS AIRES - ARGENTINA

124

AlegriaAzurado/ Óleo sobre tela

140 X 70 cm2011

[email protected]

Vanda RamirezALPHAVILLE - BRASIL

125

Composição em azul

Pastel seco sobre papel80 X 20 cm

[email protected]

Virgínia NicoletiPIRACICABA - BRASIL

126

Sem títuloPena, tinta, papel

50 X 70 cm2011

[email protected]

Wojtek KowalczykCRACÓVIA - POLÔNIA

127

Nahla (foto)/ Malak 1/ Malak 2/ Malak 3Fotografia

40 X 30 cm cada2012

[email protected]

Zeinab NourCAIRO - EGITO

128

Firmeza, raiz profundaTécnica mista- Seda, lã, fibras vegetais e animais

160 h X 200 cm ø2011

[email protected]

Zilamar TakedaSÃO PAULO - BRASIL

129

130

O Grafite no Salão

obra de Jorge Tavares

131

Os grafiteiros remetem a origem de sua arte às inscrições nas cavernas, mas o termo graffiti era usado, no Império Romano, para denominar as inscrições feitas nas paredes.

Por definição, grafite pode ser uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado sobre um suporte que não foi previsto para esta finalidade; por isso foi visto durante muito tempo como mera contravenção.

Hoje, considerado como forma de expressão, incluída no âmbito das artes visuais, mais, especificamente, chamada street-art, visto que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir no meio urbano.

À partir do movimento contra cultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas até a exaustão, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços, especialmente, designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa nova iorquina.Outro nome, que merece ser relembrado aqui, é Banksy, pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua, satírica e subversiva, combina humor negro e graffiti feito com uma elaborada técnica de estêncil. Seus trabalhos, de cunho social e político, podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de todo o mundo.

Sendo uma das formas mais antigas de comunicação humana, o Salão de Outono da América Latina, dentro de sua missão de Fraternidade das Artes e dos Artistas, não poderia deixar de incluir o Grafite dentre as disciplinas aqui apresentadas. Para tanto, convidamos artistas de São Paulo que trabalham tendo por base o uso de estêncil que, no Brasil, foi introduzido por Alex Vallauri (1949-1987), bem como os filhos mais jovens de Basquiat, que trabalham diretamente sobre a parede ou muro, de expressão mais gestual.

Para tanto, os artistas convidados estarão executando o seu trabalho, simultaneamente, ao vernissage da exposição.

(Texto organizado por Eliana Minillo)

AKNSÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

132

CRANIOSÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

133

JORGE TAVARESSÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

134

MUNDANOSÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

135

NAVE MÃESÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

136

VADO DO CACHIMBOSÃO PAULO - BRASIL

[email protected]

137

138

Diretor Presidente: Victor Brecheret FilhoDiretora Vice- Presidente: Cidô BrecheretDiretor Administrativo: Fernando BrecheretDiretora Secretária: Maria Lucia JunqueiraDiretora Tesoureira: Dalmacia de Arruda CamposDiretora de Projetos: Ana Maria Gonçalves

Instituto Victor Brecheret

139

Realização: Salão de Outono França-Brasil Instituto Victor BrecheretCuradoria: Claude Martin VaskouAssistente de Curadoria: Eliana MinilloCoordenação Geral: Cidô BrecheretAssistente de Coordenação: Flávia BathoSecretárias: Jeanne Bourguignon Melle Elilie TsuroProdução Executiva: Maria Clara Perino (Arte sobre Arte Produções Artísticas) Secretária de Produção: Ana Paula Mattos FariaMarketing Cultural: Kazue KodamaExpografia: Cadu PimentelCoordenação Pedagógica: Renata SantanaAssistente Pedagógica: Raquel Marques e Juliana CorreiaJurados Especial-França: Noël CoretJurados: Daisy Peccinini Cecira Armitano Eliana Minillo José Armando Pereira da Silva Luis Bayón TorresProjeto Gráfico e Produção Gráfica: Eliana Minillo Revisão de Texto: Maria Lucia JunqueiraFotografias: gentilmente cedidas pelos artistas (Morena de Victor Brecheret: Lula Rodrigues foto 1ªcapa: obra do artista Aldo Repetto foto 4ª capa: obra do artista CranioOrganização e Administração Geral: Cidô Brecheret

FICHA TÉCNICA

140