O teu riso - Pablo Neruda

9
O teu riso Pablo Neruda

Transcript of O teu riso - Pablo Neruda

Page 1: O teu riso - Pablo Neruda

O teu risoPablo Neruda

Page 2: O teu riso - Pablo Neruda

Tira-me o pão, se quiseres,

tira-me o ar, mas não

me tires o teu riso.

Page 3: O teu riso - Pablo Neruda

Não me tires a rosa,a lança que desfolhas,a água que de súbitobrota da tua alegria,a repentina ondade prata que em ti nasce.

Page 4: O teu riso - Pablo Neruda

A minha luta é dura e regressocom os olhos cansadosàs vezes por verque a terra não muda,mas ao entrar teu risosobe ao céu a procurar-mee abre-me todasas portas da vida.

Page 5: O teu riso - Pablo Neruda

Meu amor, nos momentosmais escuros soltao teu riso e se de súbitovires que o meu sangue manchaas pedras da rua,ri, porque o teu risoserá para as minhas mãoscomo uma espada fresca.

Page 6: O teu riso - Pablo Neruda

À beira do mar, no outono,teu riso deve erguersua cascata de espuma,e na primavera, amor,quero teu riso comoa flor que esperava,a flor azul, a rosada minha pátria sonora.

Page 7: O teu riso - Pablo Neruda

Ri-te da noite,do dia, da lua,ri-te das ruastortas da ilha,ri-te deste grosseirorapaz que te ama,mas quando abroos olhos e os fecho,quando meus passos vão,quando voltam meus passos,nega-me o pão, o ar,a luz, a primavera,mas nunca o teu riso,porque então morreria.

Page 8: O teu riso - Pablo Neruda

NEFTALÍ RICARDO REYES, dito Pablo Neruda.

Poeta chileno (Parral 1904, Santiago, 1973).

Cônsul do Chile na Espanha e no México, eleito senador em 1945, foi embaixador na França (1970). Suas poesias da primeira fase são inspiradas por uma angústia altamente romântica.

Passou por uma fase surrealista. Tornou-se marxista e revolucionário, sendo primeiramente a voz angustiada da República Espanhola e, depois das revoluções latino-americanas.

Esteve no Brasil em diversas oportunidades, e, numa delas, declamou poemas seus perante grande massa popular concentrada no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Page 9: O teu riso - Pablo Neruda

FORMATAÇÃO: Mima Badan

[email protected]

MÚSICA: Smile - Execução: André Rieu

(Repasse com os devidos créditos)